Fla-Flu da preguiça e da falta de talento

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Este é o tipo do post em que a manchete já diz tudo. Pena, até porque, pelo inusitado, com o charmoso clássico carioca sendo disputado em São Paulo, e com mais de 30 mil torcedores, o “espetáculo” poderia ter sido bem melhor.

As chances de gol foram raríssimas, na medida em que faltou inspiração do meio para a frente nos dois times. Acho até que, neste jogo, o Flamengo deu sorte. Num dia nebuloso, o árbitro poderia ter marcado um dos dois pênaltis cometidos por Juan. Um, segurando Fred pela camisa, e o outro, abrindo os braços e desviando a trajetória da bola com a mão.

Sem querer ser chato, mas não há outro jeito, repetir que sem criatividade não há time vencedor. Vários jogadores foram contratados e, no Oscar do futebol, na melhor das hipóteses, só poderiam concorrer ao prêmio de melhor coadjuvante. O Flamengo, infelizmente, não tem ninguém para concorrer ao Oscar de melhor jogador. E, sem um protagonista, sem um talento, sem um ídolo, fica difícil…

Neste Campeonato Carioca, onde todos os times são quase iguais, dá até para acreditar ser possível a conquista. Agora, quando o “pau comer” no Campeonato Brasileiro, as deficiências ficarão flagrantes e, o grande talento fará uma enorme falta.

E, nunca é bom esquecer que não temos casa e, viajando como visitante – e também como mandante – a parte física vai muito cedo para o vinagre…

Ano complicado…

1 Comentário

  1. Kleber concordo com tudo que o explanou no texto e acrescento mais uma coisa. Até quando Emerson Sheik continuará intocável no ataque? Todas as jogadas que passam por seus pés são mortas e não tem prosseguimento.
    S.R.N

    Reply
  2. Concordo com a falta de talento ainda mais do SHEIK,pois todas as jogadas que passaram pelos pés dele ele cisma de dar aquela puxada clássica dele pra trás e para o lado matando qualquer chance de gol!
    E sem contar com as últimas atuações do Jorge parece que esqueceu como e que joga!!!
    Ederson teve uns momentos de lampejos mas ainda falta ritmo de jogo, mas aquela falta que ele cobrou foi bizarra!
    Resumindo sheik não da mais! Jorge merece um banco!

    Reply
  3. Horroroso

    Vou dar uma de Egon e dar minhas notas:
    PV – 5 (NÃO TEVE TRABALHO)
    RODINEI – 5 BUROCRÁTICO
    WALLACE – 4 FUI GENEROSO
    JUAN – 7 CONSCIENTE
    JORGE – 2 DECRESCENDO
    CUELLAR – 6 BUROCRATICO TBM HJ
    ARAO – 6 IDEM
    EDERSON – 4 QUASE NÃO ENTRA EM CAMPO
    CIRINO – 1 PRA NÃO SER INGRATO
    GUERRERO – 2 CONE
    SHEIK – (-5) ERROU TUDO E MAIS UM POUCO. TEM QUE DAR UMA BOLA SÓ PRA ELE
    MURICI – 2 NO NÍVEL DO TIME. RECLAMA DE CANSAÇO E NÃO QUEIMA AS SUBSTITUIÇÕES. NÃO ENTENDO

    NÃO VALE NEM A PENA AVALIAR OS QUE ENTRARAM

    Reply
    • Querido Damaceno.
      Impressiona o quanto nosso time decepciona nossos torcedores de outros estados!!!
      Sempre estamos presente batendo recodes. O time… raramente…
      PV – Apesar de pouco acionado, continua transmitindo total insegurança – 5
      RODINEI – Descobriram que ele existe! Muito marcado, fez muito pouco – 5
      WALLACE – Mesmo barro e tijolo na maioria dos jogos.
      Jogador medíocre, que jamais deveria vestir o Manto – 3
      JUAN – Está nos surpreendendo, apesar da idade. Quando um jogador de 37 anos, ganha de um garoto na corrida, é uma demonstração clara, que sabe perfeitamente os atalhos do campo – 8
      JORGE – Nosso “2° atacante”, está numa péssima fase quando volta pra marcar… 2
      CUELLAR – Esse colombiano, tem que abrir o olho pra não se tornar um Jonas.
      Saída de bola perfeita, mas quando chega junto, é um desastre de trem – 6.5
      ARÃO – O mais consciente do meio. É quase um Elias, sem vidros, direção e teto solar…
      A meu ver, disparado a melhor contratação – 8
      EDERSON – Alterna jogadas de craque e, outras de Wallace. Por enquanto, começar e terminar um jogo, é o desafio – 6
      CIRINO – Com Rodinei marcado e, sem espaço para correr, não só o futebol desaparece, como também os contra-ataques.
      Jogador limitado em todos os sentidos – 4.5
      GUERRERO – Só não senta no banquinho, porque custou caro…
      Vizeu, em meia hora, tem sido muito mais efetivo que o peruano.
      Por enquanto, Guerrero ainda não entrou em campo – 2
      SHEIK – Hoje, talvez seja o responsável direto, da bola chegar quadrada no ataque.
      Muito mais Show-man que atleta de futebol. Como já tem certa idade, é ribanceira abaixo – 3
      GABRIEL – Tirando o anjo, o resto é um graveto correndo em campo – 3

      Reply
  4. SHEIK É UM NADA EM CAMPO. ENVELHECE 10 ANOS OU MAIS EM CADA MES.

    SE O MURICY VAI CRUZAR O TEMPO TODO ESPERANDO UM GOL DE CABEÇA E TEM NA ÁREA O GUERRERO QUE NÃO É UM GOLEADOR. PORQUE NÃO SIMPLIFICA!?

    TENHO 2 LATERAIS OFENSIVOS. 3 ZAGUEIROS. ADIANTA OS LATERAIS. O RISCO DE O JORGE OU O RODINEI ACERTAR UM CRUZAMENTO É MUITO MAIOR DO QUE DO CIRINO E DO SHEIK. TIRA CIRINO E SHEIK. INCLUI 1 NO MEIO CAMPO E O VIZEU NO ATAQUE. PÕE O GUERRERO DE SEGUNDO ATACANTE, ELE TEM MUITO MAIS TÉCNICA DO QUE TODO MUNDO QUE TÁ TENTANDO ACERTAR UMA TABELA NAQUELE MEIO DE CAMPO. REFORÇA A ZAGA. MAS PRA ISSO PRECISARIA TREINO E TEMPO. TALVEZ ALGO QUE NÃO TEMOS.

    A QUEDA DE RENDIMENTO DO TIME FOI JUSTAMENTE NA SAÍDA DO MANCUELLO. É A FALTA QUE FAZ ALGUEM MAIS CRIATIVO NO MEIO. NÃO PRECISA NEM SER EXÍMIO CAMISA 10.

    Reply
  5. Fui no jogo hj e deu sono. Flamengo tem posse de bola mas nao consegue uma jogada sequer. Ninguem dribla, ninguem tenta uma jogada individual para obter uma chance real de gol ou para se livrar da marcação. Desse jeito nao dá. Cuerllar errou muitos passe e quase entrega o ouro.
    De bom mesmobso a torcida deu show. Lotou o Pacaembu.

    Reply
  6. Caro Kléber! Vou concordar com todas as suas palavras, apenas, e infelizmente não vou errar, dificilmente o Vasco perde esse campeonato! Vamos tentar melhor sorte na Sul/Minas! Todos os amigos do blog são unânimes: o Sheik tem sido prejudicial ao time! A história do cansaço deve convencer somente ao Muricy! Está longe de ser cansaço! Não temos Capitão! Não temos ainda uma segurança em relação ao Cirino! Não temos um banco que passe confiança! Não temos um reserva para o Jorge, que a cada jogo, me parece fora de posição! Vou mais além: o Muricy do Flamengo não é vibrante e se for saúde, algo deve ser repensado! A essa altura, um ídolo é mais importante que um zagueiro! Algo precisa ser feito! O Guerrero joga muito isolado e nos contra ataques, o Sheik consegue ser muito pobre de talento! Uma luz amarela está sendo acesa na Gavea! SRN

    Reply
  7. O problema não é time, é esquema… os laterais não conseguem avançar pois Sheik e Cirino ocupam o espaço deles.
    O Fluminense colocou 5 na meio campo, ae o Flamengo fica com aquele toque inútil na zaga porque não tem como sair.
    O Murici não treina variações? Sai Cirino, entra Gabriel; sai Ederson, entra Patrick e nada da terceira substituição.
    Sheik fominha.
    Obs. Eu acordo 5 da manhã e vou de Nova Iguaçu até a UFRJ todo dia de busão e não reclamo de cansaço.
    []’s

    Reply
    • Eduardo, são dois meia atacantes abertos que não marcam e não produzem nada! São dois laterais ofensivos, Jorge marca mal. São dois zagueiros lentos, sendo que um em má fase! Os meias só Cuellar marca, Arão marca pouco e hoje foi o homem da criação na ausência do Éderson na função. Enfim, são jogadores em má fase e esquema tático errado!

      Reply
  8. Gente convenhamos Emerson Sheik, foi e é super valorizado. Em 2009 quando chegou ao Flamengo chegou a ser banco do Josiel. Quando se firmou, foi embora a primeira proposta que teve e o flamengo estava em 10°lugar no brasileiro. Que acabou abrindo definitivamente a vaga para efetivação de Petkovic. Super valorizado ao meu ver. Uma pergunta: o que realmente é o Guerrero? Um baita centroavante que nao recebe bola? Ou um jogador apenas mediano? Cirino; caso perdido. Fraquissimo..limitadíssimo. E nao sei se perceberam a mala dele na entrevista no intervalo, dizendo que é muito veloz e o Guerrero nao o conseguia acompanhar. Sem contar que tanto ele qto o Sheik não conseguem fazer uma jogada perfeita para finalização do Guerrero. E por último, sinceramente Murici está começando a dar umas desculpas muito estanhas, jogando culpa em um cansaço que o Flamengo mesmo criou. Primeiro em nao ter um sede no Rio de Janeiro em detrenimento ao faturamento, segundo nao saber quando poupar o time, poderia ter jogado com time reserva contra o Madureira, ou contra o Confiança e terceiro por mostrar que não confia em seu banco, pois nunca faz 3 substituições. .sempre duas no final e idênticas. Precisa urgentemente rever conceitos e esquema.

    Reply
    • “O ESTÁGIO NO BARCELONA”
      A frase que o Murici mais usava no vestiário era: “Temos que ganhar o jogo”, pois bem, ele precisa dizer isto agora para sí mesmo! Os ares europeus iludiram as concepções táticas mais realistas e factíveis do Murici, pelo simples fato do time carecer de qualidade humana (jogadores) para executar tais concepções ousadíssimas do futebol europeu. O recente exemplo do Bayer de Munique na 4a. foi assombroso contra a Juventus em Milão, jogando fora, o time alemão com uma formação de 5 atacantes, tomou 0x2 e foi buscar 4×2. Em jogo classificatório da Champions em Milão, uma ousadia sem precedentes, para as concepções do Guardiola, não existe esse negócio de jogar fora! Na resenha da Super Rádio Tupi, estavam todos muito chocados, pois o Bayer, depois de ganhar tudo, não quer só mais ganhar tudo, quer ganhar tudo e ainda jogar bonito.

      Reply
      • Olhando este time do Flamengo jogar, confesso que me veio saudades do Cristóvão, que armava times que jogavam belissimamente e perdiam 2 em cada 3 partidas. Murici alega cansaço, fisiologia, viagens etc, ele ressalta a conquista que a qualidade do passe melhorou muito esse ano, mas que estatística é essa? Se o time só troca passes, laterais, para o lado, vai a frente, toca para trás até os zagueiros? Assim não vale né Murici? Esta absurdo o Sheik vêm fazendo! O que o Cirino não faz! Arão ontem era o armador do time! Confesso que desanimei!

        Reply
  9. Caro, Kléber. Concordo em tudo com você. Essa desculpa usada pelo Flamengo – Comissão técnica e jogadores – de que o rendimento tem baixado é, no mímino, muito preocupante. Vejamos : estamos em março ( 2 meses de futebol ) e o time já se diz cansado. Tem tido nítidas dificuldades pra superar times pequeninos, como o Madureira e o Confiança. Logo, se está cansado em março, qual vai ser a desculpa em setembro ? Se tá dificil pra ganhar do madureira em março, como vai ganhar do Corinthians em setembro ? Preocupante. saudaçoes a todos deste maravilhoso blog.

    Reply
  10. Sr Kleber Leite . Leia a coluna hojo do Rodrigo Mattos no portal Uol . É o que está lá que gostaria que o Sr comentasse .
    Se não tivermos a união de todos os rubro-negros nessa luta contra is absurdos do Governo Estadual , do Consórcio e da Ferj , os nossos filhos e netos não terão as alegrias que tivemos.

    Reply
    • Patrícia,
      – Primeiramente existe um contrato de concessão em vigor
      – Segundo, o estado foi o primeiro a não cumprir o contrato, a Odebrecht por sua vez tbm não cumpre o contrato.
      – Não tenho dúvida que a Odebrecht vá acionar o estado na Justiça, algo entre 10 e 15 anos para resolução.
      – A Odebrecht prefere receber algo a curto prazo transferindo a concessão do estádio a BWA/Lagardere, ai é que começam as postulações.
      – O atual contrato, se for dado continuidade exclui os clubes, conforme edital inicial. Mas é bem verdade que tbm atribuí uma série de obrigações do licitante e do estado, as quais não foram compridas, e portanto deverão ser respeitadas pelas partes.
      – O que o estado, a Odebrecht e a BWA/Langardere pretendem é uma alteração do contrato em vigor, com diminuição dos valores de obras obrigatórias e valor anual de arrendamento e ampliação dos nrs de shows no estádio por ano. Td isso fere a Lei de Licitação e pode ser contestado judicialmente por qualquer cidadão.
      – Se é para alterar o conteúdo de direitos e obrigações do edital de licitação, então é necessário encerrar o atual contrato com a Odebrecht e colocar outro edital na rua.

      Reply
      • Sob a ótica da legalidade , é isso . Mas o que me preocupa são as tramóias . Por isso o meu clamor para que estejamos atentos e para que os rubro-negros midiáticos exponham os seus pontos de vista sobre o tema ( com coragem e indepebdência ) , convocando a Nação para fazer uma verdadeira vigília .
        Sei que gostamos de ficar dando pitacos sobre a forma que o time deve jogar , quais as posições carentes , o que devemos ( ou deveríamos ) fazer enquanto o Maraca estiver fechado …e por aí vai . Mas isso não tem nenhum efeito , pois quem está no comando ( ň seria diferente com ninguém ) dará de ombros. Mas a grande contribuição que podemos dar é pressionar o governo estadual .

        Reply
        • Patrícia, o Flamengo não pode bater de frente com o governo do estado, isto não teria precedentes, não é caso politicamente falando, mesmo pq o momento do estado não é se voltar contra o Flamengo, mas imagina as possíveis implicações de uma antipatia mútua, se ecoaria na nas esferas de poder municipais e estaduais! Não se esqueça que o terreno onde o Flamengo ocupa com sua sede é uma concessão de ocupação do estado para fins esportivos. O que eu posso te dizer hj é que o Governador tem duas possibilidades, ou resolve o problema e cria um outro, ou não resolve o problema e cria um outro maior a curto prazo. Com a caneta o Sr. Exmo Governador Pezão.

          Reply
          • Nino , quem tem que bater de frente não é a instituição ou os seus representantes oficiais . O meu clamor não é esse . Me refiro a população do Rio , especialmente os rubro-negros , e , também os flamenguistas que tem alcance midiático.
            O Maracanã não pode servir a interesses escusos .
            Veja a entrevista que o ex-prefeito Cesar Maia concedeu para o Blog Magia Rubro-Negra . Ele foi bem claro ao afimar que criar facilidades para o Flamengo significa inviabilizar a privativação do Maracanã e as ocupações das arenas poliesportivas que estão sendo construídas para as olimpíadas . Ou seja , nunca vão autorizar o Flamengo a ter o seu estádio próprio , quer seja na Gávea ou qualquer outro lugar . Basta ver o que está acontecendo com uma arena para 3 mil pessoas .
            Hoje as 11 horas está previsto um tuitaço da torcida contra o possível alijanento do Flamengo para substituir o atual concessionário .
            É essa luta que quero dos formadores de opinião , e não a de ficar dando pitaco em escalação do time .

          • Patrícia, eu apoio, aplaudo e saúdo essa nobre iniciativa. Não concordo que o Governo do Estado tenha poder para impedir algum projeto de construção de estádio do Flamengo, mesmo porque esta é uma área de esfera municipal, da Prefeitura, âmbito municipal e não estadual. Agora, quanto ao Flamengo condicionar a construção do seu estádio a concessão de incentivos fiscais, concessão de terrenos estaduais e municipais (como vêm pensando), ai sim, o poder público tem alçada para inviabilizar o projeto de um novo estádio. O EBM tem que sinalizar veementemente a clara disposição de não aceitar que o Flamengo fique fora da concessão do Maracanã (como vêm fazendo), para que os futuros postulantes ao estádio entendam que sem Flamengo a conta Maracanã não fecha! Eu sou de acordo inclusive que o clube já tivesse iniciado estudos de viabilidade com a prefeitura, de locais possíveis e projeto de engenharia e arquitetura do estádio, isto teria um peso imenso na mesa de negociação com o Governo do estado!

          • Prezado Nino , você só se esquece dos conchavos .
            O âmbito de aprovação é municipal , mas leio o que o Cesar Maia revelou . ” O estádio da Gávea não foi aprovado porque invibializaria o Maracanã ” .
            E o golpe do Engenhão ( do município ) ?
            Só com o clamor popular , a imprensa batendo ( não podemos contar com esta , pois infelizmente não se presta para isso ) e liderança de ilustres rubro-negros ( independentes e corajosos ) temos alguma chance .
            É a minha humilde opinião .

  11. engraçado quando ganha não tem cansaço, amigo o fluminense está na mesma situação e não vejo ninguém reclamando de cansaço lá, até quando vamos dar enfase a isto sabiam que o ano seria assim e quanto a são januário, se os presidentes não se bicam, como fazer isso.

    Reply
  12. Caro Kleber, fui ao jogo ontem e de especial(põe especial nisso) foi nossa torcida, que espetáculo, as ruas de São Paulo cheias de rubro-negros , um clima pra lá de harmonioso, enfim um SHOW a parte.
    Quanto ao nosso time….primeiramente vou fazer uma crítica ao Muricy ,me parece que ele não esta com o time nas mãos tanto tecnicamente quanto na questão da liderança, o SHEIK tinha que ser sacado ontem ,e outro detalhe me pareceu que o “entrosamento” dele com o Guerreiro não vai nada bem. Vejo o Muricy fazendo muita média com nossos jogadores e este não é seu perfil. Vamos aguardar…
    Outro detalhe , jogamos hoje com 4 atacantes(o Ederson fica à frente do Cirino e do Sheik) e como citaram nos comentários acima nossos laterais estão vendidos, pior os 4 jogam longe um do outro e não acontece jogada nenhuma. De positivo fico com a impressão que o Ederson pode ser muito útil e o Arão foi uma bela contratação, enfim pra sonharmos voos maiores precisamos de MAIS!!! Ótima semana a todos, SRN

    Reply
  13. Nino como flamenguistas genuinos, realmente estamos preocupados, tristes e de certa forma desanimados com o futebol. Cadeiras cativas, participação de quem não conhece de futebol e o pior influência descarada de empresários e tentativas de recuperar investimentos muito mal feitos (esse Cirino é comprovadamente um deles e grande), por isso no desanimo. Sinceramente desde 2009, o Flamengo, time de futebol, perdeu a alma. Não temos mais ídolos e desde a saida do Ronaldinho, nem um meia armador decente nós tivemos. Ficamos a ver times como Barcelona, como Bayer, aqui no Brasil times até mesmo o Coríntians, que nem tao bom jogadores tem, mas dão exemplo de vontade ganhar e bem armado, onde jogadores que não rendem, não ficam. Vide o Pato, o próprio Emerson Sheik, até mesmo o Chicão, onde não tiveram problema nenhum em não renovar o seu contrato, enquanto nós ficamos presos a jogadores sem qualquer condição de vestir o manto, com cadeira cativa no time e renovação anual. É ruim cara, afinal são já 6 anos tendo muita paciência. E uma única copa do Brasil. Muito pouco para quem tem a maior torcida do Brasil.

    Reply
    • Caríssimo Liliano, Ronaldinho? Quem? Não sei quem é não! Agora sua definição “cadeiras cativas” é muito boa, estas do atual elenco são piores que as cadeiras cativas eternas hereditárias da Suderj no Maraca.

      Reply
  14. Kleber e amigos,

    Sinceramente não vejo motivos para tanta preocupação! E tambem acho que vejo um jogo completamente diferente dos amigos do blog! De fato faltou talento e ficou claro que no segundo tempo o time sentiu a maratona de jogos, o que a meu ver, faz com que se reveja o plano de ter brasilia como casa e passar a jogar ou em Edson Passos, ou em Volta redonda e ate mesmo em Los Larios. Isso esta prejudicando o time. Não temos treinado so jogamos no dia seguinte recuperação, depois treino leve e viagem. Assim nao vai dar!!!!
    E queria dedicar umas linhas ao jogador mais criticado pelos amigos aqui, Emerson Sheik!
    Sinceramente, nao entendo por que esse odio por esse jogador, que na minha visão é um dos unicos de nosso time que não se esconde do jogo, esta sempre se apresentando, volta p marcar se dedica tem raça e ainda é um dos mais lucidos e habilidosos que temos. Ele tem suas deficiencias como todos, as vezes prende demais a bola, e tem sido infeliz nas conclusões mas amigos sacar o Sheik do time so vai piorar o que ja nao esta bom!
    Alguns alegam que esse jogador nao teria carater, sinceramente, não o conheço e nao analiso jogador por isso. Analiso o seu desempenho dentro de campo e para mim ele tem sido um dos mais dedicados em campo.

    Abraços a todos!

    Reply
  15. Que talento incontestável temos jogando no Brasil ? Talvez , eu disse talvez , o Robinho . Lembrando que a passagem desse jogador pela europa foi de pouquíssimo brilho .
    E mais , tirando o Neymar , que outro jogador brasileiro é protagonista nos clubes que jogam na europa ?
    A verdade é que , em termos de elenco , o Flamengo não perde para nenhum outro clube no Brasil . Até aceito quem diga que o Atlético-MG esteja um degrau acima . Mas o resto …
    Acho que nós rubro-negros temos que estar muito mais atentos e cobrar muito mais a decadente Ferj , a CBF e o governo do estado ( Maracanã ) .

    Reply
  16. Certamente o Murici dirá, “Mas vcs não entendem nada de tática, de formação de time, de jogo”, e ele vai estar coberto de razão! Ele diria: “Preciso insistir no esquema de jogo, depois pensar em variações”, “Preciso dar confiança ao elenco, aos jogadores titulares”, “Preciso deixar o time jogando engessado para condiciona-los a troca de passes certos, então depois solta-los e deixa-los criativos e os frutos serão maiores”…Td isso é verdade Murici, só não sabemos até quando vamos aguentar!

    Reply
  17. Kleber,

    Este ano, o Flamengo só teve uma boa atuação: contra o Atlético, em Minas. E, agora, sem estádio no Rio, a desculpa oficial para o mau futebol já está institucionalizada: o excesso de viagens.
    Se o time se mostra exausto, como diz o próprio Muricy, por que ele demora tanto a fazer substituições? E por que não faz as três?
    Não sei não, mas esse time, com Emerson perdendo gols feitos em todos os jogos, com Cirino concluindo sempre muito mal, vai ser difícil emplacar uma vaga na Libertadores.
    Sem falar no já desgastante assunto da defesa fraca, especialmente da dupla de área.

    Reply
  18. Nosso problema tático, não se resume ou Muricy, jogadores brasileiros não tem a concepção tática que tem os europeus e outros sulamericanos. Jogar no 4-3-3 é lindo a filosofia de ter a bola, agredir o adversário, mas partindo desta disposição tática temos que analisar que os pontas não voltam pra marcar, eles ficam e seguram os laterais adversário, assim como o atacante centralizado segura dois zagueiros, com isso ganhamos são menos dois jogadores que nos atacam. Vendo nosso time é muito mais um 4-1-4-1 com o time sendo agredido, pro jogar dessa maneira, o Sheik não é o ideal, nosso lado esquerda fica totalmente desprotegido, Jorge e lento e sheik não recompoe. No lado direito Cirino e Rodinei são rápidos e tem vigor, defensivamente nao comprometem, porém Rodinei avança bastante, obtém tomamos 3 bolas nas costas dele, no buraco entre os zagueiros e ele, William Arão reclamou desta jogada, porém a cobertura seria dele, me faz lembrar o Ibson em 2007 gosta de jogar como segundo volante porém, não marca como um.
    O ideal é a mudança de esquema, mas pelo visto não vai ocorrer, temos que mudar as peças, sheik não dá, Cirino da pra levar, com Mancuello no meio campo, sentimos falta de um jogar que faça bem a transição de jogadas, vire o jogo encontre espaços, Éderson é muito bom jogador mas não é o perfil. Talvez mais inteiro pode jogar na esquerda no lugar do Sheik com Mancuello no meio. Mas pra isso vamos definir nosso estilo de jogo.
    PS1. Muricy reclama de cansaço, pq não faz as três substituições?
    PS2. Jorge está com um salto alto.
    S.R.N

    Reply
  19. É errado imaginar que um time que está extenuado pelo excesso de viagens jogue bem – pelo menos – o prineiro tempo ? Ou , sendo otimista , até os 15/20 do segundo ?
    Vamos parar de balela . O elenco é muito bom . O time é que não está jogando bem . Estamos nos referindo a jovens atletas , bem cuidados e assistidos por profissionais capacitados.
    Pelo que soube o Barcelona já jogou mais vezez este ano e já percorreu uma distância muito maior ( a confirmar ) .

    Reply
  20. Kleber, o Rica Perrone trouxe um levantamento sobre as viagens e desempenho do Flamengo e demais times. O rubro-negro, no Brasil, viajou bastante, mas o Barcelona viajou bem mais e a cada jogo é show atrás de show. Já o nosso Flamengo apresenta desempenhos pífios como a derrota para o Confiança e usa repetidamente a desculpa do cansaço pelas viagens.

    O clube tem elenco grande e sempre usa os mesmos jogadores, mesmo esquema tático e mesmas substituições (Gabriel e Alan Patrick nos lugares de Cirino e Ederson). Está na hora de usar os jogadores e testar alternativas como um 4-4-2, 4-5-1, etc.

    Reply
    • Henrique o 4 4 2 é obsoleto, mas o 4 5 1 é mais ainda (O Fluminense domingo jogou assim contra nós, e teve as melhores chances). O Murici esta embriagado pelos ares da modernidade do futebol europeu, ele quer jogar é no 4 3 3 do Barcelona, no 4 1 5 do Bayer…

      Reply
    • Caro Henrique.
      Fico tranquilamente com o 4-4-2.
      Até porque, nossos dois “pontas”, vivem fase de absoluta ineficiência.
      Cirino, precisa ter campo pra correr. Não está tendo!
      Sheik, precisa entender que existem mais 9 com a camisa igual a dele. Não entende!
      Povoar o meio, é a melhor opção no momento.
      O grande problema, é a certeza que Ederson aguentará 90 minutos.
      É rezar pro menino Vizeu não se contundir.
      Caso contrário, não teremos centroavante no elenco.
      Coisa de gênio!!!!!!!

      Reply
      • Fala aí Egon! O Flamengo vai mudar de esquema tático por causa do Cirino, vamos jogar na retranca, ai ele, um velocista nato vai ter campo para correr nos contra ataques! Não se preocupe, como é craque, o Cirino já jogou de centro avante com Luxemburgo, Cirino é um jogador polivalente, moderno, veloz, só lhe falta mesmo ser eficiente, ou seja, jogar bola!

        Reply
  21. Discordo quanto aos pênaltes. Antes do segurar o Fred Juan foi seguro por ele. Se fosse pra marcar falta teria que ser a primeira. E bola na mão também teve a do Gum na área tricolor… A TV mostrou todos os lances claramente. O Sálvio Espíndola, comentarista da ESPN Br, concorda comigo.

    Reply
  22. Éderson não é meia armador , é jogador de lado de campo, joga no lugar do Cirino ou do Émerson , qualquer pateta vê isso . Fosse o treinador eu armaria o time hoje no 4-1-4-1 com Paulo Victor, Rodinei , Juan, Alguém e Jorge ?; Cuellar ; Éverton ( sim , ao menos corre e cruza ) do lado esquerdo e Éderson do lado direito e no centro Mancuello e Arão . Na frente Vizeu e torcer para chegar uma proposta da China pelo Guerrero.

    Reply

Comente.