Time titular definido

(Foto: Bruno Cantini/ Flickr Atlético-MG)

(Foto: Bruno Cantini/ Flickr Atlético-MG)

O companheiro Carloto Jr, em seu comentário de ontem, afirmou que, após ouvir a última entrevista coletiva de Murici, não tem nenhuma dúvida com relação ao time titular do Flamengo para 2016, onde na verdade, e Carloto Jr da ênfase, só existe uma possibilidade de modificação.

Acho que já podemos nos preparar para, sempre que possível, ver entrando em campo o seguinte time: Paulo Victor, Rodinei, Juan, Wallace e Jorge; Cuellar, Arão e Mancuello; Cirino, Guerrero e Emerson Sheik.

Há a possibilidade de um fato novo, caso atendendo ao pedido de Muricy, um zagueiro de ponta seja contratado. Aí, sobraria Wallace.

Claro que, numa temporada longa, certamente algumas modificações, pelos mais variados motivos, serão inevitáveis, mas de um modo geral, o time é esse aí. Bom time? No papel, sim. Muito embora tudo vá depender dos desempenhos de Cuellar e Mancuello, principalmente deste último que, em tese, será o responsável pela criação das jogadas.

Ainda no papel, creio que este time não fica devendo quase nada a qualquer outro concorrente nesta temporada. O nível é médio, portanto, estamos tranquilamente no páreo para qualquer uma das competições.

Outro ponto que me anima é quando saímos do time para o elenco. Neste aspecto, juntando alguns jogadores não escalados como titulares, com mais três ou quatro promessas que vimos na Copinha, o panorama é bom. Aliás, acho mesmo que o Flamengo tem, não no time, mas no elenco, a sua grande arma para a temporada de 2016.

De zero a dez, que nota você dá para este provável, ou quase certo, time titular?

O exercício é simples. Notas individuais e, ao final, somar tudo, dividindo por 11. Aí, aparecerá a nota do time. Vamos lá?

 

1 Comentário

  1. PV – 9
    RODINEI – 8
    WALLACE – 7
    JUAN – 9
    JORGE – 9
    CUELLAR – 8
    ARÃO – 8
    MANCUELLO – 9
    CIRINO – 8
    GUERRERO – 10
    EMERSON – 9
    MEDIA – 8,5

    Reply
  2. PV -7,5 Rodinei- 6,5. Walace – 6 Juan – 8 Jorge – 8 Cuerlla – 7,5 Arão- 8 Mancuello- 8,5 Cirino – 8,5 Sheick – 9. Guerreiro- 9,5 Média: 8

    Reply
  3. Eu topo a brincadeira, mas não tenho certeza que Jorge e PV sejam titulares. Prefiro Muralha, e acho que o Chiquinho tem tudo p ganhar a posição em relação ao futebol apresentado atualmente pelo Jorge.

    Mas vamos lá

    PV –7
    RODINEI – 7
    WALLACE – 4
    JUAN – 6
    JORGE – 6
    CUELLAR – 6
    ARÃO – 6
    MANCUELLO – 9
    CIRINO – 9
    GUERRERO – 9
    EMERSON – 10
    MEDIA – 7,1

    Reply
  4. PV – 7
    RODINEI – 8
    WALLACE – 6
    JUAN – 7
    JORGE – 9
    CUELLAR – 8
    ARÃO – 8
    MANCUELLO – 9
    CIRINO – 8
    GUERRERO – 10
    EMERSON – 9
    MEDIA – 8,1

    Reply
  5. PV – 7
    Rodinei – 6,5
    Wallace – 5
    Juan – 6,5
    Jorge – 7
    Cuellar – 7,5
    Arão – 7
    Mancuello – 8
    Cirino – 7,5
    Guerrero – 8,5
    Sheik – 8

    Média – 7,14

    Reply
  6. Gostaria de ver mais o time para poder dar notas. Até por que os argentinos (Cuellar e Mancuello), ainda, não os vi jogarem.

    Mesmo assim, vou fazer esse exercício, na esperança de que sejam confirmadas à expectativas em cada jogador. As NOTAS são até onde acho que o jogador poderá chegar, não notas do atual momento.
    1 – Paulo Vítor – Sempre achei que deveria ser o titular. Conhece o time já está acostumado às pressões. Diferente do Alex Muralha. Por mais que tenha ido bem no Figueirense, não dá para comparar com a camisa do pêso do Flamengo.
    NOTA: 8

    2 – Rodinei – Ainda tímido, não se soltou e nem chegou a ser aquele jogador “FOGOSO” que vimos na Ponte Preta. Ontem fez a melhor, da três partidas que assisti. Com o passar dos jogos acredito que vai se soltar.
    NOTA: 7

    14 – Wallace – Nunca gostei do seu futebol. Acho um zagueiro muito limitado e quando apertam, ele entrega. Ontem não falhou, apesar de não passar a confiança necessária. O pior de tudo é vê-lo como CAPITÃO. Não deve se manter como titular.
    NOTA: 3

    4 – Juan – Apesar da idade, o mais lúcido da zaga. Compensa a falta de velocidade com o bom posicionamento. Pode ser o ponto de equilíbrio da zaga na orientação aos demais.
    NOTA: 8

    6 – Jorge – Tem se mostrado muito marrento. Ás vezes desligado do jogo. Precisa de um puxão de orelhas para ficar ligado no jogo. Como se diz na gíria do futebol: “Ainda não chupou gelo com ninguém”. Precisa baixar a bola se não vai acabar perdendo a posição para o Chiquinho.
    NOTA: 6

    XX – Cuellar – Não sei o nr da camisa e nem sobre o futebol dele. Mas deve ser um bom jogador para ter o aval do Muricy. Por conta disso, acredito que seja um bom reforço. Vou apostar.
    NOTA: 8

    5 – Willian Arão – Espero que ele seja mesmo o novo Elias. Volante moderno, que defende e aparece na área para concluir. Ainda, não mostrou todo esse potencial. Mas tem mostrado que pode desempenhar bem essa função.
    NOTA: 8

    23 – Mancuello – Torço para que seja tudo o que imaginamos que seja e não um novo Mugni. Jogador canhoto sempre é diferenciado. Pelo pouco que vi, parece ser aquele jogador do último passe, que deixa o companheiro na cara do gol, como fez com o Sheick no jogo contra o Ceará. Tem tudo para ser o nosso 10, apesar de usar a 23.
    NOTA: 10

    7 – Cirino – Parece que vai ser o ano dele. Vejo um cuidado da comissão técnica com a parte física dele. Tem tudo para jogar o que esperamos dele quando foi contratado. E pelo visto o Muricy não vai cometer o erro do “profexor” Luxemburgo de escalá-lo como centroavante. Ontem mostrou que pode explodir este ano.
    NOTA: 9

    9 – Guerrero – Se conseguir controlar os nervos e a ansiedade, vai ser o carque que contratamos. Jogador diferenciado.
    NOTA: 10

    11 Emerson – Tem a cara do Flamengo. Além de técnico, habilidoso e rápido, (apesar da idade), tem GARRA, o que nós torcedores gostamos de ver nos jogadores que vestem o Manto. Acho q a comissão técnica deveria ter um cuidado com ele, devido a idade. Ser poupado em alguns jogos.
    NOTA: 9

    TOTAL: 7,8

    Em tempo, a melhor contração do ano, continua sendo a do Muricy. Torço para que ele fique no clube, pelo menos, uns 10 anos.

    SRN!!!

    Reply
  7. Querido Kleber,

    Sabe nos informar o por que a camisa do Fla não tinha o patrocínio da JEEP no jogo de ontem?
    Será se o contrato encerrou e não conseguiram renovar?

    Até onde sabia, a JEEP ia se manter este ano.

    Aguardo resposta..
    SRN!!!

    Reply
    • Carloto, pelo que leio a renovação com a Jeep travou e deve ser substituída. Vi que o Fla negociava com uma marca de tintas que patrocinou o Santos pontualmente no ano passado.

      Reply
      • Flamengo não se acerta com patrocinador automotivo. Primeiro foi a Peugeot e agora a Jeep. Interessante é que as grandes marcas, VW, GM, FIAT, FORD, entre outras, não se interessam por esse tipo de patrocinio para não ficar marcado e associado a um determinado perfil de clube. Todos os consumidores lhes interessam e não querem arriscar se queimar colocando seus nomes na camisa de algum clube. Esse pensamente rege a maioria das grandes empresas no Brasil. Essa é mentalidade que explica a dificuldade de muitos clubes conseguirem bons patrocinios das gigantes no Brasil.

        Reply
  8. PV_ 6,0
    Rodinei_ 7,0
    Wallace_ 4,5
    Juan_7,5
    Jorge_7
    Cuellar_ 7,5
    Arão_ 8
    Mancuello_ 8,5
    Cirino_ 8
    Guerrero_ 8
    Sheik_ 7,5

    Incrível como a média do time sobe sem Wallace, César Martins, Pará, Gabriel e Márcio Araújo

    Reply
  9. PV 6
    Rodinei 6
    Wallace 6
    Juan o atual 6
    Jorge 6
    Cuellar espero 8
    Arão 7
    Mancuelo espero 8
    Cirino 7
    Guerrero 8
    Sheik 6

    Média quase 7 muito boa para o Brasileirão

    Reply
  10. Olha, o time está bem interessante para o primeiro semestre. Ainda mais se vier um zagueiro de qualidade ainda.
    Mas não se esqueça que fatalmente perderemos nosso artilheiro Paolo. Aí teremos que repor. E no meio do Brasileirão e Copa do Brasil. Tenso, não ?!

    Reply
  11. PV – 7
    Rodinei – 7
    Wallace – 6
    Juan – 7
    Jorge – 7,5
    Cuellar – 7,5
    Arão – 8
    Mancuello – 8,5
    Cirino – 8,5
    Guerrero – 8,5
    Sheik – 8

    Média – 7,54

    Reply
  12. Amigos do blog, um bom time. Agora Wallace não e de capitão pior ainda.
    Não sei o que o Muricy viu, ele esta em queda livre, acho que a briga PV e Muralha vai dar no que falar.
    Precisamos de um Xerife, veloz, o Juan não tem a mesma velocidade, toda bola que vem em nossa direção todo torcedor tem medo, nos contra ataques ficamos ajoelhados, rezando para não tomar o gol.
    Esse time tem que treinar muito e tem tudo para dar liga.
    Abraço a família do blog.

    Reply
  13. Achei esse ponto interessante na entrevista do nosso novo volante hoje apresentado:
    Posição de preferência no campo
    “Estou acostumado com a forma como jogava no Junior, pelo qual atuava como “doble cinco” (segundo volante), mas estou à disposição do técnico para jogar como ele achar melhor.”
    Pensei q tínhamos contrato um primeiro volante…
    Alguém mais estranhou???

    Reply
    • Edimar, eu já tinha esa informação, que ele jogava como segundo volante lá. mas acontece que as posições nos clubes sul-americanos são diferentes do que para nós. O Cáceres por exemplo, era considerado armador no Libertad. Maldonado, campeão brasileiro em 2009 também lá era 2º volante. Assim como Viveros (cruzeiro), Valencia (Flu e Santos), o Rincón era considerado armador na Colômbia e virou 1º volante no Brasil. mas analise os vídeos dele e a forma como ele joga que você vai ver que ele nem de longe joga como os nossos 2º volantes.

      Reply
  14. Wallace não deve ficar como titular nesse time. Márcio Araújo deve ceder seu lugar a Cuellar. Possivelmente Ewerton deve sair para entrar o Mancuello. Então, nesse momento, como ainda não vimos esse Flamengo jogar, vou aguardar mais um pouco para fazer minha análise. Não podemos afirmar também que eles serão os títulares. Podemos ver isso pela contratação do goleiro Muralha. Ele veio para ser títular dado a instabilidade de nossos goleiros. Só que o PV resolver jogar e agarrar tudo. Está mais solto e fazendo defesas firmes e seguras. Está saindo mais do gol. Mas tem uma sombra agora, e boa. Acho que o Jorge vai perder a títularidade. Chiquinho deve ganhar essa vaga. Mas como disse, ainda não vimos o verdadeiro Flamengo 2016. Acho que ainda vai mudar umas 3 ou 4 peças.

    Reply
    • Ano passado PV teve algumas contusões e teve sua volta apressada devido ao mau momento do César. Este ano ele vai sair bem melhor e se caso se contundir, terá melhor aparelhagem para se tratar além de não ter que forçar uma volta antes do tempo.

      Reply
  15. Caro Kléber e amigos! Esse time é bem melhor do que o do ano passado, mesmo considerando que nossa posição da tabela do brasileirão foi por descaso e não por se tratar de uma equipe impotente! Desta forma, observando que até jogadores do tipo Guerrero tem dificuldades de se firmar, prefiro esperar mais um pouco para da uma nota ao elenco atual e ainda em formação. Observo que as contratações devem vingar, dentre elas, Rodinei, Juan, Arão, Muralha e os estrangeiros, mas, estamos no começo e a nossa camisa pesa! Do que temos disponivel, creio que o Alan Patrick pode ganhar espaço pela lucidez e facilidade de ver o jogo e assim sendo, pode ser que o Sheik perca espaço! Tomara que fique difícil escalar esse time! Tomara! SRN

    Reply
  16. PV_ 5
    Rodinei_ 5
    Wallace_ 3
    Juan_7
    Jorge_7
    Cuellar_ 6 pelo que vi nos tapes
    Arão_ 8
    Mancuello_ 9
    Cirino_ 8
    Guerrero_ 9
    Sheik_ 5 muito displicente
    Time 6,5

    Reply
  17. Jonas sair é ótimo, porque vai dar muitas oportunidades ao Ronaldo. o Vizeu precisa aproveitar que o Kayke tá machucado e ele é o único centroavante reserva. Se o Guerrero for suspenso ou convocado, ele tem que cair matando pra se firmar.
    Já o Léo Duarte, tem concorrência de muitos nomes, ainda que sejam nomes que não dêem nenhuma confiança.

    Ei, alguém sabe porque o Antônio Carlos (ex-Avaí), não foi inscrito pro Carioca?

    Reply
  18. Saudações ao nobre e incansável rubro-negro,

    Antes de expor as notas, gostaria de fazer uma ressalva: Éderson. Para mim, tecnicamente, tem potencial para “sentar” alguém deste meio/ataque, e penso que quem perderá espaço será o Sheik – isto se ele realmente conseguir manter-se livre das lesões.
    Explico: não acho que Muricy manterá o 4-3-3, com Sheik pela esquerda, Cirino pela direita e Guerreiro centralizado, pois esta montagem deixará um déficit defensivo, principalmente em jogos em que o Flamengo obrigatoriamente terá a iniciativa de ataque, ou seja, a maioria do jogos. Das duas uma: ou ele não terá a iniciava, ou terá a iniciativa e levará contra-ataque constantemente. O 4-3-3 implica um papel defensivo intenso dos atacantes, com Shiek como anvançado interior e Cirino como extremo, não haverá segurança pelos lados do campo, mesmo que Mancuello e Arão façam a cobertura, pois a própria cobertura deixará espaço no meio, e aqui entra o grande problema deste desenho: linhas espaçadas. Ora, se a cobertura de Mancuello ou Arão for efetiva, no momento da roubada de bola, o time estará com as linhas distantes, e foi este o grande problema tático do Flamengo ano passado no que diz respeito à criação, pois a alternativa é o passe longo, ou a irritante troca de passe na defesa, que geralmente termina em bola pra frente, ou mesmo no próprio contra-ataque, como aconteceu com o Atlético. Este desenho não condiz com o discurso assumido pelo Muricy quanto ao estilo de posse de bola, marcação alta e construção a partir “meiuca” defensiva, mas sim com um time que desce a marcação para roubada de bola e saída rápida.
    Paulo Victor, Rodinei, Juan, Wallace e Jorge devem compor inicialmente o primeiro setor. Cuéllar, pelo que pude perceber, é um primeiro volante que protege bem a defesa e que tem boa saída de bola, incluindo chegadas ao ataque para finalizar, mas é uma incógnita. Sabe-se também que o Arão teve seu melhor momento no Botafogo fazendo um papel de segundo volante com chegada, um “8”, um box-to-box, como dizem os ingleses. Pelo que se sebe, Mancuello foi mais efetivo jogando entre a faixa esquerda e o meio, assim foi a melhor fase que o levou à seleção do seu país, não é um 10, que constrói pelo corredor central, nem um segundo volante, como Arão. Na direita está claro que será Cirino, porque o time precisa de um jogador agudo, que consiga arrastar marcação e abra o adversário. Guerrero é o nome do 9, sem dúvidas.
    Aqui entra o grande dilema: Sheik ou Éderson. Creio que este seja o maior deles para o Muricy, mais até que o goleiro ou a zaga titular. Éderson, em forma, será titular, como disse, caso seja mentido o discurso do time voltado para o ataque. Baseio-me, aqui, em alguns pontos: 1 – tinha esta dúvida até o jogo com o Atlético, mas ao ver o Sheik constantemente indo ao meio, e transitando entre ele e o lado esquerdo, vi ali o papel que está reservado ao Éderson; 2 – para ter posse, é necessário ter opções de passe a curta distância, e Émerson não é este jogador, aliás, o Flamengo não tem no elenco ninguém com este perfil, o do cara que se apresenta e pede a bola em todos os setores, candenciando o jogo de acordo com o momento. Talvez apenas o Éderson chegue perto, como vimos em alguns jogos ano passado; 3 – a noção de criação pelo meio, como também a de chegar como um segundo atacante indo por trás do Guerrero, com Mancuello e Jorge no apoio pela esquerda, e voltando pela mesma esquerda para compor a marcação.
    Neste sentido, vejo o time defendendo com o 4-1-4-1, ou 4-2-3-1, e atacando com o 4-4-2, em momentos de 3-5-2 com Cuéllar entre os zagueiros sendo responsável pelo primeiro passe, dependendo de como estará o adversário.

    Notas:
    Paulo Victor – 8
    Rodinei – 7
    Juan – 9
    Wallace – 7
    Jorge – 9
    Cuellar – 7 (benefício da dúvida)
    Arão – 8
    Mancuello – 8
    Cirino – 8
    Emerson Sheik / Éderson – 9
    Guerrero – 9 (em forma, 10)

    Média: 8,18

    Saudações Rubro-Negras.

    Reply
  19. Não consigo nem raciocinar, tendo WALCE como titular.
    Muito embora, tenha ido bem contra o Galo. Com certeza estava doente!!!

    MURALHA – 6,5
    RODINEI – 7
    JUAN – 7
    ZAGUEIRO – ?????
    JORGE – 6,5
    CUÉLLAR – 8
    ARÃO – 8
    MANCUELL0 – 9
    CIRINO – 7
    GUERRERO – 9
    SHEIK – 9,5

    * PAULO VITOR – 6
    * EVERTON – 7 (CASO MUDE O ESQUEMA PARA 4-4-2)
    * CHIQUINHO – 6,5

    Reply
  20. PV – 7
    RODINEI – 6
    WALLACE – 5
    JUAN – 6
    JORGE – 7
    CUELLAR – 7
    ARÃO – 6
    MANCUELLO – 7
    CIRINO – 7
    GUERRERO – 8
    SHEIK – 6
    MURICY – 8 (ACHO QUE JUNTO DO GUERRERO É O QUE DISTOA)
    MEDIA – 6,66 (CREIO QUE SE ENCAIXAR – COM O ELENCO QUE TEM TERÁ DÁ PRA TER BOAS EXPECTATIVAS)

    ALGUMAS VISÕES DOS COMENTÁRIOS DE QUE EMERSON É 10 PELO AMOR DE DEUS. TEM TÉCNICA. MAS NEM O PIRLO SERIA 10 NA IDADE QUE TÁ TENDO QUE JOGAR 65 JOGOS NO ANO. MENOS. ESSE OLHAR É UM POUCO DEIXANDO A PAIXÃO DE LADO.

    Reply

Comente.