Muralha e Maracanã

Muralha defende o chute de Gabriel Jesus, na partida da última quarta-feira (Foto: Marcos Ribolli)

Muralha defende o chute de Gabriel Jesus, na partida da última quarta-feira (Foto: Marcos Ribolli)

Muralha

Quando garoto, o dia de convocação para a seleção brasileira era algo extraordinário. A expectativa, o desejo de todo torcedor era ver um jogador do seu clube sendo convocado. Era a glória, com sabor de conquista de título.

A primeira convocação de Gerson, jogador do Flamengo, em 1963, para a seleção brasileira bi-campeã do mundo, que seguia em excursão à Europa, motivou uma linda festa lá em casa, onde meu pai só convidou rubro-negros. Com ele fui a Caxambu, exclusivamente para torcer em um determinado treinamento coletivo, pelos jogadores do Flamengo que estavam convocados.

Em São Januário, minha patota do Ginásio Laranjeiras, onde o IBOPE dava ao Flamengo índice de preferência na ordem de 99%, em que o destoante era o Cacá, tricolor e bom de bola. Lá, para entrar e torcer pelos rubro-negros com a amarelinha, tivemos que encarar até a Polícia Militar…

Enfim, ter um jogador do seu clube convocado para a seleção, era a glória. Ser relacionado entre os 22 para uma Copa do Mundo, o paraíso…

Hoje, recebo mensagem do querido e competentíssimo companheiro Robert Rodrigues, sugerindo viajar no tema da convocação do Muralha, pois havia, segundo ele, uma revolta enorme por parte dos nossos torcedores, achando que isto nada mais era do que uma conspiração contra o Flamengo, que briga para ser campeão brasileiro contra dois paulistas – Corinthians e Palmeiras.

Como diria Jack, o estripador, vamos por partes.

  1. Imaginar que Tite, com a personalidade e a correção que conhecemos e, ainda por cima, sendo produto unânime deste país continental, possa se submeter a este tipo de politicagem, é agredir o bom senso.
  2. Imaginar que Tite, convocando os jogadores que atuam no Brasil, queira equilibrar as perdas de Corinthians e Palmeiras, convocando um jogador do Flamengo, na realidade o grande beneficiado não seriam os paulistas e sim, o Atlético Mineiro que, entre os pretendentes ao título, estaria livre, leve e solto…
  3. Com toda sinceridade, não vejo nenhum grande goleiro brasileiro, seja atuando aqui ou lá fora. Temos bons goleiros. Excepcional, nenhum! Desta forma, como discutir qualquer convocação para o gol, se os goleiros de, Corinthians, Palmeiras (o contundido), Flamengo, Atlético Paranaense, Fluminense, Botafogo (o contundido), Atlético Mineiro, Cruzeiro (também o contundido) e…outros mais, são quase iguais?
  4. Pessoalmente, trocaria todos os aqui citados, pelo jovem Caíque, goleiro de 19 anos do Vitória da Bahia. Bem, aí já é outro papo…

Resumo da ópera: melhor curtir o bom momento do Muralha e saborear e ter o prazer de ver um jogador do Flamengo na seleção. E, como confiança é quase tudo no futebol, isto vai fazer um bem enorme a ele e, consequentemente a toda nação rubro-negra.


28-11-2013-08-11-04-segredo-do-titulo-volta-ao-maracana-coincide-com-arrancada-do-flamengo1Maracanã

ALÔ PEZÃO!!! Com a sua sensibilidade e, amor ao povo e às paixões do povo, onde o futebol é a principal, por favor e, com todo respeito ao seu momento que, graças a Deus, é cada vez melhor, assuma este tema do Maracanã.

Ailton de Freitas | Agência O Globo

Ailton de Freitas | Agência O Globo

Muito disse me disse, muito ti-ti-ti, muita frescura, provavelmente muitos interesses outros…

O que interessa ao povão do Rio de Janeiro, é que Flamengo e Fluminense voltem a jogar no Maracanã o mais rápido possível neste campeonato brasileiro.

Por favor, intervenha. Ridículo ficar lendo e ouvindo falar no que quer a Odebrecht, e nos direitos da RIO 2016. A olimpíada já era, e a Odebrecht nem quer ouvir falar em Maracanã, doida que está para entregar de vez.

Entre de sola. Defenda o interesse do povo. Confio em você. Aliás, sempre confiei em você.

 

1 Comentário

  1. Klebão queridão….
    Muralha: Tem algo por debaixo de angu sim, o que é ao certo eu não sei, mas que tem, tem!
    O governador: Pezão dificilmente volta a ocupar o cargo de governador, não tenho ouvido nada a respeito. Sr. Francisco Dornelles aos 85a não tem mais a energia necessária para conduzir o estado. Some-se a crise, vemos que a paralisação é longa, duradoura e profunda.
    O estádio para 2017: Que a diretoria se mobilize o mais rápido possível para viabilizar o estádio de Deodoro. As perspectivas para o ano que vêm são sombrias….A Odebrecht que 90mi, o estado esta duro, uma nova licitação é longa, então…

    Reply
    • Deu na Rádio Globo, que a operacionalização do Maracanã esta orçada em aproximadamente 4mi mensais por mês (só não disse se esse valor é do complexo ou apenas o estádio?).
      No Brasileirão são 18 mandos de campo por semestre, cerca de 3 mandos de campo por mês. No 1o. semestre com Carioção e 1o. Liga a situação é ainda pior. Estou achando difícil as contas baterem tranquilamente só com a participação da Golden Goal.
      No Carioção a publicidade é da Ferj da Gama, no Brasileirão eu não sei…name rights não vai pode ter no Maraca (imagina Allianz do Maracanã?).

      Reply
    • Ainda bem que o Dornelles não tem a energia necessária, pois se a tivesse, o Rio estaria muito pior e para isso bom que possamos nos lembrar de sua época na receita federal no governo do seu amigo Sarney. Quanto ao Muralha, para mim um goleiro comum que está muito bem. Acredito no Tite e não vejo complo algum e se passarmos a pensar em complo em todos os atos, podemos desligar tv, radio e não ler mais nada, pois é o cumulo do absurdo. Aprendi a confiar desconfiando, mas tem gente que vc tem que dar credito e Tite é um deles.

      Reply
  2. SilasT, amigo,
    Acho que não fui claro. Estou me referindo apenas a jogadores convocados para a seleção brasileira. Como você coloca, o Flamengo também dança, começando por Guerrero…
    E, outros clubes brasileiros são prejudicados da mesma forma.
    Forte abraço.

    Reply
    • Querido Kleber!
      “o Flamengo também dança, começando por Guerrero”
      Este poste sem lâmpadas, HOJE, não faz nenhuma falta…
      Prova disso, é que mesmo Damião não sendo o Mickey Mouse, ninguém está sentindo falta do peruano paraguaio…
      Com certeza absoluta, o Galo foi o mais prejudicado nesta convocação para as eliminatórias.
      Quanto a nossa expectativa, a convocação do Jesus foi um dilúvio para os Porquinhos…
      Ainda vão perder a metade da zaga, que se chama Mina…

      Reply
  3. Caíque é bola mesmo, Klebão! Assisti a Inter 0 x 1 Vitória, e o moleque arrebentou.
    Leva ela pra Gávea, presidente, paga uma parte do passe, ajuda o Fla e ainda lucra depois! Se eu tivesse grana pra ajudar assim, ajudaria. Investiria em várias promessas e colocaria no Fla, maior vitrine do mundo. Se um entre dez que tivesse investido vingasse, já pagaria todos os outros.
    O hepta já tá até “fedendo” por aqui. SRN

    Reply
    • Grande Kleber.
      Em tese, a convocação do Muralha seria mais uma alegria nessa nossa fase iluminada. Após Julio César, não tivemos nenhum jogador convocado.
      Coisas como Afonso Alves, Henrique, Danrlei, Dudu Cearense, Marcelinho Paulista e, similares… já envergaram a amarelinha. Portanto, nada mais justo que convocar Muralha.
      No barato, está entre os cinco melhores goleiros do Brasil.
      Afinal, foi a titularidade do goleiro, juntamente com Vaz e Réver, que mudou a cara da nossa defesa.
      Evidentemente, com o dedo competente do técnico revelação do Brasileiro.
      Isso, sem considerar mas já considerando, que Muralha foi eleito em 2015, um dos 3 melhores goleiros do país, jogando pelo Figueirense.
      O problema não é perder o paredão por dois jogos (Santa e Flu). E sim, ter que aturar um goleiro (?) sabidamente frangueiro, inseguro e irregular ao extremo.
      PVesgo é goleiro para clube de 3ª. Prova disso, é que foi banco do banco para TODOS os goleiros que passaram pelo Flamengo nos últimos anos.
      Numa comparação de horror, faz páreo duro com Dirceu Braço de Jacaré…
      Muralha, jogando pelo Figueira e, com menos de um ano de Flamengo, já faz jus a amarelinha.
      Quanto ao Caíque, concordo plenamente com Fausto e você.
      Este sim! Com a idade que tem, seria um excelente reserva para nosso goleiro.

      Reply
  4. Sinceramente, é muito difícil entender a cabeça dos políticos.
    O Maracanã sendo do Flamengo vai ser uma peregrinação nacional para o Rio de Janeiro, são 40 milhões espalhados pelo Brasil, imagina o quanto o Estado vai ganhar(lucrar) em impostos com o consumo dos turistas flamenguistas: hotel, bares, casas de shows, táxi, shopping,etc., o incrível é não perceberem toda esta vantagem para o Estado do Rio de Janeiro e para o Brasil, o Flamengo, governador, transcende seu Estado, o Flamengo é do Brasil, é tão difícil entender?

    Reply
  5. Prezados,
    O maior receio da torcida é pela péssima fase técnica do PV, bem como pelo azar chama gol que ele estava… Que tudo dê certo, e que nosso reserva brilhe.

    Quanto ao Maracanã, volto a repetir, estão novamente caindo em conversinha de políticos, em ano de eleição… Nos últimos anos o Maracanã vem se tornando um atraso para o desenvolvimento do Flamengo, já passou da hora de constuir um estádio próprio e não ficar precisando sair do RJ a cada novo evento no estádio…

    Reply
    • “O maior receio da torcida é pela péssima fase técnica do PV, bem como pelo azar chama gol que ele estava… Que tudo dê certo, e que nosso reserva brilhe.”

      ETERNA, MEU CARO DIEGO…
      AQUILO É MUUUUITO RUIM.

      Reply
  6. Kleber,
    Sabes se existe algum plano B para estádios? Ter 2017 sem Maraca e algum estádio no RJ será terrível…
    Penso que já deveriam pensar em uma pequena arena provisória para ano que vem, no estilo do Botafogo. Aquela hipótese de Campo Grande seria legal.

    Reply
  7. Kleber,para o muralha pode ser bom, mas para o Fla não, vide a péssima atuação de PV contra o Figueirense e sua insegurança nas bolas aéreas.

    E outra, muralha vai ficar no banco, ou seja, ainda pode perder ritmo de jogo.

    Como rubro negro amo o Maracanã, porém é lamentável o Fla ficar refém dele, e não é de hoje… Ficar dependendo de terceiros para jogar num New Maraca que tem manutenção caríssima, com o complexo em sua volta caindo aos pedaços. Para ser acessível financeiramente seria preciso remodelar, deixando os setores norte/ sul sem cadeiras, modificações na iluminação entre outras,e isso custa dinheiro.Enfim, não é um estádio lucrativo, com prejuízos gigantescos. Não pode construir estacionamentos, lojas ao redor, pois como é um patrimônio público, gera protestos de setores sociais, assim como aconteceu com o velho museu do índio.

    Por essas e outras que defendo um estádio próprio, não precisa ser luxuoso, mas para a independência do Fla, ver nosso time nessa situação é deprimente. Para os clássicos o Maracanã poderia voltar a ser utilizado, depois dessas questões serem resolvidos.

    Reply
    • Caro Daniel, eu tenho certeza que o próximo edital de licitação do estadio vetará qualquer tipo de alteração estrutural ou de mobiliário que diminua as características de conforto do estádio. O EBM argumentou recentemente que o Maracanã não precisa mais se moldar no padrão Fifa. Em minha opinião isso deve envolver a popularização de alguns setores do estadio. Lembrando que aquela “meia lua” atrás do gol pode ser explorada futuramente com algum tipo bilhete, geral, gratuidade etc..

      Reply
  8. Exatamente, mas acho difícil é para fazer essas “reformas” tbm custa. Coisa pública e muito complicada. A melhor coisa é ter o nosso, que aí o Fla faz oq quer.

    E o Maracanã não facilita o trabalho dos times para sócio torcedor como a dupla paulista: Palmeiras e Corinthians.

    Evidente que se fosse construir um estádio, até ficar pronto jogava lá msm, mas era preciso pelo menos encaminhar um estádio….

    Reply

Comente.