O Dia da Polêmica

438352Conforme havíamos combinado, hoje é terça-feira e, como tal, dia de discutir os temas palpitantes e, consequentemente, polêmicos. O problema é que são muitos os assuntos.  Vamos lá…

  1. O presidente Eduardo Bandeira de Mello, em entrevista coletiva, afirmou que o trabalho da turma do futebol vem sendo bem feito, e que a solução é dar seguimento a este trabalho. Você concorda?
  2. Há uma unanimidade com relação à vulnerabilidade da nossa zaga, onde até agora só o veterano Juan não desafinou. Você dispensaria, agora, Cesar Martins e Wallace, promovendo os meninos da base, ou só dispensaria os dois jogadores quando dois outros forem contratados?
  3. Pela reação dos companheiros deste blog, o jovem lateral esquerdo Jorge vem sendo muito criticado. Jorge pode evoluir ou você já desistiu dele?
  4. Com o material humano disponível, 4-3-3 ou 4-4-2?
  5. Guerrero é acima da média mesmo?
  6. Você continua confiando em Muricy?
  7. Nestas três semanas que faltam para o início do Brasileiro, qual seria o seu plano de voo Rubro-Negro se presidente fosse?

Acho que já está de bom tamanho para uma única terça-feira. Como o momento pede, não há outra solução. Vamos lá?


Lá vou eu:

(Reprodução da TV)

(Reprodução da TV)

1 – Trabalho bem intencionado e sério, não necessariamente é um trabalho bem feito que, na realidade, é medido pelos objetivos alcançados. Pelo contrário, acho que a programação original deve ser revista de maneira imediata.


(Foto: Gazeta Press)

(Foto: Gazeta Press)

2 – Já disse e, repito. Não há mais clima para Wallace e Cesar Martins continuarem. Fatos novos na zaga, já! Mesmo que sejam os garotos dos juniores.


(Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo )

(Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo )

3 – Gosto do futebol do jovem Jorge. Gosto de quem tem talento e, é abusado. Vale a pena insistir com ele.


Premiership-match-review-and-tactics-explained-5

4 – Esta é fácil. Com o material humano que temos, sem dúvida, o 4-4-2 e, quem sabe, 4-5-1.


(Foto: Staff Images)

(Foto: Staff Images)

5 – Quando o Renato Augusto, que com ele jogou no Corinthians me disse isto, acreditei. Continuo até acreditando, porém sem o mesmo entusiasmo.


(Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

6 – Esta pergunta, para ser 100% honesto, eu só poderia responder depois de conversar muito com ele. Diria, para não deixar sem resposta, que torço muito por ele.


icao-2012-flight-planning

7 – Juntaria a turma do futebol para uma profunda avaliação e introduziria imediatamente tudo que fosse entendido como necessário para se sair deste marasmo e, determinaria uma participação mais efetiva dos dirigentes amadores, a saber, vice-presidente e diretor de futebol que, a meu ver são competentes, porém, têm demonstrado timidez. A filosofia institucional cabe aos dirigentes. Ponto!


Acho que já está de bom tamanho para uma única terça-feira. Como o momento pede, não há outra solução. Vamos lá?

1 Comentário

  1. 1 – Discordo, mas o Presidente acredita que o trabalho está bem feito pois tem a cara dele: um time que promete, promete e na hora que o bicho pega enfia o rabo entre as pernas e recua. Em tempo, nosso técnico não é nem sombra de quem já foi.
    2 – O nosso amigo Egon já disse que ninguém é pior que o Wallace. Discordo: César Martins é pior que o Wallace. Conclusão: qualquer pode substituir os doi.
    3- Jorge caiu em um erro de quase todas as últimas promessas rubro-negras: comodismo. Merece um banco, pelo menos, pra ver se retorna a realidade. O problema é quem joga no seu lugar?
    4 – 4-4-2. Só teria um cão de guarda como volante. Não gosto de Alan Patrick.
    5- Guerrero não tem a “pele rubro-negra”. Venderia ele na primeira oportunidade, contrataria um desses centroavantes que a bola esbarra e entra, tipo Brocador e contrataria um jogador pra chamar a responsabilidade. Por exemplo: Tevez. Esse tem “cara” de Flamengo.
    6 – O Muricy contratado não é o mesmo de antes. É só olhar suas declarações ou entrevistas após jogos. Parece que ainda está com problemas de saúde. Em resumo: não confio.
    7 – Reavaliar casos de jogadores que não correspondem e se possível vender ou emprestar para aliviar o caixa para novas chegadas: zagueiros, um matador e o Cara, aquele que faz a torcida confiar e encher o estádio.

    Reply
    • kkkkkk Ah Leandro!!!
      Que competição dura, meu amigo…
      Ainda acho Wallace imbatível. Pior até mesmo que o horroroso Welinton…
      Esse meio de zaga, mais o irregular PV, junto com Jorge Fiat 147, é responsável por 120% dos gols que tomamos.
      A ponto de um master, ser o melhor defensor que temos…

      Reply
      • O duro também meu caro Egon é ter que admitir que a contratação do Henrique não seria tão ruim assim. Que lástima nossa defesa. Problema antigo que não se corrige mesmo trazendo um treinador especialista fazer o time jogar fechado.
        Hoje no jogo do Real Madrid contra o Manchester City deu para notar o quanto estamos anos luz atrás dos treinadores da europa na arrumação tática de um time. O Real não dava espaço, formava duas linha de quatro atrás e não deixava o Manchester tocar a bola. Por que não conseguimos fazer isso aqui? Qual a razão dos nossos treinadores não saberem implantar isso nos times brasileiros? Deixamos sempre uma avenida para os adversários e não por acaso tomamos de 7×1.
        Sei que o Muricy não vai conseguir isso tão cedo no Flamengo, mas com boas peças ele arruma nossa defesa. Agora com jogadores do tipo que nós temos, esqueçamos. Ainda bem, ainda bem, lí hoje que o Benfica não quer liberar o César Martins. Temos que mandar cartões de agradecimentos para os portugueses. Amém.

        Reply
  2. Vamos lá Presidente:
    1) de bem intencionados o inferno está cheio. Considero medíocre, para ser educado, o trabalho no futebol. É imprescindível mudar a filosofia: mais investimento, mais ousadia, mais presença, mais carisma;
    2) concordamos, mas, incluiria, nesta lista, mais alguns: PV, Pará, Chiquinho, MA, Canteros, Gabriel, AP e Sheik. Tentaria urgente um goleiro, nível Muslera, dois laterais, um meio campo para resolver o problema de criação e deixaria o resto por conta da base;
    3) gostava do futebol do Jorge. Ainda insistiria com ele, mas contrataria outro mais cascudo, como está na moda;
    4) confesso que não sou muito chegado à rigidez destes nºs. Escalaria os melhores, na posição em que rendem mais e exigiria um maior sentido coletivo e muito mais participação (pegada, sentido de marcação e movimentação);
    5) tem os fundamentos para emplacar, mas precisa calibrar a pontaria, ter mais movimentação e jogar com mais vontade, ímpeto. Está devendo muito, quase chegando ao nível de insolvência. Esta dívida precisa ser solucionada a curtíssimo prazo, ou então, partir para a “cobrança judicial”. De qualquer forma, como vai desfalcar o time com frequência (convocações), precisamos de atacante para substituí-lo. Ainda não cheguei a conclusão quanto ao Vizeu. Enquanto reserva, por enquanto, tudo bem;
    6) também continuo torcendo muito, todavia, as últimas escalações de início (Fernandinho, totalmente fora de forma, e Gabriel) me deixaram com a pulga atrás da orelha e já começou a coçar muito;
    7)concordo em gênero número e grau. Algumas ações já foram mencionadas anteriormente, ou seja, investir para ontem em um goleiro, dois zagueiros, dois laterais, principalmente, um esquerdo e um meio criativo para resolver.
    SRN

    Reply
  3. Meu grande amigo Helder.
    Você tem inteira razão quando diz que estou de saco cheio de comentar os mesmos bat-assuntos…
    Em suma, estamos batendo na mesma tecla, nos rasgando inteiro… e, vejo Bandeira dizer que está tudo bem com o futebol e, pasme! No caminho certo…
    Por outro lado, Rodrigo Caetano afagando e defendendo ferrenhamente a draga do Alce.
    Como comentar?
    Melhor seria enviar para a Gávea, uma caixa de óleo de Peroba pra esfregar na cara dessas figurinhas…

    Vou ser sucinto nesta “polêmica.

    1 – Quando optei por Bandeira, na verdade, foi mais por descartar Cacau Cotta e Wallim…
    Após 3 anos na janela, sendo pau mandado do nefasto Conselho Gestor, esperava, que em carreira solo, Bandeira fosse mais presidente do Clube de Regatas do Flamengo, ao invés de presidente do Flamengo Corretora de Valores.
    Com ou sem Conselho, Bandeira governa essencialmente preocupado em pagar contas e descontar papagaios.
    Nosso futebol acumula 4 anos de descaso…
    2 – Quanto a nossa zaga (?), não só dispensaria César Martins, como Wallace e PV.
    Pra melhorar, colocaria Jorge Avenida sentadinho no banco de reservas.
    Os meninos da base, AINDA não estão prontos pra jogar um Brasileiro.
    Rafael Dumas, pelo que acompanhei na sub-20, é uma cópia fiel do Alce.
    Portanto, contrataria 3 jogadores pra nossa peneira.
    3 – Jorge pode evoluir. Desde que entenda o que significa a posição de lateral-esquerdo. Enquanto tiver André Santos como referência, vai continuar sendo mais ala que lateral.
    Ainda não está pronto! É necessário um lateral mais responsável e cascudo.
    4 – Sem dúvida alguma o 4-4-2!!!!
    Mesmo antes do Muryci chegar, sempre optei poe esse esquema.
    Temos necessidade de ocupar o meio de campo. Fora o Cirino, não temos no elenco um outro segundo-atacante de qualidade.
    5 – Guerrero, mesmo no Corinthians, nunca foi acima da média. Centroavante mediano apenas.
    Basta dizer, que na carreira inteira, fez 464 jogos e 179 gols.
    Com 32 anos, nada que impressione.
    Um famoso “caneleiro” que completou 30 anos “ontem”, em 222 jogos fez 114 gols…
    6 – Confio desconfiando… do Muryci!
    Seu final de carreira no São Paulo, foi simplesmente melancólico.
    Nosso técnico, em uma década, foi responsável por 18 eliminações pelos clubes que passou.
    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/estadual-do-rio/ultimas-noticias/2016/04/25/muricy-chega-a-18-eliminacao-em-uma-decada-e-tem-20-dias-para-mudar-fla.htm
    Portanto, assim como Luxemburgo, vai ter que confirmar seu CV vitorioso.
    Até o momento, após quase 4 meses, em nada é diferente de um Celso Roth…
    7 – Meu plano de voo em termos geográfico, seria adotar o Estádio Radialista Mário Helênio (Juiz de Fora).
    Quanto as diretrizes necessárias para que o futebol aconteça, só mesmo liberando os cofres do clube para que contratações pontuais seja feitas.
    Como na Gávea o teórico é utópico, não acredito em contratação nenhuma de impacto.
    O futebol, não é nem nunca foi prioridade nesses 4 anos de gestão financeira.
    Pulamos do Parquinho, sentamos no banquinho…

    Reply
    • Meu caro amigo, sinto uma melancolia em sua palavras.
      Também estou cansado de sempre vir aqui comentar as mesmas coisas.
      Não lembrava que o número de gols do Guerrero era tão baixo. Só a título de exemplo, Rogério Ceni fez algo em torno de 130 gols, o que para um goleiro é uma senhora façanha.
      Agora para completar viramos freguês de carteirinho do Vaskin. Eurico vai pra galera, meu irmão.
      Se não vierem dois zagueiros e um atacante bom, nosso papel no Brasileirão e Copa do Brasil vai ser duro de lascar, amigão.
      Concordei com o ponto de vista de nosso ilustre presidente em quase todos os pontos abordados por ele. Como você, eu só discordei do garoto Jorge. Acho que ele está deixando aquele setor muito vulnerável.
      Vida que segue amigão. Vamos ao Brasileirão agora. Lá vem sofrimento.

      Reply
      • Na verdade, amigo Helder, neste momento gostaria de ser uma mosca para poder ouvir uma conversa entre Flavio Godinho, Plínio Serpa Pinto… e Kleber Leite.
        Sabemos da amizade entre eles.
        Só não sabemos, se um suposto “vazamento” poderia prejudicar nosso querido Kleber.
        Pela linha adotada por esta gestão, com certeza seria uma tempestade.

        Reply
        • Eu sempre defendi a tese de que como ex-presidente nosso querido e eterno Presidente Kleber Leite tem “privilégios” em matéria de informações que nós torcedores nunca teremos. Até porque isso faz parte do negócio, não considero isso nenhuma parcialidade, longe disso. O segredo é a alma do negócio. Ficamos ansiosos pois queremos saber de novidades realmente novas.
          Mas esse canal nos tem dados algumas boas oportunidades de trocarmos ideias com alguém que tem o poder ou o meio de alguma forma torná-las realidades. Acho que um novo mandato de presidente do Flamengo consolidaria de vez seu nome na galeria dos grandes presidentes que o Flamengo teve. Ideias e coragem não lhe faltam.

          Reply
  4. Caro kleber, todos os nossos problemas começariam a ser resolvidos se mandassemos embora essa grande porcaria que é o nosso capitão há tanto tempo. Ele tira toda a confiança do grupo, já que todos jogam sabendo que a zaga não resistirá a mínima investida adversária. Se for pelo alto então……bem, de quem é a responsabilidade do grande vexame que foi nossa entrada em campo no último domingo? Há que se punir rigorosamente! Um desastre que, de certa forma mancha nossa história. Não brinquemos com nossos torcedores. Ainda somos a maior torcida, mas atitudes como essa, geram consequências imprevisíveis. Muricy não tem tanta culpa, se não tem jogadores de melhor nível, mas não dá para entender a insistência com essa zaga horripilante. Pode botar os meninos, que vão se sair melhor, com certeza. Sobre guerreiro:o atacante é a consequência do bom trabalho de todo time. Se a equipe vai mal, não podemos esperar que resolva tudo. Então, que tal darmos um bilhete azul à wallace?

    Reply
  5. Kleber , o Leandro falou e disse ,concordo com tudo . O Flamengo está completando 6 anos (4 com essa nova diretoria) de mediocridades no futebol e tudo sempre está sendo feito da melhor maneira possível , será que estamos no caminho certo ? Eu humildemente tenho algumas sugestões ….nosso clube após ser tratado como empresa e o futebol ter virado um mero departamento da mesma ,perdeu a essência .Vamos lá , todos batemos palmas pra chapa azul original pelo saneamento financeiro iniciado , por ter trazido profissionalismo e credibilidade ao clube mas isso não pode ser o fim ,ser a razão principal de tudo , a página precisa ser virada e o futebol precisa voltar a ser o protagonista dessa história centenária . Será que um time que tem o Wallace como capitão está no caminho de glórias ? Nada contra esse rapaz , mas como disse antes a página precisa ser virada , não podemos nos privar de novas soluções ,senão teremos que concluir que o Flamengo busca bons empregados e não talentos que possam fazer diferença . Quando nosso presidente mudar o foco , ir a programas de TV por exemplo e falar com entusiasmo de futebol começaremos a vislumbrar alguma coisa . Outro detalhe o Rodrigo Caetano me parece apegado a suas escolhas , na esperança que algo aconteça , será que vai precisar algum maluco fazer o que fez com o André Santos pra ele ter a humildade de reconhecer que não dá mais pra meia dúzia de jogadores que ali estão? Enfim , humildade , coragem , ajustes no elenco ,na hierarquia e no comando e respirar novos ares inclusive com a torcida !!! SRN

    Reply
  6. A realidade é que o time do Flamengo é bem limitado, fraco para protagonizar, mesmo num futebol jogado no Brasil bem meia boca. As contratações como de habito foram aquém das expectativas, a princípio o clube tinha 30 milhões para gastar, mas a realidade foi um numerário bem menor. Jogares contratados a perder de vista, outros na base do 0800. Uns supervalorizados pelos nossos torcedores, Cuéllar pra mim até agora nada, o Arão longe de merecer os super elogios da nossa galera. Acho o bom Mancu um acerto, assim como o Rodinei, o Juan até o momento, um esteio da nossa defesa, porém no brasileirão o buraco é bem mais embaixo. Apesar das limitações do time e elenco, o trabalho do Muricy deixa a desejar. O Jorge é garoto promissor e só, o grande Júnior lançado em 74, só no segundo semestre de 78 começou a ser unanimidade. O Guerrero creio que muito valorizado nos gambás pelo gol decisivo contra o Chelsea . O resto é resto mesmo, Alan Patrick não pode ser o meia de um time de ponta….Gabriel, Cirino, e outras barangas…muito pouco para um Flamengo….

    Reply
  7. Vamos lá:
    1- discurso para “consumo externo”, ele JAMAIS viria a público nesse momento, ainda em abril, para dizer que o trabalho no futebol é fraco. Vai deixar para fazer isso em dezembro caso não consigamos nem vaga na libertadores. Fez isso todos os anos, com exceção de 2013 quando fomos “salvos” pela conquista da copa do Brasil. Tem que passar o ano todo para perceber que estava errado nas apostas e avaliações.
    2- Sem medo de ser feliz, mandaria os dois embora e deixava os garotos! Lutaria pela contratação de mais um bom zagueiro para jogar com o Juan.
    3- Jorge é excelente, até um ótimo jogador se queima em uma equipe que não está estruturada. Precisamos mesmo é de gente que dê suporte a ele.
    4- Usaria o 4-4-2 com Sheik e Guerrero na frente. Ainda acho que o Emerson joga muito mais que o Cirino.
    5- Guerrero é excelente, porém nunca foi o grande artilheiro que todos esperam. Na verdade a maioria acha que para jogar no Flamengo é necessário jogador de grife… um exemplo é o Brocador, que cansou de fazer gol e ainda assim grande parte da torcida tem preconceito e nem lembra mais dele. Na verdade temos que avaliar e saber o que ele (Guerrero) pode entregar. Se o que procuramos for aquele artilheiro nato, acho que estamos perdendo tempo.
    6- Confio no Muricy apesar de achar que o estilo dele não se enquadra às tradições do Flamengo. Gostaria muito mais do Sampaoli, para citar apenas um exemplo. Entretanto continuo crendo em uma recuperação do Muricy, mesmo que Ele tenha que resgatar aquele velho “futebol de resultados”.
    7- Dispensaria e emprestaria alguns jogadores para que o treinador não tenha o “risco” de utilizá-los. Entre eles: Wallace, Márcio Araújo e Gabriel.
    Buscaria a contratação de mais um zagueiro (onde está o nosso scout para pesquisar jogadores do campeonato Paulista, por exemplo?). Ainda não vi o Audax, mas será que nenhum dos zagueiros é melhor que o Wallace?
    Colocaria um vice de futebol mais participativo e enérgico na tomada de decisões e com mais entrada entre os jogadores (Kleber Leite ou Marcos Braz).

    Reply
  8. Caro Kleber! Vamos responder e por favor encaminhe as opiniões em um relatório encadernado e entregue ao Flávio Godinho. Precisamos ser humildes e entender que toda ajuda externa deve ser bem vinda, quando no caso, é pelo bem comum do Flamengo, paixão de todos nós. Vamos tentar colaborar:
    1) Administrativamente o trabalho do Flamengo merece aplausos e reconhecimento. O EBM e seus pilares são acima da média. No futebol, os resultados pífios falam por si só. Declarações de que tudo vai bem, empobrece a capacidade do debate. Administrar é colocar a pessoa certa no lugar certo. Existem pessoas certas nas áreas administrativa e financeira, porém no futebol, eles vão conseguir ressuscitar “Os Trapalhões” e tomara que eu erre. Por enquanto não…
    2) A zaga formada por Wallace e Cezar Martins talvez não seja titular em muitos times da série B! Respeito-os como cidadãos. Desejo que possa se recuperar.
    3) Jorge tem muito futuro, porém, precisa ser conversado e estudado. Com meio campo mais combativo e zaga mais preparada, não duvido, vai longe. Hoje, tem sido uma avenida e de repente, pode ser um camisa 10 e não lateral.
    4) O esquema depende do que temos. Contra o Vasco, entramos para perder no 4-3-3 e perdemos.
    5) O Guerrero é bom jogador, mas, o entusiasmo dele não combina com a pele rubro negra e o sangue quente de nossa torcida. Se mudar o estilo de modelo para jogador, pode até dá certo. Por enquanto, não pensaria duas vezes: Hernane Brocador tem a cara e jeito do Flamengo. Muito mais útil.
    6) Confio no Muricy apesar de tudo. É um cara do bem e não tem culpa em alguns aspectos. Precisa melhorar, pois, futebol é resultado.
    7) Plano de Voo: TER HUMILDADE. O EBM não é humilde, pode ser educado, humilde não. Para não marcar essa resposta como silêncio, entendo que precisamos de dois zagueiros, um LE e um goleiro confiável. Temos necessidade de proteção a zaga. No mais, entender porque falta vontade ao time. Isso significa conversar, conversar e conversar…ou melhor, faltam lideres, lideres e lideres. Também entendo que precisa ser revista a posição do Rodrigo Caetano e outros! SRN

    Reply
  9. 1) Em relação ao futebol, penso que deveriam demitir o supervalorizado Rodrigo Caetano. Começo a desconfiar até mesmo das estranhas contratações dele junto ao Grêmio.

    2) Prefiro erros de dois jovens imaturos da base, mas que podem evoluir, do que o erro de dois jogadores velhos e que todos sabem que não têm a mínima qualidade técnica para jogar em qualquer clube de série A.

    3) O Jorge precisa corrigir a parte defensiva e voltar a ser mais corajoso. tudo bem que e o esquema com 4-3-3 acaba com o futebol dele. Adotando o 4-4-2 o futebol do Jorge tende a evoluir. Deixaria o garoto, mas dando um pescotapa para ver se acorda.

    4) 4-4-2 (Cuellar, Arão, Mancuello e A.Patrick/Contração)

    5) Acompanho futebol Alemão, o Guerrero NUNCA foi um jogador brilhante na Europa, era um cara para compor elenco e nada mais. Tanto que perdeu mercado por lá e veio para o Corinthians. Nunca foi artilheiro por onde passou, destaque na fraca e sem história seleção peruana.

    6) Confio quando o Muricy joga no eficiente feijão com arroz dele, mas quando teima em manter o esquema moderno que viu no Barcelona vira um treinador no nível do Cristovão. Lá dá certo pois eles têm Neymar, Messi e Soares, só isso.

    7) Meu plano de voo seria dispensar negociar o Wallace, Cesar, CantERROS, Gabriel e Evérton, contratando um zagueiro e um meia. O resto composto por meninos da base.

    Reply
  10. Vejamos a carreira do Guerrero na Europa, onde nunca teve o desempenho de um “jogador fora de série”, muito menos de um “craque”, apenas um jogador mediano:

    2004-2006 – Subiu para o time profissional do Bayern, em 3 anos fez 44 jogos e marcou 13 gols.

    2006-2012 – Com contrato no fim e sem interesse do clube em renovar, assinou com o Hamburgo, onde em SETE anos fez apenas 130 jogos, marcando 51 gols.

    2012-2015 – Veio para o Corinthians, com desempenho melhor, fez 54 gols.
    Agora no Flamengo.

    Reply
    • É Denilson, como o amigo Egon afirmou acima, fica muito a desejar o histórico do Guerrero em matéria de gols. Acho que quando o contrataram não avaliaram corretamente seu perfil.
      Uma coisa que dificulta muito sua média de gols é suas saídas constantes da área para buscar a bola. Isso mata qualquer atacante. Tinha que ser como o Dom Fredom, ficar por alí perto da grande área esperando a bola. Acredito que assim ele melhoraria sua performance e talvez conseguisse melhorar sua média de gols.
      Mas continua muito a desejar. Ainda não caiu no gosto da torcida.

      Reply
  11. OLá Kléber…..O que sinceramente não consigo compreender nessa diretoria de futebol é a falta de comando. Isso parece refletir em campo, pois os jogadores do Flamengo entram em campo sempre com menor motivação que o adversário, vide o domingo. Além disso não entendo algumas posições específicas.
    1 – Tentar renovar com o César Martins: Inibe a possibilidade de oportunidades ao jovem e talentoso Léo Duarte
    2 – Contratar Fernandiho (reserva no Grêmio): Para que, com Gabriel, Everton, Cirino e Emerson? Além disso, inibe as oportunidades ao jovem Tiago Santos.
    3 – Manter Márcio Araújo: Inibe oportunidades ao jovem e talentoso Ronaldo.
    Enquanto os clubes revelam, o Flamengo parece não ter interesse em oportunizar horas de jogo ao seu talentos, esses sim, jovens que compreendem o que é o Flamengo. Se é para contratar, gastar que seja para resolver, senão, apostemos na mulecada, vontade não faltará…..será que só eu enxergo isso???

    Reply
  12. Caros e nobres amigos do blog. Me veio uma ideia de fazer um resumo das opiniões médias sobre o nosso elenco titular.
    Zaga
    Paulo Victor – Contestado (eu discordo)
    Juan – Incontestável
    Wallace – Contestado
    Laterais
    Jorge – Contestável
    Rodnei – Incontestável
    Meias
    Cuellar – Incontestável
    Mancuello – Incontestável
    Arão – Incontestável
    Alan Patrick – Não há contestação nem aprovação
    Cirino – Incontestável (no momento)
    Guerrero – Contestável
    Cézar Martins – Contestado
    Márcio Araújo – Contestado
    Éderson – Não há contestação nem aprovação
    Gabriel – Contestável
    Éverton – Não há contestação nem aprovação
    Sheik – Contestável

    Reply
  13. O que fazer às vésperas do campeonato brasileiro sem contratações milionárias que não são garantia de sucesso ( vide Guerrero)?
    1. Esquema 4-4-2 ou 4-1-4-1
    2. Éverton na lateral esquerda : Pra quem não lembra jogou boa parte do brasileirão de 2009 nesta posição quando o Juan se lesionou , e foi muito bem .
    3. Zagueiro URGENTE : LI em algum lugar que o zagueiro Sidney , ex Inter que era do Benfica e estava emprestado para algum outro clube ficará livre no meio do ano .Pode ser uma aposta/solução.
    4. Vender Guerrero : Teve praticamente 1 ano para mostrar seu futebol, inclusive jogando contra equipes medíocres no Estadual e joga cada vez menos . Nem lesão serve como desculpa mais.

    Reply
  14. HOJE NO EXPEDIENTE FUTEBOL NA FOX O JORNALISTA LUCIANO CALHEIROS FALOU QUE O FLAMENGO FEZ UMA SONDAGEM PELO CONCA.SERIA 3 MILHÕES DE LUVAS E 1 MILHÃO DE SALÁRIO.

    Reply
  15. 1 – Sim, Não há muito o que fazer. O tempo para o time trabalhar a comissão, os contratados foi muito curto, jogo atrás de jogo. Uma nova pré-temporada vai fazer muito bem. Alguns anos atrás quando o flamengo papava a maioria dos carioquetas a maioria pedia por um desempenho melhor no Brasileiro, Libertadores, Continuidade, etc. Todos esquecem nas derrotas. Nunca vi um time que dispensou todo mundo em maio e começou do zero ir bem no brasileiro. Mas já vi muita barca afundar pra segundona nessas.
    2 – Dispensaria ontem o Cesár Martins. Não deu certo, não vai ficar a partir de junho, tá ocupando o lugar de alguem que pode dar liga. Tentaria trocar Wallace com qualquer time do brasileirão. Li que Palmeiras quer trocar Leandro Almeida por alguem. Não é um bom jogador. Talvez mesmo nível do Wallace. Mas trocaria pra mudar a braçadeira de capitão. Dá um ar novo a zaga, etc. Só citei um nome trocaria por qualquer outro mediano urgentemente enquanto não encontramos o Xerife.
    3 – Muito bom jogador. Falta experiencia. Mas tem muito talento. Vale a pena manter. Com uma zaga menos vulnerável e uma sequencia de bons resultados a opinião dos tantos muda dá água pro vinho.
    4 – 442 fácil. Concordo que na ausencia de Guerrero para seleção e/ou lesão/suspensão de um dos atancantes 451
    5 – É, técnica acima da média e a finalização não é à lá Romário. Mas em um time encaixado é muito útil. Prefiro a nosso favor que contra!!
    6 – Sim. É sabido por todos que acompanharam a última década que Muricy perdeu praticamente todo mata-mata que disputou. A única libertadores que venceu tinha um dos 3 melhores do mundo no time. Fez a diferença. Em toda trajetória do tri pelo São Paulo em abril/maio o cargo balançava com todos os torcedores pedindo a cabeça dele e do time. Ele seguia, ganhava joguinhos no brasileiro que o Flamengo é acostumado a tropeçar e lá estava ele na liderança de mais um brasileirão. Clássico, Mata-Mata é pra técnico que acredita em algo que mude o psicológico do time. Muricy nunca fez um vídeo motivacional e o discurso no vestiário é tão morno quanto em jogo contra o Bangu valendo 3 pontos. Não dá. O time entra em outra Vibe. Mas pra pontos corridos funciona!! Creio que o time chega pelo menos na Libertadores se o mantiver.
    Não adianta sumir com os caras 2 semanas. Todos tem residencia no RJ. Evitar viagens e jogos era o que se pedia. Então agora é hora de treinar. 2 períodos segunda quarta e sexta. 1 período na terça, quinta e sábado. O time também precisa recarregar as baterias. Creio que em muito tempo o Flamengo vai chegar no brasileiro com condições de vencer o primeiro jogo e figurar na parte de cima da tabela desde o início.

    P.S – Acreditar. Todos queriam continuidade. Todos queriam Muricy. Lembrar que o Corinthians Campeão do Mundo perdeu pro tolima na Pré-Libertadores 1 ano antes e não venceu o paulistinha. Mudar treinador e dispensar 6 dúzia é jogar no lixo 4 meses de aprendizado!!

    Reply
  16. Boa noite a todos! Vejo um acentuado pessimismo nos comentários em geral! Normal depois de uma eliminação tão doída… Entretanto talvez discorde da maioria…
    Em primeiro lugar eu concordo que a atual diretoria é um tanto amadora no trato com o futebol. Mas que desde o início do ano vem se tentando fazer um trabalho mais sério e profissional. Não sei se felizmente ou infelizmente, o futebol não é uma ciência exata. Mas acho sim que estamos no caminho certo. Acho que devemos dar tempo para o trabalho dar resultado. Nosso maior rival que nos eliminou ontem até serve de exemplo. Se fosse no nosso mengão Jorginho teria ficado após a queda? Praticamente todos os jogadores também? Eu cravo que não! Há de se ter paciência! O Flamengo fez dez contratações. Nem sempre dá liga de início. Concordo que Muricy tem escalado o time errado em algumas situações mas tem de se dar tempo para trabalhar e entender as peças que têm na mão. Concordo que tem de contratar um ou dois BONS zagueiros. Só. No mais tem de dar tempo. É difícil. É chato. Mas tem de esperar. O Corinthians foi eliminado na libertadores pelo Toluca, e seguraram o Tite. Depois ele ganhou tudo! Na sua volta foi eliminado da libertadores e do paulista mas ganhou o brasileirão folgado. Sem paciência e trocando peças e treinador não vamos a lugar nenhum. Será apenas mais do mesmo! Se for pra arriscar, arrisquemos em fazer diferente: vamos manter o técnico. Fazer contratações pontuais e continuar o trabalho! Essa de recomeçar tudo do zero é o que mais se faz no nosso futebol e o resultado todos já sabemos! Saudações Rubro Negras a todos! Boa noite!

    Reply
    • Tércio meu comentário está acima do seu e pensamos praticamente da mesma forma. Creio que citei Tolima e seria Toluca. A mesma citação sobre o trabalho de Tite no Corinthians.

      Paciencia. Estavam praticamente todos os torcedores satisfeitos com a maioria das contratações e todos botavam fé no treinador. Não podemos mudar tudo a cada derrota. É andar pra trás como muitas vezes já fizemos.

      Reply
  17. 1. É claro que NÃO. Basta fazer a comparação dos nossos rivais com elencos inferiores evoluem dentro de campo, e nós desde o início não tivemos nenhuma evolução dentro de campo, teve SIM, desordem tática e defensiva com muita afobação e chuveirinhos na área.
    2.SIM! E antes de contratar testaria Leo Duarte, coisa que Muricy”cabeça dura” teve o Carioquinha todo pra fazer e não fez…
    3.Pode evoluir, ele é jovem, e já mostrou que é capaz, oscilação é natural no jovem jogador.
    4. Claro que o 4-4-2, tá mais que provado que o que faz a bola chegar com qualidade no ataque e protege a defesa é o meio campo, mas acho o esquema ideal o 4-1-4-1, mas não vejo o teimoso Muricy escalando assim….
    5. Bem acima da média, é um excelente pivô e sabe fazer gol, não é artilheiro,nunca foi,mas quando tem um time que saiba passar a bola para ele, como o Corinthians com Jadson,elias e renato augusto com passes rápidos e triangulações ele faz.Com chuveirinho passando longe na área aí fica difícil.
    6.NÃO, já tá mais que provado que está ultrapassado e obsoleto, é só ver sus times recentes.
    7.Mudaria de técnico imediatamente, contrataria quem tivesse feito recentemente bons trabalhos,e daria voz ativa ao Caetano.

    Reply
  18. Comentário do Diretor de Futebol Rodrigo Caetano sobre Wallace:

    “Por ora, o diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano defende os atletas, principalmente Wallace, e diz acreditar na volta por cima em 2016.

    “Eu lamento muito que isso ocorra. Sempre se escolhe um ou dois para cristo. Além de grande profissional, o Wallace é uma grande figura humana. Existe uma predisposição contrária. Ele só vai reverter participando de uma equipe vencedora. Imagine o quanto esses jogadores não têm que trabalhar o lado psicológico para reverter isso. Sei que ele vai superar, já demonstrou que tem qualidade”, encerrou”.

    Definitivamente esse aí perdeu o rumo.

    Reply
    • Pois é querido Helder!
      Esta foi a função que sobrou pra ele.
      Indicar barangas de acordo com a xepa que a diretoria “pode” pagar, defender o indefensável… e, fazer parte da panelinha que ilude os torcedores.
      Um pau mandado com salário astronômico…
      Esse papo de Conca e Dátolo vai ficar no noticiário por alguns dias.
      Esta é a tática mais que conhecida, para mudar o foco pelas porradas que estamos levando em campo.

      Reply
  19. 1_ Trabalho bem feito? Nos bastidores sim, no futebol, não. Não é apenas o Vasco, mas várias equipes no Brasil com menos da metade do nosso orçamento conseguem ter resultados e desempenhos melhores. O triste é que a culpa é tudo, menos da qualidade técnica dos jogadores. Contratam jogadores que não dão certo e colocam a culpa na torcida, no CT, no cansaço mas não admite-se que o a contratação foi mal-feita. Pior que contratar mal, é ter compromisso com o erro e ficar repetindo o mantra de que com CT, treinamento e estádio jogadores ruins serão craques.

    2_ Graças a Deus César volta ao Benfica. Wallace não deveria nem ter ficado para 2016, dispensaria ontem. Mas este ano, Antônio Carlos, Léo Duarte e Rafael Dumas não tiveram uma oportunidade sequer. Seriam eles assim tão piores que os atuais?

    3_ Acredito no Jorge, tem muito potencial. Mesmo nas suas piores partidas, não costuma cometer erros crassos. Mas o ideal seria que ele tivesse um lateral mais experiente para fazer sombra à ele e ajudá-lo e não chiquinho e Arthur Henrique. Eu trocaria o Wallace pelo Zé Roberto do Palmeiras. Não iria aguentar jogar todos os jogos, dando espaço ao Jorge e ainda iria orientá-lo, ajudando a evoluir, tirando o fato que conhece o Flamengo.

    4_ Honestamente, eu não vejo diferença entre esquemas táticos. Você tem que atacar com 10 e defender com 10, e trocar passes em velocidade em direção ao gol. Sou apenas a favor que os melhores estejam em campo e daí, escolhe-se a distribuição deles no gramado. Hoje, Alan Patrick está entre os melhores, por isso tem que jogar. Se o Fernandinho começar a jogar igual ao Sávio, ele tem que jogar.

    5_ Guerrero é acima da média, mas não acertou com o Flamengo. Apesar da cara de enfezado, tem pouca personalidade em campo. lembro do Souza, caveirão. Também fazia poucos gols, mas era pura raça e disposição. Guerrero está sempre chorando, se lamentando e não assumindo a bronca. No São Paulo ou Cruzeiro, seria ídolo, mas não tem perfil de Flamengo.

    6_ Confio sim no Muricy. Não se pode cobrar o que não foi vendido. Muricy nunca foi motivador ou psicólogo. Sempre foi pragmático, fazendo dos treinos e repetições a fórmula para suas equipes funcionarem. o Erro está em contratar um técnico que precisa de muito treino, num ano que se terá pouco tempo pra treinar.

    7_ O Fla não tem tempo de treinar e vai se cansar muito com viagens. Então precisamos de jogadores que não dependam tanto disso. Eu mandaria embora Sheik, Wallace, Márcio Araújo e Chiquinho e contrataria 2 zagueiros, 1 lateral esquerdo e 1 Craque que jogasse no meio ou ataque. Todos deveriam ser experientes, com bom passe, senso de posicionamento acima da média, o que minimizaria o pouco tempo disponível para treinos.

    Reply
  20. Mais importante do que falarmos o óbvio, precisamos discutir soluções.
    1- fora Rodrigo Caetano já.
    2- fora Wallace, César Martins, Márcio Araújo e Gabriel já. Fora Guerrero na primeira proposta que chegar.
    3- não abriria mão de PV mas acho que é hora de dar chance a Muralha
    4-opces de reforços: lateral esquerdo Maxwell ( saindo do PSG). Zagueiro Cléber ( negociação com Hamburgo), além de dar chance pra Leo Duarte.
    Meia Conca.

    Reply
  21. Caro Kleber espero que vc esteja melhor da virose, quanto ao nosso Mengão vamos lá
    1 – Depende de quais são os objetivos do nosso presidente, certamente para nós torcedores não está bom, gostaríamos de ter visto uma mudança maior no nosso elenco com a saída de diversos jogadores e a chegada de outros que realmente fossem jogadores de bom nível.
    2 – O Juan para mim é a maior surpresa positiva, ele está jogando bem e sem contusões, eu que não acreditava fico muito feliz, pois craque ele sempre foi, quanto aos 2 zagueiros, o Cezar Martins não podia ter sido contratado, reserva do time B do Benfica não pode vestir a camisa do Flamengo, quanto ao Wallace acho que existe um exagero em relação a ele, o considero um jogador dentro da média, raçudo, mas que atualmente é considerado o culpado de tudo, este eu só dispensaria com a chegada de outro zagueiro.
    3 – O Jorge sempre foi desde cedo mascarado, jogador razoavel no apoio e fraco na marcação, mas tem potencial para evoluir, basta ter humildade e querer
    4 – Sem dúvida 4-4-2, até porque Sheik e Fernandinho são dose…..
    5 – Confio no Guerreiro, mas precisa parar de dar ataques em campo…
    6 – Gosto muito do Muricy, mas ele não devia conhecer o elenco ou passaram informações erradas a ele ou ele ainda espera por reforços, ao escalar o Gabriel como a grande arma secreta demonstra que ainda está meio perdido, mas tenho certeza de que se trata de um grande profissional
    7 – Duas semanas são mais do que suficientes para fazer uma reformulação e mudar o ambiente interno e externo, como acho difícil alguém querer compra-los eu daria o Pará, Marcio Araújo, Sheik,Canteiros, Alan Patrick, Gabriel, Chiquinho, devolveria o Cezar Martins, pedia desculpas e devolvia o Fernandinho ao Grêmio e com o dinheiro destes 9 eu contrataria 2 Zagueiros , 1 Lateral e 1 meio campo que fosse dar uma arrumada na equipe.

    Reply
  22. Queridos amigos, a impressão que dá é que estamos literalmente ma mierda para o início do Brasileirão, senão, vejamos:
    – Não temos estádio para jogar no Rio.
    – Não temos zaga completa
    – Não temos um camisa 9 que faça gol
    – Não temos um padrão de jogo e um esquema tático definido
    – A relação do treinador com a diretoria azedou. Ele reclama de falta de estrutura do clube.
    – Temos um grupo grande de jogadores indesejáveis, entre eles vários emprestados que voltaram ao clube, entre eles, Mugni.
    Enfim, eu julgo que toda a solução passa pela cabeça do técnico, Muricy queimou todos os seus cartuchos, vai jogar seus últimos créditos no inicio do Brasileirão, pois acho que até o momento, a culpa é toda dele.

    Reply
    • Aliás o Muricy é assim, se algo não vai bem dentro de campo, ele dispara contra o clube e a diretoria. E nesse quesito vai ter falta de estádio para reclamar, falta de estrutura no CT para reclamar, falta de zaga para reclamar, excessos de jogos para reclamar, falta de tempo para treinamento para reclamar…Acho que o Muricy esta com vergonha de implantar seu esquema feio de jogo, o Muricybol no Flamengo, só pode ser isso!

      Reply
      • Ai os amigos me perguntam, o que é o Muricybol?
        – Forte marcação no 4 4 2 ou 4 5 1
        – Jogadores passando correndo e alta velocidade no meio de campo rumo ao ataque.
        – Bolas alçadas na área
        That’s Muricybol!

        Reply
  23. Respondendo:
    1) + ou –
    2) Cezar Martins fora. Wallace, reserva.
    3) Nao gosto do futebol dele desde o tempo da base. É um burocrata.
    4) 4-4-2 ou quem sabe 4 -5-1
    5) Muito fraco. Brocador (melhor custo benefício) de volta urgente.
    6) Sim. É cedo ainda.
    7) Chamar essa rapaziada e cobrar. Propor ao Muricy uma chance a garotada da base. Tem muitos valores bons. Essa mania de dizer que tem que ter calma é papo pra boi dormir. Ou o cara é bom ou não é.

    Um abraço,
    Luiz Carlos

    Reply
    • 4 5 1? kkkk….Que 1 é esse? Melhor seria 4 6 0 simplesmente, pq se o camisa 9 não é para meter gol, é melhor colocar outro meia ofensivo no lugar dele. Agora falando serio, se vc colocar 5 no meio, vai ser pior do que o congestionamento do 4 3 3. O 4 5 1 é eminentemente um sistema que funciona mais facilmente como defensivo, para funcionar como ofensivo teríamos que ter jogadores com alta mobilidade e inteligência para jogar. O esquema certo é o 4 4 2, precisa de dois homens de frente para isso.

      Reply
      • O Audax de SP por exemplo, joga no 4 3 3, varia para o 4 5 1 e chega a jogar até com 6 do meio para o ataque, mas o Audax é o nosso Bayern de Munique..rss

        Reply
      • Desculpa Nuno mas voce está se contradizendo. Se voce acha que o Guerrero é tão inútil a ponto de preferir 460 a 451. Voce não pode dizer que o 442 seja a solução, sendo que nela com certeza voce estaria incluindo o próprio Guerrero. Com a diferença que teria 1 a menos no meio. A maioria inclui 451 em seu possível esquema por pensar que Ederson, Alan Patrick e Mancuello formariam um Meio Campo mais criativo na ausencia de um autentico camisa 10. Sendo que o 1 (Centroavante) poderia ser Guerrero ou Cirino. O que fatalmente vai acontecer ao longo da temporada em virtude da Copa América, Suspensão, Lesões, Etc. E, não tendo treinado o 451 voce vai ter que trocar o tal Guerrero “inútil” na sua opinião, por Gabriel, Sheik, Fernandinho, Vizeu. Opções também controversas, eu preferia o Ederson formando assim um 451 ou 4141 com alguns sugeriram.

        Reply
        • Rick, precisaríamos de um técnico com capacidade de fazer estes caras jogarem juntos. Na prática eles estão batendo cabeça na mesma faixa de campo (Mancu e AP). O Érderson ainda é fantasia, ninguém sabe se esse cara joga mesmo alguma bola, até pq mesmo, Flamengo é Flamengo velho! Guerrero para mim já deu, como eu tinha a mesma opinião sobre o Cirino, vamos aguardar!

          Reply
  24. 1- Se fosse bem feio renderia títulos, nem na final do carioca chegamos mais. Conseguiram recuperar o Cirino, mas perderam Sheik, Guerrero dentre outros. Escolheram mal o plantel desde 2015 e tiveram chance de ficar livres de pelo menos mais uns dois que tiveram contrato renovado (Márcio Araújo e Pará). Condição fisica precaria, qualidade tática e técnica horrivel, trabalho muito mal feito.
    2-César Martins é só devolver em junho é fato, Walace não tem mais clima para jogar no Flamengo, treinaria separado e tentaria negociar, emprestar, doar. Os meninos dos juniores tinham que jogar o carioca, mas como o trabalho realmente é muito mal feito, não foram usados. Ai não da pra saber em que nivel estão. Um fato é claro, se quiser fazer um brasileiro digno, um zagueiro tem que ser contratado.
    3-Jorge, claro que pode evoluir. É um jogador de rara técnica, consciente, mas marca muito mal e está com pouca velocidade. Fazer um trabalho fisico diferenciado e instrui-lo corretamente dentro e principalmente fora de campo..apostaria sim. O grande problema é não ter uma sombra, pois o grande Caetano contratou o Chiquinho.
    4- provado que no mínimo um 4-4-2, com que tem. Mas o ideal. 4-5-1. O grande problema é que não temos centroavante e falta mais um meia (Alan Patrick não é o cara).
    5-Guerrero é muito abaixo da média. Camisa 9 tem que fazer gol, ele não faz. Tem que decidir, ele não decidi. Não tem um bom drible, não finaliza bem, não cabeceia bem e já tem velocidade. Domingo todas as bolas cruzadas passaram em frente ao gol e ele sempre mal posicionado. Se fosse o Brocador, teria feito dois gols domingo passado, só escorando. (China, por favor, levem o Guerrero) e outro problema não tem sombra também.
    6-Continuo confiando, até porque dispensa-lo agora seria uma burrice, além do prejuizo financeiro. Ele não é bobo, já viu os problemas que tem, e o plantel fraco que tem. Gente o legado de 2014 e 2015 é terrível. Everton, GAbriel, Márcio Araujo, Pará, Walace, César Martins, além dos que conseguiram emprestar Paulinho, Muralha, Anderson Pico. Nunca vi tanta gente ruim, que nunca ganhou nada juntos.
    7 -Primeiro, montar o plantel tentando negociar ou afastando os jogadores que estão provados que não rendem. segundo contrata logo quem tem de contratar. Pois não dá pra disputar brasileiro com esse plantel ai chega na décima rodada time na zona de rebaixamento e ai começa a contratar errado (Vide Airton, Cesar Martins e Alan Patrick que vieram assim. 3ºDefinição de estádio no Rio de Janeiro, seria fundamental. Para com essa situação de que arrecada mais jogando fora. Se tiver um time competitivo só o programa sócio torcedor bancaria as contas. Vide a copa do brasil 2013, o programa bombou com uma adesao de quase 20.000 em apenas um mês. Torcida do Flamengo vive de vitórias e títulos.
    Quarto, torcedor do Flamengo é sanguineo, quer um time aguerrido, quer um time vencedor, com garra que honrem o manto. Que me perdoem os colegas, mas domingos ao ver o Eurico comando aos gritos os jogadores, me deu vontade de ter um cara naqueles moldes comandando o clube. Sou mineiro e aqui eu via o Perrela esbravejar com os jogadores cruzeirenses e o Kalil ficar roxo de raiva quando o Atlético perde e xingar em público por diversas vezes seus jogadores. Agora vejo um presidente apático, sem vida, onde tudo é números, se melhoram as finanças do clube, tiraram a vida, a alma e força do Flamengo. Olha que coisa patetica aquela entrada em campo domingo, foi constrangedor ver aquilo.
    Somente mais um detalhe: O cruzeiro ontem trocou Fabiano e Fabricio com o Palmeiras por Robinho e Lucas. o FLAMENGO NÃO TEM UM ÚNICO DIRIGENTE CAPAZ DE FAZER UM BOM NEGOCIO DESSE? Robinho seria um ótimo reforço. Mas o nosso grande Caetano só sabe ir no Grêmio e trazer refugo. Já que vão no vasco e trazem esse horrivel Riascos que é reserva do Talles.
    Um dos grandes problemas é que o homem forte do futebol é péssimo no que faz.
    Saudações.

    Reply
  25. E aí Kleber, ainda repercutindo seu post “Malhar em ferro frio”, vc pensou na minha proposta? Como vc está doente, se quiser posso tirar o carro da garagem e ir até sua casa para te buscar e te levar até a Gávea! Mas o certo é que precisamos da sua AJUDA mesmo que não seja de uma forma direta ao EBM, mas que ao menos vc fale com seu amigo Plínio! Vamos Kleber…vamos sair da tímidez e vamos ajudar a nação! Contamos com vc president! SRN

    Reply
  26. 1 – Em hipótese alguma concordo com a declaração do Bandeira. Ainda que nem ele mesmo concorde e tenha dado uma declaração protocolar, poderia ter se expressado de outra forma mais evasiva. O trabalho é fraco, e o simples passar dos meses não vai fazer ele ser bom. Para não ir longe, Palmeiras e Fluminense com pouco tempo de trabalho dos novos técnicos já apresentaram melhora no plano tático e técnico.
    2- Cesar Martins e Wallace são zagueiros medianos, do nível de uns 60-70% dos zagueiros que vão jogar o BR16. Em um time bem armado, eles jogam tranquilamente. Mas não tem absolutamente nenhum clima para continuarem no Flamengo, principalmente o Wallace que é o capitão sem nenhuma empatia com a torcida.
    3-Jorge tem potencial. Deve ser bem trabalhado e orientado para se desenvolver.
    4- Independente do esquema, o principal é não ficar refém de convicção furada. Esse 4-3-3 com 2 pontas abertos e estáticos do Muricy já provou que não funciona.
    5- Para o futebol brasileiro, creio que sim. O “problema” é que veio com salário altíssimo e a cobrança é forte. Tem que mostrar mais!
    6. Não. Ele tá perdido. Deu uma explicação para escalar o Gabriel antes do jogo, e na hora do intervalo, voltou com Alan Patrick sem nenhuma convicção do que estava fazendo.
    7. Primeiro lugar mandar o Caetano embora, ele não é Flamengo, ele ta sempre defendendo o seu emprego. A filosofia do futebol tem que ser implantada e acompanhada pela diretoria.
    Segundo lugar mandaria o Muricy embora. Depois uma equilibrada no elenco. No minimo saindo o PV, Cesar Martins, Wallace, M. Araujo, Sheik e Gabriel. Tem que buscar boas oportunidades de negócio (ex. Robinho que o Palmeiras liberou seria uma boa opção no meio campo).

    Reply
  27. 1)O presidente EBM , como sempre , perdido nas declarações e ações. O trabalho esta sendo bem feito? Este ano , o Flamengo disputou 03 torneios e um campeonato e nada ganhou. O time não padrão tático , nem variação de jogo, então como o trabalho esta sendo bem feito ?
    2) Wallace e C.Martins já ultrapassaram todos limites das bizonhices, já passou da hora de saírem do clube.
    3)Jorge , provavelmente , se juntou ao bonde dos cachaceiros. Está se arrastando. É bom jogador, mas precisa de “puxão de orelhas”, mas como no departamento de futebol ninguém trabalha, ele esta se perdendo.
    4)Esquema bom é o que faz o time ganhar. Time grande deve ter mais de um esquema. O Flamengo não tem nada . É um bando em campo. Pelo elenco,no brasileirão, o ideal seria jogar no 4-5-1, com três volantes, para não perder.
    5)Guerrero nunca foi acima da média, e tem demonstrado imensa falta de vontade. Ideal seria negociar.
    5)Muricy há tempos não faz bons trabalhos, e no Flamengo, me parece perdido, não tem o grupo na mão, e transparece uma conformidade assustadora com os vexames. Tentaria o Abel Braga.
    6) O plano de voo é por esses jogadores para treinar, lá em Edson Passos, em tempo integral e TODOS os dias, sem folgas.

    Reply
  28. “O plano de voo é por esses jogadores para treinar, lá em Edson Passos, em tempo integral e TODOS os dias, sem folgas”.

    De preferência, correndo da Gávea até Mesquita… e, voltando no mesmo trote.
    Se nem assim der certo, inscreve as dragas na Maratona das Olimpíadas…

    Reply

Comente.