FLA-PERU

(Foto: Estadão Conteúdo)

É isso aí! A estreia do Flamengo no Campeonato Carioca, na Arena das Dunas, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, foi desenhada com pincéis peruanos.

Trauco e Guerrero, foram os destaques. Guerrero, fez o que se espera de um centroavante competente. Além de participativo, ao contrário de outros jogos, foi cirúrgico nas conclusões das jogadas. Trauco, foi uma agradabilíssima surpresa. Além de demonstrar qualidade no apoio, unindo, força e talento, deu aula de cobertura. Não bastasse, um gol com rara categoria.

O estreante Rômulo, discreto. Com certeza, tem tudo para evoluir. O curioso é que na lateral direita, titular e reserva, mandaram muito bem. Pará e Rodnei, foram iguais na qualidade.

Nesta vitória de 4 a 1, com três gols peruanos, é bom lembrar que a estreia do Flamengo talvez tenha sido contra o melhor dos times pequenos. O time do Boavista, apesar da goleada, deixou a impressão de que vai fazer um bom papel neste campeonato.

Ia esquecendo. Diego, também foi bem. Principalmente no segundo tempo, o que é um bom sinal.

Domingo de paz…

1 Comentário

  1. Técnico
    Dito, jogo e jogo e pré temporada é treino, ninguém quer se machucar. O Boavista não ofereceu resistência e com isso Adryan e Mancuello – jogadores que não são atacantes e nem sabem finalizar – não comprometeram o placar, apesar do garoto Cafu na reserva.

    Essa escalação mostra que dependemos da contratação de mais um Atacante Titular de lado, mesmo depois da vinda de Berrio para qualificar a equipe.

    Trauco e Rômulo
    Dependem exclusivamente de entrosamento para definir determinadas coberturas.

    Donatti
    O Carioca é o campeonato mais fraco do ano, por isso eu acredito ser a melhor hora de colocar o Argentino pra atuar no lugar do Vaz.

    Inclusive a possibilidade de testar o Goleiro Thiago e algum júnior na LE, além de Pará, Everton para verificar necessidade de contratação.

    Reply
      • Sim, mas estamos na 1° rodada e nada impede a estréia nas últimas rodadas, caso o fla esteja classificado no seu grupo, vide que está na última fase dos trabalhos no CEP, idem o Gabriel.

        Reply
        • Saiu hoje em dois jornais ingleses que Kenedy estaria acertado com o Fla. O garoto joga na LE e no ataque, estilo Everton. Pena que não joga de goleiro, idem Cesar Martins, rs.

          Antecipando: Ele já informou que não declarou nada contra o Fla, e que foi notícia não apurada do Extra.

          Acho que se essa informação venha a se confirmar, estaríamos com o plantel praticamente fechado, bastando decidir se vamos de Thiago no banco de reserva ou não. O carioca tá ai pra isso!

          Reply
  2. Trauco foi a bela surpresa. Na realidade desde que chegou já disse que veio para ter vitrine no Flamengo, em busca de Europa! Ótimo, disso que precisamos, jogadores com personalidade e ambição para crescer! No início da partida logo arriscou lançamentos e passes longos e foi muito feliz num belo cruzamento que saiu o primeiro gol!!! Passe esse que lê rendeu confiança, por ele mesmo dito, e culminou até em gol e outra assistência! Alívio, mesmo que momentâneo, de que a venda de Jorge não teria sido tão ruim assim…

    Reply
  3. Comentei ontem no Blog do Kleber sobre a questão do Jorge, dizendo q a diretoria acertou em pegar 21milhoes em lateral q não me enche os olhos, é bom jogador, te categoria, mas nada além disso. Que o TRAUCO tenha sucesso. O Zé tem é q resolver o problema de bola cruzada em cima dele pois é baixo e assim como no gol q tomamos os adversários irão explorar isso!

    Reply
    • Concordo com cada vírgula, Sergio!
      A carência duradoura dos que vem da base, transformou Jorge em protagonista.
      Embora habilidoso com ela nos pé, não passa de uma cópia ainda sem ABS, vidros e travas, do André Santos…
      Uma BMW atacando, um Gurgel voltando…
      Como lateral, absolutamente comum. Como segundo atacante, bom jogador.
      90% dos gols que tomamos pela esquerda, nem na foto ele aparece…
      Muito bem vendido!!!!
      Temos alguns problemas para resolver! Com tantas competições pelo caminho, não podemos ter apenas Muralha como goleiro. Thiago, além de fraquíssimo, acabou de sair da base. Proponho (alôôô Kleber) RAFAEL SANTOS, do Madureira. Ótima opção de 1,91 de altura e muito seguro.
      O mesmo acontece com um reserva para o Trauco e, para a vaga do Conca ainda em recuperação.
      Como nunca acreditei no Mancuello, também estamos carentes nesta meiuca…
      ABS

      Reply
      • Amigo Egon…….. Se o Felipe não fosse um cara que contaminasse tanto um ambiente, seria um bom reserva para o Muralha. Comentou-se ontem na rádio globo que seu salário é de 22 mil no Boa Vista. Será só isso mesmo?

        Reply
        • Meu amugo Anderson!
          Quando eles querem rifar, pingo é letra. Lembra do Renato Abreu? Bateu 100 penaltis. Perdeu 1. Deu motivo!!!!! O mesmo aconteceu com disciplinado Ibson.
          Gosto do Felipe como goleiro. Mas não sou eu que tenho que gostar…
          Rafael Santos do Madureira. Esse é o cara…

          Reply
  4. Caro Kléber e amigos!
    O jogo realmente valeu pela bela surpresa de Trauco, pelo grande desempenho do Guerrero e pelos laterais no segundo tempo. Valeu também pela ousadia do ZR que fez hoje uma mudança mais ousada ao colocar uma ala direita improvisada e dinâmica. Tivemos falhas e estas serão corrigidas, haja vista, ter faltado cobertura em alguns momentos e isso de certa forma era previsível. Como primeiro teste, confesso que gostei e quem sabe não conseguimos acertar o famoso último passe. Feito isso, as melhoras serão mais animadoras ainda. A
    SRN

    Reply
    • “Cornetar ou não cornetar, eis a questão”
      Meu caro Francisco Camindé, não sejas simplório com esse assunto de cornetas, até por que as cornetas não fazem sentido por aí só, elas tem um fim.
      Qto ao ZR, méritos dele pelo trabalho em 2016, onde ele constituíu um time competidor oriundo literalmente de uma Terra Arrasada, que foi a gestão esportiva do Muriciy Ramalho. É bom que se parabenize tbm o presidente EBM, o vice Godinho e o gerente Rodrigo Caetano por terem refeito um time inteiro no meio de temporada, notável.
      Qto ao ZR o que se comenta (corneta) é sua capacidade de gerir o time nesta nova fase, isto levando-se em conta as suas limitações táticas apresentadas em 2016, nenhum demérito, apenas uma verdade a ser constatada. Afinal, ZR é sim ainda um técnico verde, promissor sim, mas que ainda tem algumas incertezas sobre o seu trabalho. Não tem nada de beligerância, preferência, etc…Entendeu? SRN.

      Reply
  5. E os corneteiros do Zé? Já escrevi aqui, sem ovos não dá para fazer omelete!
    Vivem pedindo Adrian. Esse rapaz já disse ao que veio, ou seja, ao que não veio. Já teve todas as chances do mundo e não mostrou nada. Terão que dar chance para o Lucas Paquetá.
    Quanto ao Rômulo, acho que foi uma contratação equivocada, não pelo jogo de hoje (está fora de ritmo), mas, porque temos jogadores de sobra para essa posição.
    Falam do Márcio Araújo. Viram como a defesa ficou desprotegida?
    Sinceramente, não faço fé nesse Berrio. Tomara que eu esteja errado e que ele arrebente. Mas…………
    Precisamos urgente de pelo menos um atacante com boa técnica, que saiba driblar e partir para cima da defesa e de um lateral esquerdo.

    Reply
    • Se reconhecer que ZR não conseguiu, desde o ano passado montar um time, com variações, alternativas, compacto, agressivo,com triangulações, tabelas,jogadas ensaiadas e apresentou um time que não penetra e só sabe cruzar,cruzar e cruzar pra um Guerrero empacotado de zagueiros que não dá em nada,aqui está o corneta.

      Pois acho que com os ovos(mt time queria ter os ovos que o Fla tem) que ele tem dá para fazer bem mais que só cruzar, vi Roger no Grêmio, Dorival no Santos e até Jair no Botafogo proporcionarem esses atributos e montar melhores repertórios para times que não possuem ovos de ouro. E por favor, não tire como parâmetro esses adversários do Carioca, são um me engana que eu gosto, limitadíssimos, o atual campeão é de série B. A ineficiência ofensiva na era ZR foi tanta,que tivemos ataque semelhante ao da ponte preta e foi a 1° vez que seu time fez 4 gols,e olha que o adversário em determinado momento simplesmente desistiu de jogar, aí fica fácil encontrar os espaços………

      Reply
      • Creio que você esqueceu o Murici. O que ele fez com esse elenco? Nada!
        Será que muitos times gostariam desses “ovos” com esse ataque cardíaco (com Guerrero, Everton e Gabriel/Cirino, Fernandinho e Sheik) e esse meio campo (Arão e Márcio Araújo) que não cria nada?
        Realmente esses adversários do Carioca não são parâmetros, mas, levar esse time recheado de “ovos” a disputar o Brasileirão até as últimas rodadas e ainda chegar em 3º lugar foi obra do acaso e não da mão do treinador.
        O Grêmio com o Roger não rodou. Com o Renato Gaúcho, rodou!
        Quanto ao Jair, vamos aguardar.

        Reply
        • Muricy?Concordo,sempre fui contra sua contratação,completamente ultrapassado, o time era um bando,todo “aberto!”,Zé fechou o time com 5 zagueiros: Réver,Vaz,M.Araújo e Gabriel e Fernandinho que funcionavam mais como zagueiros pelas pontas que atacantes,oq ajuda a explicar o ataque no nível de Ponte Preta.Com o time fechado assim,conseguiu diversas vitórias na bacia das almas,levando poucos gols,foram raros jogos de domínio. E desse modelo não saiu mais,ficou previsível e caiu de rendimento ao final do campeonato.Sua produção ofensiva é CHUVEIRAR.Tite,Roger,Dorival,Cuca,ambos conseguiram dar ótima produção ofensiva com ótima defesa sem precisar de usar 5 zagueiros,quem é o “volantão” do Palmeiras,do Grêmio? Isso é achar alternativas ofensivas e ainda consegue ter defesa sólida,com ZR é uma coisa ou outra. Reveja os jogos desses rivais e veja o repertório que possuem e compare.

          O Grêmio campeão é exatamente o de Roger, Renato saiu de suaa praia melhorou a bola aérea e pronto,quem viu o Grêmio jogar,vê o quanto de Roger tem,e Renato,macaco velho,aproveitou.

          Quanto ao ovos,insisto,não acho que os elencos dos exemplos citados sejam melhores que o Fla: Grêmio,elenco jovem,inexperiente,com diversos jogadores limitados,num time que o Wallace é zagueiro dá pra perceber quão limitado é.
          Santos foi depenado ao longo do ano,perdeu Gabriel,pouco contrata,sem jogadores de nome.
          Botafogo,ñ preciso nem comentar…. Todos eles apresentaram atributos com os ovos que possuem.
          Duvido muito que ovos como Guerrero,Diego(seleção do campeonato),Arão(seleção do campeonato),Réver(bola de prata),Jorge(seleção do campeonato) ñ interessaria esses times,na mão desses técnicos renderiam muito mais.

          Todo time é reflexo dos treinamentos de seu técnico,quer um exemplo? Brasil.Dunga tinha os mesmos ovos que Tite,mas Tite conseguiu em pouco tempo induzir diversos atributos do futebol atual com as mesmas peças.Outro:Douglas,Walace e Luan renderam melhor nas mãos de Roger,os ovos são o mesmo mas saíram do chutão para o triangulação e tabelas.

          Reply
  6. Aconteceu o primeiro jogo de 4 gols do time de ZR.O 1° tempo foi como esperado, adversário fechado e o Fla que não triangulação,não se compacta, não se aproxima, cruzou,cruzou,cruzou. No 2° tempo com o rival atrás no placar, avançou e deixou espaços generosos para o Fla deslanchar, espaços esses que não se acha em libertadores e brasileiro.Me impressionou a desorganização e fragilidade do adversário, uma hora simplesmente parou de marcar e desistiu de jogar.

    Nesse jogo aconteceu a PRIMEIRA TRIANGULAÇÃO DA ERA ZR!!! Que terminou no gol de Trauco. Viram como fica mais fácil sair gols quando se cria jogadas com tabelas e triangulações como a protagonizada por Guerrero,Trauco e Mancuello que arrematou a assistência,que belo jogador esse argentino,isso é 100x mais eficiente que as chuveiradas pra área em que os zagueiros empacotam Guerrero e não dá em nada.Isso é criar oportunidades! Isso é futebol! PORÉM, não me engano que aquilo partiu mais da ousadia dos jogadores do que treinamento,ZR já mostrou que não treina esse tipo de jogadas,logo não acredito q isso fique como estilo de jogo e sim em casos esporádicos……..

    Quanto a Trauco,parabenizo as análises dos jornalistas peruanos e ao Eugênio Leal dá Fox, pois acertaram em cheio no resumo do jogador:Com a bola vira quase um meia,apóia e cruza bem, sem a bola deixa perigosos espaços e é preucupantemente sua atuação na bola aérea defensiva,o gol sofrido foi assim e outros perigos tbm sempre pelo seu lado.

    Mais um bom jogo de Mancuello, excelente jogador,deu assistência e participou dá mais bela jogada,a triangulação, sempre ia para onde gosta, o meio, não consegue repor até pq não é na ponta sua posição, ZR tire ele dali!!! Depois que Adryan saiu se sentiu mais a vontade em seu lado de origem,o esquerdo.

    Reply
  7. Gostei do Trauco na parte ofensiva, mas acho que ele precisa melhorar na defensiva, especialmente bola aérea.

    Pra primeiro jogo está bom, apesar de que o Flamengo precisa melhorar e certamente quando estiver completo e em forma irá melhorar. Pra isso, acho essencial fazer um rodízio de jogadores no Carioca, pois é visível que estão sentido a preparação física até pelo forte calor do Rio de Janeiro e também para evitar lesões como as do Adryan e Rafael Vaz hoje.

    Aliás, dá gosto ver o Adryan jogar. Muito inteligente e até garra está demonstrando. Espero que sua lesão não tenha sido nada.

    Outra coisa que me chamou atenção: por que só 7 jogadores no banco de cada time se a Fifa permite 12? É regulamento do Carioca ou contenção de despesa já que os dois times estavam com 7 no banco.

    Enfim, um domingo de paz! Aleluia

    Reply
  8. Este foi um cartão de visitas do Trauco para os corneteiros de plantão, que nem começou o ano e já estão reclamando. Li aqui inúmeros comentários dizendo que o cara não joga nada, que foi uma péssima contratação, como se estas pessoas não tivessem perdido uma partida sequer do “Peruanão 2016”!! Não estou dizendo que o cara é craque, e sim que é preciso ver para poder analisar, e a primeira impressão foi ótima! Que continue cada vez melhor!!! SRN

    Reply
    • Foi o esperado, o prognóstico era correto: Avança bastante,cruza bem,apoia bastante as jogadas ofensivas,quase um meia, e deixa uma Avenida atrás,originando a maioria das subidas do adversário,que foram por ali,isso somado ao seu perigoso rendimento na bola aérea defensiva por onde saiu um gol.Isso em uma Libertadores que o aéreo é fundamental não tem perdão, é preciso cuidado.

      Reply
  9. “Vivem pedindo Adrian”….
    Depois de jogar em clubes de 2ª na Europa e, devolvido ao Flamengo até mesmo antes do prazo, deve ter um empresário p**a!!!
    Joga absolutamente nada esta criança…
    “Mas na base jogou muito”…
    Depois que Erick Flores fritou minha língua, só acredito nos garotos da base quando entenderem que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…
    De TODOS que vi na Copinha, o que mais me chamou atenção foi KLEBINHO.
    Vinícius Jr, com todas as características do Dener, vai ter que descobrir que existem mais 10 com a mesma camisa dele…
    Estão estragando e supervalorizando uma bela promessa.

    Reply
    • Não sei quantos anos V.Sa conta no rosario de vossa existencia, porém percebo que necessitas, urgentemente, consultar um medico que tenha como habilidade e especialização melhorar a visão de seus pacientes!!

      Reply
  10. Algumas conotações pelo que vimos:
    “Guerrero”, no cabeceio é um artilheiro goleador que sonhamos.
    “Trauco” – Excelente, com personalidade, agressivo, sabe cruzar, apenas sua baixa estatura preocupa na marcação como visto no gol de ontem.
    “Willian Arão” – Continuou indo para frente como se fosse meia de criação ou meia ofensivo, para mim um grande problema para o ZR, mais do que um solução.
    “Rômulo” – Com Willian Arão no time é certo que perca a vaga para o Márcio Araújo, ou seja, MA tem a intuição de marcação que o Rômulo não tem. Ontem inteiramente perdido, não sabia se cobria os laterais ou se protegia a cabeça de área devido aos buracos deixados pelo Arão, Cuellar já passou pelo mesmo problema, mesmo sendo melhor jogador que o MA. O caramujo tem a intuição, tanto de quando marcar na direita ou na esquerda, quanto se protege os laterais ou a cabeça de área.
    “ZR” – Com Berrio jogando, ele vai ter que resolver o problema da cabeça de área, não vai ter jeito.

    Reply
    • Perfeita a sua análise. Com o Márcio, a defesa fica muito mais protegida.
      Achei a contratação do Rômulo desnecessária, não pelo jogo de ontem (estava perdido), mas, pela quantidade de jogadores nessa posição no elenco. É um jogador comum.

      Reply
      • Luiz, alguns companheiros não entendem que com Willian Arão jogando como meia, o 1o. volante que se adapta a jogar em um time com só um volante é o MA. Isso em tese, se vc considerar Gabriel e Éverton como pontas (mais de contenção no 1o. combate do que atacantes), sem eles e com Arão se comportando como meia, vai ficar literalmente impossível continuar jogando com apenas um volante. Assim, se vc imaginar Cuellar como 2o. volante, a contratação do Rômulo passa a fazer sentido. SRN.

        Reply
  11. O Flamengo jogou muito bem em minha opinião. Os errors que aconteceram são compreensíveis, início de temporada, falta de entrosamento e condição física ainda não ideal. Achei que a maioria dos jogadores foram bem, principalmente o Diego e os peruanos. Quem não foi bem foi o William Arão, errou muito. O Mancuello tem boa técnica mas fisicamente deixa muito a desejar. O Zé Ricardo foi muito bem também. Entre os estreantes, o Rômulo ainda não esta no melhor de sua forma e o Trauco foi muito bem, surpreendeu. A tendência é o time melhorar.

    Reply
  12. Desculpem,fugindo um pouco do futebol.O que está acontecendo com o FLA-Basquete ? Como erram…! Sucessivas faltas tecnicas;produto de certas instabilidades emocionais.Tudo bem,tivemos desfalques importantes.Mas eu me baseio,com apreeensão nos êrros que a equipe comete repetidamente.. Passes errados,perdas de lance livre e desatenção nas marcações ao time adversario…!!!

    Reply
    • Vi o jogo e até comentei com meu pai hoje sobre a palhaçada que o Marquinhos fez faltando 1 minuto. Reclamou tanto que levou falta técnica e foi desqualificado do jogo.

      Outra coisa lamentável é um jogo desse tamanho com um ginásio vazio. Se a PM não consegue dar segurança, que coloque o exército.

      Reply
    • Amigo Carlos Alberto sou um assíduo acompanhante de basquete e acompanho, além de torcer muito, o nosso Orgulho da Nação. Posso te dizer que de antemão 2 motivos justificam essa queda de produção da equipe. 1 – troca de peças importantes do elenco, apesar de em parte respostas à altura. 2 – a bruxa tá solta, ontem por exemplo jogamos sem 4 jogadores essenciais na rotação, inclusive 2 tutelares, aí quebra o planejamento de qualquer equipe. Na realidade, acho que assim que Fisher (previsão dia 14), Marcelinho (sem previsão, mas acho que não demora) e Rollins (próximo jogo), voltarem as coisas voltam ao seu devido lugar. Humberto, só nos playoffs, mas a equipe completa, difícil não levar pelo menos o NBB.

      Reply
  13. Dando a César o que é de César: o time foi muito bem. Ponto para Guerrero, Rodinei e Pará, Diego e o estreante Trauco. Quando joga bem a gente elogia(rs). Porém, ainda devemos esperar pra ver como será em um jogo de verdade: lê-se clássico. SRN.

    Reply
  14. Bela estréia ! No primeiro tempo foi duro, nosso goleiro esteve bem. Na tarde peruana, claro, além deles, gostei do Diego, do Rondinei, (não é que o Zé mexeu certo!), e do Muralha. Agora é acertar a zagueiro que ontem se mostrou insegura e organizar o meio campo. Meus amigos, novamen. Adrian não dá! Presidente, não acho o Boa Vista o Melhor dos pequenos, sou mais o Madureira. Bem o ano está só começando. Vamos aos títulos, isso que importa!R

    Reply
  15. Trauco jogou bola demais, melhor do jogo! Acredito ter sido um dos melhores início de Campeonato Carioca! Não vamos ganhar Libertadores com jogadores como Pará, Rafael Vaz, Márcio Araújo, Gabriel, esqueçam! Opinião tem de todo gosto, agora têm companheiros que só faltam pedir Márcio Araújo na seleção, é brincadeira! A culpa é da diretoria em renovar com um jogador de futebol tão fraco e não dar chance a base.

    Reply
  16. Daniel G
    Adorei essa pérola: “Tite, Roger, Dorival, Cuca, AMBOS” (?)…
    Trauco já me fez esquecer o Jorge..
    Toooroo rooo roooo (é assim o som de uma CORNETA? )
    SRN!

    Reply
  17. Sim Carloto,quando coloquei,acabou que saiu assim msm.
    E sou torcedor do Fla,e como torcedor nunca vou fingir que não vejo os erros que são cometidos,quero sempre a melhora do meu time,se isso é ser corneta,agradeço pois cumpro muito bem meu papel de torcedor assim como 40milhões no BR.

    Espero que seu otimismo se concretize, que Trauco mantenha atuações assim,em especial contra gente grande na Libertadores,que ele seja forte defensivamente e nas bolas aéreas,que o Fla saia do jejum de títulos de relevância,e que apresente um futebol coletivo e cada vez mais vitorioso e forte.Que ZR consiga implementar os atributos que vejo nos times dos técnicos que citei.Caso contrário encerraremos o 4º ano sem títulos de relevância,mesmo com todo o investimento feito….SRN

    Reply

Comente.