MARACA-FLA ou FLA-MARACA?

20140405171556_561Brincadeira à parte, feliz da vida conto para vocês que nesta manhã estive com meu amigo Paulo Marinho que, ao lado de Roberto Medina, desenvolve junto com o Flamengo o projeto de viabilização do Maracanã.

Não posso falar muito, porém, faço questão de afirmar que encantado fiquei com tudo que ouvi. Primeiro, por ter a certeza de que o Flamengo está correndo de mãos dadas com os parceiros certos e, mais feliz ainda de ouvir sobre a retidão, seriedade, disciplina e competência, com que o pessoal do Flamengo vem desenvolvendo o tema.

Pelo que conversamos, ainda haverá este ano a necessidade da relação do poder público com os clubes, com o Maracanã sendo cedido jogo a jogo. O novo formato, em função do resultado da licitação, segundo os otimistas de carteirinha, deverá começar no final do mês de janeiro.

Duvido que, com as cabeças que estão tocando esta gigantesca empreitada, o resultado não seja altamente positivo para todos. O Maracanã, no projeto que ainda não saiu da forma, mas está quase pronto, além de ser a casa do Flamengo para os jogos de gala, será também, quem sabe, a mais importante praça de entretenimento para o povo do Rio de Janeiro e, uma das principais atrações turísticas no dia a dia da cidade.

Até Papai Noel, a partir de 2017, estará repaginado, chegando nesta sua nova etapa de vida vestido de vermelho e… preto!!!

Fiori Giulioti, foi um genial narrador paulista que, ao empunhar pela primeira vez o microfone para a transmissão de um jogo, dizia: “Abre-se a cortina para mais um espetáculo de futebol, torcida brasileira…”

Aqui, e agora, pelo que estamos presenciando com enorme alegria, caberia dizer: “Abre-se a cortina de um novo mundo para o mais querido do Brasil, torcida brasileira…”

 

 

1 Comentário

  1. Algumas questões fundamentais, neste retorno do maraca como CASA DO FLAMENGO em parceria com um novo consórcio. Será que os “gênios” da PM irão continuar a determinar o número de torcedores no estádio, será que não haverá uma parcela substancial de lugares para abrigar os menos abastados financeiramente e mesmo um aumento na capacidade de público, encolheram o gigante exageradamente. Será que a proliferação de espetáculos fora o futebol, não irá prejudicar o gramado e outros setores do outrora maior do mundo….o Flamengo deverá continuar a procura de um estádio alternativo tipo Gávea, Deodoro, Guaratiba etc..?

    Reply
    • Amigo Anca, o problema do New Maraca é que nele é difícil restringir uma área para torcedores adversários. Então se o Fla tiver 500 torcedores de outro time, se perde mais de 10 mil lugares para isolá-los. Não vejo como culpa da PM e sim de quem projetou o estádio. Pra Copa do mundo, que não há determinação de torcida visitante, ele está Ok, mas pra jogos entre clubes com determinação de 10% ao adversário fica inviável. O Cacau Cotta, na campanha eleitoral sugeriu uma forma de resolver esse problema, retirando algumas cadeiras de um dos setores. Confesso que não lembro como seria o projeto, mas recordo que à época o Wallim concordou com ele e afirmou ser favorável à idéia do Cacau.

      Reply
  2. Eu quero ver o Flamengo jogando no Maracanã no máximo no mês que vem. Eu moro em Florianópolis e estive uma vez no Maracanã, mas não aguento mais essa lenga-lenga.

    Reply
  3. Kleber, e quanto ao entorno que está abandonado? Acho difícil fazer algo no entorno, pq se tratando de coisa pública, os movimentos sociais vao ficar rebelados como ficaram com a Odebrecht. Acho que para esse complexo caríssimo e de difícil manutenção, era preciso remodelar o estádio com arquibancadas nas pontas, pq depois do padrão FIFA o estádio é absurdamente deficitário.

    Reply
    • Daniel quer dizer então que é o fla que paga os custos do Maracanã e não pode fazer nada pelo entorno?.
      Baseado nisso entende-se que é o estado que deve arcar com o entorno do Maracanã( se o Fla não pode usar para que arcar com o entorno?)e caso o fla tenha que arcar com o entorno ele pode fazer o que ele quiser com esse entorno, vide que seja uma propriedade fechada e quem arca tem total direito de fazer o que quiser!

      Obs: A não ser é claro que o entorno fique por conta do Estado.

      Reply
      • silasT, o estado vai acabar autorizando a demolição do estádio de natação e de atletismo (que estão fechados a anos)…Agora existem aparelhos deixados pela Olimpíadas e o Maracanã necessita daquelas áreas para ser rentável.

        Reply
  4. Caros Amigos,

    Acho que estamos preocupados com coisas menores, acredito que nossa ação inicial deva ser a de comemorar se a noticia divulgada pelo Kleber se concretizar.
    O Maraca sendo nosso, tendo como sócios estes empresários vitoriosos, só pode deixar de ser a melhor noticia do ano no caso de ganharmos o hepta.
    Kleber quando tiver mais novidades desta iniciativa maravilhosa por favor vá nos atualizando.
    Estou com um grupo de torcedores do Flamengo em Macéio e a alegria foi imensa quando transmiti a noticia.
    Hj vou dormir feliz
    SRN

    Reply
  5. O estado não quer aquilo nem pintado de ouro. A Odebrecht tinha direito pelo contrato a construir shoppings e estacionamento para ter lucro, pq o estádio ,em si, só funciona nos finais de semana e é deficitário. Porém nada foi feito pois movimentos de esquerda, e outras áreas sociais protestaram,indios etc… E nada se fez…

    Reply
  6. Caro Kléber e amigos! Será pouco provável e aconselhável ver o gigante Maracanã sem o único GIGANTE do Rio de Janeiro, o FLAMENGO. Se queres ter clientes, precisamos de bons produtos. No caso em si, o Flamengo é o PRODUTO. O Maracanã sem o Flamengo talvez pareça o céu sem as estrelas. Não combina e quando não combina, algo precisa ser feito para que a inteligência não seja vencida pela insensatez. Não tenho dúvidas, o Maraca é nosso, pois, sem as bandeiras vermelhas e pretas, talvez seja como imaginar a terça-feira de carnaval sem as escolas de samba na Sapucaí. Futebol precisa ter a essência da graça e do espetáculo. O Flamengo sera sempre o grande Teatro das paixões, até mesmo, se escalando em outros palcos. Nós somos a verdadeira graça para o aplauso, nós somos o show, nós somos simplesmente uma NAÇÃO. O Pacaembu ficou mais vistoso no domingo, coisa, que o Maracanã não consegue sem o seu Anjo da Guarda chamado Clube de Regatas Flamengo. Ponto. SRN

    Reply
  7. Caros amigos,
    Pergunta que não quer calar: A aprovação da Arena Mc Fla pode ser a porta de entrada para a futura aprovação da construção de um Estádio Boutique para 20 mil pessoas na Gávea?

    Reply
    • Não digo porta de entrada, mas acho que depois de todo o caminho feito, as pessoas já sabem o caminho das pedras. Mas revitalizar o estádio da Gávea, acho que somente após 5 anos depois de se começar a tentar de novo.

      Reply
      • A Gávea é um local privilegiado e o Flamengo precisa saber explorá-la. Precisamos fazer um estádio na Gávea explorando o naming rights. Entendo que naquela localidade seria possível construir uma arena sem custos para o Flamengo. Um estádio para 40 mil pessoas na Gávea seria um sonho que dificilmente seria aprovado pelos moradores do Leblon, mas acho que até 20 mil pessoas é possível. O Presidente Bandeira deve estar articulando administrar o Maracanã e ter um estádio menor na Gávea. Após a construção da Arena Mc Fla no local onde era o Posto Mengão acredito que será a hora de demolir a arquibancada atual e o ginásio que fica embaixo dela para construirmos o nosso estádio na Gávea.

        Reply
  8. Sinceramente eu não me empolgo com tal notícia,já falei aqui e repito vejo o Maracana como um lugar que temos que jogar sim,jogos de grande porte como finais e clássicos.
    Me empolgaria se a notícias fosse sobre a construção de um estádio próprio ou até mesmo a reforma da Gávea. …pois tenho sempre a sensação de que o Maracana será sempre a casa de aluguel.
    Acredito que com a construção ou reforma da Gávea a mobilização seria maior…mais enfim isso pelo que percebo parece um sonho casa vez mais distante.

    Reply
  9. Prezados,
    Embora contrário à ideia, pois penso que o caminho deveria ser o de construir um estádio próprio, observando que existe GENTE GRAÚDA querendo entrar junto no projeto, e leigo que sou, certamente devem ter um trabalho para utilização por completo da estrutura do Maracanã…

    Por questões de estética, seria legal trocar todas as cadeiras e deixar o maracanã rubro-negro.

    Reply
  10. Meus amigos, o que percebo é que muita coisa começou a acontecer no Flamengo e de forma relativamente muito rápida. De repente nosso time acerto o pé e começou a subir, subir, subir e hoje briga pelo título. Somos hoje, junto com o Atlético-PR o único clube que tem sua obrigações rigorosamente em dia e isso tem chamado a atenção da mídia, inclusive internacional. Nosso Flamengo começa a ser desejado por jogadores que antes nem queriam saber de nosso time, e hoje o São Paulo, olhem só, busca informações do modelo de gestão do Flamengo.

    Nosso queri KL colocou aqui que um grupo de notáveis vem conversando nos bastidores para que o maracanã venha para o nosso lado. Vejam que tudo começa a conspirar a nosso favor. Não havia a possibilidade de outra licitação, balela, já é o que se fala e se admite, coisa pretendida pelo Flamengo, pois, caso contrário, teria que respeitar os contratos anteriormente efetuados e o Fluminense entraria nessa de carona e muito privilegiado. Já era.

    Enfim, temos gente com pensamento grande na diração do Flamengo hoje.

    Reply
  11. Kleber,

    POR FAVOR, ABRA UM POST ESPECIAL PARA LANÇARMOS UM DESAGRAVO EM FAVOR DO NOSSO INESQUECÍVEL CLÁUDIO COUTINHO, em resposta à falta de respeito, a falta de educação, a falta de sensibilidade, a falta de caráter apresentada pelo recalcado Mário Sérgio, através de uma grosseria que o mesmo cometeu hoje, no programa FOX SPORTS RÁDIO, do canal fechado Fox Sports, quando disse: ” O 1o que viu ponto futuro, morreu afogado”.
    Me perdoe, mas esse tipo de comportamento não pode ficar impune por apenas um pedido de desculpas, se é que o mesmo o fará, o canal de tv não pode deixar de se posicionar em um caso que além de atingir a família do nosso querido Cláudio Coutinho, nos atinge como Rubro Negros e admiradores do nosso inesquecível comandante.

    SRN

    Reply

Comente.