Conselho do mestre

(Reprodução da internet)

Houve um momento, se a memória não me trai, em 96, em que o nosso treinador e o principal jogador entraram na minha sala e o tema que eles levaram para discussão era a necessidade de se contratar um baita goleiro, pois quem vinha jogando, embora tecnicamente bom, chamava gol… Isto é, não tinha muita sorte e, inclusive, acabara de se contundir.

Como era inviável contratar naquele momento um goleiro do nível que eles queriam, e que a camisa 1 do Flamengo merecia e merece, a solução a curtíssimo prazo tinha que ser doméstica. A primeira providência foi a convocação para a surpreendente reunião do nosso treinador dos juniores, Marcos Paquetá. Em síntese, sem medo de emitir o parecer, disse que o melhor goleiro do Flamengo, englobando-se todas as categorias, inclusive a de profissionais, era um menino que havia completado 17 anos, dos juvenis, cujo nome era Júlio César.

Isto gerou um certo desconforto na reunião, pois disse não entender como sendo tão bom e tão elogiado, já não estava ele nos juniores. Isto é outro papo e, aqui, fica apenas para registro.

Encerrada a reunião, Júlio César foi chamado para integrar o elenco de profissionais. Ainda com certa dúvida, não com relação ao talento e sim, à pouca idade, fui conversar e me aconselhar com um dos grandes mestres da bola, meu querido amigo Telê Santana.

No seu apartamento no Leme, Telê me fez duas perguntas. A primeira: O garoto é bom ou muito bom? A segunda: a cabeça dele é boa? Como já havia apurado tudo sobre Júlio César, respondi que não era bom, era excepcional, e que aos 17, tinha cabeça ótima e objetivos definidos.

Na sequência, o mestre concluiu: “não tenha nenhum receio. Jogador deste nível e com cabeça boa, não tem erro. Põe pra jogar!” O restante da história, a própria história conta…

Conto isto para mergulhar no presente. Vinícius Júnior, já!!! Talento além da conta e, por tudo que ouvi, cabecinha boa. Portanto, talento raro não faz parte da regra geral. Talento raro é exceção e, como tal, deve ser tratado. Não estou aqui dizendo para que peguem a camisa 11 e entreguem pra ele. Estou apenas defendendo a tese de que a hora é essa!!! A camisa 11 do Flamengo, quem viver verá, ele irá pegar naturalmente, no tempo dele…

Para encerrar: Recebi a informação de que o martelo do Maracanã pode ser batido amanhã, quando o fato novo deverá ser anunciado.

À demain…

1 Comentário

  1. Caro Kl concordo integralmente e acredito que esta seja a única saída para podermos contar com o seu talento a favor do Flamengo, pois pra mim e muito claro que não conseguiremos manter este jovem talento em solo brasileiro por muito tempo.

    SRN

    Reply
  2. Presidente,
    Perfeito, grande exemplo o do Julio C.
    Jogador bom entra e joga, só e “queimado” que é perna de pau. Ademais, que outro bom jogador há no profissional??? O limitado Everton, o Gabriel Peteleco, o Tuta Peruano???

    E nosso time está formado, bom ambiente.

    Reply
  3. Me lembro bem.da estreia do Júlio César contra o Palmeiras no parque Antártica, pela copa do Brasil/97, semi final, entrou aos 25 do segundo tempo, no lugar do Zé Carlos, Flamengo venceu por 1×0 gol de Sávio. Na segunda partida e a primeira como titular derrota de 2×0 para o Flu, mas o Júlio César pegou muito, inclusive um pênalti cobrado por Renato Gaúcho. O menino Vinícius Jr. se realmente tem esse talento todo, tem q colocar pra jogar, Ronaldinho fenômeno estreiou com 16 anos e foi a copa com 17 anos. O problema é um treinador que era dá base e deixa o promissor Felipe Vizeu na reserva de Leandro Damião. O promissor Lucas Paquetá na reserva de mancuello e assim vai. Então é um risco querer preservar um jogador que ficará máximo, se realmente for isso tudo que parece nem dois anos mais no flamengo.
    Trocando de assunto: estou ouvindo que Everton Ribeiro estaria vindo para o Flamengo? Alguma notícia sobre o assunto prezado presidente??

    Reply
    • Liliano,
      Eis a maior das dúvidas, com um treinador limitado e medroso, e estranhamente obediente aos empresários (caso Damião X Vizeu), será que veremos o Vinicius Junior em campo???

      Reply
  4. Isso ai presidente, vc disse rudo!
    O problema e que a diretoria nao tem arrojo e conhecimento para tais acoes.
    Digo mais: e necessario renovar com o garoto ate 2022 bem como com o Lincoln e o Bill. Os caras jogam muita bola!
    Sinceramente, acho que o Barcelona vai levar o garoto. O Flamengo ganha algum, reduz a divida e a gestao vai ser endeusada. A posicao contratual do Flamengo com o garoto e muito fragil pois ele foi visivelmente subestimado pelo clube e a prorrogacao do vinculo, se ocorrer, vai custar caro. Por isso nao acredito na renovacao ate 2022 que seria o objetivo.
    Titulos? Nao fazem parte dos objetivos desta turma. O que vale e o campeonato do profut e da reducao de divida.

    Reply
  5. Sérgio e Liliano, amigos,
    Com17 anos, JULIO CÉSAR,, GOLEIRO, foi CAMPEÃO DA COPA DOS CAMPEÕES MUNDIAIS e CAMPEÃO DA COPA DE OURO DA CONFEDERAÇÃO SUL AMERICANA DE FUTEBOL.
    Idade não é documento. TALENTO, SIM!!!
    VINÍCIUS JR, JÁ!!!!
    Forte abraço.

    Reply
  6. Presidente, concordo totalmente. Até porque na base ele não vai mais desenvolver, está acima dos demais, precisa de desafios maiores para evoluir mais rápido. O problema é quem dirige, vai ter a mesma ousadia e time como tem o treinador que lançou Júlio César aos 17 anos?? Se não me engano era Sebastião Rocha também promovido dos juniores para o profissional??
    Tem que colocar pra jogar sim é rápido…Pois corremos o risco de ter retorno somente financeiro. Me lembro sem querer comparar o que Neymar fez pelo santos dos 16 aos 19 anos, período que jogou como profissional, paulistas, copa do Brasil e libertadores depois de 50 anos. Quem sabe não é este o garoto que irá conduzir ao Flamengo a nossa tão sonhada segunda libertadores???

    Reply
  7. Acompanho Vinícius Júnior desde a Taça São Paulo e concordo com o que Kléber Leite expôs, perfeito as colocações! Quem joga bola entra e resolve!

    Reply
  8. Kleber confesso que a foto do post me puxou a ideia de que o Julio Cesar cairia como uma luva no gol do Mengao, experiente,pegador de pênaltis e muito melhor na minha opinião que o Muralha.Tambem fiquei na duvida da sua resposta ao Liliano sobre o Éverton Ribeiro apesar de achar que a diretoria não iria contrata-lo pois temos o Diego e o Conca ,mais acho que seria uma tacada de mestre essa contratação pois o Conca pra mim será uma grande dúvida e irá embora no fim do ano.Vamos torcer pra que de tudo certo na questão do Maraca.

    Reply
  9. Caro Kléber e amigos!
    Além de concordar plenamente com as palavras, ainda reforço: o Vinícius Jr será uma chave para encher estádios. Estamos carentes de ídolo. No mais e com a entrada dele, todos os jogadores da base passariam a jogar em alto nível. Há muitos anos, o Zico levou muitos a ser uma geração extraordinária. Essa é a hora. Esse é o tempo. O pior que poderá acontecer não é ele não render e sim, a nossa omissão de não tentar usar essa jóia rara. O futebol vez por outra precisa do improviso. Se o Telê não mais está entre nós, o relato do Kléber é o suficiente para encorajar o ZR. Os exemplos? Pelé, Neymar, e outros!
    SRN

    Reply
  10. Caro Kleber e amigos,

    Estou lendo em alguns comentários, que a diretoria errou em não ter feito um contrato mais longo com o Vinicius Jr., mas na verdade a legislação não permite um contrato superior a 3 anos de duração para jovens até 18 anos. Quando o Flamengo renovou com ele (ano passado), o fez pelo prazo máximo e colocou uma ótima multa. Então, não vamos culpar a diretoria.
    Agora, também acho que o garoto deva fazer parte do elenco profissional e para ir entrando no decorrer dos jogos.
    SRN

    Reply
  11. Amigos , tenho certeza de 3 coisas : Ze Ricardo e Rodrigo Caetano não entendem nada de futebol , EBM está fazendo uma ótima gestão à frente do Mengão, apesar de não ter ganho muitos títulos e a última é que o Vinícius Jr. é a maior revelação do Flamengo após a era Zico.

    Reply
  12. Parece que, pelos regulamentos, ele não poderá atuar nesse carioca e também nessa fase da Libertadores.
    Só se for na 1ª liga.

    Reply
  13. Luiz Carlos, amigo,
    No carioca: qualquer um pode ser inscrito, desde que, ocupando o lugar de algum outro jogador que tenha se contundido ou, tenha sido negociado.
    Na Libertadores: passando desta fase de grupos, a inscriçáo é permitida para a próxima fase.
    Na Liga Número 2: Não há critério adotado para nada, inclusive com respeito a quem participa.
    Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil : nenhum problema.
    Forte abraço.

    Reply
  14. Bom Dia.Realmente tem que colocar para jogar,ontem no E.Max Zico,Rivelino e Leão tiveram a mesma opinião sobre o garoto de,que tem que colocar para jogar.
    Realmente é um jogador habilidoso que não tem medo de entradas mais fortes e é um menino abusado com a bola no pé.
    Um comentarista da Fox no AUP passou uma informação sobre o VJ jogando contra o Vasco,sendo esta obtida por quem estava no banco do mesmo.
    O técnico do Vasco percebendo que o garoto estava dificil de ser contido pediu para o lateral para chegar mais duro e também provoca-lo.Ouvindo o que o técnico dizia se aproximou do Banco e disse”Olha é melhor vc colocar dois para me marcar porque num só dá”
    PS.Para aqueles que gostam do futebol vcs já viram o Alan que é do Palmeiras este menino joga uma barbaridade.Tanto o VJ e o Alan já estavam participando do Brasileiro sub 20 do ano passado.

    Reply

Comente.