Desencontros

Vi e ouvi o desabafo do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, revoltado com o comportamento do presidente da Federação, Rubens Lopes, em que mencionou inclusive ter sido ofendido com palavrões.

O que mais me impressiona é que o tempo passa e nada muda. De 1995 a 1998, vivemos uma convivência infernal com a Federação, a ponto do Flamengo ter abandonado um campeonato, se não me falha a memória o de 1997. O pior é que naquela época a briga não era só com a Federação. A SUDERJ, em medida de força ditatorial, resolveu fechar a geral do Maracanã, fato que, tecnicamente, foi por demais prejudicial ao Flamengo. E assim foi durante quatro anos…

O curioso neste depoimento do presidente Eduardo Bandeira de Mello foi revelar uma faceta inédita com relação ao fato de, até aqui, por longa convivência, ter ficado registrado para mim que Rubens Lopes é uma pessoa educada. Como de uma hora para outra alguém muda radicalmente uma postura de vida? Tudo bem que o futebol é apaixonante e polêmico, e aí, muitas vezes alguém sai do seu normal. Acontece que, em outras oportunidades, com o próprio Rubens Lopes, tive desentendimentos conceituais que jamais fizeram o presidente da Federação se tornar agressivo. Realmente é intrigante. O que teria levado Rubens Lopes, de postura fina, bem educado, a atropelar verbalmente, e com fúria, o presidente do Flamengo? 

Se o primeiro ponto do papo é a curiosidade, o segundo é a decepção. Já disse aqui neste blog que lamento ter tido uma postura agressiva no combate ao ex-presidente Eduardo Vianna. Sem se discutir a causa, o que interessa é que para o Flamengo não foi bom. Dei uma de Don Quixote e não valeu a pena. Fico espantado como os erros de um passado recente possam ser repetidos. Se errei de 1995 a 1998, acertei de 2006 a 2009, onde com o mesmo Rubens Lopes na presidência, conquistamos três, dos quatro campeonatos disputados e, não tenho nenhuma dúvida de que a boa relação entre Flamengo e Federação foi responsável por um pedaço do bolo que saboreamos três vezes consecutivas, em 2007, 2008 e 2009.

Brigar, pra que?

1 Comentário

  1. Amigo Kleber,
    Eduardo Vianna, vulgo Caixa D’Água, e Rubens Lopes…
    Ambos presidentes da FERJ… ambos mal acompanhados.
    Assim como o Americano de Campos teve seus 15 minutos de fama, não se espante se a final deste Carioca for Vasco x Bangu…
    O maior do mundo fechado, e lá vamos nós conhecer o interior do Estado do Rio de Janeiro…
    Ainda bem, que SOMOS TODOS MENOS ALGUNS…

    Reply
  2. Kléber, não se trata de brigar, neste caso se trata de defender nossos interesses. Estão explicitamente tentando nos prejudicar, tecnicamente e financeiramente, de modo que se justifica um enfrentamento mais duro em busca de eqüidade de tratamento para todos ps membros.

    Reply
  3. Cadê o SHOW ?

    Por que o publico nos jogos caiu ?

    TVs gigantes, concorrencia com internet, violencia, transito, campeonato MUITO LONGO, preço dos ingressos, pay per view, etc…

    Entre os fatores citados
    PARTICULARMENTE, a incapacidade de tornar os jogos em SHOWS.

    Sempre que penso em qualquer forma de espetáculo ou entretenimento eu penso EUA. Se tem uma coisa que eu admiro nos americanos é a capacidade em transformae tudo em ESPETÁCULO e SHOW. Eles conseguem transformar um RATINHO em uma das maiores IDOLOS DO MUNDO, até crianças que jamais assistiram um desenho sequer do Mikey o idolatram. E fazem da DISNEY sua MECA.

    Transformam intervalos em espetáculos com prêmios para um torcedor acertar um ARREMESSO, MASCOTES interativos e participativos, LIDERES de torcidas ESPETÁCULARES, pedidos de casamento ao vivo, cada detalhe vira atrativo…. em fim, TUDO e TODOS viram ESPETÁCULO.

    O espectador pode a qualquer momento se SENTIR e SER PARTE do show. CARTOLAS o nome disso é INTERATIVIDADE, SHOW, SUCESSO.

    Possuem o ingredientes para fazer um GIGANTESCO ESPETÁCULO, mas o MÁXIMO que conseguem é fazer PARTIDAS de futebol. É pouco, muito pouco.

    É padrão MEIA ENTRADA, de fato, afinal, é MEIO ESPETÁCULO realmente.

    Cadê o ESPETÁCULO ?

    Reply
  4. Perfeita a coluna presidente, e obrigado amigo Carlos ….essa notícia de ontem , da suposta briga na reunião, não ta parecendo briga de criança mimada…. , pois bem a nota do Fluminense , citando Chico Buarque , foi extremamente infeliz , inclusive seu garoto propaganda hoje soa brutalmente incoerente, mas deixa o Chico quieto q ta na hora dele colher os frutos mesmo e curtir a vida. A
    diretoria do Flamengo tem uma linha racional financeira perfeita , mas é miope no q tange a outros aspectos, ontem citei o público de Manaus , ora bolas não somos uma nação ?Uma marca popular q mobiliza multidões ? custa ( acredito inclusive q seria muito interessante financeiramente também) dar uma atenção a população mais carente , ou será q o marketing do Fla não entende q uma multidão de rubro negros ficou a ver navios em Manaus e consequentemente decepcionada!!!O público do Flamengo no Brasil e porque não dizer ai na maior parte do Rio não tem condições de bancar o “custo Flamengo” pagando sem contra partida o programa “bobo-torcedor”(inclusive eu sou um deles) e ingressos pra ver esse time mediano a preços abusivos!!!Pra finalizar….fala-se do programa de sócios do Rio grande do Sul… eu conheço Porto Alegre , e uma população muito mais homogênea , só tem 2 times , obviamente a rivalidade e muito maior , a cidade é fraca não tem entreterimento e vamos ser franco convencer lá é muito mais fácil q dobrar o carioca , q tem praia , samba , turismo e a malandragem q os protege desse engodo, abc

    Reply
  5. É justo a torcida do FLAMENGO pagar o ingresso e o lucro ir para o ADVERSÁRIO ?

    Quando o FLAMENGO joga fora e a torcida do FLA lota o estádio, mas a ARRECADAÇÃO fica para o time da casa, na verdade a FORÇA do FLA é usada contra o FLAMENGO.

    Quanto os artistas de maior destaque cobram de CACHÊ ou INGRESSO ? O cache deles é igual aos de artistas menos FAMOSOS ?

    Se no fut. CARIOCA e brasileiro o FLAMENGO é o ARTISTA mais renomado nos gramados, por que deve cobrar o mesmo valor de ingresso que os COADJUVANTES ?

    Um outro fator importantíssimo é que o FLAMENGO quando joga como VISITANTE a BILHETERIA da torcida do FLAMENGO ajuda os OUTROS CLUBES a ganhar dinheiro com a torcida do FLAMENGO. É como se o FLAMENGO fizesse um show BENEFICENTE para os OUTROS. É como se a IVETE SANGALO FIZESSE o show e o maior cachê fosse para aquela banda DESCONHECIDA que fez prévia do show da IVETE. Tem sendito ?

    Talvez esteja já tenha passado da hora de times como FLAMENGO questionarem as BILHETERIAS, o MANDO DE CAMPO e a DESTINAÇÃO da arrecadação.

    Reply
  6. No Brasil desenvolveu-se ao longo de décadas a estratégia de fazer os grandes ajudarem os pequenos a se manter. Talvez isso explique o enorme ENDIVIDAMENTO de GIGANTES como o FLAMENGO. A torcida do FLA enche o estádio para outros lucrarem há décadas.

    Se a GIGANTESCA torcida do FLAMENGO lotar os estádios FORA do RIO o GIGANTESCO LUCRO vai para o ADVERSÁRIO, ou seja, foi uma ESTRATÉGIA inteligente criada para NEUTRALIZAR a força de ter 40 milhoes de torcedores.

    Ano passado o BOTAFOGO jogou fora para GANHAR dinheiro com a bilheteria da TORCIDA DO FLAMENGO e conseguiu. Enquanto isso o FLAMENGO fazia emprestimo para pagar SUAS CONTAS.

    Reply
  7. Quanto o FLAMENGO pagou de TAXAS a Ferj ano passado ?

    A torcida do FLAMENGO INGENUAMENTE simplesmente se coloca contra os preços praticados pelo FLAMENGO.

    Será que realmente é no INGRESSO onde está o problema ?

    Vou repetir;

    Já procuraram saber QUANTO o FLAMENGO pagou de TAXAS no CARIOCA 2014 ?

    Reply
  8. Isso tudo por causa do câncer chamado Eurico! Na minha opinião o Flamengo deveria largar esse campeonato! Que sinceramente não mede nada e não serve de nada! Pior é passar por humilhações que podem apostar serão impostas ao nosso time! Lembrem da declaração do Tita que falou o seguinte: “Não dá pra aceitar um campeonato onde o Eurico escolhia o juízes e que toda vez que o Vagner Diniz caia na área era pênalti” Podem apostar que esse campeonato vai pro Vasco, pois tudo é política e seria excelente para o Sr Eurico que o Vasco ganhe depois de 10 anos! Como o nosso antigo goleiro Felipe disse: “Como pode um time grande como Vasco ficar mais de 10 anos sem ganhar o titulo carioca? Vai ver que eles estavam disputando o campeonato paulista”
    Sr Bandeira por favor abandone esse campeonato e cooque o time de Junior!

    Reply
  9. Nesses desencontros, o diálogo é o melhor caminho. Juntos somos fracos, imagine separados.
    Sei que o maior prejudicado nessa história é o torcedor rubro negro…

    Reply
  10. Maracanã custou 1, 5
    bilhões de reais aos CARIOCAS e BRASILEIROS para ficar fechado ?

    Isso é como se endividar para comprar uma FERRAI zero km, depois de comprada deixá-la na garagem e ficar andando de ônibus velho.

    As pessoas esquecem do prejuizo DIRETO para o ESTADO DO RIO. O POVO brasileiro pagou 1,5 bilhão para reformar um estádio deixando de lado investimentos que deveriam ser PRIORITÁRIOS em ESCOLAS, HOSPITAIS, SEG. PÚBLICA etc…. para vê-lo não ser utilizado, por interesses de uma MINORIA ?

    Cadê o GOVERNO do RIO ? Não vai defender os interesses do povo não ?

    Reply

Comente.