Recordar coisas boas, é viver de novo…

Em 2005, a correria, faltando nove jogos para terminar o Campeonato Brasileiro, era para permanecer na primeira divisão. A coisa estava feia e, os matemáticos de plantão, diziam que a possibilidade do Flamengo cair era de 93%. O final do filme todos sabem e esta história já foi aqui contada. Em 2006, começou na realidade todo o trabalho que culminaria na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009 e, que ninguém tenha dúvida, foi um início com muitas dificuldades.

Com um elenco mediano, e um time de médio para bom, que teve a virtude de, sabendo das suas limitações, jogar com inteligência, acabou chegando à final da Copa do Brasil e, contra o Vasco.

Dois detalhes jogaram a nosso favor. Primeiro, a contratação de Ney Franco, após o Flamengo ter eliminado o Ipatinga, na semifinal, quando empatamos lá (1 a 1), e vencemos no Maracanã, numa noite de muita inspiração de Renato Abreu, pelo placar de 2 a 1. Ney, que conseguiu no modesto Ipatinga ser durante dois anos consecutivos, campeão e vice-campeão mineiro, teve mais de um mês para armar o time para a final da Copa do Brasil, pois, em função da Copa do Mundo, houve uma paralização longa, entre a semifinal e a final.

Na excursão ao Norte/Nordeste, o time foi montado, e a novidade foi Renato Augusto. Ney havia relacionado 22 jogadores para a excursão. Pedi a ele que incluísse mais um, pois como sempre acompanhava o time de juniores, via no nosso garoto camisa 10 um enorme potencial. Ney topou e, o final da história todos conhecem.

Mais uma vez ficou provado que não existe, em clube, o esquema tático perfeito. O que importa é aplicar o esquema em função do material humano que se dispõe. Como tínhamos as nossas limitações, Ney montou um time com três zagueiros, povoou o meio de campo, liberou os laterais e, na frente, pelo menos começando cada jogo, só Luizão.

No primeiro jogo (ver melhores momentos no vídeo acima), dia 19 de julho, o time foi: Diego; Léo Moura, Renato Silva (Obina), Fernando, Ronaldo Angelim e Juan; Jonatas, Toró, Renato Augusto e Renato Abreu (Rodrigo Arroz); Luizão.  O Vasco tinha um bom time, bem ofensivo, onde Ramon e Edílson eram os destaques. Obina entrou no início do segundo tempo, substituindo o zagueiro Renato Silva, que saiu contundido. No seu primeiro lance, Obina fez um golaço, pegando de primeira e a bola foi parar embaixo de onde a “coruja dorme”. Isto, aos 14 minutos. Três minutos depois, em lindo cruzamento de Leo Moura, Luizão, de cabeça, fez 2 a 0. Dois gaúchos apitaram os dois jogos finais: Leonardo Gaciba, o primeiro, e Carlos Eugênio Simon, o segundo. Nesta primeira decisão, a nossa diretoria prestou singela homenagem, antes do jogo, à bela bandeirinha Ana Paula Oliveira que, posteriormente abandonaria a profissão, perseguida (esta “perseguida” não é a do Ancelmo) por um covarde movimento machista.

Ney Franco, que ganhou a primeira, saiu pregando humildade, e Renato Gaúcho, treinador do Vasco, prometendo forra para a quarta-feira seguinte.

Na segunda partida (assista aos melhores momentos aqui), o time do Flamengo jogou com: Diego; Léo Moura, Renato Silva, Rodrigo Arroz, Fernando e Juan; Jonatas, Toró (Obina), Renato Abreu e Renato Augusto (Peralta); Luizão. Aos 27 do primeiro tempo, Juan, em lindo gol, fez 1 a 0 para o Flamengo, e este foi o placar final. Loucura no Maracanã. A novidade ficou por conta do vestiário, que foi aberto para a imprensa sem qualquer restrição. O Brasil inteiro viu, ao vivo e a cores, como quem veste o “Manto Sagrado” comemora título.

Desculpem se fui nostálgico. Queria dividir com vocês…

Sei lá, mas tenho uma leve intuição de que ainda vamos ter muitas alegrias neste ano. Que amanhã chegue logo… Todos ao Maraca…

 

1 Comentário

  1. Além de grande Presidente, muito otimista, Graças!!!!!
    Seu último parágrafo valeu o post…
    Pense com muito carinho na sua volta.
    Converse entre um copo e outro, com Marcio, Serpa e Assef…
    A banda… deixa com a gente…

    Reply
  2. Caro kleber, muito bom um comentário otimista ante esse confronto de quarta, depois dessa última derrota eu particularmente to esperando até uma ressuscitação do Vasco…lembro do xilique do Renato Gaucho no segundo jogo…muito bom ,nosso time era mediano mas tinha alma , o Obina era impressionante, entrava e guardava, bons tempos….. mudando de pato pra ganso …vcs viram o vídeo do BAP no site “coluna do flamengo”?SRN

    Reply
  3. Grande Egon, notei nesse último paragrafo que o nosso mestre ficou com os olhos brilhando ! olhos de vencedor ! Pura emoção !
    Momento legal do blog, o Sr. Kleber falar palavras emocionadas para a FlaFree, dividir conosco essa alegria que até então só ficávamos imaginando, naquelas noites estava em Londrina estudando, longe de Natal. Tomei todas nas duas quartas, faltei a aula da quinta feliz…
    Como é bom vencer o Vasco !!
    Amanha bem que ele poderia estrear o seu Periscope antes da partida. Um pequeno bate papo com os amigos do blog. Falar do público, da escalação, do placar, enfim se aproximar ainda mais da família FlaFree do blog.

    Reply
    • Meu caríssimo Andre.
      Na draga que estamos, somos isso tudo. Imagina engrenar 5 vitórias…
      Teu texto e o do Presidente, me contagiou. Show, irmão!!!

      Reply
  4. Valeu amigo Daniel,o pres.Kleber pediu um tempo pra política rubro-negra mas confesso que é dificil ,a tentação é grande ,kkkkkkk.

    Reply
  5. Acho nosso time bom, mas não confio no Cristovão! Detesto escrever isso mas estou com medo de ressuscitar mais um time esse ano! Vou torcer muito!! Vi a entrevista do BAP e ele falou tudo que acho dessa diretoria! Não poderíamos ter passado a humilhação que passamos nesse último carioca!

    Reply
    • Amigo Rodrigo.
      Bap usou o mesmo expediente quando as eleições contra Patrícia Amorim estavam na porta.
      Se o amigo analisar com cuidado, fora as “entrevistas” no auditório do Ninho, Bap só dá entrevistas, perto das eleições.
      Li tudo atentamente, mas nada me chamou especial atenção.
      Não podemos esquecer, que Bandeira de Mello SEMPRE foi relegado a segundo plano, mesmo sendo o presidente do clube.
      A criação do Conselho Gestor do Futebol, atuando de forma autoritária, limou Luxemburgo, e o nosso Executivo Caetano foi o ultimo a saber.
      Concordo que Bandeira foi banana em vários momentos, principalmente no que diz respeito as tiranias da Ferj, Rubinho… e o Velhinho Babão.
      Mas como mudar tal quadro, se houve unanimidade na votação, e apenas Flamengo e Fluminense não toparam?
      Por outro lado, já que Bandeira SEMPRE ficou a deriva, Bap não explicou direito e com honestidade, o que ELE e Wallim fizeram no começo da gestão.
      Rescisões e contratações que oneraram os cofres do clube em pouco mais de R$18 milhões.
      Mano, Pelaipe, Ximenes, Carlos Leite (empresário), Carlos Eduardo… e mais um balaio de “promessas” que já sumiram faz tempo. Nem 1/5 foi aproveitado…
      Wallim, como Vice de Futebol, conseguiu ser pior que um cone.
      Portanto, amigo Rodrigo, Bap realmente é um gênio. Mas não dá pra administrar o Flamengo por WhatsApp, como presidente da Sky e morando em São Paulo…
      Como todos sabem, não morro de amores por Bandeira de Mello.
      O Flamengo PRECISA de um presidente de saco roxo. Por mais que nosso Samaritano seja do bem, não tem perfil pra encarar os pedregulhos e as cascas de banana que colocam no nosso caminho.
      Lembro, que levamos um cacete do Grêmio (5×1) no Olímpico, quando a delegação desembarcou no Santos Dumont, lá estava Marcio Braga mais bravo que siri em lata.
      Grande abraço. irmão.

      Reply
  6. Eu estou de péssimo humor com esta série de 2 jogos da Copa Brasil contra o Vasco. A Copa fica parada quase dois meses, ai me vêm de uma hora para outra com dois jogos seguidos Flamengo e Vasco! Acho que o momento destes jogos e contra que é, vêm em péssima hora! Se ganha, não acrescenta nada em cima de um time em crise. Se perde vai ser uma desgraça perfeita! Sinceramente me importa o jogo de domingo contra o SPFC. A única coisa que espero é que o Vasco não venha para este jogo quebrar o time do Flamengo a base de bordoadas.

    Reply
    • Graaaaande Nino.
      “A única coisa que espero é que o Vasco não venha para este jogo quebrar o time do Flamengo a base de bordoadas”.

      Não vai dar!!!
      Com Rodrigo e Guiñazu em campo, fora as declarações de Eurico, Sheyk e Jorge, é jogo pra no mínimo 4 expulsões e muito trabalho dos maqueiros…

      MEU PLACAR: 3 ovinhos x 0…

      Reply
  7. Como gosto da Copa do Brasil, ganhando ou perdendo é o campeonato do Flamengo na maioria de seus anos, adoro a emoção e o clima que essa competição proporciona, após o Brasileirão por pontos corridos ter tomando nosso ridículo calendário eu vibro muito mais com a Copa do Brasil e torço mais para o Flamengo em uma final do que ver ele no G4 do Brasileiro.
    Para o jogo de hoje a cerveja já foi para o Isopor a carne já esta comprada e a festa tenho certeza que está garantida, aposto sim em um placar elástico hoje, 3 a 0, claro se o nosso ilustre treinador não vir com 25 volantes em campo.
    E esse post nostálgico do nosso eterno presidente só me trouxe mais animo e vontade de ver o jogo de hoje, estava la em 2006 e estive também em 2013, agora espero já começar a me planejar para voar para o RJ também em 2015.
    Vamos Flamengo, Vamos Flamengo, Vamos ser Campeão…

    Reply
  8. Caro Kleber
    Não tenho nada contra o Ney Franco embora não o ache com a cara do Flamengo.
    Ganhamos aquela Copa do Brasil não só pelo R. Abreu ou R. Augusto…. Mas o Jonatas estava numa fase maravilhosa e outra…. O Waldemar Lemos teve grande parcela senão a grande parcela no Título…
    Foi uma grande injustiça oque vocÊs fizeram contra ele….
    Acho que quem montou o time foi o Waldemar que levou o time até a final.
    Independente disto continuo admirando a sua pessoa… Saudaçoes Rubro Negra

    Reply
  9. Só para os que fazem o que o peixe faz. NADA…
    HOJE às 15:00 o Flamengo joga contra o Fluminense pelo Brasileiro Sub-20.
    Quem vencer vai pra final. Contra Cruzeiro ou Vitória.
    Jogo anterior: Flu 2×1 Flamengo.
    ESPN – Sky canal 30.

    Reply
  10. Caro Kleber, te admiro muito, mas sinceramente Ney Franco teve 0,1% de contribuição naquele título, os méritos são na maior parte do Waldemar Lemos, que me desculpe, mas foi muito injustiçado! Ney Franco não seria nem a sombra do que é hoje se não fosse você e não é um técnico do tamanho do Flamengo.

    Reply
    • Concordo, Leo!
      O CARA… foi realmente Waldemar Lemos…
      Ney, praticamente pegou o Flamengo pra jogar as finais.
      Bolo pronto que só faltava a cereja…
      Ney Franco conseguiu “sucesso” no Ipatinga, sendo campeão mineiro num ano e vice no outro…
      Isso, sem contar a ajuda colossal do Renato Gaúcho. Conca no banco, e Waldir Papel em campo…

      Reply
  11. Caro Kleber,

    Muito pertinente essas boas lembranças, é o que nos fazem termos a alegria e os momentos bons para continuarmos torcendo para nosso FLA.

    Porém, alguns dados nos preocupa nesse jogo, de que o FLA, não foi bem nas 4 estreias de novos técnicos em outras equipes. Perceba: Estreias
    Celso Rolth(VAS 1 x 0 FLA)
    Vanderley(CRUZ 1 X 0 FLA)
    Doriva (PONT. 1 X 0 FLA)
    (CORIT. 0 X 1 FLA) somente essa ganhamos.

    Enfim, se nossa equipe entrar ligada do começo ao fim do jogo(coisa que é muito difícil) e se nossa saga não bobear novamente nos escanteios, e ainda, se o Cristóvão não fizer aquelas substituições errôneas, que só ele consegue fazer, não perderemos nessa estreia do jorginho.

    Por fim, Kleber acho que o Sr. deveria participar dessa eleição, talvez não como candidato à Pres. mas integrante da chapa na qual possa assumir o FUTEBOL.

    Saudações Rubro Negras!!!

    Reply
      • O futebol do Flamengo, tão bem administrado, conseguiu tomar um passeio do Palmeiras, ser eliminado do Brasileiro Sub-20, e desenterrar o Vasco.
        Isso, em apenas 3 dias…
        Gostaria que alguém me explicasse, por que a entrada do Jajá (que é meia) pra jogar como volante, e Sheik e Guerrero enfiados no meio de 10 zagueiros?
        O que é Wallace?
        Se este cara voltar, vou deixar de assistir os jogos do Flamengo.
        Até este imbecil sumir do clube.
        Quanto ao Cristóvão, já deu!

        Reply
  12. A PREPOTÊNCIA POLIDA do EBM levará o nosso futebol a ruínas, só ele não enxerga que manter esse Cristóvão Borges a frente do time significa a perda total do ano 2015. Esse presidente quer mostrar a opinião pública que não demite técnico, que é politicamente correto. Não sabe nada de FLAMENGO e, como bem disse Vanderlei Luxemburgo, “não sabe nada de futebol”. Engravatado ARROGANTE, o FLAMENGO não é lugar para experiencias. Ta sendo badalado na imprensa, tudo que ele mais gosta, não pode ver uma câmera que fica todo aberto parecendo um pavão.

    Reply
    • Caro Fausto.
      Concordo com cada vírgula do seu texto.
      Mesmo que Jayme assuma, ou até mesmo Andrade, não sei se as barangas vão ser limadas.
      Jogadores como Wallace e Marcio Araujo são titulares com TODOS os técnicos que passaram pelo Flamengo.
      Um mistério que ninguém consegue esclarecer.
      Pra piorar, são dois veteranos, que nem o melhor empresário do mundo conseguiria negociar.
      Wallace – Doado pelo Corinthians, após 5 anos no banco. Reserva do caduco Chicão…
      Marcio Araujo – Doado pelo Palmeiras, após ficar anos treinando separado, sem menor chance no time titular…
      Este é o futebol do Flamengo.

      Reply
  13. Amigos, já externei minha opinião aqui várias vezes. Creio, e peço desculpas ao zagueiro Wallace, se fui, de alguma forma deselegante. Mas, para jogar no Flamengo, há que se ter, além de raça, um mínimo de técnica. Seu futebol é fraquíssimo. Já indaguei, qual dos GRAÚDOS o socorre, banca e o mantém no Mengo.
    Gente, por favor, nos poupe de tanto sofrimento! Dispensem esse rapaz! Ele é boa pessoa, inteligente, deve saber, lá no seu íntimo, que não tem condições técnicas de vestir essa camisa!
    Cristovão! Será que não percebeu que o Ederson, além de cansado, já não tinha atuado bem durante todo o primeiro tempo. Tira-lo somente aos vinte e dois do segundo tempo é bastante falta de visão! É MUITO SOFRIMENTO! NÓS NÃO MERECEMOS! ACORDA FLAMENGO! ACORDA BANDEIRA!

    Reply
  14. Futebol medíocre do Flamengo, não é possível o time jogar o que jogou. Perde normal, mas perde da forma que perde é triste! Cristóvão já deu! Sabe de nada…

    Reply
  15. Caro Carlos Egon,
    Para completar seu raciocínio, essa criatura (Wallace) tem contrato até 2017, renovado por essa diretoria. Será que nunca perceberam que esse pobre jogador não tem nenhuma técnica? Quanto ao Márcio ZERO Araújo me recuso a fazer qualquer comentário.
    Perder três vezes para o BI-REBAIXADO é o fim da picada.

    Reply
  16. Meus caros! O Flamengo não esta com confiança alguma e mesmo quando joga sempre leva empate e levanta perdedores! O Vasco jogou disputando a vida e o Flamengo mais um jogo! No minimo hoje deveria ter entrado Luiz Antonio ou outro mais acostumado a essas decisoes! O CB não tem culpa de nada, pois, ele esta fazendo o seu maximo, ou seja, não devemos nada das pessoas alem do seu limite! Nos meus comentarios esta semana disse que devemos orar pelos 46 pontos e diise que iriamos ressucitar Vasco e SP. Um ja esta vivo, muito embora, somente na CB. Deve ser rebaixado e ainda mudar de tecnico até o fim do ano! No inicio do jogo CB falou da opçao por Marcelo porque entrou bem contra o Palmeiras! Então porque o sacou do time e colocou um jogador sem ritmo!? Temos ai SP, Sport e por ai vai…confio que chegamos aos 46 pontos! Com muito sofrimento!!!

    Reply

Comente.