Pingadinhas de terça…feira!!!

O garoto Manu com Mascherano.

. O pessoal do Grêmio está subindo nas tamancas e declarando guerra ao Barcelona. Emanuel Ferreira, o Manu, hoje com 11 anos, chegou do Nordeste há dois anos para um teste no Grêmio e, com nove aninhos deixou a gauchada enlouquecida. O tempo passou e, eis que o nosso Manu aparece este ano vestindo a camisa do Barcelona, com o pai tendo emprego garantido na Catalunha…

Na minha época de garoto, à primeira vista, o comentário seria de que “deram uma perna de anão” no Grêmio, porém, este tema merece uma análise mais profunda. Pela legislação atual, nenhum jogador pode assinar qualquer contrato com idade inferior a 16 anos, o que torna qualquer ligação, de qualquer menino com um clube, muito frágil.

O que meus amigos gaúchos afirmam é que o empresário de Manu (é verdade! com 11 anos, Manu já tem empresário…) convicto da genialidade do seu “cliente”, providenciou um teste no Barça. Manu encantou e, mesmo não havendo nenhum vínculo entre as partes, com o pai já devidamente empregado e recebendo em euro, Manu vai ficando por lá e, dentro de dois anos poderá ter sua ligação com o clube espanhol devidamente registrada. O Grêmio promete recorrer à FIFA, inconformado com a situação, mas como não há qualquer documento que ligue Manu ao Barça, vai ser difícil reverter o quadro, até porque, a vontade de Manu e Cia… é ficar por lá.

Vamos guardar bem este nome e acompanhar. Quem sabe estamos diante de Messi 2, a missão…


(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

. Hoje, vinha ouvindo no carro a Rádio CBN e, para os nossos companheiros de latinha, Zé Ricardo vai começar o jogo desta quarta-feira com Berrío, na direita. Embora não tenha um contato estreito com o treinador, já me julgo um razoável conhecedor do que vai naquela cabecinha e, seria capaz de apostar que vamos começar o jogo com Gabriel.

Sei que este é um jogador muito combatido, mas faço questão de afirmar que, se assim optar, Zé Ricardo estará sendo coerente pelo passado recente e, prudente, levando-se em conta as circunstâncias do jogo. Indo um pouco além, ousaria dizer que alguns jogadores evoluem com o tempo. Ficam melhores, mesmo! E, a meu conceito, este é o caso de Gabriel, a quem considero um jogador útil para compor o elenco. Como já defendo Márcio Araújo, depois dessa, estou pronto para as cornetadas. Futebol, é isso mesmo…


Gustavo Scarpa se machuca durante partida entre Fluminense X Ypiranga-RS. (Foto: Rudy Trindade)

. A diferença entre Flamengo e Fluminense, dentro das quatro linhas favorece ao Flamengo, porém, a diferença não é tão gritante. Esta distância aumenta quando fazemos a comparação entre os dois elencos. Aí, a vantagem do Flamengo é muito boa. Puxo o assunto para falar sobre a fissura no pé deste talentoso Gustavo Scarpa, que deverá parar por quatro ou cinco semanas. Em síntese, o favoritismo do Flamengo para conquistar o Campeonato Carioca, aumentou sensivelmente…


(Foto: Lúcio Adolfo)

. Coisa complicada a volta de Bruno ao futebol. Pela internet, uma enxurrada de ofensas ao goleiro e ao seu empregador. Os patrocinadores do clube certamente não foram consultados sobre a polêmica contratação e, inconformados com a possibilidade da transmissão de uma imagem negativa para as marcas, estão tirando o time de campo… É verdade que alguns torcedores foram assistir e apoiar o primeiro treino de Bruno, pelo Boa, seu novo clube.

Tudo vai depender muito da cabeça do Bruno, pois em cada jogo ele terá que ouvir, com certeza,  da torcida adversária, cobras e lagartos… A provocação será permanente, como aconteceu com Edmundo, após o acidente de automóvel na Lagoa. Neste aspecto, Edmundo foi light, matando no peito as provocações e reconstruindo, com a ajuda do tempo, a sua carreira. Não vai ser fácil para Bruno….

1 Comentário

  1. Presidente, concordo com sua opinião sobre Gabriel, sobre o menino Manu e aproveito o espaço para falar sobre o absurdo que é cometido pelas redes sociais, lugar que deveria ser para troca de mensagens ou ideias salutares e infelizmente, virou palco de ofensas muitas vezes criminosas, de gente que pensa que esconde-se atraves de uma tela. Tenho lido tantos absurdos, tanta falta de que fazer, tanta falta de carater…mas enfim, é o Brasil…

    Reply
  2. Kleber e amigos do Blog, boa noite

    Não seria o jogo ideal para o Berrio? visto que o Flamengo terá os contra ataques e poderá explorar a velocidade do colombiano?

    SRN

    Reply
  3. Idep, amigo,
    Com certeza. No segundo tempo…
    No primeiro, povoar bem o meio, não dando sopa para o azar…
    A nossa vantagem é qualidade do elenco. Berrío, ainda não totalmente em forma, vai render mais jogando meio tempo e, já com os marcadores com certo desgaste.
    Enfim, é o que penso. Acho até que o Zé Ricardo também pensa assim. Aguardemos…
    Forte abraço.

    Reply
  4. Cada minuto na Libertadores conta. Eu iria de Berrio, pois não vi futebol no Gabriel que merecesse titularidade. Não considero o primeiro jogo da Liberta, onde ele pegou um time cansado e contra a Portuguesa, como métrica, mas espero com serenidade vê lo manter as atuações, o que no tempo que ele esta no Flamengo, aconteceu por um pequeno período.

    Tenho medo mesmo é de algum jogador (Everton) cair no ‘jogo’ dos Chilenos e ser expulso, e com isso desmantelar todo um esquema e os três pontos.

    Em relação ao Bruno eu li uma publicação do Perrone que considero a melhor e livre de paixões:

    “Se eu fosse dirigente jamais contrataria Bruno. Não por pré-julgamento ou preconceito. Nem chegaria a analisar se o goleiro é ou não culpado por matar Eliza Samudio, o que não seria minha atribuição. … Contratar Bruno significa levar para o clube uma grande crise que não pertence a ele.”

    No mais, na minha opinião pessoal, sempre é bom ver uma sociedade mobilizada e fazer seus abaixo assinado, mas gostaria de ver o mesmo apelo quando se considerar a outros, tanto aqueles no presídio federal, quanto no Congresso Nacional.

    Reply
  5. Dawison Barcelos,penso do mesmo jeito…Então diante dessa adversidade é mt melhor começar com berrio e ja partir pro contra ataque…e se ele cansar ,no 2 tempo nao vejo ninguém melhor e rápido do q o rodinei por ali…vamos aguardar

    Reply
  6. Prezado Kleber e amigos desse importante canal de difusão de informações e opiniões de imenso valor.

    Embora não apresente relação com os assuntos discorridos nessa publicação, as notícias acerca dos vorazes interesses de clubes europeus na contratação do destaque rubro-negro, Vinícius Junior, me causam certa perplexidade pela possibilidade do nosso amado clube não usufruir de um possível relevante desempenho esportivo futuro do jogador à nível profissional em virtude de uma precoce transação.

    Humildemente e respeitosamente, gostaria de suscitar esse assunto nesse admirável espaço de interação entre brilhantes mentes, vide a ampla capacidade de ponderação e conhecimento de todos que aqui comentam e principalmente do grande idealista desse espaço de idéias e opiniões.

    Cordialmente,

    Luiz

    Reply
  7. Continuo com a mesma opinião de que o nosso maior problema é o sistema defensivo, como em qualquer campeonato tem que se defender bem e na Libertadores principalmente, no meio de campo e ataque estamos muito bem servidos. Quanto a Gabriel e Márcio Araújo, por mim não estariam nem no elenco, até hoje, o que ganharam no Flamengo?
    Respeito sua opinião, Kléber Leite, mas Berrio é sem dúvida muito mais jogador do que Gabriel!

    Reply
  8. Vinícius Jr – Falamos tanto do jeitinho brasileiro, como se fosse uma “prática” apenas nossa. Patente!!!!
    Não existe este papo! Se Barça ou qualquer um, chegar no Ninho com uma malinha de euros, leva o Vinícius e o busto do Gilberto Cardoso de brinde.
    Se estiver na barriga da mãe e chutar direitinho, arrumam até emprego pro obstreta…
    Zé Ricardo – Mesma opinião do nosso guru. Fechadinho no 1° tempo com Peteleco, pra cima deles com Berrío no 2°…
    Mas… não se espantem com um esquema mais “Joel Santana”. Márcio Araújo, Rômulo, Arão, Diego e Everton…
    Bruno – Essa “crise” a que se refere Perrone, merece muito mais questionamentos que apenas levar o problema ao clube.
    A grosso modo, a justiça não cumpriu seu papel perante a sociedade.
    Uma condenação de 22 anos, pendurada por alguns recursos ainda pendentes, se transformou em 7 anos e seis meses de reclusão.
    Não sei se devemos ouvir o Ministro do Supremo Marco Aurélio, a sociedade, a legislaçao penal… ou, Poncio Pilatos…

    Reply
  9. Comentando sobre o menino Manu,fica difícil combater o assédio econômico de uma potência econômica como o Barcelona.Agora tem o outro lado que é o Grêmio, que sabia anteriormente do talento do menino e provavelmente fez o que todos fazem. Que por achar que o menino por estar no Grêmio já era um privilégio para ele.

    Reply

Comente.