Quem é quem no Flamengo

Blog do Kleber LeiteTendo como premissa o processo democrático, abrimos espaço neste blog para os três candidatos dirimirem as principais dúvidas dos rubro-negros, sócios ou, apenas apaixonados torcedores.

Dois deles responderam, Wallim Vasconcelos e Cacau Cotta.

Eduardo Bandeira de Mello, por meio de seu vice Rafael Strauch, sugeriu ao meu fidelíssimo escudeiro, Robert Rodrigues, que buscássemos as respostas aos questionamentos no website de sua campanha, e acrescentou, dizendo que a chapa azul, diferentemente das outras – que apenas se preocupam com a eleição do final do ano – não tem tempo para responder esses questionamentos e administrar o clube simultaneamente.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Vamos conhecer um pouco da forma como dois, dos três candidatos, pensam e veem, a maior paixão popular deste país.


1 – Equipe

A. Kleber Leite: Os nomes de companheiros rubro-negros mais conhecidos que, fazem parte de sua chapa e, que se disponham a ajudar no dia a dia.

cacau300Cacau Cotta:

Os nomes de companheiros rubro-negros mais conhecidos que, fazem parte de sua chapa e, que se disponham a ajudar no dia a dia.

José Pires; Luiz Mairovitich; Marcelo Faulhauber; Pedro Alberto Moreira Leite (Pity); Rafael De Pyro; Ruy Travassos; Silvio Capanema; Siro Darlan; Ubiratan Guedes; Yuri Sahione”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Os nomes de companheiros rubro-negros mais conhecidos que, fazem parte de sua chapa e, que se disponham a ajudar no dia a dia.

A Chapa Verde é formada por 16 dos 17 membros que lançaram a Chapa Fla Campeão do Mundo – num grande evento em agosto de 2012. Daqueles que lá estavam, apenas o Sr. Flavio Godinho acabou ficando com o Eduardo Bandeira. Além destes 16 nomes ligados ao empresariado, recebemos novos apoios importantes. Temos hoje mais de 30 grandes rubro-negros que estarão de uma forma ou de outra trabalhando com o nosso Grupo, sempre com o objetivo de fazer nosso Flamengo ainda maior. Você poderá ver a relação destes nomes em nossos comunicados semanais.

No início de novembro iremos divulgar os nomes dos responsáveis por algumas pastas do Conselho Diretor – aqueles que ficarão no dia a dia do Clube e representarão todo o grupo de apoio. Já posso te adiantar que os nomes abaixo certamente farão parte desta Diretoria:

  • Rodolfo Landim – ex-VP de Planejamento; ex-Presidente da BR e Sócio presidente da Ouro Preto Óleo & Gás
  • Luís Eduardo Baptista – ex-VP de Marketing; Presidente da Sky
  • Rodrigo Tostes – ex-VP de Finanças; COO do Comitê Olímpico Brasileiro
  • Gustavo Oliveira – ex-VP de Comunicação; Presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, capitulo Rio
  • Alexandre Póvoa – atual VP dos Esportes Olímpicos; Sócio diretor da Canepa Asset
  • Walter D’Agostino – atual VP Geral do Flamengo; Desembargador
  • Adalberto Ribeiro – ex-Chefe de Gabinete da presidência do Flamengo; Advogado
  • Lysias Itapicuru – Presidente do Instituto de Economia do Brasil

 Já temos outros nomes acertados. Estes serão informados, como comentei, durante o mês de novembro. Sem dúvida, os associados saberão, de antemão, qual a equipe que dirigirá o Flamengo no próximo triênio, em caso de vitória da nossa Chapa Verde”.


2 – Futebol

A. Kleber Leite: Haverá um vice-presidente de futebol, com autonomia?  

cacau300Cacau Cotta: 

Sim, com total autonomia, supervisionada pelo regime presidencialista e estatutário, tendo abaixo deste um diretor executivo remunerado e um supervisor de futebol.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

”Com certeza. Autonomia sim, mas com responsabilidade e conceito de grupo.  É importante ter em mente que o futebol é o maior patrimônio do nosso Flamengo e não pode ter suas decisões apoiadas apenas no conceito de uma pessoa. A pressão é enorme e as chances de uma decisão errada são grandes. Sendo assim, apesar do VP ser o responsável final pelas decisões, manteremos o trabalho do Comitê de Futebol, composto pelo Presidente, VP de Futebol, Finanças e Marketing. Esta estrutura dará respaldo político e técnico para as decisões a serem tomadas pelo VP de Futebol.”

 

B. Kleber Leite: O conselho gestor do futebol, continuará existindo?

cacau300Cacau Cotta:

Não. Conselho gestor não funciona nem na nossa casa. No futebol tem que saber quem comanda e de quem cobrar resultados.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos: 

“Sim. Como disse anteriormente, o Comitê do Futebol (ou Conselho Gestor do Futebol) continuará existindo com as atribuições de discutir e aprovar o planejamento, orçamento e as metas para futebol no ano seguinte. Qualquer alteração e/ou fato relevante que não conste do planejamento será discutido pelo Comitê e implementado pelo VP de Futebol e o Diretor Executivo. Este modelo de gestão, mesmo com os erros naturais de percurso que cometemos, me ajudou muito na época em que fui VP de Futebol. Época esta onde, mesmo tendo recebido o clube com enormes problemas financeiros, estruturais e de elenco, acabamos conseguindo conquistar a Copa do Brasil, a Taça Guanabara, o Campeonato Carioca e participamos da Libertadores. Depois da minha saída, há mais de 1 ano, infelizmente nosso Flamengo não conseguiu mais nenhum título e tem sido derrotado regularmente por times que sempre foram nossos fregueses. Temos rapidamente que mudar isto.”

C. Kleber Leite: Quais são os planos e quais serão os investimentos nas divisões de base?

cacau300Cacau Cotta:

Concluir as obras do CT da base, investir na formação de atletas, trazendo ex-jogadores para a estrutura do futebol de base. Não vamos abrir mão do lema “Craque o Flamengo faz em casa”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Prioridade absoluta. É uma das nossas maiores possibilidades de alavancagem. Os investimentos na base serão ampliados de R$ 8 milhões para R$ 20 milhões / ano. A conclusão do CT, com a ampliação dos dormitórios e melhoria da infraestrutura de treinamento, propiciará aumentar a captação de meninos que moram fora do Rio de Janeiro e a melhoria da formação e desempenho dos atletas da base.

Vamos incrementar a quantidade e qualidade dos “olheiros” pelo Brasil, também utilizando (e remunerando) ex-jogadores do Flamengo que moram em outros Estados.

O Centro de Conhecimento montado por mim em 2013, quando eu ainda era VP de Futebol, será ampliado de forma a identificar meninos para serem convidados a vir para o Flamengo.

Vamos fazer parcerias com alguns Clubes Brasileiros, tradicionais formadores de atletas, para que o Flamengo tenha prioridade na sua contratação.”

 

D. Kleber Leite: O centro de treinamento será concluído? Como e até quando? 

cacau300Cacau Cotta:

Sim. Em seis meses, com até três turnos. A parte do futebol profissional, com a utilização dos recursos provenientes da concessão da Casa de São Conrado e da exploração do espaço publicitário do CT.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Sim. Vamos concluir o CT dentro do próximo triênio. É uma promessa clara, pois já temos o projeto para isto. A recuperação da credibilidade e da capacidade financeira do Flamengo, aliada ao grupo de pessoas e empresários que apoiam a Chapa Verde, vai nos viabilizar a captação de recursos para concluir o CT, mesmo com todas as dificuldades econômicas que o país enfrentará neste período. Pelos nossos cálculos, serão precisos cerca de 30 milhões de reais para completarmos a obra toda.”

 

E. Kleber Leite: Procurar uma boa convivência com quem administra o Maracanã, tentar assumir o Maracanã ou, partir para a tentativa de se construir um estádio?  

cacau300Cacau Cotta:

As duas alternativas. O Flamengo não pode abrir mão de ter o seu estádio próprio. O Flamengo tem que deixar de ser inquilino. O Flamengo quebra se assumir a gestão do Maracanã hoje. O estádio precisa ter rentabilidade e voltar a ter 70% do seu espaço destinados às áreas populares. Defendo a redivisão do espaço destinado à torcida, com o fim do Setor Leste e a retirada dos assentos dos setores Norte e Sul, aumentando assim a capacidade de público do estádio, assim como a arrecadação. Já temos um projeto pronto que vou divulgar em breve de reforma e ampliação do estádio José Bastos Padilha, na Gávea, e ainda a alternativa de um terreno na Baixada Fluminense para a construção do Urubuzão, com capacidade para cerca de 80 mil pessoas.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Vamos resolver, de uma vez por todas, esta questão do estádio do Flamengo. O Maracanã é a opção natural, tanto por seu porte, por sua história e por ter a grandeza do Flamengo. Como ainda existe o problema do Consórcio com o Governo do Estado, não podemos dizer hoje que ele é a nossa solução. Certamente é a prioridade. Além dele, estamos trabalhando fortemente – já com alguns contatos com investidores – na busca por um terreno para construção de um estádio para 45/50 mil espectadores em região central do Rio. Por fim, ainda existe um possível acordo a ser feito com a Prefeitura e o Botafogo para o compartilhamento do Engenhão – um estádio já pronto.”

 

F. Kleber Leite: Qual será a filosofia para a formação do elenco para 2016?

cacau300Cacau Cotta:

Manter a base e olhar para a base com mais atenção, não incorrendo no erro como contratar o Armero, quando se tem na base o jovem Jorge. O Flamengo não é centro de recuperação de atletas. Vamos contratar pontualmente atletas em alto nível técnico e físico.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Primeiramente, temos que ter um planejamento para a formação do elenco. Definir o perfil de jogadores para atuar no Flamengo. Precisamos de exemplos positivos no elenco, jogadores com perfil de liderança no grupo, jogadores comprometidos e que honrem a camisa do Flamengo. Postura dentro e fora do campo será exigida. Com base nisto, vamos analisar o elenco atual, definir quem fica e quem sai. Depois faremos a contratação de pelo menos dois jogadores de primeira linha. Vamos, também, utilizar jogadores formados na base. Nosso objetivo, futuramente, é fazer com que a base represente pelo menos metade do elenco, trazendo de volta ao nosso Clube o conceito que tantas alegrias nos deu: “craque a gente faz em casa”. ”

 

G. Kleber Leite: O nome do vice-presidente de futebol, será anunciado antes ou, após definida a eleição?

cacau300Cacau Cotta:

“Na ocasião oportuna.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“A escolha do VP de Futebol já está em andamento e as condições básicas são:
(1) alinhamento com os princípios e valores do grupo da Chapa Verde
(2) disponibilidade de tempo para comandar a pasta
(3) ter liderança e voz de comando e capacidade de implementar
(4) profundo amor pelo Flamengo
(5) ser um vencedor em sua carreira

Já adianto que não serão aceitos conchavos políticos e não teremos nele uma figura apenas decorativa.

Pretendemos divulgar sim seu nome antes das eleições.”

 

H. Kleber Leite: As decisões mais importantes no futebol serão de responsabilidade de quem?

cacau300Cacau Cotta:

“Nessa ordem: presidente; vice-presidente de futebol; diretor executivo e treinador.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

Como já disse anteriormente, do VP de Futebol, com o respaldo e colaboração dos integrantes do Conselho Diretor do Futebol.”

 

I. Kleber Leite: Comissão técnica: Treinador, preparadores físicos etc… Quem define?

cacau300Cacau Cotta:

“O vice de futebol e o diretor executivo.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“A estrutura do departamento de futebol e a contratação do treinador serão planejados pelo VP de Futebol juntamente com o Comitê do Futebol. O Diretor Executivo participará do suporte a este Planejamento. Findo este trabalho, caberá ao VP de Futebol, com o apoio do Diretor Executivo, definir as demais funções e contratações.”

 

J. Kleber Leite: Com relação aos reforços. Política ousada ou, política de pés no chão?

cacau300Cacau Cotta:

“Um pouco de cada um: você pode ser ousado, sem ser irresponsável financeiramente.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Será uma política com a dimensão do Flamengo. Ou seja, ousada por ser nosso clube o maior do Brasil, mas pé no chão, na medida em que não faremos nada que nos impeça de cumprir nossas responsabilidades e compromissos. O Flamengo vai ousar até o limite de sua capacidade – que é muito grande. Não podemos jogar no lixo um trabalho que foi feito para sanear o Clube. Toda vez que houver um atleta de primeira linha disponível para contratação e que possamos montar uma estrutura financeira (inclusive com o auxílio de investidores) para trazê-lo, sem que isto implique numa ameaça real à estabilidade financeira do Clube, será feito.”

 

K. Kleber Leite: Embarcar na comentada liga Rio/Sul/Minas, comandada por Alexandre Kalil ou, assumir a liderança para uma profunda mudança no calendário, com um estadual mais enxuto, possibilitando um campeonato Regional já consagrado, como o Rio-São Paulo?

cacau300Cacau Cotta:

Com o senhor Kalil à frente, o nosso Flamengo não participa de nada. Defendo o Flamengo como liderança, e não a reboque de outras agremiações. Defendo um Estadual enxuto e com qualquer possibilidade na qual o Flamengo exerça sua liderança.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“A Liga Sul-Minas como concebida já nasceu morta. O Flamengo não pode jamais entrar numa competição em que ele participa como um coadjuvante na sua formação. Aceitar participar sem discutir qual seria a divisão de receitas é inadmissível, podendo, inclusive, causar sérios danos ao Flamengo em futuras negociações com a TV (basta ver as entrevistas do Kalil onde ele fala sobre o que acha das cotas de televisionamento pagas para o Flamengo. Naquele momento, o atual presidente deveria ter destituído o Kalil como nosso representante).

Na realidade, o Flamengo, por seu tamanho e torcida, tem a obrigação de liderar as mudanças necessárias no futebol brasileiro. A criação de uma liga nacional nos parece inevitável, mas para isso tem que ser bem elaborada, apresentada e discutida com os demais grandes clubes brasileiros e a CBF, num projeto bem estruturado, com começo, meio e fim. Infelizmente, o que estamos vendo neste momento é um arremedo de projeto, onde não sabemos como serão os jogos, quanto receberemos, quando jogaremos. Apesar de bem-intencionado, o Eduardo me parece estar agindo nesta liga muito mais para atacar o Rubinho do que para valorizar as receitas do nosso Clube. O amadorismo do processo é muito grande para um clube do tamanho do Flamengo. Isto pode nos custar muito caro.”

 

L. Kleber Leite: Os jogos para valer, seja de que competição for, (Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores) qual será a nossa casa? O Maracanã ou, dependendo do aspecto financeiro, podem ser realizados em outro estado?

cacau300Cacau Cotta:

A disputa dos jogos importantes em outros estados vejo com reservas. Podemos promover amistosos, pois não podemos correr o risco de perder o foco no objetivo principal, que é a conquista de títulos. Nos casos em que esse risco não seja iminente, não me oponho.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Total prioridade para o Maracanã ou o nosso estádio no Rio de Janeiro. Claro que mandaremos também jogos em outras praças, já que isto é saudável não somente financeiramente como também para estimular a enorme Nação Rubro-Negra fora do Rio. Mas a prioridade será o Rio de Janeiro. Apenas um detalhe: infelizmente, não sei qual o motivo, o time hoje se encontra tão fora de sintonia com a torcida que somos hoje o pior mandante do campeonato brasileiro. Se fossemos contar os pontos dos jogos do Rio, seríamos o lanterna do Campeonato. Isto jamais aconteceu e não poderá mais acontecer. Nossa torcida é a força do Flamengo.”


3 – Finanças

A. Kleber Leite: Quem será o vice-de-finanças?

cacau300Cacau Cotta:

“Marcelo Faulhauber. Acumulará finanças e planejamento. Uma pasta só.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“É uma resposta fácil. Basta perguntar quem foi o VP responsável por toda a transformação financeira pelo que passou o clube nos últimos 2 anos: Rodrigo Tostes. Ele voltará ao comando da pasta, tendo o apoio de todo o grupo, para continuar o trabalho de reestruturação e crescimento financeiro do Clube. Lembro que muito já foi feito, mas ainda temos muito mais para fazer. A dívida do Clube ainda é muito grande (mais de 500 milhões de reais) e a situação econômica brasileira ainda permanecerá muito difícil nos próximos anos.”

 

B. Kleber Leite: Mesmo que esta definição ainda não tem ocorrido, considera fundamental que o vice-de-finanças tenha intimidade com o futebol ou, que veja o futebol como o super carro chefe do Flamengo?

cacau300Cacau Cotta:

“Sem dúvida. De fundamental importância.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“A definição já está feita: Rodrigo Tostes. Ele, assim como todos os demais VP´s da nossa Chapa, tem total consciência do peso e da importância do Futebol para o Flamengo.”

 


4 – Marketing

A. Kleber Leite: Quem será o vice-presidente de marketing?

cacau300Cacau Cotta:

“O melhor rubro-negro, de qualquer corrente política, desde que tenha disponibilidade para se dedicar ao Flamengo.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Outra resposta fácil. O nosso Bap. Um rubro-negro apaixonado que trabalha todo o dia para o Flamengo. Muita gente esquece, mas nos 2 anos que o Bap esteve no Flamengo ele conseguiu aumentar as receitas do Clube em 80%. Saindo de R$ 212 milhões no final de 2012 para cerca de R$ 365 milhões no orçamento de 2015. Foi este trabalho que fez da camisa do Flamengo a de maior receita do país. Além disso, ele implantou, com um enorme sucesso, o nosso programa de sócio torcedor (que, mesmo sem estádio, está entre os 3 de maior receita do país). Infelizmente, depois da saída do Bap, pouco se conseguiu na área de marketing do Clube, a ponto de não termos conseguido, até agora, meros R$ 2 milhões para que a nossa equipe masculina de voleibol participe da Liga Nacional.”

 

B. Kleber Leite: O vice-presidente deve, obrigatoriamente, ter total afinidade com o futebol?

cacau300Cacau Cotta:

“Não necessariamente. Ele deve manter boa relação, mas o seu conhecimento deve ser de marketing esportivo.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Sem dúvida. O VP de Marketing tem que ter afinidade com o futebol, pois será um dos principais responsáveis por atrair patrocínios e desenvolver ações com o Clube e com torcedores.”

 

C. Kleber Leite: Haverá um único departamento de marketing para todo o clube ou, o futebol, independente do clube, terá a sua estrutura própria de marketing?

cacau300Cacau Cotta:

“Um único departamento. Não existem dois Flamengos. Defendo que existam profissionais de marketing para cuidar exclusivamente do nosso carro-chefe, que é o futebol.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“O departamento de marketing será único para todo o Clube, de maneira que possa haver uma política de marketing unificada e integrada.”

 

D. Kleber Leite: Quais são os planos para se desenvolver, com o tamanho do Flamengo, o projeto sócio torcedor?

cacau300Cacau Cotta:

“Primeiramente temos de alavancar o programa de sócio-torcedor. Vamos implementar a popularização do programa através da renegociação do contrato com a empresa que administra o ST, fixando um valor de R$ 14,00 para aqueles torcedores que moram fora do município do Rio de Janeiro. Defendo a implementação do débito em conta, além do pagamento pelo boleto bancário. Vamos ainda tentar estabelecer uma parceria com a Caixa Econômica, para que o sócio possa pagar sua mensalidade através das casas lotéricas espalhadas pelo país, podendo assim atingir a marca de 500 mil sócios até 2017. “

wallim300Wallim Vasconcellos:

“O programa de sócio torcedor, para mudar de patamar, necessita de ídolos, time ganhador e um estádio. Nosso projeto para os próximos 3 anos contempla estes 3 pontos. Paralelamente a isto, já temos várias ações pensadas com vistas a aumentar a fidelidade dos atuais sócios e ampliar a base de sócios especialmente fora do Rio de Janeiro. Sempre com o conceito de rentabilizar o programa, trazendo assim maior receita para o Clube. Uma coisa é certa: não faremos ações apenas para anabolizar os números e dizer que o programa está um sucesso (como está parecendo ser feito). O Programa tem como objetivo maior trazer receita saudável para o Flamengo poder reinvestir no futebol.”

 

E. Kleber Leite: Quais são as perspectivas de faturamento para 2016?

cacau300Cacau Cotta:

“Apesar da gravidade da crise econômica que atinge o país e do fato de a maior parte das verbas de publicidade estar direcionada para a disputa da Rio-2016, estamos trabalhando para manter no mínimo o faturamento de 2015. Em breve vamos anunciar novos patrocinadores.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Pelo que temos lido em algumas entrevistas da atual diretoria, parece que o Flamengo vai viver em outro mundo. São declarações desconectadas com qualquer análise rasa de economia. Nós, da Chapa Verde, pela vivência que temos no mercado, estamos vendo um período de muitíssimo trabalho e necessidade de muito conhecimento e capacidade de gestão. Dado as condições da economia brasileira para o próximo ano, onde as previsões apontam para uma forte recessão, com consequente redução de investimentos por parte das empresas, estimamos uma receita do mesmo patamar de 2015, algo em torno de R$ 360 milhões. Caso consigamos manter os atuais patrocinadores nos mesmos valores pagos atualmente, haverá um incremento da receita para um patamar próximo a R$ 400 milhões. Mas, volto a afirmar, para que isto venha a acontecer, o Flamengo terá que contar com um grupo fortíssimo em sua administração. Mais do que nunca vai valer a frase do grande Tom Jobim: o Brasil não é um país para amadores.”

 

F. Kleber Leite: Quais os planos de marketing para o triênio?

cacau300Cacau Cotta:

“Resposta foi dada na pergunta anterior.”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“A principal ação dentro da política de marketing para o próximo triênio será a internacionalização da marca Flamengo. Há muitos anos o Flamengo desapareceu do mercado internacional, quando participava frequentemente de torneios tais como Tereza Herrera e Ramon de Carranza. Já estamos trabalhando no sentido de promover torneios internacionais com a participação do Flamengo. Existe um mercado enorme a ser explorado, o que resultará em mais receitas e prestigio para o Clube.

Em relação aos esportes olímpicos, temos prontas algumas ações de marketing a serem apresentadas a potenciais patrocinadores, de forma a atrair recursos para o desenvolvimento destas atividades no Clube.

Finalmente, ajustes no programa de ST, ações de marketing com associados, embaixadas e torcedores serão desenvolvidas.”


5 – Administração

A. Kleber Leite: Quais são os planos para a sede da Gávea? 

cacau300Cacau Cotta:

“Vamos reviver o triênio 2010/2012, época em que o clube vivia lotado. Vamos trabalhar diuturnamente para fazer com que o Flamengo volte a ser um clube social e esportivo na sua essência. Vamos promover o retorno do sócio, aumentando a receita do clube.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Vamos concluir o plano diretor da Gávea e apresentar aos associados; paralelamente, melhorias nas instalações serão realizadas, propiciando mais conforto e segurança, criar uma área de eventos e programa de voluntários de terceira idade que identifique problemas e receba sugestões e críticas dos associados. Estes receberão uma resposta da gerência do Fla Gávea informando o prazo aproximado de solução do problema. Os associados farão ao final de cada ano uma avaliação do trabalho do Fla Gávea e parte da remuneração dos funcionários será em função dos resultados desta avaliação.”

 

B. Kleber Leite: O que fazer e que atitude será tomada com relação ao Morro da Viúva?

cacau300Cacau Cotta:

“Vamos retomar o bem para o Flamengo e negociar com uma empresa interessada, para que essa verba carimbada seja utilizada exclusivamente na construção do estádio próprio (Urubuzão).”

wallim300

Wallim Vasconcellos:

“O contrato firmado com a REX/EBX é leonino e não permite ao Flamengo nenhum espaço de manobra. Quando eu era VP de patrimônio cheguei a tentar um acordo que fosse positivo e que pudéssemos retomar antecipadamente aquele espaço. A REX/EBX não abriu nenhuma possibilidade e deu no que deu. Felizmente, o tempo agora joga a nosso favor. A partir de janeiro de 2016, a RE/EBX terá que pagar ao Flamengo um aluguel pelo espaço. No final de 2016, se o empreendimento não estiver concluído, o imóvel voltará para o Flamengo. Dado as condições atuais do mercado imobiliário, a não ser que surja uma proposta irrecusável, esperaremos pelo final do contrato e receberemos o imóvel de volta. Aí sim, sem estas amarras, poderemos decidir qual o melhor destino para o nosso patrimônio.”


6 – Esportes Olímpicos

A. Kleber Leite: Quais os esportes olímpicos que a nova gestão pretende abraçar de forma competitiva?

cacau300Cacau Cotta:

“Todos aqueles que ajudaram a forjar a história de glórias do Flamengo, sobretudo o Remo, gênesis do Flamengo, tão castigado e abandonado nos últimos anos, e cuja preservação e desenvolvimento constam do Estatuto do clube.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“A nossa filosofia para o Flamengo como um todo, e que serve para os esportes olímpicos, é que eles devem ser autossustentáveis. O basquete é o exemplo mais visível do sucesso deste pensamento. Nosso esforço será para buscar recursos para que possamos manter o basquete como está e desenvolver outras modalidades no mesmo nível.

Além disto, dado aos diversos contatos que temos, estamos trabalhando fortemente com os governos para que o Flamengo venha a receber parte do legado dos Jogos Olímpicos, tais como equipamentos, barcos e instalações esportivas. Ninguém mais habilitado que o Flamengo para fazer com que este legado seja bem utilizado.”

 

B. Kleber Leite: Quais os esportes olímpicos que estarão à disposição dos sócios, porém sem objetivo competitivo?

cacau300Cacau Cotta:

“As escolinhas serão prioridade na nossa gestão. Vamos devolver ao clube a sua condição histórica de formador de
atletas.”

wallim300Wallim Vasconcellos:

“O Flamengo vai manter todas as atividades que hoje já são praticadas na Gávea. O foco tem que ser na aprimoração do nível e da qualificação dos professores da escolinha e dos treinadores das equipes, bem como uma reavaliação da remuneração destes profissionais.

 Quanto à parte física do Clube, continuaremos o trabalho que começamos há um tempo, com a reforma de quadras, piscina, tatame, etc. Acordos com empresas poderão nos ajudar a aumentar o investimento nesta área.”

 

C. Kleber Leite: Os maiores investimentos ficarão concentrados no basquete, como ocorre hoje?

cacau300Cacau Cotta:

“O Basquete hoje é praticamente auto sustentável. As outras   modalidades tradicionais devem receber o mesmo tratamento”

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Os maiores investimentos estarão aonde os patrocinadores tiverem interesse. É óbvio que o basquete, pelo sucesso e exposição que tem tido, terá teoricamente, mais facilidade de captação de patrocinadores. Se algum outro esporte despertar interesse, este também receberá investimentos.”

 

D. Kleber Leite: A origem do Flamengo está ligada ao remo, até porque, ali nascemos. Algum plano especial para o remo?

cacau300Cacau Cotta:

“Resposta contida na pergunta A, conforme o grau de importância do tema. “

 

wallim300Wallim Vasconcellos:

“Sim, já temos um plano pronto para aumentar a exposição do remo e a médio prazo conseguir captar recursos. Em paralelo, estamos trabalhando para que o remo do Flamengo possa adquirir os equipamentos que porventura as delegações estrangeiras tenham interesse em se desfazer. Com isso, propiciar aos nossos atletas equipamentos de última geração para competir.”

1 Comentário

  1. Vergonha alheia ao ler as respostas do Cacau. Pena o Bandeira não ter respondido. Acho legal saber as ideias deles mas a eleição já parece decidida.

    Reply
    • Amigo Dani.
      Como apolítico assumido, lamento Bandeira não ter entrado na festa, mas, também entendo como estratégia política.
      Por que se expor, se é o líder da estatística?
      TODOS nós já lemos em diversos sites o Programa de Governo dele. E, assim como os dois, o Futebol continua sendo uma incógnita.
      O que me espanta (e não deveria), é como a política acrescenta fatos e factoides.
      Não tem como analisar o que é verdade e, o que é campanha política.
      Assumindo e elogiando, compromisso com o Conselho Gestor, entendo que o da Chapa Verde não aprendeu.
      Quem for por esta linha, perde as eleições…

      Reply
      • Grande amigo Carlos Egon, respeito muito sua opinião, que é sempre referência neste blog, mas hei de discordar desta vez.

        Ao meu ver, isto está longe de ser uma estratégia política, isso é sim resultado da empáfia com que Eduardo Bandeira de Mello vem presidindo o Flamengo nos últimos três anos. Empáfia que também pode ser confundida com arrogância, ou covardia, pois simplesmente esquivou-se de confrontar ideias num ambiente totalmente democrático, onde todos tiveram oportunidade de colocar seu planejamento para o próximo triênio, com enorme facilidade de comparação das plataformas por nós, torcedores e/ou eleitores.

        Tinha grande expectativa de encontrar aqui explanações francas, honestas e transparentes DE TODAS AS CHAPAS, mas foi pura ilusão. Eduardo não quis se expôr e ainda fez pouco caso de nossos questionamentos.

        O argumento que já li por aqui, de que ele já se manifestou em outros canais, não convence, pois em nenhum desses canais vi perguntas tão pertinentes quanto as que NÓS formulamos neste blog. Como se já não bastasse a péssima gestão do futebol, me decepcionei ainda mais com EBM, que simplesmente se absteve e se acovardou frente a um debate limpo e honesto.

        Isso parece aquele político que tá liderando as pesquisas e não comparece ao debate com MEDO de perder pontos, ou melhor, medo de confrontar ideias.

        Simplesmente lamentável, presidente Eduardo Bandeira de Mello. Além de decepcionado com sua gestão no futebol, decepção total com sua falta de coragem de expor suas ideias futuras em alto nível.

        Reply
        • Meu caro Roberto.
          Nem mesmo existe uma divergência entre nós.
          Quando me refiro a “estratégia política”, não é MINHA opinião sobre certo ou errado.
          Como mencionei acima, “Como apolítico assumido, lamento Bandeira não ter entrado na festa”…
          Essa prática é um expediente que já vimos em vários debates políticos. Não foi apenas Bandeira que utilizou.
          Em outro comentário, “Evidentemente, lamentei o recuo ou… pouco caso do Bandeira.”
          Mais que evidente, que não aprovo tal atitude. Mas não acho relevante.
          Por outro lado, pelo que tenho lido e ouvido, a arrogância sempre esteve do lado do Wallim e, principalmente Bap…
          NÓS sabemos… que Bandeira pela posição que ocupa, e onde foi colocado pela “oposição”, fez parte de TODO processo de mudanças, juntamente com TODOS que hoje compõe a Chapa Verde.
          O que não sabemos, é a força que Bandeira tinha junto ao grupo.
          Pelas palavras do Wallim nota-se claramente que TODAS as iniciativas foram (e serão, caso eleito) tomadas por um GRUPO. O Conselho Gestor.
          “Sim. Como disse anteriormente, o Comitê do Futebol (ou Conselho Gestor do Futebol) continuará existindo com as atribuições de discutir e aprovar o planejamento, orçamento e as metas para futebol no ano seguinte. Qualquer alteração e/ou fato relevante que não conste do planejamento será discutido pelo Comitê e implementado pelo VP de Futebol e o Diretor Executivo. Este modelo de gestão, mesmo com os erros naturais de percurso que cometemos, me ajudou muito na época em que fui VP de Futebol. Época esta onde, mesmo tendo recebido o clube com enormes problemas financeiros, estruturais e de elenco, acabamos conseguindo conquistar a Copa do Brasil, a Taça Guanabara, o Campeonato Carioca e participamos da Libertadores. Depois da minha saída, há mais de 1 ano, infelizmente nosso Flamengo não conseguiu mais nenhum título e tem sido derrotado regularmente por times que sempre foram nossos fregueses. Temos rapidamente que mudar isto.”
          Como aprovar qualquer coisa, com tantos caciques atirando pra todos os lados???
          Como ajudou, se contratou 36 jogadores e nem 15% estão hoje no clube?
          Portanto, a conta não pode cair apenas no colo do Bandeira.
          Até porque, no meu entender, Bandeira de Mello seguiu a risca tudo que foi planejado por TODOS.
          Lembro ao amigo, que o racha aconteceu em julho. Até então, todos estavam juntos.
          Tanto a Chapa Azul Original, quanto a Azul do Bandeira de Mello, falharam no que diz respeito ao nosso Departamento de Futebol.
          Em momento algum isento EBM de falha tão relevante.
          Mas será que ele interferiu decisivamente nas lambanças, apostas, refugos… e 7 técnicos, que Wallim como Vice de Futebol (leia-se Grupo) contratou?
          Bandeira foi chamado por mim, de BANANA DE MELLO por muito tempo e, aqui nesse mesmo Blog.
          Como contratar Éderson, com o histórico de contusões do jogador?
          Não aprendeu!
          Como nomear um Vice de Remo para Vice de Futebol e, pra piorar, acumulando?
          Não aprendeu!
          Cansei de escrever que sua missão estava cumprida, e que não tinha perfil para ser presidente do Flamengo.
          Ou seja! Não seria meu candidato.
          Mas, entre um encrenqueiro com passagens violentas contra torcida e componentes da diretoria e, outro que fez várias promessas após a conquista da Copa do Brasil, para a Libertadores e Brasileiro e, não cumpriu.
          Fico com quem não fala nada, mas seguiu a risca o que o Grupo projetou quando se elegeram.
          A meta principal era “Pés no Chão” no futebol e, principalmente sanear as dívidas. Foi cumprida!!!
          Não discuto dissidências, amigo Roberto.
          Isso sim, faz parte do universo político…
          Grande abraço, e obrigado pela resposta.

          Reply
          • Grande Egon, que não fique parecendo algo pessoal entre nós, minha questão é com o Eduardo Bandeira de Mello mesmo.

            O grande problema é que de seis meses para cá, o EBM virou uma verdadeira “Prima Donna”, e sim, muito arrogante. O sucesso subiu totalmente à sua cabeça, o negócio dele agora é tirar selfies com fãs, distribuir mordomias nos vários camarotes do clube, principalmente para esses blogueiros influentes, para que babem seu ovo, virtualmente, ou não. Por falar nisso, qual o objetivo de colocar o cara do Porta dos Fundos ali, se não para ganhar ainda mais influência nos meios digitais, sabotando todo e qualquer um que se atreva a enfrentá-lo?

            E o trato de rotatividade no poder ele simplesmente ignorou, pelo menos isso que foi dito, o que já demonstra uma falha de caráter sem tamanho. Tenho medo de seguir mais três anos com um presidente desse. Se antes havia um conselho, eram várias cabeças. Agora vai ser a dele e a do sobrinho Strauch comandando. Que futuro é esse, caro Egon?

            O clube virou azul. Você mora em Angra e não vê, mas o Rubro-Negro is the new Blue!!! Tapetes, luzes, dirigentes. Vou doar todas as minhas roupas dessa cor a brechós, não aguento mais esse tom.

            E já me alonguei muito, quando tudo que queria expressar era a minha profunda decepção com a não participação do EBM nessa discussão, o que não posso concordar de maneira alguma. Queria entender suas razões, ver suas respostas a estas perguntas, e não àquelas que ele decide responder em entrevistas com amigos blogueiros, que vivem nas mordomias do Rubro-Negro. Mas não rolou, ele amarelou.

            Estratégia ou medo?

          • Caro Egon, acho o Andrés Sanchez e a turma do Corinthians, todos arrogantes. Mas olha o patamar do Corinthians hoje. Essa arrogância que talvez não estejamos acostumados, é no mundo empresarial dinamismo e ações de impacto. Que adiantou a boa educação do EBM? Ninguém respeita ele. Eurico, Ferj, Kalil e outros desdenham do cara e ele nada faz. Acho que precisamos de um sacode na gávea, amigão. Não dá mais para ficarmos aqui só lamentando e reclamando da passividade dos pangarés que entram em campo para nos defender. Mudanças já.

          • kkkkkkk
            Mas Roberto!
            É campanha política ou não?
            Moro em Angra, mas nasci no Leblon (Timóteo da Costa) e TODA família mora no mesmo lugar… kkkk
            Portanto, estou sempre pelo Rio.
            Não existe motivo nenhum para ser pessoal. Simples opiniões!
            Não são 6 meses. São 4! Quando houve o racha definitivo.
            Amigo! Bandeira é acima de tudo político. Por isso, o trânsito eterno por Brasília.
            * Flamengo paga R$ 190 milhões e reduz dívida monstro em 25%
            * Flamengo adere ao Profut e terá alívio de R$ 1 milhão por mês
            * Nunca ficou provado que Bandeira roeu a corda com a rotatividade.
            Wallim diz uma coisa, Bandeira desmente…
            * Infelizmente também haverá Conselho Gestor na gestão dele. Portanto, o sobrinho só servirá pra garoto de recado…

            Quanto a sua decepção, não só concordo contigo, como recrimino.
            Acontece, que sou um fuçador por natureza… e, adoro pesquisa.
            Juntando as palestras semanais que são feitas, traça-se um perfil facilmente.
            Se bem, que TUDO e TODOS ficam na linha das promessas.

            Mas vou fazer uma pergunta ao amigo!
            O que acha de um vice de futebol prometer que vai reforçar o time com 3 jogadores pontuais para a Libertadores e Brasileiro, e contrata 10 apostas sem nenhuma expressão, que vai de Bruninho a Diego Silva, passando por Wallace, Chicão, Marcio Araújo, Mugni, André Santos… e por aí vai????
            Será que se ele fosse situação, também não pintaria a Gávea de azul?
            Sinceramente! A impugnação pedida pelo Desembargador Siro Darlan, pelos motivos expostos, é uma das coisas mais ridículas que já vi.
            O amigo acredita mesmo que esta dança de ingressos e camarotes, está acontecendo apenas de 4 meses pra cá?
            Vou esclarecer! Tenho um ex vice de futebol como amigo, que não é o Kleber. Conheço bem essas “doações”.
            Mais que normais com QUALQUER “governo”…
            Acontece, que agora pingo é letra.
            Quem fez esquece e acusa quem faz…
            Muito mais importante que isso tudo, foi Bandeira se negar a responder as perguntas.
            Pra mim, não mudou nada. Pesquiso! Mas foi uma atitude bastante deselegante.

      • Como ter acesso ao Plano de Governo da Chapa Azul?
        Tentei via internet e só tive acesso a comentários sobre a apresentação do plano. Abaixo segue manifestação de um dos organizadores sobre a disponibilidade do plano:
        “Por enquanto o documento não é público, mas será apresentado para grupos como o da reunião que ela participou.
        Não acho legal tumultuar a lista aqui com lista de inscrições para esse tipo de reunião, mas quem tiver interesse me avise diretamente por email (abnunes@yahoo.com.br) que tento organizar isso.
        Óbvio que no lançamento da Chapa a apresentação será pública, provavelmente com transmissão ao vivo.”
        por ‘Arthur Butter Nunes’ via FLASSOCIADOS

        Reply
  2. Kleber e demais associados e leitores,
    é preciso interferência profunda e rápida sobre o que o grupo SóFla vem fazendo com o clube. A emissão de títulos sem reajuste, com claro fim de beneficiar aqueles do grupo que já possuíam vida associativa e desejavam se transferir de categoria; o apossamento de uma exclusividade moral para governar o clube; a perda crescente da identidade e tradição histórica do clube; o aparelhamento das mídias e redes sociais por membros desse grupo.

    O FLAMENGO SANGRA!!! CHEGA DE PASSIVIDADE E COSTUME ÀS DERROTAS.

    Dito isso, a priori, sou oposição ao Bandeira e aconselho voto nas duas chapas de oposição, muito embora tenha simpatia maior pela chapa verde.

    Reply
  3. Só eu ou mais alguém achou que a resposta do Bandeira foi extremamente deselegante?

    Com relação aos candidatos e propostas, sem dúvida Wallim conta com o melhor grupo para gerir o Flamengo no novo triênio. Espero que os sócios que podem votar abram o olho e vejam que Bandeira não fez nada sozinho, foi assistido por este grupo, que é o responsável pela gestão mais que o próprio Bandeira. Só de termos Tostes, Bap e Landim no mesmo grupo, com o apoio do Zico, não se deveria pensar duas vezes em qual é o melhor grupo. É preciso votar com consciência, não se elege uma pessoa para gerir o clube e sim um grupo e o melhor é o de Wallim.
    SRN

    Reply
  4. Meu Grande amigo Kleber!
    Desliguei a tv, fechei a porta… e, num silêncio sepulcral, li atentamente os projetos dos dois candidatos.
    Evidentemente, lamentei o recuo ou… pouco caso do Bandeira.
    Sinceramente, mesmo com algumas derrapagens, senti mais firmeza na chapa do Cacau Cotta.
    Lembro ao amigo que NUNCA gostei da figura. Quando vice-presidente do Fla/Gávea, fez várias lambanças contra torcedores em defesa da sua patroa Patrícia Amorim…
    Contudo, acho que sua gestão entende um futebol mais dinâmico e, com muito mais autonomia que a Chapa Verde.
    Após reler a matéria, não consegui passar deste parágrafo do Wallim.
    “Wallim Vasconcellos:

    ”Com certeza. Autonomia sim, mas com responsabilidade e conceito de grupo. É importante ter em mente que o futebol é o maior patrimônio do nosso Flamengo e não pode ter suas decisões apoiadas apenas no conceito de uma pessoa. A pressão é enorme e as chances de uma decisão errada são grandes. Sendo assim, apesar do VP ser o responsável final pelas decisões, manteremos o trabalho do Comitê de Futebol, composto pelo Presidente, VP de Futebol, Finanças e Marketing. Esta estrutura dará respaldo político e técnico para as decisões a serem tomadas pelo VP de Futebol.”

    Isso, significa não só o legado de caos que estamos passando, como a repetição de um erro imperdoável…
    NÃO vi, em ambos os lados e, nos inúmeros vices e diretores que foram colocados, nenhum conhecedor do mundo do futebol.
    A Chapa do Wallim, nada mais é que uma repetição da original. Sem Bandeira e Godinho.

    Mas, uma resposta me deixou muito intrigado.

    * F. Qual será a filosofia para a formação do elenco para 2016?
    Wallim Vasconcellos:
    “Primeiramente, temos que ter um planejamento para a formação do elenco. Definir o perfil de jogadores para atuar no Flamengo. Precisamos de exemplos positivos no elenco, jogadores com perfil de liderança no grupo, jogadores comprometidos e que honrem a camisa do Flamengo. Postura dentro e fora do campo será exigida. Com base nisto, vamos analisar o elenco atual, definir quem fica e quem sai. Depois faremos a contratação de pelo menos dois jogadores de primeira linha.”

    Que planejamento, Cara Pálida!
    Como, sendo vice de futebol, amparado pelo genial Conselho Gestor, contrata 36 apostas, refugos e 7 técnicos… e fala em planejamento, perfil e liderança!!!
    O cara é tão leigo na matéria, que acha que dois jogadores de primeira linha, vão elevar nosso nível a ponto de ser um Barcelona B.
    SE contratar Messi e Cristiano Ronaldo, vamos fazer 5 gols e sofrer 14…
    O que Wallim quis dizer, mas não disse, é que a “Política de Pés no Chão” vai persistir e, que Rodrigo Tostes será nosso “verdadeiro” Vice de Futebol…
    Lambanças como Armero e Carlos Eduardo, foram repetidas também com Bandeira de Mello. Afinal, Éderson está aí pra provar.
    Num todo, as poucas contratações do Bandeira em modo solo, foram mais relevantes que as do Wallim.
    Guerrero, Sheyk e Patrick, são!

    Já li o Projeto de Governo do Bandeira, e entendi que existe uma esperança do nosso carro-chefe ser lanternado.
    Nomes como Flavio Godinho e Plínio Serpa Pinto são do ramo.
    A maioria dos sócios que “usam” o clube e votam, são torcedores. Mas existe a tal minoria que usa o clube socialmente.
    Para esses, Wallim passa. Mas para quem é torcedor, a Chapa Verde é uma cópia fiel da Azul Original quê, entre muitas lambanças, se gaba de ter ganho uma Taça Guanabara, um Carioca… e uma Copa do Brasil que só São Judas explica…
    Escrevam! O resultado disso, será um banho do Bandeira nas urnas, com Cacau em segundo… e Wallim em terceiro…
    Nunca vi um Departamento de Futebol, com 36 vices de futebol!!!

    Reply
  5. Caro Kléber e amigos! O Cacau não esta preparado ainda para a grandeza do Flamengo no caso de uma presidência e o Walin foi muito lógico, racional e objetivo! Não acredito que será uma eleição facil para o EBM em função da queda vertiginosa no futebol! Vivemos esse esporte de pura paixão e imaginar continuidade em cima de continuidade, poderá ferir brutalmente as perspetivas do grupo azul! Acredito que são duas pessoas parecidas na conduta de administrar empresas e em consequência o clube! A grande diferença é que em empresa seria um sucesso e em clube, os resultados de uma tabela falam por si só! Ja disse aqui e repito: nada mudará no EBM nos próximos três anos, não muda e nem mesmo com dinheiro sobrando! Mesmo gostando dele e me orgulhar por tudo que foi feito pela sua competência, cometei antes, os bastidores do Flamengo são de conduta realmente amadora! Times com planteis mais pobres tecnicamente e de folha salarial disparam a nossa frente! Poderia se perguntar hoje ao Walin: quem se pretende contratar como treinador? Esse elenco atual sera prestigiado? Vamos ter outra derrocada de jogadores vindo do interior de SP? Vou continuar torcendo muito, mas, com a crença em melhores dias para o Fla com o freio de mão um pouco puxado! O EBM fez futebol com poucos entendedores de Flamengo e isso o tornou uma vítima de seus próprios pecados! De longe, desejo que vença o que menos pretende errar e logicamente, possua qualquer lampejo de humildade! Afora isso, continuaremos a amargar sentimento de uma grande nação miuda! SRN

    Reply
    • Amigo Francisco.
      “O EBM fez futebol com poucos entendedores de Flamengo e isso o tornou uma vítima de seus próprios pecados!”
      Seu questionamento é absolutamente verdadeiro.
      Como presidente do clube, e tendo o mesmo um regime presidencialista, em tese, isso é perfeito.
      Acontece que Bandeira foi colocado na cadeira, por Wallim ter sido impugnado nas eleições por não ter 5 anos de vida associativa…
      Quem governou o clube… e, o futebol, foi o CONSELHO GESTOR.
      Até julho de 2015, quando racharam, assim caminhava nosso futebol.
      Prova disso, é que o vice de futebol por mais de 2 anos, foi o Wallim…
      Pelas declarações do candidato, na pergunta: “O conselho gestor do futebol, continuará existindo?”
      A resposta foi seca e afirmativa.
      O que significa dizer, que caso vença as eleições, duas contratações pontuais… aprovadas pelo Conselho, com certeza não resolverão nossos problemas…
      Pelo elenco que temos, ao invés de duas… no mínimo meia dúzia…

      Reply
  6. Li atentamente a entrevista como tbm os comentarios, Carlos Egon deu uma aula, Guilherme Dias falou de apossamento moral.

    O tal do apossamento moral, exclusividade das virtudes e coisas afins, é um problema que as duas chapas carregam (azul e verde) e tem seu DNA na formação da chapa azul em 2012 e seu discurso reafirmado repetidas vezes ao longo do ultimo triênio, não só pelo EBM como em tom ainda mais carregadp pelo BAP e WV, esse perigoso pecada da vaidade é infelizmente comparilhado por azuis e verdes.

    Lamento a ausência das respostas da chapa azul e apesar de entender que a solução para o futebol que o candidato Cacau Cotta defende, ser a melhor para o CRF, não sinto segurança (isso não é sinônimo de desconfiança) que o clube avançaria administrativamente.

    Se fizermos uma leitura um pouco maior, desde 2006 o Flamengo vem numa crescente no futebol, ganhamos a copa do brasil 07, fomos 3 do brasileirão do mesmo ano, inexplicavelmente saímos da liberadores e não conseguimos ficar entre os 5 melhores do brasileiro de 2008, mas tínhamos elenco para figurar bem nas duas competições, conquistamos mais um tri carioca e o brasileirão de 2009, e o fizemos com avanços administrativos que foram tragados no triênio seguinte.

    O meu sonho de Flamengo, seria esse grupo de 06 a 09, gerindo o futebol e o grupo do ultimo triênio gerindo o Flamengo e suas receitas, assim teriamos o melhor dos mundos.

    Infelizmente o tal do apossamento moral, impede o que é obvio na minha humilde opinião.

    Reply
    • Quero dizer a você que respeito muito os representantes da chapa branca por serem os mais conhecedores da verdadeira cultura rubro-negra de arquibancada. No entanto, prefiro, neste momento de crise econômica, a garantia de que poderemos contar com patrocínios e não vejo melhor opção no pleito do que a chapa verde.

      Lembra muito bem a gestão de 2009, a qual também fui entusiasta.

      Acredito, porém, que o momento seja de potencializar a estrutura do futebol com o CT é um possível estádio, o que também me remete aos patrocínios necessários para a consecução desses objetivos.

      Em relação aos que se denominam guardiões da moral e honestidade, a casa de alguns está caindo aos poucos.

      De toda maneira, quero aqui externar meu respeito ao Cacau Cotta, que sempre foi um difusor da cultura Flamenga de arquibancada, aquela mesma que nos elevou ao patamar em que nos encontramos.

      Reply
  7. Como bem disse o amigo Egon, fique um pouco assustado com a ideia da chapa verde de trazer 2 grandes jogadores apenas. Será que a ideia é manter essa base e trazer só mais dois ou seriam esses dois com outros de menor “peso”? Porque, sinceramente, precisamos de uma ampla reformulação. Gosto das ideias da chapa Verde e inclusive são meus preferidos nesse pleito, porém ter que aturar contratações como Val, Bruninho, etc em pleno 2016 não dá, a torcida não aguenta mais tantos jogadores medíocres.
    Outro detalhe, se todas as decisões que necessitam de agilidade, como contratacões, tiverem que passar por reunião de conselheiros, alguns que nem são do Rio, vamos continuar amargando um elenco longe de nossas tradições. Essas questões ainda não ficaram bem esclarecidas, o que torna a reeleição do Bandeira mais do que certa, infelizmente.
    O que pode mudar isso é a possibilidade do Zico entrar de cabeça na campanha e a chapa Verde anunciar um grande nome para gerir o futebol, nome esse que tenha AUTONOMIA para tomar algumas decisões também importantes sem a morosidade do Conselho.

    Reply
    • Grande Rock.
      PALAVRAS DO DELAIR DUMBROSCK
      “Desde o inicio da gestão de Bandeira de Mello, temos visto uma atuação de amadorismo e desconhecimento total sobre como administrar o Futebol do Flamengo. Em dois anos e meio 07 técnicos foram contratados, aproximadamente 40 jogadores chegaram para o elenco, tivemos conselho gestor, vices-presidentes, presidente no comando e ainda 03 diretores executivos. Nada funcionou.”

      “Melhorou” um pouquinho!!! Agora são 46 jogadores e 8 técnicos…

      “A chapa Verde anunciar um grande nome para gerir o futebol, nome esse que tenha AUTONOMIA para tomar algumas decisões também importantes sem a morosidade do Conselho.”

      Como já disse Walim, isso não vai rolar de forma alguma…

      Reply
    • Renato Maurício Prado já soltou esta BOMBA!
      “OSWALDO NÃO CONTINUA EM 2016, E O NOVO TÉCNICO NÃO FALARÁ O PORTUGUÊS”…

      Estou MUITO na torcida por SAMPAOLI…

      Reply
  8. Resumindo… as perguntas falaram mais do que as respostas!!!!
    Será que não temos nenhum parceiro( já que temos grandes caciques a frente das CHAPAS AZUL E VERDE) pra fazermos um projeto de um grande time ??? Não resgatamos a credibilidade???
    Nosso futebol(acabo de ler que nossos gato-mestres estão atrás de um técnico estrangeiro….os jogadores do Flamengo não assimilam nem as orientações de um técnico estrangeiro)ficará na mesma, VÌTIMA da falta de ousadia ,política e de um PROJETO de VERDADE pro nosso FUTEBOL, enfim KLEBER interceda por nós!!!!

    Reply
  9. Extra! Extra! Extra!!!!!

    Acabo de ser informado que a Chapa Verde marcou um senhor GOL DE PLACA: Nosso querido, e ídolo eterno, Zico fará parte da chapa verde e deve assumir TODA a base do Flamengo.

    Pelo que ouvi, a resolução é determinante para voltarmos a fazer o que sempre fizemos, inclusive com o próprio Galinho: CRAQUE EM CASA!!!

    Algo que deixamos de fazer há anos, e que agora, com nosso querido Galinho fazendo parte da chapa verde, poderemos voltar a fazer!

    ACABOU O CAÔ, O GALINHO CHEGOU!!!!!
    EÔ, EÔ, O GALO VOLTOU!!!

    Reply
    • Amigo Eduardo.
      Nosso Galo já se estranhou com Patrícia Amorim e seus pares.
      Inclusive, suas contratações na época, foram de amargar…
      Diogo, Deivid, Val Baiano, Cristian Borja, Jean, Leandro Amaral, Tiago Sales.
      Com a Chapa Verde que é MUITO mais profissional, a coisa pode desandar.
      Como presidente e proprietário do CFZ, em termos de revelações, também não foi bem.
      Pessoalmente, só aceitaria Zico como dirigente ou, como Presidente ou, como vice de futebol… em outro prédio, com autonomia TOTAL…
      O fato de ter sido um gênio e genial, não o qualifica como “professor” de jogadores…
      Acho que para essa função, ficaria com Narciso da Penapolense.
      Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior (2012).
      Campeão do Campeonato Paulista do Interior (2014).
      Esse cara, foi o principal responsável por TODA base do Santos que subiu… e faz sucesso até hoje.

      http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-triste-balanco-da-era-zico-363408.html

      Reply
  10. Quis dizer que nossos jogadores atualmente não entendem bem nem, o português , imagine o “espanhol”, kkkk.
    Pra começar , contratem por 3 anos o Muricy por exemplo, e deixem bem claro pra todos os jogadores que estão e virão que o novo comandante tem todo o respaldo, ou seja os jogadores terão que entrar no esquema.

    Reply
  11. Vou começar criticando. Não gostei da postura do EBM em se omitir a responder seus parças rubro-negros.
    Cacau Cota achei muito evasivo e econômico nas respostas. Parece que nem ele acredita que vença essa eleições.
    Wallim é do ramo empresarial, sabe se expressar e colocar as palavras apropriadas. Entendo que alguns não gostem do modelo de gerir futebol como se faz numa empresa. Essa postura amarra o andamento da pasta, coisa que vimos sistematicamente esse ano. Mas tem suas vantagens também. Numa consecução de conselheiros pode-se chegar a um consenso melhor. Isso não impede que haja dinamismo. Decisões tomadas é a materialização desta que pode parecer dizer que um conselho não funciona. Pensamento equivocado. O conselho decide e o pessoal do Cartão de Crédito vai as compras. É vapt Vupt. Não vejo razões para desacreditar esse mecanismo.
    Estou temeroso com o EBM. A principio era a pessoa que acreditava merecer continuar onde está. Hoje penso diferente. O grupo de notáveis que formou este grupo está praticamente todo unido. Isso é um indicativo positivo. Zico, ao que parece, vai começar a fazer campanha pelos Greens.
    Não costumo gostar de pessoas que fogem da raia. EBM vacilou. Cacau, uma incógnita. Se pudesse votar, eu iria nos greens.
    Não se chateie comigo, caro Egon. Não sou Vasco, mas virei a casaca. Torço para que os greens levem essa. Acho-os mais bem preparados. O próximo triênio será cabuloso. Forte recessão.
    Outra coisa que me deixou intrigado foi a passividade do EBM no caso de liga Sul/Minas/Rio. O Kalil está se achando o dono dela. Isso pode prejudicar severamente as finanças do Flamengo e levar a mudanças gravosas aos cofres do Flamengo. Outra pisada na bola do atual presidente.
    Que vença o melhor. O melhor para o Flamengo, claro.

    Reply
    • KKKKKKKKKKK
      Sem chances de ficar chateado com o amigo.
      São OPINIÕES, DIVERGÊNCIAS. Saudável!!!
      Só 3 detalhes!
      * Não posso votar num cara que contratou (como vice de futebol) 40 jogadores da pior qualidade… e, 90% refugos e apostas.
      * Zico é apenas figura de apelo, pelo que fez com calção e chuteiras. Gênio!
      Mas, como Diretor de Futebol que foi na gestão Patrícia Amorim, foi uma negação em contratações…
      * Kalil já deu várias entrevistas dizendo que o Flamengo receberia uma cota maior.
      Foi escolhido em consenso…

      “Kallil já afirmou que o Flamengo vai ser o clube que mais vai receber dinheiro da Televisão com a criação dessa Liga, não se sabe ainda quem vai vencer a concorrência Espn, Recorde, Esporte Interativo, Globo, enfim mais essa teoria ou tese acima já cai por terra não serão cotas iguais”…

      Reply
      • Há de se levar em conta, amigo, que naquele momento não havia dinheiro em caixa nem para comprar pão com manteiga. A medida que as coisas foram melhorando, as contratações também melhoraram. Ainda não chegou no patamar que desejamos, mas deixou de ser tão decadente. Acredito que teremos mais de meio time modificado para o ano que vem. Esse ai, tirando Jorge, Guerrero, e Emerson fica para disputar o grande Carioca. Assim o Rubinho não poderá dizer que não levamos a campo o time “titular”.

        Reply
        • Mais ou menos, amigo Helder!!!
          “Os jogadores contratados sempre foram um ponto crítico da gestão Zico. Além do trio citado anteriormente, que virou motivo de chacota no clube, o ex-dirigente contratou Deivid, que estava há um ano sem jogar, por cerca de R$ 20 milhões (entre salários e rescisão com o Fenerbahçe), e mais cerca de R$ 5 milhões por um contrato de empréstimo de 10 meses com Diogo, reserva do Olympiacos da Grécia.”

          http://extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-triste-balanco-da-era-zico-363408.html

          Como sempre venho dizendo, não existe BULA pra isso.
          Por outro lado, existe o know-how, conhecer o mercado profundamente.
          Contratar apenas para dar “satisfação” incorre no que estamos vendo.

          Kleber Leite, como presidente e vice de futebol, fez diversas contratações.
          80% jogadores consagrados.
          Pode até ter errado em algumas apostas, mas montou times de qualidade inquestionável.

          Reply
          • Cabeça todos tem, amigo, mas cérebro, inteligência, isso é para poucos. Por isso batemos tanto na tecla: VOLTE KLEBER LEITE, mas sabemos das dificuldades que surgiriam.
            Sinceramente, depois que o EBM colocou os BISCOITTO, digo, BISCOTTO para ser VP de futebol, pirei de vez. Desisti desse senhor. Esse EBM é boa praça, feio, educado, mas BURRO como disse o BAP. Essa eu não engoli até hoje. Além de uma barreira para contratar (Conselho Gestor) ele ainda põe um aprendiz no posto mais importante do clube.
            Caro amigo, se você aind acredita nele, respeito sua posição. Não acho que Wallim seja o ideal, longe disso, mas entre os dois, fico com o grupo mais fechado. Estou acreditando no grupo como um todo. Se vai dar certo, meu caro, como disse anteriormente, só o tempo, senhor da razão, nos responderá.
            Mas estamos cansados de apanhar do Vaskin, não estamos?

          • Kkkkkkk
            Ter colocado Biscotto, é irrelevante. NENHUM deles conhece a matéria, e não apitam nada…
            Wallim quando saiu, colocou Alexandre Wrobel.
            Vice de Patrimônio….
            Sem exceção, são todos cegos no que diz respeito a futebol.

  12. Caro Egon,
    Embora fora do RJ, também voto e estarei na Gávea no dia 07/12. Não tive oportunidade de assistir as apresentações, mas, como o EBM sugeriu que procurássemos as respostas no website da chapa azul, entendi que o PdG estaria disponível, o que não é “vero”. Não é nada, não é nada, perdeu um voto. Gosto das coisas as claras, não fechadas para grupinhos. Grande abraço e SRN

    Reply
    • kkkkkk
      Verdade, Yvan!
      Muito embora, Bandeira esteja expondo pra quem de direito. O sócio…
      O que Kleber nos colocou, foi de muita importância para uma avaliação mais detalhada.
      Embora esteja acompanhando as “doses” semanais do projeto do Bandeira, concordo plenamente que foi uma atitude grosseira e antipática.
      SRNs irmão.

      Reply
  13. Sério, essa eleição do Fla me lembra muito a última eleição pra Governador do RJ, aonde eu tive que escolher entre Garotinho, Pezão, Crivella e Lindberg. Nenhum dos 3 candidatos me empolgam e alguns posicionamentos das 3 vias chegam a ser patéticas. Ganhe quem ganhar, eu não me sinto satisfeito e nem muito esperançoso. Apenas acredito que devamos diminuir nossa dívida e finalizar o CT. De resto… talvez um título dessa liga ou um Estadual. Espero de todo coração estar enganado.

    Reply
  14. Muito boa a iniciativa. Lamento profundamente o nosso Presidente não achar importante que nós Rubro Negros comuns que não votam não são o bastante importantes para merecer suas Respostas.

    So Lamento!

    Reply
  15. Confesso que ainda tenho dúvidas em relação a melhor escolha para o Flamengo , mas vou enumerar algumas questões que no meu ponto de vista não podem mais recorrer : 1- não precisamos mais de desculpas e de culpados pelas nossas difículdades , devemos respeitar todos os ex – presidentes e pensar em soluções ; 2- No Rio de Janeiro não cabe uma política elitista de ingressos , apesar de tentadora essa ação não pode voltar; 3 – Quem quiser tocar o Flamengo , ainda mais se for um “bilionário” ,tem que estar disposto a dar a cara pra bater e participar visceralmente do dia a dia do clube, principalmente do nosso futebol; 4- Nada pior pra imagem do Flamengo , do que ter um time medíocre , ainda que esse assunto seja chato , precisamos sim preocupar com o protagonismo do Corinthians , quem assiste TV , sabe que estamos ficando pra trás , isso e emergencial ,não da pra esperar ; 5- Nosso time precisa de um líder , tivemos 1 e conseguimos não segurá-lo . Precisamos contratar um técnico serio pra um projeto longo, minha sugestão e o Muricy , estes outros que foram citados , por mais slgum trocado se mudam pra China ; 6- A omissão do Bandeira ao chamado do blog diz muita coisa , será que ele tem força pra nos representar? 7- Será que a indicação de um especialista em Remo pra Vice de Futebol é uma atitude coerente ao nosso momento , ou é um tapa na cara? 8- Será que a turma de ” milionários” do Bap tem disponibilidade e humildade pra tocar essa “bucha” que é o Flamengo?Ou na hora que apertar os caras vão concluir que estão se desgastando desnecessariamente? 9- A experiência do Kleber Leite , Marcio Braga vai ser utilizada por alguns deles? Enfim ,temos prós e contras em ambas as chapas e apesar de não votar quero acompanhar o desenrolar dos fatos , hoje tendo pra Chapa Verde , vamos aguardar….

    Reply
  16. Façam sua apostas. A guerra política começou. Grenn x Blue.
    A propósito, por que esses caras não escolheram Black x Red, nossas cores? Se superstição vale alguma coisa, já começaram errado.
    Que bela iniciativa do blog em trazer a nós torcedores essa novidade e assim podermos, apesar de lugares tão distantes, ficarmos tão próximos e poder participar mais ativamente na vida do clube que amamos. Muito legal.
    Obrigado Sr. eterno Presidente.
    Valeu Kleber!!!

    Reply
  17. Caros amigos do blog. Sou torcedor do mengão e moro no estado do Tocantins…

    Eu sempre simpatizei com o Wallim e o BAP, estado até torcendo por eles nessa eleição. Porém depois de ler uma reportagem no globo esporte onde o BAP chama o EDM de burro,covarde e ficou fazendo ironias sobre as ofensas q ele sofre na Ferj no início do ano. Depois disse eu mudei minha opinião sobre eles pois estão partindo para ofensas pessoais mostrando q estão despreparados para assumir o Fla.

    Reply
    • Esse cara é uma das coisas mais elitistas, arrogante e prepotente, que conheço.
      Vai ser legal ser vice de marketing do Flamengo, sendo presidente da Sky, e morando em SP.
      É a pasta vice-virtual que o Wallim inventou…

      Reply
      • Deixemos de lado nossa simpatia pela pessoa e olhemos para o profissional. Ele mudou a cara do Flamengo. Nossa camisa era limpa. Hoje está abarrotada. Até gosto dela mais limpinha, mas como sem dinheiros não se faz nada, vai “suja” mesmo. E ele, convenhamos, “sujou” bastante nossa camisa. Colocar mais de 80 milhões em patrocinios é algo a se respeitar, não acha?

        Reply
        • … E Bandeira manteve e continuará mantendo…
          E… ainda vai melhorar, mesmo num momento bem mais complicado economicamente.
          Qualquer coisa pós Patrícia, não é referência.
          Aquilo é uma anta…

          Reply
  18. Eu já havia dito: Meu apoio é pra Wallim e Landin. Simples assim.
    Reafirmo este apoio, mas cumpre observar: não me empolga a possível entrada do Zico. Não sou contra, só não me empolgo. Principalmente por ser para gerenciar a base: parece-me uma forma esperta de mantê-lo longe das grandes decisões. Mais: de aspirante ao cargo máximo da Fifa à direção de garotos? Penso ser um equívoco monumental. De acordo com as escolhas do nosso eterno craque, deveria ele, a meu ver, dedicar-se a limpar a CBF, presidindo-a. Ou a própria Federação do Rio de Janeiro, que ele tanto_ e acertadamente_critica. Outra coisa: se Zico apoiar e aceitar um cargo, é bom que a chapa do Wallim NÃO perca: será material farto para os maldizentes ridicularizem as pretensões recém desfeitas, do nosso Galinho: ” não ganha nem no seu clube e queria ser Presidente da Fifa”, dirão. Pra ser mais sincero ainda, penso que o Zico deveria se mudar para a Europa. Este seria o primeiro passo para o caminho Fifa. Zico, cidadão do mundo do Futebol: o Brasil já não existe mais, nem mesmo como potência futebolística. Uma pessoa com a sua História, sinceramente, não deveria pensar duas vezes. Se você realmente quer presidir a Fifa, Galinho, vá para longe dessa Terrinha infeliz.
    Voltando ao tema: ” (1) alinhamento com os princípios e valores do grupo da Chapa Verde
    (2) disponibilidade de tempo para comandar a pasta
    (3) ter liderança e voz de comando e capacidade de implementar
    (4) profundo amor pelo Flamengo
    (5) ser um vencedor em sua carreira ”
    Não estaria faltando nada aqui, não, ô Wallin?! Por estes critérios, até o Bill Gates pode ser VPF. A primeira condição, Wallim, tem que ser CONHECIMENTO DE FUTEBOL! É exatamente por este detalhe, candidato, que times com menor expressão financeira estão à nossa frente, na tabela. E quanto ao Conselho Gestor, esqueça: só cria confusão, inflama egos, perpetra discórdias, puxa tapetes. É arroz feito a muitas mãos_ não fica bom. Na verdade, tem-se um regime parlamentarista no futebol, o que leva, ao contrário do que se pensa, à grande instabilidade política, pois o Conselho NÃO irá apenas respaldar: irá, também, dizer NÃO_ ou, então, nem precisaria ser criado, não é verdade? Assim, temos o velho filme: cada um quer uma coisa: os conselheiros, o VPF, o Presidente e o Treinador_não é lindo?

    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS: Cacau Cotta: com o senhor no comando, a Patricia não terá nenhuma função, não?! Sério?

    Reply
  19. Carlo Egon Prates concordo com você, Agora mudando de assunto vejo o Wallim e o Cacau Cotta falando que tem investidores que querem ajudar – los. Se eles amam o Fla, mesmo perdendo as eleições deveriam levar esses investidores para a diretoria pq estariam ajudando o Fla independentementr da diretoria.

    Reply
    • Amigo Rodrigo.
      De quem é a frase dirigida ao Kleber Leite.
      “Comigo aqui ELE não põe os pés no futebol”….
      Sendo ingênuo como alguns, mesmo numa campanha política, mesmo precisando… EU, não escreveria absolutamente nada no Blog desta pessoa.
      Por esse motivo, entendo a coveniência, como entendo os acostamentos da política…

      Reply
      • Rapaz, esses caras se entendem. Já vi políticos xingarem a mãe um do outro na frente das câmeras e depois estavam lá se abraçando e pedindo mil desculpas. Homens de verdade põe a razão acima da paixão, ego, vaidade etc. Wallim falou aquilo por nutrir algum ressentimento. Mas tudo se resolve quando buscamos a paz e a harmonia. Nada que uma boa churrascaria e uma Brahmas não resolva. Torcemos para isso, pois gostaria muito de rever no KL no comando do futebol do Flamengo novamente.

        Reply
        • Kkkkkkk
          Tá com muitas “desculpinhas convenientes”, meu doce Helder. kkkkkkkk.
          Política é isso mesmo em qualquer segmento.
          Portanto, segue o enterro…
          Kkkkkk

          Reply
  20. Será que o Bap está com raivinha do EBM? Numa entrevista concedida ao globoesporte.com isso fica nítido. Mas convenhamos que os dois lados se magoaram. Por isso sempre duvidei que se reaproximariam. Egos e vaidades sempre afastam pessoas. O ser humano sabe disso há séculos mas não muda. Egocentrismo não vem em nosso DNA, mas se infiltra facilmente quando a pessoa é revestida de algum poder. Por isso concordo com o Bap quando diz que não é bom haver reeleição. Nem sempre isso acontece, mas na maioria das vezes é fato. Como já disse antes, isso não é bom para a imagem do Flamengo, pois sempre em época de eleição as ofensas começam a se destilar de todos os lados. Nosso clube que já não anda bem nas manchetes por causa das derrotas seguidas em campo, passa a ser também motivo de chacota fora das quatro linhas. Que cultura essa nossa, hein!
    Não venho gostando da forma como o EBM vem conduzindo o Flamengo nos ultimos meses. Daí, acho que uma mexida na diretoria pode ser benéfica ao clube. Não gosto da arrogância do Wallim e do Bap, mas, convenhamos, presidir um clube com mais de 40 milhões de torcedores não deve ser uma tarefa nada fácil. Haja exigências. Nós aqui somos um exemplo claro disso. Há muitos interesses envolvidos e isso requer um bom grupo para governar. Hoje vejo o grupo da chapa verde com mais capacidade para isso. Se vai ser bom ou não, só o tempo dirá. Esse sim, é o juiz perfeito da razão.

    Reply
    • Amigo Helder.
      Numa situação normal, com o passivo nos trilhos, concordo que a continuidade é maléfica. Embora, três anos seja pouco tempo para projetar qualquer coisa.
      Não esqueça que viemos de uma terra arrasada…
      Sinceramente, não vejo absolutamente nenhuma mudança na postura do Bandeira.
      Como também, não vejo (fora as agressões) nos conceitos dos Verdinhos…
      Como TODOS são farinha do mesmo saco e, oriundos da mesma padaria, entendo que não haverá grandes mudanças na escolha de qualquer chapa.
      Programas semelhantes me fazem ter esta certeza.
      A única preocupação que tenho, com TODAS as Chapas, é como será tratado nosso futebol.
      Nos últimos 6 anos (Patrícia 3, Chapa Azul 3) ficaram literalmente divorciados do nosso Departamento de Futebol.
      É SÓ o que espero!!!!

      Reply
      • Não sou contra reeleições, caro Egon. Mas entendo que em algumas situações é razoável mudar. O primeiro mandato do EBM foi, num todo, muito bom. Precisávamos arrumar a casa. Estavámos, como disse o Presidente Márcio Braga, num estado de falência caso fossemos uma empresa. Ele fez bem o seu papel. Obrigado, mas tchau.
        Também sou temeroso do grupo verde quanto a contratações. Mas acho que todo esse período observando de longe lhes deram valiosas lições. Até nós aqui, longe de tudo, enxergamos erros, muitos, e acertos, poucos.
        Nosso grande Nelson Rodrigues dizia que toda unanimidade é burra. Então é salutar ficarmos aqui concordando e discordando ao mesmo tempo sobre o que poderia ser o melhor para o Flamengo. Quem quer seja o futuro presidente, é certo que cometerá acertos e erros. Nosso desejo é que erre bem menos que os acertos.

        Reply
        • Perfeito!
          Só quero que QUEM QUER QUE SEJA dê atenção ao futebol.
          Não é nem, MAIS… atenção ao futebol! É integral…
          Torço pela releição do Bandeira, mas se CONTINUAR vacilando com nosso carro-chefe, vou CONTINUAR criticando.
          O amigo sabe que tenho escolhas, mas no erro… caio de cacete…
          Pra pensar!
          Landim (vice presidente da Chapa Verde) já declarou que não tem tempo disponível para assumir integralmente o Flamengo.
          Problemas profissionais o impedem…
          Bap (vice de marketing da Chapa Verde) é presidente da Sky, reside em São Paulo e lá trabalha.
          Wallim (candidato a presidente), foi um dos piores vices de futebol da história do Flamengo.
          Em 2 anos e meio, fez contratações absurdas.
          Por outro lado, vejo AS MESMAS deficiência na Chapa do Bandeira.
          Recentemente nomeou personagens que são conhecidos no mundo do futebol e, entendem.
          Plínio Serpa Pinto, Flavio Godinho e Marcos Braz (até a página 5)…

          Nada disso nos dá segurança de um futebol saudável. Ambos vão continuar ADOTANDO o malfadado Conselho Gestor.
          Pra quem exige AUTONOMIA no DF, não deixa de ser um retrocesso para 2016….
          NÃO APRENDERAM!!!!
          É o máximo que podemos fazer…

          Reply
  21. Me encanta o comprometimento de nosso time com a torcida e a diretoria!

    Diretoria do Flamengo cobra grupo de jogadores após festa com bebida e mulheres

    Um grupo de jogadores do Flamengo ignorou a má fase do time e se encontrou na noite desta terça-feira em uma casa próxima ao centro de treinamento, em Vargem Grande, onde promoveram uma festinha regada a bebidas e mulheres.

    No evento que começou cedo, mas inicialmente não tinha hora para acabar, estavam o lateral-direito Pará, os meias Alan Patrick e Everton e os atacantes Paulinho e Marcelo Cirino.

    Na casa, que já pertenceu ao funkeiro Mr. Catra, os atletas estacionaram os seus carros e havia colchonetes espalhados. A intenção era que, em caso de a festa se estender, os jogadores pudessem ir direto para o treinamento do dia seguinte.

    Entre os poucos convidados, uma van com algumas mulheres chegou ao local. Os jogadores se mostraram preocupados com fotos que alguns participantes da festinha estavam tirando e também com alguns relatos em redes sociais. Em uma das imagens espalhadas na internet, aparece o carro do meia Alan Patrick.

    O caso chegou, ainda nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, ao conhecimento de dirigentes do Flamengo. O treino marcado para às 9h só teve jogadores indo a campo depois das 10h. Antes do treino, o EXTRA foi até a casa, mas não havia mais movimentação.

    Nem o clube e nem os atletas se pronunciaram sobre o ocorrido. Mas também não desmentiram as informações. O diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, se reuniu com os jogadores depois do treino, que ficou fechado o tempo todo por conta do ocorrido.

    Em meio a esse turbilhão, o Flamengo volta a campo neste domingo, pelo Brasileiro, contra o Grêmio, em Porto Alegre. A chance de classificação para a Libertadores é irrisória.

    — Se está dando 100%, pode dar 110%. Como capitão, o que tenho de falar, tenho feito. Tem quem goste e tem quem não goste. Talvez, devido ao meu comportamento, esteja incomodando algumas pessoas — revelou o zagueiro Wallace, em entrevista coletiva nesta terça. O Flamengo perdeu seis das últimas sete partidas.

    Reply
    • Pois é, amigo Roberto…
      “No evento que começou cedo, mas inicialmente não tinha hora para acabar, estavam o lateral-direito Pará, os meias Alan Patrick e Everton e os atacantes Paulinho e Marcelo Cirino.”

      A baba do Pará
      O vagalume Alan Patrick
      O alazão Éverton
      E… os eternamente contundidos Paulinho e Marcelo Cirino…

      Pra fechar com chave de ouro, só falta pagar R$16 milhões pelo Cirino, no final do ano…

      Reply
  22. Lamentável Roberto mais um incidente. Ta na cara que esse Para, Paulinho e o Allan Patrick sao cachaceiros ,e só olhar pra figuras. Mas o tal do Cirino , eu tenho dó , está enterrando sua carreira e consequentemente perdendo uma excelente oportunidade profissional .Lamentavel. Outro detalhe, cadê o Biscoito ??? Passando parafina em prancha???

    Reply
  23. …e pensar que essa diretoria prometera por ordem na Casa!
    Só há uma palavra pra isto: INACEITÁVEL!

    Além disso, a verdadeira festa será domingo: goleada impiedosa do Grêmio! Sr. Bandeira: DEMITA a maior parte do elenco, comissão técnica, tudo e todos quantos forem necessários! Alguns, negocie com o Tupi, aqui de JF, que disputará a série B! Se bem que Juiz de Fora é perto demais, do Rio… NÃO espere pela segunda-feira, não! Mais: se respeitassem o treinador, JAMAIS fariam isso! Estou indignado, pra dizer o mínimo! Rua com “peles arco-íris” que infestam a Gávea!Se for necessário, que um time de juniores jogue o restante da competição, dirigidos pelo Jaime. Os torcedores do Flamengo EXIGEM MUDANÇAS DRÁSTICAS EM TUDO! CHEGA!!!
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    Reply
  24. Boa tarde!
    Sr.Kléber Leite.
    Qual chapa você e Márcio Braga irão apoiar na eleição de dezembro/15?
    A coisa está muito nebulosa depois desse racha no grupo original da chapa azul(inclusive apoiada por vocês na eleição de 2012).
    Me parece que estão querendo retornar com métodos antigos de troca de favores dentro do Flamengo. E isso significa um grande retrocesso num trabalho pra lá de promissor.
    SRN

    Reply
  25. Colegas Blogueiros,
    Respeito a opinião de todos a respeito da disciplina e do comportamento, mas para mim esse não é o fato preponderante, nem a causa das 6 derrotas consecutivas do Flamengo. Falta futebol mesmo, o time é medíocre. Se cerveja e mulheres, com moderação, fizessem mal, não teríamos nenhum título. Já tivemos Renato Gaucho, Romário, Edmundo, Junior, Adriano e outros. Desafio a um jogador profissional vir a público e dizer que nunca participou de uma “festinha”. Se fosse por aí o time da igreja seria campeão todo ano. Além disto, os caras saíram fora do expediente de trabalho, e ser punido fora do ambiente de trabalho, só se justifica se tiver contrato de imagem e prejudicar a imagem da instituição, o que me parece que não foi o caso. Na minha opinião puniria os 5, com afastamento temporário, pelo desempenho ridículo dos últimos 6 jogos. Pela falta de empenho. E no caso de vitória contra o grêmio promoveria uma “festinha” depois do jogo para comemorar. Afinal, os jogadores são humanos e fora do expediente também precisam ter lazer, com moderação, evitando os excessos que possam prejudicar seu desempenho!!

    Reply
  26. Fred Luz (o iluminado) e Gerson Biscotto (biscoito pão e água) acabam de anunciar o afastamento dos 5 atletas envolvidos na festança com direito a tudo. Sinceramente não entendo qual o motivo dos jogadores não poderem ir a festas em suas folgas. Romário era festeiro que só e simplesmente foi o melhor atacante do Brasil e do mundo na sua época. Mas o que nos preocupa é que no meio dos festeiros estão Alan Patricik, Everton e Pará, treis títulares. Se a coisa já não anda boa com eles em campo, como fica sem eles? Se bem que o Pará ser afastado é reforço. Tomara que a barca comece mais cedo, galera. Esses aí não farão tanta falta, só servem para banco de reservas mesmo. Mas são muito caros para serem banco. Então, Au Revoir!

    Reply
  27. Um jogador Machucado (Cirino), Três que não estavam rendendo (Everton, Paulinho e Alan Patrick) e o Pará (que curiosamente pertence ao Grêmio)
    Será que se fosse a “estrela” do Guerrero, ele teria o mesmo destino? O Erazo vai sentir alguma contusão mágica para também não jogar?
    Punições com titulares (rendendo ou não) não acaba sendo punição ao clube?
    Jogador sente no bolso, afastar “por tempo indeterminado” com uma multa simbólica não ensina nada a ninguém.
    []’s

    Reply
    • Perfeito Eduardo!
      Jogador de futebol só sente dor no bolso.
      Multa e manda pro campo!
      Afastar, significa férias pra eles, e prejuízos pro time.
      Mais uma idiotice desta gestão.
      E… lá está o remador Biscotto, com cara de rosquinha… ao lado do aspone Fred Light…
      Sempre pode piorar…

      Reply
    • Pois é. Concordo. A punição seria sentida caso fosse no bolso, alem disso, treinamento em tempo integral para o quinteto por 1 mês. Aí sim é punição, nao é dar mais folga pra esses malas.
      E o Biscoto hein? Nao é ele o vice de futebol? Pq que o Fred Luz quem faz o pronunciamento? Que papelão esse Biscoito!
      O ultimo, apaga a Luz!

      Reply
  28. Meus amigos! Ja que não seremos rebaixados, os jogadores precisam ser afastados e punidos! Plena falta de caráter de todos! Isso acontece toda hora nesse time de profissionais descomprometidos! Quantos pais de familia não pagam ingressos caros e quase sem poder? Lamento que estejam o Alan e o Everton, que acho que com um time melhor jogariam mais! O resto é resto mesmo! SRN

    Reply
  29. Muita mancada!

    O campeonato acabando e afastar do elenco jogadores com mercado? Qual a diferença de fazer isso agora, ou tentar vende-los no final do ano?

    Cerino, Everton e Paulinho, são jogadores com mercado, e o Alan Patrick, esse afastamento indica que o CRF desistiu de prorrogar o empréstimo?

    Sem entrar no mérito de que nao foi noticiado que esses jogadores chegaram atrasado ao treino, ou bêbados…

    Isso foi jogar para galera e desvalorizar o patrimônio do clube. Caso fique provado que eles não se atrasaram , nao chegaram ao clube sem condições de exercer seu oficio, ainda cabe ação por danos de imagem contra o clube.

    Por que Senhor, não vende-los mais caro no final do ano e manter o pingo de paz que existia no clube?

    Reply
    • Meu amigo Leymir!
      “Por que Senhor, não vende-los MAIS CARO no final do ano.”
      Isso é tarefa pra Capitão Marvel… desempregado.
      Até o cavalo Trigger do Roy Rogers, mesmo empalhado, custa mais caro que essas baranguetes…
      Tem que procurar quem queira doado! Mesmo assim vai dar uma canseira…
      Em último caso, leva pra Band e emprega no Pânico…

      Reply
  30. Amigos, com todo respeito , nossa diretoria não iria afastar esse pessoal (bohemios de carteirinha) apenas por esta festinha, estes caras estão na farra e nos prejudicando faz tempo!!!Gostei da postura da diretoria , que sirva de exemplo pois uma situação como essa marca o profissional.SRN

    Reply
  31. Já vi esse filme algumas vezes no Fla. time mal no campeonato e descobrem que os jogadores organizaram uma festinha. Lembro da Sele-Fla de 2000 que foi chamada de ‘seleção de churrasqueiros’ após episódio exatamente igual.
    Vejo apenas uma bipolaridade na imprensa e até na torcida em geral. Ninguém sabe como agir numa situação como essa e há varias opiniões diferentes, com argumentos muito bons de ambos os lados. A torcida é compreensível, já que vai muito do momento do time, afinal duvido que caso a festinha tivesse ocorrido durante as 6 vitórias, estaria alguém reclamando. Mas se houvesse a festinha antes do Jogo contra o Coritiba, estariam todos culpando a mesma pelo mau desempenho. A imprensa faz alguns pequenos comentários, mas em geral esperam pra ver qual será a decisão da diretoria para em seguida criticar, seja qual for a decisão, afinal uma crise no Fla é um prato cheio. Acreditem, tivesse o Fla passado a mão na cabeça dos jogadores, as críticas seriam imensas, assim como foi em 2000, quando o diretor de futebol Walter Oaquim foi à imprensa dizer que eles agiram no momento de lazer deles.
    O assunto é polêmico. Os jogadores ganham direito de imagem e com certeza as suas imagens ficaram arranhadas depois desse episódio. Colocá-los pra jogar poderia prejudicar o time pois ao menor passe errado de um dos envolvidos, viriam as vaias da arquibancada relacionando o erro à festinha.
    O assunto é mais profundo e tem a ver com a sociedade em geral. Joel Santana já disse que quando o time dele vai mal, ele não pode sair pra jantar com a esposa e nem comemorar aniversário dos filhos. Se os jogadores tivessem sido vistos no Parque da turma da Mônica com suas famílias, qual seria a reação? No Brasil acredita-se que quando o time vai mal, o jogador tem que estar num estado de depressão e qualquer manifestação de alegria é ofensivo. Hipocrisia. Eu fico P da vida quando o Fla perde, mas não deixo de levar minha filha no parque, visitar amigos e parentes ou mesmo de ir à praia ou ao shopping, assim como acredito que a maioria dos torcedores. Porque então exige-se um comportamento dos jogadores que nem a torcida pratica? Hipocrisia da sociedade e a diretoria corrobora.

    Reply
  32. Hipocrisia é eu não poder receber uma fortuna para ser atleta profissional e consumir bebidas alcoólicas em plena terça feira a tarde…
    Lamentável, penso na torcida q consome através de uma paixão e vive sendo iludida por uma diretoria fraca e omissa e isso inclui as duas chapas, me sinto como um amigo aí citou, parece a eleição para governador do RJ, votar em quem?
    Pobre torcida, pobre sócios em breve seremos uma espécie de Botafogo,um clube ex-grande vivendo de passado, pelo menos eles têm estádio.

    Reply
  33. Meio campo contra o Grêmio: Márcio Araújo, Canteiros,Luís Antônio e Jaja. Na frente o companheiro de ataque do Guerrero será o Gabriel.Que Deus nos proteja.

    Reply
    • Bernard!
      Como tudo no Flamengo acontece ao contrário SE, pelo menos essas barangas correrem 90 minutos… pode ser que dê certo. Duvido! Mas a tal esperança ainda é a última que morre…
      Lotamos o Maraca e vimos o Santo André!!! levantar a Copa do Brasil.
      Numa quarta no mesmo Maraca, praticamente classificados, tomamos um vareio pro fabuloso América do México.

      PS – Será que devemos agradecer ao Oswaldo pelos 18 pontos que ganhamos???
      Ou, amarrar no tronco pelos 18 que perdemos???

      Reply
  34. Amigos em diversas ocasiões durante o ano eu ocupei este Blog alertando sobre estas festas, se realmente estes jogadores forem afastados devemos convidar mais alguns jogadores para estas festinhas…..Este é o único lado positivo deste triste episódio, podemos nos livrar de diversos jogadores.
    Acho que todos tem direito a ter uma vida social privada, mas é obvio que é impossivel conciliar alta performance com este tipo de situação, o resultado são contusóes e queda de rendimento físico e técnico

    Reply
    • Amigo Radamés.
      Este episódio (mais esse!!!) é histórico no Flamengo, faz tempo.
      Passar a mão sobre cabeça de jogador, na Gávea, faz parte do estatuto…
      Não podemos esquecer de Renato Gaúcho, Adriano, Romário, Silva Batuta, Narciso Doval, Paulinho (volante), Bruno, Edmundo… e muitos outros…
      A diferença é que se garantiam em campo.
      Essa turminha de agora, já está de férias faz tempo…
      Na minha opinião, a diretoria jogou pra galera mais uma vez…
      Ou rescinde o contrato de TODOS eles, ou, multa e manda pro campo.
      Existe uma diferença abissal entre o que aconteceu nesta terça-feira, e o que aconteceu quando o Flamengo chegou ao G4.
      Skeyk dançou na cobertura da casa dele, fez churrasco num iate em Angra dos Reis, apareceu num bar bebendo ao lado de um amigo…
      E… se na turminha estivessem Guerrero e Sheyk?
      Será que a atitude desta diretoria seria a mesma?
      Nosso barco chamado FUTEBOL, já está a deriva faz tempo.
      Quem vencer as eleições, terá obrigação de zerar tudo, passar a limpo o departamento e, começar do zero…
      Um churrasco na terça-feira e, o consequente afastamento dos jogadores, vai refletir no jogo contra o Grêmio.
      Como nossas chances já eram mínimas, com esta atitude hipócrita e politiqueira, mais uma vez vamos pagar a conta…
      SE… o time estivesse rodando, neste mesmo churrasco estariam jogadores e diretores.
      A vida social não só é legal, como saudável.
      No momento, é legal… mas absolutamente imoral e sem vergonha…

      Reply
  35. Amigos, pelo menoa lutaremos contra o Grêmio com um time supostamente sóbrio! O Santos hoje é outro time! Tem uma base! Estávamos com um plantel de apenas um tempo! No segundo tempo o time anda em campo, não reage nada e depois dos jogos recebemos as desculpas de sempre! Sempre dizia que existia algo nos bastidores do Fla: eis ai a resposta! Os jogadores bebem e os dirigentes ficam tontos! SRN

    Reply
    • Esse assunto “FUTEBOL” é uma absurda unanimidade…
      Nenhum deles dá uma única palavra sobre isso.
      O “estamos trabalhando” do Bandeira, já estou acostumado…
      Bela matéria do ótimo rubro-negro Mauro.

      Reply

Comente.