Respondendo

Flavio Godinho e Plínio Serpa Pinto.

Flavio Godinho e Plínio Serpa Pinto.

O amável companheiro RODRIGO DI NAPOLI, talvez pelo delicado e sofrido momento que estamos vivendo, me dá um “puxão de orelha”, pois, para ele, como ex-presidente, também tenho demonstrado timidez em momento que requer ação.

Rodrigo, amigo, primeiro obrigado pelo carinho e confiança. Ao contrário do que você imagina, tenho falado com quem de direito nos momentos necessários, como este agora.

Tudo o que penso disse para o vice de futebol, Flávio Godinho e para o meu irmão de vida, Plínio Serpa Pinto.

Entenda que este é o meu limite como ex-presidente do clube. Os dois me atenderam com toda fidalguia possível e, pacientemente, ouviram as minhas ponderações. Ao contrário do que ocorre aqui no blog, onde por responsabilidade, respeito e educação, as palavras devem ser medidas, tive chance de colocar para duas pessoas a quem admiro, e por elas torço, tudo que, na minha opinião, claro, elas precisavam ouvir.

Agora, a bola está com eles. A minha esperança é grande no sentido de que comecem a entender que a responsabilidade de quem comanda o futebol do Flamengo é intransferível.

A “modernidade” defendida por boa parte da mídia, que entende que os “profissionais”, rubro-negros ou não – mas “profissionais” – devem responder por tudo, tem em mim um ferrenho opositor. A história retumbante e vitoriosa, pra lá de centenária do Flamengo, foi construída por rubro-negros de verdade, enlouquecidos por esta paixão que é o Flamengo. Sim, é isto mesmo.

Quem sabe da vida do Flamengo, o que é melhor para o Flamengo e sua torcida, é quem tem sangue rubro-negro, é o tão combatido “dirigente amador”. E sabe por que, amador? Pelo simples fato de não ser remunerado. Um monte de dirigentes amadores que conheci, no Flamengo e em outros clubes, colocam no chinelo os “profissionais” de hoje em, criatividade, talento, conhecimento e entrega total.

Quem comanda o futebol do Flamengo tem que ter o domínio de tudo, ser informado de tudo e entender que – ali – a responsabilidade é dele.

Quando a coisa vai mal, o treinador se arranca para outro clube, os “profissionais” idem, e por aí vai… Quem não muda, de casa e de paixão, é o dirigente amador que, em sua grande maioria, está ali única e exclusivamente por amor à causa.

Portanto, sem essa de se contratar, negociar, escalar e, tudo que termine em “ar”, sem que quem comanda respire o ar puro do conhecimento e, nos seus mínimos detalhes.

Ia contar um caso que serviria perfeitamente como exemplo, mas desisto, pois, pode soar cabotino. Aliás, vou contar um caso ameno que serve como exemplo. Tinha acabado de acertar com um treinador, aí perguntei como gostava de trabalhar, se havia algo importante que eu precisasse saber. Disse o treinador que nas preleções antes dos jogos deveriam estar, somente, ele e os jogadores. Disse que não havia entendido bem e pedi que repetisse a colocação, o que foi feito. Olhei pra ele e disse: “você, os jogadores e, EU! …  Até porque, como vou avaliar o seu trabalho sem estar presente?” Ali ele entendeu que havia comando, que haveria cobrança…  Topou, e não deve ter se arrependido, pois juntos, ganhamos muito.

Enfim, quem comanda o futebol não pode ter timidez, nem vergonha de nada, e todos no departamento, do “diretor profissional” ao treinador, passando claro pelos jogadores, têm que saber que ali há alguém que comanda, que manda, que estabelece a filosofia e, que exige RESULTADO.

É isso aí…

1 Comentário

  1. Presidente, vou o que eu disse em comentário de post anterior, só entende a mística do manto, a paixão e o que realmente significa “FLAMENGO” quem nasce FLAMENGO, seja no corpo diretivo ou seja no futebol, no caso jogadores os que realmente tem sucesso são os “pratas da casa” e treinadores também, os títulos mais importantes conquistados na nossa história parem pra analisar, foram com muitos jogadores “nascidos” na Gávea e treinadores também, ou seja, que já tem uma ligação com o Flamengo. Somente quando entenderem isso, que todos ligados ao futebol TEM QUE SER FLAMENGO é que vamos voltar aos anos de glórias.

    Reply
    • Meu caro Leonardo, sem querer polemizar, apenas a título de informação, gostaria de lembrar que a história é um pouco diferente. Talvez sejamos de gerações distintas, daí a confusão. Imagino que você esteja se referindo a era Zico, quando efetivamente a “prata da casa” fez a diferença. Mas, em outros tempos de glória, embora mais antigos, foram os craques que fizeram a diferença, sendo raros os pratas da casa. Assim foi, por exemplo, nos primeiros tricampeonatos do Flamengo. Mas, quem comandava fora do campo, aí sim, eram dirigentes amadores apaixonados. O nosso Presidente, Kleber, talvez possa contar melhor esta história, mesmo que não a tenha presenciado desde o 1º tri, mas, com certeza, ouviu falar. Grande abraço e SRN

      Reply
      • Você tem razão Yvan, me refiro a tempos após “a era Zico”, que foi o período que me lembro, pois sou nascido em 80. Quando falei, me referi aos títulos brasileiros, à libertadores, mundial, copa do brasil, ai me referia aos técnicos campeões desses títulos (Carpegiani, Carlos Alberto, Andrade e principalmente Carlinhos) e jogadores (Zico, Júnior, Andrade, Adílio, Tita, Bebeto, Jorginho, Aldair, Mozer, Leonardo, Leandro, Zinho, Rogério, Piá, Fabinho, Marquinhos), então por essas conquistas nos acostumamos com essa máxima “Craque o Flamengo faz em casa” mas sei que houveram muitas conquistas antes desse período e com muitos craques, mas realmente não sabia a “procedência” dos mesmos, ou até faltou um pouco mais de estudo da história para lembrar de alguns craques (Zizinho, Jayme, Zagallo, Dida, Evaristo, Carlinhos) e realmente não saber quais “nasceram” na Gávea. Mas em uma coisa caro amigo creio que concordaremos: precisamos dar mais chances à prata da casa, não é possível que tenhamos jogadores piores do que os que ai estão, com certeza pelo menos teremos jogadores que respeitem mais a história do “manto sagrado” do que esses que ai estão (Wallace, Gabriel, Pará, Márcio Araújo, etc). Abraços e SRN.

        Reply
        • NISSO EU CONCORDO LEONARDO. OS ULTIMOS CRAQUES QUE VESTIRAM O MANTO DE VERDADE. ADRIANO, JULIO CÉSAR, JUAN POR EXEMPLO. SE NÃO DER OPORTUNIDADE A LÉO DUARTE. RONALDO. CAFÚ. ENTRE OUTROS QUE SÃO BEM MELHORES QUE WALLACE/CESÁR MARTINS. MARCIO ARAÚJO. GABRIEL/FERNANDINHO POR EXEMPLO. DIGO MELHORES PORQUE É IMPOSSÍVEL SER MAIS RUINS QUE ESSAS DRAGAS. ONTEM POR EXEMPLO GUARDIOLA DEIXOU MULLER E RIBERY NO BANCO E ESCALOU UM CARA DE 19 ANOS NO MEIO. DO OUTRO LADO SIMEONE COLOCOU UM DE 21 PRA JOGAR E FAZER AQUELE GOL ESPETÁCULAR. GRANDES TIMES SE FAZEM COM MIXTO DE EXPERIENCIA E A OUSADIA DA GAROTADA.

          Reply
          • Caros Rick e Yvan, e ainda vou mais longe, acho que devemos concordar, apesar de clamarmos por chances às pratas da casa somos nós mesmos (TORCIDA DO FLAMENGO) que não temos a paciência devida com a garotada, os vaiamos, criticamos e acabamos queimando a maioria.

          • Verdade Jajá entrou numa fogueira maldita ano passado e ja foi vaiado em seguida, agora vai pro Avaí, de la pra outros clubes e perdemos mais um vice campeão do mundo sub 20 pra nós mesmos…

        • Grande Leonardo!
          O amigo tem certa razão.
          Acontece que naquela época não existia a Lei Pelé. Hoje, qualquer jogador de 16 anos que jogar 5 partidas bem, o empresário vende no outro dia.
          Por este motivo, a prata da casa já não fica mais em casa…
          Por exemplo! Brasileiro de 2009.
          Bruno, Léo Moura, David Braz, Angelim e Juan.
          Aílton, Willians, Toró e Pet.
          Zé Roberto e Adriano.
          Apenas o centroavante (em final de carreira) é prata da casa.
          Nossa última conquista de expressão, a Copa do Brasil 2013, o quadro também não muda.
          Felipe, Léo Moura, Chicão, Wallace e André Santos.
          Amaral, Elias, Carlos Eduardo e Luiz Antonio.
          Paulinho e Hernane.
          Apenas Luiz Antonio é prata da casa.
          Aquela geração de 80, com certeza, não ficaria no clube um mês…
          abs

          Reply
  2. Caro Kleber, comentário muito interessante, aliás como de praxe.
    Entretanto acredito que o modelo de gestão ideal passa pelo equilíbrio, como tudo na vida, entre uma gestão “amadora” logo apaixonada e uma gestão profissional.
    Abraços.
    Paz e bem!

    Reply
    • Grande Toninho.

      O cerco aperta a cada dia…
      * http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/04/28/reuniao-por-contas-termina-em-cobrancas-e-mal-estar-com-presidente-no-fla.htm

      Não somos apenas nós! Os outros também…
      *http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/04/27/fla-tem-8-jogadores-em-rota-de-colisao-com-torcida-wallace-lidera-rejeicao.htm

      O interessante, é que TODOS os questionamentos são comentados um dia sim, um dia não, por nós mortais aqui do blog.

      Reply
      • Vou aproveitar a carona para copiar carta do grande rubronegro abaixo.

        Segue texto escrito pelo rubro-negro Mario Cruz, Sócio Emérito:

        Caros,

        Mais uma vez, na intenção de subsidia-los no que julgarem oportuno, seguem algumas colocações

        – A coluna do Fernado Calazans no jornal O Globo de hoje, é pontual, sintomática. Relata o que vai na alma da Nação. Relata o que estamos sentindo, vendo. Talvez quem esteja mais envolvido não perceba o que acontece em seu entorno. Há muito não somos tão achincalhados, envergonhados. Ontem, durante a reunião do Conselho Deliberativo, até Cacau Cotta, dentro de sua insignificancia, que agora virou tribuno e não perde uma oportunidade de falar, fez uma colocação que mexeu com todos que la estavam. Emocionado, comentou que a filha dele não queria mais ir ao colégio com a camisa do Flamengo, não aguentava mais as gozações.

        Amigos, no dia que nossos dirigentes entenderem que, somos o paradigma, somos o adversário a ser batido, somos invejados pelos não rubro-negros, como tal, todos, sem exceção, jogam contra nós super motivados, sonham em nos vencer, nos humilhar, passarão a entender porque sempre, repetindo, sempre, temos que entrar em qualquer competição com a faca nos dentes, sangue nos olhos.

        Nosso atual elenco não enxerga esta realidade, não é um elenco vencedor, são indiferentes ao que nos move, ao sentimento da Nação. Se perder, “tudo bem, vamos nos esforçar, treinar muito para a próxima partida”.
        Ao sermos desclassificados, ouvimos: “foi até bom para o elenco descansar (Marcio Araujo)”.. Se vamos jogar contra um timeco como o Confiança, ouvimos: “se perdermos não será nada demais (Alan Patrick)”. Acham isso justo, correro? Será que esses pulhas sabem o que é Flamengo, conhecem nossa história, nossa mística, o orgulho que temos de sermos FLAMENGO?

        Importante ressaltar que Muricy tem que ser respeitado, mas tal não significa que também não tenha que ser advertido, ouvir um “pau bater na mesa”. Ele não é o Presidente do Flamengo, muito menos Deus. Chega de reclamar, reclamar. Mostre competência, depois cobre. Nossos dirigentes sentem-se constrangidos de bater de frente com ele? Se for isso, estamos incorrendo em um grande equívoco.

        Mais um detalhe que me assombrou. A forma como os jogadores chegaram e se comportaram no desembarque em MANAUS, foi vergonhosa. Uma multidão, praticamente mil pessoas, em festa, aguardando o time e o mesmo passa batido, correndo, sem cumprimentar um torcedor, sem um afago na multidão. Aí, volto ao tema do desprezo com que a Diretoria trata as Embaixadas. Se tivessem uma relação institucional, estreita com elas, seria muito fácil solicitar que os membros da Fla-Manaus organizassem o desembarque, se ainda tivessemos o GEASE-FLA o mesmo lá estaria para orientar a multidão.

        Caros, desculpem o desabafo, mas vocês não tem idéia do que sentimos, do que nos vai na alma, do que sofremos, do que estamos constatando nas mídias sociais.
        Como está, não pode ficar.

        Forte abraço
        Mario Cruz

        Reply
        • O que piora a situação é que o time não estava pressionado, era uma festa de recepção e eles causam essa gigantesca decepção nos torcedores.
          Que diretoria é essa? Que gerência burra é essa?
          Sou de apostar que o número de torcedores do Flamengo vai diminuir na gestão do presidente EBM se ele mantiver essa linha de governança.

          Reply
        • Ahhh Yvan, faça me o favor né? Então a filhinha do Cacau tinha orgulho de ir ao colégio com a camisa rubro negra no tempo que o grupo dele mandava na Gávea (Patrícia Amorin)? E escola é lá lugar para se ir com camisa de clube? Ser torcedor e ganhar e perder! Lembrando que o nosso time não é o Tri-rebaixado da Gama não! Ganhamos um Brasileirão em 2009, um Carioção e um Copa Brasil em 2014. Então meu velho, menos! Tá faltando o Cacau ser mais rubro negro na educação esportiva da filhinha dele.

          Reply
          • Meu caro Nino, em nenhum momento sequer toquei no nome por você mencionado. Quem cita, de passagem, aquela situação é um grande rubro-negro, Mário Cruz. Se você me permite a observação, procure destacar na leitura de um documento aqueles aspectos verdadeiramente importantes. Não se preocupe com meros detalhes. Estás perdendo seu tempo e o nosso. SRN

          • Perfeito, Yvan!
            Só não posso deixar de concordar, que Cacau Cotta não é referência para absolutamente nada.
            Se bobear, nem filhos tem!!!
            Quando Diretor do Fla/Gávea na administração da Anta, criou inúmeros problemas com torcida, sócios e diretores do clube.
            Concordo PLENAMENTE com sua frase: “Não se preocupe com meros detalhes”…
            A carta é de uma felicidade ímpar. Mas NÓS, batemos nesta surrada tecla TODOS os dias.
            Muito pontual também, essas pérolas vomitadas por idiotas.
            “Ao sermos desclassificados, ouvimos: “foi até bom para o elenco descansar (Marcio Araujo)”.. Se vamos jogar contra um timeco como o Confiança, ouvimos: “se perdermos não será nada demais (Alan Patrick)”…
            Por se tratar de um Sócio Emérito, e pelo eterno buraco negro que estamos vivendo, a repercussão é gigante.
            Mas o que mais me chamou atenção, foi a falta de humildade do Bandeira, se retirando do Conselho Deliberativo (aprovação das contas 2015), dando as costas para Cacau Cotta, após alguns questionamentos, causando enorme mal-estar entre oposição e, até mesmo a situação.
            O que muito me incomoda, é ouvir de Bandeira, Muryci e Caetano, que estamos no caminho certo e progredindo.
            Isso sim, é colocar uma bola vermelha no nosso nariz…

          • Grande Egon, concordo inteiramente contigo. Repare bem, para deixar claro, como o nosso Mário Cruz se refere ao indigitado: “Ontem, durante a reunião do Conselho Deliberativo, até Cacau Cotta, dentro de sua insignificância(…)”. Só não podemos desistir de tentar corrigir o rumo das coisas. Quando grandes rubro-negros começam a se mostrar incomodados, é sinal que as coisas podem mudar. E o jogo vira! Grande abraço!

  3. Caro Kleber, obrigado pela resposta!

    Depois de ler suas palavras um fio de esperança se acendeu e espero que as pessoas que te ouviram tenha tido o entendimento da paixão que nos move!

    Espero que sua conversa surta efeito e que ações sejam tomadas, pois como você, acho que precisamos mais do que excelente jogadores…precisamos mesmo é de commando, pois o que me parece é que essa diretoria se acostumou a perder e isso para o Flamengo e para sua torcida é o FIM.

    Obrigado pela a tentativa de ajuda e te agradeço pelo carinho com todos nós aqui no blog!

    Abraço,
    Rodrigo Di Napoli

    Reply
  4. Caro Kleber! Muito bem explicado o questionamento do Rodrigo, que no caso, deve soar em 40 milhões de vozes. Sabemos do seu esforço em ajudar com conselhos e com a experiência que demanda de quem acima de tudo tem liderança e bom senso. Passado mais de 48 horas do jogo de domingo, entendemos que o trabalho está posto e que existe esforço para se acertar. O que de longe imagino, é que o esforço é conduzido por uma gestão muito competente e ao mesmo tempo muito duvidosa, no caso, quando falamos do maior patrimônio do Flamengo, o FUTEBOL. Tomara que consigamos acertar! O desejo é forte e a torcida merece. Preocupa-me os discursos pós jogos! Ai sim, entendo que parte deles são amadores no sentido mais amplo da palavra. Entendo hoje, que o Flamengo vive uma crise de disfarce, como seja, caminha forte de um lado, e o futebol, seu pulmão de arrecadação e paixão, é tratado de uma forma que sempre gera dúvidas. Vamos caminhando e que todos nós possamos queimar nossas línguas e amanhã ou depois estarmos chamando nossa diretoria de mega competente e alguns jogadores criticados de gênios, inclusive os da zaga. Obrigado Kleber! Valeu Rodrigo di Napoli! SRN

    Reply
  5. Palavras oportunas, no momento exato. Perfeito, meu caro Presidente! Só espero que eles tenham ouvido para ouvir e comando para comandar. Espero! SRN

    Reply
  6. Belo texto, amigo Kleber.
    De tabela, também respondeu meus questionamentos.
    Entendo perfeitamente o Clube do Bolinha Finaceiro, acima de Plinio, Godinho e Caetano.
    SE… não abrir a comporta, os três nada podem fazer…
    Entendo assim, e faz tempo.

    Reply
  7. Tudo começa com a apatia e desconhecimento de futebol do presidente Bandeira e em consequência pela total submissão ao então intocável Muricy. Resumindo falta de comando e entrega por quem deveria estar com as rédeas na mão. O interessante é que depois de 4 anos não aprenderam ou por vaidade não querem aprender, talvez um vergonhoso rebaixamento faça as pessoas responsáveis acordarem.

    Reply
  8. Há 50 anos torço para o Flamengo, há 39 anos sou sócio do clube e sendo muito sincero, embora lamentando a situação no futebol que não consegue vencer nada, não quero que volte ao passado de vencer e vencer, mas de não pagar, não pagar.O que falta não está nos profissionais contratados e sim nos amadores que dirigem que não são do ramo. Com todo respeito ao Serpa e ao Godinho, como explicar que contrataram um goleiro que nunca joga e não aproveitaram o dinheiro e completaram para contratar um zagueiro de qualidade que pedimos há um ano? Se o presidente Kleber Leite fosse o vice de futebol, teria preterido um zagueiro de qualidade para contratar um goleiro? Acho ate que o goleiro é superior ao que joga, mas era o zagueiro e é, o que mais necessitamos. Agora resta-nos que contratem um zagueiro e consiga o Muricy definir seu esquema de jogo e escale um time, pois sem treinar juntos não conseguirão equilibrio.

    Reply
  9. As palavras do presidente KL tem um sentido bem claro! Porém antes de ser um fio de esperança, uma luz no fim do túnel, a curto prazo elas amplificaram a crise! Porém os vos digo, antes uma crise no início do campeonato do que no meio ou fim dele. Estamos como disse o Rodrigo Caetano, “lambendo as feridas”, uma termologia mais carinhosa (até o ponto que se possa considerar) para uma situação que eu computo como puro “rescaldo”!

    Reply
  10. Meu querido Kleber, palavras sábias. Fiquei apalermado quando vi a entrevista do nosso bravo presidente monge tibetano EBM após o vexame de domingo: ” o trabalho do Muricy é excelente “. Opa !!!! ninguém pediu para crucificar treinador, mas faz cara de que não gostou, mostra insatisfação, diz que vai ouvir as explicações , que vai cobrar resultados.
    Falta ao futebol do Flamengo gestão, falta aos jogadores gana de vencer. Aliás ouvi outro dia uma raposa antiga dizendo que nosso clube não é banco, nosso clube vive de conquistas. Algo raro nessa gestão.
    Saudações

    Reply
    • Amigo Octavio.
      Estou num processo acelerado de arrependimento…
      “Votei” no Flavio Godinho acompanhado do Plínio Serpa Pinto, acreditando que nosso futebol, enfim, seria considerado e levado a sério.
      Estou descobrindo, que agora em carreira solo, Bandeira mantém os mesmos conceitos quando fazia parte do mesmo balaio da Chapa Azul Original.
      Com inúmeras receitas, seria a gestão perfeita para montar um grande time e, rolar a dívida tranquilamente, já que nossas finanças navegam de vento em popa.
      Abatemos R$130 milhões ano passado. Recebemos R$70 milhões da Globo recentemente… e, o poderoso Fred Anônimo Luz vai dedicar apenas R$7 milhões ao futebol…
      SE o trabalho do Muryci é excelente, pode ser que eles contratem o Cláudio Pracownick para jogar na vaga do Wallace.
      Ai sim! Nosso time será imbatível…

      Reply
      • Egon, acho muito cedo pra colocar certas coisas na conta do Godinho e do Plínio. Sobre o elenco, se um dirigente espinafrar em público o Wallace, não conseguirão se empurrar ele pra clube algum.

        De sangue frio, nossos problemas hoje são mais simples de resolver do que ano passado. Só precisamos de 4 jogadores de bom nível. Vou torcer que essa dupla consiga trazê-los.

        Reply
        • Pois é… amigo Dani.
          Nosso problema (s) se resume simplesmente nisso.
          “De sangue frio, nossos problemas hoje são mais simples de resolver do que ano passado.”
          É justamente nesse nicho que encaixo Godinho, Plínio e Rodrigo Caetano.
          SE eles não conseguem a autonomia necessária para contratar 4 jogadores de bom nível, o que estão fazendo lá?
          Nossa ansiedade é gêmea, caro Dani…
          Quando ao espinafrar, posso até entender. Mas elogiar… é demais… kkkkkkk

          Reply
  11. Senhores, temos um tecnico que ate hj nao definiu o time que joga, sempre com respostas atravessadas e um esquema mais que indefinido. Primeiro era o cansaco das viagens, e depois… tomamos porrada do Atletico PR e quem diria,novamente do vasco. Nao quero que voltem os tempos passados dos erros de administracao mas I’m os tempos de dirigentes inflamados que nao se conformavam com a derrota, principalmente pro vasco…na minha epoca o vestiario fervia, o president dava coletiva, jogadores tinham vergonha…hj, apos 9 jogos sem ganahr deum dos piores vascos da historia, td esta normal. me preocupa qd colocam o marketing e a vontade de se fazer grana a frente dos resultados em campo, essa diretoria e especialista nisso, viaja o brasil arrecadando grana como se o time fosse um circo. por fim, meu registro qt aos jogadores: guerrero, ha quase um ano no fla, nao disse a que veio, 600 mil jogados no lixo td mes, me parece q ele nao se incomoda com a derrota. PV goleiro regular, nao faz nenhuma defesa impossivel, nao sai do gol e nao tem lideranca, a zaga nao precise comentar, e ainda temos as eternas promessas, Gabriel, e mais meia duzia que nao desencantam. Nosso tecnico e uma eternal incognita porque o cara levou 5 meses pra descobrir que Wallace e cesar martins sao fracos, nisso perdemos duas competicoes.
    Espero de coracao que haja mudancas pra ontem. SRN

    Reply
  12. Infelizmente falta audácia e criatividade aos dirigentes que lá estão. Time grande precisa de craques incontestáveis e isso nós nao temos. Investiram 40MM num jogador com números medianos e que NUNCA teve desempenho excepcional em lugar algum; trouxeram 10 jogadores medianos em 2016, que até podem funcionar num time ajustado, coisa que jamais teremos se não tivermos o tal grande craque, aquele jogador que o adversário olha e respeita, treme, pensa duas vezes antes de vir pra cima. Se o dinheiro é pouco, a criatividade tem que prevalecer! Corrigir o erro significa livrar-se de Guerrero e investir em quem resolva nosso problema.
    Utopia achar que vai chegar um zagueiro e resolver nosso sistema defensivo! Não há esse jogador no mercado! Um grande time começa com um grande craque.
    Só pra lembrar aos que dirigem o clube atualmente, Kleber Leite tirou Romário do Barcelona quando ele tinha acabado de ser eleito melhor do mundo.

    Reply
  13. O ex-presidente Márcio Braga desceu fortes críticas a gestão do futebol, assim como um caminhão desse a ladeira sem freios, e diria, sem motorista tbm (dado ao seu peso histórico, político e institucional). O que me chamou a atenção é o quanto a figura de um presidente influi no resultado do time em campo, e os exemplos que ele citou foram as sequências de derrotas para o Vasco e Atlético Mineiro, o que não ocorriam nas gestões anteriores. Ontem na Reunião do Conselho Deliberativo, a caixa craniana do EMB, capaz de processar Gigabytes em cálculos numéricos e equações matemáticas, esquentou, travou e não foi capaz de digerir, ou interagir pesadas críticas ao modelo de futebol atual do clube.

    Reply
  14. “COISAS DO MURICY RAMALHO”
    O contrato do técnico é de 12mi em 24m de contrato. Foram cumpridos até agora 4/24m de contrato, restando ainda 10mi e 20m de contrato. É surpreendente como essa diretoria saiu de seus saudáveis e próprios padrões de contrato de técnico (multa de +1 mês por rompimento de contrato por ambas as partes). Isso posto, não temos outra alternativa a não ser continuar confiando no trabalho do Muricy para o brasileirão! (visto que seu histórico em competições mata-mata é espantadoramente péssimo, acho que perdeu 18 das 20 que disputou estes anos) Na sua competência técnica e na sua lisura profissional (Teve um contrato de boca com o Fluminense), ao ponto dele mesmo ser coerente com suas proposições e resultados em campo! As medidas que o presidente KL sugeriu, devem ser analisadas e postas em práticas pacificamente e em conjunto com a comissão técnica. Não há outra saída.

    Reply
  15. Godinho é rubro negro ? Quer ajudar? Então, entrega o cargo e obriga o marajá do R.Caetano fazer o mesmo. Vai aliviar a folha salarial e irá ceder vagas para profissionais de verdade trabalhar.

    Reply
  16. “QUANTO AO ELENCO”
    Esfriada a cabeça, acho que não é hora mesmo de uma “caça as bruxas”, ou de uma “santa inquisição” com a queima de culpados em praça pública. É hora sim de remodelar o elenco naturalmente, com a dispensa de alguns jogadores que não estão mais interessando ao clube. Qto ao Wallace, estou pronto a ser defenestrado pelos amigos, mas penso que este jogador deva ser recuperado pelo clube, sim o clube pode ser capaz desta grandeza! Um outro zagueiro titular sim, tirar-lhe a braçadeira de capitão o faria bem, mas vende-lo jamais! Wallace fica no elenco, mesmo pq é não se trata de falta de caráter, de amor a camisa, de falta de brios, se trata de uma infeliz e prolongada fase ruim (não sabemos se é permanente), mas Wallace deve ficar no elenco!

    Reply
    • Nino, mas será que não podemos queimar o Wallace só um poquinho? Não precisa ser em praça pública, basta ser um pátio de algum condomínio? Eu concordo em tudo com você, mas o Wallace …

      Reply
      • É óbvio que ao contrário da passagem bíblica da “Mulher Adultera”, em que Jesus diz? “Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra”, no caso no nosso querido Wallace, ao contrário disso, o apedrejamento é livre!
        Agora falando sério, ele esta com muita vontade de acertar, vêm de muita cobrança, uma má fase longa, ainda é capitão do time, muito peso para o cara! Ai tudo que ele faz tem uma vertente a dar errado!

        Reply
  17. Nobre Kleber,
    Nossa gratidão por ter você(com todo respeito) além de ex-presidente, um representante da torcida rubro negra. Aproveito para fazer algumas perguntas, já que é próximo dos vices.
    1. Qual é a função real do Rodrigo Caetano?
    2. Porque a braçadeira não fica com alguém identificado com o clube ou ainda, alguém mais líder e comunicativo no campo?
    3. Porque não conseguem contratar um sagueiro a altura de nosso flamengo? Sem essa de que estão tentando, passaram o ano todo procurando como foram nos anos anteriores?
    São esses meus questionamentos, e acredito que de alguns outros torcedores também.
    Abraços e Obrigado Caro Kleber!!

    Reply
  18. Infelizmente o Caldeirão Rubro Negro começou a ferver. Quando isso acontece o sinal vermelho se acendeu.
    Foi noticiado que o presidente EBM sabia da ação dos jogadores em Manaus e apoiou aquela ridícula ideia. Portanto, assumiu a responsabilidade pela maior idiotice já feita por um presidente do Flamengo contra seu maior patrimônio: a torcida. Não teve sequer humildade para permanecer na reunião do conselho ao ser questionado pela oposição. Está começando a faltar-lhe algo bem peculiar: humildade.
    No futebol Muricy precisa de tempo, todos sabemos. Mas insistir com sacis e pererês dentro de campo é jogar fora o tempo que precisamos para entrosar e melhorar a qualidade do time. Já são duas eliminações em apenas 4 meses. Todos sabem onde estão os problemas, se não corrigirem logo, serão mais duas eliminações no decorrer do ano.
    Flamengo é sempre um ponto de ebulição.

    Reply
    • Meu caro Helder, desconfio que a humildade já não existia quando do projeto de reeleição. Havia só a máscara, que agora está se desfazendo. Enquanto os protestos se avolumam, em resposta temos o silêncio, assim como foi na reunião do CODE, na última 3ª feira. Ou seria desprezo? A postura do presidente (p minúsculo proposital),no malfadado episódio de domingo em Manaus, parece confirmar esta qualificação. Os verdadeiros rubro-negros, que entendem o Flamengo como futebol, e com condições políticas de exercer alguma influência naquele cenário, precisam acordar e fazer valer seu prestígio. Caso contrário, vamos continuar com esta mesmice de burocratas de carteirinha, apenas preocupados com aspectos financeiros e estatutários. Eméritos, Beneméritos, ex Presidentes, Laureados é a hora de mudar o rumo da embarcação, ou então, vamos todos aos botes. Socorro!!! SRN

      Reply
  19. Prezados,
    A nossa Diretoria gostou do projeto do Muricy, de tudo que ele viu no Barcelona e quer implantar no Flamengo.

    Contudo, não observaram que o grupo de pessoas que lideraram e mudaram a mentalidade do Barcelona são CRIAS DO PRÓPRIO BARCELONA, é gente que conhece e têm moral dentro do clube para cobrar e peitar qualquer jogador ou torcedor mais folgado.

    Eis, então, o erro na gênesis do projeto de reestruturação implantado em 2016, pois liderado por Rodrigo Caetano e Muricy, duas pessoas totalmente distantes da vida rubro-negra.

    Com esses estranhos no ninho, um jogador como o Wallace, em sua terceira temporada no Flamengo, se acha conhecedor e com moral para mandar e dar soco na mesa. O que não aconteceria se do outro lado estivesse um cara com 20, 30 ou 40 anos de Flamengo.

    Reply
  20. Eu gosto muito da gestão azul, mas eles definitivamente não souberam comandar o futebol. Mesmo a Copa do Brasil de 2013 não foi fruto de planejamento. Ou será que estava no planejamento o Mano pedir demissão, contratar o Marcelo Moreno pra colocá-lo o banco, o Paulinho viver grande fase e o Cadu não jogar nada?
    Eu acho que o trabalho do Godinho está no início, vejo algumas coisas melhores, mas ainda longe do ideal. Mas o cenário atual não vai mudar com as mesmas peças. o Fla precisa de reforços para o campeonato brasileiro, uns 4 ou no mínimo 3, que venham pra ser titulares, isso se o Fla quiser brigar pelo título. Um zagueiro, Um lateral esquerdo e um ou dois meia/atacantes. Depender da inspiração de Wallace e Fernandinho é triste demais.

    Reply
  21. Grande Dani!
    “Depender da INSPIRAÇÃO de Wallace e Fernandinho é triste demais”
    Acho que o amigo foi carinhoso com o substantivo…
    E o resto, meu parceiro? Falta um time…

    PV
    Pará
    Wallace
    Cesar Martins
    Chiquinho
    Marcio Araújo
    Mugni (está voltando)
    Éderson
    Gabriel
    Nixon
    Guerrero…

    Reply
    • kkkkk, eu estava tentando me ater ao time principal Egon, se eu ficar focando também nos reservas, vou ter que começar a tomar antidepressivos. Aliás, o amigo foi muito cruel ao me lembrar que Mugni está voltando…

      Mas falando sério, acho que era uma boa trocar todos esses jogadores com outras equipes. Eu trocaria o Mugni e o Gabriel, ainda pagando salários, por um bom zagueiro.

      Reply
      • Pra vocês verem como essa diretoria de futebol é caolha. Não tem um jogador que ele contrataram que foi emprestado que não volte. Todos até agora não tiverem sequer seus nomes cobiçados por outros clubes para contratação. Isso que é trabalho mau feito bem feito.
        Falar de algumas boas contratações agora que se acertaram em outros clubes é até maldade, mas em matéria de contratar gringos estamos perdendo feio para nossos rivais.
        Meu amigos, é dificil acreditar que venha alguém inquestionável por aí. No máximo algum bom jogador reserva que não esteja sendo aproveitado. Essa é a tônica dessa diretoria ao contratar.

        Reply
    • Tomara que leve Sergio… Eh melhor do que esperar subirem queimar eles ou nunca usa-los emprestar 4 anos e depois sairem do clube… Quem sabe o Conrinthians faz bom uso ja que o Flamengo abandonou sua base ha tempos.

      Reply
  22. Realmente uma coisa que nao entendo essa coisa de colocar oj joves ‘na hora certa’. Qual melhor hora que no Carioca? vai esperar para colocar no Brasileirao? conta Corintians, Atletico mineiro? aonde a pressao e a qualidade do adversario e muito maior? nao da para entender

    Reply
  23. Caro Idep!
    Esta frase “não da para entender”… é justamente o conteúdo inteiro desta gestão, no que diz respeito ao nosso futebol.
    * Como entender, poupar jogadores numa semi de uma Liga inédita e, colocar os titulares contra o Volta Redonda?
    * Como entender, a venda do Kayke em pleno Carioca, quando sabemos que Guerrero terá compromissos com a seleção peruana e, Vizeu acabou de sair da base?
    * Como entender, após 2 porradas em 3 competições, nosso presidente afirmar que está tudo bem e, estamos evoluindo?
    * Como entender, receber R$70 milhões da Globo… e disponibilizar apenas R$7 milhões para o futebol?
    Você tem inteira razão, amigo Idep!
    A única coisa que dá pra entender, é a paixão irreversível pelo nosso Flamengo.
    APESAR DE… E NÃO POR CAUSA DE…

    Reply
    • Caro Amigo Carls Egon Prates.
      Parece que toda a nacao tem as mesmas perguntas e nenhuma resposta.
      isso sem falar no papelao que foi a entrada dos jogadores no ultimo jogo.
      essa diretoria conseguiu o que nenhum outra diretoria por mais catatrosfica que tenha sido nao conseguiu. fazer varios rubro negros terem vergonha. e ainda pior ja imaginaram alguma das criancas pela desolacao deixem a paixao pelo Mais queriodo de lado?

      novamente: NAO DA PARA ENTENDER, como pessoas comprovadamente inteligentes tomam atitudes como o episodio da Bandeira no ultimo jogo (detalhe, nem era a bandeira oficial licenciada.)

      Reply
  24. Não há como irar leite de pedra. Se não quiser disputar serie B/2017, Sugiro a DEMISSÃO imediata dos marajás Godinho e R.Caetano. Reformulação no elenco com as dispensas de Wallace, C.Martins, Pará, M.Araújo, A.Patrick,Sheik, Gabriel e Guerrero. E, também , a mudança de treinador é necessária, Muricy esta perdido, cansado e conformado com os vexames. Pro seu lugar, o nome ideal é ABEL BRAGA, esse tem cara de Flamengo e não alivia jogador que faz corpo mole.

    Reply
  25. Flamengo, Flamengo….Não nos faça sofrer tanto!
    Que tal, já que o cara é realmente bom caráter, gente fina, buena praça e outras boas referências, aposentarmos do futebol o nosso capitão e transforma-lo em auxíliar do Rodrigo Caetano!
    Interessante, que nos tornamos amigos intimos dos participantes do blog (de tão bom que é), mesmo sem nos conhecermos pessoalmente. Peço licença ao Nino para discordar dele em um comentário acima. A má fase do Capitão vem desde 2013, quando bisonhamente entregou nossa classificação na libertadores em pleno Maracanã, quando num jogo com o Leon, se jogou, tentando cavar uma falta e tomamos o gol. De lá prá cá, acaba com qualquer capacidade de reação do time, entregando gols em simples bolas cruzadas em nossa área, faltas imbecís e a falta de técnica para dar um simples passe. Esse rapaz acaba com o time do Flamengo! Enquanto estiver no time, não temos como ganhar nada! Nada!

    Reply
  26. Amigos, a escalação para o ataque no jogo da próxima semana da Copa do Brasil:
    Ataque: Fernandinho, Guerrero e Marcelo Cirino.
    Ou seja, 4 3 3
    A única notícia boa e a ausência do Sheik, mas a comissão técnica trabalha para a recuperação do jogador para início do Brasileirão! Aff!!!

    Reply
    • Algo definitivamente de errado acontece no Flamengo.
      O clube tentou juntar parceiros que viabilizassem tornar o estádio do América nosso campo no BR/16 para jogos de menor porte e não conseguiu.
      O Botafogo, clube de muito menor expressão, conseguiu as tais parcerias para o mesmo estádio.
      Que diabos está acontecendo no Flamengo?????
      Que diretoria é essa que não consegue fazer as coisas simples andarem?

      Reply

Comente.