Trapalhadas ao luar

Palmeiras e América-MG jogaram em Londrina, no último domingo.

Palmeiras e América-MG jogaram em Londrina, no último domingo.

Todos que convivem com este blog são testemunhas de que, faz bastante tempo, venho afirmando que o regulamento do Campeonato Brasileiro deveria inibir a possibilidade de qualquer venda de mando de campo e, a explicação é mais do que simples, na medida em que beneficiaria os clubes de maior poder econômico, tornando desigual a competição.

Isto sem falar no básico, no beabá, qual seja preservar a moralidade do campeonato, até porque, à Rainha da Inglaterra, não basta ser honesta. Tem que parecer honesta. Como o regulamento atual é omisso, o Palmeiras foi beneficiado quando o América Mineiro vendeu o seu jogo, saindo de casa para jogar na fronteira do Paraná com São Paulo.

Hoje, a CBF baixa uma norma proibindo a venda de jogos para outro estado, o que equivale a dizer que o Flamengo terá que jogar contra o mesmo América Mineiro em Belo Horizonte.

Liguei para o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero e, ouvi dele que os 20 clubes que disputam o campeonato aprovaram o regulamento permitindo a venda de jogos, desde que, houvesse a concordância dos dois clubes, o que vendeu e o adversário. Segundo o presidente da CBF, a medida de hoje visa evitar desequilíbrio na reta final da competição. Disse a ele que não haveria nenhum torcedor do Flamengo que não fizesse uma única indagação: Por que esta medida não foi tomada na semana passada? Se fosse, valeria para Palmeiras e para o Flamengo… Agora, só ficou valendo para o Flamengo.

Não estou aqui afirmando que houve qualquer tipo de ação para favorecer o Palmeiras e prejudicar o Flamengo. Acho apenas que, começou tudo errado e, vai terminar pior ainda.

A venda de um mando de campo só pode ser feita se houver unanimidade. Se os 20 concordarem. Aí jamais um terceiro será prejudicado. Tomara que no ano que vem isto seja corrigido. Meu Deus, é tão simples…

1 Comentário

  1. Se pressionar ele, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Furto), volta atrás. Esse aí tem rabo preso, sabe que se indispor com alguém não é bom para ele. Não se muda competição no meio do caminho, se começou errado tem que terminar errado. Corrige-se para o próximo ano. Indignação mútua, caro Kleber.
    Como diz o Juca Kfouri, viaja Marco Polo, viaja.

    Reply
  2. Só discordo no ponto de que os 20 clubes tenham que concordar pois há picuínhas entre eles e rivalidades regionais o que prejudicaria o bom senso que se exige nesses casos vide o fla x flu que o botafogo vetou que fosse em seu estádio.

    Reply
  3. Meu caro Kleber.
    As artimanhas do Sr. Nobre que não tem nada de nobre, já faz parte do submundo do Brasileiro, desde seu começo.
    Quando colocou as unhas de fora naquele imbróglio com o São Paulo, mostrou quem era.
    Aquela carinha de cantor sertanejo não engana mais ninguém.
    A única forma de recuperar os prejuízos causados por CBF e Porquihos, é acelerar de forma meteórica a entrega do Maracanã.
    Li num site, que o América MG vai vender o mando de campo para Juiz de Fora.
    Menos mal! A maior torcida do Flamengo em Minas, está justamente nesta bela cidade.
    Mudanças no regulamento, no meio da competição, ou é para beneficiar alguém ou, para prejudicar alguém.
    Estamos discutindo as 5 últimas rodadas. Vamos ver como nos safar com sucesso, nas próximas 4.
    O Palmeiras, após anos na fila e, no último ano de mandato do “Messias Suino”, vai vender muito caro a perda deste Brasileiro.
    Com Nobre no timão, Cuca chorando e, a CBF assoprando, vamos ter que nos virar nos 30 pra parir este porco espinho…

    Reply
  4. Caro Kléber e amigos! Já que abriu excessão na reta final, que vá até o fim. Neste caso, a diretoria do Flamengo precisa pressionar a CBF para que exista o mesmo critério. Se for diferente, vai parecer favorecimento explícito ao Palmeiras. Precisamos combater qualquer deslealdade a favor do futebol de São Paulo. SRN

    Reply
  5. “A Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) determinou que os clubes das Série A e B do Campeonato Brasileiro não podem vender os mandos de campo para fora dos estados de origem nas ÚLTIMAS CINCO RODADAS. A justificativa da entidade é com base no Artigo 1º do Regulamento Geral das Competições, que busca os princípios de integridade, estabilidade e segurança desportiva dos campeonatos.”

    Reply
  6. Prezado Kléber,

    Mas, assim que o senhor falou pra ele sobre a indagação de todo torcedor rubro-negro, o que ele respondeu?
    Sabe, presidente, essa decisão, na verdade, é altamente suspeita; um presidente da CBF paulistano, conselheiro do Palmeiras e, coincidentemente, tomando decisões que beneficiam o Palmeiras! Inaceitável! Protesto veementemente! E a diretoria do Flamengo, não diz nada?! Em momentos assim, convenhamos, ninguém passa o Eurico Miranda pra trás! Há um outro cheirinho no ar, muito além do hepta!
    Enfim, por favor, não me venham com boas intenções! Quando o Flamengo é afrontado, seus dirigentes precisam falar grosso!
    Tenho dito.
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    Reply
  7. Fla x Flu – “casa”
    Inter x Fla – fora
    Fla x Corinthians – casa
    Atlético MG x Fla – fora
    Fla x Botafogo – casa
    América MG x Fla – fora
    Fla x Coritiba – casa
    Fla x Santos – casa
    Atlético PR x Fla – fora

    No chutômetro, calculo entre 18 e 20 pontos…

    Reply
  8. Botafogo 2 x 0 Internacional
    Fluminense 1 x 2 Flamengo
    São Paulo 1 x 1 Santos
    Palmeiras 2 x 1 Cruzeiro
    Atlético MG 3 x 1 América
    Grêmio 2 x 0 Atlético PR
    Coritiba 1 x 0 Figueirense
    Chapecoense 2 x 1 Sport
    Ponte Preta 2 x 0 Vitória
    Santa Cruz 2 x 1 Corinthians

    Reply
  9. Meus amigos torcedores mengao queridao do clube mas amado do brasil nesta historia de mando de campo vende outro compra quem esta na vantagem e o mengo . A cbf tentou agir de ma fe mas esqueceu que o mengao e nacional entao a galera de juiz de fora esta amando a cbf tem mal que vem pra bem se estiver errado e so falar ou escrever.

    Reply
    • Grande Formengo77.
      Vamos ver se o Coelho precisa mesmo de grana…
      Na 35ª rodada, já estará rebaixado e de férias. Nada mais “profissional” que arrumar um bom capilé no Estádio Helenão em Juiz de Fora.
      Coube a nós dançar com a mais feia.
      Última rodada contra o Atlético PR na casa deles, vai ser uma África…

      Reply
      • Egon,

        De qualquer forma, é bom lembrar que a 35º rodada será importantíssima: Atlético MG x Palmeiras. Rebaixado ou não, e seja o jogo aonde for, O FLAMENGO PRECISARÁ VENCER. Quem sabe não será o jogo da virada? E aqui em JF?! Maravilha!!!

        Reply
        • Meu doce Cazé!
          Se for confirmado para esta belíssima cidade, coloco o fon fon na estrada e me mando…
          Nosso grande problema, é justamente esses joguinhos contra babas…

          Reply
  10. Marco Polo Del Nero não é palmeirense? Sócio benemérito do clube, conselheiro ou coisa que o valha? No nosso jogo lá no campo deles, molhar só o nosso lado de defesa do campo, colocar nossa diretoria em camarote em cima de torcida organizada, é muita baixaria…e eu sinceramente espero mais, dentro de campo! (apito)

    Reply
  11. Que se jogue em Juiz de Fora: possivelmente, município mais carioca de Minas, pertinho do Rio.E, vejam bem, “de Minas”, Estado de que faz parte o America-MG, o que, de fato, não infringiria essa nova regra da CBF. Não me surpreenderia se a próxima regra fosse no sentido de que apenas clubes de SP que vistam verde podem levantar a taça no fim do ano… SRN!

    Reply
  12. Não esquecendo que o Flamengo já foi beneficiado no jogo contra o Santos quando jogamos na Arena Pantanal em Cuiaba/MT. Com certeza foi melhor pra nós não ter jogado na Vila Belmiro.
    Mesmo assim acho injusto mudar a regra durante a competição.
    SRN

    Reply
  13. Flamengo precisa abrir o olho, sinto nesta reta final , um cheiro “verde” vindo da CBF…Parece que há uma conspiração para o alviverde ser campeão, não que o time do palmeiras não tenha um bom elenco e uma ótima comissão tecnica, que por si só já o fazem candidato ao titulo , mas todo cuidado é pouco !!Nos jogos que faltam devemos nos preocupar com a arbitragem em tres jogos..Florminense, Botafogo e Galo/MG…..abre olho diretoria !

    Reply
    • Minha preocupação, amigo Fabio, é saber, pelo que luta o Atlético PR na última rodada.
      Até lá, temos uma série indigesta na tabela. Mais até que Porquinhos.
      Passando pela arrebentação, passa a ser o jogo do título. Lá! Onde sempre fomos escovados…

      Reply

Comente.