Alô, meu Presidente!!!

(Foto: Fabio Motta/Estadão)

(Foto: Fabio Motta/Estadão)

Não vou aqui encher os seus ouvidos ou fazer qualquer crítica.

Tenho a esperança de que, equilibrado e sensato como você é, não deve estar imaginando que estamos atravessando esta crise por puro azar…

Claro que equívocos, e até grosseiros e primários, foram cometidos e, para que não se cometa mais nenhum, por favor, não tome ou permita que qualquer decisão seja adotada, qualquer fato novo surja, sem que antes vocês se tranquem por um dia e mergulhem de cabeça numa reciclagem do futebol do Flamengo.

Veja você que as pessoas perderam o rumo. Em um dia, se anuncia que Rodrigo Caetano permanecerá no cargo. No dia seguinte, surge a ideia de contratar o Ricardo Rocha ou Fábio Luciano.

Num determinado dia se manda embora o zagueiro Cesar Martins, por incapacidade técnica. No dia seguinte o jogador é chamado de volta. Em síntese, perdemos o rumo. E antes que haja outro desastre, proíba qualquer novidade, até se encontrar o caminho perdido.

A linha direta do futebol, meu caro presidente, é simples: PRESIDENTE > VICE PRESIDENTE DE FUTEBOL > DIRETOR DE FUTEBOL > DIRETOR DE FUTEBOL REMUNERADO, E PONTO!!!!

Qualquer corpo estranho, ao invés de ajudar, por melhor que sejam as intenções, vai atrapalhar. Cada um no seu cada um. No futebol, quanto menos gente, melhor.

Agradeça aos que vem participando e estão fora deste contexto. Coloque este pessoal em outras funções, porém, o mais distante possível do futebol.

O que ouço é que as suas decisões passam sistematicamente pelo Fred Luz, de quem só ouço elogios, menos quando o tema é futebol, até porque, ninguém é bom em tudo, e o futebol nunca foi a praia dele.

Por favor, presidente, como no basquete, peça tempo. Junte a sua turma do futebol, dê força a ela e mãos à obra.

Reciclar ou sofrer. A decisão é sua.

1 Comentário

  1. EBM está completamente perdido… Mais uma prova que o mesmo foi apenas “colocado” como presidente pelo grupo originário da chapa azul. Não tem preparo nenhum para tocar o clube de forma geral… Seremos campeões este ano novamente… Mas nao no futebol e sim no campo administrativo. Deus tenha piedade de nós neste Brasileiro.

    Reply
  2. Apesar de bem intencionada, a direção de futebol é no mínimo muito inexperiente. Falta alguém com carisma para comandar e que os jogadores vissem como lider. Uma pessoa que responda a altura quando o Eurico começar a latir do lado de lá.

    Reply
  3. Prezado presidente. Hoje nós somos o Ridículo. Como um clube da grandiosidade do flamengo, disputa um campeonato brasileiro sem zagueiro??? A maior de todas as aberrações em sua história centenária. Ter ruim..Já estamos acostumados. .agora nao ter zagueiro, nem quando nao havia dinheiro aconteceu isso. Nunca vi algo assim. E sabe o que é pior, tem 5 meses que nao tem.zagueiro…triste. vivemos de história. .vivekos e dvd e you tube..onde revemos as glórias rubro negras jogadas ao passado.

    Reply
  4. Querido Kleber , a verdade é que estamos todos cansados , esse Flamengo de quase 5 anos conseguiu desanimar o maior dos otimistas . A coisa chegou a tal ponto que parece que perdemos nosso brilho , ninguém quer jogar aqui , nosso presidente está literalmente nocauteado e não vemos luz no curto e médio prazo . Muito triste , nunca senti isso em relação ao Flamengo .Grande abraço .

    Reply
  5. Meu nobre presidente a minha preocupação com o flamengo é muito grande , tudo pro flamengo é difícil . Estádio , Centro de Treinamento e agora essa diretoria que não tem humildade de identificar que não conhece de futebol e muito menos saber que quem manda no futebol é o vice presidente futebol , ele que teria que montar o elenco e responder pelo futebol. Mas o único que poderia fazer isso se chama Kleber leite , teria a certeza de um grande time e com um ou dois jogadores que fazem a diferença . Que Deus nos ajude , SRN! !!!

    Reply
  6. Senhor Presidente,

    Apesar de tudo, o senhor é um homem de sorte. Há uma série de coisas erradas no Futebol do Flamengo, mas o infeliz motivo da saída do Muricy se apresenta, agora, como uma chance de OURO para que o senhor RECOMECE, REMODELE, REESTRUTURE.
    Direto ao Ponto: César Martins: NÃO. Se alguém disser sim, DEMITA IMEDIATAMENTE.
    TREINADOR DE PONTA: NÃO! Não?! Presidente, pergunte ao melhor Chefe de Cozinha se é possível fazer omelete sem ovos_claro que não! Muricy fez? Claro que não. E o problema de se efetivar um INEXPERIENTE, como treinador do Fla, são dois:
    1) Não se faz uma experiência dessa no campeonato brasileiro;
    2) A responsabilidade direta NÃO vai recair sobre ele.
    Presidente, acredite nesse desconhecido que vos fala: os que disseram pro senhor que esse elenco é forte, se enganaram, pra dizer o mínimo; caso o senhor queira, contudo, continuar nessa toada, um conselho: contrate um técnico EXPERIENTE, QUE NÃO SEJA FIGURÃO, E QUE FAÇA ESSE TIME ATUAR DOANDO, AO MÁXIMO, O POUCO QUE ELES PODEM DAR. Não é uma crítica a ninguém, presidente, é uma constatação. Existem treinadores que conseguem isso, mas outros, muito estrelas, SÓ QUEREM SABER DE REFORÇOS. O contrário disso é a INEXPERIÊNCIA. O meio-termo é, portanto, o recomendado. Veja bem: Ricardo Gomes nem é estrela nem é inexperiente: conseguiu ou não extrair o máximo possível do elenco que dirigiu, no carioca?
    Presidente, nessa linha de equilíbrio, não vou ficar em cima do muro, e vou dar uma sugestão aberta: contrate o Joel Santana. O Flamengo já fez isso outras vezes_ inclusive em casos muitas vezes piores_ e em NENHUMA o Joel falhou. Mas rejeite FIRMEMENTE PESOS PESADOS: a leveza desse time não aguenta, presidente.
    Por último, REINTEGRE O MAIS URGENTEMENTE POSSÍVEL O ADRYAN! É ele, presidente, embora muitos “entendidos” remunerados, na Gávea, NÃO saibam, o nosso CAMISA 10, tão procurado!

    Abraços fraternos,

    Carlos Cazé.

    Reply
  7. Caro Kléber! Bela carta ao senhor presidente. Ao tempo que foi solidária, foi também conselheira e educada! Imagino que o EBM tem sofrido muito, tanto como presidente, bem como torcedor. Nesse intervalo de tempo aparece uma grande cicatriz, qual seja, como explicar jogar tão bem nas finanças e com a mesma bola jogar tão mal dentro do campo? Logicamente que sofremos com tudo isso. Aos poucos, a recompensa de fazer tudo certo na área financeira, se desmancha quase como um desabamento, quando em campo estão quaisquer onze jogadores. São jogadores do bem, pai de família, jovens que querem vencer e homens que talvez tenham sido presenteados por Deus por uma luz muito especial, para quem sabe, dá recompensa a seus pais, irmãos e outros! Imagino a quantidade destes jogadores homens do Flamengo que lutaram bravamente para fazer sua história e construir seus sonhos, sua fama e sua tão falada independência financeira! Tudo isso é um filme e sem dúvidas, belíssimo. Como em todas as profissões, uns são melhores, mais capacitados e reconhecidos e outros, um pouco menos, porém, não põe as suas honras inferior a de outros. Com a soma das várias formaçoes dos perfis é que se fazem as grandes riquezas e se produzem grandes resultados. Nessa matemática no entanto, tudo precisa ser soma e ser multiplicado. Existe em campo, no caso das finanças, muita união, somas e multiplicaçoes de valores para se conseguir o objetivo maior de sanar dividas. Por outro lado, no campo de administração do futebol que acampa todas as demandas, existem perfis errados, lugares errados, pensamentos errados e o pior: O MAIOR TIME DE FUTEBOL DO MUNDO SE DESTRUINDO! Com ele, 40 milhões de pessoas que em síntese, são responsáveis por vaiar, xingar e até ser grosseiro, mas, e põe muito mas nisso, são fundamentais para ajudar JOGADOR DE FUTEBOL a realizar seus sonhos e construir suas independências financeiras, fama, glamour e tudo mais. Uma pena que a gestão EBM não consiga fazer essa soma! Uma pena! E tudo isso o Kléber descreve acima: HIERARQUIA. Quando não existe a pessoa certa, toda comunicação passa a destrui os processos! Repito: a soma dos varios perfis é que forma a riqueza. Se o EBM se despir de orgulho junto com os seus e todos os jogadores se vestirem do verdadeiro espírito VENCEDOR, não passamos nenhuma grande vergonha nesse campeonato, pois, mesmo que uns sendo melhores que outros, no fim teremos a certeza de que todos sairemos vencedores. Que cada um possa dá o seu melhor. SEJAM grandes exemplos acima de tudo. O time do Flamengo em nenhum momento pode ser menosprezado por times de menor investimento e nem ficar acovardado, afinal, é um time de homens. Apesar de tudo, Flamengo sempre Flamengo. Que todos sejam ricos, incluindo atitudes, espírito de equipe e de responsabilidade! Façam o seu melhor e que o EBM faça o essencial! Um detalhe: muitas vezes para acertar, é necessario admitir que errou. SRN

    Reply
  8. No futebol, EBM é o pior presidente que já vi! Quatro anos frequentando a zona do rebaixamento, sempre na segunda página da tabela do brasileirão. Times de menor investimento conseguem resultados melhores. Muita incompetência! Contrata jogadores baratos de baixo nível técnico, por ocasião de mercado e reservas de outros times. Coloca neste elenco três jogadores de nível Seleção BRASILEIRA e não terá crise. O barato está sempre saindo caro há quatro anos! Ganhou a Copa do Brasil por causa do Elias, deixou sair (Ô burrice!) não ganhamos mais nada!

    Reply
  9. EBM parece aquela pessoa que só vai no fim da feira para ver o que dá para comprar na liquidação. Ele tem o dinheiro mas a miseragem é tamanha que prefere comprar refugo a ter que gastar um pouco mais para comprar algo melhor.

    Pensei que dessa vez iriam contratar o zagueiro e lá vem eles novamente com a pechincha de sempre. Com homens assim no comando do futebol do Flamengo é sofrimento por tempo indeterminado.

    Viva o balancete!

    Reply
  10. EBM nao tem condicao de ser presidente nem de um botequim, quanto mais do Flamengo. Nao possui as condicoes exigidas(bravura, arrojo, lideranca, sagacidade) pois ao contrario e teleguiado, um fantoche, sem iniciativa e repetidor de frases deitas. Um cara sem ideias, medroso, timido, inseguro. O Flamengo esta prestes a cair para a Segundona com esse sujeito la.
    Unamo-nos rubro-negros para propor o impeachment deste incompetente. O Flamengo precisa de coragem, nao de covardia, precisa ganhar sempre, nao perder, nasceu para liderar e conduzir massas, nao para ser figurante. EBM, renuncie antes que vc se consagre como o pior presidente da historia. E olha q a historia recente e cheia de presidentes incompetentes!

    Reply
  11. Kleber tenho informações que os jogadores não suportam o tal do Fred luz pelo q ele fez com o Léo moura…. Q por sinal mostrou q não estava morto como esse senhor achava…. Um ninguém no flamengo que hoje está lá e amanhã ninguém mais se lembrará expulsou um dos maiores ídolos recente e um dos mais vitoriosos de nossa recente história…. Leo moura deve tá dando gargalhada….. Fora Fred quem????

    Reply
  12. Prezado Kleber, perdi totalmente a esperança, vejo que nada vai mudar, dia após dia os erros se acumulam e muitos por conta do EBM. Esse Sr. pode ser até bem intencionado, mas está afundando o Flamengo.
    SRN

    Reply
  13. Prezados,
    Não assisti o último jogo e não assistirei o próximo. Me recuso a ver o pior elenco de nossa história.
    Nada vai mudar, por sorte terminaremos fora do Z4.

    Reply
  14. Srs, o pior de tudo e que repetimos isso ha 6 meses, nada mudou ate agora. ou somos genios ou eles nao querem escutar quem realmente sabe de flamengo. Eu com 36 anos de idade nunca vi esse president frequenter arquibancada e nem as cadeiras perpetuas do maraca. Ja convivi com Luis veloso, Kleber leite e ate patricia Amorim nas cadeiras do Maracanã. Davam a cara a tapa ao torcedor, escutavam a torcida e agiam sempre que necessario com sangue nos olhos em prol do flamengo. essa diretoria se acostumou a derrota, desde que as financas caminhem bem, e por isso estamos nessa situacao. alem disso, fizemos vexames e viramos chacota em diversos episodios, um deles foi o episodio com as criancas no jogo contra o vasco, aquilo foi ridiculo, lamentavel, fora as tentativas de contratacao que nunca conseguem… mesmo com um caminhao de dinheiro. caso hernane, calote historico, se tivessemos um dirigente cascudo nao aconteceria, por ultimo, pedir pelo amor de deus pela reintegracao do cesar martins, isso foi patetico demais, falta de planejamento total. Como diria um amigo, pra mau beijador, ate a boca atrapalha, se e que me entendem….

    Reply
  15. Nenhum outro presidente fez o que o Eduardo Bandeira conseguiu no Flamengo ao retomar a confiança de jogadores, fornecedores, mercado, imprensa e torcida de que o clube era viável. Infelizmente, está com azar no futebol, pois trouxe bons jogadores, bom treinador, tem CT, paga salário e impostos em dia. Prefiro torcer pelo sucesso do EBM ao abandonar a política adotada por ele e seu grupo de colocar a casa em ordem.

    Reply
  16. A conclusão é óbvia: ele prefere sofrer.
    2 questionamentos: Quer dizer que EBM foi atrás do técnico, que era prometido pela oposição?
    César Martins leva um “pé na bunda” e depois volta no desespero(ESTAVA DE FÉRIAS!!!!!!!).
    Enfim,
    Grande Kléber concordo com vc, só acho que um gerente ou coordenador não prejudicariam o futebol ,pelo contrário ajudaria.
    Cito como exemplo o Corinthians, que na minha visão ao lado do Grêmio faz a melhor gestão do futebol do Brasil dentro das 4 linhas.Tem o diretor(ou vp de futebol), o gerente de futebol Edu Gaspar(conceituado,moderno, ligado em modelos dos clubes europeus em que jogou) e o coordenador técnico Alessandro(Grande líder quando jogador e agora auxilia a comissão e Gaspar), somado com grandes profissionais,que com AUTONOMIA implantaram um sistema de biocinética,biomecânica, e pra mim o principal diferencial: o CIFUT(C.Inteligência do Fut.) que é formado por um grupo de PROFISSIONAIS: Analistas de desempenho,programadores e auxiliares em geral que :
    1)Monitoram com softwares de ponta o retrospecto e características detalhadas de qualquer jogador,de qualquer mercado.
    2)Softwares táticos que mapeiam todos os clubes brasileiros com suas principais jogadas,características,dados em geral,não aqueles simplórios que aparecem na TV durante o jogo, é feito análises muito mais refinadas e Tite e Roger cansam de usar, inclusive durante intervalos de jogos.Ou seja, percebe-se que são ferramentas usadas por técnicos mais atualizados.Imaginam Felipão ou Abel Braga estudando uma coisa dessas?
    3) Auxiliares que da arquibancada tbm mapeiam o adversário com filmagens exemplificando as jogadas para passar no intervalo.
    ESSES PROFISSIONAIS TIVERAM AUTONOMIA PARA IMPLANTAR ESSE SISTEMA/REDE DE FUTEBOL, CONCORDO QUE NÃO SE DÁ AUTONOMIA PRA QUEM REALMENTE ENTENDE (rc AINDA FOI TRUCIDADO…) NO FLA; AGORA IMAGINEM SE DESSEM PARA AQUELA COMISSÃO TÉCNICA? IMAGINEM O JAYME FAZENDO UM TIPO DE COISA DESSAS?POR FAVOR,NÉ? O ZÉ RICARDO ATÉ DÁ PRA IMAGINAR…ISSO SE TIVESSE UM CIFUT RUBRO NEGRO….
    PORTANTO O DIFERENCIAL É A AUTONOMIA DADA, SEM INTERFERÊNCIAS DE BANCÁRIOS APOSENTADOS.
    E RESPONDENDO: ELE CONTINUARÁ SOFRENDO, POIS NOVAMENTE QUEM TOMOU AS RÉDEAS FOI A CÚPULA BANCÁRIA PARA CONTRATAR SAMPAOLI.COITADOS….NÃO APRENDEM…
    E CONTINUARÁ SOFRENDO POIS NÃO TEM PULSO FIRME, POIS SE DEIXA LEVAR MUITO POR INTERFERÊNCIAS DA MÍDIA,TORCIDA,APADRINHADOS,AMIGOS ETC… MOSTRANDO SEU DESPREPARO E COMO ESTÁ PERDIDO.

    Reply
    • E ainda tem o detalhe que mostra o seu amadorismo patético, que descrevo da seguinte forma:” O calo apartou né? A coisa ficou feia, poxa vida não entendo pq contratei um técnico com nome de peso, contratei um monte de jogadores avaliados por esse técnico e não deu certo… não sei se sigo minha intuição,a imprensa, o diretor de remo, o diretor de finanças, o diretor da piscina da gávea… Bom tem gente que diz que devo colocar prata da casa, acho q PODE dar certo,né? Quem sabe? O Zé Ricardo pode se tornar um Carlinhos da vida, vou nomear ele como o novo interino, e Jayme o interino do interino(???)”
      É BOM QUE FIQUE CLARO, O ZÉ NÃO TEM NENHUMA OBRIGAÇÃO DE DAR RESULTADO NENHUM, CHEGA PARA DAR TREINO QUANDO ACABA DE CHEGAR DE UMA VIAGEM COM O SUB-20, SEM PLANEJAMENTO NENHUM, EM CIMA DA HORA, EM UMA PÉSSIMA FASE, E SABE QUE TODO MUNDO DEPOSITA A ESPERANÇA DE ELE SER A SOLUÇÃO”DA CASA” UM VELHO PARADIGMA, ISSO É A EXCEÇÃO(andrade) QUE FOGE A REGRA(todos os outros, incluindo o próprio Jayme).
      Incompetentes, acham que oq deu certo no passado pode dar certo novamente, ao invés de ter planejamento.É uma vergonha esse despreparo e falta de organização e planejamento, sempre com improvisos no “vai que dá?” a Nação não merece isso.Portanto, fica difícil, com um planejamento de bancários, a vitória vir. Aliás uma derrota se aproxima,para um time dá vergonha de perder,cuja receita é 1/20 do nosso, a Ponte. e a sequencia vai aumentando: Vasco,Fortaleza,Grêmio,Ponte… E assim vai, mas é só colocar o ZÉ , vai que dá?

      Reply
  17. Alô meu Pte ? Falou quem conhece. Cola no mestre KL.
    Traz aquela galera feliz da foto do niver do Marcio Braga, verdadeiros e vitoriosos flamenguistas para junto.
    Esse é o caminho. Aproveita que o bonde esta passando na sua frente…

    Reply

Comente.