Noite mágica

20140923_staffimages_80anoshorta-112-2Emocionante, seria definir em uma única palavra a festa dos 80 anos de Francisco Horta, ontem na Tribuna de Honra do Maracanã. Uns duzentos amigos foram abraçar o aniversariante, que foi recebido pela chefe de cerimônia, Rosani Simas. Na programação, Horta iria direto para o espaço já com vista para o campo, cujos telões estavam preparados para exibir momentos marcantes do homenageado como presidente do Fluminense. O script teve que ser modificado, pois todos os presentes foram em direção a ele. Os cumprimentos iniciais retardaram a cerimônia em 45 minutos. Em seguida, com todos rodeando o aniversariante, os telões do Maraca mais pareciam o túnel do tempo. Do tempo de alegria, de criatividade, de imaginação e talento. Ao final, com a emoção tomando conta do ambiente, Pedro Bial embalou o sentimento de todos, com esta mensagem que qualquer poeta bateria palmas de pé.

20140923_staffimages_80anoshorta-117

“Sou Francisco Horta de coração,

o presidente todas as vezes campeão!

Inspira pela sua disciplina,

a todos ele ensina.

Eu tenho amor ao Doutor!

Salve seu querido coração,

onde três cores traduzem devoção:

paz, esperança, vigor – sim!

Unindo os fortes, pelo esporte nos transporta,

eu sou mais o Doutor Horta!

Vence com o Fluminense,

com o verde da perseverança,

alcançando antes de quem só espera.

Cartola que orgulha o Brasil,

em instantes, construiu glórias e contou histórias mil!

Sou Francisco Horta de coração,

o presidente todas as vezes campeão!

Vence com todos os clubes,

com o sangue encarnado de todas as arquibancadas,

com amor e mais amor.

Faz, fez e sempre fará a torcida querida

louvar com emoção a sua condução!

Fidalguia é seu dia a dia,

prega a paz, pratica a harmonia.

Brilha no céu da manhã,

qual luz de um refletor,

abre da felicidade a porta,

salve Francisco Horta!”

Depois, um verdadeiro delírio, com aplausos mais do que justificados e merecidos. Ia esquecendo. Desde a chegada, no estacionamento do portão 2, por todo caminho até chegar ao local do evento, uma quantidade enorme de painéis formava um autêntico corredor polonês com fotos marcantes da vida esportiva de Francisco Horta. É como se uma historinha de vida fosse sendo contada em doses homeopáticas através de fotos gigantes geniais.

Após o poema/mensagem do tricolor Pedro Bial, Horta recebeu as camisas do Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, CBF e Fluminense. Em todas as camisas o número 80 às costas e o nome FRANCISCO HORTA. O primeiro clube a homenagear foi o Flamengo, com o Manto Sagrado sendo entregue pelo Presidente Eduardo Bandeira de Mello que, diga-se de passagem esbanjou simpatia. A camisa da CBF, foi entregue por Patrícia Viegas, do departamento jurídico da entidade, representando Carlos Eugênio Lopes, seu diretor, que estava em Zurich para uma reunião na FIFA. As camisas de Botafogo e Vasco da Gama, foram entregues por torcedores e a do Fluminense, por Paulo Cesar Caju, Búfalo Gil, Zé Roberto, Rubens Galaxe e Miguel. A nossa turma da Klefer, que ofereceu e organizou a festa, entregou ao presidente eterno tricolor uma placa, com o seguinte texto: FRANCISCO AMOR TALENTO HORTA – O MAQUINISTA – 80 ANOS.

Depois do “Parabéns pra você”, o papo “mata saudade” rolou até quase invadir a quarta-feira…

Fotos: Staff Images