Dois tempos, dois jogos

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Na escalação do time do Flamengo, pensei cá com os meus botões: de novo, três volantes. Sofrimento à vista.

E foi o que se viu durante todo o primeiro tempo. A formação com os três volante inibia qualquer possibilidade de articulação e, consequentemente, como a bola não chegava, os atacantes eram meros espectadores do jogo.

Neste primeiro tempo, destaque absoluto para o goleiro Cesar. Partidaça!!! Com certeza, não fosse ele, o Goiás, que foi muito superior, teria saído com a vitória parcial.

No segundo tempo, com a entrada de Alan Patrick no lugar de Canteros, muito mais pela arrumação melhor do time, do que pela exuberância do ex- jogador do Palmeiras, o Flamengo melhorou o tempo de posse de bola e, o meio-campo passou a se entender com o ataque. Tanto é que, na jogada do gol, em três toques, Alan Patrick, Guerrero e Cirino definiram o jogo, no bonito gol de Marcelo Cirino.

O estreante César Martins começou meio enrolado, depois melhorou. Muito cedo para se dizer se este zagueiro é reforço, ou não.

Domingo, o jogo é contra o Santos, no Maracanã, e com Emerson Sheik de volta. Cristóvão Borges, vamos combinar assim: na frente, Cirino, Sheik e Guerrero. No meio, Éverton e mais dois. À sua escolha…

As notas, jogador a jogador, chegarão rapidinho com o Carlos Egon.

Domingo, dia de César. Talento, arrojo, colocação, rapidez e sorte.

Paulo Victor, recuperado. Domingo, contra o Santos, Cesar ou Paulo Victor?

Estou curioso para ler os comentários…

1 Comentário

  1. Cristóvão pede pra ser criticado não possível, não tem cabimento escalar três volantes, ainda mais os volantes que temos que não sabe pensar.
    Bela partida de Cesar, mostrando tudo aquilo que já sabíamos, só faltava a confiança. Contra o Santos volta PV mas sabendo que estamos bem servido de goleiros!

    Reply
    • Três volantes em um campo em que a torcida do Flamengo era superior 5 por 1 com da Goiás. Esse técnico não tem jeito, é mais dia ou menos dia, enquanto isso o campeonato vai passando.

      Reply
  2. É impressionante como o Flamengo não joga com treis volante e, mais impressionante, como demora o retardado do Cristóvão para enxergar isso. Goías não ganha de ninguém há meses e o covardão arma o time para se defender e sair nos contra ataques. Não suporto treinador assim. Contra times “pequenos” temos que ir para cima. Flamengo melhorou, olha aí, quando o “Homer Cristóvão” resolver destrancar o meio de campo e colocar um jogador para atuar mais avançado e fazer a bola chegar nos atacantes. Não melhoramos nada maravilhosamente, mas o time, enfim, conseguiu chegar e agredir o “poderosíssimo” Goias. Concordo com você, Kleber, que não deu para tirar conclusões do zagueiro César, mas, em contrapartida, deu para ter ótimas conclusões do goleiro César. Outra excelente partida. Acho que ele deveria continuar como titular. Mas duvido que o “Homer Cristóvão” vá mantê-lo.

    Reply
  3. Caro Kléber, muito boa sua análise! Antes do jogo ao repórter da Globo o Cristóvão disse que teria que responder a pergunta sobre tres volantes até domingo! E vai mesmo! Tres volantes para ele é a mesma coisa do trio de arbitragem, ou seja, tem de ser tres! Acho que as mudanças forçadas pelo péssimo primeiro tempo surtiram efeito! Devemos essa Vitória hoje ao Cézar! Foi magnífico! O Cezar Martins oscilante em alguns momentos, mas, saiu do aviao e estreou! Na lateral direita me parece que o Pará deverá ser reconduzido! Com relação a cabeça de área, entendo que eu mesmo tenho muitas dúvidas! Não esta facil saber quem assume! Para domingo, respondendo a enquete, entraria com o Cézar! É um jogo para embalar e precisamos de toda confiança possivel! Goleiro voltando de lesão sempre causa mais preocupação! Abraços a todos! Vamos ver se na próxima ja estaremos na paete de cima da tabela! Se for ou não com três volantes, pouco importa, o goleiro tem nos ajudado e isso basta! Uma boa semana a todos irmãos rubro negros! E quando o camisa 10 estiver apto, quem sai! Um dos volantes ou um atacante! Recorram as bolas de cristal!

    Reply
  4. Não entendo o Cristóvão, juro que não. Não é possível ele não perceber que o Mengao só joga melhor com dois volantes, e de preferência sem Cárceres e Jonas, somente com o limitado Márcio Araújo e Canteros de volantes. Com a chegada do Ederson espero que ele não teime com 3 volantes.

    Reply
  5. Caro Kleber ,infelizmente temos que convir que o Cristóvão não e técnico para o Flamengo ,com essa guinada que iremos dar( tenho certeza disso) ,até pela nossa sequência favorável ,podemos sim sonhar com algo mais e ai sua insegurança e limitação cobrarão o preço .Quanto ao nosso goleiro reserva , muito bom ele ter ganhado experiência e confiança , tem muito futuro , mas sou mais o Paulo Vitor, SRN

    Reply
    • Com Cristóvão? Vai sonhando…ontem foi apenas uma tarde de domingo de sorte para o Flamengo. O placar foi altamente injusto, em condições normais de temperatura e pressão, seria 2, 3 x 1 para o Goiás.

      Reply
  6. Senhor Kleber, eu posso até estar sendo precipitado.FORAR!R.Caetano e Cristovão!a torcida pede , os comentaristas pedem , o mundo vê e só ele e quem acha certo jogar com 3 volantes da certo no flamengo , o flamengo e time grande , cristovão é treinador de time pequeno que só sabe jogar na retranca , esse técnico tem mais medo de perder do que ganhar o jogo .Eu volto a pedir ao senhor!O Flamengo tem um zagueiro da base, no banco a anos,o Frauches, e porque não dão uma chance ao rapaz? não é possível!Vários clubes estão se virando com jogadores de suas bases,só o Flamengo, que insiste em dá chance para os outros, e os nossos jogadores ficam agonizando no banco.outro exemplo:é o L.Antônio, joga muito mais que M.Araújo, e fica no banco.Esses garotos da base do Flamengo, são muito paciente, se fosse eu, pegava minha chuteira e ia embora.Por favor, faça alguma coisa pra ajudar nossa prata da casa.Cadê o clube que se orgulhava de dizer:”Craque, o Flamengo faz em casa”.

    Reply
  7. Estreia do zagueiro César Martins não dá para critica lo pela falta de ritmo de jogo e entrosamento. Temos que esperar pra ver! O que não existe é irmos com 3 volantes para jogo, sendo que Marcio Araujo é um deles! O cara não joga nada, que nervoso de ve lo em campo. Por que não insiste no Arthur maia? Melhor jogador pra criar alguma jogada, não tem medo, arrisca o drible, precisamos de jogador assim. Outro que está merecendo ir pro banco ha tempos é o Canteros, só toca bola pra um lado e pro outro, vamos mudar esse meio, sai canteros entra Alan Patrick e sai o Marcio Araújo pra entrada do Arthur maia ou até mesmo do Luiz Antonio! Gostaria de ver o Jajá promessa da base que está sendo relacionado todo jogo e não teve oportunidade no time principal, muito bom jogador!!!
    Nosso goleiro mais uma vez se destacando e mostrando que ganhou confiança, porém temos que respeita o Melhor Goleiro do Brasil, PV !!!
    Lembrando, Cristovão pela primeira vez no Comando do Time, MUDOU no intervalo do jogo e não esperou até 15 min so 2o tempo pra alterar!!!

    Reply
    • Foi uma estreia complicada para o zagueiro César, andou se enrolando do primeiro tempo, tomou um drible desconcertante mas não comprometeu, tem uma boa saída de bola (arriscada). O miolo de zaga desentrosado quase comprometeu no fim do jogo.

      Reply
  8. Tá na hora de alguém sentar com o Cristóvão e explicar-lhe que todas as conquistas que tivemos começaram necessariamente por jogar para frente.
    Penso que o Rodrigo Caetano tem que mostrar que para isso é fundamental acabar de vez com essa história de jogar com 3 volantes.
    Não existe a menor condição de Cáceres, Canteros e Márcio Araújo jogarem juntos.
    Desta forma nau agredimos ninguém, e o pior, desperdiçamos o Guerrero, que fica completamente isolado no ataque.
    Além disso, com esses 3 volantes não temos a menor capacidade de sair jogando e aí só chegamos ao ataque com chutões. Ligações diretas que em ququase 100% das vezes é apenas uma firma de dar a bola para o adversário mais longe da boa área.
    Ainda somos um time em formação.
    O César, goleiro, mostrou que tem um grande futuro no nosso gol mas ainda acho que está “verde”. Sou a favor Da volta do PV.
    O César, zagueiro, mostrou vontade e preocupação em sair tocando, apesar de algumas falhas no primeiro tempo. Vamos acompanhar mais um pouco.
    Expectativa com a chegada do Ederson. Vamos ver como se encaixa no time. Pelo menos o Cristóvão não vai ter ppeito de deixar ele no banco para colocar mais um volante. Se fizer isso vai tirar ele rapidinho.

    Reply
  9. Primeiro, elogiar Alan Patrick, Guerrero e Cirino (4 jogos, 3 gols e 2 assistências) pela jogada do gol, bonito de ver.

    Agora vamos ligar a corneta. Ayrton é um dos piores jogadores que já vestiram a camisa do Fla, erra tudo, não marca direito, não preenche os espaços, é grosso, enfim, uma m*. #FORAAYRTON
    Canteros: Bom, Canteros é um cara controverso, tem técnica, sabe jogar, mas é lento, preguiçoso e erra muitos passes, principalmente quando quer dar lançamentos (aproveitamento de 1/200). O time melhorou bastante qdo ele saiu e entrou o Alan.

    É isso.
    SRN

    Reply
  10. Boa noite Kleber,
    primeiro dizer que apesar do péssimo futebol apresentado no 1 tempo (vide três volantes), deu pra vencer e adar ânimo para aquele velho vinho. Ufa!!!!
    o resto serie sucinto:
    paulo vitor titular por enquanto e César zagueiro sem opinião tbm.
    ayrton horroroso e pelo amor de Deus. 3 volantes nunca mais
    boa noite!!!

    Reply
  11. Boa noite Kleber,
    Sem dúvidas o Cesar deve continuar, melhorou muito e ganhou confiança. Vamos aproveitar o exemplo do goleiro do vasco que sem ritmo algum entregou o jogo para o palmeiras.
    Pelo amor de DEUS, use sua influência para trocar de técnico enquanto temos condições de chegar longe nesse campeonato, esse rapaz pode se boa gente, educado e até bom profissional, mas para o FLAMENGO não serve. #FORACRISTOVÃO

    Reply
    • Enquanto isso, no Palmeiras, o Marcelo de Oliveira, com os mesmos 10 ou 11 jogos do Cristóvão, leva o time ao G4! O Flamengo não pode esperar uma semana por ele (Pq o Rodrigo Caetano gosta dele), dá vontade de fazer como os judeus na antiguidade, rasgar as roupas e se cobrir de poeira o corpo todo, em sinal de indignação!

      Reply
  12. Bom Dia. Depois do show de horrores que vi no jogo do Vasco e Palmeiras em que o goleiro do Vasco vindo e parado falhou nos 3 gols é melhor deixar o garoto inicialmente no gol.
    O problema não são os 3 volantes a questão é a qualidade dos mesmos eles não conseguem imprimir a velocidade que se espera deles com toques de bola rápido por absoluta falta de técnica (Não confundir com habilidades que por sinal são piores ainda). O Alan Patrick fez o feijão com arroz, é lento mais tem técnica e habilidade sabe se colocar bem dentro do campo e organizou o time do Fla e a base de 2 toques na bola e fez o time girar em torno dele. A zaga não consigo comentar rs mais se eu fosse eles daria um presentinho para o César kkkk

    Reply
  13. Cristóvão deveria ver os jogos do Palmeiras e Atlético MG. Seus treinadores jogam pra frente, com jogadores bons tecnicamente, em velocidade, time compacto. Enquanto isso, nosso treinador dá faniquito ao vivo na TV quando teve que responder sobre os 3 volantes. Me desespera essa insistência com Márcio Araújo. Marca mal, não cria nada, não contribui em nada! Por que não dar chance pro Jajá? Cristóvão, os números são óbvios! Jogamos contra Náutico ( seg tempo) e Grêmio com 2 volantes e fomos bem. Não adianta ter Guerrero na frente se a bola não chega.
    Ontem não perdemos porque César fechou o gol. E na coletiva,nosso treinador vem dizer que o time ” soube sofrer “. Alguém sabe sofrer? Eu não sei e não gosto. Não perdemos porque César não deixou. Torcida não sabe é não gosta de sofrer, Cristóvão! Respeite as tradições de nossa história.

    Reply
    • Não adianta, o Cristóvão tem dificuldades para ler o jogo. Escala mal e mexe mal. Ele anda melhorando, ontem tomou outra postura com a entrada do Pará na lateral. Mas para mim é tarde demais, a evolução dele é muito lenta e não vejo potencial, e o campeonato esta passando.

      Reply
  14. Qto ao novo zagueiro, ainda é cedo p avaliar. Mas a estreia foi boa. Nao comprometeu. Ayrton eu tbm quero ver mais jogos dele. Muito cedo p criticar ou avalizar. Oscilações normais de quem é novo no elenco.

    Eu sinceramente gostaria de ver o Emerson jogando 2 ou 3 jogos como se fosse um 10. Eu sei que não é a função dele, mas como se trata de um jogador altamente inteligente, e de visão de jogo e excelente passe, poderia ao menos experimentar.

    Aí poderíamos ter um ataque com Emerson, Cirino na direita, Everton na esquerda e Guerrero enfiado.

    Reply
  15. Amigo Kleber.
    O que gostaríamos de saber, é como jogar com 8 defendendo (4 zagueiros, 3 volantes e Éverton), e sofrer pressão 90 minutos!!!!
    Poderíamos ATÉ jogar com 3 volantes, caso tivéssemos Paulinho, Elias ou Arouca…
    Cristóvão ainda não entendeu, que quando ele entra com Cáceres (Jonas) Canteros e Marcio Araújo, NINGUÉM no ataque joga…
    Foi só tirar Canteros e colocar Allan Patrick, o time melhorou sensivelmente.
    Uma única oportunidade, um gol…

    CESAR – Pelo menos 5 defesas absurdas. Salvou o time de uma goleada. Tem que aprender a jogar com os pés – 9
    AYRTON – Avenida asfaltada e pavimentada. Nem subiu, nem marcou. Um desastre total – 2
    MARCELO – Cada jogo que passa se firma mais. Ontem, jogou por ele e por Ayrton. Não merece voltar pra reserva – 8
    CÉSAR MARTINS – Visivelmente fora de forma e ainda sem tempo de bola. Não foi um desastre, considerando que desceu do avião e foi pra campo, não foi tão ruim – 6
    JORGE – Mais contido, atacou pouco mas defendeu bem. Ontem, o Flamengo pouco jogou com Éverton – 7
    CÁCERES – Como sempre digo, raramente perdemos com ele em campo. Voluntarioso e bom marcador. O problema, é o que fazer com a bola dominada. Normalmente entrega para um jogador com a camisa diferente da nossa. Erra passes de 1 metro – 6
    CANTEROS – Falamos tanto da escalação do Marcio Araújo, mas, esquecemos que Canteros hoje, está no mesmo nível. Erra tudo que tenta. Até lançamentos aparentemente fáceis – 4
    MARCIO ARAÚJO – É aquilo que vimos ontem, em todos os jogos. Jamais vai nos surpreender. Corre muito, mas sempre pro lugar errado. Saída de bola com ele, é teste pra cardíaco – 5
    ÉVERTON – Tem como principal característica a rapidez. Ontem, nem isso vimos em campo – 5
    GUERRERO – Se a bola não chega, não joga. Como sai da área e faz um belo pivô, se salvou pelo toque para o gol de Cirino. Quer jogar, mas Cristóvão não permite – 8
    CIRINO – Nosso caio cai, foi cirúrgico no toque do gol. Ainda muito longe do velocista que víamos no Atlético PR.
    A impressão que temos, é que joga sem compromisso – 6
    PARÁ – Ser melhor que Ayrton, ainda é muito pouco. Mas entrou bem e foi mais ofensivo – 6
    ALLAN PATRICK – Sabemos que sabe jogar. No Santos provou isso.
    Encostado no Palmeiras, precisa de sequência. O que não deve acontecer com a chegada de Éderson. É uma pena! Jogador de fino trato com a bola – 7

    NOTA PRO TIME ONTEM – 5

    Reply
    • -Você tocou na espinha dorsal do problema do Flamengo: Três volantes que não tem a menor capacidade para serem criativos e apoiar o ataque. Fica difícil, dessa forma, o mesmo funcionar. São, na teoria do Cristóvão, destruidores de jagadas dos adversários. O que o Cristóvão não vê é que eles são também destruidores do nosso ataque.
      -Quando o goleiro é o melhor em campo tem-se um ideia do que foi o time no jogo.
      -Éverton deveria ser maratonista, só sabe correr.
      -Canteros já deveria ter sido colocado para escanteio faz tempo.
      -Só o conselho gestor do Flamengo para aprovar a contratação de um jogador do naipe desse Ayrton. Que bola fora.
      -Cáceres e Márcio Araújo nem compensa mais falar sobre isso.
      Na verdade vejo o time sendo montado de frente para trás. Hoje temos um dos melhores ataques do país. Não funciona porque não temos homens no meio que saibam municiar nossos atacantes. Poderia tentar o Artur Maia ou manter o Alan Patrick. Mas como já disse alguns colegas aqui, ele (Cristóvão) não sabe olhar para o lado e só enxerga o trio de ferro(lho) que ele escala.

      Reply
      • “Quando o goleiro é o melhor em campo tem-se um ideia do que foi o time no jogo.”

        PERFEITO HELDER!
        Quando goleiro leva 9 e tem o nome gritado pela torcida, certeza que o time foi sufocado.
        Caso típico do jogo de ontem.
        Quem é o ídolo do Botafogo?
        Claro! Em tudo existem exceções…

        Reply
  16. Prezados, o mal do Flamengo são os volantes, que só sabem marcar e não conseguem dar um passe, e o pior é que vejo alguns rubro-negros, defendendo Cáceres, Jonas e Marcio Araújo. Todos os times de ponta, tanto no Brasil quanto na Europa ou América do Sul, os volantes “SABEM MARCAR E O MAIS IMPORTANTE, SAEM JOGANDO, CONSEGUEM ACERTAR PASSES”. Vejam o Atlético MG, joga com um volante, mas todos os jogadores marcam. Ontem o Palmeiras deu uma aula dos volantes saindo jogando em velocidade e o mais importante acertando os passes. Infelizmente enquanto tivermos no elenco Cáceres, roubas a bola e da para o adversário, rouba e da para o adversário e assim por diante, o mesmo com Marcio Araújo e o “lutador de MMA” Jonas, que de uma vez ou outra acerta um passe e o adversário. O Flamengo recisa de volantes que saibam jogar. Repito: enquanto esses 03 jogadores(?), estiverem la, vamos sofrer. Nenhum clube vem fazer propostas pelos três, é mais fácil vender um da base do que esses cabeças de bagres. Quanto ao zaguerio, não é porque chegou agora, mas é igual aos outros, assustam, porque não da uma oportunidade ao Frauches? Melhor que Marcelo e Bressan. Lateral direito Ayrton, é HORRIVEL, tremendo perna de pau. O Luiz Antoni é mehor que Para e Ayrton, com a perna esquerda.

    Reply
  17. Vitória razoável, se não fosse o Cesar…. O Canteros é até bom jogador, mas como segundo volante. Lembram-se do Ibson quando inventaram deslocá-lo para a meia direita? Um desperdício de talento, além de erros de posicionamento e de oportunidades para os verdadeiros meias.
    ABS

    Reply
  18. Ah!!!! Sobre a pergunta do nosso presidente, prefiro o Cesar ao Paulo Victor.
    Futuro goleiro da seleção.
    SE… aprender a jogar com os pés…

    Reply
      • Grande Helder.
        Quando digo em sair jogando com os pés, me refiro a outro fundamento.
        Saber colocar a bola em jogo quando atrasada.
        Seu exemplo é outra situação.
        Desespero…
        Quem era muito rápido nisso, era o Diego. Em compensação, no resto…..

        Reply
  19. Amigos, vou deixar as notas de lado, cheguei atrasado.
    Agora afirma que o nosso Cesar pelos últimos jogos, merece continuar até domingo.
    Um merecido presente pelas partidas realizadas. Jogar com mais de 70.000 pessoas é um sonho para qualquer rubro negro. Domingo é casa cheia…

    Reply

Comente.