Goleiros

Como sou louco por rádio, sapeando atrás de coisas boas, acabei encontrando. Primeiro, uma entrevista de Cesar, goleiro reserva do Flamengo, muito jovem, por quem já havia me encantado numa destas Copinhas da vida, mas que hoje, nesta entrevista, deu um banho de profissionalismo e de alma iluminada.

Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com

Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com

Cesar afirmou que, embora procurando o seu espaço, imaginando um dia ser titular da camisa 1 do Flamengo, torce apaixonadamente por Paulo Vitor que, em tese, é a maior barreira para que ele atinja o seu objetivo. Com sabedoria de veterano, tendo pouco mais de 20 anos, afirmou ele que na vida há o tempo certo para tudo, e que as coisas acontecem naturalmente. Pelo que ouvi, César deve ser um destes profissionais apaixonados pelo que faz. Treina como um leão, embora saiba que o espera no jogo seja quase nada, até porque a chance de jogar é quase zero. Sabe de tudo isso, torce pelo seu amigo titular e sabe também que a sua hora é uma questão de tempo. Sabedoria numa alminha especial.

Quando achei, encantado com tudo que havia ouvido, que tudo aquilo era música para meus ouvidos, é convocado para opinar sobre o depoimento de Cesar, um ex-goleiro do Vasco da Gama. Aí, outro show. Acácio deu um banho de simplicidade, encantado com o depoimento de César e falando sobre suas passagens de vida. Querem saber quem foi o primeiro treinador de goleiros que ele teve? Vanderlei Luxemburgo!!! É isso mesmo. Vanderlei, começou como treinador de goleiros e, segundo Acácio, introduziu a importância do treinador de goleiros ser um bom chutador. Ainda, segundo Acácio, a canhota de Vanderlei era poderosa e, ao contrário dos outros treinadores de goleiros da época, que usavam somente as mãos, Vanderlei, com sua canhota, colocava os goleiros em situações parecidas como as que iriam encontrar nos jogos. Em síntese, foi um revolucionário para os goleiros.

Quem diria. O nosso Vanderlei, consagrado técnico, começou como treinador de goleiros e o seu primeiro clube, como treinador, foi o América.

Ouvindo e aprendendo.