(Foto: Márcio Alves / Agência O Globo)

Que jogo você viu no domingo?

Na minha época de repórter, havia uma enorme competição entre Rio e São Paulo e, em função desta rivalidade, com os campeonatos estaduais tendo importância infinitamente superior aos que disputamos agora, os presidentes das Federações do Rio e de São Paulo eram extremamente atuantes, pois a cada semana era uma briga, onde tudo valia disputa. O melhor público, a maior renda, o melhor jogo, os destaques individuais, enfim, tudo era motivo para se disputar alguma coisa.

A importância do futebol do Rio superar o de São Paulo era tanta que, Octávio Pinto Guimarães, presidente da nossa Federação, chegava cedo ao Maracanã e plantado ficava na porta da cabine da Rádio Globo, esperando por mim, para pedir algo impensável.

Queria ele que, na abertura da jornada, eu omitisse que estava chovendo. Espantado, reagi com naturalidade: “- Octávio, como não vou dizer que está chovendo?”. Ao que ele rebateu com simplicidade e ingenuidade: “- Ué, você não tem nenhuma obrigação, pois não é do serviço de meteorologia…”. Conto isto para que, neste simples episódio, se tenha uma ideia da diferença entre ontem e hoje.

Enquanto em São Paulo, em domingo de gala, com a Arena Corinthians lotada, jogaram e empataram – em jogo com muita intensidade – Corinthians e Santos, no Maracanã, vazio, o nosso domingo sem clássico ficou por conta de Fluminense e Cabofriense, com a vitória tricolor carioca por 2 a 1.
Proponho aqui uma pesquisa. A pergunta, bem simples: QUE JOGO VOCÊ VIU NESTE DOMINGO?

Apesar do meu afilhado Roger Flores ter sido escalado para comentar a partida do Flu e, até por certa curiosidade em ver Paulo Henrique Ganso jogar, não resisti, fui para o canal 721 e, não me arrependi. Corinthians e Santos, apesar do 0 a 0, foi um bom jogo.

Em síntese, um absurdo clubes e Federação se curvarem exageradamente aos interesses de quem detém os direitos do Campeonato Carioca, aceitando a marcação dos clássicos para sábado e, deixando o domingo para o futebol paulista.

Para encerrar, uma boa notícia. A meta prioritária do Flamengo é a contratação de, ao menos, um bom zagueiro. Pelo pelotão de estrangeiros na Gávea e, pela legislação vigente, o reforço, obrigatoriamente, terá que sair do futebol brasileiro.

Antes tarde do que nunca…