Mundo novo

(Foto: Efe)

(Foto: Efe)

Assisti toda a entrevista coletiva, a primeira de Tite como treinador da Seleção Brasileira e, a impressão foi a melhor possível.

Em 2005, quando o Flamengo caminhava para o que seria a maior mancha na sua trajetória gloriosa de vida, que seria cair para a segunda divisão, mesmo desaconselhado por muitos amigos que consideravam a “empreitada” de altíssimo risco e, em função disso, um provável tiro político no pé, não pensei em mim e resolvi encarar o desafio.

A primeira providência foi pegar um avião para São Paulo e tentar a contratação de um novo treinador. Imagino que todos já tenham sacado de quem se tratava. Isso mesmo, Tite. Ao lado de Paulo Angione, à época o supervisor do departamento de futebol, após “vender o meu peixe”, ouvi Tite dizer que iria pensar.

Quando entramos no carro, a caminho do aeroporto, já estava pensando em um novo nome, pois tinha certeza que Tite iria declinar do convite. Ali, foi fácil concluir, pois diante de mim estava uma pessoa que me passou sinceridade, respeito, sensibilidade e educação. Respeito ao Flamengo, ao não negar de pronto o convite. Sensibilidade e sinceridade, para que eu dali saísse percebendo que não aceitaria. Faltou a educação. Bem, esta qualidade nasceu com ele. Tite é um gentleman.

Não tive tempo para ficar aborrecido ou frustrado, pois o Flamengo não tinha tempo a perder. O final desta historia, a mais emocionante  para mim como dirigente rubro negro, todos conhecem.

Contei esta passagem para dizer que fiquei comovido com a entrevista coletiva de Tite. Sinceridade, sensibilidade, educação, otimismo, talento, criatividade e muita emoção, o tempo todo.

Arrisco e não tenho medo em afirmar que muito em breve o mundo notará uma brusca transformação no desempenho da nossa seleção. Como me considero um ser humano espiritualizado, não poderia deixar o relacionamento humano como o item número um em qualquer situação e, nesta entrevista, Tite colocou com clareza que, sem amor, entendimento, compreensão e  carinho, não há projeto coletivo que possa ser bem sucedido, por mais talentosos que sejam os profissionais.

Muito bom ouvir de alguém, com toda a sinceridade um… “não sei” e, concluir dizendo que preferia esta alternativa por uma questão de sinceridade, e que a sinceridade seria a tônica de sua relação com a imprensa e com seus comandados.

Tite afirmou que vai interagir com todos os treinadores dos jogadores que venham a ser convocados. Isto é ganhar tempo com humildade. Se alguém já sabe tanto sobre o jogador com quem ele irá trabalhar, por que não ouvir e aplicar o óbvio?

A primeira retomada será o da credibilidade. Isto começou hoje, na apresentação de Tite como novo treinador da Seleção Brasileira.