O dia da polêmica Rubro-Negra

1 – O Flamengo chegou a esta situação, eliminado no Carioca, Primeira Liga e Copa do Brasil, em função da culpa:

a. do presidente;
b. dos dirigentes amadores do futebol;
c. dos dirigentes remunerados do futebol;
d. do treinador;
e. dos jogadores.

2 – Na ausência de Muricy, tudo indica que Abel será o treinador. Boa pedida?

3 – Rodrigo Caetano também deverá ser descartado. Justo?

4 – Quem você indicaria para o lugar de Rodrigo Caetano?

5 – De jogadores, dois nomes surgem: Rafael Vaz, zagueiro do Vasco, e Grafite, do Santa Cruz. Que tal?

Vou começar:


Godinho, Muricy, Fred Luz, Rodrigo Caetano e, logo atrás, o presidente Bandeira de Mello.

Godinho, Muricy, Fred Luz, Rodrigo Caetano e, logo atrás, o presidente Bandeira de Mello.

1 – Com toda a sinceridade, cada um tem a sua parcela de culpa. O presidente que, por característica própria, não delegou com firmeza o comando do futebol a quem de direito.

Todos mandam e, ninguém manda. O vice de futebol, Flávio Godinho, errou por não exigir autonomia, se submetendo a interferências de outros vice-presidentes e ministros sem pasta. Estes, os outros dirigentes amadores, são culpados pela intromissão indevida em matéria que não dominam.

Os menos culpados são os dirigentes remunerados que, perdidos e sem autoridade, ficam no meio de tanto cacique.

O treinador tem certa dose de culpa. Além de não ter conseguido minimamente montar um time, ao invés de tomar atitude firme com relação à estratégia suicida adotada pela diretoria em fazer o time viajar sempre para jogar, causando inegavelmente enorme desgaste físico, só reclamou. Pouco, para quem esperava reverter o quadro. Faltou atitude. Talvez o estado de saúde explique…

Com relação aos jogadores, só posso dizer que, em determinados jogos, faltou um mínimo de vibração. De resto, seria até injusto, diante de tantos equívocos aqui mencionados, querer que os jogadores assumam esta conta.


abel-braga-muricy-flamengo2 – Abel é um bom nome. Entre os disponíveis, sem dúvida, uma bela opção.


rodrigo-caetano-sorrindo-apresentacao-640x480-gilvan-de-souza-flamengo3 – Rodrigo Caetano ficou entre o mar e o rochedo. Na falta de sintonia total, o seu trabalho foi prejudicado. Pode ser que eu esteja equivocado, mas os “dirigentes profissionais” têm mais apego ao emprego do que propriamente respeito à profissão deles. Se, por todos os motivos aqui já apresentados, Rodrigo Caetano não teve autonomia para desenvolver o seu trabalho, deveria ter pedido o boné. Se tivesse feito isto, teria ajudado a si próprio, e ao clube.


4 – Esta eu passo, pois se aqui indicar alguém, vou acabar prejudicando esta pessoa. Infelizmente, no Flamengo, há quem não se sinta confortável numa situação como esta. Clara falta de segurança, aliás, típico de quem não domina totalmente uma matéria.


Grafite e Rafael Vaz

5 – Sempre afirmei, e repito, que o erro na ação deve ser perdoado. Na omissão, nunca. Portanto, acho válida a tentativa com os dois jogadores. A primeira, emblemática, cutucando o rival que nos tem atormentado ultimamente, pela competência dele, somado à nossa incompetência. E, Grafite, se for para um contrato somente até o final do ano, ante a enorme carência de talentos, por que não?

1 Comentário

  1. 1 – Presidente e dirigentes amadores são os maiores culpados, já que não conseguem eleger alguém que realmente mande no futebol e eles tem que assumir a culpa/responsabilidade, mas não fazem. Dirigente remunerado acho que não tem muita culpa, já que não tem autonomia. Treinador tem pelo fato de não termos padrão de jogo e os jogadores alguns, não todos.
    2 – De maneira alguma, Abel não seria, prefiro o treinador do sub-20 ou um menos “medalhão”, se for para trazer um medalhão, que seja do exterior, já que os “medalhões” brasileiros, me desculpe, mas estão todos ultrapassados!
    3 – Talvez não seja tão justo pelo fato dele não ter autonomia, então a culpa não é toda dele. Mas precisamos mudar, então que vá embora.
    4 – Leonardo, se tiver autonomia, se não tiver, que sejam somente os dirigente não remunerados.
    5 – Grafite talvez, Rafael Vaz de jeito nenhum, prefiro gastar contratando um ótimo zagueiro ou até dois e ter o Léo Duarte para testes.

    Reply
  2. Caro Kleber! Boa pegadinha, porém, simples.
    1) Todos tem culpa, porém, numa empresa, num navio, num avião e numa casa, sempre tem a figura mais elevada: O comandante. Faltou isso ao EBM, ou seja, saber como comandar o futebol além das contas. Faltou ao Muricy e aos jogadores brios, força de vontade, amor a camisa. O Muricy não sairá por problemas cardíacos. Sairá por outros motivos.
    2) Abel Braga e Milton Mendes são dois bons nomes. Mas, se fosse para brigar, ficaria com o Jorginho e o Zinho. Conhecem o Flamengo e sabem como vencer as barreiras internas. No mais, o futebol hoje pede pessoas mais jovens no comando, que precisam fazer suas vidas e suas histórias. O Abel é muito bom, mas, junta-se a idade do Luxa, Muricy e outros, que notadamente, não sabem mais onde por dinheiro.
    3) O RC talvez seja o menos culpado, mas, se calou diante de tudo isso e Abençoou contratações equivocadas.
    4) Para o lugar do Rodrigo Caetano vejo no Fabio Luciano uma boa possibilidade de acerto, porém, precisa ser alguém que encarne verdadeiro espirito de Flamengo e vejo ele com condições para isso. O RC não tem e nunca terá a cara do Flamengo. No mais, fez estágio com as pessoas erradas no Flamengo ou quem sabe, entrou na hora errada.
    5) Sou a favor dos dois jogadores. O Grafite em excelente fase e o Rafael pode ter a chance da vida dele. E não duvido que será titular com folga no time de hoje. O Grafite anda iluminado e fazer melhor que o Guerrero não precisará de muita força. SRN

    Reply
  3. Bem! Vamos lá!
    1 – Se o regime é presidencialismo e, até que o estatuto mude para parlamentarismo, o presidente é SEMPRE CULPADO…
    Pior que isso, é que o estatuto não foi mudado e, o regime é parlamentarista…
    Banana que Mella, é disparado o único culpado por todo nosso caos no futebol e, na escolha dos vices.
    Todos mandam, PORQUE ele não manda…
    2 – Entre os disponíveis, apesar da fase frágil, apostaria no Paulista deste ano e, na vontade do Fernando Diniz.
    Ou besta ou bestial…
    3 – Rodrigo Caetano, SE descartado, seria uma tremenda covardia e sacanagem…
    Uma “satisfação” escrota e comprometida com a trairagem.
    É o menos culpado desta zona que é nosso Departamento de Futebol.
    Coloco o Cléber na tua mão, precisamos de zagueiros… e, os caras não conversam por causa de 500 mil euros!!!
    Pra piorar, querem trocar o cara pelo Alessandro do Corinthians.
    Mais um leigo no reinos dos leigos…
    Com certeza, não sabe nem os telefones dos jogadores do Corinthians.
    4 – Não indicaria ninguém, mas indicaria um SUPERVISOR para ajudá-lo caso o modelito do Departamento mude. Fabio Luciano…
    5 – Como nossa expectativa é nada, um cone da Ligth é real…
    Vaz poderia ser QUASE mais um e, Grafite a realidade.
    Como jogar um Brasileiro com um caneleiro no Peru e um garoto recém saído da base!!!

    Planejamento na Gávea, é igual ao cara que sai pra comprar cigarros, descobre que não levou dinheiro e nunca fumou…

    Reply
  4. Prezados,

    1) A tarefa mais difícil de um LÍDER é saber delegar poderes para as pessoas certas. E isso, infelizmente, é um talento que o nosso Presidente EBM não têm. Dirigentes amadores que são literalmente uns amadores, e acabam por deixar os remunerados engessados.
    O treinador passa pela péssima análise de saber separar QUEM FOI e QUEM É o atual Muricy. Treinador ultrapassado e decadente, além do erro na origem do projeto que visa integrar a base, já que o Muricy NUNCA soube trabalhar com divisões de base.
    Jogadores ruins só estão lá pois algum louco os quis…

    2) Abel Braga está no mesmo processo de Luxa e Muricy, ultrapassados e com péssimos trabalhos nos últimos anos.

    3) Nunca gostei deste Diretor e seus pífios trabalhos já demonstram ser um incompetente com grife. Só ganhou no Flu/Unimed, onde quem contratava era o Celso Barros.

    4) Alguém que seja FLAMENGO, ou seja, tenha GARRA, PULSO, INTELIGÊNCIA e que saiba COBRAR!

    5 – Rafael Vaz é fraco, será para compor elenco. Grafite, ainda que com idade avançada, é mil vezes melhor do que o Tuta Peruano, conto que esta Diretoria caiu… (Pesquisem a carreira do Guerrero, verão que nunca foi craque e que teve carreira de reserva medíocre na Alemanha – país onde o Grafite foi artilheiro)

    Reply
  5. Muricy deveria ter um trabalho melhor, pois exceto na zaga o Flamengo tem ótimos valores que seriam titulares em quase todos os times do Brasil. Também deveria dar oportunidades aos jovens como o Ronaldo e o Vizeu. O Léo Duarte na zaga tem sido um bom valor, bem superior ao Cesar Martins.

    Quanto aos dirigentes, acho que há muito cacique para pouco índio. Tem VP, diretor, supervisor e assim vai. Acho besteira demitir o Rodrigo Caetano, mas colocaria alguém ao lado dele como o Fábio Luciano.

    Abel é bom nome, mas se chegar só em julho complica haja vista a incapacidade do Jayme de Almeida.

    Enfim, um ano que começa complicado, mas não está perdido, bem longe disso.

    Reply
  6. Técnico é 50% CAPACIDA TECNICA + 50% SORTE.

    A palavra da moda é ULTRAPASSADO. Quando na realidade para um tecnico acertar a mão em um time ele precisa mesmo é de SORTE e capacidade e não de estar UP TO DATE (atualizado).
    Por isso mesmo sou contra contrataçao de medalhoes por fortunas.

    O Muricy de hoje é o mesmo que ganhou tudo no SPFC, a diferença é que ele deu a SORTE de ser tecnico do SPFC num periodo onde o São Paulo FC tinha disparado a melhor estrutura e os melhores elencos do Brasil por décadas.

    Em relação a Guerreiro fica evidente que ele desmotivou por o FLA não disputar a libertadores. Ele veio nessa espectativa.

    Entenderam 50% capacidade + 50 de sorte.

    Reply
  7. EMB vai fazer papel de “bobo iludido” nos EUA. Vai desfilar com a seleção enquanto na Gávea se discute o “impeatchment” do seu mandato! Marco Polo Del Mero deve estar rindo, pois descobriu que o sábio na verdade era um tolo, baixou reconhecer o seu ponto fraco e oferecer o que a sua vaidade desejava! Cômico.

    Reply
  8. Bem Vamos La
    1. Condordo plenamente com o amigo Carlos Egon Prates, se o Presidente esta no topo dpo organograma e nao delegou corretamente ou escolheu os Vices a responsabilidade e toda do EBM.
    2. A aposta no Abeu me parece “Mais do mesmo” falta de criatividade e de audacia. tentaria uma solucao diferente. Gringo, Fernando Diniz etc
    3. Nao demitiria o Rodrigo, acho ele mais vitima da zona que o futebol se encontra.
    4. tambem acho complicado indicar. Nomes como Fabio Luciano tem pouca experiencia para entrar em uma fogueira e os que realemnte podem ajudar como Leonardo etc.. nao acho que aceitriam.
    5. Acho uma boa aposta no Grafite, mas gostaria apenas de lembrar que se nao tivessem negociado o Kayke nao estariamos nem discutindo o assunto.

    Reply
    • Graaande IDEP.
      Muito bem lembrado.
      “se não tivessem negociado o Kayke nao estariamos nem discutindo o assunto.”
      Esta doença se adequa a pelo menos 3 posições na zona que é o Planejamento do Flamengo…
      Começamos o ano com César e PV para goleiro. Emprestaram César para a Ponte e, ficamos apenas com PV.
      Só no começo do ano contrataram Muralha…
      Tínhamos Frauches, Wallace, Antonio Carlos, Cesar Martins e Juan.
      Hoje, temos um menino recém saído da base e Juan…
      O mesmo aconteceu com Kayke! Guerrero entre idas e vindas na seleção peruana, Vizeu completando 20 anos e ainda na base, Nixon internado no DM e, tendo que improvisar o bichado Ederson…

      É amigo IDEP! A água já tá no nariz….

      Reply
  9. Kleber,
    1-Em algumas das questões, penso um pouco diferente. Evidentemente, todos têm uma parcela de responsabilidade, do presidente ao treinador.
    2- Vejo Abel como Luxemburgo, e outros mais. Não o considero mais um fora-de-série, como chegou a ser no auge. Há muito tempo está fora de centros que exigem mais dos profissionais no aspecto “competição”. Não vai ser diferente de Muricy, com certeza.
    3- Rodrigo Caetano deve, sim, ser afastado. Ele liderou ou, no mínimo, endossou as contratações feitas durante o período de clube.
    4- O nome de Alessandro, ex-lateral, e hoje fazendo um bom trabalho no Corinthians poderia ser uma opção.
    5- São dois jogadores medianos. Desses, estamos cheios por lá. Melhor concentrar recursos para contratação de jogadores inquestionáveis.

    Reply
  10. Caro kleber, vamos lá outa vez…
    1-Estamos nessa situação por uma cascata de negligência, que claro começa com o presidente Bandeira de Mello, logo o maior culpado é ele sim. Inclusive este chacalhão servirá pra ele se tocar que não basta transitar pelo poder, é preciso exerce-lo, se é que ele pode ou tem capacidade para tal.
    2-Sou contra tudo que descaracteriza o futebol do Rio , logo Abel é uma ótima opção, vai conseguir unir o técnico com o motivacional, além de já conhecer o ambiente tão singular que é nosso clube. Na hora que estivermos numa boa fase e realmente estruturados ai da pra acreditar num trabalho de longo prazo ,Sampaoli por exemplo.
    3-Daria uma chance ao Rodrigo, ele tem sido muito competente no descarte de “encostos” e na descoberta de jogadores, o que lhe falta é um saldo melhor na conta corrente e um gerente no trato direto com os jogadores.
    4-Passo também .
    5- o zagueiro será útil, já que é emergencial ,claro ,apenas pra compor elenco, e o grafite é uma boa , jogador rodado e que pode nos ajudar. Porém ,obvio ,precisamos de mais.

    Reply
  11. 1- A culpa é principalmente do treinador e dos jogadores. Hoje o Salário está em dia e temos um CT muito melhor. Independente da peregrinação pelo Brasil, nada justifica perder para Confiança, Fortaleza e Volta Redonda. Bandeira realmente não tem pulso firme e nem sabe escolher alguém para fazer o “trabalho sujo” com os jogadores, mas culpá-lo pelos resultados pífios até aqui é um pouco de exagero.
    2- Abel é mais do mesmo. Já tentamos com Wanderley, Oswaldo, Muricy e agora iríamos no mesma linha trazendo o Abel. Por favor, tenhamos um pouco mais de coragem! Ou podemos tentar o Diniz ou alguém de fora com menos prestígio (Sampaoli, o meu preferido, realmente é muito caro). Vejam o exemplo do Bauza no São Paulo, pegou um time mediano e está na semifinal da Libertadores, sejamos ousados.
    3 – Caetano fica.
    4 – Para auxiliar o Caetano colocaria o Marcos Braz. Fez bom trabalho em 2009, tem bom diálogo com os jogadores e parece saber exercer a cobrança que falta hoje.
    5 – Vaz seria para compor elenco mas não coloco muita fé neste jogador. Grafite joga fácil no Flamengo hoje, entretanto tem a mesma idade do Sheik. Acho que vale a tentativa no atacante.

    Reply
  12. Boa tarde, irmãos Rubro Negros..
    Não sou muito de ficar olhando no retrovisor (só quando estou dirigindo, o que não e o caso)… Ficar falando de erros é fácil. É a mesma coisa que comentar jogo após ele terminar ou analisar se foi impedimento ou penalti após ver o lance UM MILHÃO de vezes.
    O que precisa ser discutido são as ações para tirar o time desta situação. Não entendi pq o Kleber Leite, como ex-presidente, não esteve na reunião de ontem. (Se esteve, me desculpe, é que não vi nada a respeito)
    O Flamengo precisa, sim, de mudanças. Dentro e fora de campo. Fora, ficaria feliz em ver o ex-jogador, LEONARDO, assumindo o futebol do Fla. Mas com autonomia, nada de Conselho Gestor. Dentro de campo, me parece que o Rafael Vaz já está acertado e falam em um zagueiro estrangeiro. Quanto a Grafite, sou mais o Imperador Adriano. Sei que alguns vão dizer que ele é um ponto de interrogação (?). Mas quem garante que Grafite vai dá certo? Prefiro o Imperador que tem sangue Rubro Negro nas veias. E traria um 10, Montillo, que já esteve com os pés na Gávea.
    Sobre o técnico, se Muricy continuar, que deixe o 4-3-3 dele lá na Espanha. No Fla não dá, já está mais que provado com os jogadores que lá estão. Se ele não puder continuar, ficaria na realidade de Abel Braga ou na aposta de Fernando Diniz.
    Sobre o time, me lembrei do Fla de 2001, com Zagalo. Ele montou um meio campo no estilo LOSANGO: Leandro Ávila fixo na cabeça de área; Beto pela direita e Rocha pela esquerda com Petkovic solto, se aproximando dos dois atacantes. Não dá para fazer com Cuellar fixo; Arão pela direita e Mancuello pela esquerda e Alan Patrick livre, encostando nos dois atacantes? Acho que é só questão de encaixe.
    SRN!!!

    Reply
  13. 1-Culpa total do Eduardo Bandeira. Ele é o chefe, o regime é presidencialista, ele quem contrata (ou na tese deveria ser). O resto da lista foram incompetentes. Mas que os colocou ali. Na Tese Eduardo Bandeira.
    2-Olha a muito tempo não treina time nenhum aqui no Brasil, o ultimo foi o Inter em 2014 (Fechou c libertadores com um plantel razoavél). Na teoria seria um bom nome, mas depois do murici sei não. E o Flamengo nunca deu certo com nenhum técnico de nome> Os vitoriosos: Coutinho, Carpegiane, Carlinhos, Andrade, enfim todos que conheciam bem o Flamengo, entao deveriamos começar a olhar com bons olhos o Zé Ricardo do sub 20.
    3- Sim. O trabalho no geral não é bom e não lhe é permitido também trabalhar. O Flamengo não entendeu o que é um homem forte de futebol nessa gestão. Me lembro do Márcio Braga em 2005 quando o presidente Kleber foi o homem forte do futebol; Ele foi bem claro em sua entrevista: futebol?? pergunte ao Kleber Leite a responsabilidade é dele.
    De pontos positivos, conseguiu emprestar muitas gente ruim, conseguiu fazer muita economia na folha de futebol. Negativos, por ter raiz gremista, sempre faz negócios péssimos com o
    Grêmio. (Pará, Bresan, Fernandinho) até agora nenhum que salve.
    4- Não indicaria ninguém, pois de que adianta ter um executivo, homem forte do futebol, se ele não tem autonomia para fazer nada. O que teria que mudar, seria a forma de gestão e autonomia para exercer o cargo. Do jeito que é hoje, ai..é perder tempo e dinheiro.
    5- Duas piadas de péssimo gosto né. Um é reserva do VAsco, reserva mesmo que é zagueiro, mas só joga bem no ataque. Se for pra ser atacante, até poderia ser uma boa aposta, como zagueiro, é brincadeira né. Grafite, tenho acompanhado diversos jogos do Santa Cruz. O destaque mesmo é o Keno, esse é veloz, habilidoso e que faz as jogadas. Grafite 37 anos, muito paradão, tá me lembrando o Marcelinho Paraiba quando veio para o Flamengo. A meu ver não seria a aposta ideal.Sinceramente, não traria nenhum dos dois.
    Flamengo precisa de gente que resolva, de coragem, de habilidade em contratações de impacto, para vestir a camisa e resolver.
    Enfim ; sinceramente lá vem mais um pacotão de reformas, totalmente furado.

    Reply
  14. Muito boa as ” polêmicas ” da semana.

    1 – Não posso ser falso nem hipócrita. A culpa é de Eduardo Bandeira de Melo, nosso presidente em quem eu votei.

    Eu apoiei e fui um dos mais radicais defendendo essa filosofia.

    Filosofia essa que hoje entendo que amarra o clube. Portanto não posso culpar ninguém alem do presidente.

    No entanto afirmo e mais uma vez repito que, de forma alguma concordo com a ruptura da atual filosofia até porque trouxe muitos benefícios para o clube, mas acredito piamente que precisa ser reajustada e readequada a realidade da crise que se espreita logo ao lado.

    2 – Abel é um bom nome. Entre os disponíveis, sem dúvida, uma bela opção. (Faço minhas, suas palavras)

    3 – Rodrigo Caetano ficou entre o mar e o rochedo. Na falta de sintonia total, o seu trabalho foi prejudicado. Pode ser que eu esteja equivocado, mas os “dirigentes profissionais” têm mais apego ao emprego do que propriamente respeito à profissão deles. Se, por todos os motivos aqui já apresentados, Rodrigo Caetano não teve autonomia para desenvolver o seu trabalho, deveria ter pedido o boné. Se tivesse feito isto, teria ajudado a si próprio, e ao clube.( Também concordo piamente com a sua linha de raciocínio. Mas como eu acredito que Rodrigo foi boicotado pela filosofia implantada, não posso julgar com tamanha certeza, se de outra maneira fosse, seu trabalho renderia mais e melhor.)

    4 – Atualmente dentro da filosofia atual, não vejo ninguém que se encaixe nesse mesmo posto. Dentro dessa filosofia, acredito que Fabio Luciano possa ajudar meramente nesse intercambio entre jogadores e diretoria, e nada além disso. Basicamente um Lugano fora das 4 linhas.

    5 – Sempre afirmei, e repito, que o erro na ação deve ser perdoado. Na omissão, nunca. Portanto, acho válida a tentativa com os dois jogadores. A primeira, emblemática, cutucando o rival que nos tem atormentado ultimamente, pela competência dele, somado à nossa incompetência. E, Grafite, se for para um contrato somente até o final do ano, ante a enorme carência de talentos, por que não? ( Só acrescentaria mais um zagueiro nesse miolo. Até pq, no dia de hoje, Donati parece também estar nos planos mesmo com a chegada de Vaz.)

    Reply
  15. O Presidente conseguiu o respeito de todos (aí incluídos a imprensa esportiva), batendo de frente com a CBF, com a FERJ, promovendo uma excelente gestão administrativa, com o saneamento das dívidas e a retomada do ninho do urubu ( nos deixava muito atrás dos outros gdes clubes brasileiros). Ficou faltando o estádio.
    Aí começaram nossas dúvidas. Muita incompetência! Não era possível, disputarmos um brasileiro sem casa!
    Mesmo assim se reelegeu com o apoio de praticamente todas, nossas mais importantes lideranças.
    A porcaria toda começou, ou melhor, fedeu, com sua aceitação em chefiar a delegação brasileira nos EUA. Quem o respeitava passou a desconfiar, e com razão, de seu caráter.
    Sem respeito não se chega a lugar algum, e somado a isso, os desmandos já tão citados aqui no DEp. de Futebol, com tantos mandando e ninguem decidindo, não resta a menor dúvida. A culpa de nossa desorganização é toda do presidente!
    E digo mais, se ele quiser salvar o que resta de sua credibilidade, que cancele essa sua ida aos states, tenha a humildade de se reunir (e Ouvir) as opiniões de figuras experientes do Flamengo, tipo Kleber e Márcio Braga, e outros, claro, e tente pacificar nosso sempre tão caloroso caldeirão.
    Para técnico caso Muricy não continue, fico com a opinião do grande Egon: Fernando Diniz, que representaria inovação e também um pouco de psicologia. Nossos jogadores precisam muito de reforço na moringa!
    SRN

    Reply
  16. Caro Kleber,
    Mas e as mudanças que a diretoria faria a partir de segunda, hoje a informação do globoesporte é que o Caetano continua.
    Lembro me da sua frase, cometer erro é normal, mas permanecer no erro é?

    Abraços!!!

    Reply
  17. 1 – Em primeiro lugar do treinador. O presidente colocou ele lá quando 95% da torcida concordava. Ele desde novembro sabia que ia treinar o time. Apoiou todas contratações e não negociações de Everton e Cirino por exemplo. Caberia a ele se desfazer de Gabriel, Marcio Araujo, Wallace, entre outros. Se ele pode dizer que deixou os demais disponiveis para ser negociados e RC não negociasse aí sim poderiamos passar pra uma nova esféra de comando. Mesmo tendo o elenco que ele quis, insistiu em montar o time em cima da tática e não a tática em cima do time. Que vá com Deus.

    2 – Não gosto de Abel, nunca gostei, limitado a elencos estrelados. Fernando Diniz, Milton Mendes, Sampaoli (Utopia)… Ou seja, pensar fora da caixinha, Renato Gaúcho, ou um de fora como o Cruzeiro fez e foi buscar o Paulo Bento. Entre o incerto e a Garantia da mediocridade eu sempre escolheria o incerto!!

    3 – Não deveria, como não foi. Vendeu o Wallace por 3,5 milhões kkk já se pagou por muito tempo. Negocia muito, encontra jogadores, teria negociado Everton, Cirino, Gabriel, Wallace por 5 milhões no inicio do ano se Muricy tivesse permitido. Achou um monte de nomes, mas se não liberam as finanças não pode cair sobre ele a culpa das não contratações.

    4 – Leonardo, Fabio Luciano, melhor mesmo seria não tirar. Só de ouvir falar em Pelaípe já penso em acompanhar o Fla do Piauí como disse o Egon.

    5 – Rafael Vaz tem bom jogo aéreo, no momento é o maior defeito de nosso time tanto defensiva quanto ofensivamente. Certeza de que será a solução não temos. Fabio Luciano foi muito criticado quando contratado em “Fim de Carreira” também. Paciencia. Com certeza não é o único nome e Juan não aguenta o campeonato todo. Ou seja, que seja pra subistituir Juan e o outro quando suspensos, poupados ou lesionados, é uma boa opção. Acho que ele surpreende e acaba virando titular no decorrer do campeonato. A torcida do Fla gosta de entrega e de raça e isso ele tem.
    Grafitti, ótimo, dificil trazer mas se trouxerem é uma excelente contratação. Não só pela fase. Por onde passou no Brasil foi destaque. Diferenciado. De longe melhor que Kayke. O problema é que enxergam o Kayke ficando como banco do Guerrero e enxergam o Graffiti vindo pra titular. 2 pesos e 2 medidas. Como titular. Muito melhor Grafitti que Kayke, se chegar pode negociar o Guerrero e investir tudo que ganhar nele em algum camisa 10 de responsa.

    Reply
  18. 1 – Todos. Ninguém governa sozinho. Um clube não se faz em nome de uma pessoa só. Pode ocorrer grau de responsabilidades diferentes, mas todos acertam e erram juntos.

    2 – Fernando Diniz do Audax. O Flamengo não tem sido feliz com treinadores de renome. Gosto do Abel, mas gostaria de ver esse rapaz treinando o Flamengo.

    3 – A resposta da primeira pergunta responde parcialmente essa questão. Ele tem sua parcela de responsabilidade, mas não é o único culpado. Nunca teve autonomia, portanto, não é o responsável pelo insucesso do time.

    4 – Se não o considero o responsável pelo momento vivido pelo clube, não o trocaria por ninguém. Acredito na sua lealdade e sinceridade no seu trabalho. Deixem-no trabalhar.

    5 – Falaram em Cleber, Donatti, Lollo, Dedé e quem realmente vem? Um reserva do Vasco. Nem vou comentar isso.
    Grafite, pode ser útil pois mandaram o Kayke embora e não deixam o Vizeu jogar para não “queimá-lo”. Mas um ataque com Grafite e Sheik só aguenta meio tempo. Dois vovôs em campo é duro de aguentarem 90 minutos.

    Reply
    • Mais uma vez, 2 pesos e 2 medidas.
      Lollo, Cleber, Donatti, Vem com os 2 milhões pra ser titular.
      Vaz vem de graça pra compor elenco.

      Assim como estão comparando Kayke com Grafitti. Kayke não é e nunca foi pra ser titular do Flamengo. 8 milhões tá ótimo. Foi bem.

      Reply
      • Rick,
        Também achei a venda do Kayke sensacional, assim como a do Brocador (em que pese o calote). Dois jogadores andarilhos que viveram seus minutos de craque, típicos “jogadores de temporada”.

        Por falar nisso, até que estão vendendo bem, ao contrário do passado, pois ainda conseguiram 3,5 milhões no Wallace… Essa notícia maravilhosa é comparável com a contratação de um grande craque nível Messi e CR7. Kkkkk

        Reply
  19. Quem pode nos salvar? Olhando o “tal” do zagueiro equatoriano (Mina?)que estão falando que a diretoria está querendo contratar.
    Meu Jesus, podem preparar para sofrer. Esse é pior que o Wallace dez vezes.
    Esse núcleo de observação que monitora essas contratações não deve entender nada de futebol.
    Uma verdadeira MINA…
    Desisto!

    Reply
  20. Acho que devemos listar primeiro os erros do Fla nesse início do ano:
    1-Estadio:Todos times do Rio conseguiu se arranjar pra jogar no Rio e o Fla inexplicavelmente ficou reclamando e não se mexeu
    2-Murici:Definitivamente a visita do Murici ao Barcelona foi muito ruim
    para o Flamengo e pro próprio treinador,os times do Murici eram mais organizados defensivamente e esse ano Ele não se importou muito com a defesa ,,sempre preocupado com o ataque.
    Elenco:Se vcs forem prestar atenção o elenco do Fla nao tem jogadores acostumados a titulos(exceção de Juan e Sheik),vamos pegar o time titular -PV nunca ganhou n
    Carioca,Jorge e Rodinei também não e Leo Duarte está começando ,no meio Arao jogou no Corintians mais estava começando e ano passado ganhou uma segunda divisão (que eu não colocaria em Meu curriculum),Mancuello e Cuellar nunca ganharam nada em seu país ,Guerreiro é um caso inexplicável ,a bola está atrapalhando ele,parece que nunca jogou bola tamanha falta de intimidade com ela ,e pelo que sei jogou no Hamburgo na Alemanha que não chega nem próximo de uma liga Europa,veio para o Brasil e conseguiu ganhar seu único título de expressão ,porém em apenas dois jogos com tiro curto,no jogo contra o Sport vi o time sem gana de vitória ,com um a mais e pra eles estava bom,se o Fla tivesse metido uns 4 vcs podem ter certeza que a pressão tinha diminuído um pouco,tá faltando a esse elenco ambição e isso não dá de comprar vc nasce com ela,o que acha Kleber e amigos?

    Reply
  21. Prezados,parei em Abel Braga, péssimos trabalhos nos ultimos anos. Outro tiro no pé da nossa diretoria. Melhor que ele temos aos montes> Fernando Diniz, o nosso sub-20 Zé Ricardo(sempre demos sorte com os da casa). Estas sõa apostas certas, sem gastar muito, e lembrar como alguns clubes estão dispensando certos jogadores, deveriamnos fazer o mesmo com: Sheik, Gabriel, Msrcio Aruajo, Cirino e Guerreiro.
    Sds

    Reply
  22. Vamos lá.
    1º-Treinador c/ os jogadores:Muricy após a enfermidade não é mais o mesmo, me passa a impressão que tem medo de se exaltar de demonstrar que ainda tem paixão pelo jogo.Provavelmente está tomando alguma medicação para se estabilizar emocionalmente. E dos jogadores pela falta de liderança no grupo por aceitarem o esquema de jogo pelo o qual não se adaptaram.
    Abel?Sinceramente no que se refere a treinadores tops de linha acho todos muito parecidos.Mais se tivesse que investir eu escolheria o RICARDO GOMES o time é compacto e marca com intensidade para recuperar a bola,tem saída para o ataque muito rápida além de ter várias jogadas para conclusão.Infelizmente o time dele não tem um atacante de expressão.
    3- Rodrigo Caetano não joga e não acho justo tê-lo como “boi de piranha” certamente as atribuições deles foram definidas e ele as executa.
    4-Se tivesse que sair escolheria Izaías Tinoco
    5-Rafael? Hummm bom pelo alto, mais é fraco no combate direto marca mal…
    6-Grafitte,Brocador … Qualquer um é melhor que o “Poste”ele no Timão não era artilheiro porque seria no FLA ao analisar o jogador com emoção e não com critérios técnicos dá nestas doideiras que todos nós embarcamos rs.
    Seria melhor contratar um pivô de seleção brasileira do futsal rs

    Reply
  23. 1 – A culpa com certeza é de quem avaliou e aprovou Cirino, Sheik, Gabriel, Mancuello, Pará, Chiquinho e Fernandinho. A culpa é de quem não conseguiu armar sequer uma jogada tática ofensiva e além disso deixou o time exposto defensivamente e tomando gols de adversários fraquíssimos. Eu que sempre admirei o trabalho vitorioso do Muricy, fiquei decepcionado. Ele parece aquele craque que brilha em outros times e chega no Flamengo sente o peso da camisa. Tive certeza que ele é o culpado na entrevista que deu após o jogo contra o Sport, disse a seguinte asneira: “Nós fomos ousados em muitos jogos e perdemos todos. Todo mundo acha bonito como o Flamengo joga, e jogam nos nossos erros. Agora não. Agora vamos jogar para ganhar”. Como assim? ousadia em qual jogo cara pálida? só se na cabeça dele tocar a bola p lado e p traz, ter 70% de posse de bola, sem objetividade, e perder o jogo significa ousadia. Outra coisa, quem estava achando bonito o jeito do Flamengo jogar? me aponte um jogo! alucinação pura!!Totalmente fora da realidade!! e finalmente ele concluiu que: “Agora vamos jogar para ganhar”. Estavam de sacanagem antes então? o que adiantou ficar cinco meses jogando daquele jeito sendo eliminado e humilhado p mudar agora p Brasileiro. É muita incoerência, demonstrou estar totalmente perdido, ultrapassado. Ele é o culpado. Desejo que se recupere e vá tentar a sorte em outro lugar. No Flamengo não deu liga, a camisa pesou. UMA DECEPÇÃO.

    2 – Abel já conhece o Flamengo e acredito que para suportar a pressão inicial e fazer o time jogar melhor é um bom nome.

    3 – Rodrigo Caetano não tem autonomia nenhuma, só serve p tomar pancada. Mas acho ele azarado, caiu com o Vasco….manda embora só p afastar o carma..rs

    4 – Não é um nome que vai mudar, tem que mudar a estrutura. Qualquer um sem autonomia não vai produzir nada.

    5 – Grafite é uma boa, muito melhor que o Guerreiro. Esse Guerreiro é pior que o Alecsandro do Palmeiras. Temos que nos livrar dele, peso morto. Não dá para confiar em atacante que tem medo de cobrar penalty. Ridículo, sem sangue. Pelo dinheiro investido foi o nosso maior mico.

    Reply
  24. O Dolar !!! Esse é o grande vilão.

    Trazer bons jogadores da Europa está 4 vezes mais caro que sempre foi e até os jogadores sulaméricanos MEDIANOS estão INFLACIONADOS pelo dolar alto.

    Contratar BONS jogadores ñ está fácil. Ainda mais para um time que ñ disputa a Libertadores esse ano.

    Após o Euro qualquer TIMECO da europa consegue compar os melhores que tem por aqui.

    Se guerreiro sair talvez pinte o PATO ! Pelo menos ñ teriamos o desfalque constante por convocaçoes.

    Reply
  25. 1) Pela ordem: Presidente, porque não tem comando; VP de futebol, omisso; e técnico, por não ter dado padrão de jogo;
    2) É um bom nome, mas milagre não faz: sem ovos, não tem omelete;
    3) Não;
    4) Ninguém;
    5) Rafael Vaz vi muito pouco, não posso julgar. Grafite, numa emergência até pode ser, mas não acredito que venha. Quase ex-jogador em atividade, querendo se aposentar perto de casa.

    Reply
    • Caso ñ o encontrem podem trazer o RATINHO eles são praticamente sózias. Ninguem vai nem perceber. kkk

      Brincadeiras a parte. É um bom nome especialmente em momentos de crise.

      De qualquer forma o RENE tem café no bulhe.

      kkkkk !!!!
      .

      Reply

Comente.