Tirando o atraso

Vinícius Jr. comemora um de seus gols contra o Central. (Foto: Staff Images / Flamengo)

1 – COPINHA

Vi os três jogos do Flamengo e todos os gols desta Copinha, edição 2017. Do nosso time, uma ótima impressão, a começar por este Vinícius Junior, menino de 16 aninhos, que tem pinta de craque e já tem carisma.

O lateral direito, Kleber, o que tem de baixinho, tem de bom de bola. Além de maravilhosa dinâmica de jogo, uma velocidade impressionante. O nosso número 10, Patrick, mescla jogadas interessantes com um certo ar marrento…. Aliás, a divisão de base é momento de se corrigir e punir, quando necessário for. No primeiro jogo, após marcar um gol de pênalti, Patrick subiu no alambrado para comemorar o gol e, obviamente, tomou um desnecessário cartão amarelo. Será que recebeu por parte da diretoria, ou do treinador, a “dura” que merecia?

No mais, um time sem pontos vulneráveis, com um bom conjunto.

Amanhã, o jogo será às 21h, contra o Nacional de São Paulo. Vamos torcer…


(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

2 – CONCA

Espero que os amigos entendam o meu ponto de vista. Houve um determinado momento em que enviei uma mensagem para o nosso bravo vice de futebol, Flávio Godinho, questionando o fato do Botafogo estar negociando com Montillo e, o Flamengo, necessitando de um jogador criativo, estar fora da jogada.

Na oportunidade, Godinho afirmou que, embora não pudesse ainda anunciar, o Flamengo havia fechado com Conca e que, em função deste fato, abrira mão de contratar Montillo que, aliás, já estava com tudo acertado com o Flamengo.

Na sequência do papo, disse ao nosso vice de futebol que, na minha opinião, o Flamengo estava trocando o certo pelo duvidoso, na medida em que Montillo está pronto para entrar em campo amanhã, enquanto Conca terá pela frente uma recuperação de uma operação delicada de joelho, aos 34 anos.

Godinho retrucou, afirmando que todos participaram desta decisão, inclusive o nosso treinador que, pelo visto, acredita mais na dobradinha Diego/Conca, do que, Diego/Montillo. Ainda segundo Godinho, o Flamengo nada gastará até o exato momento de Conca entrar em campo.

Para finalizar, acho que perdemos uma bela oportunidade. Se vamos jogar, por opção do treinador – e acho perfeito –  com dois meias, ter a conta do chá, com Conca e Diego, ambos com idade avançada, me parece meio arriscado. Caramba, se Conca vem sem custo como se afirma e, só pode entrar em campo entre maio e junho, por que não se pensou em trazer os dois? Lembram daquela máxima que sempre cito aqui (“quem tem um, não tem nenhum”…)? Pois é…

Deixo o comentário apenas para registro. Que Conca seja feliz, que se recupere o mais rápido possível e, que nos dê muitas alegrias.


Maracanã abandonado (Foto: Guito Moreto / Agência O Globo)

3 – MARACANÃ

Realmente, só rindo, pois, piada parece, ouvir no rádio que o primeiro jogo do Flamengo, PELO CAMPEONATO CARIOCA, contra o Boa Vista, pode ser realizado na Arena das Dunas, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Mais do que evidente está a necessidade urgentíssima do nosso governador Luiz Fernando Pezão decidir “ONTEM” com quem ficará o Maracanã e, a partir daí, bola pra frente!!!

Triste, muito triste, para qualquer pessoa que ame esta cidade e seja apaixonado pelo futebol, ver as imagens atuais do “maior do mundo”, completamente abandonado. Meu caro governador e querido amigo Pezão, decidir e, com extrema urgência, é preciso!!!


4 – COPA DO MUNDO INCHADA

Quando o mundo começa a se desligar do populismo – tão nocivo quanto a corrupção – a nossa FIFA pega o bonde da contramão e, anuncia que na Copa do Mundo de 2026, ou seja, a terceira daqui em diante, haverá um aumento significativo de seleções.

Francamente, que retrocesso. Mais do que na cara está, e todos nós já vimos este filme, que o objetivo é agradar o maior número possível de federações e, com isto, ganhar simpatia que no futuro será transformada em votos decisivos.

Tecnicamente, um desastre, pois quantidade nada tem a ver com qualidade. Importante ainda lembrar que, quando falamos em ELIMINATÓRIAS, estamos falando em COPA DO MUNDO. Em síntese, as eliminatórias representam a primeira etapa de toda Copa do Mundo, onde todas as seleções participam e, as melhores avançam. Por que mudar? Pelo jeito o nosso carequinha italiano gostou da rapadura e descobriu um bom jeito de não mais desgrudar dela…


5 – Um 2017 de paz e alegria. Muita saúde e muitas voltas olímpicas…

 

1 Comentário

  1. Caro Kleber e amigos ,estou muito preocupado com esse ano ….. sem sensacionalismo , mas vejo nosso técnico inseguro e confuso e nossa diretoria lenta nas contratações .Será mais um ano de indefinições ,não estamos prontos pra disputar e ganhar uma Libertadores ,pelo jeito viajaremos muito e ainda temos muitas questões políticas pendentes.
    Por sorte e por mérito da diretoria , tem muito torcedor que encara o Flamengo como acionista , comemora pagamentos e entrada de recursos, pra mim , com toda sinceridade vejo incapacidade, excesso de “responsabilidade” e falta de tesão pra lidar com o futebol ,nem os 4 jogadores “incontestáveis” pintaram na Gávea ,parece que estão com medo de realmente entrar pra disputar sem ter desculpas, enfim vamos torcer e aguardar. Haja paciência!!!!

    Reply
    • Pedro, ZR não esta confuso não! Contratar o Montijo para que? Onde ele jogaria nesse 4 1 4 1? Enquanto o Conca não se recuperar, adia-se esse problema! Entendeu?

      Reply
      • Nino,para mim ZR escolheu Conca ao invés de Montillo,pq com o Montillo ele teria que encaixar pra já, coisa que ele aparenta não ter capacidade para fazer,como mostrou em 2016,sem conseguir variar aquele sistema.Já com Conca,ele vai ter um bom tempo para continuar usando Gabriel,Cirino,Fernandinho etc…

        Reply
  2. Um dado concreto. Alias no meio de campo, se tem Diego, tem o Rômulo, Conca, preteriu-se Montijo, tem Mancuello, e muito mais…
    Mas o nosso problema esta ali na frente mesmo, no ataque. As negociações neste setor estão absurdamente difíceis, e jogadores “duvidosos” adquirem instantaneamente valorizações irreais.
    Ali no ataque temos três problemas, são três atacantes, não são? Eu diria até que temos um 4o. problema.
    Vamos começar por este 4o. problema, que é a cabeça do ZR. Ele andou dando entrevista dando ênfase na recomposição da marcação. Some-se suas limitações de 2016, e pronto! Éverton e Gabriel aparecem como opção mais óbvia.
    Agora o nosso intocável Guerrero, eu já esgotei as minhas insatisfações, a crítica já cobrou e a torcida já virou as costas, mas o problema continua.
    Os dois atacantes de ponta (e quem disse que precisamos de dois, talvez sequer precisemos de um), só se a diretoria fizer um excelente negócio, entre o promissor e o possível financeiramente.
    O problema do ataque existe, mas o problema maior esta é na cabeça do treinador acredito. Afinal, são com bons ovos que se fazem um omelete, e estes bons ovos nossos não estão no setor ofensivo.

    Reply
  3. 2017, lá vamos nós!
    Concordo 100% com Kleber e com o Pedro Cesar.
    Aqui, em Niterói, falei com os amigos tudo o que foi citado aqui no blog.
    Trazia os dois, Conca e Montillo.
    Só para lembrar, descobriu-se que Alan Patrick ganhava 500 mil por mês.
    Zé Ricardo passando a mesma insegurança de sempre em todas as entrevistas.
    Parece um professor de estatísticas.
    A diretoria dá entrevistas parecendo que o grupo do Flamengo está próximo do Barcelona ou do Real.
    Espero estar errado, mas acho que teremos um 2017 perecido com 2016. No meio do ano, nossa diretoria, correrá atrás de reforços desesperadamente com a pressão da torcida.
    Vamos cobrar!
    SRN!

    Reply
    • Amigo Pablo,a cobrança chegará assim como disse ano passado após encerrar o C.Brasileiro, vivemos um jejum de títulos,e com ZR,apresentando o mesmo fraco repertório de 2016 numa libertadores não se sustenta, é preciso saber que nessa competição seu time saber jogadas ensaiadas,bola parada,variaçãoes táticas e jogadores experientes como Donatti(ótima Liberta pelo Rosário) e Mancuello são fundamentais! O GOL tem de sair, oq em 2016 foi difícil com um ataque de Ponte Preta. Como disse ano passado,o erro que não é corrigido lá atrás cresce e vem com juros.A brincadeira com ZR vai custar caro,mais um ano sem títulos relevantes a torcida não irá tolerar.

      Reply
  4. Boa tarde, desperdiçar um jogador com a capacidade do Montijo e ainda para um rival e de se estranhar. agora perdemos também o Felipe melo, que ql m de ser flamenguista, identificado e etc, nem proposta teve. Se ofereceu e nem proposta escutou. Nada contra Rómulo, cria do vasco, mas o salário que ele vai ganhar e mais o do Márcio Araújo pagariam o Felipe melo. Só espero o Felipe melo igual foi Ronaldo fenômeno virar solução de time adversário. Cinco anos desta diretoria é só um título. Chegou a hora de ir para frente. Chegou a hora de ganhar, não podemos ser só campeão de balanço contábil. ABS SRN.

    Reply
    • De fato, é triste ver Montillo pronto para jogar no Botafogo,ver Felipe Melo no Palmeiras ganhando 450000,e somando M.Araújo com Fernandinho gastamos mais de 500000,ver Guerra indo ao Palmeiras com um custo menor que o gasto por Mancuello. E o Fla, em um marasmo total,parece não ver a realidade,se acomoda e até hj não corrigiu,mesmo que pontualmente, os ‘gargalos’ do time.

      Reply
  5. Prezado Kleber e Amigos do Blog

    Não entendo algumas criticas e colocações aqui.
    No ano passado todo reclamavam da falta de oportunidade para as promessas da Base. agora pelas entrevistas de ZR e RC terão mais espaço este ano ate pela quantidade de campeonatos disputados. Com a contratação de Montillo por exemplo tira espaço do Lucas Paqueta, que dizem esta voando nos treinos. A Diretoria esta certa em esperar, chega de fazer loucuras por pressão da torcida.
    Sobre a copinha concordo com o texto e acrecento o Atacante Lincon muito jovem mais sabe fazer gol.

    Reply
  6. Caro Nino , quanto ao Zé , acho difícil até ele escalar Conca com Diego …. quando digo que ele está perdido me refiro ao contexto do ano de 2017 como um todo , e convenhamos a tarefa dele é complexa , falta experiência . Como disse bem o Pablo , se os resultados não aparecerem ficará insustentável a permanência dele . Vamos torcer , gosto muito do Godinho , mas esperava menos timidez nas contratações ( com aquele VP de finanças fica realmente difícil ) . Abraço nos amigos .

    Reply
    • Pedro, não sei se vc entendeu? O meu comentário foi em “tom de ironia”, pq tenho a percepção que o ZR não vai sair do monocromatismo tático do 4 3 3 (variação 4 1 4 1).

      Reply
  7. Estamos no quinto ano do Flamengo SA. Quinto ano de ótima gestão das finanças, de pagamento de dívidas, enfim de gestão fiscal. Acho até que esses caras podiam dar treinamento para o Pezão, o Temer e outros menos votados.
    MAS CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO é outra coisa. Mexe com paixão, amor incondicional e não mexe com números, duplicatas, rescisões..
    FLAMENGO significa títulos, vitórias, conquistas suadas, gols no último suspiro.
    Então amigos quinto ano e uma única copa do brasil ganha ao acaso. Pouco, muito pouco.
    Aliás eles deveriam olhar a gestão do basquete, campeão de tudo, melhor time do Brasil disparado e orgulho da nação.Nossa maior alegria nesses anos.
    Alo Bandeira, chama o Marcelo Vido para o lugar do RC e o Póvoa no lugar do Godinho. O exemplo está dentro de casa.
    AMBIÇÃO E CORAGEM JÁ !!!!!!!!!

    Reply
    • Exato Octavio! Nosso questionamento não é ao saneamento das dívidas nem a melhora na estrutura,mas a falta de bom senso nas contratações,que poderiam ser somente 3 ou 4,como foi dito,mas que fossem para somar algo e não um lateral peruano,num mercado que poucos gringos dão certo, e um meia lesionado.

      Reply
  8. O Montillo fez um ano bom no Cruzeiro e mais o quê? Foi mal no Santos e estava tropicando na China.

    Conca apesar de estar lesionado é 10 vezes mais jogador e vem a custo zero para o Flamengo. Aliás, vem pela estrutura do clube (CT, departamento médico, aparelhagem), algo que em 121 anos nunca aconteceu.

    Vejo o Flamengo muito bem em 2017, pois não perdeu nenhum titular e ainda está reforçando o elenco. Acabou a era do “pacotão” de reforços e até março quando começa a Libertadores tem tempo para contratar. Sem pressa, sem gastar mais do que tem, sem trocar promessas da base por medalhões (Adriano + Reinaldo por Vampeta, por exemplo) e com os pés no chão.

    Triste fim do Maracanã. Em breve, será implodido.

    Reply
    • Montillo fez seu melhor ano após o Cruzeiro em assistências e gols(Fonte:FutDados). E eu prefiro um jogador que jogue,que teve seu melhor ano após o Cruzeiro, que outro chegando lesionado gravemente desde Agosto,que não sabe quando joga,e ñ sabemos como voltará a jogar,como já disse aqui no caso do Marinho(O ponta que teve seu lampejo,assim com Cirino): Toda contratação tem seu risco,o correto é saber identificar onde está o menor risco,e, nesse caso até minha avó saberia identificar.

      Reply
    • E só pra lembrar que a crítica não é contra as melhorias no CT,nem saneamento de dívidas. É contra a falta de bom senso nas contratações, que não era preciso mt, 3 ou 4 como foi dito,mas contratar um peruano e um lesionado está longe de fazer parte das 3 contratações incontestáveis. Será que um lateral como o Uendel do Corinthias,que irá pro Inter com preço de banana,não poderia ir pro Fla,ao invés de um jogador que é uma incógnita como o Trauco? Será que um ponta que não terá espaço naquela seleção que o Palmeiras montou,como o Rafael Marques não poderia vir? Garanto que é melhor que Gabriel e Cirino juntos.Chega de gringos,já ultrapassamos o limite permitido e tem questão de adaptação e poucos estrangeiros dão certo no Brasil,como diz o levantamento do PVC(Fox) que a cada 3 gringos contratados apenas 1 joga regularmente no Brasil.

      Reply
  9. O que me preocupa no nosso Flamengo é a ausência de intenção de se aproveitar os jogadores da base no time titular. Com grande chance de vencermos novamente,estamos a dias de comemorarmos o título da cozinha de 2015,e nada de aproveitamento da base.

    Reply
  10. meu querido presidente ,o flamengo vivia namorando o Montillo , quando a situação ficou muito mais fácil preferiu outro grande jogador que está com uma cirurgia recente e complicada (mas vamos torcer) . concordo que poderia ter contratado os dois. para o ataque o Diego tardeli seria o jogador ideal,corre muito , habilidoso,inteligente e faz bastante gols. nos ajude nessa empreitada .

    Reply
  11. Kléber concordo 100%,Montillo joga hoje,Conca em Maio e sabe lá como,além disso Montillo fez sua melhor temporada em assistências e gols desde o Cruzeiro(Fonte:FutDados). Como já disse aqui,para mim ZR escolheu Conca ao invés de Montillo,pq com o Montillo ele teria que encaixar pra já, coisa que ele aparenta não ter capacidade para fazer,como mostrou em 2016,sem conseguir variar aquele sistema.Já com Conca,ele vai ter um bom tempo para continuar usando Gabriel,Cirino,Fernandinho etc…

    Reply
  12. Olá Kléber Leite, como você falou que a decisão dá diretoria na contratação de Conca foi unânime, uma boa sugestão de mercado pra garantir o meio de campo seria a contratação do meia Jadson que está prestes a ser liberado dá China, seria uma boa opção por enquanto, não sabemos de fato quando realmente Conca irar jogar, seria bastante seguro a contração de Jadson pra deixar o time mais forte em relação a elenco. Os campeonatos serão longos e precisamos de elenco. Vamos atravessar essa negociação e dar um belo de um chapéu no time paulista. Fica a dica

    Reply
  13. Caro Kléber e amigos!
    Muito bom poder voltar a ler diariamente os posts do KL e exemplares comentários dos amigos. O nosso sub 20 está muito ajustado, porem, o de 2015 era mais maduro, porem, temos promessas de bons jogadores! Dos citados, concordo plenamente com os três nomes e imagino que quem vinga primeiro é o Kléber, sem dúvidas, excelente lateral.
    Quanto ao Montillo e Conca, numa situação normal, o segundo é melhor. Isso é um ponto. Como estamos num ano de libertadores, teria contratado os dois. Como sempre, ousadia na gávea é algo improvável e passa longe. Vamos ver no que dá. Nos dois primeiros meses já teremos uma ideia de time. Por enquanto, contratamos um reserva e quem sabe um ídolo.

    SRN

    Reply

Comente.