Papelão

(Foto: Staff Images)

(Foto: Staff Images)

Um jogo contra o Confiança, cuja folha salarial é de 200 mil reais, com um estádio totalmente favorável, lotado e, com esmagadora maioria de torcedores do Flamengo, era um cenário pronto, como se preparado fosse para uma noite feliz.

Não bastasse tudo isso, com 15 minutos de jogo – 15 minutos do primeiro tempo – o time da casa tem um jogador expulso. Daí para frente, ao invés de uma vitória tranquila, com pelo menos dois gols de diferença para evitar o jogo da volta, ao apito final, CONFIANÇA 1 a 0.

Mais do que ninguém, até porque tenho o tempo todo aqui alertado para o desgaste físico deste time obrigado a viajar jogo sim, jogo também, poderia atribuir o péssimo desempenho ao aspecto físico, porém isto não refletiria a verdade.

Ao time faltou vontade. Ao time faltou talento. Ao técnico, que é muito bom, hoje, faltou inspiração.

A substituição feita aos 30 minutos do segundo tempo, quando Gabriel entrou no lugar do volante Cuellar, deveria ter sido feita aos 15 minutos do primeiro tempo, quando o Confiança ficou com 10 jogadores. Substituição tardia. Treinador e time sonolentos… desatentos…

Paralelo ao que aqui coloco, registrar a falta que faz um jogador criativo do meio para a frente. Com esta falta de qualidade na criação será difícil algum jogo ser fácil.

Enfim, noite confusa para o torcedor do Flamengo, como foi para o povo brasileiro. Noite para esquecer… Papelão!!!

1 Comentário

  1. Boa Noite Presidente,
    Hoje duas verdades ficaram escancaradas: 1ª) o time não voltou para jogar o 2º tempo, soberba geral; 2ª) temos um time no papel e outro dentro das 4 linhas. Sobre a 2ª, cansei de escutar desculpas do tipo início de temporada, muitas viagens, etc. Na realidade, dentro das 4 linhas, além dos pontos fracos fartamente conhecidos e reconhecidos, goleiro e zaga, fato que a Diretoria, mais uma vez, finge não ver (e o pior cego é aquele que não quer ver!), temos jogadores jogando muito abaixo do nível esperado, a saber: Jorge, Ederson, Cirino, Guerrero, Emerson e Alan Patrick. O pior é que não temos substitutos a altura para utilizar. Nosso coringa tem sido o Gabriel, que, convenhamos, é muito fraco.
    Espero estar totalmente errado, mas, com este panorama, vejo mais uma participação medíocre no Brasileirão, torcendo para não cair.
    Enquanto a Diretoria não se convencer que jogador do Flamengo tem que ser padrão “A”, não chegaremos a lugar nenhum. Para mim, desde a eleição da Chapa Azul original, falta ousadia. Um clube como o Flamengo, com a torcida que tem, deve INVESTIR no futebol para estar sempre entre os melhores. Aprendam, de uma vez por todas, que investimento não é igual a despesa. Simples assim!

    Reply
  2. CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.

    UM ÚNICO PORÉM, ALGUEM NO FLAMENGO TEM QUE LUTAR VEEMENTEMENTE PARA SUSPENDER AQUELES BANDEIRINHAS PELO MENOS 6 MESES, RIDICULO. 10 IMPEDIMENTOS ERRADOS EM 1 SÓ JOGO SOMENTE CONTRA O FLAMENGO. EM LANCES QUE NO MÍNIMO GERARIAM OPORTUNIDADE CLARA DE GOL.

    ÓBVIO QUE O TIME SEGUE DEPENDENDO DE CRUZAMENTOS E JOGADAS DE LINHA DE FUNDO. MAS QUEM CONHECE O MURICY. NÃO SE ESPERE MAIS DO QUE ISSO DELE. NENHUM TIME DELE FOI VISTOSO AOS OLHOS DO TORCEDOR. E MATA-MATA NÃO É BEM O TALENTO DELE. PARA MATA-MATA É NECESSÁRIO UMA PRELEÇÃO QUE DÊ UMA DESPERTADA NA GAROTADA. O PSICOLÓGICO CONTA MUITO. E NOSSO TREINADOR NÃO É MUITO ADEPTO DO MOTIVACIONAL. PARA O BRASILEIRO, A REGULARIDADE DO TREINADOR E UM POUCO DE SORTE É POSSÍVEL BRIGAR PELA LIBERTADORES SIM. ÓBVIO QUE COM MAIS 1 OU 2 CONTRATAÇÕES PARA A TITULARIDADE. UMA NO LUGAR DO SHEIK QUE NÃO É NEM SOMBRA DO QUE JÁ FOI UM DIA. E OUTRA PARA O LUGAR DO WALACE.

    Reply
  3. Caro amigo Kleber!
    O cara que um dia disse que A BOLA PUNE, hoje é nosso técnico!!!
    Não podemos culpar Muricy, assim como, podemos isentar algumas falhas, que porventura nossos ex técnicos cometeram.
    “Romário nunca ganhou nada no Flamengo”!!!
    Mas fez muito bem seu papel de atacante. A culpa é dos outros 10…
    O que diferencia nosso time no papel, do que está em campo, é um pequeno grande detalhe, que times como Galo e Corinthians não cometem…
    Faz tempo que ficamos na corda bamba quando jogamos pra vencer e, o adversário joga por uma bola.
    O que quebra este “trato”, é justamente a absoluta incompetência em decidir em bolas que qualquer perna de pau colocaria pra dentro.
    Venho surrando esta tecla, desde o primeiro post do nosso Blog.
    A ineficiência de jogadores cascudos, como, Guerrero, Sheik e Cirino, é alarmante.
    Pelo menos 6 oportunidades dentro da pequena área, com a bola muitas vezes dominada e, mais uma noite abatido por uma bola drogada…
    Gostaria de entender as nuances de tal fundamento! Ou, a falta dele…
    “Quem não faz leva”, já não serve mais como argumento. Ultrapassamos em muito, essa besteira esfarrapada.
    A bola puniu, quando caímos de joelhos contra o América do México.
    O recado do Muricy veio numa coletiva, made in São Paulo, quando era técnico do mesmo.
    Não existe time no universo, que desperdice tantas oportunidades claras, como nosso Flamengo.
    Não consigo conviver com tantos salários absurdos, tantos em dia, tanta tecnologia, tantas caras e bocas… e, quando entram em campo, o time bom no papel, é uma draga na grama.
    Como este tema é recorrente e, o que é pior, ao meu juízo é inconsciente, não acredito na redenção dos cascudos mencionados.
    Vão continuar perdendo gols absurdos, pelo simples fato de não saber fazer o simples.
    Vamos continuar correndo riscos em nome de uma bola vadia. E, como vimos ontem, nem precisam de duas.
    Minha sugestão? 5 horas diárias de finalizações, com 1 hora para o almoço.
    Ah! Quando aquele ex jogador do Corinthians, vai resolver estrear?

    Reply
    • Meu amigo Egon,

      So para variar você esta absolutamente correto. Nosso time ontem cometeu erros que jogadores com o contra cheque que eles tem não podem cometer!

      O time parece ter entrado numa de que ganharia a qualquer momento, cansaram e abusaram na arte de perder gol feito e deu no que deu! Não vamos culpar o Muricy, mas ele tambem esteve numa noite infeliz!

      Culpar o desgaste das viagens, a meu ver não cola tambem, pois estão se gabando para quem quiser ouvir a respeito de tanta tecnologia que o CT hoje possui!

      A meu ver o trabalho de Muricy agora será fazer esse time descer do salto, treinar finalização e sujar mais o calção. Alem de achar um lugar para o Cirino, que acredito eu, seja no banco!

      Abraços!!!

      Reply
      • “Culpar o desgaste das viagens, a meu ver não cola tambem, pois estão se gabando para quem quiser ouvir a respeito de tanta tecnologia que o CT hoje possui!”

        Além disso, amigo Bruno, ELES escolheram esta suruba no calendário.
        O fato de precisar faturar, sem estádios no Rio de Janeiro, deveria ter sido considerado e analisado.
        A logística, por melhor que seja, não desentorta os pés de Sheik, Guerrero e Cirino.
        Acho sim, que eles deveriam treinar finalizações mesmo dentro dos aviões…

        Reply
  4. Ainda bem que não vi o jogo.
    Só isso para dizer.
    Acho que o Flamengo é tão Brasileiro na sua essência, que a bomba do dia fez com que o time sentisse mal.
    Espero que tenha sido apenas um dia ruim…assim espero.

    Reply
  5. …..” investimento não é despesa'” …..perfeito!!! Não entendi como nosso presidente do “tesouro nacional” Bandeira de Mello não deu uma palestra pra nossos jogadores antes da partida alertando pros 600 mil q ganharíamos caso vencêssemos e eliminássemos o jogo de volta!!! Poxa não estamos matando cachorro a grito? Ontem senti vergonha , e como destaque negativo citarei nosso atacante de 900 mil/ mês,despesa ou investimento? ???GUERREIRO vai procurar o que fazer, VAZA !!!!!

    Reply
  6. A torcida enche os jogadores de carinho, abraça o time de maneira incrível e é isso que recebe em troca.
    Ontem vimos uma equipe sonolenta, achando que venceria a partida no momento que quisesse, ainda mais depois da expulsão de um jogador do Confiança.
    Tenhamos calma para analisar corretamente, o time tem qualidade. Temos alguns pontos fracos, mas no geral, esse ano, podemos brigar lá em cima.Eu, por exemplo, acho que o Cirino não pode ser titular NUNCA com Sheik e Guerrero e o Wallace não tem condições de jogar com a camisa do Flamengo. Cadê o garoto Léo Duarte, não vale uma tentativa?
    Por fim, o que mais faltou foi vontade de vencer, gana na hora de fazer gol, assim como fazem Bayern e Barcelona.(deixando claro que não me refiro a qualidade dos jogadores e sim a vontade e aplicação que mostram em campo)

    Reply
  7. OQUE DIZER ??? 1 x 0 Contra o Madureira com gol de pênalti, Empate contra o Figueirense e derrota contra o Confiança. Mais um ano brigando pra não cair no Brasileirão? E outra … Virou freguês dos nordestinos. Ceará, Santa Cruz e agora o todo poderoso Confiança com um a menos. Depois ainda achamos que temos um baita timão pro Brasileirão. Parabéns ao Confiança. Ganha quem faz gol e o FLA não quis fazer, e alem de não querer fazer não fez por incompetência.

    Faltou Confiança ao Flamengo ou sobrou Confiança ???

    Reply
  8. Bom, eu vejo dois principais problemas:
    1o. ainda é hora do clube investir os cerca de 10mi na ampliação do estádio Luso Brasileiro na Ilha, de 17 para 30mil pagantes. Penso que seja um investimento a fundo perdido, pois as instalações serão provisórias, mas preservarão os outros investimentos feitos pelo clube em jogadores e estruturas.
    2o. O time esta jogando muito feio, muitos passas laterais ou para trás, pouco talento, pouca ousadia, o time não joga vertical, só na horizontal. Qdo o time joga contra retranças não tem penetração. Cirno tem que sair, pelo amor de Deus!

    Reply
  9. Kléber e amigos,
    Que vergonha! Praticamente o jogo todo com um a mais e nada, era para voltar para o Rio com a classificação e o dinheiro no bolso. Concordo contigo quando disse que um jogador criativo faz toda diferença, mas no jogo de ontem nem precisava desse jogador, com o caminhão de gols perdido no primeiro tempo, se tivesse marcado metade, o objetivo já estava concretizado. Quantos gols perdidos foram ali na pequena área?!!??

    SRN
    Antonio Damaceno

    Reply
  10. Bom dia !
    Na minha opinião, que eu lembre fica registrado com o pior vexame. Maior que o Serrano e América.
    Por favor Wallace, Emerson, Ederson,etc. se liga Presidente.

    Reply
  11. Caros Amigos,

    Sou sempre acusado de ser muito critico em relação ao nosso time atual, na minha opinião tão fraco quanto o do ano passado até porque mudou pouco.
    No jogo de ontem concordo com o comentário do Dr. luis Guilherme Barbosa faltou alma, determinação.
    Não acredito que este time dê certo jogando com estes 2 pontas, qualquer time mediocre que congestione o meio de campo e marque os nossos laterais acaba com o nosso time, temos como exemplos os jogos com o Vasco e o Confiança.
    Acho que só vamos melhorar com a saída do Emerson e a entrada de mais um jogador no meio campo, eu escalaria Cuellar, Arão, Edersom e Mancuello. Emprestava ou dava o Marcio Araujo, Gabriel, Pará entre outros para não ter a possibilidade deles serem escalados.
    Mas sou justo o fato das viagens constantes prejudica a concentração e a parte fisica, principalmente se eles não são bons profissionais nos períodos de descanso.
    Precisamos com urgência de um jogador criativo, podiamos oferecer todos estes jogadores que citei e mais alguns em troca do Nenê do Vasco.
    Saudações Rubronegras

    Reply
  12. Kleber,
    Afinal, quando o Flamengo terá um time confiável? Pode perder, mas não da forma que aconteceu em Aracaju. Jogador profissional não pode cometer erros de fundamento, como o Rodinei, ontem. Naquela posição em que estava e a direção da bola, mais poderia ter chutado de pé direito.
    Enfim, ninguém jogou à altura do Flamengo. E Muricy mostrou-se incapaz de mudar a forma de jogar no segundo tempo. Continuou tudo igual contra um adversário com 10 em campo. Foi terrível.

    Reply
  13. O que venho dizendo (junto com vários outros comentaristas deste Blog) é que esse esquema com 3 atacantes NÃO ESTÁ e NÃO DARÁ CERTO! Não temos jogadores para isso, o ataque tem que ser formado com dois jogadores: Guerrero e Sheik.
    O Cirino é um jogador limitado, só é útil quando pegarmos um time mais forte que nos ataque, podendo sobrar espaço para ele abaixar a cabeça e sair correndo. Contra times mais fechados, com pouco espaço, é um jogador inútil.
    Meio campo têm que ser povoado (Cuellar; Arão, Mancuello e Alan Patrick)

    Reply
    • Para complementar o comentário, me assusta muito a notória dificuldade do Muricy em fazer a leitura do jogo, demora demais para substituir.
      Sempre disse, Muricy é bom, mas não é este gênio que estão pintando (Só ganhou com times formados por outros treineiros)

      Reply
  14. Prezados amigos,
    Não existe defesa para a atuação medíocre de ontem. Não se pode colocar na conta das viagens ou do início de temporada o desempenho de um time que joga sem alma, demonstra preguiça e é incapaz de envolver um adversário modesto e jogando com um jogador a menos. Há muito tempo não vejo este grupo de jogadores demonstrando raça, característica tradicional e mínima de quem veste o manto sagrado. A pergunta que me faço: Por quê? será que não sabem que o requisito mínimo para vestir a camisa do Flamengo e ter e mostrar em campo vontade de ganhar superior ao adversário? não são cobrados por esses vexames? algo estranho acontece aos profissionais do futebol rubro negro atualmente. A passividade impera, até mesmo o nosso técnico, reconhecidamente vencedor, se mostra frágil, sem inspiração nas substituições, sem capacidade de mexer nos brios dos jogadores e, muito menos, dar um padrão tático a este time.
    É sempre um prazer ver o trio MSN do Barcelona atuando, porém após assistir mais uma excelente exibição do Barça parar para ver o jogo do Flamengo confesso que me deu muita tristeza. Estamos muito distante e como torcedor sonho em ver meu time jogando no nível do melhor time do mundo. Se não acontecer uma guinada no nosso rumo, se continuarmos procurando desculpas e mascarando a realidade teremos sérios problemas em 2016. Espero que algo aconteça que alguém bata na mesa e faça estes profissionais entenderem o que significa representar esta nação, pois salvo melhor juízo, estão com seus excelentes salários em dia e dispondo do que há de melhor em termos de tecnologia para auxiliar na preparação.
    Não sei qual vexame foi pior para digerir na noite de ontem, assistir as noticias de Brasília ou o desempenho do ataque do Flamengo. Triste, um papelão!

    SRN!!

    Reply
    • Amigo Rock!
      O problema, é o São Paulo aceitar nosso puro-sangue paranaense…
      Quanto a troca, seria um presente dos céus.
      Até mesmo não entendo a explosão da mídia, quando Cirino foi contratado.
      Nunca passou de um simples corredor no Atlético PR.
      Depois do episódio Bonde da Stella… se transformou num tremendo azarão.

      Reply
    • O cara é velocista! Como ele vai ser velocista se todos contra o Flamengo jogam atrás da linha da bola e fechadinhos? Cirino é um decepção? Sim é, mas a culpa maior é do técnico que o escala.

      Reply
  15. Murici meu filho, senta aqui, vamos conversar: olha aquele goleiro q vc escala é fraco…bola difícil entra tudo. Murici meu filho..olha aquele zagueiro q vc colocou de capitão é ruim demais..murici meu filho que esquema aem meio campo é esse?? 4-2-4..era na decada de 50. O futebol mudou. Murici meu filho aquele seu ponta direita cirino..É jogador pra segundo tempo e se o time estiver ganhando contra defesa postada ele é inútil. Murici meu filho…aquele centroavante peruano…É de uma apatia incrível e quase nao recebe bola e quando recebe a bola limpa ou erra ou esta impedido…ja que falamos do ataque ter referência um jogador de 37 anos q nao aprendeu a chutar. Repensa seu esquema…repense seu meio campo de apenas dois jogadores. .pois os melhores times jogam até com 5 j9gadores no meio.. murici meu e quando for estágio ..vai no lugar certo..e no Barcelona e nao ter messi..neymar e soares é perder tempo..vai la na Inglaterra e tenta ver o q leiscester tem de diferente. E AGORA PRA FRENTE É TRABALHO..E CUIDADO PRA NAO PERDER A CONFIANÇA, pois ontem foi feio demais…a nível..de Santo André. ..

    Reply
  16. Kleber e amigos do blog, gostaria de compartilhar uma dúvida com vcs…o que está acontecendo com o nosso promissor lateral Jorge? Em 2016, a meu ver, ainda não disse a que veio. Tirando alguns lampejos, cada vez mais escassos, não vejo nem sombra daquele lateral que surgiu ano passado como grande promessa. Vocês acham que é uma má fase técnica ou é algo relacionado ao esquema tático? Não vejo quase nenhuma jogada de fundo, poucos dribles, passes para trás…me parece até meio desinteressado as vezes. Gostaria de uma opinião de vcs…o que acham?

    SRN

    Reply
  17. Amigo Guilherme!
    O que está acontecendo com nosso lateral Jorge, é que o garoto não gosta de jogar por ali…
    É, verdadeiramente um 2º atacante, sem nenhum compromisso na volta.
    Assim como André Santos era uma BMW atacando e, um Lada defendendo, o que muda entre os dois, é apenas a juventude.
    Quando temos um Wallace insistentemente escalado e, um Juan que já não é mais menino, a cobertura pela esquerda fica comprometida.
    Ao analisar com cuidado, verá que 90% dos gols que tomamos, é pelo lado do Jorge. E ele, longe daquele espaço.
    Ou vem de lá… ou começa por lá…
    Por isso insisto na escalação do Éverton como lateral-esquerdo.
    Além de mais rápido e mais marcador, tende a ficar na posição que foi escalado.
    O futuro do Jorge, será o mesmo do Felipe, Zé Roberto e Júnior.
    2º volante…

    Reply
    • Egon, ontem no lance do gol, ele tomou um peão pelo lado da linha de linha lateral, algo difícil de ser visto, pois é o primário da marcação, fechar o fundo.

      Reply
  18. “O CASO MARACANÔ
    Parece que a Odebrecht voltou a se interessar pelo Maracanã e fez uma nova proposta de alterações no contrato de concessão do estádio ao estado do Rio de Janeiro. O estado por sua vez tem interesse, pois assim se livra de ser processado pela construtora. A prosseguir neste acordo, a vaca para nós esta indo para o brejo com sino e tudo! É hora do EBM botar pé firme na construção do nosso estádio e pressionar o estado quanto a legalidade de se alterar um contrato de concessão em andamento!
    http://colunadoflamengo.com/2016/03/eduardo-bandeira-de-mello-minimiza-derrota-e-fala-que-e-hora-de-definir-situacao-do-flamengo-no-maraca/

    Reply
  19. Minha avó já dizia: mesmo em meio à maior desgraça, alguma coisinha se salva. Ontem, o Wallace não foi o maior culpado pelo gol que sofremos, sinal que está melhorando…..não tem errado passes, pois só os dá de dois em dois metros, e para os lados ou para trás, para não correr riscos, rsrsrs. O que faltou? simples, o que nos tem faltado sempre: RAÇA. Também o Murici deixar de escalar trê
    s atacantes e povoar um pouco mais o meio!

    Reply
  20. Volto a dizer: uma das soluções para a falta de criatividade do Flamengo está no próprio elenco: ADRYAN.
    Jovem, talentoso, dribles curtos, rápido…
    Atenção Muricy: ” O Adryan é nosso!!!”

    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS: Francamente, não é ( ou nem deveria ser) necessário treinador, pra um jogo desses…
    Humm…muito estranho…

    Reply
  21. Caro Kléber e amigos! O difícil foi acreditar que perdemos! Afora o primeiro ataque deles, somente uma falha grosseira poderia fazer o Confiança fazer um gol! E ela aconteceu, pena que tenha sido do Rodinei, um dos mais esforçados ontem! O jogo era para ser resolvido no primeiro tempo! Não deu! Tomara Deus que consigamos ganhar na volta! Tomara! Foi atípico e em mais cem jogos o Confiança não ganharia! O time ontem no primeiro tempo foi ansioso e no segundo tempo não entrou em campo! Sou fã do Muricy, mas, ontem grampearam a inteligencia dele! SRN

    Reply
  22. Plagiando uma frase do próprio Kleber, num fiasco rubro negro contra o Botafogo : “PIOR IMPOSSÍVEL “!! Adjetivos para atuação do time do Bandeira de Mello não faltam : Medíocre, Ridícula, Apática, Desrespeitosa , Bisonha, etc… Porem ,o principal culpado por esse novo vexame tem nome e sobre nome : RODRIGO CAETANO, sim ! O planejador do futebol rubro negro, que bancou a escalação dos titulares para “supostamente” eliminar o jogo da volta, e talvez tenha eliminado o Flamengo da Copa do Brasil. Com todo respeito ao bravo Confiança, mas o time campeão da Copinha ganharia do Confiança. Mas ,os profissionais , novamente sonolentos, colecionaram mais um VEXAME para diretoria atual. Falar das atuações apáticas de Sheik, Guerrero, Jorge, Cirino, Ederson e Patrick é chover no molhado. Alias , o A.Patrick , integrante assíduo do bonde dos cachaceiros, mantém a regularidade de sempre jogar mau, parece que entra em campo de ressaca. Contudo , resta saber o que seu R.Caetano vai cobrar desse bando de jogadores e de seu Muricy , que mais uma vez demorou a mexer e mexeu errado; a propósito , parece que o desmotivado treinador estaria, pro segundo semestre, de saída para o São Paulo, que vai mau com o gringo. Não é possível que no Flamengo os vexames em campo sejam rotineiros e normais, tem que haver cobranças e punições, o Flamengo esta se apequenando . Fora Rodrigo Caetano !!

    Reply
  23. Caro presidente Kleber,

    Embora meu comentário abaixo esteja totalmente fora do contexto da postagem de título “Papelão”,resolvi comentar assim mesmo.Afinal de contas estamos todos no mesmo barco em amor ao nosso MENGÃO.

    Ao ler uma parte da entrevista do vice de futebol,Flávio Godinho,foi inevitável não lembrar do blog,sobretudo de alguns comentários do Kleber sobre as seguidas viagens do time e sobre a ausência da nossa casa.Pois bem,quando li o Godinho afirmando que “Nem o David Copperfield (mágico e ilusionista norte-americano) conseguiria evitar as viagens, até a volta do Maracanã (provavelmente em outubro)”,eu como leitor assíduo desse excelente blog,me lembrei das diversas vezes que o Kleber citou do absurdo de nenhum dirigente ter tomando uma providência a respeito da falta do Maracanã e Engenhão.Além disso, recordo que Kleber criticou que há muito tempo os dirigentes já sabiam da ausência da nossa casa e mesmo assim não foram competentes de tomarem uma atitude em relação a isso.
    Confesso que quando li o Godinho falando de maneira tão categórica e argumentando,de certa forma entendi o lado dele.
    Proponho, humildemente, como sugestão de sua postagem sobre esse assunto e ,se possível, você citasse algumas soluções na prática que você faria de fato pra solucionar o problema.Apesar de você não tem obrigação de propor a solução,acredito pelo fato de tantas vezes você bater nessa tecla deve ter algum “coelho na cartola” em relação a isso.
    Desde já obrigado e parabéns pelo blog.

    Reply
  24. Sr. Kleber, com toda a sua experiência de repórter, torcedor, diretor, presidente e empresário. Depois de um jogo desse o que fazer, sendo Pte ou VP ?

    Reply

Comente.