Vitória com autoridade

(Fotos: Giuliano Gomes / PR Press)

(Fotos: Giuliano Gomes / PR Press)

Após um primeiro tempo sonolento, muito mais por culpa da fraqueza do time do Coritiba, veio a etapa final, onde o sopro rubro-negro começou com uma linda enfiada de bola de Mancuello, com finalização perfeita de Guerrero.

A partir daí, o Flamengo administrou, enquanto que, em nenhum momento, o Coritiba deu qualquer sinal de reação.

Em outra linda enfiada de bola, desta feita de Cuellar, que havia entrado, Cirino reviveu momentos mágicos de Paulo Borges, ponteiro do Bangu na década de 60, que fazia o “facão” como ninguém.

Vitória importante, três pontinhos somados e, a quase certeza de que podemos evoluir.

Gostei da personalidade do zagueirão argentino que, entrou mandando recado de que ali será ele e mais um, no caso do time jogar – como vem jogando – com dois zagueiros.

No mais, nenhuma atuação de encantar, porém nenhuma de desanimar o torcedor. O quebra-cabeça para encontrar o time ideal tem hora e dia marcados.

Tenho a certeza de que Zé Ricardo sabe que tem a obrigação de começar o segundo turno com o onze que considera ser o ideal. Fizemos o dever de casa, mandando para o espaço nas duas últimas rodadas, lanterna e vice-lanterna do campeonato.

Dever de casa bem feito. Time preparado para o vestibular, que vai começar no segundo turno.

Domingo de paz, alegria e, principalmente, esperança.

1 Comentário

  1. Pois é Kleber, concordo que foi vitória importante principalmente para marcar e consolidar território entre os 4 primeiros da tabela.E num campeonato de pouquíssimos times pleiteantes ao título.
    Entretanto, como muitos e acho que ,inclusive você, não consigo vislumbrar poderio de direção no treinador atual, fruto naturalmente de parca experiência para comandar o nosso gigante.
    Acho que deveria entrar com o Adrian no lugar do Allan Patrick que não produziu nada como armador e ainda estava visivelmente pregado em campo. Teríamos força,velocidade e talvez qualidade no contra golpe.
    No mais , Cuellar avisou a ele que não pode ser reserva nesse time com Marcio Araujo. Espero que tenha entendido a mensagem.
    Mas vamos em frente, porque agora podemos ter reais perspectivas.
    SDS,
    Gilberto

    Reply
    • O problema, caro amigo, é que nosso treinador não muda, é teimoso e supersticioso. Nosso caso seria como se colocassemos o Joel Santana para treinar a seleção brasileira, guardadas as devidas proporções, claro. O primeiro pensamento dele é não perder. Tomamos sufoco do “poderosíssimo” Coritiba, frequentador do Z-4 assíduo. Novamente ele tira um armador e coloca um meia na intenção de segurar resultado. Isso irrita.

      Reply
  2. Concordo com vc Silas ,Vaz é muito forte na bola aérea ,amigo Kleber o mais difícil vem agora pois temos que
    Vencer Santos e Atlético PR ,se passarmos ,dificilmente não estaremos entre os 3 primeiros colocados

    Reply
  3. Respeito sua forma de ver o jogo, mas o Flamengo ainda não inspira confiança. Ganhou, mas convenhamos, esse time do Coritiba é muito ruim. Que primeiro tempo deprimente. Time que quer ser protagonista, não pode jogar daquela forma. O talento de Mancuello e a pontaria certeira do Guerrero (como é bom vê-lo voltar a sorrir em campo) abriu a porteira. Era ir pra cima e matar o jogo. Fizemos isso? Não, por isso não vejo a autoridade que o caro presidente colocou. Ainda por cima ele tira o Alan Patrick e coloca o Cuellar com a notória intenção de segurar o resultado. Esse colombiano não pode ficar fora desse time. Ótima visão no lançamento para o Cirino. Quando foi que o Márcio Araújo fez isso em algum jogo?

    Mas, enfim, mais treis pontos e nos mantendo próximos ao G-4. No próximo jogo, contra o Santos, que por sorte nossa não será na Vila Belmiro, e além disso, jogará bem desfalcado, temos a obrigação de trocar de lugar com ele na tabela. Esse jogo mostrará até que ponto poderemos acreditar numa crescente no campeonato. Dorival é mestre em anular jogadas de seus adversários. Será interessante ver como o Zé vai se sair nesse confronto.

    Reply
  4. Tirando a entregada no FlaxFlu o Vaz vem muito bem, tambem acho que o Cuellar Nao merece ser banco. Sobre o Time ideal o Treinador acabou de dar entrevista pos jogo e falou que realmente nao tem o time ideal ainda, esta tentando valorizar todos os jogadores.

    Reply
  5. Concordo com você Kléber Leite no dever de casa cumprido, porém o time ainda não inspira confiança pra título, escrevi aqui, quando o Atlético-MG estava na zona de rebaixamento, que acho ser o time com elenco mais completo pra brigar pelo título e em segundo lugar acho o Flamengo. Precisamos melhorar o time e temos “peças” pra isso, espero que o treinador enxergue e coloque os melhores pra jogar e aí brigamos pelo título. Márcio Araújo, Pará, Chiquinho, Gabriel, com esses jogadores fica difícil brigar por título.

    Reply
  6. Muralha.
    Vaz, Rever e Donatti
    Rodinei, Cuellar, Arão, Alan Patrick, Diego e Jorge.
    Guerrero

    3-6-1

    Não precisa falar mais nada, né ???

    Reply
  7. Kkkkk,
    Nem com a vitória as cornetas se entregam.
    Se perde, ninguém presta. Se vence, o adversário é ruim..
    Meu Querido KL, vc precisa parar de exigit que seja definido os ONZE. Em um campeonato longo, como o Brasileiro, onde jogamos QUASE todas as partidas fora do Rio, é impossivel o técnico definir os ONZE. Estamos em 2016 e não nos anos 80. Acabou esse tempo. Os ONZE devem ser definidos de acordo com o adversário e, principalmente, as condições fisicas dos jogadores. Hj não tivemos o Rever por precaução e perdemos o Juan durante o jogo. Já não estamos contando com os dois laterais titulares há dois jogo (Jorge) e outros tantos sem o Rodinei.
    O bom é que temos peças de reposição a altura.
    Também gostei muito do R Vaz. Partida perfeita.
    Qto ao Zé Ricardo, mandou beijinho no ombro para as Cornetas.
    Continuo acreditando no Menção. Hj, bem mais q ontem..
    SRN!!

    Reply
    • Você está satisfeito com a atuação do time no jogo de hoje?
      Veja o que o Santos fez nos últimos cinco jogos e compares com o que fizemos. Nosso parâmetro é G-4 e não Z-4.

      O campeão Brasileiro desse ano já se definiu. Será um dos seis primeiros colocados. Não tem mais para onde correr.

      Estamos na briga, mas longe de ser o favorito. Ainda.

      Reply
      • Helder, nos últimos 5 jogos, o Santos ganhou 4 e empatou 1, tendo 13 pontos. Nós ganhamos 3, empatamos 1 e perdemos 1 jogo, 10 pontos. A diferença é de 3 pontos. Não vejo 1 vitória como algo tão determinante. Estendendo esta comparação, o Palmeiras somou 7 pontos, Corinthians somou 11 pontos e Grêmio somou 10 pontos.
        Mesmo que entremos no mérito de atuação, vale lembrar que o Santos teve sua atuação bastante criticada na vitória contra o Cruzeiro ontem, assim como o Corinthians. E nem se fala de Palmeiras e Grêmio.

        O Meu Fla dos sonhos ainda não é este. Mas não posso dizer que o trabalho do Zé é sofrível, ainda mais se estendermos a comparação com outras equipes do campeonato.

        Reply
    • Concordo plenamente… O Ze Ricardo e fraco, bom e Caio Junior, Vanderlei Luxemburgo, Cristovao, Muricy Ramalho, Ney Franco, Osvaldo de Oliveira… Tds esses colocaram o Fla na ponta, no G4 e foram campeonissimos de popularidade. Pelo amor de Deus, Flamengo na mao do muricy nao ganhou do Vasco, fomos humilhadoa no carioca, e ele nao custava pouco, no minimo 600 mil por mes. Deixem o Ze Ricardo trabalhar do jeito dele, e ele quem esta no dia a dia, e estamos em quinto, posicao que nenhum desses genios citados acima colocaram o Flamengo. Entao, vamos em frente! SRN

      Reply
  8. Grande Vitória,porém longe de ser empolgante e de passar a confiança que tanto queremos.Cada recuada de bola dava a sensação que o muralha iria fazer uma lambança. No mais,cuellar titular ja, não podemos mais perder tempo cm Márcio Araújo. Guerreiro fazendo gol de quem sabe o que faz,que gol.. Por mais que esperamos mais do Cirino, mais ele cm ele em campo, temos mais agressividade.. Abraços

    Reply
    • Mas o Muralha não é o novo “memê” da torcida? Anda falhando mas dando sorte na maior parte das vezes! A zaga, os meias e os laterais ainda não entenderam que Muralha não sabe jogar com os pés como fazia o PV.

      Reply
  9. O time nao mostrou o futebol que todos queriamos. Mas venceu! Vencer e otimo e continuamos na briga. Se o Diego entrar bem nesse time, se o Ze nao inventar e se tivermos o Maracana, com todos os problemas, o 2o. Turno vai ser um filme de terror pra turma do arco-iris.
    Acho que com a sequencia de jogos esse time vai entrosar e comecar a jogar bem de fato. Particularmente penso q A Patrick esta mal e nao tem agregado, nem nos lances individuais. Sacaria ele pro Diego entrar.

    Reply
  10. Caro Kléber e amigos! Acredito que a palavra AUTORIDADE ficou muito forte para a vitória de hoje. Vencemos depois de um primeiro tempo escandaloso de fraco, sendo justo, das duas equipes. No início, o AP um pouco desconfortável pelo lado direito e Mancu ainda pouco produtivo. Apesar dos recuos de bola para defesa, tomamos pressão, mas, sem que o perigo fosse considerado esmagador. Entendo hoje que nossa maior dificuldade é manter a bola na entrada da área do adversário. Jogamos muito lateralmente e sempre deixando o Guerrero isolado. Se você acha que devemos chegar no segundo turno com time definido, eu particularmente imagino que essa será a grande dificuldade do ZR. Hoje o Vaz fez uma grande partida e a prova de que ZR não tem noção dos onze titulares, foi saca-lo na hora errada. Qual o grande conteúdo positivo? Estamos na zona boa e que por lá fiquemos até levantar o Hepta. Boa semana, excelente mês de agosto e saborosamente SRN

    Reply
  11. Caro Carloto Jr, assino embaixo!
    Zé Ricardo se mostra cada vez mais capaz, campanha irretocável. Domínio completo do grupo, das peças. Mexeu bem demais hoje, time arrumado e sem sofrer pressão. Só pra lembrar, cansamos de apanhar lá no Paraná, inclusive de 6 pro mesmo Coritiba no ano do hexa.
    Ze Ricardo, deixa as cornetas soarem e siga conduzindo o Mengão da forma brilhante que você está fazendo.
    SRN

    Reply
  12. Uma das principais coisas do Flamengo no brasileiro 2016 é que estamos jogando 100% fora de casa e estamos tres pontos do lider do campeonato, enquanto eles os primeiros colocados, jogam a metade em casa e metade fora. Temos equipe para figurarmos entre os quatro primeiros e acredito piamente que estaremos ao final em uma boa colocação.

    Reply
  13. Houve um tempo que eu sabia os onze de cabeça de muitos times. Tinha sempre aquele meia ou atacante que vinha do banco para mudar o jogo.
    O futebol era simples.
    Jogavam os times quase todos no 4-4-2.
    Tempos bons aqueles, se foram.
    Hoje tudo está diferente. O futebol mudou muito.
    Eu mesmo não entendo mais muitas substituições que os treinadores fazem.
    Acho que não ter onze definidos mas um time com 15 ou 16 em plena condição de serem titulares é uma tendência que mudou o meu velho futebol.
    Minha opnião é que não tardará o número de substituições subirá e veremos um esporte ainda mais dinâmico.

    Reply
  14. Puxa, como eu gostaria de comungar da mesma esperança que tantos rubro-negros demonstram!
    Mas não posso. A comida está muito crua, o cozinheiro ainda não sabe dosar os ingredientes e, quando o fogo está alto, ela queima. Além disso, é incorreto dizer que ” não tem, ainda, o time ideal”. Tanto tem que, inapelavelmente, são “os de sempre” que jogam.
    Quanto ao Alan Patrick, gostaria muito de ver esse futebol todo que enxergam nele. No Mancuello, idem. Alguns outros nem menciono,porque a maioria dos rubro-negros deplora.
    Sempre que vencemos_ e são sempre times que estão atrás do Flamengo, na tabela_, começa a “alegria geral”. Entendo: ganhar é sempre bom. Contudo, contra o Santos, adversário espertíssimo, rápido e envolvente, é melhor o senhor Treinador do Flamengo se preparar: Réver, Donatti e Vaz precisam estar em campo. Dependesse de mim, o time jogaria com três zagueiros e o Vaz de cabeça de área, porque sabe sair jogando, motiva o time e já mostrou que não está lá para esquentar o banco.Arão, Adryan, Diego e Guerreiro completariam o time. A mim me parece o melhor que o Flamengo dispõe, no momento. Colocar o Vaz na lateral direita, também, pode ser útil, e nesse caso o Cuellar fecharia o meio com Arão. E, claro, não dá mais para esperar a estréia do Leandro Damião: já que ele está com ” sangue nos olhos”, cumpre que ele faça logo a sua iniciação. Mas se se continuar do jeito que está, com esse joguinho modesto e defensivo, fazendo um gol e correndo pra trás, pra ficar só defendendo, começo a duvidar até da estreia do Diego…
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS ” O pessimista reclama do vento; o otimista espera que ele passe; o realista ajusta as velas”.

    Reply
    • Cazé, tirando o Adryan, assino embaixo no seu comentário.
      Também compartilho com você o sentimento de que muito amigos aqui estão vendo o Flamengo de 2009 ressuscitando. Tomara. Mas vejo o Santos e o Atlético-MG crescendo e vão chegar, não tenho dúvidas.
      A boa notícia é que o Palmeiras deixou de ganhar. Igualou-se novamente o campeonato. Temos seis times que vão brigar até o fim pelo título.
      Acredito que se o Maracanã for liberado logo e o Zé definir um time e começar a entrosá-lo, temos plenas condições de chegar. Mas sou realista, ajusto as velas de acordo com o vento. Abraços.

      Reply
      • Prezado Helder:

        Ok.Ok. Mas não seria interessante ver o Adryan jogar um jogo inteiro? De quem ainda NÃO vi, posso sonhar com alguma coisa; mas de quem eu TENHO VISTO, e NÃO enxergado nada_ou pelo menos nada demais_, é compreensível pedir, no mínimo, uma substituição, não é verdade? Sem contar que alguns jogadores detestados, simplesmente, não saem nunca do time e, outros, também muito simplesmente, entram sempre…
        Abs,
        Carlos Cazé.

        Reply
        • Eu não acredito nesse rapaz como jogador. Se fosse razoavelmente bom, acha que ele teria voltado? 3 milhões de euros é pechincha na europa e nem isso quiseram pagar por ele.

          Reply
  15. O elogio ao Vaz, vem de encontro o que penso da diretoria e comissão técnica. Eles estão acertando nas contratações dentro de um mercado bem competitivo, acertaram no Rever, Vaz, Donati, Muralha, Cuellar,Mancu, Rodinei, Damião e cereja do bola , Diego. Muitos criticaram a contratação do Damião, mas acho que acertaram também pois como foi mostrado pelo Guerrero hj, não podemos contar sempre com ele, pois é estourado, sempre leva cartão, pode se machucar grave e ainda tem a selçao do Peru que está sempre sendo convocado. Aí falam, o menino Vizeu entra e decide, tudo bem , mas se o menino não estiver bem, ou machucar ? temos que ter elenco para disputar o brasileirão e a sul americana. Veja o Atletico, sai Prato entra Lucas, sai Fred entrar Maicusuel, sai Robinho entra o equatoriano craque que esqueci o nome dele. Então é isso , parabéns mais vez, diretoria e comissão e força para o Zé Ricardo.

    Reply
  16. Helder, se o Flamengo não inspira confiança o que dizer do Grêmio e Palmeiras hoje?

    Gostei do Rafael Vaz hoje e entendi a importância do Mancuello. Ninguém dá a bola que ele deu pro gol. E Guerrero é fera.

    Não acredito em título brasileiro, no máximo g-4. Mas acho bem possível o título da Sulamericana.

    Com o Maracanã o Flamengo seria líder disparado. Por favor, não dá para voltar ao Maracanã ainda em setembro?

    Reply
    • Caro Henrique, ninguém na verdade anda jogando essa bola toda. Isso é que nos irrita. Estamos dando mole. Já perdemos pontos preciosos para São Paulo e Botafogo, isso para mencionar só pontos considerados certos que jogamos fora. Vai fazer muita falta, pode escrever aí.
      Hoje o Palmeiras perdeu para o “foguinho” que nos tirou dois pontinhos preciosos. Assisti Corinthians e Inter, jogo horrível. Até hoje me pergunto como conseguimos levar quatro gols do Corinthians. Os únicos que acho podem realmente chegar são o Santos e o Atlético-MG. Tem times. Mas também tropeçam. Esse campeonato vai se decidir exatamente assim, creio eu, quem perder menos pontos para quem não está na disputa ou entre os que brigarão pelo título.
      Mas sabe como é futebol, não existe um 100% favorito nunca.

      Reply
      • Só a título de amostragem, caro Henrique, os times que considero verdadeiros candidatos ao título, vou fazer aqui um comparativo:

        Ultimos 7 jogos:

        Time – PG – PP – GP – GC – SG
        Flamengo – 13 – 8 – 11 – 10 – 1
        Santos – 16 – 5 – 17 – 7 – 10
        Atlético-MG – 16 – 5 – 13 – 7 – 6
        Corinthians – 17 – 4 – 13 – 3 – 10
        Palmeiras – 10 – 11 – 11 – 8 – 3
        Grêmio – 13 – 8 – 9 – 9 – 0

        Veja que dos times que considero favoritos ao título, só não somos piores, nesse momento, que o Palmeiras. Igualamos com o Grêmio, mas ficamos atrás dos demais. Eu ainda acredito que Santos e Atlético-MG são fortes candidatos ao G-4 até o final do campeonato.

        Nossa campanha é ruim? Longe disso. O Zé é um Joel Santana? Nem de perto. Mas dá dizer que somos favoritos? Não é realístico dizer isso. Pelo meno agora. Dá para acreditar? Sem dúvida. Sou pessimista? Não, sou realista. Se bem que dizem que o realista é um pessimista otimista. Desculpem-me se passo essa impressão, mas sou torcedor há muitos anos e estou cansado de acreditar e no final me decepcionar. Espero poder sorrir mais que lamentar daqui para frente.

        Vamos ser hepta? Espero que sim. Abraços.

        Reply
    • Prezado Carloto Jr:

      Tens toda a razão! Na esquerda, queria eu ter dito, já que, com esse substituto que lá está, rigorosamente não dá!
      Obrigado, mesmo, falou?
      E,quanto ao seu comentário do ” beijinho no ombro”, penso que o Zé só poderá fazê-lo depois que vencer alguns dos concorrentes que estão à nossa frente na tabela e, claro, parar de escalar mal, substituir equivocadamente e_ principalmente_ parar de entregar pontos bobos para os adversários. Até lá, as críticas construtivas me parecem tanto válidas quanto justas_ sobretudo nas vitórias, quando, as mais das vezes, nos deixamos levar por perigosas ilusões, não é verdade?
      Saudações,
      Carlos Cazé.

      Reply
  17. Boa vitória sim, encostamos na tabela, mas grande verdade é que demos sorte pela incompetência do Curitiba no primeiro tempo, esse time não me inspirou confiança até agora. Assim, falar em “cheiro de hepta” é demais para meus ouvidos.
    GUERRERO – Repararam que depois da contratação do Diego, Guerrero é outro jogador? Tirou o peso das costas em ser o principal nome do time.
    Curioso e irônico foram os gols, que partiram dos pés de dois “reservas” do time, Mancuello e Cuellar, se liga Zé!

    Reply
  18. Presidente, o fraco time do Coritiba, foi responsável pela sonolência do primeiro tempo do jogo ? O primeiro tempo do Flamengo foi um pesadelo! Uma única chance real de gol, foi do time sonolento! Segundo tempo, Belo passe de Mancu e excelente conclusão de Guerreiro, tomamos uma pressão, pouco objetiva, devido a fraqueza do adversário. Cuellar, em belíssimo lançamento para Cirino, liquidou o jogo. A verdade é que o Flamengo jogou muito abaixo do que pode, contra um time fraco, da mesma forma atuou contra o América Mineiro. Agora vem verdadeiros desafios. Aí vamos ver: coadjuvante ou protagonista?

    Reply
  19. Caro Kleber Leite, um primeiro tempo muito ruim de parte a parte, achamos que o Zé Ricardo deu orientações que melhoraram muito a nossa atuação, só acho que o Rafael Vaz foi o destaque, este zagueiro tem nos enchido as medidas, sabe jogar, bom na cabeça, no mano a mano e nas antecipações. Quanta bobagem, quando analisam um determinado jogador com pessimismo ou desdem, por ele ter vindo do Vasco ou outro clube qualquer. O Guerrero no primeiro tempo, parecia que tinha sido acometido por uma recaída,pois ficou trocando “cascudos” com os zagueiros, reclamando da arbitragem e repetindo as suas tradicionais quedas teatrais, no segundo tempo foi bem melhor, procurou jogar futebol e como manda o manual de um bom centroavante, marcou um gol. O Donatti nos pareceu ter personalidade e quem sabe ser a liderança que nos falta dentro do campo de jogo, vamos observar bem os próximos jogos dele.

    Reply
  20. Acho divertidíssimo ler pedidos da torcida pelo Adryan. Que Adryan é esse? Eu não posso acreditar que seja aquele que jogou no flamengo recentemente, porque se for, só pode ser uma piada.
    Jogador fraquissímo, limitado, sempre foi supervalorizado.
    A única alegria que o Adryan pode dar o torcida do Flamengo, é fazer caixa com a sua venda. Sendo que pelas “excelentes” temporadas que fez na Europa só se vendermos pra um time com técnico cego.
    Quanto ao time, acredito que é inegável sua evolução, não me coloco nem ao lado dos pessimistas que enquadram o Zé Ricardo como o pior treinador do mundo, tampouco daqueles que já compraram o ingresso pro mundial.
    Acho que nenhum time ainda encantou, não é só o Flamengo que não encanta.
    Quando cedemos o empate para o Botafogo, a torcida cuspiu marimbondo, e hoje esse mesmo botafogo atropelou o líder, na última rodada a mesma falta de paciência e revolta por tomarmos sufoco do América, e hoje o Grêmio não saiu do 0.
    Acho que o Santos não é nada disso, o Corinthians também não. O Flamengo tem time pra brigar de igual pra igual com qualquer um deles, com Zé Ricardo no banco inclusive.

    Reply
    • Concordo sobre o Adryan. Se a diretoria anunciasse um meia que foi reserva em um time pequeno da Itália, um time pequeno da Inglaterra que disputa a 2ª divisão e tivesse sido titular em alguns jogos de um time pequeno da França que deixou ele sair de graça, estaríamos torcendo o pescoço da diretoria. Mas como ele voltou, é solução.

      Reply
  21. Prezado Kleber e amigos. Agora com a adrenalina em ordem convido a todos a fazer a seguinte reflexão.

    Chegamos a décima sétima rodada com 30 pontos.Estamos em quinto lugar no campeonato com 58,8 % de aproveitamento. E ainda assim, precisamos ajustar, firmar e consertar algumas coisas. Outras teremos que enfrentar sem mudanças até o fim do campeonato.

    PRIMEIRA QUESTÃO – TIME

    1 – ZR precisa sim definir os onze titulares. Venho dizendo desde o início do ano que esse ano é atípico por vários motivos, e um deles, é justamente a falta do Maracanã. Ter o time definido ajuda e muito a dar o tão sonhado entrosamento que desejamos, já que temos viagens a todo o tempo.

    2 – Quando eu sugiro que o time jogue no 3-6-1, tento vislumbrar que ZR aproveite o máximo a característica de cada jogador. Nossos laterias titulares e reservas, são melhores assistindo ao ataque, do que a defesa.

    3 – Temos 3 jogadores celebrais em nosso elenco. Mancu, AP e Diego.

    Façamos então a reflexão:

    Muralha
    Rever,Vaz e Donatti
    Rodinei, Arão,AP,MAncu,Diego e Jorge
    Guerrero.

    Inegavelmente com esse time e com essa formação teremos um zaga forte.
    Daremos aos nossos laterais a liberdade para a transição ao ataque, o que vai nos trazer uma válvula de escape.

    Contudo é possível jogar com um time com 3 meias celebrais? Municiando e sendo municiados?

    Na minha opinião esse é o time mais técnico que podemos colocar em campo. Sinceramente não o vejo como utópico.

    SEGUNDA QUESTÃO – MARACANÃ

    Quando todos imaginavam que teríamos um ano disputando o campeonato na parte de baixo da tabela por conta da enorme falta que o Maracanã faz ao time, hoje estamos em quinto lugar. Maracanã,salvo engano estará a disposição do Flamengo no dia 5 de outubro, contra o Santa Cruz.

    Isso significa dizer que teremos 12 rodadas ainda. 2 no primeiro turno e mais 10 no segundo turno.

    O desafio de ZR é fazer hoje uma fotografia do atual momento da tabela e se manter nesse bolo pelas próximas 12 rodadas. É sim um campeonato a parte e solitário.

    Talvez amigos, ZR já tenha ciência disso. E esse desafio começa com Santos e A. Paranaense. SÃO 2 ADVERSÁRIOS DIRETOS.

    E para que esse desafio tenha exito, dos 36 pontos a serem disputados, ZR precisa no mínimo de 22 pontos( os mesmo 58,8% de aproveitamento até hj) e sonhar com 25 ou mais pontos, o que lhe traria um aproveitamento de 70% ou mais.

    Depois disso amigos, ZR terá a disposição o que nenhum outro time tem.

    O décimo segundo jogador. A TORCIDA. E NO SEU HABITAT NATURAL – MARACANÃ.

    A hora é essa. ZR precisa arriscar mais. Ousar mais.Buscar mais.

    Será que é possível ??

    ABÇ#SRN

    Reply
    • 3 zagueiros e 2 volantes é muita retranca pra mim, visto que nossos laterais são Rodinei e Pará. Se estivéssemos falando de Léo Moura e Juan em 2008 eu concordaria com você. Hoje, eu tiraria um zagueiro e colocaria Éverton ou o Éderson no ataque.

      Reply
  22. Caro Carlos Costa, discordo de você, o Adryan deslumbrou o mundo, vc não sabe, na França só de fala nele, um cracão, lourinho, olhinhos claros, criado pela vovó a leite de pera, tem que ser titular absoluto.

    Reply
  23. Fazendo uma comparação simples do desempenho do Zé Ricardo no campeonato brasileiro com seus “concorrentes” Cuca, Dorival Jr e Roger, e lembrando que o Zé assumiu o time na 4ª rodada, se desconsiderarmos as 3 primeiras rodadas, Vamos ter o Fla com os 31 pontos atuais, o Grêmio com 29, Palmeiras com 27 e até o Corinthians estaria abaixo, com 28.
    Vejo o Cuca deixando o Lucas Barrios, principal reforço da patrocinadora, artilheiro da Libertadores, ganhando 1 Milhão por mês, fora até do banco, pra jogar Leandro Banana, mesmo com desfalque de 3 atacantes. Aí o Zé coloca o Cuellar no banco e todo mundo acha que o Cuca resolveria.
    Vejo o chicote estalando no lombo do Zé por segurar o resultado colocando volante pra segurar o jogo, como se fosse o único técnico que fizesse isso e qualquer outro treinador ‘consagrado’ fosse fazer diferente.
    O Coritiba estava invicto no estádio, mesmo enfrentando o líder Palmeiras com time completo. Quando o Flamengo vence, é porque o time é fraco.
    Fora da torcida do Flamengo, o trabalho do Zé vem sendo muito elogiado, só entre nós que existe essa cobrança excessiva. E honestamente eu não consigo entender o porquê disso. Parece que o consenso seria que, fosse outro treinador como o Cuca, Roger, Dorival Jr, jogando sempre fora de casa, tendo pego o time na 4ª rodada, ainda assim estaríamos isolados na liderança com 6 pontos a frente do 2º colocado.

    Reply
    • Como ja falei acima, bom foram os que pssaram por la: ney franco, luxemburgo, cristovao, osvaldo de oliveira e muricy… Galera tem menoria curta. Fla tava com a auto estima no chao, sendo escurracado prlo Vasco no carioca com o todo poderoso muricy na beira do campo.. O Ze colocou o time nos eixos, jogando tds jogos fora de casa, lembra da desculpinha do muricy??? De que jogar fora atrapalha ? O Ze ta nem ai, uniu o time, o elenco joga por ele, e ai e ruim de segurar… SRN

      Reply
  24. Um afago na diretoria: Ontem poupamos um zagueiro, outro se machucou durante o jogo e ainda assim mantivemos o nível. Isso é que significa ter elenco.

    E como é bom não ter que aturar mais Wallace e César Martins…

    Reply
  25. Por falar em Zé Ricardo, pergunte ao Guerrero se gosta dele ! Foi o único técnico que conseguiu que a bola chegasse ao nosso artilheiro. O Guerrero mesmo deu uma declaração a pouco tempo dizendo que agora os companheiros estão me procurando mais, sabe o que é isso ? outra bola dentro do ZR !

    Reply
    • Eu sinceramente estou descordando em tudo.
      – Achei que pelo 1o. tempo, poderíamos sair perdendo de 2×0 nb mínimo.
      – Achei a zaga atabalhoada, marcando mal as bolas altas, só no 1o. tempo foram duas chances de cabeçada na linha da pequena área sem marcação alguma, livre, livre.
      – Ainda na zaga, achei uma lástima a insegurança do nosso goleiro, sai mal do gol, não sabe jogar com o pé, é um goleiro batido em chutes com bola alta no gol, enfim.
      – As laterais muito apagadas…
      – Meio de campo AP e Mancuello não se entendem.
      O que salvou então, eu pergunto aos senhores? O que salvou?
      Salvou foi um lance de lucidez do Mancuello com um precisão absolutamente irretocável, genial do nosso camisa nove, ele mesmo, o mala chorão do Guerrero, braaaavoooo!

      Reply
  26. Caros,

    Começo elogiando dizendo que jamais imaginei 30 pontos no turno do campeonato, no inicio assim como a maioria creio eu pensava em ver o time salvo o mais rápido possivel, portanto mérito total ao grupo.
    Acho que a saída do Muricy que eu gostava muito foi fundamental para a subida do time, a quanto tempo não se fala em cansaço e viagens tema frequente nas falas dele.
    não vejo nenhum grande time no campeonato, o santos me surpreende pois perdeu vários jogadores e vem se mantendo na frente, me preocupa muito o Atlético Mineiro tem um elenco forte, não acredito no palmeiras, não confio no Grêmio e se o nosso time evoluir vamos brigar com o Corinthians contra santos e Atlético MG .
    Nosso goleiro Muralha está doido para fazer uma cagadinha com os pés….., nossa defesa mesmo sem ser craque o Vaz precisa ser titular, o Juan não pode mais ser titular, Everton , Mancuello e Allan Patrick juntos só se o Everton for o Lateral ou ala esquerda se jogarmos com 3 zagueiros.
    Torcer para o nosso treinador não relacionar nem para o banco , Chiquinho, Gabriel, Fernandinho principalmente estes.
    Precisamos vencer o Santos e o Atlético do PR dois confrontos diretos, em caso positivo vamos lutar até pelo titulo
    SRN

    Reply
  27. Boa tarde, Rubro Negros!!!

    Eu penso que nessa altura do BR-16 chegarmos com essa pontuação é sinal de quem vem coisa boa por ai! Não quero me empolgar tanto, mas tenho percebido que além da vontade de ganhar que recuperamos mostramos também um equilíbrio, além de uma consistência nas linhas dentro do campo que certamente vão nos empurrar para novas vitórias. Sobre o nível do jogo contra o coxa de fato achei um pouco abaixo, mas afirmo que jogando mal ou jogando bem o que valem são três pontos no bolso.

    Aproveito para lembrar que o retorno do Maraca será fundamental para fazermos “in loco” a nossa parte e consolidarmos o nosso sucesso no final do ano!!!

    SRN.

    Reply
  28. Em uma mesa de bar um batento papo com amigos, um deles me pergunta: Diego, se possivel fosse, qual centroavante do futebol brasileiro você contraria para ser titular do seu Flamengo?
    Repondo: Nenhum! Pois na minha visão temos o melhor centroavante do futebol brasileiro! Guerrero! Detalhe: esta conversa foi durante a Copa América. O Guerrero precisa de um time minimamente organizado para aparecer. E desde seu retorno pós Copa America tem mostrado isso. É decisivo e não apenas marcando gols… Não o trocaria por nenhum outro em atividsde no Brasil.
    Fato!

    SRN

    Reply
  29. Muito boa a vitória, a considerar que foi na casa deles onde não temos um histórico bom.
    Agora mais uma vez, Zé, por favor Cuellar no lugar de Márcio Araújo pelo amor de Deussss!
    Boa estréia do Donatti.
    Não dá, a diferença técnica é indiscutível, para mim só falta isso e deixar o time jogar. E quando Diego estiver apto, vamos com ele no Lugar do Alan Patrick e adianta o Éverton no lugar do Cirino para poder fazer as vezes na marcação do Diego e deixá-lo mais à vontade. Acho que vai dar liga!
    Rumo ao hepta!
    SRN

    Reply
  30. É assim que se ganha o campeonato. Há jogos que temos que ganhar. Jogar bem é outro papo. Contra os grandes temos obrigação de fazer 3 pontos. 4 é o ideal e 6 pontos quando possível. Contra o Grêmio e Corinthians só nos restam 3 pontos. Vencer o Figueirense é obrigatório. Quero lembrá-los que perdemos os últimos 3 jogos contra esta equipe.

    Reply
  31. Sr. Kleber.
    Belo texto como sempre, só complementaria com a atuação do VAZ. Jogou com os grandes rubro negros, com raça, sem firula, me lembrou o grande Marinho. Acho que Mozer esta fazendo bem ao nosso vestiário.
    Temos hoje um clube com elenco europeu, salários altos, muitas opções. Uma disputa sadia para ser titular (existe isso no futebol ?) 2 bons goleiros, 2 LD, 4 zagueiros, na LE que ficamos a baixo, eu iria de VAZ na esquerda. Um meio com 7 atletas e o ataque com 8 opções. Fora a juventude do jrs para compor ainda mais. Pergunto, qual clube no Brasil tem um elenco desse, com salários e premiações em dia, um CT ficando modernos, como o sr falou, dá para sonhar…
    Abs de Natal – 10/08 chego no RJ, gostaria muito de lhe fazer uma visita.

    Reply
  32. querido kleber leite estou muito otimista com relação ao flamengo , acho que se todos jogadores estiverem bem chegaremos ao titulo. meu time seria Muralha , Rodinei , Rever , Vaz ou (Donati) e Jorge. Marcio araujo , Willian arão , Alan patrick , Everton ou (sheik ) Diego e Guerrero .com relação ao zé Ricardo deixem o rapaz trabalhar porque todos os grandes treinadores começaram um dia . diferentemente do Carlinhos,Jaime e Andrade vejo como um cara preparado para vingar no futebol brasileiro e não ser somente técnico do flamengo .e a situação do maraca , vai ser nosso ???

    Reply
  33. Vou emitir minha opinião sobre dois assuntos recorrentes na imprensa em relação ao Flamengo, Márcio Araújo e Zé Ricardo.

    a) Márcio Araújo
    Resta claro que ele é um dos mais regulares jogadores deste elenco do Flamengo. A quantidade de coberturas que ele faz nas costas do Pará/Rodinei e do Jorge/ e do péssimo Chiquinho, é brincadeira. Virou moda pedir o Cuellar, com o Flamengo ganhando ou perdendo, o Marcio Araujo tem que sair. Tá chato já isso. É obvio que a saída de bola dele não possui a mesma qualidade que a do colombiano supracitado, porém o poder de recuperação dele nas jogadas é impressionante. Hoje vejo o Cuellar muito mais como um segundo volante marcador e com um bom poder de chegada na frente, vide o passe para o Cirino domingo, do que um cão de guarda jogando na frente da zaga (o número de botes errados do Cuellar, é brincadeira). Hoje o sistema de jogo do Flamengo é extremamente dependente do Márcio Araujo, até para liberar a saída do Arão pela direita. Vamos ter paciência e apoiar!

    b) Zé Ricardo
    O que o Muricy não fez em 6 meses de Flamengo, o Zé já conseguiu fazer em pouco tempo de trabalho, que é justamente dar um padrão de jogo à esse time. Reparem, jogando bem ou jogando mal, o Flamengo aprendeu a ganhar os jogos, aprendeu a se postar de forma equilibrada dentro de campo. Domingo percebemos mais um jogo em que o Muralha foi acionado pouquíssimas vezes. A zaga está sólida e com ótimas opções de mesmo nível, o meio de campo consegue proteger de forma eficiente as investidas dos adversários. Acredito que o ponto de melhora deste time seja o contra ataque, jogando com dois pontas rápidos, o Flamengo precisa encaixar os contra ataques e liquidar as partidas com menos sofrimento. Sou totalmente contra a escalação do Mancuello e do Alan Patrick juntos, sendo que este ultimo tem marcado o lateral pelo lado esquerdo da zaga, está claro que o Alan Patrick não aguenta correr atrás de lateral e dessa forma aquele lado fica totalmente vulnerável. Ou arma um 4-4-2 com lateral batendo com lateral, ou escala dois pontas rápidos (hoje pra mim Cirino, Everton e Fernandinho disputando duas vagas), para acompanharem as investidas. De toda sorte, torço muito e acredito no potencial do Zé, com humildade e um jeito simples, armou o Flamengo com um padrão de jogo para ganhar os jogos, jogando bonito ou não. Não existe esse negócio de que o Flamengo precisa de um treinador com experiencia, chega da mesmice, chega de Luxemburgo e seus projetos, Abel, Mano, Felipão. Chegou a hora do Zé mostrar o quanto é capaz. Com Diego vindo aí, e todo o elenco que o Flamengo conseguiu montar, coisas boas estão por vir.

    Também tá sentindo o cheirinho ?

    Reply
  34. Prezados companheiros do blog.
    Boa tarde!
    Alguém sabe dizer como está a questão do julgamento no STF, referente ao campeonato brasileiro de 87.
    Será feita justiça em proclamarem o Flamengo como legítimo campeão de uma vez por todas?
    Recebi a informação que o julgamento ocorrerá hoje!
    SRN

    Reply
    • O ministro Marco Aurélio consta que é rubro negro, entretanto tomou essa decisão em favor do Sport. O Flamengo então apelou para o conselho de ministro do STJ, quem em geral, em vias de regra não costumam revisar decisões tomadas por um seus ministros, mas vai que a turma do STJ em sua “sabedoria” resolva a favor do Flamengo?

      Reply
      • Conselho de Ministros do STF, Nino, última instância das instâncias.
        Concordo com você, dificilmente algo mudará. Teriam que fechar os olhos aos julgamentos anteriores. Não há precedente nesse sentido em nossa Corte Suprema.

        Reply
    • Será histórico se houver uma reviravolta no caso.
      O STJ já deu ganho de causa ao Sport. O Relator do STF foi favorável a decisão do STJ. Para a Primeira Turma do STF mudar essa tendência, teria que termos treis rubro-negros, roxos, julgando o assunto de maneira decisiva.
      Qual a nossa chance disso acontecer?
      Mas ganhamos no campo, na verdadeira arena. Ninguém nunca tirará de nós esse título. Nem a FIFA nem a CBF.
      Quem tem filho único, só enxerga seu rebento.

      Reply
      • Esse assunto todo nasceu a revelia do Clube dos Treze…Designaram quem? Eurico Miranda para representa-los junto a CBF em uma reunião de última hora já no fim de um domingo! Na reunião, Eurico Miranda, sem consenso algum assinou o “de acordo” para esse nefasto cruzamento entre os módulos, isso lá atrás no começo do campeonato. Paradoxalmente, o mesmo Vasco do Eurico ganhou o SPFC em um jogo de quartas e finais em São Januário (tendo o Vasco naquela oportunidade pouquíssimas chances de classificação), o Vasco ganhou o jogo e o Flamengo se classificou no lugar do SPFC. Hoje isso seria impensável.

        Reply

Comente.