Melhor ler isso do que ser cego

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A entrevista do candidato Wallim Vasconcellos, hoje, no Extra, demonstra com clareza o motivo do resultado pífio do futebol do Flamengo nos últimos três anos.

O depoimento de quem, durante tanto tempo, foi o vice- presidente de futebol do clube, deixa claro que, sensibilidade, boa leitura do futebol e da vida, além de, um mínimo de inteligência, passam ao
largo.

O candidato Wallim afirma que no futebol do Flamengo todos mandam. Até aí, nenhuma anormalidade, até porque, desde a criação do conselho gestor ou, conselho do futebol, cada um quer enfiar a sua colher, onde todo mundo manda, embora sem conhecimento de causa. Na entrevista, ele foge à realidade, criada inclusive por ele, que é este conselho gestor, para dar a entender ao eleitorado que pessoas de fora, como eu, vivem palpitando no futebol.

Wallim, assuma! O filho é seu! Quem criou o reino da palpitolândia foi você. E, pior. Insiste no erro. Sugiro que os amigos deem uma olhadinha na entrevista do candidato Wallim para este blog (ler aqui). Ele afirma com todas as letra que o conselho gestor continuará, se eleito for.

Aqui, há um erro e, uma enorme injustiça. O erro é não entender que no futebol deve haver comando único e, quanto menos gente, melhor. A injustiça, imputar a mim a pecha de palpitar no futebol. Só tenho a dizer que, a maior prova desta inverdade, é que vejo, não só o Futebol do Flamengo, mas a própria vida, de forma completamente antagônica aos que lá estiveram e estão comandando o nosso futebol. Não tenho como palpitar, da mesma forma que não tenho como influenciar a vida em Marte, pois qualquer coisa que viesse a dizer, os Marcianos não me entenderiam. E olhe que sou formado em “ciências exatas interplanetárias…”

E, não satisfeito, o nosso bravo Wallim afirma que sou rico. Realmente sou, mas não no que ele quis se referir. As minhas riquezas são todas de origem espiritual. Jamais, material. Por conceito de vida e, por traduzir a verdade.

Se Wallim não sabe o que é ser rico, como vai avaliar a riqueza do clube mais popular e importante do país?

Melhor ler o que li, do que ser cego.

Quanta bobagem…

1 Comentário

  1. Caro Kleber , a que ponto chegou eleição do Flamengo ? Vejo na entrevista do Wallin um misto de desespero , desrespeito e arrogância….. como estes caras estando dentro do Flamengo a pouco menos de 6 meses “pulam” fora do barco por questões totalmente administráveis provavelmente por conveniência pessoal? Claro ,porque se estas mesmas pessoas estivessem ” respirando” o clube com certeza estariam lá até hoje e quase todo o discurso seria diferente. Confesso que em um ponto eu dou coro ao candidato….. a quantidade de alianças que o EBM tem feito , vide Fat, Só fla , etc irão unir o clube ou aumentarão a ” palpitolandia” , enfim a cada dia que passa acredito menos num futuro vitorioso para o Flamengo , tomara que eu esteja errado !!!!!

    Reply
  2. Grande Kleber e amigos,

    O flamengo pelo seu tamanho, é normal, que muitos queiram aparecer. O que muito me incomoda é o flamenguista, ser ante flamengo, por causa de política, por causa de ego e por puro egoísmo.
    Nesse período temos muita politicagem e pouco Flamengo.
    Apesar do EBM ter o apoio de alguns “partidos” FAT, Só Fla… e alguns ilustres rubro-negros como Kleber, Marcio Braga… ainda não vejo união em prol do Flamengo.
    Ainda acho que o melhor nessa eleição é a chapa azul, porém, estamos muito longe do ideal para o clube.
    SRN

    Reply
  3. Esse Sr, que me recuso a me dirigir pelo nome, não tem o menor respeito por rubro negros sérios e consagrados. Quer ganhar no grito, na força, e não por acaso é o terceiro colocado nas pesquisas feitas anteriormente. Se o EBM acertar a mão e deixar o Futebol nas mãos de gente competente e séria, fará história no Flamengo como um de seus maiores Presidentes.

    Reply
  4. Nosso Jayme resumiu a ópera: ” Hoje foi o jogo mais vergonhoso da minha carreira”. Nunca em 24 anos acompanhando o Flamengo me senti enojado como hoje, time sem alma ,uma verdadeira vergonha !!!!!

    Reply
    • Pedrão
      Procurei palavras para descrever o que vi hoje.
      Vc resumiu bem o que foi, triste, digno de dó!
      O comentarista do jogo foi pontual ao comentar o bando do Flamengo; ficam 3 e olha lá.
      Em relação ao candidato da chapa verde, são declarações de desespero, de quem sabe que as eleições estão decididas, precisa achar algo para mudar, pois se bobear, depois de tantas besteiras que ele diz, é capaz até do Cacau ficar a frente dele.
      Se a chapa Verde lançasse um outro candidato, poderia até fazer frente, visto que o futebol foi o maior problema da chapa Azul.
      Abraço a todos e que chegue o dia 7.

      Reply
  5. Falar da mediocridade do time do Flamengo no jogo de hoje é chover no molhado. E como sempre as mesmas desculpas: “O time não se encontrou em campo”, “Peço desculpas ao torcedor” e bla-bla-blá…
    Toda vez que a TV mostrava o Jayme, ele estava olhando o relógio… Nem ele tava afim de estar ali. No fim do jogo reclamou da postura da equipe… Mas todos sabemos que irá repetir a escalação contra o Palmeiras.
    O jogadores fazem birra por “pagamento de bichos” por vitorias importantes, por que não uma cobrança de multa por derrotas vexatórias?
    Coloca a garotada no ultimo jogo, como um preparatório para Copa SP. Deve valer mais a pena.
    []’s

    Reply
  6. Caro Kleber,
    Por que não assumes o marketing? És um especialista na área e desde a saída do Bap não temos mais um craque.
    Você no Marketing e Godinho no Futebol seria uma tabelinha digna de Romário e Bebeto em 94.
    SRN

    Reply
  7. Queridos amigos, hoje mais uma vergonha( derota de 3×0 para o Atlético – PR)e uma atuação ridícula. Time sem vontade,sem o mínimo compromisso com as nossas tradições.
    Ainda bem que o campeonato está no fim. Vamos assistir ao debate dos candidatos no canal Fox Sports na terça (dia 1/12) às 18h e torcer para grandes notícias.
    Um grande abraço para todos.

    Reply
    • Grande André!
      Esse herbívoro pra ser dirigente, vai ter que melhorar muito…
      Por enquanto é Vice Baba Ovo do Bap…
      Nem pra Diretor da Lanchonete este cara serve…

      Reply
  8. Jayme tem razão, esse time não é digno. Humilhante ver essa cambada de jogador indolente representando milhões de torcedores como nós. Time sem alma, sem espírito, sem raça. Por favor que coloque o time sub-20 em campo contra o Palmeiras e não me ponham essa cambada que jogou hoje, salvo raríssimas exceções.
    E que o presidente EBM deixe de ser omisso e tome uma atitude contra a postura de alguns desses jogadores.
    Prezado Kleber, desculpe comentar sobre um tema diferente do que se refere ao post mas é revoltante demais ver o que aconteceu hoje em Curitiba e ficar quieto.

    Reply
  9. Pessoal não sei o motivo de tanta repercussão depois dessa derrota, vcs ainda não se acostumaram com o time do flamengo/15 ? Pois é, só pra lembrar vcs, o time é esse aí mesmo, foi com isso que passamos todo ano, esperavam oque no final do campeonato ? lindas atuações, bela jogadas e golassos ? hahaha me poupem né , nosso time do ano todo foi sempre esse, fazendo partidas com mais vontades outras sem vontade alguma, igual a de ontem. Só lamento ontem o Flamengo ter perdido do Atl/PR , pena que não foi pro Figueirense ou Avaí .

    Abraços …

    Reply
  10. Amigos,
    Realmente não poderíamos esperar coisa diferente deste jogo do Flamengo e Atlético PR., afinal, esse time demonstrou durante o ano a falta de vontade de jogar e a diretoria a falta de comando (para saber cobrar). Mas, o que vem me preocupando são os noticiários de contratações e dispensas até o momento.
    Já dão como certas as contratações do Juan (zagueiro), Arão (meio campo do Botafogo) e agora Rodinei (lateral da Ponte); o que estão querendo com essas supostas contratações???
    Não poderia deixar de falar das dispensas, que apesar de não estarem confirmadas, o que vem se noticiando é que sairão Almir, Marcelo, Ayrton, Armero, Paulinho, Everton… e os outros?
    Espero que essa eleição termine logo, para podermos saber o que realmente esperar do nosso time no próximo ano.
    SRN

    Reply
  11. Caro Kleber:

    Tenho o prazer de acompanhar seu blog desde que ele nasceu. Como já escrevi aqui anteriormente, não há paralelo no Brasil: um dos maiores e mais vitoriosos dirigentes esportivos do país se expõe da forma como você faz, correndo riscos, dando cara a tapa, mostrando posições, debatendo e se expondo ao escrutínio público permanentemente.

    Comecei a acompanhar seu blog porque sou um apaixonado por gestão esportiva, especialmente no futebol. Meu Inter já foi um case de sucesso no ramo. Hoje nos perdemos no que vejo ser o mesmíssimo problema do Flamengo: uma belíssima gestão administrativa e o futebol sendo tocado por quem não é do ramo.

    Temos no Brasil um problema histórico: o carteiraço baseado na nossa tradição bacharelesca. O cidadão não se apresenta e se impõe pela qualidade dos seus argumentos e de suas realizações, mas pelos “títulos” que ostenta. “DOUTOR Fulano”, “VOSSA EXCELÊNCIA Beltrano” e por aí vai. Que dirigente brasileiro pode dizer que tirou O MELHOR JOGADOR DO MUNDO DO BARCELONA e o repatriou, no auge da carreira? Que dirigente brasileiro, em diversas funções, conquistou tantos títulos quanto você? Que empresa de marketing esportivo já organizou tantas competições com sucesso quanto a Klefer?

    É curioso: Walim ataca o populismo de Cacau Cota e em seguida investe no populismo mais rasteiro existente neste país, o discurso de que os apoiadores de Bandeira são “ricos”. O último grupo político que investiu neste discurso no Brasil encontra-se na cadeia.

    Walim fala de ausência de comando no futebol e defende um comitê gestor que dilui qualquer comando no setor. Walim reclama da falta de autoridade no comando do futebol e pretende nomear um executivo que pouco tempo dispõe para sequer estar no país. Walim quer se apropriar de todos os sucessos da atual gestão e se livrar de todos seus problemas e aí vira definitivamente o samba do crioulo doido: quando ganhou ele era o VP de futebol. As derrotas é porque ele não tinha tempo de estar presente. É vergonhoso.

    Igualmente vergonhoso é o desrespeito com a história da instituição. Parece que o Flamengo simplesmente não existiu antes que o iluminado Walim e seus amigos resolvessem salvá-la do naufrágio. O Flamengo não foi hexacampeão brasileiro antes de Walim. O Flamengo não foi a maior torcida do mundo antes de Walim. O Flamengo, em suma, não é nada sem Walim. Arrogância e prepotência sem limites. Mais uma vez, só encontro paralelo no rapaz do discurso do “nunca antes na história deste país”, às voltas no momento com a tentativa de não parar na cadeia.

    Isso pra não falar da patacoada do ex-Presidente Márcio Braga “metendo o pé na porta e exigindo que Kleber Leite seja o VP de futebol”. Curiosamente Kleber Leite segue escrevendo seu blog desde que Walim acusa Márcio de ter feito isso, segue criticando a falta de comando no futebol e apresentando sua visão de maneira clara, límpida, honesta e exposta ao público. Porque Walim não fez ou faz o mesmo? Porque este populismo rasteiro buscando ganhar a eleição a qualquer custou, inclusive ao custo de tentar desacreditar toda a história do Clube e de seus dirigentes mais vitoriosos?

    Pra encerrar, uma história: trabalho com redes sociais de maneira intensiva, porque elas são fundamentais no trabalho jornalístico que realizo em meu site. Por dever de ofício, monitoro campanhas, hashtags que estão bombando, assuntos mais comentados. Semana passada vi duas hashtags subindo no Twitter. Uma era “#AgoraÉVerde” e a outra era “#ChapaVerde”. Fui ver do que se tratava. Vi que era sobre a eleição do Flamengo. Primeiramente, foi óbvio na largada o uso intensivo de robôs, programas que twitam automaticamente, sem qualquer relação com usuários de verdade. Segundo, apliquei um filtro para ver da onde partiam: São Paulo! No Rio de Janeiro não entravam nem nos 20 assuntos mais comentados!

    Gosto de Bandeira. Como falei no começo, sou apaixonado por gestão esportiva e creio que ele fez um excelente trabalho neste primeiro mandato no Flamengo, a despeito da fogueira de vaidades que teve de gerir em seu grupo original. Não se pode deixar de notar: dirigentes que construíram a grandeza do Flamengo como você, Kleber, o grande Márcio Braga, dentre outros, ficaram escanteados e tratados como párias no começo do mandato de EBM. Mantiveram silêncio, foram discretos, humildes e costuraram sua volta. Porque são DA INSTITUIÇÃO, porque aquele papo de “nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo” que a Chapa Verde usa como discurso eleitoral, é vivido por estes dirigentes na prática.

    Toca o barco, Kleber! Tu és maior do que tudo isso. MUITO maior! Quem sabe um dia teremos o prazer de tomar um vinho, conversar e eu possa aprender mais. Se não acontecer, só a existência deste espaço já servirá para que eu aprenda muito.

    Inclusive a me comportar com decência, com ou sem poder. É nisso que se mede a grandeza humana.

    Boa sorte na eleição. Não tenho qualquer dúvida que os sócios do Flamengo saberão encaminhar esta instituição gigantesca, centenária, verdadeira Nação de volta ao rumo do sucesso.

    Forte abraço e fica com Deus!

    Reply
    • Comentário perfeito, Bisotto. Também trabalho com redes sociais, mas não tinha feito essa pesquisa das hashtags que você fez. Se tá saindo de bot, e de SP, é muita cara de pau dessa chapa verde, que trapaça até nesse ponto, tão anti-ético e, em determinados países, considerada até uma prática ilegal.
      No mais, todos os pontos por você levantados são extremamente relevantes e corretos. Parabéns por colocar palavras tão coerentes aqui nesse, que em minha opinião, é o blog relacionado ao Flamengo onde se discute no mais alto nível em toda a internet.
      Cada vez fica mais evidente o altíssimo nível das discussões que temos por aqui e seu comentário só fez subir essa qualidade.
      Abraço!

      Reply
  12. Prezados, lamentavel a atuação do Flamengo,sem alma,sem vontade de pelo menos honrar a nossa camisa, falta de determinação, raça. Tem de começar uma limpeza agora, imediata. mandar embora: Para, Walace, Cesar Martins, Marcelo, Marcio Araujo, Canteros, Gabriel, Paulinho, Marcelo Cirino (inventaram esse cara), Kayke, Allan Patrick (por isso que não para em clube nenhum, mandado embora do Inter, Santos e Palemiras e o nosso Flamengo pega esse “refugo”, perna de pau). Fica somente, Jorge, Emerson e Guerrero( apenas um bom jogador, nada mais do que isso, e que estamos pagando muito caro, fomos enganados). Outra coisa, por muito menos os jogadores da base.
    Saudações rubro-negras.

    Reply
  13. O Walim é o sujeito, mais arrogante e prepotente, que ja tive a aportunidade de presenciar na diretoria do FLAMENGO.
    Que a Gavea, no dia 7, vote certo, vote AZUL.

    Reply
  14. Estou revoltadíssimo,como pode um time que já foi tão conceituado está neste nível decadente ? Indignação é meu sobrenome,este time está denigrindo a imagem do que é um futebol brasileiro. Bom,bolada com tudo isto… Mas em fim,vida que segue,time que tem que melhorar.

    Reply
  15. Presidente, sou sócio do Flamengo desde o advento da FAF em 1977 que elegeu o grupo comandado por Marcio Braga. Nesse periodo todo não havia visto nada comparado aos senhores Bap e Wallim no quesito transparencia e respeito ao proximo ainda mais se o proximo for seu adversario politico. Sinto muito quando vejo meu maior idolo do outro lado e embora respeitando opinião, lamento que nosso Zico mais uma vez esteja fazendo opção equivocada quando o assunto é o Flamengo. O presidente Bandeira errou muito no futebol nosso carro chefe, mas é inegavel que recuperou o credito, o respeito e a confiança do mercado em nossa marca. A principal marca do país, a marca FLAMENGO e só isso já seria o bastante para darmos a ele o direito de ter mais tres anos á frente do clube. Agora, livrando-se de alguns “amigos” do primeiro mandato e entregando o futebol para gente do ramo que conhece os caminhos, certamente teremos mais vitorias, mais conquistas, não deixando de cumprir com nossas obrigações. Confio muito num grupo que tenha Bandeira, Marcio Braga, Kleber Leite e outros notaveis do nosso clube.

    Reply
  16. Parabéns dalmir Zanetti, excelente comentário! E vamu que vamu! Kleber e Márcio ajudando e o mengo voltando a ser respeitado. Sobre zico…..todos temos defeitos!

    Reply
  17. No momento em que se fala em renovação de elenco, é válido lembrar que bola se joga com os pés. Há jogador no Flamengo que ocupa espaço na mídia por sua razoável articulação ao dar entrevistas. Mas não joga nada e deve ser incluído na lista dos negociáveis.
    Refiro-me ao “capitão” Wallace. O Flamengo vai precisar de um novo time, sem dúvidas. Jaime de Almeida expressou o que a maioria da torcida gostaria de dizer.
    Do atual elenco, podem ficar o goleiro reserva César (tem mais potencial que Paulo Vitor), Jorge, Sheik, Guerrero e, com boa vontade, o Patrick.

    Reply
  18. Caro Kléber! Em época de eleição os nervos estão sempre mais aflorados e muitas vezes os comentários são indigestos! Importa a consciência tranquila e a história que cada um tem ao longo do tempo! Que o Walim um dia possa construir a dele! Devemos ser FLAMENGO e jamais nos debater por uma eleição praticamente definida! Quanto ao jogo de ontem, havia comentado de lider ou líderes negativos no time! Um clube que tem Wallace como capitão já começa desastroso! Quanto ao comentário do Jaime, respeito muito, porém, se estava vergonhoso, ele abençoou com o seu silêncio profundo! Não tenho dúvidas: é o time mais sem raça de todos os tempos! Horríveis em todos os sentidos! SRN

    Reply

Comente.