N, P, M.

(Foto: Pedro Martins / MoWa Press)

No nosso vocabulário comercial, há o MPM (Meta Por Mérito) porém, aqui, o NPM quer dizer: Neymar, Paulinho e Maracanã, as letras iniciais dos nossos protagonistas deste post.

A goleada da Seleção Brasileira, contra o Uruguai, no Estádio Centenário, foi importante e consagradora.

O que Neymar jogou, poucos gibis registram atuação igual. Um primeiro tempo primoroso, perfeito… E no segundo, um gol que podemos – sem medo – colocar como uma obra de arte. Arriscaria dizer que foi esta a melhor atuação de Neymar. Não só pelo que ele jogou, como pela dificuldade do jogo. O nosso melhor jogador amadurece a cada cinco minutos…

E Paulinho, hein? O que dizer de um jogador que faz três gols, pela Seleção, na casa do Uruguai? Que personalidade. Que jogador…

O único ponto negativo da Seleção foi a quantidade de bolas aéreas que perdemos para os uruguaios. Pelo alto, o perigo foi permanente… Vitória, ESPETACULAR!!!

MARACANÃ

Mudando de assunto. Pelo que venho sendo informado – e por tudo que hoje foi noticiado – a francesa Lagardère vai assumir o Maracanã por 30 anos. O Flamengo, que estava colado em outra empresa, distribuiu nota oficial, dando conta de que, com a Lagardère não joga no Maraca.

O problema é que as empresas parceiras do Flamengo desistiram da briga e deixaram o terreno livre para a empresa francesa.

Será que não está faltando alguém que faça este meio de campo e, junte as partes?

Enfim, vamos aguardar o que vai acontecer nesta sexta-feira.

Bom senso, é preciso… Flamengo e Maracanã, foram feitos um para o outro…

1 Comentário

  1. Presidente, com todo o respeito que um genio como voce merece, um visionario que anteviu o grande negocio de placas publicitarias ainda na pre-historia do futebol profissional no Brasil, acho que o tempo do Flamengo no Maracana passou.
    Fomos felizes la, mas o desenho hoje e estadio proprio. Todos os grandes do mundo estao atras da casa propria e remodela-la. Por ex, Milan e Inter querem sair de San Siro/ Giuseppe Meazza, estao atras dos proprios estadios.
    Um estadio proprio nos daria um sem numero de possibilidades comerciais e financeiras. Com o Maracana estaremos sempre refens do ciclo politico e como podemos ver nos ultimos tempos, politicos sao no minimo nao confiaveis.
    Essa diretoria na minha opiniao nao sabe nada de futebol. Contrata mal, errado, mas ela tem uma grande vantagem: organizacao. Alem claro de credibilidade.Que aproveitemos entao essa poderosa virtude e partamos para a nossa casa, um lugar nosso, da gente rubro- negra. Nos temos tamanho e potencial para isso. Ja era tempo. Esquecamos o Maracana e partamos para construir a nossa casa. Barra, Niteroi, Caxias, nao importa. Em todos os lugares a torcida estara la. O que nao da e para ficar na mao de Cabral, Pezao, Eduardo Paes, Cesar Maia, Garotinho e outros com seus acordos “esquisitos”.Chega!

    Reply
    • Alexandre Bittencourt,
      Acompanho o seu comentário. O Maracanã nunca será do Flamengo, sempre dependerá de negociações com pessoas politiqueiras…
      Também vejo que a hora é do ESTÁDIO próprio (não Arena), o Flamengo precisa disso. Será o novo patamar publicitário do Flamengo, a necessária motivação para o Sócio Torcedor passar de 150 mil (quem sabe 200???).

      Considerando o Morro da Viúva (150 milhões) + name rights e algum parceiro, certamente é viável! Talvez Niterói seja a melhor opção, pois já conta com a boa vontade do Poder Público Municipal

      Reply
      • Diego,
        Estádio próprio é necessário.
        Neste meio tempo deverá haver algum tipo de negociação com o Maracanã.
        Estádio em Niterói, Guaratiba e até mesmo Barra estão fora de questão, ninguém vai, a exemplo do Engenhão.

        Reply
          • kkkkkkk BRUNÃO! Ô BRUNÃO!!!!
            Eu conheço! Estudei interno no Salesiano Santa Rosa, no Bairro Santa Rosa.
            Como na época estava encapetado, por isso interno pra não dar trabalho pra padrasto, toda vez que tinha uma chance, fugia pra tomar banho na praia de Icaraí.
            Sentava na praia e ficava admirando o Rio… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Sai pra lá CORNETÃO!!!
            É igual São Paulo. O ponto turístico mais lindo… é o aeroporto… kkkkk

          • Bruno, conheço sim…o lugar em questão é absolutamente fantástico, mas não é o local ideal, resta saber se é o única opção viável!

        • Nino,
          Niterói é um cidade com 500 mil habitantes, o estádio seria na “saída” da ponte… Perto do Rio de Janeiro (ponte e barcas) e perto de São Gonçalo. Acho que o Flamengo consegue colocar a média histórica do Campeonato Brasileiro (30 mil por jogo) e até mais. Embora seja péssimo para mim, pois sair de Teresópolis-RJ para Niterói é mais complicado…

          O problema é: Se não é viável na Barra e nem em Niterói, onde mais pode ser?
          Abraço!

          Reply
          • Diego! Hoje fico com o Recreio dos Bandeirantes! Até porque, o Ninho é praticamente ao lado (Vargem Grande).
            Sabemos que o Rio inteiro está correndo pra lá, por não ter mais espaços disponíveis para construções na Zona Sul.
            O antigo Fla/Barra e o CFZ são bons exemplos que o projeto é viável.

          • O prefeito do Rio de Janeiro, o Sr. Crivella, se tiver boa vontade política pode nos ajudar….O terreno tem que ser de fácil acesso, e os únicos espaços são na área portuária do Rio, a mesma região nobre (nem tão nobre) quanto a oferecida por Niterói, ou será que o prefeito do Rio quer ver o Flamengo em Niterói? Se fizeram espaços temáticos para escolas de samba, pq não facilitar a compra e aprovação de um terreno para nosso estádio ali? SRN.

  2. De todos os comentários, noticiários e negociações… a única coisa que NÃO combina, é justamente aceitar isso.
    “A francesa Lagardère vai assumir o Maracanã por 30 anos”…
    Nem mesmo uma das 7 maravilhas do mundo moderno como o Cristo Redentor, tem tanta importância no cenário mundial quanto o espetacular Maracanã.
    Um senhor de 67 anos rejuvenescido, cheirando a tinta e, agora muito mais charmoso.
    Duro entregar a franceses, o solo sagrado da nossa história futebolística.

    Reply
    • Kleber,
      1o. ponto é notar como é curioso a Lagarderè colocar 40/50mi em um processo com essa indefinição jurídica criada pelo TCE, ganha o Governo do estado que se livra de um processo.
      2o. se o TCE anular a licitação, os argumentos jurídicos da Lagarderè serão infinitamente mais inconsistentes do queriam os da Odebrecht, que pleiteava 160mi de prejuízos ao estado, pois ela assume já sabendo dos riscos.
      3o. em caso da Lagarderè usar seus “milhões” de argumentos e colocar o TCE o bolso, neste caso, que fique ela com o Maracanã.
      Ai eu te levanto a seguinte questão: Qual a chance e probabilidade da empresa francesa interferir no processo político interno do clube nas próximas eleições em prol de um candidato pró-Maracanã?
      Qual é a posição das principais lideranças do Flamengo em relação ao assunto Maracanã?
      O clube não pode ficar na dependência agora das diligências do TCE, tem que se movimentar politicamente em prol da construção de um novo estádio de forma que haja consenso político para modificação até mesmo do estatuto do clube, a fim de que garanta esse projeto e seus meios. SRN.

      Reply
  3. Amigos,
    Todos os comentários são pertinentes, até porque,
    São produtos de almas rubro-negras.
    A hora de debater, é essa. Vamos nos aprofundar no tema durante esta sexta- feira. O final do filme está próximo. Tomara que, com um final feliz. Para o Flamengo…

    Reply
  4. Como a Odebrecht não deu garantias, os parceiros do Flamengo viram que a questão Maracanã ainda vai dar muitos panos pra manga. Com a prisão dos concessionários e do ex-governador e poder concedente,com as investigações do MPF, PF e TCE, muita gente ainda vai em cana. Tanto o Flamengo como seus parceiros neste projeto anteviram os enormes problemas jurídicos que certamente acontecerão. Esta operação vai ser embargada e esta novela vai se estender pelo ano todo.

    Acho a postura do Flamengo correta, o certo seria uma nova licitação, sem os vícios da anterior movida a propina. O Maracanã já era, o Flamengo tem que partir para um estádio próprio. Jamais deixarão o Flamengo assumir o estádio. A CBF e a Comebol já colocaram uma cláusula de barreira impedindo o clube de jogar fora de seu estado. A FERJ certamente vai usar isso. O que está por trás disso? Muitos interesses escusos, corrupção e o claro objetivo de parar o Flamengo.

    Reply
    • Eliel, vc colocou bem a questão! A pergunta que fica é pq a Lagarderè pegou o negócio nestas condições:
      1o. que em minha opinião ela não pagou o valor da transferência de concessão. Pelo menos enquanto toda indefinição jurídica seja resolvida.
      2o. O Fluminense se movimentava juridicamente para denunciar a falta de cumprimento do contrato por parte da Odebrecht, os valores comentados seriam na faixa de dezenas de milhões de pedido de indenização aos tricolores.
      3a. a Lagarderè considerou então que não tinha nada a perder além dos valores de manutenção mensal do estádio. Conta com as finais do Carioção para equilibrar o 1o. semestre, e depois como vc mencionou, “aplicaram um torniquete no Flamengo”, que não tem onde jogar no Rio.
      O projeto do estádio tem que se tornar realidade, até mesmo para que o EBM venha a público e reconheça que neste meio tempo será necessário jogar no Maracanã. SRN.

      Reply
  5. Com todas as vênias Sr KL, acho que o Maraca transformou-se num pesadelo para o nosso Flamengo, posto que a origem deste imbróglio, o tal de estudo encomendado a empresa do atual detento Sr Eike Batista, que “estranhamente”, é habilitada à participar do certame que deu “ares” legais a concessão do Maraca a Odebrecht do detento Sr Marcelo Odebrecht, obviamente que o Edital que convocara o certame, excluíra os Clubes de fazerem parte dos consórcios habilitados para licitação, isto por inspiração do detento Sr Sérgio Cabral, ou seja, isto tem muita lama, e gente decente como nós e a atual Diretoria do CRF, não conseguimos conviver neste ambiente!!!! Obrigado Maraca nossas memórias serão eternas!! Em breve teremos um Coliseu em pleno Rio de Janeiro, certamente lá não se ouvirá: “… conte comigo Mengão, acima de tudo Rubro Negro”! Rest in Peace Old Friend!!

    Reply
  6. Bom dia a todos! Concordo com os amigos Alexandre e Diego: O Flamengo precisa de uma casa. Um estádio com um custo menor. Vejam o caso do Penarol do Uruguai. Estádio charmoso, com um custo de 40 milhões de dólares. Guardadas as devidas proporções, uma pechincha! Srn.

    Reply
  7. Eu também acompanho a ideia de outros amigos, que Flamengo e Maracanã no modelo atual, pagando aluguel já passou da hora. Não da mais para aceitar essa situação.

    Reply
  8. E tomando emprestada a corneta do Anderson (tá sumido), sobre o jogo da seleção brasileira, que diferença faz um treinador de verdade! Já imaginaram se tivéssemos um…
    SRN

    Reply
    • Amigo Sidney! Anderson tá dando um valor na corneta dele para o jogo contra o Atlético PR… kkkkkkkkkkkkk
      Concordo plenamente em relação ao Tite! Fez milagres com aquele time do Corinthians, que nem era uma Brastemp.
      Agora na seleção e podendo escolher quem quiser, está indo muito bem.
      Conseguiu ressuscitar Paulinho e Miranda, mas a cereja do bolo chamado Neymar, está brincando de jogar bola.
      Vou mais longe! Até no Barcelona, é ele mais 10…

      Reply
  9. Eu como torcedor rubro negro,ficaria profundamente feliz se o flamengo tivesse o seu estádio próprio.

    Acredito muito nessa diretoria fora das quatro linhas.

    A hora de ter a nossa casa é agora.

    Acho que nós torcedores também poderíamos ajudar de alguma forma na construção da nossa casa.

    E que seja uma casa digna da maior e melhor torcida do mundo.

    Reply
  10. Egon, o problema e que o Maracana, exatamente por ser um lugar marcante no Rio de Janeiro, sera sempre alvo de politicos e seus interesses escusos. Ele ja foi cabide de emprego, ja reformaram pelo preco de 4 arenas de alto padrão, ja foi fechado, interditado, licitado e tudo isso por quem? Pelos politicos.
    Desta forma ele nunca sera rubro-negro. Nos precisamos de uma casa nossa. Todos os grandes do mundo tem uma casa, exceto Flamengo, Milan e Inter.
    E claro que ele nao e viavel sem o Flamengo! O Bosta tem o Vaziao e nao tem porque sair de la, o Vascu tem em Sao Januario o seu melhor jogador(aqueles penaltis esquisitos dos ultimos 5min) e o FluminenC nao tem torcida para rentabilizar o Maracana, ja que ela so comparece na boa. Como o custo de manutencao e alto, haja visita de turista, que no maximo deve pagar a despesa de manutencao. Mas e o lucro? Deixa os franceses verem que aqui nao e Dortmund!
    Na verdade, me parece que esse acordo tem algo de podre, algum arranjo de dinheiro, de caixa2. O mais logico seria o governo do Estado junto com a Odebtecht procurar o MP, propor um TAC com base num modelo de licitacao justo e buscarem um novo administrador. Quando o logico nao acontece e pq tem treta.
    De qq forma, acho melhor gastar energia em algo que sera sempre nosso. Se Gremio, Palmeiras fizeram arena em parcerias pq nao o Flamengo?

    Reply
  11. Deixe de ser convencido, Egon! Senhor de 67 anos, rejuvenescido, cheirando a tinta, sarado e com fígado 0 km…..é você companheiro!
    rsrsrsr,

    Reply
  12. A Lagarderè aposta que futuros presidentes do Flamengo aceitarão conversar com ela, isso é revoltante! Precisamos dar uma resposta clara, dura e firme a estes franceses. SRN.

    Reply
    • Se nada mudar (não é o perfil dele), com Bandeira não vai ter jogo.
      Por um lado lamentamos, por outro, estamos dando a resposta dura e clara…
      Tô achando que vamos de PARTIU ILHA, por algum tempo…

      Reply
      • Egon, a Ilha teria sido um acerto ano passado, esse ano deixa muito a desejar em termos de público máximo. Seria mais proveitoso o arrendamento, mesmo que provisório de algum terreno e arquibancadas mesmo provisórias para 40mil, ai estaríamos tranquilos para pensar em uma solução definitiva para o estádio. SRN.

        Reply
    • Nino,
      Essa “segurança” da empresa francesa pode ter origem em alguma promessa velada dos Políticos que (não)administram o nosso Estado, de que dificultarão ao máximo a construção de um Estádio do Flamengo? Adoro teorias da conspiração! Kkkk

      Reply
        • Kleber,
          Leio seu blog TODOS os dias assim que chego ao trabalho.
          Sempre que posso comento e sempre um único assunto = ESTÁDIO!
          Entendo sua posição e paixão pelo nosso Maraca, mais aquele velho Maraca acabou! Infelizmente! E quem fez isso hoje está na cadeia…
          Desde 1980 ia quase todos os domingos e quartas com meu pai e meu irmão no gigante de concreto…..que lembranças, ida pro estádio ouvindo rádio globo, do vendedor de coca-cola que parecia um astronauta, do cafezinho, mais tarde de tomar cerveja nos bares… enfim ACABOU!!!!!
          Lembro que na primeira vez no NEW MARCA me deu uma frustração tão grande que a vontade era de ir embora ou que me acordassem daquele pesadelo.
          Ficou, desculpe a palavra, uma MERDA, frio, caro, elitista, etc…
          Hoje o povão não vai mais ao estádio.
          Estamos indo contra nossas raízes e origem!
          Nesse rumo deixaremos de ser a maior torcida?
          O pequeno menino pobre que ia com seu pai de trem assistir jogo na geral não sabe o que é a emoção de ver o MENGÃO e deve torcer pelo Barcelona…..
          Respeito sua opinião e escrevo pois no episódio de “ver jogo em pé ou sentado” você deu a mão a palmatória e espero que assim faça com relação a questão estádio.
          A hora é essa! Acabou! F…-se o Maracanã!
          Chega de sustentar o Estado e os outros!
          ESTÁDIO PRÓPRIO!!!!!!
          Leia TODOS os comentários do link abaixo e vai ver que esse também é o pensamento de quase 100% da nação:
          http://colunadoflamengo.com/2017/03/flamengo-emite-nota-oficial-sobre-o-maracana/
          Que não se perca o apoio popular.
          Olhem o estádio do Penharol!
          Permuta do Morro da Viúva por terreno, e campanha de doação de cimento e tijolo.
          abraços

          Reply
  13. Caros irmãos rubro-negro, o estádio deve ser na região portuária do Rio de Janeiro. Por uma simples razão, não existe empreendimento naquela área capaz de revitaliza-la definitivamente e em grande impacto quanto a construção de nosso estádio no local! Com a palavra o Sr. Prefeito do Rio de Janeiro, proprietária de grande parte dos terrenos do local (galpões). SRN….

    Reply
  14. Infelizmente a novela Maracanã chega ao fim com final triste. Não vejo outra solução se não partir para o estádio próprio.

    Meu sonho era ver o Flamengo no Maracanã. Vi uma vez, em 2008. Agora acabaram com meu sonho.

    Reply
    • Henrique, minha 1a vez no Maracanã foi na geral, em um jogo pelo Carioca…Flamengo 9 x Portuguesa 1. Fui com amigos e escondido da minha mãe, eu com 13a. Mas dei azar na volta, ao pegar o ônibus de volta para casa, encontrei minha mãe voltando do trabalho dentro do coletivo…Ela não brigou, o que obviamente me pareceu uma porta aberta para outras aventuras no Maraca. SRN.

      Reply
      • Quero dizer, 1a vez sozinho…Já tinha ido desde 1973 ver Papai Noel descendo de helicóptero, uns dois anos…um carioção Flamento 2 x Fluminense 4 com meu pai em 1974. O que estes criminosos estão fazendo é cercear a nossa lembrança do estádio.

        Reply
        • Henrique e Nino,
          Minha primeira vez no Maracanã foi com 10 anos de idade, na final da Copa do Brasil de 1997, entre Flamengo e Grêmio (95 mil pessoas). Perdemos o campeonato, é verdade, mas sai de lá ainda mais flamenguista!

          Reply
  15. O Maracanã é a cara do Flamengo e o Flamengo é a cara do Maracanã. São irmãos gêmeos. Um não vive sem o outro. Enquanto não tivermos uma casa própria, precisaremos do Maracanã. Meus amigos, olhem só para alguns dias atrás e vejam o que foi Flamengo x San Lorenzo. Precisamos de uma casa do tamanho e da elegância do Maracanã, isso é fato. Na melhor das hipóteses, levaríamos uns 3 a 4 aninhos para construirmos um novo ninho. E até lá, viveríamos de Brasília, Manaus, Ceará, Cuiabá, e por aí vai? Infelizmente, no bom sentido, claro, ainda dependemos do Maracanã. A Lagardere vai ter que sentar e convencer o Flamengo a jogar lá. É fácil perceber que só em jogos do Flamengo o Maracanã lota. O Botafogo tem mais estádio que torcedor. O Vasco tem uma coisa que parece ser um estádio. O Fluminense quer viver do contrato que vez com a Obebrecht, ou seja, basta as beiradas. Somente o Flamengo mantém o Maracanã vivo.
    Eu tenho certeza que a diretoria do Flamengo vai acabar fazendo um acerto com os francesinhos e é lá que vamos mandar nossos principais jogos. Para os jogos de médio porte, viva a Ilha, que por sinal está ficando um espetáculo.

    Reply
  16. Dinheiro, o Flamengo já tem. Falta terreno, construtora, etc. Um estádio é no mínimo 2 anos de construção. Conhecendo a engenharia brasileira, creio em 3 anos.

    Reply
    • Henrique,
      O edital é para permuta em torna, ou seja, pode ser um terreno e mais um pouco de dinheiro.

      Ano passado já tinham notícias quanto aos interessados na permuta, sobrevôo de diretores nos terrenos, eis que agora surge esse edital no dia seguinte à notícia do LE Maracané…

      Reply
  17. Nino, esta tb fui minha primeira vez sozinho no Maracana com amigos, eu com 10 anos. Lembro ainda que neste jogo o Leandro jogou de ponta-esquerda! Ele jogou ainda de cabeca de area e de zagueiro depois. Jogava muito!

    Reply
    • Bitencourt, que lembranças hein? De um Maracanã que não existe mais. O novo Maraca é fantástico, mas perdeu a profundidade que dava aquele ar de colossal ao estádio. Mas não há o que reclamar, o atual Maracanã é muito bom. SRN.

      Reply
  18. Que Neymar amadurece a cada 5 minutos aí eu concordo!
    Paulinho estava no Corinthians há poucos anos e foi multicampeão, tá explicado! Mostra o motivo do Flamengo não ser campeão, jogadores de baixo nível técnico, como Márcio Araujo, Para, Rafael Vaz e Gabriel como titulares do Flamengo, mostra que estamos pensando pequeno.
    Olha se o Palmeiras, Atletico-MG e Santos possui 4 jogadores fracos desses, compare!
    Maracanã é a “casa do Flamengo”, mas não é do Flamengo. Estádio próprio já!

    Reply
  19. Presidente, o Flamengo tem que ter o próprio estádio. O Flamengo sempre foi Maracanã e o Maracanã sempre foi Flamengo, mas nunca do Flamengo. Quantas vezes o Maraca ja ficou fechado, seja pra algum evento ou reforma?

    O Flamengo tem que ter a sua própria casa! E não se pode pensar em um estádio para menos de 60.000 pessoas. O Flamengo é Flamengo, não podemos pensar menos que isso. A casa da nação com 40.000 lugares como andei lendo em alguns lugares é totalmente inaceitável, somos a maior torcida do mundo! Isso aqui é Flamengo!

    Reply
    • João Paulo,
      Estádio grande gera grandes despesas de manutenção… Além disso, um estádio para 45 mil pessoas comporta a média histórica do Flamengo, que é de 28 mil pessoas no Brasileiro. (No carioca é menor ainda).
      Hoje em dia poucos jogos colocam mais de 50 mil.

      Reply
  20. Acredito que o Flamengo não pode pensar em um estádio para menos de 60.000 pessoas.

    Capacidade dos estádios pelo mundo*:

    Barcelona (Camp Nou) – 99.786
    Borússia Dortmund (Signal Iduna Park) – 81.359
    Real Madrid (Santiago Bernabeu) – 81.044
    Manchester United (Old Trafford) – 76.790
    Bayern de Munique (Allianz Arena) – 75.024
    Atlético de Madrid (Novo Wanda Metropolitano) – 73.729
    Benfica (Estádio da Luz) – 66.147
    Arsenal (Emirates Stadium) – 60.361

    *Fonte Wikipédia

    Reply

Comente.