Complicado

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

O jogo, quase em casa, até porque a distância do Rio era mínima e, como sempre, a torcida em Juiz de Fora toda rubro-negra (a original). Curioso que dava para contar o número de torcedores do adversário. Cinco testemunhas…

Não bastasse o já colocado, o adversário vindo de derrota contundente para o Coritiba e, com ambiente tumultuado, com a confiança lá embaixo. Enfim, antes do jogo, tudo remava a favor.

Aí, veio o jogo e, novamente os erros de sempre, em que a falta de criatividade foi, mais uma vez, flagrante. Aliás, entrevistado ao final do jogo, Paulo Vitor disse exatamente isso respondendo ao repórter que perguntou o que faltou ao time. A resposta, em uma única palavra: criatividade.

No fundo, estamos diante daquela situação: Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come.

O que quero dizer? Simples. Muricy, e com razão, em função das inúmeras viagens – que realmente desgastam – é obrigado a mexer no time poupando alguns jogadores. Com isso, num elenco limitado, abre mão de ter um coletivo melhor, que poderia de alguma forma compensar a falta de talento.

Perdemos a oportunidade de chegar à mais fácil final entre todas as competições programadas para este ano.

Panorama sombrio. Complicado…

1 Comentário

  1. Caros amigos, não podemos fugir da realidade: time e plantel é nota 4. Muricy e sua escalação ” não está dando liga”!!! Torcer e torcer é o que nos cabe, por enquanto… Abraço em todos.

    Reply
  2. Kleber e amigos, se é pelo desgaste, então certamente é da nossa paciência, temos muito a agradecer ao Murici dele nos ter poupado de ver o Emerson e o Cirino no 1o. tempo! Acho que todos achamos a mesma coisa, era tragédia mais que anunciada!

    Reply
    • Prezados, tentando analisar o que houve ontem, acredito que tenha sido um Grad Finale, como fim do 1o. ato! Em que pese as péssimas atuações do dois cabeças de área neste jogo, sem falar no meio de campo e ataque, penso que o problema maior é conceitual do time, ou seja, as proposições táticas do Murici. Claro que ele tem ainda uma enorme confiança por parte de todos, mas é fato que o trabalho não esta bem encaminhado taticamente. A grande preocupação nem é tanto com a torcida ou diretoria, é com o conceito interno dos jogadores sobre o trabalho do técnico. Neste ponto o Murici queimou alguns cartuchos, pq se perder o grupo, nem Guardiolla segura!

      Reply
      • Se fecharmos para balanço hoje a dupla Fla Flu, vamos ver que o recente trabalho tático do Lévir Culpi esta mais sólido, realístico e factível para a realidade do time. Enquanto isso, Murici com alguns bons ovos na mão, ainda não consegui fazer um omelete.

        Reply
  3. Bota complicado nisto, Presidente. Já começaram as reclamações sobre o técnico e, a continuar desta forma, a pressão vai aumentar muito. Os dois próximos jogos do Carioca, que serão difíceis, Volta Redonda, lá, e Vasco em Bsb, podem representar o fiel da balança. Pena, pois o Muricy é ganhador. Mas, todos sabemos que paciência não é o forte, quando se fala de Flamengo. Agora, cá pra nós, esta Diretoria tem contribuído de forma direta para o quadro atual, tendo em vista que todos sabiam sobre as dificuldades de não ter casa para jogar. E vai se agravar no Brasileirão. Este centro de inteligência me lembra aquela velha história do centro de informática, quando o sistema não funciona: ou a máquina é burra, ou o operador está com defeito. No caso do Flamengo, pode ser o caso atê do “vice-versa ao contrário”, ou de ambas as respostas acima. Enquanto isto, de doer ter que escutar o Presidente, na sua pasmaceira habitual, tal qual o time em campo, com seu discurso pernóstico falando de governança, planejamento estratégico, Profut, equilíbrio financeiro e que tais. E, pasmem, o nosso VP de futebol continua mudo. Com todo o respeito, está merecendo a alcunha de Flávio Mudinho. É dose.

    Reply
    • Assinado, Yvan…
      Um pouco além! Jogar contra o Confiança ou Barcelona, pode acontecer tudo.
      A irregularidade e a sonolência do nosso “time”, nos faz cravar palpite triplo em QUALQUER jogo.
      Ultimamente… somos zebra em qualquer prognóstico.
      CT em andamento… O time andando…

      Reply
  4. Mas, afinal, o que é ” isso”?
    ” Isso ” é o que temos, pro momento: um elenco fraco, sem inspiração, cansado ( início da temporada!) e destinado a naufragar em todo o ano de 2016!
    Como podem vir aqui, em JF, para apresentarem ” isso”? Contra o Botafogo, no dia 02 de abril, voltarão aqui _ ao preço de 100 reais_ para apresentarem, novamente, ” isso”?
    Inaceitável.
    Contudo, há uma grande areia movediça à frente: acreditar-se que ” isso ” está acontecendo pelo roteiro itinerante da equipe_ NÃO! Viajar demais é ruim, sem dúvida, mas o problema central está no elenco FRAQUÍSSIMO! Não há a menor dúvida: Muricy está PROFUNDAMENTE decepcionado. Quando ele diz ” é bom esse resultado, até pra nós não nos iludirmos com o campeonato brasileiro”, está MANDANDO UM RECADO DIRETO PARA A DIRETORIA. E eu, daqui, mando outro:uma das primeiras providências, IMEDIATAS, É TRAZER O ADRYAN DE VOLTA! O Flamengo precisa de TALENTO no meio-campo, e esse seria um primeiro movimento natural; depois, CONTRATAR MAIS UNS TRÊS JOGADORES ” INDISCUTÍVEIS ” PARA ESSE MESMO MEIO CAMPO; e, pra fechar, TRÊS GRANDES ZAGUEIROS, nenhuma dúvida.
    Sem essas medidas URGENTES E VITAIS, não sairemos ” DISSO “.
    Simples assim.
    Saudações,

    Carlos Cazé.

    Reply
    • Grande amigo Cazé!!!
      Lutamos pela Liga… estamos fora dela.
      A confiança no atalho pra Libertadores, pode ir para o ralo, justamente contra o Confiança.
      Poupar o time numa competição inédita, em nome deste Carioqueta, em que o Volta Redonda passou a ser prioridade, foi um tiro de 12 no pé.
      Até porque, já sabemos de antemão, que a final será Vasco + Juiz… contra qualquer um.
      Portanto, meu amigo, nossa luta passou a ser o Brasileiro!!!
      Como TAMBÉM acho que não vamos sair DISSO, lamento mais um ano no meio da tabela.
      Rezo para que meu Achômetro esteja dando pau…

      Reply
  5. Mais uma vergonhosa partida. O estagiário do Barcelona não consegue acertar o time. Já sei que teremos mais um ano de sofrimento, Um time que num consegue fazer gol a quase 300 minutos fica muito difícil,o Flamengo/16 é muito mi mi mi e pouco ha ha ha. Futebol zero.

    Reply
  6. Amigos , discordo de vcs em relação ao nosso elenco , falta algo , claro , mas que time no Brasil tem um elenco ou um time perfeito ? Estamos enfrentando o mesmo problema do ano passado , FALTA DE COMANDO E LIDERANÇA, decisões equivocadas e mal planejadas do alto escalão …… vamos lá , cadê nosso vice de futebol ? Reclamávamos do Luxemburgo querendo dar palpite em tudo e hoje assistimos o Muricy dando as cartas abertamente , descaradamente e pior fazendo a réplica e a tréplica !!!! Poxa vida , que gestão e essa???? Como nosso presidente grita em alto e bom som um planejamento e na hora H tem que se submeter ao de sempre ??? Bandeira de Mello , ser presidente do Flamengo é muito mais que tentar parecer inteligente e honesto na frente da TV , adjetivos que acredito que você tenha , ser presidente do Flamengo requer entre outras coisas RESPIRAR futebol , simples assim . Hoje nosso comando e passivo , Rodrigo Caetano , Godinho , Bandeira e sei lá mais quem não tem sangue nas veias pra tocar o Flamengo , falta PAIXAO , uma dose de loucura e sim falta postura e liderança , o que estamos assistindo do Muricy , suas mil desculpas só nos trazem a conclusão de que estamos à deriva de frias planilhas financeiras pelo quarto ano seguido e que não existe diálogo e norte esportivo ,TRISTE !!!!!!

    Reply
  7. Desanimo.Como são ruins para futebol nossos dirigentes. Ruins demais. Ruins em tudo, montagem de elenco, logística, preparação. Ruins em todos os sentidos. Ruins demais no quesito futebol.
    Quem em sã consciência teria no plantel: Márcio Araújo (renovou esse ano), Pará (Renovou por 2 anos e dispensaram o Leo Moura), Everton, Cirino (não entendo a insistência), Gabriel, Walace (grande capitão), Canteros (Primeiro Argentino sem sangue), é muita incompetência junta. E ainda deixaram de trazer : Renato Augusto, Ganso e perderam o Elias (tudo na conta do Walin). Sem contar Lucas Prato (conta do Bandeira), preferiram o Ederson (que não jogava a 2 anos) que o Nene (Conta do Rodrigo Caetano). Enfim, sair fora de uma equipe dessa tem que ter coragem de reconhecer erro e arcar com os custos de rescisões que saem mais barata que ter um time com esses atletas no plantel. Três jogos, campo lotado, agora se esse time voltar nas mesmas praças não acredito que tenha a metade de torcedores que foram a esses jogos.Jogo contra o Confiança , prejuizo no minimo 500.000, fora da final mais no minimo o prejuizo de 1.000.000, fora o prejuizo de mais um jogo pela Copa do Brasil, time ruim, causa mais prejuízo que um time bom considerado caro. Desde 2013 nem um meia armador chamado camisa 10 realmente útil. Único jogador inquestionável até hoje Elias. 16º 2013, 10º 2014 e 12º 2015 e sinceramente 2016 caminha para mesma situação. Desanimo.

    Reply
    • Liliano calma…não é possível abraçar o mundo! O ataque ano passado, como dupla de ataque (Sheik e Guerrero) funcionava melhor! No meio de campo tem gente muito boa voltando, os cabeças de áreas titulares são de 1o nível e os laterais tbm são de bom nível. A defesa tbm esta a bom nível (apesar do Wallace), o problema é o maestro com sua batuta! Ele quer levar a orquestra a um nível técnico que ela não sabe tocar!

      Reply
  8. Tenhamos calma, paciência e uma dose de confiança, minha gente. Esse time ainda não deu liga, de fato precisamos de alguns reforços (zagueiro, meia), mas chegaremos lá. Confio no trabalho que está sendo feito, sobre tudo no técnico. Em outras equipes na qual esteve a frente o mesmo levou algum tempo para montar um time, exceção ao santos campeão da libertadores. Penso que esse ano será um ano de alegrias para nós torcedores, mesmo com a falta de planejamento da direção (não temos campo).

    Reply
  9. Muito bom dia Pessoal!
    Respeito a opinião de todos, porém acredito que é muito cedo para chutar o balde, não podemos achar que todo o trabalho da diretoria e comissão técnica está uma bosta ruim, obviamente o time não vem jogando bem, entendo que nosso time é nota 6 ou 7, jogadores bons, falta o time encaixar, falta definir a melhor opção tática, isso demanda tempo, achar que em 2 meses o time estaria pronto é ser confiante ao extremo.

    Quantos times no Brasil tem um plantel como o nosso ??
    Destaco apenas o Atlético MG, o resto são iguais ao nosso ou pior.

    Eu acredito que o Muricy ainda vai fazer esse time encaixar e que ao final de 2016 estaremos comemorando uma vaga na libertadores e até mesmo o título brasileiro ou CB.

    Reply
  10. Fausto, não da mais para ter paciência com esses que estão aí. Bandeira, apoiado pela maioria aqui do blog, só fala de Profut e em pagar dívidas. Não fosse 2013 com Elias e um “chute” de acerto chamado Hernane Brocador, teríamos passado os três primeiro anos da chapa “Flamengo campeão do mundo” sem nenhum título razoável. Muito pouco para o que prometeram.
    Continuo achando que nosso time tem potencial para conseguir jogar MUITO melhor que isso. Vejo um certo conformismo e falta de cobrança de nossa diretoria, não conseguem transmitir aos jogadores a essência do que é jogar no Flamengo. O Muricy fala o que quer na imprensa como forma de cobrança à diretoria e joga toda a responsabilidade pelo insucesso em um hipotético cansaço.
    Caramba, traçando um paralelo com o atual campeão brasileiro, diria até que nosso elenco é melhor que o deles, mas ao contrário dos corintianos, o Fla parece um bando sem sangue.
    Não adianta achar que contratando meio mundo e reformulando o elenco novamente vamos resolver tudo, acho que o problema não está aí. Não podemos nos conformar com esse discurso de que está tudo certo porque estamos pagando dívidas. Até quando o Bandeira dirá que somos o clube do futuro?

    Reply
  11. Perfeito Liliano , estamos perdendo dinheiro , entusiasmo e talvez nosso técnico por conta desse ” planejamento” que mais parece um andarilho vendendo rifa pro Brasil afora, 4 anos disfarçando negligência com responsabilidade!!! Todo mundo cansado dessa ladainha , eu to de saco cheio e ainda tendo que aguentar desculpas do Muricy , de daqui a pouco vai vazar , muito chato!!!!

    Reply
  12. Prezados
    O que sempre disse está acontecendo, todos abrindo os olhos para o fato de o Muricy – TATICAMENTE – se rum treinador no máximo mediano. Todos os times formados pelo Muricy são extremamente engessados, não fazem variação tática de acordo com o jogo. Ao menos ele jogava na força bruta e burocrática do Muricybol, que acaba por dar certo… Mas agora ele cismou com o esquema Barcelona, que viu na reciclagem de 7 dias na Espanha. O Flamengo não tem elenco para jogar no 4-3-3, temos que fechar o time e colocar 5 no meio campo.
    Quanto ao Marcelo Cirino, as jogadas bisonhas que ele fez após entrar, dentre elas uma tentativa de cruzamento de canela, demonstram o péssimo jogador que é. Hoje tomei um café com um amigo Atleticano PR, que me falou do fraco futebol do Cirino, conto que a Diretoria do Flamengo caiu por alguns milhões. Por lá ele não era nada querido, só teve uns lampejos em 2013 e um 2014 ridículo. Depois veio para o Flamengo.
    Sheik têm que aposentar.

    Reply
  13. kkkkkkkkkkk ahhhhhh Fabinho!!!!
    Tá parecendo o Renan Calheiros, meu camarada…
    O cara tava madurinho pra desembarcar com todo PMDB do governo.
    Bastou uma conversinha com Lula ao pé do ouvido, o impeachment virou golpe…
    Quando meu amigo chegou do Tibet?
    Como foi a conversa com o Dalai Lama????
    Temos alguns corneteiros de plantão neste nosso espaço. Entre eles, o grande amigo.
    Nem comento mais obre o Anderson! Além da corneta zerada, uma machadinha como 2ª opção, caso o instrumento entupa…
    Eu e você, também fazemos parte desta banda barulhenta.
    Como calma, querido irmão!
    Nosso Bye Bye Brasil tem sido a maior decepção para TODOS os rubro-negros espalhados por esse enorme Brasil.
    Lotamos tudo… e saímos com o saco lotado de tanta incompetência.
    SE nosso plantel fosse essa goiabada toda, teríamos enfiado o Atlético PR ontem, o Confiança lá atrás… e, não precisaríamos de um penalti para derrotar o forte Madureira…
    Concordo quando diz que é cedo para chutar o balde. Mas, é tarde para descobrir, que o que tivemos no começo do ano não é o mesmo que estamos vendo agora.
    O que vimos, foram os mesmos erros cometidos em todos os jogos. Decidimos jogar com time ofensivo, mas esquecemos de um detalhe importante pra quem opta por tal esquema.
    Os contra-ataques nos deixam cada vez mais calvos e sem unhas…
    Quando enfim chegamos na cara do gol, exterminamos corujas, câmeras e quero-queros inofensivos. Perdemos gols absurdos…
    Uma constante incompreensível!
    A diretoria lutou pela Liga contra tudo e todos.
    Quando temos a oportunidade de chegar a uma final inédita, descobrimos que o jogo contra o poderoso Volta Redonda é nossa prioridade…
    Portanto, amigo Fabio, espero que me convença que isso é apenas uma nuvem passageira, e não, uma demorada mosca na nossa sopa.
    Contudo, admiro, assim como Renan Calheiros, seu desembarque da turma do barulho… kkkkkkkkk
    Haja fé, irmão!!!!

    Reply
    • Grande Egon,
      Tibet…Dalai Lama..rsrsrs…. vc é monstroooo….rsrsrsrs
      Jamais irei desembarcar da turma do barulho…jamais rsrsrsrs…
      Amigo… não sei lhe explicar o pq dessa minha calmaria/paciência…porem após 2013,2014 e 2015 com times ridículos ….e analisando friamente o time de 2016…acho que temos potencial para brigar no G3..quem sabe até por títulos …Brasileiro e CB..!
      Contratando um zagueiro nota 8 ou 9, um meia armador nota 10…brigamos pelo título com certeza.
      Tenha fé amigo!!!

      Reply
  14. Grande Kleber e amigos,

    Sei que a irritação é geral. Como dar crédito para um time que não empolga, que não convence?!?!
    Analisando o desempenho até o momento, é sim para ficarmos preocupados. Porém, acredito que o fiel da balança é o treino. E isso é exatamente que que tem faltado. Tempo para treinar.
    Quando os jogadores e o Muricy falam sobre o desgaste, nem sempre quer dizer que o time tá correndo menos porque está viajando, este momento itinerante vai continuar e o clube tem que se adequar.
    A principal consequência de não conseguir jogar na Cidade do Rio de Janeiro, é que não tem tempo para treinar. A recuperação do atleta em si, até pode ocorrer de forma normal, mas o treinador precisa dos dias para treinar a equipe e corrigir os erros.
    Vi que o desempenho caiu muito, com a contusão do Mancuello e a sequencia de jogos e viagens.
    Vejamos, o time jogou na Quarta-Feira em Juiz de Fora, logo, na Quinta-Feira o elenco faz um trabalho regenerativo, na Sexta tenta treinar em meio período e viaja de tarde para Volta Redonda para jogar Sábado!!!
    E assim está sendo a rotina, viaja, recupera, joga… viaja, recupera, joga!!! Enquanto isso, vemos alguns clubes com a possibilidades de terem algumas semanas cheias para treino e sem a necessidade da viagem.
    Acho que ainda não é o momento de se crucificar o Muricy.
    Agora quanto alguns jogadores, parecem terem esquecido o futebol. Estou extremamente decepcionado com o Jorge. Parece que desaprendeu, está totalmente burocrático. Não dribla, não vai ao fundo para cruzar e não chuta!!!
    O Sheik, temos que considerar que é brigador, não foge da responsabilidade, mas, a idade tá pesando.
    Quanto aos outros, volto a repetir que o time vai melhorar apenas quando voltar a treinar!!!
    SRN

    Reply
  15. “CRESCIMENTO ABSURDO DA TORCIDA RUBRO-NEGRA É EXPONENCIAL AO NR DE VEXAMES EM QUE ELA É SUBMETIDA”
    Recentes estudos aponto um enorme crescimento da torcida rubro-negra em comparação com as demais. As eras Zico, Romário, Pet e Cia, criaram um crescimento na formação de jovens torcidas. Sabidamente apaixonada, sua forma absolutamente passional de se comportar, independentemente do jogo ou da fase do time, criou um movimento de adesão de novos torcedores comparado ao efeito manada! Jovens torcedores cujos os pais não os encaminhassem firmemente como torcedores de seus respectivos times, eram absolvidos pelo movimento de formação de torcida rubro negra, isto por adesão, em escolas, clubes, bairros, redes sociais etc…Ser rubro negro era aderir a maioria! Este processo já vêm ocorrendo a muito tempo. Mas o que impressiona é que, apesar de não vivermos uma crise sem títulos, as conquistas em campo não fazem jus ao crescimento da nossa torcida, até muito pelo contrário, como vimos ano passado e este ano ainda, uma torcida apaixonada e numerosa por diversas vezes e sistematicamente assistindo seu time de coração passar verdadeiros vexames em campo.

    Reply
  16. Complicado é pouco, Kleber. O time está cada vez pior, quando o normal seria o contrário… cadê o entrosamento? Se as mudanças iriam agravar esse aspecto, por que, então, tantas modificações em vez das estritamente necessárias? Muricy se mostra meio perdido, apesar de tentar evidenciar tranquilidade em suas declarações. O rendimento está similar ao do trágico 2015… jogando desse jeito, não ganha o Estadual. E o Brasileiro vai ser um desespero!

    Reply
  17. Caro Kléber e amigos! A questão maior é a seguinte: o Flamengo ano após ano está ficando desacreditado! O respeito dos adversários diminuem a cada jogo! Se a outra equipe se fechar, não sabemos o que fazer! Se levamos um gol não conseguimos empatar! Se joga bem, foi sucesso! Se joga mal, foi cansaço! A triste realidade é mais cruel de absover e ela passa diretamente pelo elenco de cansados! Cirino, Sheik, MA, Wallace e outros, não dão liga, não conseguem se conectar com o futebol que precisamos! Alguns jogadores sentem o peso da camisa e outros são jogadores de pouco potencial técnico ou velhos para o futebol. Confesso que comecei o ano acreditando muito e hoje, acreditando bem menos, salvo, algo seja feito! Ainda temos tempo, porém, perder para o Atlético ontem me deixou preocupado! Vamos ver até onde vamos! Confio no Muricy, mesmo, percebendo que a vibração dele está cansada! Aos poucos e sem a intenção devida, ele incentiva o time a correr pouco! Até o Arão está abaixo de quando começou! O Fla quis a Liga, no entanto, a Liga nao ligou para o Flamengo! A Liga se cansou de tanto ver nosso cansaço! SRN

    Reply
  18. Quem ta cansado de ver esse time é a torcida do flamengo.

    Porque o Rodrigo caetano ainda é diretor do flamengo ? O que ele fez de bom no Fla ?

    Presidente fraco, não tem comando, não tem pulso firme.

    Tem que bater na mesa e dizer que jogador que ta cansado que pegue seu boné e vá embora.

    2 meses de trabalho no ano e ja estão cansados ?

    O atletico do pr pegou um voo de Curitiba ate o rio , depois foi a juiz de fora de ônibus, e tava voando no jogo de ontem, porque sé estes jogadores do flamengo estão cansados ? cade o elenco ? Muricy para de dar desculpa pra sua incompetência e destes jogadores, e desse diretor, e de toda essa comissão técnica.

    Presidente fraco.

    Jogador cansado tem que jogar no bonsucesso.

    Time sem comprometimento com a torcida que paga caro pra ir ao estádio apoia-los.

    Reply
  19. O que resta para nós em 2016 ?? Apenas a luta conta o rebaixamento no brasileiro, e já adianto que , se nada mudar no Time do Bandeira de Mello, certamente ficaremos entre os 4 últimos na tabela.Pois no Estadual , o regulamento já preve a final entre time do Eurico x time do Chororo, e na Copa do Brasil nos faltará Confiança pra vencer. Então, Fiquei numa duvida cruel: quem seriam os culpados por novo vexame do time?? Os marajás Godinho e Caetano ? O omisso Bandeira de Mello? O desmotivado Muricy? O bonde dos cachaceiros? Os sonolentos e marrentos Jorge , Sheik e Guerrero? A resposta é NÃO… a culpa é dos 1632 sócios que reelegeram a incompetente chapa azul, pra “descomandar” o clube. Como o lema da atual diretoria é ” as derrotas em campo são normais”,então que venham mais vexames em 2016

    Reply

Comente.