O nível do futebol atual

Mozer e Aldair estão na minha seleção.

Mozer e Aldair.

Hoje, no excelente programa “Redação Sportv”, quando começou a se discutir o nível atual do futebol brasileiro, o apresentador, e muito bom apresentador, André Rizek, convidou a todos para um exercício que, consistia em encontrar um único jogador atual a fazer parte da seleção de todos os tempos do clube de coração de quem estivesse vendo o programa.

Muito boa a sacada que, por si só, sem que se precise pensar muito, revela a pobreza técnica do atual futebol brasileiro. Alguém citou os atuais goleiros de Cruzeiro e Palmeiras e houve quem rebatesse afirmando que Raul e Marcos, respectivamente, impediriam as escalações dos goleiros atuais. De qualquer modo, são goleiros….

Lá pelas tantas, um telespectador lembrou de Nenê, do Vasco. De imediato, foi lembrado o nome de Jair da Rosa Pinto, realmente, infinitamente melhor que o atual 10 do Vasco.

Um torcedor rubro-negro afirmou que Juan poderia estar em uma seleção rubro-negra de todos os tempos. Pensei logo: “Quem seria barrado, Aldair ou Mozer?” Para em seguida lembrar daquele que os mais velhos sempre consideraram imbatível: Domingos da Guia.

Enfim, um exercício interessante que mexeu com a cabeça de muita gente e, comprovou que, tecnicamente, vivemos no futebol um momento delicado. Realmente, não faz muito tempo tínhamos muito mais bons jogadores para ver.

Já que tocamos no assunto, embora já tenha indagado isto aqui no blog, acho que vale a pena repetir. Qual é a seleção rubro-negra de todos os tempos que você tenha visto jogar?

Lá vai a minha: Raul; Leandro, Aldair, Mozer e Junior; Andrade, Gérson, Zico e Paulo César Caju; Bebeto (ou Dida, não consigo deixar de ter esta dúvida) e Romário. A outra dúvida seria no gol, pois Júlio César foi um goleiro espetacular.

Que exercício bom… quanta saudade…

1 Comentário

  1. Aí vai o meu:
    Garcia, Leandro, Luis Pereira, Reyes e Junior
    Dequinha, Zizinho, Zico e Gerson
    Garrincha e Romário
    Opções:
    Goleiro – Marcial
    Zagueiro – Mozer e Jadir
    Meio – Carlinhos e Rubens
    Ataque – Carlos Alberto, Dida e Silva

    Reply
    • Eita Yvan!!!! kkkkkkkk
      DOS QUE VI JOGANDO:
      BRUNO
      LEANDRO
      ALDAIR
      REYES
      JÚNIOR
      CARLINHOS
      ANDRADE
      ZICO
      DIDA
      RENATO GAÚCHO
      ROMÁRIO

      MUITO LOUVOR: RAUL – TONINHO BAIANO – MOZER – GAMARRA – PAULO HENRIQUE.
      CARPEGGIANI – BEBETO – SILVA BATUTA – PET.
      DOVAL – AÍRTON BELEZA.

      Reply
      • Este, só ouvi falar, assim como Domingos da Guia, Leônidas, Pirilo, Perácio, Valido e Vevé. rsrsrsrsrs
        Nasci na véspera do 1º tri!
        Mas, os escalados, vi todos. Como o Garrincha vestiu o manto, mesmo em final de carreira, não poderia ficar de fora. Craque é craque! Abcs e SRN

        Reply
  2. 1 – Julio César
    2 – Leandro
    3 – Mozer
    4 – Aldair
    6 – Junior
    5 – Andrade
    8 – Adilio
    7 – Petkovic
    9 – Renato Gaúcho
    11 – Romario
    10 – Zico

    Esses eu vi.

    Reply
  3. Acompanho bem o Mengão desde os anos 70 e Júlio César foi o melhor goleiro que eu vi na Gávea; Raul tinha pouca mobilidade – mas sempre estava bem colocado. Outra coisa: Bebeto, “o Traíra” , vestindo o manto sagrado, não jogou essa bola toda não. SRN.

    Reply
  4. Quanto anos o MOZER jogou no FLAMENGO ?

    Quanto anos o JUAN jogou no FLAMENGO ?

    Como comparar ?

    Eu particularmente ñ gosto de comparar jogadores de períodos diferente.
    Como comparar um engenheiro dos anos 70 com um dos anos 2000? Quem é melhor o engenheiro ou a ENGENHARIA ATUAL ?
    Os jogadores do passado tinham PERMANENCIA longa e as vezes atravessavam décadas em um mesmo clube. Fato que por si, já os faz ser mais marcantes em nossa MENTE. O transito atual e a dança do MERCADO DA BOLA já faz os atuais estarem em ENORME DESVANTAGEM.

    Reply
  5. Só tiraria o Bebeto e colocaria o Dida de titular. Goleiro, talvez o Dominguez. No mais a seleção do Kleber é perfeita. Pena dos que não viram essas feras em campo.
    Srn

    Reply
  6. Não peguei a “era Zico”, pois bem vamos lá: Júlio César , Leo Moura,Gamarra, Juan , Athirson , Junior , Elias , Zinho e Pet , Renato Gaúcho e Romário . Banco : Bruno , Gilberto , Fábio Luciano , Felipe Mello , Thiago Neves ,Sávio e Adriano

    Reply
  7. Bruno, Leandro, Aldair, Mozer e Junior; Andrade, Adilio e Zico; Bebeto, Romario e PC Caju.
    Banco: Julio Cesar, Toninho Baiano, Figueiredo, Angelim, Athirson, Leonardo, Lico, Pet, Renato Gaucho, Adriano e Nunes.

    Reply
  8. Existe um jogador, prezado torcedor rubro-negro, que NÃO pode ficar fora de nenhuma lista: ANDRADE.
    Ao contrário do que muitos pensam, NÃO foi o Júnior o jogador mais importante do Flamengo depois do Zico: foi ANDRADE!
    Por quê?
    Porque, muito simplesmente, o melhor time da história do FLAMENGO NÃO marcava rigorosamente ninguém!Era ele, ANDRADE, que cobria todo mundo, principalmente os laterais atacantes, Júnior e Leandro. Além disso, possuía de um toque de bola refinadíssimo, tinha a competência extrema de pôr o time pra frente, lançava com precisão aos atacantes, dominava o meio campo e, ainda, fazia gols_ muitos e belos gols!
    Naquela época, apenas um homem_ infelizmente o mais poderoso do futebol brasileiro_ não enxergava isso. Zombou do craque rubro-negro, desdenhou da crítica especializada e, num ataque absurdo de arrogância e ” estupidez siderúrgica” ( a expressão era de João Saldanha), foi ao Maracanã_ atendendo a apêlos_ para observar o número 6 da Gávea. A convocação era no dia seguinte, segunda feira. Eis o que ele fez: convocou o reserva do Andrade, Vítor! Inacreditável, mas rigorosamente verdadeiro_ se lembra disso, prezado Kleber Leite? Depois, na apresentação da lista dos ” 40 selecionáveis”, apareceu ANDRADE, não o Vítor.
    Hoje, passado tanto tempo, fico perplexo ao ver as pessoas que viram aquela seleção insistirem em apontá-la como a ” melhor de todos os tempos”. Continuam NÃO entendendo nada, rigorosamente nada! A seleção de 82 foi a PIOR DE TODOS OS TEMPOS, pior até que a de 1990, porque desta ninguém esperava nada mesmo. Numa outra oportunidade, falarei daquela seleção de 1982, em detalhes. Por hoje, tive que citá-la porque me dói, muito, ver rubro-negros deslocando ANDRADE do seu trono de honra e de glórias que, com talento incomum, fez por merecer.Duvido que Zico, se perguntado sobre o tema, discorde de mim_ muito embora, em relação àquela mundial, nosso galinho teime em defender aquele todo-poderoso de 1982. Teria sido, disparado, o mundial mais fácil de se conquistar, nenhuma dúvida. Mas uma série de equívocos_ o do Andrade foi apenas um deles_ nos legou vergonha, humilhação e amargura. Alguém aí conhece filhos mais legítimos da arrogância, da estupidez e do desatino?
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    Reply
    • Por esses e outros motivos ñ gosto de comparar jogadores de épocas diferentes . Se até mesmo os adversários eram outros, ums MAIS FORTES outros MAIS FRACOS.
      Como comparar ?

      Reply
    • Concordo meu Xará!!!
      “ANDRADE, que cobria todo mundo, principalmente os laterais atacantes, Júnior e Leandro”…
      Andrade sempre cobriu muito bem as mencionadas avenidas. Fazia o trabalho sujo… kkkkkk
      Por este motivo, encontrei uma vaga ao lado do espetacular Carlinhos.
      Poucos times tiveram dois volantes de marcação neste nível.

      Reply
  9. Pra mim..baseado nos que vi jogar: Zé Carlos, Leandro, Figueiredo, Mozer e Junior. Andrade, Adilio e Zico. Renato Gaúcho, Adriano e Romario.
    Banco:Raul, Jorginho, Aldair, Petkovic, Tita e Savio. Técnico:Carlinhos. A propósito tudo que o amigo Carlos Caze disse sobre o Andrade é a mais pura verdade. Como jogava o tromba, desarmava sem fazer falta e armava com extrema qualidade.O sr. TELE SANTANA o preteriu por Batista e porque nao Cerezo em 82..assim como muito injustamente preteriu Adilio a Renato/SP e deixou Reinaldo de fora. Mas como o tema é Flamengo, muito bem colocado Caze.

    Reply
  10. Minha seleção pega os anos 80/90/2000 em diante… Foi o que vi.
    É igual ao do Leandro Campos; só troquei as camisas do Pet e do Renatão, pq esse sempre foi nosso 7.

    1 – Julio César
    2 – Leandro
    3 – Mozer
    4 – Aldair
    6 – Junior
    5 – Andrade
    8 – Adilio
    7 – Renato Gaúcho
    9 – Petkovic
    10 – Zico
    11 – Romário

    Mas tanto li em jornais e revistas (principalmente a Placar dos anos 80 e início dos anos 90) de grandes craques: goleiro García, Domingos da Guia, Reyes, Carlinhos Violino, Mestre Ziza, Dida — são os mais antigos, que me vêm facilmente à memória. Sempre gostei também do Leonardo, Zinho, Bebeto, Nunes, Juan, Athirson, Adriano 2009, Gilmar, Nélio, Charles Guerreiro e o Júnior Baiano (2004 ele nos salvou juntamente com o Julio César).

    Reply
  11. Olhando as escalaçoes eu observei que na maioria delas NãO aparecem jogadores que chegaram ao FLAMENGO com status de IDOLO e a CUSTOS ALTíSSIMOS.

    Curioso ?

    Deviam ser frequentes nas listas de escalaçoes os nomes de jogadores que o FLAMENGO contratou a preço de DIAMANTE. Mas isso ñ acontece.

    http://colunadoflamengo.com/2015/05/o-flamengo-de-1995/

    Acima um linka para uma materia curiosa que trata justamente desse fato ESCALAçãO e ESTRELAS.

    Reply
  12. Gostaria de sugerir que os participantes postassem “LINKs” para metérias ou reportagens INTERESSANTES sobre o FLAMENGO.

    Podendo ser sobre assunto do FLAMENGO atual, ou mesmo máterias do passado que julguem interessantes.

    Vamos RE/VISITAR esses fatos interessantes relativos ao FLAMENGO.

    Vamos DEGUSTAR a história do MENGãO.

    Reply
  13. primeiro a que vi jogar ; JULIO CESAR ,LEANDRO,MARINHO,MOZER,JUNIOR,ANDRADE,ADILIO,PET,ZICO,RENATO e BEBETO a segunda nao vi jogar alguns mas levando em conta levantamento de rubro negro notaveis que apontaram seu esquadrao; RAUL ,LEANDRO,DOMINGOS DA GUIA,MOZER JUNIOR,ADRADE,ZIZINHO,DIDA,ZICO,LEONIDAS e ROMARIO

    Reply
  14. Dos que vi jogar……com reservas e tudo mais, Raul, Leandro, Reyes, Mozer e Júnior, Carpegianni, Adílio e Zico, Doval, Bebeto e Romário um banco de ouro….J.César, Toninho, Aldair, Juan e Athirson, Andrade, Carlinhos, Geraldo, Renato Gaúcho, Tita, Almir Pernambuquinho, Silva, Dida, Angelim, Junior Baiano, Adriano, Pet, Gaúcho, Sávio, P.César Caju, Nunes e Espanhol …..pelo o que não jogaram no Flamengo, L.Pereira e Garrincha deve ser piada, salvo engano e Domingues deve ser por ter se vendido ao José Carlos Vilela naquele Fla x Flor de 69….na minha lista, dos atuais só o veterano Juan….

    Reply
  15. Caro Kléber! Recentemente fizemos até mais de uma seleção do melhor Flamengo de todos os tempos e acho que depois o assunto não foi muito comentado. Como é algo que junta os amigos que viram jogar e aqueles que não viram, creio e fazendo justiça, qualquer melhor seleção passa pela maioria dos jogadores da década de 80. Em respeito a história, meu time é Zico e mais 10. São muitos, mas, com ele em campo, qualquer banda fazia um grande baile. SRN

    Reply
  16. Curioso pouco apareceram jogadores como Gamarra, Denilson, Djalminha, Marcelinho Carioca, SóCRATES, Casa Grande,ALEX (ex-palmeiras), Zizinho ( ídolo de PELÉ, flamenguista sim senhor), Jorginho, Branco, Raul Plasmas,
    Leonardo, Júlio Cesar,
    Evaristo (ex-Barcelona e Real Madri ), Adílio, Rondinele, Domingos da Guia, Leonidas da Silva, Dida (ídolo maior de Zico ), Domingos da Guia ….

    A grande maioria dos citados acima EU ñ vi jogar, porém são eles as LENDAS que fizeram o FLAMENGO a maior torcida do MUNDO e conhecido e respeitado MUNDIALMENTE.

    Por isso ñ gosto de fazer listas dá um trabalho danado de pesquisar na internet !! kkkkk

    Reply
  17. Esse negócio de comparar época dificulta, mais ainda os craques que jogaram pouco tempo ou em final de carreira. Edmundo não foi citado, assim como Carlos Alberto Torres e Brito, dois campeões do mundo, Rogério, Pavão (mesmo não sendo da meu tempo), César, Edu, Murilo, Nelsindo. Outros, nem tão craques, mas como esquecer Rondineli? Como esquecer Liminha? Quantos títulos nos deu Nunes? E Obina? E nunca foram craques! Mas fazem parte da seleção do nosso coração RUBRO NEGRO! Para encerrar, o craque mais folclórico da história do nosso Flamengo, Fio Maravilha, nós gostamos de você…

    Reply
  18. O Tromba jogou demais. Nao ter sido convocado para 82 assim como Adilio nem ter sido lembrado e terem levado o Renato Pe Murcho explica o fracasso.

    Reply
  19. Caro D + , Sócrates, Casagrande, Marcelinho, Denilson , Alex , Branco ? o que essa turma jogou no Flamengo..??? Jorginho sim, talvez o seu vascainismo atual, mesmo Gamarra, não marcou época. Leonardo uma promessa que decolou de verdade no S.Paulo, O Zizinho só pros sub 80, Evaristo pros sub 70…..Raul Plasmam meu goleiro, Rondinelli pela raça poderia estar, J.C. Uri-Geller, esqueci, mas teve uma glória meteórica devido aos seus problemas com droga.( acho que felizmente se curou)

    Reply
    • Um bom observador teria percebido que INICIEI a lista predominantemente com ESTRELAS que chegaram ao FLAMENGO custando fortunas, mas mesmo assim ñ aparecem nas BOAS LEMBRANçAS RUBRO NEGRAS.
      No fim da lista eu coloquei PRINCIPALMENTE jogadores que jogaram no FLAMENGO por identificação.

      Reply

Comente.