Sonho de consumo

Complementando nosso post sobre o elenco atual publicado ontem (ler aqui), vamos falar dos reforços.

Um total de 690 amigos participaram de nossa pesquisa, cada um sugerindo em média cinco nomes, isso gerou um total de quase 3.500 sugestões. Claro que muitos nomes em comum foram indicados, mas diversos jogadores foram lembrados de forma isolada, ou citados muito poucas vezes para serem aqui mencionados.

Seguem abaixo os jogadores mais desejados.


image. O jogador mais citado foi Vitinho, lembrado por 200 amigos, ou seja, esteve presente em 29% das indicações.

 

 

 


felipe-mello-flamengo-640x400. Felipe Mello foi pedido em 171 oportunidades (24,8% dos participantes o querem no Rubro-Negro).

 

 

 


650x375_marinho_1626613. Marinho foi o terceiro mais lembrado, sendo citado 96 vezes (13,9%).

 

 

 


0002050050993_img. Éverton Ribeiro aparece em quarto nos desejos para 2017, sendo lembrado por 69 amigos (10%).

 

 

 


robinho-rafael-ribeiro-cbf. Para terminar o “top five“, temos o veterano Robinho, com 61 votos (8,8%).

 

 

 

 

Abaixo, a lista dos 25 mais mencionados, com seus respectivos “percentuais de lembrança” ao lado.


lista-indicacoes3

1 Comentário

  1. Boa tarde Presidente e Amigos do Blog.

    Hoje no programa Fox sport radio, foi ventilado que Flamengo estaria trocando Mancuello e Donatti por Michel Bastos. Isso Procede? pois eu acho um pessimo negocio.

    Reply
    • Se for verdade, PÉSSIMO negócio.
      inimaginável trocar dois bons valores, gringos que acabaram de chegar, por um jogador velho e improdutivo.
      Donatti têm que ter mais chances, nunca teve oportunidades no time titular, e o que ele estava jogando “lá fora” merece crédito.

      Mancuello exerce liderança no grupo, era ídolo em time grande argentino. Dispensá-lo seria um crime, seria, ao meu ver, um processo parecido com o descrédito que o Conca teve no primeiro ano de Vasco, desvalorizado foi para o FLu…

      Reply
    • Sob a batuta do trio: Bandeira de Melo, Godinho & Rodrigo Caetano, na gestão(sic) do futebol do Flamengo, quando achamos que vimos tudo, sempre é possivel mais uma pérola para este interminavel colar! Vide as renovações dos bravos Juan and Massaraujo!!

      Reply
  2. Kleber, que Valdivia é esse em quem alguns votaram? O chileno (ex-Palmeiras) ou o jovem do Internacional? Se for este último, tem meu total apoio, pois o considero de nível similar ao de Vitinho e Marinho, mas como vive uma fase mais apagada que este dois, provavelmente seria mais fácil e barato contratá-lo. Agora, se for o chileno, acho uma loucura completa…

    Reply
  3. Sou Flamenguista, mas to vendo aí a galera cheia de euforia, já dizendo que o Flamengo vai ganhar a Copa do Mundo de Clubes nos Emirados Árabes em cima do Barcelona, também queria que isso acontecesse, mas sejamos realistas o Barcelona tem que ganhar a Champions League primeiro.

    Reply
  4. Avaliando os sonhos.

    Goleiro PV: buscaria renovar por conta das opções do mercado, e caso eu fosse o goleiro, iria ficar pra dar a volta por cima, já que ele não está na reserva por injustiça, pois caso venha a sair neste momento, ta seguindo o mesmo destino de Marcelo Lomba.

    Reply
  5. Zagueiro: acho que não haverá contratações, vide que Juan renovou.

    Lateral esquerdo: ficando o Jorge, contratação acredito que somente com uma grande oportunidade de mercado, e a baixo custo ou assumiria um Júniores ou até mesmo renovaria com chiquinho, já que Everton pode ajudar no setor.

    Reply
    • Pelamor Xquinho? Nunca mais repita esta heresia, vái que o gênio Rodrigo Caetano leia isto, e ache que ñ esta sozinho nesta empreitada! Sou a favor de colocar uma tornozeleira eletronica no bravissimo Xquinho, para assegurar que ele mantenha distancia, de pelo menos, 20 KM de quaisquer intalações do Flamengo!!

      Reply
  6. Volante Felipe Melo ou Elias: contrataria, já que Alan Patrick, ta saindo por fim de contrato, e Arão constantemente cai de produção. A saída de bola é importante e o outro volante (incontestável) não tem essas características. Porém, temos Mancuelo, Cuellar e Ronaldo para o setor.

    Reply
  7. Meia: Ederson sairia e contrataria Everton Ribeiro.

    Atacantes: sairia Cirino, Emerson, Fernandinho e contrataria: Vitinho e Marinho.

    Centroavante: contrataria Lucas Prato e sairia Damiao.

    SRN

    Reply
    • Haja dinheiro pra tudo isso. É bom ressaltar que o Flamengo anunciou que fará 3 ou 4 contratações apenas. No caso do Cirino ainda precisa pagar R$ 18 milhões pra empresa.

      Reply
      • Henrique não entendi.. as sugestões não fogem a realidade, vide que são cinco contratações, conforme sugeriu o Presidente. E nem pedi Bernard, Robinho, Tardelli, Conca, Tevez entre outros para não estourar o orçamento.
        Inclusive nem sugeri a contratação do LE, procurando uma solução caseira, quem sabe pelo menos até o primeiro semestre.

        E depois que saíram as avaliações, ratificaram o meu raciocínio que o Fla deve buscar reforçar o meio e o ataque é a dispensa de jogadores pareando e equilibrando a questão. Além disso o “problema” Cirino só vai ocorrer no final de dez17.

        Reply
  8. No post anterior o resultado mostrou que somente o Rever eh titular na zaga, porém ninguém citou zagueiros como reforço. Do mais, pela preferência do pessoal, eh nítido que precisamos dos famosos pontas.. Ótimo trabalho! Abraços

    Reply
  9. Minha análise do elenco:

    GOLEIRO: Muralha é o titular. Para ser sincero, não sei se merece estar na seleção e vive nos dando sustos na bola aérea, mas é bom entre as traves, tem frieza, fez um Brasileiro muito bom e não tem porque não começar 2017 como o dono da posição. Só que é necessário um reserva. PV poderia desempenhar esse papel, mas já manifestou interesse em sair, pois após quase 2 anos de titular não aceitou bem voltar para o banco. Mantê-lo não seria o ideal porque se ficar, estaremos mantendo um jogador desmotivado. Meu nome favorito para a reserva era Danilo, da Chapecoense, mas bem… que esteja junto a Deus nesse momento. Gatito Fernández também parecia uma boa opção, mas já assinou com o Botafogo. Alguns falam no Caíque, do Vitória, mas é muito garoto (tem só 19 anos) e nem titular do clube baiano é. Imagina se o Fla está em fase eliminatória de Libertadores, Muralha não pode jogar por algum motivo e a vaga cai nas mãos dele. Será que vai responder bem ou sentir a pressão? Para mim sua contratação, em ano de Libertadores, seria muito arriscada.

    ZAGUEIRO: Réver é titular absoluto. Vaz me surpreendeu positivamente e tem de permanecer, mas não sei se merece o posto de titular. Gostei da renovação do contrato do Juan porque é um líder nato, tem a cara do Fla e vinha jogando muito bem até se lesionar, de forma que penso que ainda tem lenha para queimar. Donatti precisa ser mais observado e Léo Duarte me parece bom zagueiro. É jovem, mas ainda vai amadurecer bastante. Não reclamaria se chegasse um jogador de alto nível para ser titular ao lado do Réver, mas não seria barato e precisamos mais urgentemente de jogadores em outras posições.

    LATERAL DIREITO: É provável que Pará esteja vivendo o melhor ano de sua carreira, mas sinceramente, não consigo acreditar que após tanto tempo sendo criticado, tenha se tornado um bom jogador aos 30 anos. Para mim está vivendo um grande momento que logo logo vai acabar. Rodinei é bom jogador, mas teve o primeiro semestre inteiro de titular e não conseguiu se firmar. Apesar disso, não há porque priorizar a contratação de um lateral direito no momento, a não ser que surja uma bela oportunidade de mercado. Bom ficar de olho no Léo, que pertence ao próprio Fla, está emprestado ao Atlético-PR e fez Brasileiro de destaque, ou no seu reserva no Furacão, Rafael Galhardo, que foi revelado pelo Fla e foi muito bem no Grêmio no ano passado.

    LATERAL ESQUERDO: Jorge ainda tem muito o que evoluir, mas torço para que permaneça e se de fato ficar, é titular absoluto. Chiquinho está de saída e precisamos de um reserva. Dener Assunção, da Chapecoense, me agradava, mas enfim… que Deus também o tenha. Fala-se no Renê, do Sport, mas o cara é reserva desde o início do Brasileiro. Viveu um ótimo 2015, mas essa temporada foi tão apagada que me leva a crer que no fundo é um jogador limitado que estava em boa fase no ano passado. Também ouvi sobre Miguel Trauco, da seleção peruana, mas ninguém sabia que existia até o belo lançamento para o gol de Guerrero contra a Argentina. E contratar jogador por conta de um único lance é amadorismo… Para mim a melhor opção é Reinaldo, que fez bom Brasileiro pela Ponte Preta. Pertence ao São Paulo, mas não deve voltar ao Morumbi porque não conta com a simpatia da torcida.

    VOLANTE: Arão caiu de produção nos últimos jogos, mas para mim ainda é titular, seu saldo esse ano é muito bom. Quanto ao Márcio Araújo, ao contrário da maioria não o detesto e acho até que deve permanecer, mas na reserva. O problema é que os técnicos que passam pelo Fla não enxergam que é para ele ser apenas uma opção no banco, e não um titular intocável. Cuéllar termina o ano sem sabermos se dá para contar com ele. Foi titular por pouco tempo e enquanto o Fla estava mal, quando melhoramos quase não entrou mais em campo. Dá para ver que tem potencial e tem que ficar pelo alto investimento que foi feito, mas precisa receber mais chances para podermos o avaliar melhor. Sinto que o ano vai acabar sem ainda sequer sabermos se rende mais de primeiro ou segundo volante… Para mim, deveria começar 2017 de titular ao lado do Arão. Ronaldo fez boa Copinha e também merece oportunidades, mas acho que ainda precisamos de mais um volante. Só temos quatro, disputaremos diversos campeonatos na próxima temporada e não se pode ignorar o risco de Arão perder o processo e ter de voltar ao Botafogo. Meu nome favorito é Felipe Melo, que não é nenhum craque, mas tem qualidade acima da média e muita personalidade. Os problemas são que é caro demais e muito violento, então não sei se valeria o investimento.

    MEIA CENTRAL: Diego é titular absoluto. Está atuando melhor do que eu esperava que fosse quando anunciaram sua contratação. Mancuello também tem de permanecer e para mim tem qualidade para ser titular, mas no esquema atual fica difícil, pois não rende bem pelo lado. Alan Patrick está de saída e seria bom contratar alguém para o seu lugar, o problema é que não há jogador de bom nível nessa posição que não seja caro e temos necessidades mais urgentes. Talvez a melhor opção fosse apostar mais uma vez no Adryan, que não teve muitas chances desde que voltou, mas nas poucas que teve me pareceu mais maduro.

    PONTAS: Everton tem de continuar, mas o ideal é que não de titular. Ao contrário da maioria, acho que seria bom Gabriel permanecer, pois é muito aplicado e disciplinado taticamente, mas no banco (e lá para quarta ou quinta opção). Até gostaria que Fernandinho ficasse, mas é muito caro e aí não vale a pena. Dois jogadores deveriam ser contratados, e Sheik e Cirino têm de sair (esse segundo urgentemente, por favor). Principais opções, Vitinho e Marinho até me agradam, mas tenho dúvidas de se realmente são tudo o que dizem por aí e não acho que valeria a pena pagar uma fortuna pelos dois (no máximo, por apenas um deles). Valdivia (o do Inter) é opção de nível semelhante e provavelmente sairia mais barato por viver fase mais tímida. Keno também seria uma boa, mas parece que já assinou com o Palmeiras.

    ATACANTE: Guerrero perde muito mais gols do que deveria e não vale R$ 1 milhão por mês, mas melhorou muito no segundo semestre e para mim só sai se chegar uma ótima oferta por ele. Vizeu agrada e tem tudo para evoluir muito, mas não está pronto para ser titular ainda. Damião é caro e improdutivo, tem de sair, por favor. Se Guerrero permanecer, uma boa para fechar o ataque seria Willian, do Cruzeiro. Agora, se o peruano sair, é necessária uma contratação de peso, tipo Lucas Pratto, hoje reserva no Atlético-MG, ou Tardelli, de saída da China.

    TÉCNICO: Zé Ricardo irrita em diversos momentos: o esquema de jogo não faz uso do que o Fla tem de melhor; peca bastante nas escalações e principalmente nas substituições; recua o time muito cedo quando estamos vencendo por apenas um gol de diferença; etc. Mas é fato que fez o time render bem mais do que o tetracampeão brasileiro Muricy jamais conseguiu, e com ele o Fla obteve sua melhor campanha na história do Brasileiro em pontos corridos até o momento. Tem de continuar, mas precisa rever alguns conceitos. Que aproveite bem esse curso que fará na Europa em Janeiro.

    Reply
    • Caro amigo, onde assino? Perfeito. Com relação a lateral esquerda um bom nome poderia ser aquele do Grêmio, sobrenome Hermes. Uma dúvida do relação ao Filipe Melo, não acompanho futebol europeu, ele ainda está com bom poder de marcação? Abraços

      Reply
      • Sim, Élson, bem lembrado, também acho que o Marcelo Hermes seria uma boa opção para a esquerda. Com relação ao Felipe Melo, não vem tendo muito espaço na Internazionale, então fica difícil de avaliar. Mas levando em conta a vontade que tem de voltar ao Flamengo, mesmo que a idade já pese, acredito que vá se sair muito bem aqui.

        Reply
    • Luiz, muito boa análise e coincide muito com o que falei nesse post e no anterior, tanto quanto o PV, Arão, Mancuello, Patrick entre outros.

      Em relação ao LE eu concordo que poderíamos contratar, idem um Goleiro, mas como foi dada a opção de cinco, eu citei a contratação de jogadores pra atuar como titular no meio ou ataque, e não na reserva, ao qual poderíamos solucionar por enquanto.

      Abs

      Reply
      • Olá, Robson. No caso, penso que o goleiro e o lateral esquerdo seriam o menor dos problemas sob o ponto de vista financeiro, pois exatamente pelo fato de que chegariam para ser reservas, seriam os reforços mais baratos. Acho essas duas contratações fundamentais.

        Disputaremos a Libertadores e ainda não dá para confiar no Thiago se o Muralha não puder atuar em algum jogo. O garoto fez boa Copinha, mas ainda nem testado entre os profissionais foi. Colocá-lo em um jogo decisivo seria pedir para queimá-lo.

        Quanto à lateral esquerda, Chiquinho não vai ficar e Jorge tem chances razoáveis de ir para a Europa, então se não contratarmos ninguém, corremos o risco de ficar sem lateral esquerdo de ofício já com a temporada iniciada. E colocar um garoto da base para subitamente se tornar titular em meio a Libertadores seria de um risco enorme.

        Reply
    • Luiz Felipe Melo de Menezes – PERFEITO.

      Agora quero discutir sobre circusntâncias e não sobre o seu post que eu o achei perfeito.

      Mas o Pv perdeu a posição quando lesionou-se, será que nem ele confia em reconquistar a posição tendo como ponto de partida a pré temporada? Se for esse o caso, melhor sair.

      Eu gostaria de ver um zagueiro inquestionável no lugar de Vaz. Mas gostaria de Vaz no elenco.

      Gostaria de ver um lateral esquerdo incontestável. Vamos perder Jorge.

      Felipe Melo no lugar de Marcio Araujo eu topo. Romulo no lugar de Marcio Araujo eu topo. Mas eu quero o Marcio Araujo no elenco.

      Gostaria muito que alguém me ajudasse na seguinte matemática.

      Quanto ganha Donatti….. Mancu?
      Quanto ganha Michel Bastos do São Paulo?
      Quanto ganha Conca na China?
      Quanto ganha Montijo?

      A quentão é a seguinte: Essa semana se falou muito pela troca Michel Bastos por Manco e Donatti. OK! Mas Quanto dá essa matemática?

      Qual seria a distancia salarial na soma de Donatti e Mancu em relação ao Conca?

      Se Conca for distante demais, Montijo poderia ser viável ?

      Será que dá pé !?!?!?!?

      Reply
      • Boa tarde, Anderson. Então, sobre o PV, posso ter entendido errado, mas pelo que me parece ocorreu o seguinte:

        Ao todo ele já está no Flamengo há mais de 10 anos, foi integrado ao elenco profissional em 2010, mas teve que esperar muito para se tornar titular, pois só conquistou o posto no meio de 2014. Inicialmente foi muito bem, chegou a receber proposta do Fenerbahçe no ano passado e recusou, só que caiu de produção e não terminou 2015 com muita moral. Esse ano até começou de titular, mas se lesionou e Muralha tomou conta da posição. Agora me soa que quer sair porque após ficar tantos anos esperando por chances e enfim ter conquistado à titularidade, não há mais ânimo para voltar para o banco e correr atrás do posto de novo. Prefere buscar novos ares, e bem que o entendo. Então acho que não se trata de ele não acreditar que ainda possa recuperar a posição, mas de não ter mais ânimo para fazer isso no Fla. Melhor deixá-lo sair mesmo, e o desejo sorte na carreira (a não ser que vá para algum rival estadual, rs).

        Quanto à zaga, gostaria de alguém mais qualificado para jogar ao lado de Réver (tipo o Cleber, ex-Corinthians), mas a diretoria não está podendo gastar muito com contratações agora e zagueiro não está entre nossas maiores carências.

        Sobre a lateral esquerda, se Jorge permanecer penso que basta contratarmos um bom reserva, mas se ele sair você está certo, precisaremos de um nome de peso.

        Quanto à matemática, não posso ajudar porque não tenho ideia dos salários, mas confesso que Conca e Montillo atualmente não são nomes que me empolgam por dois motivos: por conta de lesões, ambos caíram muito de produção nos últimos anos, e eles são de uma posição em que já estamos bem servidos. Penso que basta um meia central razoável, para compor elenco, e não um caro, pois já temos o Diego, que vem jogando bem. Se for para gastar muito, prefiro que seja com pontas.

        Por fim, Michel Bastos é um nome que me agrada, mas somente se não for muito caro. Quanto à uma possível troca de Mancuello e Donatti por ele, definitivamente eu não concordaria.

        Reply
  10. Para lateral esquerda eu pensaria no Maxwell. Está com contrato no fim, deve ter um salário alto é verdade mas não podemos deixar o Jorge confortável, pois em muitos jogos ele entra em campo com um sono típico de domingo pós feijoada!

    Zagueiros não precisamos

    Goleiro também não

    Lateral Direito. Não é prioridade no momento

    Volantes- um primeiro volante com mais técnica porém com a mesma entrega e poder de marcação para por o MA no banco. Ps: gostei do nome do Rômulo

    Meia – se o Zé insisti nessa formação com dois pontos e o time já se mostrou preso a essa formação, não vejo porque contratar mais um meia. Diego chegou muito bem, temos o Ederson que quero acreditar que o DM do Fla tá fazendo um trabalho de prevenção de lesões com esse cara é ainda tem uma garotada boa e o próprio Macuello. Não contrataria mais ninguém para esse setor

    Ataque – Marinho e Tevez ou Robinho ou William bigode ou Tardelli

    Então meu pacotão é:

    Maxwell para brigar com o Jorge e suprir bem uma possível saída do garoto.

    Rômulo ou F. Mello para dar mais técnica e ajudar o W. Arão no meio

    Marinho e Tevez

    4 jogadores!

    Barca:
    Chiquinho
    Dumas
    Canteiros
    Cirino
    A. Patrick
    Fernandinho
    Damião
    Adryan
    PV
    César

    Reply

Comente.