Damião é a surpresa

(Foto: Márcio Cunha / Mafalda Press)

(Foto: Márcio Cunha / Mafalda Press)

Que bom quando a surpresa é positiva. Quando e, de onde menos se espera, vem a solução.

Como o futebol é curioso. Quando contratado, houve muita gente que contestasse Leandro Damião. Não só pelo retrospecto recente, como também pelo momento positivo de Felipe Vizeu. Embora eu tivesse dado força, apoiando a contratação, confesso que não esperava neste início o que Damião vem demonstrado. Melhor para o Flamengo, pois, a partir de amanhã Zé Ricardo não poderá contar com Guerrero, servindo à seleção peruana, e Felipe Vizeu, convocado para a seleção sub-20 do Brasil.

O problema quando se contrata um jogador, é confiar nele. Dificilmente qualquer grande clube brasileiro arranca de outro grande clube um jogador que esteja bem. Se o retrospecto recente de Damião fosse bom, com certeza, não estaria agora no Flamengo. Parabéns, pois, aos dirigentes que tiveram sensibilidade para a contratação.

O jogo foi bom e, o Flamengo poderia ter despachado a Chapecoense ainda no primeiro tempo. Na transmissão da Globo, o nosso Júnior estranhou o comportamento do time catarinense, jogando sem a pegada habitual. Faltou dizer que, o Flamengo não soube aproveitar a sonolência do adversário. Menos ruim que, quando preciso foi, o Flamengo apertou o ritmo e construiu o placar de 3 a 1.

Muralha, muito firme e com personalidade. Pará começou endiabrado e depois caiu um pouquinho. Zaga, firme, e Jorge, pouco ousado. Do meio para frente, ninguém destoando, com destaque para os que entraram. Damião e Mancuello, jogaram o fino.

O Fluminense não colaborou. Paciência…

Muito bom o empate entre Atlético e Grêmio…

O Flamengo vai chegar lá por sua própria conta. Agora, o importante é concentração total, e não errar, dentro e fora das quatro linhas.

Desculpem o otimismo. Há ótimos motivos para isso. Só não vê, quem não quer.

Domingo de alegria…

1 Comentário

  1. Acho que o Ze inventou mais uma vez com o Gabriel que nao pode jogar no Flamengo. De resto, acho ruim a estrategia de jogo de administrar e chamar o adversario quando se esta em vantagem. O Flamengo deve jogar sempre com a atitude que mostra quando nao esta em vantagem. Esse 2turno pode virar filme de terror pro arco-iris, proncipalmente depois do Maracana.

    Reply
  2. Caro Kléber e amigos! Excelente resultado e excelente rodada para o Flamengo. O Palmeiras se adiantou, mas, estamos colados. No primeiro tempo, enquanto faltou pegada a Chape, faltou ao nosso time atacar o adversário e acertar passes. Não fez isso e tomou o gol de empate, já desenhado em prosa e verso. No segundo tempo tivemos mais atitude e ficou provado que além do Cléber Santana, quase ninguém nos ofendia do outro lado. Do nosso banco, veio o motivadissimo Leandro Damião e o Mancuello no dia que ele resolve jogar. Tudo deu certo, pois, a bola que ia, realmente andava para o gol, acabando com o bate e volta. Para fechar o placar, um gol de futebol de salão, coroando o esforço de toda equipe. Se acreditarmos mais, se sufocarmos mais, não duvido, teremos enormes chances de hepta. Particularmente eu também não acreditava no LD, mas, por enquanto, tem ido bem. Que melhore mais ainda. Confiança é tudo. Uma boa semana e que na quarta-feira consigamos vencer. SRN

    Reply
  3. Damião, foi uma boa contratação..mas o diferencial realmente é Diego. Com ele o Flamengo ganhou status, confiança e muita qualidade. E olha que foi só o segundo jogo dele. Parabéns ao Treinador Zé Ricardo, pois o que ele fez no segundo foi treinado, não foi aleatório. E a surpreendente mudança de esquema, perfeita. Guerrero provou nos poucos minutos que Damião entrou, que rende muito mais fora da área e nao como centroavante enfiado. A zaga muito firme, principalmente REver, outra ótima contratação. Somente um fato preocupante: Como caiu de produção Wilian Arão. Ou o nivel dos jogadores que chegaram o colocaram no seu verdadeiro patamar? um fato a ser analisado.
    Otimista sim Presidente. É nosso melhor plantel, melhor time desde 2009 e com um verdadeiro camisa 10, ou um jogador diferenciado. Estamos otimistas sim.

    Reply
  4. Presidente, o Damião realmente nos surpreende positivamente e posso estar enganado, mas ele vai fazer do Guerreiro o grande jogador que está escondido desde que chegou no Flamengo. Com Damião, Guerreiro deixa de ser a referencia para o gol, podendo criar.

    Reply
  5. É só o Zé fazer o beabá, escalar os melhores e para de inventar. Rodízio é coisa para churrascaria. Futebol jogam os melhores e time que está ganhando não se mexe. Espero que ele e a diretoria de futebol tenham apreendido está valiosa lição no jogo do Figueirense. De resto vamos ao hepta. Abraços e SRN.

    Reply
  6. Parabéns diretoria, acertou com Rever, Vaz, Muralha, Damião, Mancu e Diego. Quando trouxe o Muralha muitos falaram, para que dá R$ 4 milhões em um goleiro ainda mais que temos PV, para que Damião se temos Guerrero e Vizeu, e para Técnico estagiário, contrata Abelão ou outro “Muricy”. Tamos junto com diretoria e comissão técnica até o final, apesar do futebol ter muitas surpresas, eu acreditei desde o dia que o Zé Ricardo mostrou seu conhecimento e personalidade!

    Reply
  7. Kleber,
    Fizemos 3 gols em um único jogo, que bom!!! Há muito tempo não fazíamos…
    Mais uma vitória, ainda com sofrimento inexplicável, contra um time simplesmente ridículo, que tem como seu maior destaque o Cleber Santana, ele mesmo, que já jogou no Mengão e não deixou saudades e agora ainda mais velho… Para completar, eles ainda tem o brioso atacante Kempes, é demais sofrer para esse time…
    Mas vamos lá, ganhamos, estamos na vice liderança, muito mais pela fragilidade do campeonato do que pelos nosso méritos, pelo crescimento que essa equipe já deveria ter, tanto tática como tecnicamente é que a meu conceito não tem.
    Com essa vitória, vão voltar para as redes sociais os defensores do Zé, os que acham que ele está preparado para ser o técnico do Flamengo, dizendo que ele deu um nó tático, que apresentou um plano de jogo diferenciado e por aí vai…
    Não podemos continuar com Mancuello e o Cuéllar no banco, mais uma coisa o Pará hoje já foi mais parecido com o Pará de sempre, um bom reserva, o Gabriel esse sim, definitivamente voltou a ser o de sempre, fraco.
    Para finalizar, Guerrero é um belo jogador, espero que o “grande” Zé entenda isso é não se deixe levar pela imprensa em relação ao Damião, já deu para notar hoje que o Guerrero começa a se entrosar com o Diego, com ele Guerrero saindo um pouco mais da área, talvez até podendo, com essa dupla mais entrosada, ter o Damião mais fixo na área.
    Enfim, estamos em 2o, rumo ao HEPTA !!!

    Para não esquecer: NÃO TEMOS TÉCNICO !!!

    SRN

    Reply
    • Temos técnico sim. Acho que você viu outro jogo. Entrosamento do Guerrero com o Diego? Só melhorou quando o Damião entrou. É um jogador brigão, mas, com a bola!

      Reply
    • Paulo, eu também quero ver o Fla uma máquina de vitórias, mas acho suas críticas excessivas. Chapecoense só tinha perdido um jogo em casa e nós fomos lá e Pimba. O Zé pode ter defeitos, mas vejo o trabalho dele bem feito, ainda mais com o que o Fla vinha jogando com Muricy. Já faz 20 rodadas que o Fla é tido, por toda a imprensa esportiva como um dos postulantes ao título. Perdemos 1 vez nos últimos 9 jogos. Honestamente eu não vejo nenhum técnico fazendo melhor que o Zé.

      Reply
      • Daniel,
        Não é só uma questão de querer ver o nosso Mengão como uma máquina de vitórias como você disse, mas simplesmente o que acho é que com o nível ( ou melhor, baixo nível ) que esse campeonato tem, com o elenco que atualmente temos, entendo que já deveríamos estar jogando muito melhor, ganhando os jogos com muito mais facilidade, enfim não termos sempre que sofrer para ganhar e ainda às vezes perder para times como o Sport, levar 4 do Corinthians, 4 do Figueirense, deixar o Botafogo empatar tendo 2 gols de vantagem, entregar um jogo para o Fluminense, entre outros vexames…

        Mais uma vez reforço que não tenho nada contra o Zé, até acho que no futuro ele pode vir a ser um bom técnico, porém a meu conceito, NÃO ACHO QUE O FLAMENGO SEJA CLUBE PARA INICIANTES, SIMPLESMENTE ISSO.
        Entendo que ele não tem bagagem e experiência suficiente para estar a frente do time titular do Flamengo, pelo menos na atual fase de sua carreira.
        SRN

        Reply
        • Meu vc fala que n tem nada contra o Ze mas no seu primeiro comentário vc pede claramente sua saída ao dizer ” não temos técnico” em letras garrafais. Tb não concordo que o Zé seja compatível com o NV do Fla mas ele traz os resultados e enquanto os tiver não vale ficar nessa birra. Ao meu ver parece que se ele não trouxesse os resultados que vem trazendo iam queima-lo em menos de 1 semana.

          Reply
    • Meu finado vô me contava uma história onde tinha um locutor de rádio antigo que odiava determinado atacante (não me lembro quem era). Todo jogo era crítica em cima de crítica no mesmo. Certo jogo, este atacante marcou 3 gols e, na hora de dar a nota, o locutor foi falando a nota de jogador por jogador e quando chegou a vez deste atacante, como sempre, a nota foi: “Zero!!! Só fez três gols e mais nada!!!”.
      Esta historinha serve para os críticos do ZR. Se formos campeões brasileiros, vão falar que ganhamos sem técnico. É difícil dar o braço a torcer né….

      Reply
  8. Sou testemunha que você Kleber Leite foi o primeiro a ser favorável a contratação de Damião, grandes jogadores devem ser sempre contratados não importando o momento. Acho que Zé Ricardo devia sempre escalar os melhores, muito sofrimento! Vejo o Flamengo junto ao Atlético-MG como os melhores elencos, podemos chegar a brigar pelo título, torço por Zé Ricardo, mas acho que falta experiência em algumas partidas para matar o jogo como no jogo do Santos.

    Reply
  9. Concordo com o Pierre.
    Meu medo é só o nosso treineiro errar na escalação.
    Hora da turma da diretoria intervir, como diz o Kleber.
    Home sweet home….que venha o maraca!!!!

    Reply
  10. Os contras não aceitam o “estagiário” nem com os nrs que ele tem conquistado.
    Chamem o Muricy (de novo), o Abelao, o Luxa, Joel, Renato Gaúcho, Jaime, Andrade e etc ou assumam o time….
    Como todos os técnicos, ZR tem seus defeitos, até pq é jovem e tem muito a aprender (assim como foi o Coutinho, Carpergianne, Carlinhos, Andrade e Jaime.
    Em vez de secar, deveríamos apoiar nosso jovem treinador qqe tem uma parcela muito grande na posição que o time está.
    SRN!!!

    Reply
    • É isso que estamos tentando falar aqui, amigo.
      Ninguém é contra o Zé. Ele é que se põe contra sí mesmo.
      Diga-nos, vc entendeu por que ele escalou o Gabriel hoje?
      Vc concorda com o Flamengo gastar mais de 20 milhões para contratar homens para o meio de campo e ele vem com Gabriel?
      É como um colega colocou, é só ele parar de inventar idiotices que o Flamengo deslancha. Será que só alguns aqui viram que o Flamengo do segundo tempo foi muito superior ao do primeiro tempo?
      Eu mesmo não o crítico só nas derrotas, até nas vitórias podemos ver algumas manias estranhas dele, como essa de hoje ao escalar o Gabriel. Tenha santa paciência!

      Reply
      • Caro Helder, nem todo mundo pensa com a mesma cabeça! Se ele escalou o Gabriel, ele tem os motivos dele… A diferença é antes reclamava-se que o treinador errava na escalação de 5 ou 6 jogadores… Agora, querer que o técnico escale os 11 que cada um tem na cabeça, fica difícil… Aliás, impossível.

        Abraços e SRN

        Reply
    • É o ZR é o nome…A princípio comentou-se que ele estava perdendo uma grande oportunidade, depois entramos na fase de aprovações e contestações, porém já é o 2o. jogo em que ele provou que teve razão (pelo menos nestes últimos 2 jogos pelo brasileirão). De concreto é que desde o Andrade, o ZR é o melhor técnico novato no clube. Essa semana mesmo, já refletindo o clima e a certeza que só ele tem, que o desejo dele é se colocar na mesma prateleira de nomos históricos do Flamengo, como Coutinho, Carpegianni, Carlinhos, Andrade…Assim esperamos.

      Reply
  11. L Damião está jogando 30% daquilo que pode, imaginem o que ainda pode melhorar.

    Quando ele chegou eu disse que Jogando mal ele valia 300 mil e se jogasse metade do que pode, vale ums 800 e jogando BEM vale facilmente 1 a 1.5 de salário.

    Como sempre digo JOGADOR É SEMPRE UMA APOSTA.

    No caso do L Damião uma EXCELENTE APOSTA. Apostei minhas fichas nele e acho que BINGO !!!

    Em relação ao GUERREIRO desde o começo do ano que falo para ESCAla-LO fora da área para ele vir de FRENTE para o GOL. Quando ele joga como REFERENCIA de área quem se beneficia são os outros jogadores, mas vindo de FRENTE a capacidade de tabelar DELE favorece a ELE e aos OUTROS também.

    Quanto ao DIEGO era SONHO antigo meu ve-lo no MENGãO.

    O cheirinho tá virando ALMIsCAR.

    Reply
  12. Engraçado… Quando o time ganha é tudo ótimo. Não vi nenhum elogio para o treinador nas vitórias, mas, quando perde, o Zé é inexperiente. O time está muito bem organizado, com variações de escalação e testes de novos esquemas.

    Reply
    • Vc não leu direito os posts, eu rasguei elogios ao ZR, o chamei de piloto de teco-teco alçado a comandante de Boeing 747, disse: “Foi comandante 5 estrelas”, repetiu hj a dose.

      Reply
  13. Hélder, ele simplesmente manteve o time q venceu o Grémio na rodada passada, no qual o Gabriel foi muito bem, inclusive elogiado por muitos aqui no Blog. No 2° tempo ele fez duas alterações que surtiram efeitos, tanto que os jogadores q entraram fizeram os gols.
    Qto a gastar 20 milhões, nenhum jogador contratado vem com a garantia de set titular.
    Falaram aqui, ZR tem q escalar quem estivet melhot. É o que ele está fazendo.
    Alex está melhot q PV
    Pará está melhor q Rodnei
    Rever está melhor que Donatti
    M Araujo está melhor q Cuellar (é só lembrar da goleada q levamos do Figueirense onde Cuellar jogou no lugar do MA)
    E Gabriel e Everton estão melhores q Cirino, Fernandinho, Adryan, Thiago Santos, Emerson, Ederson, A Patrick e Mancuello..
    Simples, assim amigo..
    SRN!

    Reply
  14. Relembrando o que escrevi em 09 de Julho, no Post ” Cosme e Damião, eis a questão”, do nosso Kleber Leite:

    Carlos Cazé
    9 de Julho de 2016 at 3:04 pm
    Prezados companheiros do Blog:

    Não tenho a menor dúvida: Leandro Damião é uma contratação espetacular! Como eu já escrevi aqui, algumas vezes, a imprensa_ sempre ela, essa que domina atualmente o noticiário anti-flamenguista_ caiu de pau! Esse jogador serve pra qualquer time, não houve nenhuma crítica anteriormente mas, bastou o Flamengo entrar na jogada, e pronto: a inveja nojenta de algumas pessoas que têm acesso a um microfone, recrudesceu!
    Dito isto, vamos ao que realmente interessa: Guerreiro também é espetacular, nenhuma dúvida. O que ele jogou no abominável time paulista, ano passado, é prova inconteste. Mas, assim como ele, Leandro Damião pode ir pelo mesmo caminho, no Flamengo_ desencontro com as redes. DIRETORIA, POR FAVOR, ACORDE: NÃO ADIANTA VÁRIOS ATACANTES MARAVILHOSOS SEM OS CRIATIVOS JOGADORES DO MEIO CAMPO PARA MUNICIÁ-LOS! SERÁ QUE NÃO VÃO APRENDER NUNCA? Eis então, respondido, o porquê de Guerreiro ter brilhado no abominável paulista e, até agora, não ter correspondido no Fla. Como alento, o Adryan está lá, reintegrado ao elenco_ ah, o Flamengo vai colher grandes alegrias com ele, pode esperar. Mas ainda precisamos de um talentoso armador, alguém experiente que, junto a ele, Adryan, colocará a ambos_ Guerreiro e Damião_ como as maiores dores de cabeça, nos últimos tempos, aos adversários do Flamengo. Se Guerreiro ficar, e se um Diego, por exemplo, também chegar, podem anotar aí: o campeão brasileiro de 2016 será o Clube da Gávea. E isso dito por alguém que, via de regra, pelo rigor das críticas, é confundido como não-flamenguista!
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    Reply
  15. O queijo é colocado na ratoeira para dar de comer ao RATO ?

    ALGUMAS vezes um jogador COMEçA uma partida com a função TáTICA de cansar o adversário. A intenção tática é colocar OUTRO no segundo tempo 100%descansado para ESTE deitar e rolar é um erro APARENTE, uma PEGADINHA.
    Nem tudo é o que parece.

    Reply
  16. O queijo é colocado na ratoeira para dar de comer ao RATO ?

    ALGUMAS vezes um jogador COMEçA uma partida com a função TáTICA de cansar o adversário. A intenção tática é colocar OUTRO no segundo tempo 100%descansado para ESTE deitar e rolar é um erro APARENTE, uma PEGADINHA.
    Nem tudo é o que parece.
    Lembram que MURICY disse que falava pro Neymar ficar UM tempo jogando POUCO em determinado setor pro adversario ACOSTUMAR e então no SEGUNDO tempo ele INVERTIA para então o NEYMAR deitar e rolar ?

    O Mancu parece render mais quando entra no SEGUNDO TEMPO.

    Reply
  17. Rodada ótima para o Flamengo com tropeços do Santos e Corinthians e empate de Grêmio e Atlético-MG.

    No pay per view, o repórter de Chapecó destacou que o lance do primeiro gol do Flamengo foi treinado exaustivamente durante os trabalhos realizados em Chapecó. Depois o Flamengo ficou sonolento, mas o 2º tempo foi um baile.

    Quanto ao Damião, também não confiava nele. Está me surpreendendo. Parabéns a ele e a quem o contratou.

    O Flamengo dá mostras que é um time maduro e pronto para galgar conquistas. Acho difícil o título brasileiro, mas um g-4 e a sulamericana não duvido.

    Só para finalizar: se o Zé Ricardo perde para o Figueirense com força máxima em casa como seria?

    Reply
    • Henrique, gosto muito das coisas quando são treinadas. A gente viu o time jogando bem ontem com dois centroavantes e é quase consenso que um time não pode jogar assim. Isso é fruto de treinamento e aí entra o mérito do Zé.

      Não crucifico o Dorival Jr por perder ontem em casa, tropeçar em casa acontece. Mas se fosse o Zé, Deus do céu… acho que estariam colocando um boneco de Judas com a foto dele no rosto em frente á Gávea, rs.

      Reply
  18. Eu estive de acordo com a escalação do ZR. Mas não gostei da entrada do Mancuello, acho que deveria ter entrado o AP, mas como deu certo, é “bestial”.

    Reply
    • Eu entendo a entrada do Mancu, porque ele marca melhor que o Allan Patrick. Não que eu concorde, mas pela linha de raciocínio do Zé, percebe-se que ele detesta correr riscos e quando o faz, tenta minimizar ao máximo.

      Reply
      • Daniel, o empate ontem era péssimo negócio, eu não entendi a entrada do Mancu, não fazia sentido marcar (até para o gringo não marca) mas como deu certo, “cala-te boca”.

        Reply
  19. Presidente historicamente sempre que por ocasiões distintas, fomos separados do Maracanã, no reencontro a saudade é mútua, é o melhor sexo.

    Reply
  20. Ótimo resultado contra um time que sabe muito bem aproveitar o mando e Campo.Lendo os comentários pude perceber que mais um colega constatou uma percepcao minha dos últimos jogos, a nítida queda e performance do Arão, desde o jogo contra o Sport seu rendimento não eh o mesmo.. Abraços!

    Reply
    • Foi a partir do jogo contra o Botafogo no estádio Luso Brasileiro na Ilha, naquele jogo até o Tite foi lá para vê-lo…Tem o processo do Botafogo na justiça em 2a estância, isso pode estar interferindo.. Pela 1a vez a crítica esportiva já fala abertamente no Cuellar no lugar dele, mas ainda é cedo.

      Reply
    • Ontem ainda achei o Arão melhor do que os últimos jogos, mas longe do desempenho que ele teve do início do ano até a metade do 1º turno. Ainda o vejo como titular, mas só.

      Reply
  21. Guerrero Vz Damião…
    Não mesmo o caso de se comparar os dois nomes, não seria justo…Guerrero é renomado internacionalmente, e Damião um jogador que ainda não se firmou no comando de ataque por onde passou…Entretanto um fato notório, a aura dos Damião é infinitamente mais positiva, mais leve do que a do Guerrero…Isso tem se refletido na bola nas redes, ainda que tenham sido de pênaltis os gols do Damião, isso não importa!

    Reply
    • Nino, o Damião foi muito bem no Inter, até a contusão que o tirou da seleção, que também deve tê-lo abalado psicologicamente. Foi mal no Santos, apesar da pressão pelo alto valor de sua contratação tê-lo atrapalhado demais lá. Cada passe errado e vinha o papo de 45 Milhões que ele custou e mais salários atrasados. No Cruzeiro ele não foi brilhante mas não chegou a ser mal, foi artilheiro da equipe, teve um desempenho similar ao do Alecsandro aqui entre 2014 e 2015, mas pegou um time bicampeão brasileiro vendendo seus principais jogadores. Tivesse ele jogado com Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart e Cia, teria arrebentado. Hoje, sem briga com diretoria, recuperado de lesão, e sem pressão por causa de alto custo, está se desenvolvendo bem.

      Reply
      • Certamente meu caro Daniel, Damião esta leve, bem ao contrário do Guerrero que sentiu o peso da camisa, de ser ídolo, falta personalidade ao peruano (mais forte), já disse o Nunes ano passado.

        Reply
  22. KLEBER,NINO,HELDER,CAZÉ,AMIGOS DO BLOG,

    Gostaria de saber qual o critério dos amigos para avaliar um técnico, eu, priorizo o desempenho ao resultado, pois o resultado pode ser obtido na bacia das almas,por sorte etc… Apesar de GRANDES bobeadas que poderiam ser evitadas pelo próprio treinador(vide o jogo contra o botafogo com 5 volantes e levou o empate),creio que em questão de resultados vai bem.

    É evidente a melhora do time q era do Muricy,eu fui um que não fiquei nada animado com sua contratação, pois percebemos que as exigências do futebol atual são outras,ainda mais ele com as idéias mirabolantes de Barça, que abriu o time todo,o time virou um bando,perdendo para times de série C e D; Zé corretamente fechou os corredores e preencheu melhor o meio,melhorando a defesa, oq um técnico minimamente coerente faria.

    Analisando os nomes do elenco,o time era para estar muito mais seguro na tabela,é péssimo ofensivamente,muito pouco repertório do treinador, com um time que se abre o placar,se fecha, e se segura no sufoco até o final,bacia das almas. E,se, começa levando gol não tem capacidade para virar,pois passa a ter que avançar mais e o time não mostrou capacidade para isso, apenas uma vitória o time começou perdendo,contra a Ponte se não me engano.

    Nesse ultimo jogo que foram feitos 3,graças ao empate da Chape, pq se não iria segurar o 1×0 até o fim,com risco de sofrer empate, como contra o Botafogo, tirou Gabriel(ñ devia nem ter começado) e Everton, para colocar Mancu e Damião.

    Com todo o investimento e gasto temos o ataque pior que o da Ponte Preta(29),Chapecoense(31),Sport(31),Cruzeiro(30) e apenas um a mais que o falimentar Botafogo e 3 a mais que o Coritiba, times da Zona de rebaixamento, esse é um ataque de rebaixamento, observem a tabela detalhada.

    Acho que o Fla precisa do melhor,ainda mais pelo investimento feito, o melhor não está em velhos novatos(Doriva,Mancini..) e nem em medalhoes ultrapassados(Muricy,Luxa,Abel),mas os que mostram bons trabalhos,mesmo sem o elenco caro que o Fla possui,como o Gremio de ROGER,esse sim valeria,não um professor do município,com todo respeito.

    O Zé,como já disse deve ser preparado e se manter na comissão técnica,fazer cursos, pegar experiência e ajudar na transição da base, e futuramente poder ser efetivado como treinador ou como coordenador,por conhecer a casa.

    Prefiro não comemorar Damião, pois foram apenas 2 jogos, e não temos nenhuma margem para se segurar no G4, tá tudo equilibrado,não há garantia.E na Sulamericana, graças a mais um erro,ao meu ver, muito mais do técnico na derrota para o Figueirense,que pode custar caro,pois se o tal do HEman fizer um golzinho já complica tudo para furar a retranca.

    Veremos os prox. jogos : Ponte(Difícil) que vence de muitos grandes e briga por G4, e tem o Palmeiras com Gabriel Jesus e cia em pleno Allianz Park…. É preciso ter calma.

    Reply
    • Flamengo 40 pontos, G4 e vice-liderança. Botafogo 26 pontos, próximo do Z4 e 13a colocação. O Corinthians fez mais gols e levou menos, mesmo assim estamos 3 pontos a frente deles. Os nossos números são muito melhores que os do Botafogo.

      Reply
  23. Alguns pontos a ser colocados :
    1-Gabriel jogou bem contra o Grêmio não faria sentido tira lo deste jogo
    2-O Nino já havia colocado em relação ao Arao que desde o jogo contra o foguinho ele parou de jogar e parou mesmo,a audiência está marcada para 05/09 espero que se resolva para ele voltar a jogar,é peça fundamental nesse time.
    3-O melhor do jogo na minha opinião foi vê que dá pra jogar em certos momentos com Guerreiro e Damião ,o Guerreiro melhorou consideravelmente quando começou a sair da área ,não acho que vai ter que jogar sempre,mais em certos momentos é bom ter essa opção ,apesar de Damião fazer
    Dois gols em dois jogos acho que é cedo pra avaliarmos se foi uma boa contratação .

    Reply
    • Dawison, o jogo na Ilha tocou a consciência do Arão, isso é pior do que o processo na justiça, que aliás não tem data para acabar…Arão ganhou na 1a, mas foi para 2a instância e ainda tem apelação ao supremo.

      Reply
  24. Apesar da vitória, partida novamente ruim dos nossos pontas Éverton e Gabriel. Mas contraditoriamente, quando jogamos com 3 atacantes nossa defesa fica mais protegida. O que gostei do jogo de ontem foi que o time no 4-4-2 se comportou muito bem ofensivamente apesar de a defesa ter ficado desguarnecida. Até o Guerrero jogou melhor voltando pra buscar o jogo. O Zé chegou a falar que hoje ele treina esse esquema como situação de jogo mas que com mais treinos esse também passa a ser um esquema pra se iniciar uma partida.

    Falando no Zé, aspas pra ele falando sobre a escalação do jogo de quarta passada: “O que aconteceu foi um planejamento feito há bastante tempo com direção, comissão técnica e jogadores porque tivemos uma sequência de quatro jogos difíceis, e existia a certeza de que poderíamos fazer bons jogos com qualquer formação.”. Ou seja, realmente a decisão de entrar com time reserva não foi só dele. A decisão foi errada a meu ver, porém não foi algo decidido sozinho, conforme debatemos no post passado. Independente disso, eu continuo acreditando no Zé. Tivesse ele perdido em casa, com time titular completo, pro Figueirense igual o Dorival Jr ontem, estaríamos dizendo que ele não pode ser técnico pro Flamengo. Fato é que estamos firmes na briga por G4 e título com o Zé.

    Reply
  25. Damião está motivado e entrou em um clube que agora está correto, com uma boa atmosfera pautada no profissionalismo. Ele sabe que está é a profissão que escolheu e que a mesma é curta. O passado recente dele foi ruim e esta é uma chance enorme de recomeço que poucos tem. Ele foi abençoado com está oportunidade e sabe disso. Por isso está com a cabeça no lugar e a coisa tem andado bem.
    Sobre o jogo, este jogo aí Vale os três pontos e só. Contra uma equipe que joga em casa e só tem uma jogada que é cruzamento na área, o importante é vencer. Quando melhoramos o toque de bola no segundo tempo o jogo esteve mais a nosso favor. Vamos chegar. O importante agora é estar no pelotão de frente brigando pelas primeiras posições.

    Reply
  26. Eu sei que não tem nada a ver com Flamengo, mas a campanha do Inter é inacreditável. Um time com salários em dia, CT, bons jogadores, Excelente estádio, torcida presente, que estava disputando o título e agora está na zona de rebaixamento. A cada rodada o Réver deve estar agradecendo a papai do céu por ter vindo pra cá.

    Reply
  27. Nino tambem acho que esse caso do Arao não tem data pra acabar mais ele tem que procurar esquecer isso pois precisamos demais dele ,acho que ontem ele até que fez uma partida no 6,0 não foi brilhante mais foi melhor do que estava atuando ,Daniel acho que o Gabriel foi mal mais o Éverton não foi mal ,dentro do que o Zé pede pra eles ajudarem na marcação acho que ele também teve nota 6,0.Acho que o Fla pode arrebentar na quarta,mais daqui a pouco não terá como é priorizar o brasileiro é deixar pro time reserva a Sul americana,alguém tem notícia do Ederson o cara já tem quase dois meses fora e enquanto isso Fagner está na seleção ,um absurdo,pena que o Ederson pra esse ano será difícil pois até que entre em forma ,mais se tivesse bem ajudaria demais no lugar do Gabriel,o que acham?

    Reply
    • Dawison, o caso Arão existe o componente moral e o profissional, acho que estes dois componentes não foram devidamente considerados, atrapalhando a vida do jogador. O que teria que ter sido feito na época? Eu digo, que o correto seria o Flamengo ter negociado algum tipo de ressarcimento ao Botafogo (quem era Arão?), não o que rezava a multa, mas um valor a ser acordado, fazendo como o Flamengo sempre faz, parcelado a perder de vista. Agora o clube não pode fazer nada por questões estatutárias, pois tem contrato com o jogador em vigor. Quanto aos meias atacantes Gabriel e Éverton eu fiquei satisfeito, eles não chutam bem a gol o que é uma deficiência grave para ser um atacante, mas jogam para o time incansavelmente, não perdem a bola a toa (Fernandinho) e não são omissos (Cirino) acho que o time é esse!

      Reply
  28. Com relação ao problema do Arão, pelo que sei, no próximo dia 5 será a terceira audiência na justiça trabalhista, com um agravante: diferentemente das duas primeiras audiência, o Flamengo também foi convocado pelo juiz a comparecer. Isso indica que nessa terceira instância, o juiz pode dar ganho de causa ao Bostafogo, caso contrário não faria sentido convocar o Rubro-Negro a participar. É uma sessão de conciliação, mas mesmo assim é um péssimo sinal a presença de nosso jurídico.

    Reply
    • Fábio, será a 2a instância, na 1a instância o jogador já ganhou…É pouco provável juridicamente que a “cláusula de renovação automática” seja validada por um juiz de 2a. instância. O vacilo foi do departamento jurídico do Botafogo…Aliás o Flamengo não tem nada haver com isso, o litígio é entre o Botafogo e o jogador.

      Reply
      • Oi Nino, pelo texto do Globo Esporte abaixo, entendo que seja a terceira instância: “Após duas derrotas na Justiça, o Botafogo está mais otimista desta vez.” – http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/08/justica-chama-flamengo-botafogo-e-arao-para-audiencia-de-conciliacao.html
        PS: Espero que percam de novo, mas enfatizo que o fato do Flamengo ter sido convocado não me parece positivo.
        PS2: Apesar de fã do Arão, acho que ele foi ingrato com o Bostafogo.

        Reply
      • O caso me parece ser o seguinte:
        – O Botafogo celebrou um contrato de baixo risco com o jogador. Salários baixos e contrato de um ano, com opção de renovação automática por parte do Botafogo estipulada previamente.
        – Para se ter uma ideia Arão era dono do seu próprio passe, ou seja, não teve o contrato anterior renovado… resumindo, dispensado por algum clube anterior.
        – Arão correspondeu e começou a se destacar no Botafogo.
        – A Fifa determinou posteriormente que os direitos federativos de jogadores só poderiam pertencer aos clubes, como forma de combate aos clubes de aluguel e empresários. Como Arão era dono do seu próprio passe, as coisas se complicaram.
        – Assim o contrato do Arão inicial mantinha a validade, pois foi assinado anteriormente a determinação da Fifa, porém a renovação automática deixou de ter validade.
        O Botafogo teve tempo para solucionar o problema logo no 1o. semestre de 2015, entretanto:
        – O jogador certamente exigiria uma quantia pela cessão dos direitos federativo, as luvas!
        – Provavelmente o Botafogo ainda não tinha certeza do investimento ou não tinha capital para pagar as luvas do jogador.
        No 2o. semestre o futebol do Arão apareceu e o Botafogo teve interesse em pagar as luvas, mas ai foi o jogador que preferiu aguardar uma melhor oportunidade de mercado, o que aconteceu, tanto do ponto de vista técnico como financeiro.
        A Fifa deu parecer favorável ao jogador, que obteve decisão da Justiça do Trabalho a seu favor.
        O Flamengo então pagou as luvas e adquiriu os direitos federativos do jogador.
        Resumindo, o Botafogo não pagou nada pelo jogador…O Flamengo pagou as luvas do jogador. O que a justiça vai determinar é se o Botafogo perde o que não investiu, ou se o Flamengo perde o que investiu! Simples assim.

        Reply
        • O que se sabe de concreto que o caso Arão foi uma “garimpagem” pessoal do EBM, que aliás consta que fiou muito feliz com a negociação! Até então podíamos entender que era uma compensação pelo fracasso nas negociações com o Elias do Corinthians, ou mais que isso, o presidente do Botafogo havia se tornado desafeto do EBM no caso da Ferj.

          Reply
          • Que o Arão é um jogador querido, excelente, figura importante no elenco, isso não há a menor dúvida, mas tbm é certo que o que não falta na Gávea hj em dia são bons volantes 2os valantes, ou até mesmo 3o. homem de meio, não falta! Particularmente só vejo um interesse em uma composição com o Botafogo nesse caso, o Engenhão! Sem a opção do Engenhão as negociações com o Maracanã se complicam. A despeito de planos de construir estádio em terreno do Exército (como se fosse possível), ou em Pedra de Guaratiba, a única coisa factível como opção se chama Engenhão.

          • Nino, acho o Botafogo muito errado nessa história. O problema deles é (ou deveria ser) com o Arão e não com o Flamengo. O contrato do jogador expirou e não foi renovado. O Botafogo acha que a cláusula de renovação automática é válida e o staff do jogador não acha. O Botafogo acionou a justiça, que deu liberdade para que ele assinasse e jogasse em outro clube até o resultado final do processo. Fim. Ou seja, o imbróglio é entre ex-clube e jogador. Eu soube que a décadas atrás quando um jogador acionava um clube na justiça ficava meio ‘sujo’, sendo rejeitado por outros clubes. Mas esse tempo passou e essa prática, a meu ver, era bastante antiética. Eles têm razão pra ficarem P da vida com o Arão, que agiu de má-fé mesmo, mas agem como se o Flamengo fosse o idealizador da idéia e o grande cabeça por trás disso e transferem a raiva do jogador para o Flamengo. E jogam pra torcida como se não houvesse amanhã.

          • Prezados,
            Embora não seja o Direito do Trabalho a minha especialidade, bem como não conhecer dos autos, o que entendi é que existiu uma Liminar para que o Arão conseguisse se desvincular do Botafogo, proferida pelo juízo da 27ª Vara do Trabalho da Capital-RJ.

            Desta Liminar o Botafogo apresentou recurso ao TRT, que acabou por ser negado provimento e mantida a decisão do Juízo de Origem.

            Seguindo o processo, foi proferida Sentença de Mérito favorável ao Arão, declarando nula a Cláusula de Renovação Automática.

            O Botafogo recorreu ao TRT-RJ, e por lá o Desembargador decidiu fazer nova Audiência de Conciliação, na tentativa de pôr fim ao litígio.

  29. “Éverton e Gabriel Vs Fernandinho e Cirino”
    Em minha opinião um grande problema foi resolvido no ataque do Flamengo, se é que podemos chamar de ataque Éverton e Gabriel! Vamos as comparações:
    – Ataque, a dupla EG tem mais qualidade no passe, melhor posse de bola, mas se iguala na dupla FG no quesito finalizações a gols, ambas as duplas são ruins nesse aspecto.
    – No quesito recomposição (a marcação na linha alta), a dupla EG é incomparavelmente melhor, chegando a fazer marcação na linha baixa, permitindo melhor proteção dos laterais, como disse o Zé Elias: “permitindo que o futebol do Pará apareça no ataque”.
    Acho que com o grupo que temos e com a proposta de jogo no 4 3 3 é a melhor formação deste ano. Já como desejam os amigos, o 4 4 2 com Damião e Guerrero na frente se mostrou mais ofensivo, entretanto com menos proteção a zaga. Eu gostei das duas formações, principalmente se continuar havendo essa variação de esquema. Digamos que o “futebol” do ZR esta começando a aparecer com mais cores.

    Reply
  30. Com todo o investimento e gasto temos o ataque pior que o da Ponte Preta(29),Chapecoense(31),Sport(31),Cruzeiro(30) e apenas um a mais que o falimentar Botafogo e 3 a mais que o Coritiba, times da Zona de rebaixamento, esse é um ataque de rebaixamento, observem a tabela detalhada. Postagem do DANIE G..
    Querido Daniel G, aposto como vc não quer que o nosso Flamengo esteja no lugar q esses times citados acima estão.
    Seiq vc sabe, mas ter MAIS pontos é melhor q ter mais gols. Se puder ter os dois, ótimo, se não, prefiro ter mais pontos.
    SRN!!!

    Reply
    • Justamente Carloto, disse isso p reforçar que a melhora que ocorreu foi na defesa, e não no ataque, pois é bem mais fácil se fechar que propor o jogo, tópico de um técnico que ainda não tem muito repertório.

      Convenhamos que com um investimento desses não pode ter ataque assim, pois se o time não sair na frente ele n vira, pois passa a ter que propor,e perde(ex:palmeiras,gremio,corinthians,figueira…) isso custa caro na hora de decidir um título ou g4,ao meu ver, ainda resultado da característica do treinador.

      O campeonato está equilibrado, n tem nada definido, e na SulAmérica graças a um erro o time pode pagar caro.

      Reply
  31. Prezados,
    EU gostei da contratação do Leandro Damião, e em meus comentários havia apontado sobre a injustiça das criticas em sua passagem pelo Cruzeiro. Em Minas Gerais em 2015 ele fez 19 gols, mais do que o Guerrero no Flamengo!

    Acho o Damião um jogador técnico e habilidoso, autêntico camisa 9, bem mais do que o Tuta Peruano – que sempre jogou melhor fora da área, fazendo tabelas para quem faz infiltrações…

    Reply
  32. Galera o que vcs acham dessa escalação :
    Muralha,Para,Rever,Rafael Vaz e Jorge,Márcio Araújo ,Cuellar,Arao e Diego,Guerreiro e Damião .
    Pra mim só assim dá pra jogar com esses dois na frente ,vc se protege mais um pouco e libera um pouco mais o Arao pra fazer as infiltrações.Acho que ele
    Poderia treinar algumas vezes esse time pra termos opções.Pode colocar o Mancuello no lugar do Cuellar também ,aí prende mais o Arao ,enfim dá pra montar vários jeitos do time jogar ,seja no 433 ou 442,em jogo que não em uma formação da de mudar no segundo tempo e ir pra outra ,só que tem que ser treinado ,o que acham?

    Reply

Comente.