Cabeça de treinador

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

A do nosso deve estar a mil…

Três dias para definir o melhor time para o jogo contra o Atlético Paranaense.

A primeira dúvida, na zaga. Em que pese achar Réver e Donatti bons jogadores e, claro que, Réver num nível acima, não gosto da ideia desta formação. São jogadores de características semelhantes. Prefiro zagueiro clássico ao lado de um mais técnico. A nossa última zaga próxima à perfeição era assim: Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. Agora, prefiro o Rafael Vaz, ao lado de Réver. A zaga fica mais equilibrada e, com a saída de bola bem melhor.

Voltando Éverton, a outra dor de cabeça fica no lado direito e, com toda sinceridade, a definição será pelo menos ruim. Mancuello ou Gabriel. Sei que muita gente vai discordar, mas ante tantas deficiências, ainda acho Gabriel mais participativo. Aguardemos…

Quarta-feira, com certeza, dia de fortes emoções…

1 Comentário

  1. Que dúvida cruel entre Gabriel e Mancuello,acho que nenhum dos dois tem condições de vestir o manto sagrado.Falta o principal neles a Raça.

    Reply
  2. Quarta feira próxima, ao Flamengo só resta vencer ou vencer….então com apoio da torcida acredito na vitoria. mas não pode vacilar. Na zaga, gosto de duplas formadas por um rebatedor e um jogador clássico, no ataque , o menos pior será mesmo o Gabriel….Então, sugiro : Muralha, Pará, Rever, Juan, Trauco, M.Araujo, Arão; Diego , Everton, Gabriel e Guerrero.
    Fora R.Caetano !!

    Reply
  3. Prezado presidente, ter dúvida entre Gabriel e mancuello, para o lugar que teoricamente seria de Berrio, está provado por a mais b, que realmente não temos um bom plantel, digo mais não temos um ótimo time. Temos pouquíssimos titulares irretocáveis: Diego, Rever, Guerrero, Talvez Trauco. O resto nenhum é unanimidade e o problema se torna maior quando pedimos a saída de um titular como no caso Rafael Vaz e o alternativo não inspira qualquer confiança. Precisamos rever nosso plantel, um time que se diz tão qualificado não pode empatar com um time reserva do fluminense e por maior que seja o clássico, não pode, não conseguir fazer gol em um time como o Vasco. Esse plantel precisa urgentemente ser revisto, aliás nosso time titular precisa urgentemente ser revisto. Faltam peças, que sabemos a tempos : quem ficam responsável por indica-las, não está sabendo indicar ou responsável por negociar essas peças não está sabendo onde buscar e quem buscar. E não sei se falta tanto dinheiro assim. Estou preocupado demais para quarta..Se não vencermos estaremos em uma situação muito complicada. Vamos fazer nossa parte, torcer. E esperar que estejamos todos errados e quem insistentemente criticamos possa brilhar.
    Mas a expectativa criada em torno desse time é bem menor que a realidade. Precisamos ter cuidado com os números, futebol não é apenas matemática.

    Reply
  4. Caro Kleber e amigos!
    Realmente faz tempo que a cabeça do Zé Ricardo está a mil. Não é fácil ficar na dúvida entre Gabriel e Mancuelo pela direita. Que dúvida cruel. Entre Vaz e Donati e por ontem, vou com o segundo. Mais alto, mais seguro, menos comprometedor e mais simples. Para saber sair jogando acho que não seria o caso de escalar um mais técnico. Foi por saber sair jogando que o Vaz foi parar no banco e acho que não volta tão cedo. Pela direita eu colocaria o Arão e entraria com o Ronaldo ao lado do Márcio. O Arão já cai muito por lá. cabeceia bem, e ficaria com obrigação de menos marcador. Enfim, entre Gabriel e Mancuelo, prefiro ser irresponsável e inventar uma moda. Quem sabe o Zé Ricardo tirando o terno da voz não fica mais estrategista?!!
    Uma grande verdade no entanto, nos remete a um pouco de medo: o time não está bem. Contra um time fechado, somos pouco competitivos. Quero ainda acrescentar, que time que não faz gol, em algum momento passa apuros. Tomara que o próximo jogo seja da redenção e de um novo começo.
    SRN

    Reply
  5. Meu caro KL, rodamos tanto para voltar ao mesmo lugar.
    Vaz e Gabriel são de lascar. São medianos, nada mais.
    Contratou-se Donatti para quê? Se ele tem o mesmo perfil do Rever, por que não pensaram nisso antes de contratar? Cadê a tão falada central de inteligência? Empacou? Deu vírus no HD?
    Esse Rodrigo Caetano é afilhado do Bandeira? Não é possível que nosso presidente esteja satisfeito com os milhões jogados no ralo até agora com contratações com quase nenhuma serventia. Quase todos os gringos contratados são banco ou nem isso.
    Para com ilso? Deixa dilso?
    Vá lá e ensine esses caras a contratar, por favor.

    Reply
  6. Gabriel, atleta contratado por conta do custo benefício e para compor elenco, virou opção. É agora?

    Mude o esquema!

    Não é com três atacantes que você será ofensivo e nem com três volantes que você será defensivo.

    Reply
  7. Temos problemas com as limitações do técnico, sim. Existe outro no momento muito superior e disponível, não. Então podemos trocar imediatamente seis por meia dúzia, e darmos aquela motivação inicial nos primeiros jogos, ou aguardarmos ele sair quando os jogadores assim quiserem e os resultados não vierem mais.

    No mais, começamos o ano igual a outros, assim se foi o carioca, vamos ver na quarta. É como dizia a filosofo: “é uma competição a menos.”

    É antes de alguma “tragédia” nos jogos contra o Atl Paranaense dias 12 e 26 de Abril:

    – PRECISAMOS que algum jornalista, veja esse vídeo acima informado pelo Daniel G e questione o técnico na coletiva. Pelo bem da nação e de seus próprios interesses comerciais e pessoais em geral,

    – Mozer na coletiva JÁ! PRECISAMOS conhecer o seu trabalho,

    – Cadê o VP de futebol? PRECISAMOS nos estruturar internamente,

    – PRECISAMOS que Arão seja substituído! Tímido, inseguro, não aparece pra jogo. Partidas abaixo da média, desde o fim do ano passado, na seleção e principalmente no segundo tempo contra a Católica,

    – Na sequência PRECISAMOS contratar: ZAGUEIRO, LATERAL DIREITO (posição escassa no futebol brasileiro, inve$tir é preciso ou da base) e Atacante GOLEADOR. Enquanto isso um outro time verde, não pára de contratar.

    Reply
  8. Kleber,
    Minha opinião, já de a muito, é de que NÃO TEMOS TÉCNICO !!!

    Agora, não podemos deixar de considerar, que mesmo que tivéssemos um bom Técnico, é tarefa para “mamute cibernético” se escolher entre Vaz e Donatti e entre Gabriel e Mancuello…
    Meu palpite é que o “grande Zé” vai começar com Vaz e Mancuello.

    Agora, o que temos que questionar é quem contratou Vaz, Donatti e Mancuello, e nesse início de 2017, renovou o contrato do Gabriel, isso sim é que precisa de uma explicação.
    Como não temos um Vice de Futebol, com conhecimento de causa e rubro negro autêntico (Zico seria ideal para essa função), que pudesse estar cobrando resultados, tanto do “grande Zé”, como do fraco Rodrigo Caetano, continuamos assim, o time não evolui, apresenta sempre os mesmos problemas, os campeonatos vão passando, ficamos sendo bombardeados por estatísticas e fatos do desempenho financeiro do clube e só…
    Até quando vamos ter que aturar isso ???

    #FORARODRIGOCAETANO
    #FORAZÉRICARDO

    SRN

    Reply
  9. Rever e Leonardo Silva foram campeões pelo Atlético-MG, ambos grandões igual Rever e Donatti.

    O time de quarta está escalado: Alex, Pará, Donatti, Rever e Trauco; Marcio Araújo, Arão e Diego; Mancuello, Guerrero e Everton.

    Se o Everton estiver machucado entra o Gabriel.

    Como digo aqui há semanas, só posso avaliar o Flamengo em jogo que vale alguma coisa e em 2017 só houve 2: uma goleada sobre o San Lorenzo e a derrota pra Católica mesmo jogando muito melhor.

    Reply
  10. Tinha colocado esta mensagem no post errado, agora sim

    Kleber,
    Concordo com vc quanto a Zaga
    Agora eu não colocaria jamais o Mancuello, ele não sabe nem correr….Mas o Gabriel que joga para marcar o lateral adversário e quando chega à frente pipoca…. é dose também.
    Eu colocaria o Cuellar ou o Romulo se não estiver bichado…. jogaria com 3 volantes e liberaria o Arão, Everton e o Diego

    Reply
    • Caro Radamés,
      Esse também é meu entendimento. Eu entraria com o Ronaldo no caso, pois iria ter apoio maciço da torcida.
      Acho que temos esse caminho. Basta decidir.

      SRN

      Reply
    • Radamés!
      Comungo do mesmo entendimento… Tem que mudar essa formação, pois não temos jogadores com qualidade técnica para jogar nesse esquema “monotático” do Zé Ricardo.
      Passa para um 4-4-2 básico, com M.A. e 1º Vl, como 2º Vl o Arão e Ronaldo (Rômulo ou Mancuello – real posição dele), Diego LIVRE para munir Guerrero e Felipe Vizeu (no futuro Vinicius Jr).

      FLAMENGO: Muralha; Pará, Réver, Donatti e Trauco; M.A., Arão, Ronaldo (Mancu ou Rômulo) e Diego; Guerrero e Vizeu (Vinicius Jr.)

      Reply
    • Orlando Pereira, entrei no link e li até o final. O jornalista que assina esse comentário (Rubens Baracho), escreveu que “Zé Ricardo não consegue passar segurança ao time na hora H e a equipe fica dependendo de individualidade de suas estrelas para ganhar jogos”. Gostaria que esse jornalista dissesse que são as estrelas desse elenco. Será que temos tantas estrelas assim? Segundo ele, temos uma constelação na Gávea.
      Respeito sua opinião, mas, não concordo em nada do que ele escreveu.
      Um abraço,

      Reply
  11. Mais um ano e continuamos sem um ponta agudo, driblador, finalizador. Olha nossa maior deficiência, essa peça eh fundamental para que sejamos mais ofensivos, Gabriel ou Manucello eh sacanagem! Gabriel soh toca pra trás e Manguello não agrega em nada, nem banco serve. Infelizmente pra esse jogo o menos pior eh Gabriel mesmo. Essa é a posição que precisamos resolver logo. Com relação ao meio, não está na hora de Ronaldo ser titular? Não sei como ele eh defensivamente, mais ja deu pra perceber que tem um passe diferenciado, pode agregar nesse time que não cria.. SRN.

    Reply
  12. Reply
  13. Parece que Mauro Cezar Pereira é o mais novo integrante do clube dos cornetas:

    “Quantas vezes vcs já ouviram Zé elogiar a postura do adversário e ficar lamentando chances perdidas?”

    “Fla não faz gol no Vasco 11 contra 11 com bola rolando desde que Cirino marcou em 30/3/2016 tendo Muricy como técnico. É, “culpa” do Vasco”

    “Acho que Gabriel é míope: Gabriel não vê falta de criatividade do Fla”

    https://twitter.com/MauroCezarESPN/status/850926119532548096
    https://twitter.com/MauroCezarESPN/status/850924781918617600
    https://twitter.com/MauroCezarESPN/status/850926411657482240

    Reply
    • Daniel G.
      Muita gente ainda está com “orgulho ferido” para reconhecer que não temos técnico. Mas até julho isso passa, tenho certeza! Kkkkk
      Brincadeiras à parte, os discursos de Zé Ricardo – sempre dizendo que “foi por um detalhe” – contaminam o grupo e estão deixando vários jogadores na zona de conforto, o que explica o péssimo momento técnico de diversos deles…
      Sempre ouvi dizer que existem dois tipos de treinador: Os “técnicos” e os “motivadores”. Zé Ricardo não é nenhum deles!

      Reply
  14. O Fla tem a obrigação de vencer os 2 jogos contra o Atlético,são bem limitados,tem atacantes como o velho Grafite e Eduardo da Silva,um elenco cheio de limitações e que perde inclusive para pequenos do Paraná.A diferença de elenco entre os dois times é GRITANTE.Olhem a triste escalação do Atlético e vejam que Autuori tem de tirar leite de pedra para formatar um time minimamente organizado.

    De fato, a zaga fica mais lenta com Donatti,porém com Vaz já não era tão veloz assim,foram vários gols tomados de contra golpes,lembra do Fla-Flu?

    De imediato,ainda acho que pro momento Donatti,pela experiência em Liberta pode jogar,mas logo logo Leo Duarte tem de entrar,mostra muita qualidade,apesar de alguns erros de iniciante,para mim é que o último zagueiro formado pelo Fla:Samir.

    Leo precisa ser introduzido aos poucos e formar dupla: Rever/Leo Duarte(jovem,rápido e com bons atributos técnicos que um zagueiro precisa ter).

    Reply
  15. “A CABEÇA DO ZR”
    1o. ponto a analisar foi o estado lastimável que o ZR pegou o time ano passado depois da era Muricy.
    2o. ponto foi notar como o ZR foi inteligente, político e estudo administrando aquela fase toda conturbada de muitos questionamentos.
    3o. mostrou competência técnica e tática e o time evoluiu com achegada do Diego.
    4o. ponto foi constatar que ele havia chegado cedo ao seu limite técnico de treinador. Notamos isso ainda nas rodas finais do Brasileirão, onde de fato, faltou um algo a mais, principalmente depois do jogo do Inter. Naquele momento, se a bola já entrava com dificuldades, passou a não entrar mais.
    Então meus caros o quadro é esse, o ZR é um técnico de grupo? É sim! É um técnico competente? É sim! Mas limitado eu diria. SRN.

    Reply
  16. Prezado Kleber. Amigos do blog.
    Vou divergir. Não consigo entender de onde que tiraram que Rafael Vaz é um zagueiro “técnico”. Ele foi o responsável por diversos gols de adversários, vive entregando jogo com passes perigosos e a cada 1000 lançamentos, acerta 1! Isso é ser “técnico”??? Jogador ou é “técnico” ou não é, não existe meio termo.
    O ex-vascaíno já está com 28 anos de idade, foi reserva por onde passou – inclusive nos 3 anos seguidos no Vasco da Gama! Aquilo que fez em alguns poucos jogos do ano passado deve-se ao famoso “fogo de palha”, que nunca mais retornará (pode anotar!). É fraco, estabanado e nada técnico!
    O Atl.Mineiro foi campeão da Libertadores com Réver e Leonardo Silva, dois grandalhões com características idênticas.
    Para a “assistência de lateral esquerda”, tendo que escolher entre um Gabriel Peteleco que é horroroso em qualquer lugar do campo, e um Mancuello que é destruído jogando fora de posição, qualquer treinador do mundo mudaria o esquema! Mas, Zéstagiário acha que o jogador que tem que se adaptar – mesmo fora de suas características. Mesmo assim, de fato, entre os dois o Gabriel Peteleco é o que melhor faz essa função…
    Se dessem ao Zé Ricardo um time com Rivelino, Zidane e Zico, dois deles teriam que se sacrificar como assistente de lateral… Fico imaginando um deles sendo barrado pelo Gabriel Peteleco, pois o baianinho sabe voltar para marcar. “Esse Zico não marca nada!”

    Essa semana define o futuro do Flamengo na Libertadores, e que a sorte esteja conosco!

    Reply
    • Em tempo.
      Não temos jogadores para jogar na “ponta moderna”, pois nenhum deles consegue ser efetivo no ataque (não driblam, não criam, não dão assistência e não fazem gols).
      O ideal, com o que o grupo tem, é colocar um volantão + dois segundos volantes “modernos” e o Diego livre. Seria: M.A., Arão, Ronaldo e Diego.

      No ataque é triste, não temos um bom atacante de lado, só resta o Guerrero e Vizeu (Vinicius Jr., quando puder),

      Reply
  17. Kleber,

    A duvida que deve estar no ar deve ser essa: Demitir o Ze agora, ou esperar ele tomar uma porrada e eliminar a gente da liberta para fazer?
    Na boa nosso time nao apresenta nada, nenhuma variação, sempre as mesmas substituições manjadas.
    ja deu!
    #forazé

    Reply
    • Jogou 2 jogos na libertadores!! Completamente diferentes, com 2 escalacoes e esquemas diferentes!! 2 bons jogos!?? Ta realmente demitindo treinador por resultado no estadual?? Em jogos que nao valem nada???

      Reply
  18. Tecnicamente a batata o ZR já assou! É só tirar do forno…
    A julgar pela pouca evolução do time, principalmente no aspecto ofensivo, dificilmente o ZR vai resistir a insucessos dos próximos jogos, a saber, 4a pela Libertadores e as finais do Carioção.
    Se conseguir vamos bater palmas pelo seu instinto de sobrevivência no cargo, que é notório, diga-se de passagem!
    De qualquer forma com ou sem vitórias ZR já caminha na RED LINE, caminho o qual qualquer treinador algum dia caminha em seu trabalho, é inevitável.
    No caso do ZR, mas do que possíveis vitórias, será necessário apresentar algo que ele ainda não consegui apresentar em 2017, apesar do elenco e do tempo de treinamento que teve. SRN.

    Reply
  19. Falando muito sinceramente meus amigos, estamos em um terrível dilema.
    Um deles é a insatisfação com o trabalho recente do ZR, outro lado da frigideira é o famoso e notório DEDO PODRE DA DIRETORIA.
    Há que se pensar muito bem antes de assoprar as cornetas…
    SRN.

    Reply
    • E voce pensou antes de assoprar a sua?? A tal red line? Quem falou, a diretoria? Alguem do grupo?? Kkk parece piada!! Quem a grande cabeça pensante do futebol rubro-negro (no caso voce) ta pensando em colocar quinta feira no cargo após a suposta tragédia???

      Reply
  20. Ontem o Botafogo foi lá e fez 3×1 no time reserva do Fluminense. Sim esse mesmo time reserva que tecnicamente perdemos o jogo, sim pq fazer gol de empate em um time reserva do Fluminense aos 44min é uma derrota, ou não?
    Segui-se o jogo do Vasco, ou fiasco, assim como todos os outros clássicos que jogamos contra times titulares, só ganhamos clássicos qdo nossos adversários jogaram com times reservas…O ponto fora da curva foi a vitória contra o time do PAPA no Maraca. SRN.

    Reply
    • O time fez 2 jogos na libertadores!! 2 bons jogos, ninguem da importancia pro carioca, ate que perde, discursinho no minimo hipocrita!! Se vc nao dar a minima pro carioca, o treinador tem que dar?? Jogador tem que dar?? Como diriam os gringos do elenco “no mames”!!!

      Reply
      • Rick, primeiramente calma menino! Como diz o grande Urso, “senta aqui, vamos conversar”, rss.
        Isto posto podemos continuar, PAUSADAMENTE, caso vc não seja advogado do ZR obviamente.
        Então meu caro, eu já escrevi o que tinha que escrever, a critica televisiva, escrita e do rádio já falaram o que tinham que falar, não entendeu ou não ouviu quem não quis, isso desde lá atrás, nos 10 últimos jogos do Brasileirão. A expectativa era que com time mais reforçado, tendo tido mais tempo para treinos, TC pronto e jogos do Carioção e 1a. Liga para testes, pois bem, era de se esperar que o ZR tivesse arquitetado com sucesso algumas variações de jogo para o esquema tático apresentado ano passado, que já carecia de ajustes, principalmente no sistema ofensivo. Pois bem, o ZR tem tentado algumas sutis variações, que digam de passagem não estão funcionando, DAI A CRÍTICA A SEU TRABALHO meu caro! Ao ponto de concluirmos que seu esquema só funciona com MA, Gabriel e Éverton. Os gols? Bem os gols estão cada dia mais imprevisíveis neste esquema de jogo previsível do ZR. SRN

        Reply
        • Nino,
          Cuidado, o rapaz é o cão de guarda do Zé Ricardo. Propôs, até mesmo, que após o baile que o Flamengo dará no Atl. Parananense seja publicada uma lista com os nomes de todos que criticam o trabalho do treinador, como um paredão virtual de fuzilamento. Você e Daniel G. serão os primeiros, pelo visto – já estão anotados no caderninho! Kkkkk

          Reply
  21. Caro KL proponho um desafio, após a vitória de quarta feira pegar os comentários contraditórios de hoje e de quinta e colocar um post para que os cornetas se expliquem!! Será bizarra a mudança de confiança!! Seja quem dor, Vaz, Donatti, Gabriel, Mancuello, Cirino, ou até mesmo com nenhum nenhum dos supracitados o elenco do Flamnego é melhor que o do Atletico PR.
    Independente do time escalado vamos vencer, sem sombra de dúvidas pelo simples fato de haver dúvidas na torcida!! Se houvesse oba oba e já ganhou aí sim era de se temer!!!
    Concordo contigo sobre o Vaz e discordo do Gabriel!! Mas peço sensibilidade no raciocinio a seguir!!
    Quem melhor cruza bola. Faz jogadas pelas laterais no Flamengo?? Acertou quem respondeu (Pará e Trauco ou os laterais incluindo o Rodinei nessa lista) Precisamos sair mais com a bola, liberar Arão, se Romulo puder ser elemento surpresa na área em um cruzamento também seria uma mais valia!! Então porque colocar alguem que nao sabe cruzar, não sabe marcar, não tem saida de bola? Resolveriamos nosso problema com a entrada do Ronaldo! Mas até o Marcio Araujo ou Cuellar ja ajudaria muito!! Primeiro que independente do zagueiro em campo melhoraria a saida de bola (exceto com Marcio Araujo mas tudo bem ainda assim compensaria a seguir)!! Com um volante teriamos mais saida de bola alem de podermos liberar mais os laterais para as jogadas de linha de fundo e os meias Arão e Romulo! Diego poderia se preocupar um pouco menos em marcar!! Sabe quando o time ta perdendo e pressionando e o técnico tira um meio e enche de atacantes e o time se perde!! O flamengo de hoje é isso!! Nao adianta encher de atacantes ineficientes!! Povoa o meio libera laterais e jogadores de qualidade que o resultado virá!! Não agora, quarta o time vai vencer seja quem for que entrar em campo, mas pra um elenco que tem Conca, Ederson e ate mesmo pensando em Comprar um Everton Ribeiro!!! Everton e Guerreiro na frente com a volta Berrio e Guerreiro, sem duvidas a melhor formacao pro elenco atual é 4-4-2 ou 4-4-1-1!!! Saudações Rubro-negras!! Até quinta com um singelo “eu falei”!!

    Reply
  22. Acho que estamos dando muita importância para o treinador. Se um chute do Diego ou do Guerrero entrasse contra o Vasco, o Zé seria ovacionado. Se o Flamengo vence o Atlético-PR, o Zé será o maior. Se perde, será o pior mesmo se der 4 bolas na trave, perder 5 pênaltis.

    Nosso melhor jogo em 2017 foi a derrota para a Católica. Jogo dominado, mesmo com 3 volantes, duas bolas na trave e uma expulsão idiota do Berrio.

    Como dizia a música: deixem o homem trabalhar!

    Reply
  23. Caro Henrique e Rick, como gostaria de ter o otimismo e a paciência de vocês ,pra vocês existe má fé em destacar problemas no time e no técnico do Flamengo… pra mim não , estamos rendendo muito menos que o esperado , simples assim , se carioca não vale por que entramos com time titular e não trucidamos o timeco do Vasco? Piada , com todo respeito, agora o Flamengo só joga bem se for Libertadores? ALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Reply
  24. No jogo do Botafogo com o Fluminense, gols de bola parada e muitos cruzamentos pelo alto o jogo todo. Os times titulares também jogam desta forma, não é privilégio somente dos reservas. Pensei que era só do Zé Ricardo que cometia este erro. Parece que o Abel e Jair também são adeptos do chuveirinho.

    Reply
  25. Sem o Everton, eu iria de 4-4-2 ,com …
    Muralha Pará rever donatti Trauco
    Márcio Araujo arão, Diego e Paquetá
    Gabriel e Guerrero

    Ou iria com 3 volantes , com Ronaldo ou. Cuellar no lugar do Paquetá e soltaria os laterais

    Reply
    • Prezado Thiago.
      Acho que o Paquetá não está pronto para um jogo como esse, ele é muito pouco participativo… Entraria com a segunda opção, com o meio formado por M.A., Arão, Ronaldo e Diego (com total liberdade)… Lá na frente o Guerrero e, infelizmente, o Gabriel Peteleco (por não ter outro)

      Reply

Comente.