Muito cuidado nessa hora

O final de ano vem chegando e, mais do que natural que os clubes comecem a planejar 2017.

Para uns, que longe estão de qualquer possibilidade de conquista por agora, mexer os pauzinhos é mais do que pertinente e, se algo for divulgado, não há nada a perder.

O problema é para quem tem que planejar e, ao mesmo tempo está na luta por um título de campeão brasileiro ou da Copa do Brasil. Diria mesmo que, situação idêntica tem qualquer clube que ainda esteja lutando por uma vaga na Libertadores.

Todos sabem a importância de se estar em paz, em meio a uma disputa. Uma notícia divulgada dando conta do interesse – ou acerto – de um clube com um jogador, no ato, repercute internamente e, na maioria das vezes, de forma negativa no elenco.

felipe-melo

Foto de Felipe Melo vestindo a camisa rubro-negra “vazou” na internet.

Por isso entendo as dificuldades dos dirigentes, pois já passei por isso. Agora mesmo, sai em tudo que é lugar que o Flamengo está acertado com Felipe Melo, jogador de temperamento complicado e explosivo, de 33 anos.

Todo cuidado deve ser pouco na depuração do nosso elenco para o ano que vem, onde contratar é preciso, porém de maneira cirúrgica, onde seja mínima a possibilidade de erro.

O tempo, como sábio conselheiro, ajuda a quem quer ser ajudado, o que é o caso de quem dirige o futebol do Flamengo. Não acreditem em tudo que aparece por aí no noticiário por dois motivos básicos. Primeiro, em se tratando de Flamengo, pelo fato de não ser um bom momento para se falar em contratação e, principalmente, pelo fato destes dirigentes estarem mais “cascudos”, pois quem é sensível e competente, o tempo ajuda.

Isto aqui colocado quer dizer que deva se ficar parado, tentando o título e ignorando 2017? Claro que não! Aí entra a colocação francesa que é perfeita: Savoir faire (Saber fazer). Na encolha, na moita, discretamente, com elegância e SABEDORIA…