Estamos na briga

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Uma quarta-feira entre amigos queridos, diante da TV e, pedindo a Deus por uma vitória do Mengão, pois se assim não acontecesse, com a mais absoluta certeza, o jantar que viria depois, apesar da amizade e do carinho entre todos, seria um desastre, ou melhor colocando, um velório…

Ganhamos!!! E, quando se vence tudo flui melhor, as almas se aconchegam, o bom humor é a tônica…

Durante o transcorrer do jogo, Dr. Luiz Guilherme Barbosa criticando, não a escalação, a postura tática do time ou, qualquer atuação individual. Incomodava ao meu amigo o visual do nosso goleiro. Como havia bom humor permanente, Pará foi batizado por ele como filho do Muralha. Realmente, tirando a barba, há uma certa semelhança, descontando-se, claro, a diferença na altura.

Meu afilhado Roger Flores chegou no intervalo do jogo, muitíssimo bem acompanhado. Aliás, sua companheira, que pela doçura, simplicidade, educação, ternura e beleza, ainda adora futebol e idolatra o gol, só poderia mesmo trazer bons fluidos… E, nesse clima de amor, carinho e amizade, vimos o Mengão somar três pontinhos.

Aqui pra nós: Se fizermos o dever básico de casa, qual seja o de errar com parcimônia, ou seja, não ir além do limite normal do equívoco, seja dirigindo, contratando, escalando, jogando e convivendo, aposto todas as minhas fichas que dá para permanecer no G4 e, assim terminar o campeonato.

O time do Inter parecia o América dos anos 60, com o famoso “tico-tico no fubá”… Toca ali, recebe aqui e, de objetividade, zero. O nosso futebol não foi brilhante, porém, infinitamente mais objetivo. O resultado de 1 a 0, aliás, a goleada de 1 a 0, foi mais do que justa.

Hoje, o coletivo funcionou. O treinador foi feliz. Hoje, como deveria ter ocorrido no domingo, quem substituiu Ederson, foi Éverton. Com isso, o meio campo não sucumbiu e, ganhamos o jogo.

Durante a partida, houve uma unanimidade de opiniões com relação a Marcelo Cirino. Jogador que tem limitações técnicas, porém muito agudo e veloz. Roger lembrou do Búfalo Gil que, com as mesmas características teve a sorte de jogar com Rivelino, que o deixava toda hora na cara do gol. O meu amigo Luiz Gilherme foi mais longe e lembrou de Paulo Borges, naquele timaço do Bangu na década de 60, que tinha um gênio chamado Parada que fazia a estrela de Paulo Borges brilhar.

Outro ponto positivo do time foi a disposição dupla. Em jogar pra ganhar, com garra e, a disposição tática. Brigamos o tempo inteiro pela bola e, taticamente – principalmente defendendo – um show!

Tenho sido aqui, algumas vezes, criticado por ser otimista demais. Cada comentário para mim é motivo de reflexão. Aprendi a ouvir e, entender que as soluções da vida, por melhor que sejam as minhas intenções, podem sim, passar ao largo dela. Com tudo isso, vou arriscar: Se ninguém remar contra, ou seja, se direção, comissão técnica e jogadores, fizerem o que lhes compete, se não pisarem na bola de forma grosseira, não há como não ficar entre os quatro. Confesso que estou animado…

O soninho de hoje será muito bom. Ganhar, é muito bom…

1 Comentário

    • Eu traria o Adrian, acho que ele agregaria hoje. Ele mais maduro e com alguma experiência internacional e o Flamengo mais organizado dentro e fora de campo, bem diferente de sua época.

      Reply
  1. Devo dizer que torço muito pelo Vizeu, mas mesmo sem fazer gols o Guerrero dá outra cara ao nosso ataque. Combate mais, se movimenta mais, faz o pivô, enfim é muito mais participativo.

    Sobre o jogo, eu vi o Flamengo dominando do início ao fim, sem exageros. O problema está na hora de botar a bola na rede. Não vi estatísticas, mas devem ter sido umas 20 finalizações para apenas 1 gol. Precisa ser corrigido. Mas aos poucos vamos melhorando, evoluindo, já vi o Éderson mais lúcido… Só falta agora achar espaço pros gringos no time.

    Que venha o Corinthians!!!

    Reply
  2. Kleber, foi um boa vitória sem dúvida, o time perde muitos gols, isso pode ser fatal! O destaque negativo foi mais uma vez o Cirino, passa mal a bola, chuta mal, conduz mal, sinceramente não dá!
    Qto ao Muralha (visual de padeiro talibã), com a magnífica genética da Sr.a Muralha em casa, é impossível que Pará seja filho do casal, ao menos que nosso goleiro tenha conhecido alguma senhora do Bonde da Stella…

    Reply
  3. Bom dia! Gostei da armação tática, do empenho e, sobretudo, da postura defensiva. Defesa impecável, o que dificulta o adversário. Mérito do Flamengo. Sobre o Cirino, precisamos entender que sua característica é a velocidade, arma para contra-ataque. Sem um lançador, fica difícil aproveitá-lo, e nosso meio de ontem não tem esta característica, ao contrário, carrega demais a bola. Aliás, única atuação destoante ontem, Alan Patrick: inoperante, displicente e pouco objetivo.
    Sei não, nossa defesa encaixou. Fico pensando se nossa prioridade seria o Donati. Já temos as subutilizações de Canteros, Cuellar e Mancuello. Seria mais um? Precisamos de um meia mais criativo, que faça a bola correr e de um segundo atacante que preocupe a defesa contrária. A não ser que o Thiago Santos desabroche.
    Mas, uma coisa é inquestionável: melhoramos muito, estamos progredindo. Méritos para o comandante!

    Reply
  4. Quem se movimentar melhor na janela de transferencia coloca uma das mãos na taça.
    Com o FLA se equilibrando cada vez mais financeiramente e os demais precisando VENDER ou se ENDIVIDAR para MANTER ou CONTRATAR cada ano viremos mais fortes e mais, e mais …
    Voaremos cada vez mais alto. É o URUBU-REI sendo TURBINADO para voar alto. Sobre tudo e todos, SOBERANAMENTE.
    Eu sou só otimismo.

    ……

    Vem DIEGO. Seu lugar está desenhado nesse time.

    Reply
  5. Kleber,
    Você é um eterno otimista, ou melhor um grande rubro negro!!!
    Não veja em nossos comentários apenas críticas às suas posições, também somos rubro negros, também otimistas, mas não podemos nos deixar levar por momentos de alegria… Estamos há 4 anos sofrendo, esperando o resgate financeiro do nosso Mengão, não dá mais para aguentar “calado”, precisamos externar o que estamos sentindo e esse seu veículo é um meio para tal, pois, infelizmente, hoje nem temos a nossa especial tribuna, que é o Maracanã…

    Sobre o jogo de ontem, muito boa vitória, mas continuo afirmando que Rafael Vaz não pode ser titular, parece que o Danatti vem aí, e com isso teremos uma ótima zaga com Revér / Juan e Donatti. Também não podemos deixar de citar, que o Márcio Araújo não pode ser titular e ainda que o Ederson não consegue estar no mesmo nível dos demais, inclusive fisicamente, dificilmente ganha uma dividida. Por último, que partida do Gerrero, prende a bola na frente como poucos, minha única dúvida é saber se ele está jogando bem assim, só para ser vendido ?!?!?!?
    SRN

    Reply
  6. Nada melhor que uma sondagem REAL do futebol europeu para fazer GUERREIRO brigar melhor em campo eim !!!
    Agora ele tem 2 excelentes motivos para deslanchar; a briga pelo título e a sondagem do futebol espanhol.

    Reply
  7. Caro Kleber! Ganhamos e subimos! Subimos na tabela e no aspecto psicológico. Ontem, duas coisas me preocupavam: Arão e Vaz. Que nada, foi tudo muito bem. Percebam, que hoje temos uma entrega maior e uma postura tática que não nos permite sufoco, dai, a grande generosidade do Flamengo com o Fluminense para perder aquele jogo. Jogamos bem e continuamos a perder gols, pior, seria o contrário. Estamos criando e atacando e o bloqueio defensivo fez o Muralha apensas assistir o jogo! Estamos conquistando um maior volume de confiança. O Flamengo está com uma luz a sua frente e o Zé Ricardo, já havia dito em post bem anteriores, já está efetivado.
    Fiquei feliz pelo Ederson e acho que a sequencia poderá ajudá-lo na sua real desinibição. O ser humano precisa se sentir confiante. Quanto ao Marcelo Cirino, ontem, ele foi taticamente muito valente. Lógico, que peca em algumas coisas, mas, com sequencia, imagino que pode se confirmar titular, mesmo, que muitos o critiquem. A velocidade pelo lado direito com acerto de passes e jogadas de tabelas bem feitas, pode ser um verdadeiro caminho do gol. Gostei do time! Estou gostando do time e espero evoluções.O vento parece soprar a nosso favor.
    SRN!!!

    Reply
  8. Bom dia caro Presidente,

    Como é bom vencer.

    Na verdade Cirino não tem limitações técnicas não. Ele é muito burro mesmo. Já insistimos tanto, tivemos tanta paciência, e definitivamente, foi o único que destoou do time ontem, alias, como sempre. Não pode ser titular do Flamengo.

    Mas como venceu, estamos em festa. Se chegarmos assim qdo o maraca estiver aberto, que nos segure!!!!

    Reply
  9. Odebretch, Canvendish, Eike, Cabral, todos presos ou a caminho da prisão. Conspiraram contra o Flamengo e se deram mal. Estou achando que o Maracanã esta caindo no colo do Mengão ou da dupla Fla-Flu. Ninguém melhor que o Mengão pra administrar o estádio.

    Reply
  10. Rumo ao Hepta!!
    Estamos no G4, apesar de jogar todos os jogos fora de casa ou em campo neutro, Apesar das críticas e reclamações contra diretoria, técnico e jogadores. Estamos no G4!!
    1- A Diretoria, apesar dos erros passados, contratou muito bem recentemente(Réver, Rondinei, Vaz, Cuellar, Mancuello, Arão) e ainda promoveu o ZR.
    2- O ZR conseguiu arrumar o time taticamente.
    3- O time fechou com o técnico, pois está brigando o tempo todo.
    Para chegarmos Hepta só falta a torcida abraçar o time, fato que só acontecerá com a reabertura do Maracanã em outubro. O Vaz fez outra ótima partida. Melhorou em 100% a saída de bola do Fla!
    Kleber, assim como vc também sou um otimista, pois não vejo nenhum time superior ao nosso. Temos que tomar cuidado com o Atlético Mineiro, Palmeiras e São Paulo.
    Creio que o verdadeiro espírito do torcedor está em saborear as vitórias e lamentar as derrotas e não criticar nas vitórias e nas derrotas!!
    FLAD+ vc é um excelente comentarista de futebol!!!
    Helder e Egon, espero vcs em outubro na arquibanca do Maracanã para que vcs possam presenciar a emoção vencendo a razão!!
    Rumo ao Hepta!!!!

    Reply
  11. Caro Kleber, vitória de um time que joga jogo a jogo, se doa ,provavelmente o grupo de jogadores esta fechado com o Zé Ricardo, pontos pra ele. To pressentindo uma vitória em Itaquera, caso isso aconteça embalamos de vez!!!SRN

    Reply
  12. Presidente, para ser sincero estamos vendo o quanto o futebol brasileiro está fraco. O quanto o nivel está baixo. Flamengo tem um time muito, mas muito mediano. Um time onde Márcio Araújo é titular já da pra ver a qualidade e está entre os 5 primeiros do brasileiro e não está melhor por erros que ninguém comete, da pra ver o nivel desse brasileiro. Quanto ao jogo, a considerar a coletividade do time, muito mais compacto, muito mais participativo, um time que marcou tão bem que não conseguiram chutar uma única bola no gol do Flamengo. na marcação as linhas bem próximas dificultando ao máximo a ação adversário. (Ponto para o Zé Ricardo). Se o Flamengo tem atacantes minimamente qualificados, o jogo de ontem seria fácil, fácil: 4×0. Mas esperar mais de Cirino, Everton, Ederson e do nosso bravo Guerrero que por sinal melhorou muito é pedir muito. Gostei muito da zaga ontem novamente e sinceramente tirando a vacilada contra o Fluminense esse Rafael Vaz pode ser sim um excelente zagueiro. Um fato a considerar: É uma covardia com os jogadores o que essa diretoria fez obrigando a jogar todos os jogos fora com viagens todos os dias. Outro fato a analisar: Porque não Cariacica? Muito mais perto e muito mais aconchegante que Brasília, que não tem nada haver com o Flamengo. Até nisso o Murici foi muito mal. Enfim de 1×0 em 1×0 vamos nos afastando do risco…e sonhando…

    Reply
  13. A torcida do Mengão ontem no ES ressucitou os gritos de “mengo, mengo, mengo…” dos anos 80, grito este que sempre empurava o time a jogar com raça e pra frente. Sou a favor de tirar os jogos do Raulino e colocar no Cleber de Andrade. Dá mais renda, a torcida é participativa todo jogo e não é longe.

    Reply
  14. Apenas para se resgatar uma verdade histórica, o “tico tico no fubá” do América foi lá pela década de 1940 e não na de 1960. Falta atacantes. o time está MUITO bem arrumado em campo, ao contrário dos tempos de Muricy, o Flamengo é hoje um time organizado e com padrão tático. Falta poder de fogo, não temos atacantes e meias confiáveis, o Cirino é uma “anta” e a grife Guerrero não passa de um belo “zagueirão” ao desserviço do time rubro-negro. Domínio absoluto, sistema defensivo quase intransponível, mas com Cirino, Guerrero, Ederson que ontem marcou seu primeiro gol na temporada, Alan e seus lampejos, Sheik, Gabriel, Fernandinho etc é pouco, mesmo neste campeonato sofrível tecnicamente….ainda precisamos de reforços para o setor ofensivo…

    Reply
  15. Foi uma vitoria segura. E o mais importante , ganhamos de um time que vai brigar em cima da tabela. Evidente , que o time esta melhor taticamente, houve evolução. Claro que o elenco é fraco. Mas dentro da mediocridade do futebol brasileiro, com seriedade e vontade podemos brigar em cima da tabela. Embora penso que nossa meta principal seja livrar o rebaixamento. Se tiver um meia de talento, com Juan sem contusões e um atacante mais incisivo( Cirino é fraco demais), poderemos ir até o G4. Não podemos negar, com M.Araujo a marcação no meio campo melhorou e liberou mais o Arão. Detalhe:insisto que precisamos encaminhar o A.Patrick para o Alcoólicos Anônimos, esta jogando bêbado !

    Reply
  16. Sinceramente o que valeu mais uma vez foram os 3 pontos.

    Continuo achando (digo tendo a certeza) que o time é desequilibrado.

    Gostaria muito de ver uma zaga com 3 zagueiros. ( Juan, Rever e Vaz) e o meio campo com Arão, Mancu, A.P., Ewerton e Rodnei.

    Ou talvez num 3-6-1 onde o meio poderia ser Márcio Araújo Arão, Mancu, A.P., Ewerton e Rodnei.

    Reply
  17. “Pausa na corneta”
    Não tem esse papo de críticos irascível do Zé Ricardo…Ninguém vai ser chapa branca com o cara só porque ele parece boa pessoa, tem boa aparência. Se virou mê mê de alguns, isso eu não cordo! Acertou, elogiamos…Errou, criticamos…E o Zé é assim, tem que acertar mais do que errar, ele não tem estofo de um grande treinador, então tem que acertar. Só acho o seguinte, ainda esta faltando uma estrela de sorte ao Zé, precisa ter mais sorte tbm, os gols que o time perde, não é brincadeira não.

    Reply
  18. O duro é conseguir agradar a todos.
    Não tem como, é humanamente IMPOSSÍVEL!!!
    Basta ler os comentários para perceber que cada um tem ma opinião diferente em cada situação.
    Louco o treinador, louca a diretoria que for TENTAR agradar a todos.
    O CORRETO é seguir as suas convicções e até que os resultados provem o contrário, o time está no caminho certo.
    Para quem iniciou o campeonato sem padrão tático, sem um time esquematizado, com seus compartimentos distantes, hoje percebemos, CLARAMENTE, que temos um TIME….
    A Itália despachou a Espanha com um esquema que muitos aqui criticaram, quando o Flamengo usou em determinados jogos, após está vencendo.
    O Corinthians cansou de vencer jogo por 1 x 0.
    Por que NÓS não podemos, também??:
    Eu continuo acreditando, mais ainda.
    E domingo temos todas as chances de vencer o Corinthians, em São Paulo, e entrar de vez no G-4.
    Carlos Egon, saudade dos comentários do AMIGO…
    SRN!!!

    Reply
  19. Caro Kleber, ficou evidente que Cariacica é uma casa melhor que Brasília ou Volta Redonda, concorda?
    Canta a bola para a diretoria, fica apenas a 50 minutos do Rio e lá temos uma torcida que apoia.

    Reply
  20. Já temos treinador. Acho que esse assunto está morto.

    Até o Cirino tem jogado bem e gostei dele ontem no jogo apesar de afoito na hora de finalizar e sempre insistir em se jogar ao invés de concluir.

    O problema de Cariacica é que só cabem 20 mil pessoas e se o Flamengo for lá toda semana o público não será o mesmo de ontem, pois era novidade e não passará a ser.

    Arrisco a dizer que se o Flamengo estivesse jogando no Maracanã seria campeão brasileiro. Como toda partida é fora, vai brigar pelo g4.

    Aliás, alguém sabe quando o Maracanã voltará a sediar jogos? É fundamental para o Flamengo.

    Reply
  21. Somente brigamos pelo título e G4 se tivermos um camisa 10 de verdade, Alan Patrick não é este jogador. Precisamos de atacantes de lado que saibam passar bem a bola e fazer gols, algo que Cirino e Everton não sabem fazer. É preciso abrir o cofre neste momento é seremos felizes no final do campeonato, sem isso vamos apenas brigar pelo G4 com forte possibilidade de não conseguirmos.

    Reply
    • Quem é o camisa 10 do Palmeiras,do Galo,do Grêmio,do Corinthians?
      Camisa 10 clássico acabou no mundo todo, hj é raridade, o que vale hj ñ é mais um passe perfeito para o atacante, e sim tabelas e triangulações para bola chegar na frente:TÁTICA DO FUTEBOL ATUAL.

      Reply
  22. Acho que vi um jogo diferente de alguns aqui, achei péssima a atuação do Guerreiro, não consegue sequer chutar certo para o gol, manteria o Vizeu, assim como foi uma lastima a atuação do Cirino, eu não gosto deste jogador, acho que ele se joga em toda jogada além de ter um QI muito baixo, se a unica qualidade dele for a velocidade então é melhor contratar o Usain Bolt pois esse sim corre. O Alan Patrick não acertou nada ontem, é um jogador sem alma, o ederson é esforçado assim como o Everton, mas não passa disso. A defesa se postou bem, o meio também, mas não sei porque não sinto confiança no Muralha. Enfim, acho que o Flamengo faz certo ao manter o Zé ricardo e torço para que o Thiago Santos seja o atacante pelas pontas que precisamos.

    Reply

Comente.