Vinícius Júnior

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O querido companheiro Anderson Santos, preocupado com a situação de Vinícius Jr, cujo contrato com o Flamengo só vai até 2019, me enviou a seguinte mensagem:


“Bom dia Kleber.

Queria tirar uma dúvida:

Depois do sucesso do nosso Vinícius Junior, surgiu a notícia que vários clubes na Europa estariam dispostos a pagar a multa que hoje é de 100,5 milhões de reais( 30 milhões de euros).

Há quem diga que a diretoria do Flamengo esteja correndo para renovar o contrato do jovem que até onde sei, vai até 2019.

Há quem afirme, que a Traffic, empresa que cuida dos direitos do jogador, esteja irredutível quanto a renovação.

Pergunto:

Vinícius pode ser vendido nessa próxima janela, mesmo sem completar 18 anos?

Queria que se fosse possível o senhor explicasse como funciona a venda de jogadores que são menor de idade e ou que ainda estejam sob o primeiro contrato.

Abç”

Anderson Santos


Anderson e amigos rubro-negros:

O tema é preocupante. Assim que li a mensagem, com as dúvidas e preocupações do Anderson, procurei me informar, ouvindo um conhecido, competente e vitorioso empresário que, pelo seu depoimento pragmático e sincero, precisa ser preservado.

Vamos às dúvidas:

    • Um clube do exterior pode comprar agora Vinícius Jr, que ainda não completou 18 anos?
      – EMPRESÁRIO: “Sim, desde que pague a multa estipulada em contrato (30 milhões de euros), muito embora só possa inscrever o jogador quando este completar 18 anos”.
    • Um clube do exterior pode comprar Vinícius Jr, pagando a multa estipulada em contrato e, emprestar o jogador para o Flamengo até que complete ele 18 anos?
      – EMPRESÁRIO: “Sim, nenhum problema”.
    • Um clube do exterior pode comprar Vinícius Jr, pagando a multa estipulada em contrato e emprestar para qualquer outro clube do Brasil, até que ele complete 18 anos?
      – EMPRESÁRIO: “Sim, pode”.
    • Na sua opinião, qual deve ser a estratégia dos representantes desta empresa?
      – EMPRESÁRIO: “Fazer dinheiro e, quanto antes, melhor. Aliás, de cada dez empresários, nove pensariam desta forma. A exceção é quando há um vínculo muito forte entre o clube e o empresário em questão. Aí, neste caso, visando a manutenção da relação com o clube, o empresário passa a racionar de forma diferente, pois tem a perder se a parceria com o clube for quebrada”.
    • Os representantes desta empresa e os dirigentes do Flamengo já começaram a tratar da renovação de contrato. Como é que este “tabuleiro de xadrez” está sendo mexido?
      – EMPRESÁRIO: “O Flamengo tentando renovar o contrato, pagando ao jogador salário de gente grande e exigindo aumento significativo na multa. A empresa deve topar renovar com significativo aumento salarial para o jogador, porém, mantendo a multa atual”.

O assunto poderia ter parado aí. Porém, como queria me aprofundar mais, voltei no tempo, corri atrás da notícia e novamente, não podendo divulgar a fonte, acabei descobrindo o que realmente preocupa o pessoal do Flamengo.

O problema é que não há apenas uma multa prevista neste contrato. Existem duas multas: uma para o exterior, no valor de 30 milhões de euros; e outra para o mercado brasileiro, esta de 30 milhões de reais.

Isto, em tese, é preocupante, pois o Barcelona, por exemplo, pode arranjar por aqui uma barriga de aluguel. Um clube brasileiro pode pagar a multa de 30 milhões de reais, utilizar o jogador até que este complete 18 anos e, ato contínuo, o repassa ao Barcelona. Claro que, para que isto aconteça o jogador tem que estar de acordo e, pelo que levantei, Vinícius Junior é rubro-negro de corpo e alma, e toda família dele também. Além disso, também já apurei, todos muito corretos com respeito aos valores de vida.

Querem saber – depois de tudo que ouvi – o que acho que vai acontecer?
Vamos lá e, da forma mais pragmática possível. O contrato de Vinícius Junior será renovado por mais cinco anos. O salário que hoje é de dez mil reais, deve, para começar, ganhar mais um zero. A multa para o mercado brasileiro deve ser igualada à multa para o exterior e, esta mantida como está. Se o final do filme não for esse, será muito próximo disso. O importante, é que o final será feliz para todos.

1 Comentário

  1. “Isto, em tese, é preocupante, pois o Barcelona, por exemplo, pode arranjar por aqui uma barriga de aluguel. Um clube brasileiro pode pagar a multa de 30 milhões de reais, utilizar o jogador até que este complete 18 anos e, ato contínuo, o repassa ao Barcelona.”
    Em TESE… é a palavrinha que incomoda muito. De todas as opções do empresário, cheguei a conclusão que pagar R$30 milhões e jogar num clube brasileiro até completar 18 anos, é mole pro Barça ou qualquer outro clube europeu…
    Vi os melhores momentos da fera jogando contra o sub 20 do Volta Redonda.
    Além de bagunçar a defesa adversária, assim com Neymar, não tem medo de partir pra cima.
    Apenas, aprender a ficar mais em pé.
    Mas o filho do Toró… é a cara do Flamengo. Como corre e se entrega, o baixola.
    Renovação JÁ!!!!!

    Reply
  2. Tomara que haja alguém lúcido na atual diretoria e proteja os interesses financeiros do clube e do jogador….Porque se depender do marajá do R.Caetano , ele irá trocar o Vinicius Jr. por mais umas 03 barangas do Grêmio…

    Reply
  3. Kleber, boa noite, gostaria se possível o senhor falasse algo do sobre a possível contratação de everton ribeiro pelo flamengo? Alguns jornalistas estão dizendo que o mengao pode anunciar em 48 horas o jogador, muito obrigado.
    Já ia me esquecendo…. VINÍCIOS JÚNIOR JÁ. SRN.

    Reply
  4. Amigo José!
    Pelo que vi hoje na Fox, para o empresário do jogador, o Flamengo tem a prioridade. Não conversa com São Paulo nem Palmeiras, enquanto não esgotar a negociação com o Fla.
    Inclusive, está aborrecido com o clube do Morumbi, por ter conversado direto com o jogador.
    O Palmeiras no modo espera…
    Abs

    Reply
  5. kleber e Amigos do Blog.

    Pelas noticias que pipocam na imprensa e nas entrevistas dada pelo mesmo, acredito que ele ira sim jogar no mais querido, porem não terá uma longa carreira por aqui no Brasil. no máximo com vinte anos esta com malas prontas para Europa. Basta ver como a Nike esta usando ele coo garoto propagando e colocando em fotos junto com Neymar e Ronaldinho Gaucho por exemplo.

    Reply
  6. Kleber e amigos, a situação a meu ver é muito mais grave do que eu imaginava. Dependemos única e exclusivamente da vontade do jogador. Nesse caso Kleber, espero que o levantado pelo senhor a respeito da vontade do jogador, realmente aconteça.

    No entanto, se pensarmos friamente, mediante ao que o senhor colocou no post, e pelo valor expresso de 30 milhões de euros, financeiramente eu venderia hj. Explico:

    Se a multa do jogador for mantida em 30 milhões de euros para o próximo contrato de 5 anos, significa dizer que qualquer um pode pagar a multa rescisória, e lavá-lo daqui a dois anos quando o jogador completa 18 anos. Certo?

    Aí caro Kleber creio eu que tenha tudo para dar errado.

    Colocar uma “criança” com a responsabilidade de estourar em 2 anos e não em cinco, acho um risco desnecessário a correr.

    Como é que se administra um garoto sabendo que ele é intocável nos próximos 2 anos?

    Como é que se administra um garoto pulando de fases( leia-se de categoria ) no caso duas?

    Vai se cobrar a quem lá na frente quando por ventura faltar algum fundamento a esse garoto?

    Como definir que o Cambio de hoje em relação ao Euro, estará favorável daqui 2 anos? O Brasil tende a melhorar ou piorar? A Comunidade Européia progride ou regride? Muitas variáveis para alguém que só tem 16 anos !!!

    Eu hoje costurava um bom acordo com o Barcelona. Vendia hoje e garantiria no mínimo 3 anos e não 2 , com os Espanhóis pagando os salários dele de aproximadamente 100 mil .

    Até porque, 100 milhões de rais e mais os possíveis 160 milhões de reais do morro da viúva, temos no mínimo metade do nosso estádio para 40 mil pessoas na Gávea.

    E como eu disse mais cedo caro Kleber, o nosso atual prefeito, ta doido p dar o nosso estádio na gávea de mãos beijadas. É só a diretoria dar um dízimo para a prefeitura.

    Abraços,Saudações Rubro Negras

    Ia me esquecendo:

    E muito obrigado pelo post esclarecedor.

    Reply
  7. Caro Kléber e amigos!
    O Anderson foi feliz pela abordagem e daqui quero transmitir ao mesmo os meus parabéns e reconhecimento. Para completar, somente alguém do nível do Kléber para transformar a pergunta num post. Dizem que as vezes um limão se faz uma limonada e pelo visto, o Kléber faz do limão um doce. Perfeito os dois!
    Quanto ao Vinícius Jr, creio que ficará um tempo no Rio, apesar de que com essa fortuna toda, qualidade de vida no exterior e outros atrativos, a própria família pode pressionar a ir
    Entendo que o jogador sendo muito inteligente fica. É hora de gratidão e se mostrar ao Brasil como futuro craque w assim, acredito que será para o bem dele e do Flamengo. Acredito na renovação.

    SRN

    Reply
  8. Como alertei alguns posts atras, a situacao e esta: estamos na mai da familia e do empresario.
    A diretoria, muito limitada, ingenua e despreparada no quesito futebol, botou o garoto na vitrine sem aumentar o prazo do contrato. Deram mole e agora vao perder algum para mante-lo. Espero que aumentem o contrato ate 2022 pelo menos para que possamos desfrutar do jogador.
    De qq forma, mais uma acao desastrada do futebol do clube. A porta esta aberta, basta alguem forcar que ele vai embora facil.
    Rodrigo Caetano, o que vc faz como diretor de futebol de bom? Contratar e planejar ja vimos que nao e o seu forte.

    Reply
    • Alexandre,
      Por regra da FIFA, jogadores entre 15 e 18 anos de idade só podem fazer contrato com período máximo de 3 anos. A partir dos 18 anos de idade, o período máximo de validade de um contrato passa a ser de 5 anos.

      Portanto, criticas despropositadas!

      Reply
  9. Kleber e amigos,
    Hoje o Vinicius Jr. deu um entrevista no Esporte Interativo, falando que pretende fazer o mesmo que Neymar fez no Santos, dar retorno técnico e ganhar títulos no Flamengo, e ir com mais idade para Europa.

    Acho que se assim for, a vontade do jogador “Top” sempre prevalece… Fracos são os que não tem muita qualidade, aí tem que ir na primeira proposta que chegar.

    Reply
    • Meu amigo sabe que sou otimista!
      Só espero que seu futuro não se transforme numa barca no cais…
      A badalação em torno do carinha, tá mais forte que o malfadado cheirinho.
      Cabeça, atrapalha ou ajuda… mais que os pés.

      Reply
      • Amigo Egon.
        Pelas entrevistas, digo só por essa vazia microanálise, já que não conheço o rapaz, aparentemente a cabeça dele vem sendo trabalhada nesse sentido, tanto que repete essa frase pronta do “dar retorno técnico” em toda e qualquer entrevista…
        Mas, de todo modo, caberá ao Flamengo e seus agentes a APOSTA de que o menino vai evoluir, do contrário, estarão rasgando 100 milhões (divididas a suas proporções).

        VAMOS SONHAR: Diego, Everton Ribeiro, Vinicius Jr. e Guerrero (o que joga na seleção Peruana)
        O Flamengo deveria contratar o Guerrero que joga na seleção peruana, acho que o Rodrigo Caetano foi enganado por algum gêmeo ou clone perna de pau do Tuta Peruano. Kkkkk

        Reply
  10. Perfeito, Kleber,

    Acredito que finalmente o Flamengo está agindo de forma correta quanto aos novos jogadores revelados pelas categorias de base.
    Aparentemente, Vinicius pode escolher onde joga e atualmente é no Flamengo. Abs

    Reply
  11. Tem que preservar o garoto e o clube para poder dar início, ao que tudo indica, a uma carreira muito promissora.
    Há anos o Flamengo não tinha uma base tão boa e não pode se desfazer como no passado, como nos casos de Marcelinho Carioca, Djalminha, etc.! Administrativamente essa Diretoria é nota 10! No futebol tem feito um grande esforço para qualificar o time, porém a defesa não acompanha a qualidade do restante do time! Com Pará, Rafael Vaz e Márcio Araújo fica difícil ganhar títulos de expressão. Absurdo colocar o garoto RONALDO pra jogar uma partida inteira apenas na última rodada. Lembro bem de Marquinhos do Corinthians, melhor zagueiro da Taça São Paulo e não teve chances, hoje no PSG e na Seleção Brasileira.

    Reply
    • NESTI-NASE,
      Até agora não entendi os motivos de o RONALDO não ter sido aproveitado, nem mesmo no banco de reservas, uma vez que NOTORIAMENTE ele é o único volante do elenco que joga de CABEÇA LEVANTADA e sabe dar passes eficientes em campo…
      Enquanto o bom valor da base não tem chances nem no time reserva, somos obrigados a ver testes com a limitada regularidade do Márcio Araújo, paciência eterna com o irregular Arão, contratação aventureira de Rômulo – reserva na Europa e que vive do que fez em 2011 pelo Vasco, e milhões em um então desconhecido colombiano Cuellar…
      Não dá para entender o descrédito que o próprio Flamengo dá aos seus meninos!

      Lembrando que o último jovem de sucesso foi o Jorge, que só chegou ao time principal após lesão de Anderson Pico e daquele dançarino colombiano, pois do contrário ainda estaria “ganhando experiência”…

      Reply
  12. Depois de ler isso, tenho a certeza que o Vinicius Junior ficará no Mengão por um bom tempo. Pode até ir para um clube no exterior mais adiante, mas aqui no Brasil, só joga no rubro-negro mesmo. Belo trabalho de jornalismo, presidente!

    PS: Apesar de assíduo leitor, comento pouco por aqui, mas sou um forte defensor de nosso presidente no Twitter, e conclamo os amigos aqui sempre presente a fazerem o mesmo. A tal da FlaTT é uma máquina de repetir inverdades sobre os presidentes do passado. Para eles, parece até que o Flamengo nasceu na administração dos blues. Nossa história é muito maior que os blues, que só sabem ganhar títulos bancários e nada em campo.

    Reply

Comente.