SELEFLA

(Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo)

Aqui, o título tem apenas a intenção de dizer que, embora em noite de seleção, o Flamengo, como sempre, é assunto.

SELEÇÃO

O evento foi muito bonito, diria mesmo, emocionante. Independente do jogo, faltou algum tipo de homenagem ao povo colombiano. Sei lá, alguma coisa inusitada. O jogo chegava ao seu final e, imaginei com os meus botões, como seria lindo a materialização de um agradecimento, se faltando trinta segundos para o final do jogo, a nossa seleção, através de um proposital gol contra, fizesse esta homenagem.

Caramba, depois de tudo, de tanta demonstração de amor e solidariedade do povo deste querido país irmão, e de um clube entregar um título continental ao sofrido clube brasileiro, juro que imaginei que no finalzinho do jogo faríamos, não um gol contra, mas um gol a favor do amor, da gratidão, da vida…

Se estou passando do ponto, quem pensa de forma distinta, por favor, me perdoe, pois neste momento só consigo raciocinar com a emoção e, muito comprometido por um enorme sentimento de gratidão ao povo colombiano e ao Atlético Nacional, de Medellín.

Se no finalzinho do jogo, o nosso capitão pegasse a bola e juntasse todo o time, para num grande abraço empurrar a bola contra o próprio gol, teria sido o mais doce, gentil, humano e grato gol na história da humanidade. Teria sido o PELÉ do Fair-play.

FLAMENGO

Quase não acreditei quando li uma matéria que dava ênfase ao fato do Flamengo economizar 400 mil reais mensais com as saídas de Marcelo Cirino e do goleiro Paulo Victor.

A matéria pode ter saído da cabeça de algum repórter, mas o que me intriga é que este tipo de “economia” esteja sendo tratada como algo positivo, quando na realidade é exatamente o contrário. Isto nos leva a começar a acreditar que o modelo de gastar o mínimo possível esteja sendo encarado como algo tão bom como conquistar um campeonato.

Sem querer levantar qualquer bandeira de irresponsabilidade, quero deixar bem claro que esta exaltação econômica é burra e agride todo e qualquer interesse de quem ama o Flamengo, pois nenhum grande clube disputa uma temporada com um só goleiro confiável e, se o atacante não deu certo, que se troque, não que se venda…

Tomara que a matéria tenha sido fruto de um momento infeliz de um profissional de imprensa. Agora, se a matéria foi baseada no pensamento de algum dirigente, aí é preocupante…

1 Comentário

  1. Prezado,
    Concordo com o termo economia. Considerando que o jogador é um “patrimônio do clube”, como gostam de dizer alguns jornalistas, quando ele joga bem e PRODUZ, valorizando-se, podemos dizer que foi um bom investimento, um ATIVO.
    Agora, quando o jogador foi péssimo, como é o caso do M.Cirino, e passou à condição de reserva como o Paulo “chama gol” Victor, passa a ser um PASSIVO, e cortar essa sangria pode sim ser considerado ECONOMIA.

    Reply
  2. Como foi bom rever uma seleção composta por atletas que atuam no futebol brasileiro, como era o futebol até os meados da década de 90, onde os principais jogadores ainda jogam no Brasil. Jorge mostrou que logo, logo, será titular da lateral esquerda da seleção. E é jogador de alto nivel para Europa, então nossos brilhantes dirigentes calma na venda. Muita calma. Flamengo tem visto como é difícil comprar. Se a multa é 35 milhoes de euros , só vende pela multa, pois é um atleta que tem muito potencial.
    Diego, um maestro, disparado o melhor em campo. Arão jogou, exatamente como veem jogando no Flamengo, mal e burocrático.
    Agora vamos ao Flamengo. Perder para um time da serie B do RJ? Tá certo, jogo treino, pré temporada, mas não tem como, tem algo muito errado ai. Muitoooooo…mesmo. Prova que realmente nosso plantel é limitado, que a base não consegue suprir as necessidades e que jogadores do porte de Adrian, Léo Duarte e diversos que temos, não supre os titulares e não são solução. Precisamos rever o ataque e até mesmo o potente Guerrero, que pelos lances, está numa preguiça de dar medo. Zé Ricardo, tenho minhas dúvidas, ontem um fato me chamou a atenção. Viram o Tite elogiando o Cuellar? E por que não joga no FLamengo? Porque o treinador não conseguiu tirar o máximo de qualidade desse atleta??
    Flamengo tem um mal chamado Márcio Araújo, o prejuizo técnico e financeiro que esse atleta tras ao Flamengo é algo exorbitante.
    Flamengo precisa refazer seu plantel urgentemente. Sairam PV, Alan Patrick, Fernandinho, Sheik e ainda vai sair o Cirino, nenhuma dessas peças foram repostas. Todos criticavam e pediam saida, inclusive eu, mas é preciso repor, a base não tem suporte para repor essas percas. Volto a frisar o Palmeiras, foi campeão e contratou 8 jogadores. já no final do campeonato ja estava contratando. Isso é pensar na frente e grande.
    Banco do Palmeiras contem jogadores do nível de Dracena, Barrios, Rafael Marques (que seria um bom reforço para o Flamengo), Arouca, Michel Bastos,Roger Guedes, entre outros. E estou falando do banco. Sem contar que possui dois goleiros de altíssimo nível, melhores que até mesmo que nosso titular da seleção.
    Precisamos repensar logo, ou corremos riscos sérios de eliminação novamente na primeira fase da libertadores. Volto a frisar, estamos muito acomodados dentro de campo. Brilhante fora, mas de que adiantará se nao for convertido em titulos essa boa administração??
    Pra terminar. Orlando Berrio, sinceramente mais uma contratação equivocada, motivo ao atraso nas contratações, que deixou passar Welligton Nem, Marinho, Keno, Wilian Bigode, dentre vários, com características de jogar pelas pontas. Pra mim, trouxemos outro Cirino, pelo que vi ontem e em outros lances. Sendo que o super valorizado colombiano nem titular absoluto do Atlético Medelin é. Vai entender. Estou preocupado.

    Reply
    • “Viram o Tite elogiando o Cuellar? E por que não joga no FLamengo? Porque o treinador não conseguiu tirar o máximo de qualidade desse atleta??”

      Precisa de um Treinador TOP (TITE) falar algo que todos já sabem… O Flamengo têm três ótimas opções (1) Donatti, destaque na última Libertadores e respeitado no ex-clube; 2) Cuellar, jogador de seleção e elogiado por Tite e Muricy; 3) Mancuello, ÍDOLO e CAPITÃO em um grande time argentino), todos extremamente MAL aproveitados pelo Zé Ricardo, que não sabe identificar e maximizar a qualidade de seus atletas… Fugiu da forma “monotática” do treinador, não serve!!!

      O treinador Zé Ricardo é fraco, ainda protegido pela cortina de fumaça de uma campanha de bons jogos no início (famoso fogo de palha), mas que não soube apresentar variação quando a monotática ficou manjada.

      Perder para o semi-profissional Serra Macaense NUNCA será normal, nem mesmo em treino ou jogo de reservas. Passo a concordar com a “oposição”, tem Diretor e Torcedor do Flamengo se acostumando com as derrotas: Ah, é só um treino… Ah, é só um amistoso… Ah, é só o Carioca… Ah, é só a primeira liga… Ah, é só a sulamericana… Ah, é a COpa BR, foca no brasileiro!!!… Ah, o brasileiro passou, mas ano que vem já temos essa “base” (Que nada ganhou)…

      Que venha o Cirino colombiano!

      Reply
    • Concordo plenamente. Esse Berrio será um novo Cirino. Vão contratar mal assim ……….
      Quantas contratações equivocadas foram feitas ao longo desses anos?
      Carlos Eduardo, Ederson, Sheik, Marcelo Cirino, César Martins, Fernandinho, Chiquinho, Eduardo da Silva, Guerrero. Até aqui quase um time inteiro.
      Quanto se gastou entre luvas e salário que foram jogados no lixo.
      Agora vem esse novo Cirino.
      Gostaria de saber quem indica esses jogadores.
      Até quando?

      Reply
  3. Ola Kleber

    Acredito que pela primeira vez descordo 100%, de seu ponto de vista.
    Primeiro sobre o jogo, acredito que um gol “Dado”, deixaria os jogadores e o Povo colombiano não muito feliz com o agrado, nenhum jogador gosta de ser “ajudado”.
    Sobre a economia, acho que para goleiro reserva não precisamos de um alto salario como o do Paulo Victor, ate por que não acho ele confiável. e O Marcelo Cirino tem um custo alto de salarios e do contrato que se o Flamengo não negociar precisa pagar o valor integral do contrato do jogador. E como todos sabem, ele fracassou no Flamengo.

    Reply
  4. Falando em “economia”…
    Quem, SICERAMENTE, conhece o futebol do Berrio, o colombiano de 25 anos que a Diretoria vai contratar por 15 milhões??? Pelo que vi ontem, só sabe correr e não têm técnica, uma especie de Cirino colombiano.

    Além disso, tendo um treinador que notoriamente não gosta de jogadores gringos, será Berrio um reserva de 15 milhões do Gabriel Peteleco? kkkk

    Reply
  5. Acabou de anunciar no Redação Sportv e Globo esporte.com, Jorge vendido ao Mônaco, Isso sim e uma burrice, pois não temos substituto a altura em um ano que vamos disputar a Libertadores. Meu deus quanto amadorismo, por que não vender no próximo ano aonde se ele fizer uma boa Libertadores se valoriza ainda mais.

    Reply
  6. Saída de Cirino é investimento. Jogador fraco, 2 anos de clube e jamais justificou o tamanho da fama que trouxe. Vai tarde.
    PV tem que jogar mesmo. No Fla, não conseguiria porque Muralha é incontestável. Resta a diretoria ir atras de um bom goleiro reserva ( ex: Walter, Corinthians)
    Jorge vendido, dinheiro alto. Qual último jogador do Fla vendido por esse valor? Dizem 8 milhões de euros, quase 30 MM reais. Precisamos usar essa grana em reforços pro time. Só assim se justifica a venda de um dos nossos melhores jogadores.

    Reply
  7. Foi ótimo ver os jogadores do Fla e como entraram bem, principalmente, Diego.
    Vamos ao clube.
    Começamos a quinta-feira com o nosso vice de futebol sendo levado, 6:30 da manhã, pela PF. Jorge foi vendido por 20 milhões ao Monaco, Paulo Victor emprestado sem termos outros jogador com experiência e à altura para assumir, Marcelo Cirino sendo rifado de todas as formas pelo clube, o que desvaloriza o jogador e esse tal Berrío, Jesus, Maria e José… Até quando, os dirigentes do futebol continuarão fazendo essas cagadas?

    Reply
  8. Caro Kleber quanto a economia mencionada pelo repórter, creio eu que o senhor não está avaliando todos os embrolhos envolvidos nessas questões.

    1 – Como é que se pode defender a permanência e por consequência não comemorar a saída de um jogador que se diz profissional (Cirino) que nunca fez questão alguma de entender o que é o Flamengo?

    Vejo o Cirino com a mesma inércia do Pato em início de carreira.

    Nada parece importar para o jogador. Nem mesmo a pressão por parte da torcida influi no seu comportamento.

    2 – Como manter um jogador no elenco que não admite ser reserva por escolha do treinador? Vai esperar esse jogador contaminar o ambiente com suas insatisfações?

    Ambos ganham 200 mil reais cada. Imagino que é com essa visão que o repórter se refere a economia. Algo perto de 5,2 Milhões por ano com os dois jogadores.

    Economia dos salários de quem não quer ficar, e de outro que a grande maioria não quer que fique.

    Como não comemorar???????

    Reply
    • Só mais um adendo……

      Triste ver nosso vice Presidente Flávio Godinho, envolvido diretamente nessa lama de sujeira que a operação Lava Jato faz questão de limpar.

      LAMENTÁVEL………..

      Reply
  9. Achei ótimo negócio a venda do Jorge por R$ 20 milhões (é o que cabe ao clube), até porque não o considero um craque, é um ótimo lateral e acho que o Trauco consegue exercer as mesmas funções. Agora só espero da diretoria trabalhar pelo menos parte deste dinheiro na contratação de um atacante de ponta para jogar com o Guerreiro e Diego, senão o time não vai chegar a lugar nenhum, sendo que a minha preferencia é o Vargas.

    Reply
    • Sérgio, atacante de ponta temos ai no clube mesmo. O Vizeu é melhor camisa 9 do Guerrero e L. Damião (sic). Vinícius Jr. não joga bola não? Só tem mais 2 anos de contrato! Ou joga agora ou bye bye. É o que eu sempre suspeito e penso, se Gabriel Jesus ou o Scarpa jogassem no Flamengo, seriam tranquilamente 3o.s reservas…SRN.

      Reply
      • Nino,
        Se Neymar fosse do Flamengo, com 19 anos de idade seria reserva de um Gabriel ou Marcio Araújo da vida, e na temporada seguinte emprestado para o Serra Macaense, Campo Grande FC para “ganhar experiência” até o contrato terminar… A única possibilidade é torcer para que todos os titulares se machuquem, e não reste opção a não ser a escalação do jovem (como ocorreu com o Jorge, por exemplo, que só entrou em campo decorrência do afastamento do Pico e lesão daquele dançarino colombiano que esqueci o nome)

        O Vizeu é o caso mais bizarro, teve o melhor aproveitamento entre TODOS os atacantes do elenco, mas é reserva de um Guerrero caro e improdutivo (mas que ainda tem mercado, vendam o Tuta Peruano!!!), e de um completo inútil que é este Leandro Damião…

        Reply
  10. Hoje foi um dia tenebroso para o Fla, uma pequena amostra do que previ para o time esse ano, que contrata mal,com lesionados e um Cirino colombiano,que insiste em um treinador comprovadamente incapaz, que vende mal e muito mal…

    Me desculpem mas o que fica com o Fla q tem 70% é aproximadamente 19 milhões, um valor vexatório para um lateral jovem e promissor que seguramente estaria valendo muito mais no final desse ano,um time que mal utiliza sua base,foi uma perda técnica,financeira pq vale mais q isso e uma perda moral que mostra uma fraqueza ao vender um dos laterais mais promissores por um valor desse,demonstra estar desesperado por qualquer merreca,vendendo a preço de banana.

    Dou dois exemplos: Jemerson( zagueiro do Galo) vendido por 11 milhões de euros.

    Marcos(lateral RESERVA do Corinthians) foi vendido por 6 milhões de euros.

    Um time com essa péssima qualidade de administração futebolística, merece o jejum de títulos e os vexames que passa com, aliás mais um com:

    Vila nova 2 X 1 Fla
    SERRA MACAENSE 2 X 1 FLA

    E esse ano assim como 2016 parece reservar mais vergonhas.

    Se preparem, creio que seja
    questão de tempo para os amigos que estavam anestesiados e otimistas vão acordar logo logo.Eu e alguns amigos do blog já acordamos faz tempo,não me engano com Zé Ricardo e a administração grotesca na contratação/montagem de um time como o Fla.

    Reply
    • E parece que mal o dinheiro de Jorge entrou e já vai embora para contratar o Cirino colombiano,Berrio, RESERVA no seu time! Pagando 15 milhões de reais!
      Esse ano promete….

      Time mal treinado, técnico incapaz, previsível,sem jogadas ensaiadas,sem variações, tabelas, triangulação, compactação,sem estádio,com VP de futebol preso(pelo pouco que conheço,me parece uma ótima pessoa,vamos aguardar).

      Reply
      • Só se for no estilo contratação da Diretoria, que têm duas regras:
        1) Jogador sem contrato “de graça”, mas pagando luvas estratosféricas parceladas;
        OU
        2) Ser um supervalorizado jogador sulamericano desconhecido, e que o clube gringo aceite vender parcelado comprometendo o orçamento do ano seguinte.

        OBS: Se for atacante, que tenha características para DEFESA, pois é disso que nosso “treinador” gosta…
        Presidente: “Zé Ricardo, o Messi quer jogar no Flamengo de graça!!!”
        Zé Ricardo: “Mas ele não é bom marcador, tragam o Cirino colombiano!!!”

        Reply
  11. Com a chegada de Rômulo eu faço a primeira pergunta: “será reserva de Márcio Araújo?”

    Só pra constar:

    – Primeiro volante: Rômulo, Cuéllar e Márcio Araújo,

    – Segundo volante: Arão e Mancuello.

    E no último jogo treino, o treinador Zé Ricardo, colocou MA e Romulo, ou seja, o técnico não colocou MA na reserva, e apostou na formação, mesmo tendo prejudicado a saída de bola, ao invés de formar a dupla Rômulo e Mancuello, já que Arão estava na Seleção.

    Segunda pergunta: “o que vale mais é a eficiência ou eficácia?”

    Reply
  12. * Invenções do Zé Ricardo que NÃO quero ver em 2017:

    – Mancuello ou Adryan na função de ponta,

    – Gabriel ou Everton na função de Diego.

    Reply
  13. Gente,será que só o Flamengo não enxergou, Wellington Nem, Rafael Marques…. E prefere inchar ainda mais o time de gringos?

    Trauco e Pará de laterais para libertadores…

    Meu Deus…
    São Judas Tadeu… Tem que apelar agora para eles….

    Reply
  14. Vendido por 8,5 milhões de euros ,sendo que a multa girava em torno de 30 milhões vai saber vender mal lá na Gávea,Bernard e Jemerson foram vendidos por 70 e 45 milhões de reais respectivamente,pra que se coloca uma multa de 100 milhões de reais e vende por 25% desse valor,brincadeira essa diretoria .

    Reply
    • Dawison, já veiculava que apesar da multa ser de US 30mi, que o clube aceitaria algo em torno de US 10mi. Então acho que o clube sentiu que era hora de vender, antes que a janela de transferência fechasse.

      Reply
  15. Kleber, discordo totalmente de você. Será um alívio a saída do Cirino. De que adianta ficar com um jogador que não quer ficar?
    Agora, vão se livrar do Cirino e contratar um outro Cirino. O tal de Berrio.
    Quantas contratações equivocadas foram feitas ao longo desses anos?
    Carlos Eduardo, Ederson, Sheik, Marcelo Cirino, César Martins, Fernandinho, Chiquinho, Eduardo da Silva, Guerrero. Até aqui quase um time inteiro.
    Quanto se gastou entre luvas e salário que foram jogados no lixo.
    Agora vem esse novo Cirino.
    Gostaria de saber quem indica esses jogadores.
    Até quando, Kleber?

    Reply
  16. Meus caros irmãos rubro negros.
    Já bem mal começou 2017, já existem subsídios para fazermos um primeiro balanço de 2017. Acham impertinente? Prematuro? Pode ser que sim, mas que já existem subsídios, já existem.
    – 1o. fator a contratação do Conca em detrimento ao Montijo. Em minha opinião um erro, ou se contratava os dois ou ficava-se com Montijo, um jogador em perfeitas condições físicas e sem identificação com o Fluminense.
    – 2o. a contratação do Rômulo em detrimento a negociação com Elias. Que me desculpem, mas não lembro do futebol do Rômulo. 1os volante agora temos 3, Cuellar, MA e Rômulo. 2o. volante, pasmem, somente um, William Arão, que não anda me convencendo.
    – A disposição de mudança tática do ZR. Sabemos que ele tem o 4 3 3 como esquema de jogo, e em momento algum conseguiu jogar com outro esquema. Limitações táticas, más substituições, invenções etc, td isso já começamos a ver este ano.
    – E por fim, a prisão do Godinho. Para uma diretoria que prega a ética é surpreendente que alguém com as implicações do Godinho pudesse ocupar um cargo de tanta relevância nessa diretoria. Do ponto de vista esportivo e administrativo, menos um pilar para o ZR. SRN.

    Reply
  17. Amigos, estamos chovendo no molhado a muito tempo !!!!!!!
    Venderam o Samir apreço de banana e ele está jogando bem na Itália.

    Agora, não é por falta de aviso : aos defensores do bravo ZR, segurem o BO agora. E tome MA, tome Rafael vaz, tome Pará, tome Gabriel, tome Mancu na ponta direita……esse é o maravilhoso país ZR.
    Finalmente gostaria de avisar que o Guerrero foi campeão do mundo, brasileiro, da libertadores, num time que jogava bola.
    Favor parar de cornetar o cara.

    saudações

    Reply
    • Na área financeira tome carabao,na área futebolística tome Damião,tome Ederson, tome Cirino, tome jogador lesionado,tome péssimas vendas,tome mancuello assassinado por ZR. Esse é o retrato dessa administração, um abismo entre a gestão financeira e a do futebol.

      Reply
    • Drummond, Drummond, Drummond, meu caro! Só vou te dizer uma coisa, simples assim. Se o Guerreiro tivesse saído como artilheiro do campeonato (que seria perfeitamente normal), teríamos sido tranquilamente campeões! Vc duvida? Então é só pegar os jogos em que ele perdeu gols (e não foram poucos), nos quais saímos derrotados, empatados ou deixamos de ganhar! A média de gols do Guerrero é pífia, menos de um gol a cada três jogos! Fora as convocações e crises psicológicas. Mas concordo com vc que a culpa não seja só dele, é dele e dos pontas.

      Reply
  18. Contraste: Jorge, que colocou Berrio no bolso, saindo.

    Enquanto isso Berrio vem chegando, só falta assinar e a caneta para assinar ele já ganhou de Camilo ontem…..

    Seria trágico se não fosse cômico.

    Reply
  19. Jorge é,ao meu ver,um excelente lateral “quinhentos reis”!!!

    Futebol muito limitado.Marca mal.Vai à frente e demora a voltar,(o FLA tomou muitos gols na sua posição no ano passado.Não tem velocidade suficiente para marcar e atacar.Jamais vai à linha de fundo adversaria.

    Reply

Comente.