Dunga e Vanderlei, CBF e Flamengo

Começo a perceber uma grande semelhança no roteiro profissional de Vanderlei Luxemburgo, treinador do Flamengo, e Dunga, da seleção brasileira. Embora pelo momento por que passava o Flamengo, nas últimas colocações da tabela, o convite a Vanderlei não chegou a surpreender, o mesmo já não ocorreu com Dunga que, se loteria houvesse para alguém acertar o novo treinador da seleção haveria o risco do prêmio ficar acumulado. Esta a única diferença entre os dois. No mais, tudo muito parecido.

Vanderlei e Dunga foram chamados na “maré baixa” da carreira. Vanderlei quase completando um ano sem que qualquer grande clube o convidasse e Dunga também longe da lembrança dos dirigentes dos grandes clubes. Quando assumiram, foram pragmáticos. Vanderlei, reconhecendo as limitações do elenco do Flamengo e dizendo que o time passaria a jogar fechadinho, feio até, mas preparado para obter bons resultados. Dunga, ao contrário de Felipão que afirmou que era uma obrigação ganhar a Copa, com os pés no chão, reconheceu o momento delicado do nosso futebol e afastou na primeira entrevista qualquer radicalismo, como por exemplo apostar nos jovens, deixando de convocar quase todos que haviam disputado a Copa do Mundo. Prova maior disso: as recentes convocações de Robinho e Marcelo. Na comunicação, empate técnico. Mesmo alguém que possa não gostar de um dos dois, ou até dos dois, há de concordar que nas entrevistas, cada um com seu objetivo e cada um dentro do seu estilo, têm sido extremamente felizes. Vanderlei afirma que o nível técnico dos jogadores precisa melhorar para que o Flamengo possa sonhar grande no próximo ano.

(Foto Bruno de Lima / LANCE!Press)

(Foto Bruno de Lima / LANCE!Press)

E Dunga, contrariando enorme contingente de treinadores apaixonados por brucutus, assegura que sem talento, sem jogador habilidoso e driblador é impossível se desmontar um esquema defensivo competente. A convocação de Philippe Coutinho é a própria materialização do pensamento. Isto sem falar na não convocação de nenhum centroavante.  Até que apareça um bom, melhor improvisar… Perfeito!

Vanderlei já saiu do pensamento para a prática, conseguindo excelentes resultados para o Flamengo. Dunga começa a sua jornada na próxima sexta-feira. Que Vanderlei continue na mesma batida e, até para estas observações sobre os dois continuarem vivas, que Dunga siga o caminho de Vanderlei.