A Grande Polêmica

JCesarBahia700Houve um belo dia, na minha segunda passagem como dirigente, em que recebi as visitas ilustres na sala da vice-presidência de futebol, de Joel Santana e Romário, respectivamente, treinador e capitão do nosso time.

Conversa vai, conversa vem, os dois defendiam a tese de que o Flamengo precisava – com urgência – de goleiro, pois, segundo eles, o então titular era bom tecnicamente, mas “chamava gol”…

Como era impossível se contratar alguém de peso da noite para o dia, a solução foi apagar o incêndio com alguém da base. O titular da equipe de juniores era Marcelo Leite, porém, na reunião com Marcos Paquetá, que era o treinador dos juniores, foi passado de modo claro que o melhor goleiro do Flamengo tinha apenas 17 anos, era titular da equipe juvenil e se chamava Júlio César.

Com o aval do treinador Marcos Paquetá de que o garoto, além de baita goleiro, tinha uma cabeça boa e não tremeria, assumimos juntos o risco, e Júlio César saiu direto do time juvenil para ser o goleiro número 1 dos profissionais. Deu tudo certo. Júlio César foi campeão da Copa de Ouro da Conmebol e campeão da Copa dos Campeões Mundiais. Mesmo assim, a comissão técnica entendeu que, pelo fato de ser muito jovem, e pelo fato comprovado dos jogadores jovens oscilarem muito, o risco de se ficar a pé de uma hora para outra era grande e, ficou decidido que deveríamos contratar um goleiro experiente e bom. Assim, Clemer foi contratado. Apesar de Clemer ter sido um bom goleiro e correspondido, não faltou quem comentasse que este fato atrasou a carreira de Júlio César.

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Praticamente dez anos depois, algo parecido. Não no gol, mas com quem faz gol.

Carlos Alberto Torres, Muricy Ramalho e o Apolinho Washington Rodrigues, criticaram a contratação de Leandro Damião que, na opinião deles, vai ocupar o espaço e quem sabe, comprometer a evolução natural de Felipe Viseu.

Querem saber o que eu acho? Que a vida de dirigente de futebol não é fácil como muitos imaginam. Primeiro, há a possibilidade de Guerrero ser transferido para o exterior ainda nesta janela. Se não está certo, mas pode acontecer, não há como criticar quem toma o cuidado de resolver agora o que não será possível depois, na medida em que a janela para contratar termina primeiro do que a janela para vender. Se esta transação está bem encaminhada ou quase certa, o dirigente sequer pode se defender com o argumento óbvio da possível negociação, pois provavelmente deixando vazar a notícia possa comprometer o negócio.

Agora, se existe a certeza de que Guerrero não vai ser negociado, são outros quinhentos… Aí, tendo Guerrero e Vizeu, gastar o suado e difícil dinheirinho contratando mais um centroavante, quando o time carece de um jogador criativo e de um muito bom atacante que jogue com o centroavante, convenhamos, seria muito pouco inteligente. Pior do que isso, seria explicar a contratação apenas para tirar um “sarro”na turma de São Januário, que já tinha Leandro Damião como contratado. Aí, o amadorismo seria imperdoável, o que diga-se de passagem, não acredito.

Ontem, alguns companheiros comentaram o tema que, mais apimentado ficou com o depoimento de Muricy Ramalho no programa do meu amigo Galvão Bueno.

Este é o dia feito para os comentários e, por coincidência, é o nosso dia da polêmica.

A bola está com vocês…

 

1 Comentário

  1. Acho que o Palmeiras possui uns cinco centroavantes e ninguém fala nada.

    Tirando o Washington, os outros como Torres, Muricy, Cosme Rimolis, entre outros, querem apenas conturbar nosso ambiente.

    Precisamos nos unir. A diretoria esta contratando vários jogadores e ao mesmo tempo administrando um passivo gigante pra colocar o Fla no caminho. Vamos apoiar!

    Seja bem vindo Damião.

    Reply
  2. Acredito que o desejo da diretoria seja se livrar do Guerrero , pois o mesmo já teve tempo mais do que suficiente pra justificar sua contratação e não o fez, pelo contrário,demonstra ser inútil e atrapalhar o time. Ano passado na sequencia de 6 vitórias ele não estava. Visivelmente joga sem vontade e se entrega a marcação . Lamento que o boato da troca do mesmo por Alexandre Pato não evoluiu, pois creio que seria um excelente negócio.

    Reply
  3. Certa a contratação de Leandro Damião, Diego, um volante de marcação, todos vêm somar. Elenco bom é campeão. Sobre Muricy, por que ele não colocou o Vizeu contra o Fortaleza e outros jogos e colocou o Ederson? Por que não colocou Ronaldo(o melhor jogador da taça São Paulo)? Falar agora que o garoto tá dando resultado é fácil, como vai dar os outros se colocarem pra jogar, ninguém pode ser pior do que Márcio Araújo. Já estou desiludido, pode trazer Guardiola que ele escala Márcio Araújo!

    Reply
  4. Concordo com o Robson, o Palmeiras tem tantos centroavantes e ninguém fala nada! Fluminense contratou aquele Henrique lá sabe-se por quanto e ninguém fala nada. Agora dar pitaco nas nossas contratações tá complicado hein. Outra coisa, se não contrata reclamam se contrata tem também do que reclamar! Tá ficando chato!

    Reply
  5. Acho que Guerrero está com os dias contados.
    Essa galera da finança não gastaria assim.
    Se ficar o Guerrero, aí sim devemos CORNETAR, essa contratação.
    Vamos aguardar….

    Reply
  6. Kleber,
    Não vejo nada de anormal nesse assunto, pelo simples fato de o Felipe Vizeu SER UM JOGADOR DE E PARA O FUTURO, simples assim…
    Ou seja, Vizeu não é jogador para hoje, para esse campeonato e talvez até, nem para o próximo ano, basta lembrar que neste mesmo Barsileirão ele substituiu o Gerrero em nove jogos, durante a Copa América, e não foi bem, chegaram até a comentar que o Flamengo errou em ter vendido o Kaike…
    Agora, ver o Muricy (que tanto aprecio) falando o que falou, parece até brincadeira, logo ele que nunca dá vez aos jogadores da base, inclusive isso também ocorreu no curto período que esteve no comando do Mengão.
    O que temos que discutir é se o Leandro Damião é ou não uma boa contratação? Isso sim, tenho minhas dúvidas, principalmente pelo histórico recente do mesmo…
    Além disso, ainda parece estranho que tanta gente (imprensa) esteja falando muito dessa contratação do Damião, em função do alto custo mensal da mesma (R$ 300 mil) e esquece que no Palmeiras, que todos (imprensa) decantam que tem um ótimo elenco, muito bem formado, com muitas opções, tem como reserva um centroavante (Barrios) que ganha R$ 1 milhão / mês.
    SRN

    Reply
  7. Me lembro bem da estréia do jovem Júlio César no gol do flamengo. Semi final da copa do brasil 1997, 1×0 flamengo..contra o palmeiras no parque antártica..entrou no lugar do Zé Carlos no segundo tempo. Em seu segundo jogo, o primeiro como titular pegou um pênalti cobrado por Renato Gaucho contra o flu e apesar da derrota de 2×0 foi um dos melhores em campo. Voltando ao assunto, muito me admira a afirmação do Murici pois qdo técnico dificilmente colocava em campo o Vizeu. O utilizou muito pouco e contra o Fortaleza escalou o Ederson como centroavante e deixou o Vizeo de fora. 2 meses depois mudou demais de opinião. Engraçado né, pq qdo teve a chance nao o deu sequência de jogos e agora vem criticar?? Achei, como ja afirmei aqui, o Damião uma boa aposta, com custo.baixo e extremamente necessário. Afinal o próprio Vizeo fez jogos muitos ruins,normal pela idade e os companheiros de ataque Cirino e Everton nao ajudaram. Vai que o cara da certo, emplaca boas partidas. Serão muitos elogios. Mas ainda falta um meia criativo.. o Diego ao meu ver, o cara certo. Datalo plano B, porém vem de 4 lesões seguidas, nao tem jogado. Agora será que nao viram o Cazares??? Sinceramente apesar de bem crítico, estou começando a ficar otimista.. com coragem, inteligência e competência se contrata bem, se faz time. E porque nao com um pouco de sorte. Já pintar muito jogador interessante com pouca grana.

    Reply
  8. Acredito que estamos todos vendo apenas o momento, o Vizeu tem tudo para ser um grande atacante, porem ainda nao e todos aqui eram de acordo que precisava de um centroavante mais cascudo para fazer sombra ao Guerreiro devido as grandes ausencias. acredito que foi acertada a decisao mesmo o guerreiro nao saindo. Basta o Vizedu passar em branco alguns jogos (como aconteceu) e as criticas voltam.

    E como foi comentado para gastar o dinheiro como um Meia e nao com atacante, novamente levanto aqui a pergunta: Quem e o Meia que esta disponivel no mercado e seria um tiro certo?? repetindo as palavras do Proprio presidente: vida de dirigente nao e facil…

    Reply
  9. Todos os citados no texto e mais 39 milhoes e ums … de flamenguistas a umas 2 semanas atras diziam que a diretoria iria queimar o NOVATO e aspirante a craque, Felipe Vizeu. Foi só o FLAMENGO contratar MAIS um atacante, inclusive para dar mais tranquilidade ao processo de transição do Vizeu que após 2 gols todos INVERTERAM a opinião ?
    Está na hora dos FLAMENGUISTAS deixarem as “polemicas” para os “jornalistas” e passarem a APOIAR DE VEZ TOTALMENTE O FLAMENGO.
    Essa divisão só ENFRAQUECE O FLAMENGO.
    Está na hora da NAçãO rubro negra ENTRAR NA BRIGA e APOIAR para entrarmos de vez novamente em um ciclo de FORçA e GLORIAS.
    Nos últimos 20 anos ñ tivemos um momento tão FAVORáVEL como agora.

    Reply
  10. Todos os clubes, ditos com elencos “para ganhar o título”, tem vários jogadores para cada posição, como já enumerei aqui nas “Pingadinhas de Segunda”.
    Oxe, nossa direção demora meses pra contratar um jogador. Quando contrata fica essa barulho todo.
    Bons times se fazem com elencos robustos.
    Gostei muito da pergunta do amigo Nesti ao Muricy!

    Reply
  11. Em relação ao DIEGO eu gostaria de dizer que ele é uma POSSIBILIDADE, e como tal o FLAMENGO deverá fazer o possível para contratar. Porém o SONHO rubro negro é o nosso REequilíbrio financeiro e ESTRUTURAL e disso ñ abrimos mão nem por MESSY ou CR7.
    Além disso temos o ADRYAN que a massa flamenguista almeja por ve-lo CONTINUAR seu processo de MATURAçÃO com algumas oportunidades.

    Reply
  12. Eu sem pensar duas vezes contrataria o Datolo do atletico mineiro, é o jogador criativo que precisamos, está negociando a saída com p atletico e dando sopa no mercado.

    Reply
  13. E complicado dissociar futebol da paixão, mas quem comanda tem de fazer esse exercício frequentemente. Por isso, considero acertada a posição da diretoria em dar uma chance ao Damião, um cara novo e que, se jogar a metade do que mostrou no Inter, será titular do Flamengo.
    Vizeu fez tempos atrás, não me lembro o adversário, um belo jogo. Foi logo após sua promoção. Depois sumiu e a torcida já ensaiava pegar em seu pé, momento em que, acertadamente, foi sacado do time. Voltou, agora, a fazer uma boa partida. Mas com essa idade, com certeza, vai oscilar muito ainda. E a torcida não quer saber se é novo, experiente, etc. Quer gol.
    Imagine se naquele lance em que perdeu gol feito, contra o Atlético, o jogo estivesse 0 a 0 ou o Flamengo em desvantagem. O que teria acontecido com ele? Vamos com calma com o andor!

    Reply
  14. Vamos dar força ao Mancuello! Jogou muito bem contra o Galo!
    Sequência, sequência….tem tbém o Adryan…
    Quem sabe estamos com o elenco no rumo certo?

    Reply
  15. O Vizeu virou o Ronaldinho Fenômeno da semana!!! Só pode ser brincadeira … tem potencial sim e que brigue pra ser titular mas pode perfeitamente ,caso fiquemos com os três ,esperar mais um ano pra ” estourar” que é o prazo do empréstimo do Damião . Outro detalhe , o Muricy está e com uma bela dor de cotovelo , tudo no Flamengo vira mínimi , parei!!!

    Reply
  16. Que grande companheiro o Romário, foi “fritar” o goleiro Zé Carlos sem pestanejar. Sigo o relator, assino embaixo o que postou o KL. O Guerrero já deu em termos de Flamengo, se sair, já vai tarde…

    Reply
  17. Amigos do Kleber,

    se o Damião estiver em condições de jogo sou totalmente a favor da sua contratação, ter bons jogadores no elenco é muito importante, se a contratação dele deveria ser a nossa prioridade no momento isto é outro assunto.
    Até semana passada todos nós mesmo acreditando no futuro do Vizeu, no nosso julgamento era que ele era ainda inexperiente, e digo mais se ele com 19 anos fizer mais 2 gols com certeza será vendido em breve.
    Portanto ter uma opção a mais é sempre bom
    Eu também escolheria o Datolo e não o Diego, acredito que ele já começa a fazer parte do time dos ex- atletas em final de carreira.
    Abs

    Reply
  18. Povo critica tudo!!
    Semana passada era queimar o Guerrero!! Todos eram a favor de um atacante… A 300 mil por mes nao acha outro!!! Querendo mostrar servico entao, nem em sonho, que esteve na selecao quando estava em forma!!! Sem duvidas vai dar certo!!
    Pro lado do campo creio que nao custa nada testar o adryan, pior que cirino, sheik e gabriel eh impossivel!!
    Muricy ta com dor de cotovelo que estao todos dizendo que o ze achou o time que ele em 5 meses nao achou!! Estamos em bom momento, se a massa apoiar e jogar junto vamos brigar!!! Estao todos respeitando o Flamengo, hoje, diferente do time do muricy, os adversarios entram em campo com a certeza que vai ser dificil segurar o Mengao!!

    Reply
  19. Engraçado. Muricy falou que a contratação de Leandro Damião iria desestimular o garoto Vizeu. Mas quando ele estava treinando o Mengo, tava improvisando o Ederson no lugar de Guerreiro ao invés de colocar o centro avante de ofício, Felipe Vizeu.

    Reply
    • Prezado.
      Muito bem lembrado!!! O Muricy sempre foi péssimo em lançar os jovens jogadores, e se existe algo extremamente desmotivador para um jogador, é ser “barrado” por um jogador improvisado – No caso, o superestimado Ederson.

      Em tempo, torço pela total recuperação da saúde do Muricy, mas a melhor coisa que nos aconteceu foi a saída dele.

      Reply
  20. Kleber, acho que Muricy foi extremamente infeliz no comentário, soou até como dor de cotovelo pelo que como já falaram em outros comentários, Zé Ricardo achou o time em poucos jogos que ele não achou em meses, não deu chances ao Vizeu, preterindo Éderson de 9, aliás..nem no SP tri campeão Brasieliro, ele praticamente não dava chance a ninguém da base(ficou até marcado por isso). Recentemente..com a ausência do Guerrero na Copa América, nós fomos grandes críticos das atuações do Vizeu e de como achávamos ele “verde” pra segurar uma barra dessas de substituir o peruano, então não podemos criticar a diretoria pela contratação do Damião de jeito nenhum..se vai dar certo, iremos assistir às cenas dos próximos capítulos!!!!

    Reply
  21. Acho q vale a pena apostar no Damião, pois o brasileiro é longo, temos a sul americana, o Guerrero se não sair,joga as eliminatórias, machuca, leva cartão e aí fica só o Vizeu, e se ele se machuca contrata quem com a janela fechada? É aquela frase, antes sobrar do que faltar!

    Reply
  22. Prezados,
    Até agora não consegui entender todo esse “mimimi” da mídia sobre ter “3 atacantes”. Concordo sobre os riscos na contratação do Leandro Damião, pelos seus últimos quatro anos de carreira (mesmo sendo ignorado que no Cruzeiro ele fez mais gols do que o Guerrero no Flamengo), mas acho um drama desnecessário discutir o número de jogadores.
    Qualquer time da Europa – ao qual dizem que devemos copiar o planejamento – têm esse número de atacantes e ninguém reclama.
    Ademais, o drama surgiu após a boa partida do garoto Vizeu, sendo que antes o mesmo era considerado “verde”, com partidas horríveis no time titular. Nessas horas que o Diretor têm que agir igual ao Eurico Miranda, e mandar um “aqui mando eu”.

    Por fim, torço – e muito – por uma boa venda do Guerrero. Ele não deu e não dará certo.

    Reply
  23. Prezados,
    Ano de 2015 de PAOLO GUERRERO X LEANDRO DAMIÃO.

    Paolo Guerrero (Flamengo) – 44 jogos e 14 gols. (3.14 de média), salário de 800 mil.
    Leandro Damião (Cruzeiro) – 46 jogos e 18 gols. (2.5 de média), salário de 330 mil.

    Reply
  24. Amigos,
    Acho a contratação do Leandro Damião válida porque além do Brasileiro, teremos a Copa Sulamericana e o Vizeu ainda é inexperiente para esse tipo de torneio que “o couro come”, porém acho que o contrato do Damião deveria ser só até o final do ano.
    Acho que a crítica nesse momento deveria ser a falta de oportunidades para o Ronaldo… chega de Márcio Araújo, acho que o Ronaldo e o Cuellar formariam uma bela dupla de volantes ajudando a defesa e liberando o William Arão e o Mancuello para a criação.
    Precisamos qualificar melhor o nosso setor de ataque…
    Sheik deveria ter o seu contrato rescindido…Gabriel, Fernandinho e Marcelo Cirino quanto menos em campo melhor!
    Formaria o time no 4231 com: MURALHA, RODINEI, DONATTI, JUAN (RÉVER), JORGE, CUELLAR, RONALDO, WILLIAM ARÃO, MANCUELLO, ALAN PATRIK (ÉVERTON) E GUERREIRO(DAMIÃO).
    No meio, o Alejandro Guerra do Atlético Nacional-COL cairia bem no lugar do Alan Patrik…
    O Éderson, além de caro, não consegue jogar mais do que 30 minutos…
    SRN6

    Reply
  25. Esses 2 anos, 2016 e 2017 são fundamentais para o processo de FORTALECIMENTO DO CLUBE FLAMENGO.
    Se a torcida esquecer as pequenas críticas ao TIME e passarem a apoiar o FLAMENGO voltaremos a disputar o título todos os anos.
    A torcida precisa aprender a diferenciar o TIME e o CLUBE.
    O CLUBE de REGATAS FLAMENGO precisa AGORA do apoio dos torcedores para que o CLUBE possa voltar a ter TIMES FORTES.

    APOIEM o CLUBE ! Não apenas o TIME !

    Reply
  26. Boa Tarde
    só um louco perderia a oportunidade de contratar um centroavente que ja´jogou pela Seleção e jovem de graça, e com parte dos salários sendo pagos pelo seu ex-clube(atual). Mais uma tacada de mestre da Diretoria que se recuperar Damião vai ficar com ele de graça pois no final do contrato poderá assinar com outro clube.A diretoria esta apostando em jogadores com pontencial que estão encostado. |Ninguém esquece do dia pra noite de jogar futebol.

    Reply

Comente.