Tentando manter a calma

(Foto: Staff Images)

(Foto: Staff Images)

Amigos,

Como ainda existe uma missão a ser cumprida, ou seja, terminar este campeonato, sugiro moderação neste momento, embora sabendo que muitos companheiros e amigos deste blog possam discordar.

Primeiro, temos que concluir este campeonato com dignidade. Se incentivarmos uma guerra interna, as consequências podem ser desastrosas.

Proponho, irmos vencendo etapas. Sugestão: Imediata reunião. Azuis e verdes.

Quem é Flamengo de verdade não quer esta divisão. Encontrem uma saída. O mais sensato é se buscar um nome de união. Com todo respeito, apelo para que Eduardo e Wallim coloquem os interesses do Flamengo acima das suas vaidades.

Este é o início para uma saída definitiva. Se acontecer, será fácil se desenvolver o futebol para o ano que vem, se bem que, já estejamos atrasados…

A hora é de se desenhar o futebol com espírito vencedor. Com competência e que tenha a cara do Flamengo.

Não quero comentar o jogo, e também o nosso elenco, até porque, com este mesmo elenco vamos ter que terminar este campeonato. Urge, ação rápida, em duas frentes.

A primeira, juntando os cacos, levantar o ânimo de com quem nós contamos para um final, ao menos, razoável. A segunda, projetando o elenco para o ano que vem. Não é possível que não seja simples se identificar as nossas vulnerabilidades. Todas, “inclusive, TODAS”, estão na cara.

Em síntese, sugiro, a partir de amanhã, duas frentes. A da sobrevivência, e a do Flamengo que sonhamos para 2016.

Talvez muita gente estivesse esperando de mim, neste momento, uma porradaria geral, começando pelo Paulo Victor e terminando no Eduardo Bandeira de Mello. Que cada um tenha a certeza de que, este não é o melhor caminho. Seria, como se diz com muita propriedade no mundo do futebol, jogar para a galera. Não é o meu espírito. Sei, por experiência própria, que estamos numa encruzilhada. Nós é que vamos decidir o nosso caminho.

O primeiro passo é a união. Vencida esta etapa, tudo vai ficar mais fácil.

Azuis e verdes, por favor, joguem a toalha, abram mão destas cores e empunhem a bandeira Rubro-Negra. AGORA!!! JÁ!!!

Enquanto é tempo…

1 Comentário

  1. Caro Kléber! Verdade pura: UNIÃO! O Flamengo acima de tudo! Espero que aconteça e que as forças comunguem em torno de um clube vencedor! O jogo de hoje aponta que depois dos 46 pontos tudo pode piorar! Ja acho que precisamos de um goleiro! Oa demais jogadores foram omissos e achei o Osvaldo complacente e conformado! Os nossos segundo tempo de jogo é assustador! O time para! Precisamos voltar a ganhar! Precisamos ser determinados e focados! Ganhamos seis jogos seguidos e perdemos tres, sendo dois por pura falta de raça e força! Vamos ver o que acontece domingo! Uma semana Abençoada a todos! Futebol é isso! Faz tempo que mendigamos alguma coisa e não sabemos o que fazer com nossa potência mundial!

    Reply
  2. O ano acabou! Agora é hora de planejar 2016. Eu começaria colocando a garotada com talento para jogar e assim pegar experiência. Guerrero é uma decepção, fraco, não vale nem a metade do que está recebendo, jogamos dinheiro fora. Hora de renovar com o Sheik por mais 1 ano. Deixar Alan Patrick ir embora. Emprestar o Cirino para o bangu ou Madureira, são times do nível dele. Precisamos de um goleiro de verdade, sugiro observar o Muralha, do Figueirense. Além disso, 4 zagueiros para o elenco. Os atuais podemos rescindir ou achar um louco que compre.

    Reply
  3. Kleber ,parabéns pela sensatez …. não contive minha ansiedade e comentei no post anterior …. não temos liderança ,depois desse racha político então …. Convenhamos , e vou fazer um apelo de quem ama é está cansado do Flamengo , Wallin e Bandeira NÃO são as lideranças que precisamos , BAP se pudesse se dedicar integralmente ao cargo seria UNANIMIDADE .O reflexo dessa derrota e a “guerrinha” de poder e vaidade na Gávea ,temos tudo menos bom senso e liderança ….que essa derrota seja relevante pro nosso futuro , SRN

    Reply
  4. Como a maioria dos amigos deste blog sabem, por motivos maiores não consegui assistir ao jogo, felizmente não assisti, na minha opinião, ao jogo que nos tirou a chance de algo melhor no campeonato.
    Mas pudera, um time que não ganha do coritiba no melhor momento nosso no campeonato.
    Esse time realmente é de meio de tabela, a realidade é dura, mas é verdade.
    Enfim, cabeça quente, vamos terminar com dignidade e fazer a faxina no final do ano. A barca deve ser grande, poderiamos ate fazer uma lista no blog, o que acha Kleber?
    Abraço

    Reply
  5. Vamos absolver toda a defesa, menos o mediano Paulo Vítor! Mediano mesmo, e vi gente escalando-o para o melhor Flamengo. É frango atrás de frango. Mas pessoal, sabem porque absolvo a defesa? Com um meio campo destes, não há defesa que resista! Além do mais, do meio pra frente, só Sheik correndo. Talvez o Guerreiro ainda não esteja em forma. Talvez. O resto, Cirino, Paulinho, não há barca que caiba a quantidade de gente a ser mandada embora. Tem que ser um navio! Explicado porque Alan Patrick não para em nenhum time. Falta-lhe raça!
    E haja cachaça da ruim!

    Reply
  6. Claro que concordo, Kleber; mas há, ao menos, uma coisa, uma unica coisinha, que não pode esperar, de jeito algum, até porque é de responsabilidade total do comando de futebol, do Flamengo: que p… de time apático, sem vida, sem tesão, acomodado, desinteressado, é esse?????? Eu exijo vergonha na cara, atacar o adversário, criar chances de gol, fazer o goleiro adversário trabalhar, mandar bolas na trave, chutar ao gol, enfim, o beabá do futebol, que sempre foi PRÉ-REQUISITO, no Flamengo!
    Então, achamos um gol e, em seguida, morremos pro jogo, ficamos tocando aquela bolinha murcha e sem graça, preguiçosa, até que, de repente, não mais que de repente, tomamos um gol, dois gols e, atônitos, como que despertados de um sono profundo, saímos fazendo faltas, lembramos que temos um banco de reservas, fazemos as mesmas substituições( cadê o Kaíque?), multiplicamos chutões pra qualquer lado, enfim, o mais atípico desenho rubro-negro, nenhuma dúvida. É obrigação que alguém dê uma descarga de 220 volts nesse time, inclusive, claro, no treinador…ZZZZZZZZ.
    Por fim: 1)Paulo Víctor, você não irá, nunca, parar de escolher um canto? É tão difícil, assim, esperar o jogador bater, primeiro, na bola?
    2) Ué, jogar no maracanã, com apoio da torcida do RIO DE JANEIRO, não é diferente de jogar com a torcida de outros locais???? Não é a torcida carioca que sabe, como ninguém, empurrar o time para as vitórias sensacionais????
    2016, 2016, termine logo, por favor. Chega de vergonhas!!!

    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS: uma senhora( que trabalha na portaria do prédio, onde moro)ao me ver entrar, na segunda-feira, pós jogo contra o Atlético Mineiro, me perguntou, sutil e sagazmente: ” por que o senhor está triste? Em 2004 foi de 6…”.

    Ps2) Os que me acusaram, anteriormente, de PESSIMISTA,porque afirmei que NÃO ficaríamos no tal G4…o que dirão?

    Reply
  7. Meu caro Kleber, parabéns pelas suas colocações em mais um momento delicado do nosso Flamengo. Haja equilíbrio! Mas, confesso que não creio mais em qualquer possibilidade de união, principalmente após a divulgação das primeiras pesquisas, que apontam favoritismo para a atual administração, apesar dos ridículos resultados obtidos no futebol (verdade seja dita, por verdes e azuis). O grupo que dirige o Flamengo(insisto, verdes e azuis, farinha do mesmo saco) jamais percebeu a importância do futebol. Pensam pequeno, são burocratas, em sua maioria, e, pior, acham que estão corretos, acompanhados, ao que tudo indica, pela maioria dos sócios. Os erros são primários, desde o princípio e continuam. Contratações equivocadas, sem representatividade nas federações e confederações, falta de comando no futebol, onde insistem no ridículo conselho gestor, etc. Ou surge nome de consenso e inequívoca liderança no Clube para a próxima eleição, ou corremos o risco de nos tornarmos pequenos! SRN envergonhadas.

    Reply
  8. Cazé! Até sonhei com o Z 4, mas, hoje, confesso que despertei! Time sem vontade total! O que acontece? Salários atrasados? A noite carioca? Mesmo tendo peças ruins no time, as três últimas derrotas são de doer! Acho que hoje Osvaldo pecou nas substituições, mas, ele é bem melhor que CB! SRN

    Reply
    • Pois é Francisco, pois é: quem AINDA não despertou foi o Flamengo, que imaginou ter chegado ao Olimpo, coberto de glórias eternas!
      Outra coisa: manter a calma, como quer o Kléber Leite, não deve, a meu ver, se aplicar à torcida: vamos mostrar nossa indignação, nossa decepção! Hoje, deveríamos estar com 50 pontos! Claro, fora os que jogamos ao vento, na primeira fase!
      Mas Francisco: a culpa direta de tudo isso, a meu juízo, é daquele ex-treinador: afastou o Léo Moura, afastou o Felipe, inventou o Pará…vou parar por aqui.

      Cazé.

      Reply
  9. Viramos fregueses assíduos do bacalhau!
    Agora teremos que aguentar uma segunda-feira cheia de zoeira.
    O que aconteceu com o Flamengo? Efeito Celso Roth? Começa quente e congela de repente? Há tempos falo aqui que paramos no segundo tempo. Que preparação física é essa?
    Sr. Presidente, concordamos que o momento é de calma, muita calma. Mas duvido que haverá algum tipo de união entre os blues e os green, black, pink etc. No Blog do RMP há uma informação de que o candidato Cacau Cota encomendou uma pesquisa de intenção de votos para a presidência do Mengão e o EBM ganha disparado no primeiro turno. Então, por que ele haveria de se curvar ao Wallim e ao Bap que foram extremamente rudes com ele? A nação apoia a união para o bem do Flamengo, mas o EBM está em alta com a torcida e assim dará ele de qualquer jeito. Agora se os blues vierem humildes, pedir desculpas, honrarem seu trabalho publicamente, enaltecer o seu bom trabalho, penso que isso poderia quebrar um pouco o orgulho do EBM e ele sentaria com seus antigos companheiros para se unirem novamente. Sinceramente, não acredito que isso vá ocorrer. Quem conhece a panela de pressão que é o Flamengo em época de eleição sabe que a coisa fermenta mesmo. O que não ajuda em nada, obviamente.
    Desse time atual, só se salvam uns treis ou quatro, no máximo. Já estão atrasados para 2016 se não tiverem nomes que pretendem buscar no mercado após o brasileirão.
    O Oswaldo de Oliveira já sinalizou, segundo outro site, que gostaria de contar com Rafael Marques do Palmeiras. Se for nesse embalo, estamos ferrados também em 2016.
    Esperamos que suas preces sejam ouvidas pela direção do Flamengo e que sentem e pensem mais no Flamengo do que em sí mesmos. Mas tá difícil acreditar nisso.

    Reply
  10. Atual diretoria é omissa e fraca. Flamengo é o clube que mais arrecadou e pra onde foi todo esse dinheiro?? Jogadores mediocres !
    Flamengo, também,tem sido prejudicado direto pelas arbitragens, o clube não tem força na FERJ e nem na CBF.
    Em 2016, precisamos de uma diretoria atuante como a do Corinthians, que grita , reclama e bata na porta da CBF, futebol não se ganha só dentro de campo ! Devemos ainda fazer uma limpa no elenco. Jogadores como : Paulo Vitor, Samir, Luis Antonio, Para, Armero, Ederson, Cirino , Gabriel e Ayrton devem sair ! Sugiro a contratação do goleiro do Sport , Danilo Fernandes, um dos melhores do campeonato !!
    Pra salvar o ano ainda precisamos chegar aos 45 pontos, ta difícil !!

    Reply
  11. É muito triste ver um time atuar como o Flamengo ontem! Ver que em nada muda para os jogadores perderem 4 vezes no mesmo ano para o vice! Time sem vontade, sem raça, o vice teve muito mais vontade de ganhar do que nós. Os jogadores deles tem muito mais vontade de tirar o time do Z4 do que os nossos de chegarem ao G4. “Presidente” sinceramente acho que a política do Flamengo só atrapalha o time de futebol. Só briga por egos e nada de pensar no bem comum de toda nação! Não adianta culpar arbitragem, jogar fora do Rio, cansaço, nada! São jogadores que não sabem o que significa vestir o manto! Ontem em momento nenhum agiram como se estivessem perdendo o jogo, ou que precisassem ganhar para chegar em um lugar mais bem colocado na tabela. É hora de repensar a metodologia de contratação e dar mais atenção à nossa base, colocar a garotada que “nasceu” no Flamengo para jogar, pois esses sim sabem desde cedo o que é ganhar (ou perder) um jogo para os vices! E nós também temos uma parcela de culpa em nossas próprias frustrações, pois é só começarmos a ganhar alguns jogos e logo já pensamos que seremos campeões, o que nos impede de ver de forma clara que realmente temos um time para meio de tabela. Essa mística de “deixou chegar” não dá para os tempos atuais, a quanto tempo o Flamengo não faz um “craque em casa”? É momento de reflexão, de os “políticos” do Flamengo deixarem seus egos de lado, me desculpe “Presidente” mas esse negócio de UNIÃO é “balela”, não adianta, não vai acontecer, deixem se pegar, não são humildes o suficiente para abrir mão de suas próprias convicções em favor de um bem maior! Vejam o time do Santos, a maioria só garotos formados na base e estão jogando um futebol muito correto, será que nunca mais depois de 92 vamos conseguir formar um time feito em casa? Será que não vamos conseguir ter um CT e um estádio? Se somos a maior torcida do mundo e não conseguimos ter o maior número de ST do país, algo está errado! Aliás, quase tudo está errado a muito tempo e não são 6 vitórias seguidas ou 3 derrotas seguidas que vão mudar esse panorama. Agora um histórico como o desse ano contra o vice é demais, aguentar o “velho babão” e aquele m…. do Rodrigo tirando sarro da gente é demais! Palavras de um rubro-negro apaixonado e triste com o panorama atual do “maior do mundo”! SRN.

    Reply
  12. A questao nao sao chapas; o time é ruim e o treinador pior ainda.
    Agora me diga Sr Kleber, ainda da tempo de um pedido de desculpas a torcida de Brasilia, ontem time perdendo e o que vimos, torcida carioca foi engolida por uns gatos pingados do Vasco.

    Reply
    • Oi Pennelope,

      Sou um notório botafoguense aqui do blog do KL e preciso discordar de você, pois a massa rubro-negra NO MARACANÃ intimida QUALQUER TORCIDA ADVERSÁRIA. Já vi essa torcida marcar vários gols, dando inúmeras vitórias ao Rubro-Negro, inclusive, e principalmente, sobre o meu Botafogo.

      Cito como exemplo a final do Brasileirão de 1992, quando o time do Botafogo, no papel, era melhor (tanto que havia feito a melhor campanha geral disparado), mas a torcida do Flamengo, e o maestro Junior, levaram aquela taça para a Gávea. Fui nos dois jogos da final e dou todo o crédito da conquista à torcida e ao “Capacete”.

      Se essa final tivesse ocorrido em Brasília, a chance do meu time ter mais um título brasileiro, e o Flamengo um a menos, seria MUITO MAIOR.

      Não existe nada igual à torcida do Flamengo no Maracanã. E não é um rubro-negro afirmando isso.

      Reply
      • O maracanã do Mengão não é o que se tornou esse novo maracanã. Elitizou-se o estádio. Foram acabando aos poucos com o maior do mundo. Nossos queridos “geraldinos” que enchiam a geral foram os primeiros a serem mandados embora do Maracanã. Essa ultima reforma reduziu o estádio quase pela metade do que já foi. Onde já se viu um estádio onde os artistas recebem menos de 1/3 da renda? Dilapidaram o maior do mundo e agora querem ferrar os clubes. Esse estádio só voltará a ser grande o dia que passar para as mãos do Flamengo.
        O efeito casa a que se refere ficou no passado. Nesse campeonato mesmo o Flamengo mais perdeu que ganhou em casa. Brasília foi só uma desculpa que deram para amenizar. O time jogou mal lá e cá. O problema está no time. Veja o Corinthians que tem uma belo estádio. Faz bonito em casa e fora de casa. É assim que se ganha campeonatos. Tenho certeza de que se o time não estivesse na pindaíba que está, aqueles que comandam o Flamengo jamais iriam querer tirar o time do RJ para jogar em outras praças. Mas a necessidade faz o clube ter que correr atrás de minguados trocados e ainda ver a FERJ levar uma gorda parte para esculhambar o time.
        Está tudo errado em nosso país. amigo. TUDO.

        Reply
        • Caro Helder, algumas considerações:
          – Estética: O novo Maracanã perdeu a aure colossal que o antigo tinha, acho que perdeu profundidade. Continua um estádio estruturalmente ultrapassado com uma bela reforma e aparelhos.
          – Conforto: Nesse ponto não há o que discutir…Frequentar o antigo Maraca era uma mistura de ir a um presídio, latrina e o olho da rua mesmo. Já o novo é extremamente confortável.
          – Ergonomia: É revoltante ver o que fizeram em termos de público, hoje em dia as partes centrais do estádio foram picotadas e tão fatiadas e fracionadas que descaracterizaram totalmente o estádio. Ontem por exemplo, todos os camarotes estavam vazios…
          – Geral: A extinção da geral não temos dúvida que foi positivo em todos os sentidos.
          Quanto ao Flamengo administrar o Maraca, somente com vontade política com a saída do atual grupo do governador Sérgio Cabral. O mais palpável é o Flamengo ir iniciando estudos para localização e projeto de seu novo estádio, pode ser que no meio do caminho o estado do Rio o entregue a administração de Flamengo e Fluminense em conjunto, como era o projeto.

          Reply
        • Problema nenhum, amigo Nino.

          E acho que somos todos uma turma só, formada por pessoas que gostam de um futebol de alto nível e bem jogado, independentemente de torcida; e também daqueles que apreciam uma conversa democrática e em alto nível, como a que temos aqui neste blog.

          Forte abraço

          Reply
  13. É hora de apoiar o time independente de resultados, o mesmo elenco que emplacou 6 vitórias seguidas é este que perdeu ontem… Então criticar o grupo sugerindo barração do Guerrero, PV e Alan Patrick é muito fácil!!!

    Reply
  14. Eu credito os últimos maus resultados ao Oswaldo de Oliveira. Qdo ele entrou acertou o time com excelente esquema tático, porém os adversários aprenderam a anular isso. O jogo de ontem me lembrou o 1o. Tempo do jogo contra o Cruzeiro.

    Reply
    • E aí Nino, a quota de entendimento de futebol dele já se esgotou? O Coritiba anulou o Flamengo. O Atlético fuzilou o Flamengo. Agora até o bacalhau aprendeu a bater no Flamengo seguidamente que tem m um treinador Junior.
      Nunca achei que nossa briga nesse campeonato fosse algo mais do que brigar pelo G4. Mas a regularidade nao é algo constante no Flamengo desde o início do ano. Não acredito mais nem no G4. Essa vaga deverá ficar com um Paulista pelo jeito.

      Reply
      • Perfeito Helder, por outro lado eu ressaltaria algumas peças do elenco que sinceramente, eu já não sei mais o que pensar:
        – Guerrero! Incompreensível,irreconhecível! Kayke estava melhor no time, fato.
        – Paulo Victor! Voltou mal da contusão, além do fato que não sai na foto em qualquer cobrança de pênaltis, impressionante.
        – A zaga! Ontem não falhou, mas….
        O pessoal esta falando do Patrick, mas eu acho que ele foi umas das peças que mais se esforçaram ontem, porém ninguém se salvou!
        – Paulinho! Já deu…
        – Canteiros! Muito mal no apoio e marcação, Andrezinho deitou e rolou por ali…

        Reply
  15. Grande CAZÉ, entendo perfeitamente sua frustação e por que não raiva, a bem pouco tempo atrás cheguei a perder meu equilíbrio aqui no blog de tanta ira com a postura do nosso time. Pois bem, como todos sabemos o problema é bem maior e inclusive afetado pelo modelo de gestão no futebol e da “guerrinha” política dos AZUIS.
    O pres. Kléber , foi muito feliz neste post, sua experiência e inteligência nos mostram que o momento é muito mais crítico do que parece , o Flamengo precisa urgentemente de uma VERDADEIRA LIDERANÇA ,não somente em torno de um nome mas em prol do alinhamento do futuro do nosso futebol.Estamos reféns de uma gestão ineficiente e de uma guerra de poder e vaidade ,um verdadeiro tapa na cara como vários que nós brasileiros estamos tomando, mais uma vez, que essa freguesia pro Vasco sirva de exemplo!!! Pra quem bradou FLA CAMPEÂO DO MUNDO …..ALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Reply
  16. Prezada Pennelope, chegamos a uma conclusão, seja em Brasilia, Rio ou em qualquer lugar do Brasil, infelizmente com o time sem identidade que temos hoje, não tem torcida que consiga levar esse time. Não há empatia da torcida com esse time. A falta de qualidade no meio campo e defesa é gritante. Os volantes do Flamengo (como já cansei de dizer aqui) são fraquissimos para qualquer clube da serie A. Os zagueiros do Flamengo, com excessão a Walace, além de fracos, são extremamente sem experiência (ver a faixa hetária).PS> Walace foi isento da falta de experiência, não da falta de qualidade. O Rodrigo (zagueiro do Vasco) no grito e na porrada amarelou todo ataque do Flamengo, no primeiro tempo deu um carrinho no Paulinho depois que a bola já havia saído, que tirou o Paulinho do jogo (medo). Sem contar esse esquema de fazer gol e recuar a espera de contra ataque. O Flamengo sempre ditou o ritmo de jogo, depois do luxa, passou a querer jogar na base de contra ataque, com a chegada do Osvaldo, havia até melhorado isso..mas parece que voltou a mania, até devido a mediocridade de muitas peças em campo. Precisamos urgentemente de começar a reformulação para 2016, acho que temos uma base de pelo menos 6 titulares, o que já é muito bom. Agora torcida precisa que o time, ajude a torcida em campo, torcer também. Um time apático, medroso, sem vontade, tipo; estamos aqui, ganhar ganhou, perder perdeu, não conseguirá jamais inflamar torcida em nenhuma parte do Brasil.

    Reply
  17. Eduardo Bandeira de Melo disparado!
    Acaba de sair do forno uma pesquisa sobre as próximas eleições no Flamengo. Como já era esperado na Gávea, é enorme a vantagem do presidente Eduardo Bandeira de Mello sobre seus dois concorrentes, Wallim Vasconcellos e Cacau Cotta. O grande número de indecisos, entretanto (maior até do que o daqueles que apoiam o atual mandatário) permite que se diga que o pleito ainda não está formalmente decidido. Mas a impressão que se tem é que somente um fato novo e muito significativo poderá mudar o panorama atual, que aponta para uma reeleição tranquila.
    (Fonte: Coluna RMP)

    Reply
  18. Olá pessoal !

    Apenas me contentando com o time mediano que o Fla tem …anotem aí, fim do Brasileirão e nós na 10 colocação. Apenas isso e está bom demais. o Flamengo é um time extremamente inconstante, não conseguimos manter uma regularidade (vide Corinthians). Apenas torço muito para que o Fla volte a ser vitorioso e respeitado, poxa … viramos de uma vez por todas fregueses do va2co … brincadeiras né ?!? Todos ajudam o Fla nas rodadas e o próprio Flamengo não faz sua parte . Anotem aí, fim do campeonato e nós, miseravelmente no meio da tabela .

    Saudações RN (Posto da Mata-BA)

    Reply
  19. O nosso bravo Paulo Victor não merece ser goleiro do FLAMENGO, é um jogador medíocre a exemplo de outros goleiros que já passaram pela gávea (Marcelo Lomba, Adriano, Diego….). Tirando o Jorge que é muito promissor, pode mandar embora todos os jogadores de defesa, incluindo os cabeças de área (M. Araújo, Canteros, Jonas). Chega de tanta mediocridade, o FLAMENGO é lugar de jogadores que honrem a camisa.

    Reply

Comente.