Comentando os comentários

(Foto: Staff Images)

(Foto: Staff Images)

Acabo de ler todos os comentários feitos pelos companheiros deste blog, e chego à seguinte conclusão: todos conseguem enxergar e, com extrema facilidade, o que o Conselho Gestor não tem conseguido ver de jeito nenhum, a começar pela maléfica existência, que em nada contribui para o sucesso do futebol. Este tal Conselho, inibe, ou aniquila, qualquer possibilidade de liderança e, por conseguinte, de tomada de atitude que, muitas vezes, pode decidir um jogo. Exemplo? Ontem, juro que comentei com vários amigos, e antes do jogo começar, que seria fundamental alguém dar uma “chegada” no árbitro e, com firmeza, porém de forma educada, dizer a ele que na primeira partida o time do Vasco só bateu, que a violência teve a colaboração da arbitragem, e que isto não poderia acontecer de novo. E, para concluir, dizer: “estou de olho em você”. Simples assim. E, por favor, acreditem. Isto funciona!

Funciona tanto que, o que acabo de comentar, já foi feito até num intervalo de jogo, e com o Flamengo ganhando. O jogo foi em Salvador, contra o Vitória, em 1998. Embora no primeiro tempo estivéssemos ganhando por 1 a 0, o que o time do Vitória bateu, contando com a “boa vontade” do árbitro, foi de irritar. E, diga-se de passagem, um belo árbitro, que naquele dia estava esquecendo a coragem no vestiário. Na porta deste mesmo vestiário ele ouviu o que precisava ouvir. Segundo tempo, perfeito. Ganhamos de 4 a 1. O árbitro foi Paulo Cesar de Oliveira que, relatou com exatidão o nosso diálogo, ou melhor, o meu monólogo, na súmula. Fui indiciado, julgado e absolvido pelo tribunal da CBF. Os auditores entenderam que não houve nenhuma ofensa, que apenas chamei a atenção do árbitro, de forma educada, com relação ao jogo violento praticado pelo time do Vitória.

Ontem, faltou isso ser feito dentro de campo, antes do início do jogo. Mas quem iria fazer? Se ao invés de ter sido convidado para integrar o conselho gestor, Plinio Serpa Pinto tivesse sido convidado para assumir a vice-presidência de futebol, com amplos poderes, certamente teria tomado esta atitude, pois tem vivência no futebol. Conhece os caminhos e os atalhos… Aliás, nem sei se aceitou fazer parte deste Conselho. Na nossa conversa, disse ao meu amigo que considerava o convite feito a ele uma autêntica “roubada”, pois não há hoje no Flamengo, nada mais improdutivo, nocivo e de Ibope tão ruim, como este Conselho Gestor, que dá um bico na regra nº 1 para o sucesso do futebol: quanto menos gente planejando, opinando e mandando, melhor.

No mais, tudo absolutamente pertinente. Comentários, embora feitos ainda sob o sopro da paixão e no embalo da decepção, perfeitos. O momento realmente é preocupante e, pode se agravar, dependendo da gravidade das contusões de Éderson e Guerrero. Urge, à partir de agora, trabalhar em duas frentes. Uma, voltada a que terminemos o ano, ao menos, com dignidade. A outra, começar o desenho de 2016. E, haja pincel, pois neste desenho, vamos precisar de, no mínimo, um lateral direito, um zagueiro de área, dois volantes, um meia de ligação e um atacante. A pior de todas as perguntas, é a seguinte: Quem será o desenhista?

Por favor, quem souber, informar com urgência através deste blog…

1 Comentário

  1. È meu amigo Kleber Leite já está na hora de começar a planejar 2016 desde já, independentemente de quem vença as eleições presidenciais!! No meu ver o Flamengo precisa reforçar nas posições que você citou, não deixando de mesclar com garotos da base pois os grandes times do Flamengo teve na base a solução!! Acredito que deveria investir para a Lateral direita no Pikachu que vem tendo uma regularidade muito grande, é poderia olhar com carinho para o Erik que é atacante do Goias é sabe fazer Gols, já nas demais posições que você citou tem que mapear bem o mercado para não errar e também dar chances para os garotos da base!! Eu faria uma reformulação já no carioca e montaria o time no inicio do ano, para não correr o mesmo risco desse e de outros anos, ou seja, de montar o time no decorrer da temporada!! Bom essa é minha humilde opinião!! Parabéns pela Análise!! Grande Abraço

    Reply
      • Nino.
        Até o dia 31 de dezembro de 2015, o Paysandu pode pedir quanto quiser.
        Um dia depois sai de graça, por salários, que por sinal é de R$25 mil.
        Como faltam menos de 6 meses, JÁ pode fazer um pré-contrato com outro clube.
        Diz a Fox que ele já está contratado pelo Flamengo.

        “Segundo a Fox Sports, o time carioca já teria um pré-contrato com o lateral Yago Pikachu, destaque do Paysandu, time da Série B. O contrato de Pikachu com o Paysandu termina no final do ano. Por isso ele já pode assinar pré-contrato com outro clube.”

        Reply
    • Grande Daniel.
      ELES já começaram a planejar 2016. Muito pior que 2015…
      Se contar isso em Portugal, os pois pois vão rolar de tanto rir.

      “Após a saída de Alexandre Wrobel da vice-presidência de futebol em junho, o presidente Eduardo Bandeira de Mello optou por desativar o cargo e concentrar as decisões em um Comitê Gestor do Futebol. Aproximadamente três meses depois, com a eliminação na Copa do Brasil, o mandatário voltou atrás e reativou a cadeira nesta quinta-feira. Bandeira convidou o ATUAL VICE DE REMO, Gerson Biscotto, a assumir o futebol e o dirigente confirmou que aceitou.”

      Isso só pode ser sacanagem!!!
      Até o garçom da lanchonete da Gávea, deve saber mais de bola que o Biscotto.
      Lembro aos amigos, que o escolhido em questão, levou fumo do Botafogo nos 2 últimos anos que esteve como vice de remo (2013/2014).
      Imagina o que será esta criança a frente do futebol!!!
      Com certeza uma lagoa de asneiras.

      Reply
  2. Caríssimo Kleber, tenho que confessar que ainda não digeri a noite de ontem. Você foi perfeito ao relatar nossa principal carência.Não temos representatividade política ,o Bandeira e sua trupe de incompetentes conseguiram tomar “7×1” do ultrapassado Eurico….é de uma vergonha e imcompetência que beira o inimaginável.
    Não temos um LIDER fora do campo como você mencionou, isso pra quem diz ser “expert” em administração é de uma negligência tal que beira o pouco caso, o futebol do Flamengo esta completamente a deriva, isso depois de 3 anos de experiência desses canalhas tocando o futebol.
    Outra coisa ,será que não existe um papo no vestiário ,alguém pra acender a chama desse pessoal antes do jogo, nossa torcida lotou sozinho o Maracana nas 2 partidas e parece que o pessoal do Vasco tava mais motivado? Não tem ninguém pra fazer esse trabalho?
    E por fim …. Bandeira , Bap, Wallin etc,etc ,e etc (que são tudo farinha do mesmo saco), vcs não tem vergonha de se gabarem os salvadores da pátria do Flamengo ,de arrecadar 400 milhoes por ano e nosso centro de treinamento não ter macas e a entrada ser mais brejeira que entrada de roça,só pra citar um exemplo????Cadê o dinheiro do programa sócio torcedor ??? Existe trabalho ou filosofia de trabalho sendo monitorada via wattszap????Vergonha!!!!!!

    Reply
  3. Caro,Kléber.Gostei da sua resposta de alguns comentários ,exceto a ênfase que você fala em relação da ausência da “chegada” no árbitro .Na minha humilde opinião,dentre inúmeros fatores que tiraram nosso Mengão da Copa do Brasil ontem,a participação o árbitro foi longe de ser o principal motivo .Embora ele tenha falhado em alguns lances,não acredito que ontem ele foi decisivo pro nosso insucesso não .Por isso que discordo do destaque que você deu em relação a isso.Temos muitos problemas nosso time,que você citou muito bem, antes de nos atentarmos a isso.Grato.

    Reply
    • Concordo, amigo Matheus.
      Acho apenas que o juiz foi um pouco negligente em relação a violência do Vasco. Fato esse, que não era nenhuma novidade pra nós.
      Mas quanto ao jogo em si, não comprometeu de forma alguma o resultado do clássico.
      O que faltou realmente ao Flamengo, sobrou no Vasco. Raça!!!!

      Reply
      • Caro amigo Egon Prates…realmente, o Vasco já tem um bom time para o UFC! É uma verdadeira time uruguaio dentro de campo (isso antes da era do exame anti doping). Grande erro do elenco do Flamengo, e ai vai uma crítica ao nível psicológico do grupo, foi não ter feito uma outra proposição de jogo, foi ter caído no campo onde interessava ao Vasco, na agenda negativa das faltas e catimbas. Convenhamos, sem Guerrero, Éderson, Patrick, so cho Sheik na frente, era absolutamente o time que disputou o carioca, aliás jogaram o mesmo péssimo futebol de outrora.

        Reply
        • Verdade! Mas isso não é mais novidade pra ninguém do Flamengo.
          Problema, é que não aprenderam após o 1º jogo.
          Além de picotar em demasia o jogo, ainda bateram muito.
          O que me incomodou profundamente, foi deixar Rodrigo sair jogando até o meio de campo, e as bolas rifadas pela nossa defesa. Em especial, Samir.
          Em momento algum soubemos fujir da marcação do Vasco, muito menos colocar a bola no chão.
          Como, numa bola parada, com 15 na área, o Neném achou o Rafael!
          Aos 36 minutos, completamente desmarcado, agachou pra cabecear…
          E olha que é um nanico.

          Reply
  4. Caro Presidente,
    Além das posições citadas, precisamos também de um goleiro experiente. Mas esse planejamento é pra ontem, pois 2015 para nós infelizmente já se foi e 2016 tá na porta. Se “deixarmos” para planejar em janeiro, corremos o risco de já no meio do ano pensar em 2017.
    Chega de tanta incompetência no futebol e já chega também desse presidente PAVÃO que adora uma câmera. Com sua falsa humildade, talvez seja ele a figura mais vaidosa que já esteve a frente do CRF.
    Quem sabe o nosso EBM não se candidata a uma cadeira em Brasília?! Por lá ele seria muito útil…

    Reply
  5. Pra começar a desenhar 2016, deve ser escalado um vice de futebol e a implosão do conselho gestor(primeiramente via com bons olhos essa ideia, mas foi provado que não dá certo e por isso não deve insistir no erro).
    Seguindo as posições indicadas pelo Kleber Leite, vou dar uma de olheiro:

    lateral direito: Yago Pikachu tem contrato até dezembro com o Paysandu.
    um zagueiro de área: Dedé( Cruzeiro) é a melhor oportunidade de mercado do momento.
    dois volantes: Ralf( Corinthians) termina o contrato em dezembro; Otávio(Atlético-pr) é uma boa aposta.
    um meia de ligação: Danilo( Corinthians) termina o contrato em dezembro.
    atacante: Clayton( Figueirense só tem 10% dos seus direitos e o jogador é empresariado pelo Jorge Machado). Seria uma bela aquisição.

    Reply
    • Ralf e Danilo não, amigão. Time de masters quem está montando é o outro. Deixa pra eles. Tirando o Sheik e o Guerrero, todos os demais jogadores que o Corinthians dispensou não deslanchou em nenhum outro clube. Eles sabem o que fazem. Se não renovam ou deixam ir embora é porque não rendem mais.

      Reply
    • Meu Xará.
      Nas posições que o amigo enumerou, acho que temos jogadores mais baratos e até mesmo melhores.
      É pontual contratar um goleiro experiente. Nossas crianças ainda deixam muito a desejar.
      Sai PV e entra Cesar! Absolutamente inseguro e entregando em vários jogos. Não consegue (apesar de altura) arredar o pé da risca do gol.
      Lateral direito – Pikachu é uma ótima e barata opção. Mas além dele, contrataria o Patric do Galo.
      Zagueiro de área – Réver que está na reserva do Inter. Tremendo capitão…
      Volantes – Esta posição é bem complicada. Volante bom é o que sabe sair jogando sem errar passes. Rafael Carioca, Arouca, Gabriel… todos muito caros. A opção seria procurar na América do Sul.
      Meia de ligação – Carlos Sánchez do River Plate. Barato, e joga muuuuito.
      Atacante – Clayton seria uma ótima contratação. Mas ainda fico com Erick do Goiás.

      Reply
      • Prezado Carlos Egon Prates, assino em baixo, principalmente em volantes que marquem saibam jogar e tocar a bola, o meia de ligação. Se o nosso Kleber Leite ou você, tem acesso aos nossos “gestores” e diretoria do Mengão, faça imediatamente.
        Sds rubro-negras.

        Reply
  6. Amigo kleber.
    A política na Gávea está em plena ebuliçao.
    Não está na hora dos candidatos vir a público com seus projetos, pastas e metas????
    Esse voo cego, só causa mal estar e ansiedade.

    Reply
  7. Cena terrivelmente inquietante, preocupante, aterradora:
    Vídeo tape do gol do Vasco. Atacante do Vasco esta marcado por dois jogadores do Flamengo, Cirino pela frente e Pará por trás…Pará ficou parado onde estava e Cirino foi apenas até a metade do caminho!

    Reply
    • Penso que para um lateral, que não sabe o que ir a linha de fundo adversária, penso que ele deva ser ao menos preciso e sólido na marcação. Nem preciso e muito menos sólido é o Pará! Fora Pará!

      Reply
  8. Boa Carlos..todos os jogadores citados sao bem melhores do que temos no momento..incluiria na lista o Eric do Goiás. Nossa grande necessidade: volantes que saibam jogar e marcar. Pois os atuais nao sabem.Quando questionei o Everton. .alguns colegas de forma muito educada, questionaram contra. O grande problema realmente é na montagem do elenco: everton, Paulinho, Gabriel, marcelo cirino todos velocistas sem técnica alguma..o flamengo foi campeão da cb 2013 com um velocista no time..o paulinho. A Alemanha nao tinha velocistas..m a s jogadores tecnicos..o grande diferencial do flamengo. .sempre foi ter um time que cadência o jogo e toca bem a bola..o flamengo sempre teve bons meios campistas..ai vem o luxa e o tal conselho mudar a maneira histórica do flamengo de jogar…volantes ruins e velocistas sem qualquer raraciocínio. O time do flamengo só começou a melhorar depois q o alan Patrick entrou no time…cadência o jogo e sabe a hora certa de fazer a jogada, ai o time joga. Ontem jogaram aqueles q colocaram o flamengo na zona do rebaixamento. Deu no que deu..uma incompetência de dar dó, uma correria desenfreada e improdutiva. Negocia o cirino ou o paulinho ou o everton. Precisa de apenas dois nessas características e parte logo para montagem de um elenco equilibrado e bom para 2016.pois 2015…pior impossível.

    Reply
  9. Bem, nada como “o tempo” para apagarmos de nossa memória a tristeza! Já estou em minha varindinha, tomando uma geladinha, e, pra variar, torcendo pra mais um rubro-negro, o Ituano, rsrsrsrs. Confesso, que está tão difícil quanto ganhar do tri- rebaixado(obrigado pelo empréstimo da expressão, Carlos Egon).
    Mas, agora, claro que influenciado por ela ( a loirinha gelada), estou começando a sonhar: se estamos à cinco pontos do z4, tbém estamos à sete do Florzão, o último do G4, e domingo, vamos desabusar o Diego Souza e o Sport TV, que vive o colocando no ar – o Flamengo vai jogar lá! Vamos e vamos vence-los! Claro, se São Judas ajudar!!!!!!!!!!!

    Reply
  10. Confirmado que não teremos nem Ederson nem Guerrero domingo. Gostaria muito que o Oswaldo escalasse:
    PV
    Pará
    Samir
    Marcelo
    Jorge
    Jonas
    Luiz Antônio (Jajá)
    Alan Patrick
    Everton
    Sheik
    Kayke (Baggio)

    Reply
  11. Caro Kléber! Não esta facil escalar o dono do pincel, salvo se fosse pela torcida! Falta um VP Lider, alguem que canalize um projeto confiavel e seja referência para o plantel. Nao sou contra os conselhos internos, mas, essa falta de paternidade junto ao elenco me preocupa. Disse e reafirmo: 2015 não deu liga, foi confuso e com decisões erradas e demoradas! Perder para o Vasco não é o fim do mundo. No mata mata vai muito do espírito e não julgo o Flamengo por duas participações isoladas. Na verdade, o conjunto da obra 2015 conta com contrataçoes como o mega desconhecido Talysson e outros. Conta a demora, troca de tecnicos, DM que não cura, Executivo que não manda, presidente que se aconselha de maus conselhos e por ai vai. Pior que perder para o Vasco, é meu sentimento de perda de esperança. O Flamengo deixou a RAÇA em algum lugar do passado e com times bem mais modestos, fizemos muito mais com os Angelim da vida. O Osvaldo chegou e não tem culpa alguma, verdade! Somos um time de cansados. Existe um erro escondido e ai sim, falta o LIDER dentro futebol que domine a tudo e a todos,sem vicios e sem a força bruta e enganadora. Kleber, sugiro entregar o PINCEL a MAIOR e mais maravilhosa torcida do MUNDO: A DO FLAMENGO! SERA O PROTESTO INTELIGENTE NOS ESTADIOS QUE MUDARA ALGUMA COISA! Quando gritamos, caiu Cristóvão! Porque não se grita o nome de Kléber no Maracanã? Precisamos de poucas peças para compor elenco! Quem esta la em cima na tabela, pouca coisa é melhor que o nosso! Nada disso é culpa da eleiçao! Ano passado foi pessimo e tivemos varias vezes no Z 4. Vamos orando e torcendo! Acho que EBM ja perdeu a eleição! Faz parte. Abçs!

    Reply
  12. Gerson Biscotto será o novo VP de Futebol. Isso ajuda ou não muda nada? Que acham? O cara é ligado a esportes olímpicos com passagem desastrosa em 2005 pela pasta de futebol na gestão Márcio Braga.

    Reply
  13. Então até em pelada”profissional” aonde o juiz da 2ªdiv.é pago para apitar tem pressão dos jogadores e de acordo com o andamento do jogo vc vai revezando na reclamação em cima dele rs.
    Quanto a jogadores :Um lateral direito bom mesmo sinceramente não consigo enxergar nenhum…difícil mesmo,talvez aquele do Cruzeiro Mayke ou o Galhardo que fedia a peixe no Fla e parece que embalou,ele jogava no meio e parece que acertou na lateral.
    Os zagueiros como já disse anteriormente pelo menos um acima de qualquer suspeita. tem que abrir o cofre, valem tanto qto os atacantes.Qto aos volantes voltaria a carga sobre o Elias e também o Maicon estes times estão enforcados em dívidas.
    Meio campo a princípio acho não ser necessário caso o Alan e o Ederson continuarem a fazer bons jogos.
    Agora atacante de bom investimento e que daria certo eu apostaria no retorno do “Brocador”.
    Dinheiro em caixa nós temos.
    http://espn.uol.com.br/noticia/538287_banco-impecavel-flamengo-vai-lucrar-tanto-quanto-todo-trio-de-ferro-paulista-em-2015

    Reply
  14. Prezado kleber, o que nos diz a respeito do gerson biscotto seu antecessor em 2005, que lhe deixou uma missão quase impossível como novo homem forte do futebol do flamengo? Será ele capacitado para reformulação que o flamengo precisa?

    Reply
  15. Caro Kleber,

    acabo de ler no site globo.com, que a partir de hoje o flamengo terá Gerson Biscotto como vice de futebol. Gostaria que você pudesse nos informar sobre essa “novidade”.

    SDS RN

    Reply
  16. Amigos, ontem destilei minha ira contra a diretoria mas depois me arrependi….pois bem,agora vem a noticia que nosso futebol será tocado por um especialista em REMO!!!!!que por sinal acumulará as DUAS funções,SOCORRO!!!!!!!!!!!Será que esse caras tem medo que alguém dê conta do recado e se destaque?????Não pode ser sério isso,ALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Reply

Comente.