Greve e, o time para o Fla-Flu

Manifestantes protestam no Aeroporto Santos Dumont (Foto: Wilton Jr/Estadão)

Esta greve de hoje, mais parece uma ditadura, obrigando, até na porrada, o cidadão a aderir ao movimento. Acho que o tiro saiu pela culatra ou, o tiro foi no próprio pé, pois o povo brasileiro não comprou a ideia e foi, simplesmente ridículo, ver grupelhos querendo, no peito, convencer a população de que o motivo da greve era justo. Como toda greve política, um verdadeiro fracasso…


Treino do Flamengo – 28/04/2017 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Agora o Fla-Flu

O noticiário dá conta que o técnico Zé Ricardo pode poupar um ou, dois titulares, para o jogo de domingo, contra o Fluminense. As principais dúvidas seriam Éverton e Donatti, que se recuperam de lesões musculares. O momento pede bom senso e inteligência. Como as lesões foram musculares e, esta é a mais traiçoeira entre todas as lesões, melhor guardar os dois, principalmente Éverton, para o jogo de quarta-feira, pela Libertadores. No mais, quem estiver em condições, tem que jogar o Fla-Flu. Simples assim…

Como o nosso processo é democrático e como este blog se transformou em uma família rubro-negra, com todo respeito, gostaria de convidar meus companheiros para uma reflexão profunda sobre o potencial do nosso elenco. Respeito qualquer tipo de opinião, mas na média, acho que pegamos pesado na tinta após a derrota para o Atlético Paranaense.

Claro que também enxergo vulnerabilidades na formatação do elenco, mas caramba, não é tão ruim assim. Tanto não é, que estamos disputando a Libertadores e, se o Flamengo terminou o último Campeonato Brasileiro em terceiro lugar, foi exatamente pelo fato de ter um bom elenco, como pede qualquer competição por pontos corridos.

Diria, sem medo de errar, que este elenco está entre os cinco melhores do atual futebol brasileiro, muito embora, e é verdade, a distância entre todos seja muito pequena.

O que acho, aliás, o que tenho certeza, é que com o que gastamos poderíamos ter conseguido melhores jogadores e, consequentemente, melhores resultados.

E, para terminar, já me desculpando pela insistência, clamar para que as cabeças pensantes do nosso futebol entendam que exceção, com cabeça boa, não tem idade. Insuportável ver Guerrero jogar sozinho, como único atacante. Vinícius Júnior, ONTEM!!!


Gol de braço

Hoje, ligou para mim um simpático repórter do Globo.com anunciando o tema a ser abordado. O gol de barriga de Renato Gaúcho e se este fato causou a demissão de Vanderlei Luxemburgo. De cara, pedi que a premissa da matéria fosse colocada de acordo com a verdade, portanto, “o gol de braço” de Renato Gaúcho…

Depois, deixei claro que este lance e, consequentemente a perda do título de 95, nada teve a ver com a saída de Luxemburgo. O problema foi uma desavença, incontornável, entre ele e Romário que, por uma questão de respeito aos personagens, me reservei o direito de não entrar em detalhes. A opção, que todos sabem, pelos mais variados motivos, não poderia ter sido outra.

Aproveitei para dizer que, em condições normais, o Flamengo deveria ter sido campeão em 95 com pelo menos duas rodadas de antecedência. Naquele tempo se jogava tanto dentro, como fora de campo. Hoje, felizmente, isto quase não existe mais.

E, como dizia Waldir Amaral, “Lobo não come lobo, domingo é dia de Fla-Flu”. Magia pura…

 

1 Comentário

  1. É muito engraçado, o PT passou 30 anos pregando políticas em defesa ao trabalhador e levantando a bandeira contra a corrupção pública. Quanto chegaram ao poder criaram o maior sistema de corrupção já visto nas democracias ocidentais, sem paralelo. Mas o grande mal não foi em si a corrupção, mas a falta de gerência, o desmantelamento do sistema político nacional, resultando em uma macro-crise econômica e uma brutal crise setorial no seguimento de engenharia e construção civil, o pais então parou! Agora estamos assistindo aos desdobramentos dos meios produtivos deste pais para reorganizar a economia nacional a fim de colocar o pais nos trilhos. Obviamente esse será um esforço brutal dos meios produtivos em que o trabalhador brasileiro, indefeso não terá como argumentar. SRN.

    Reply
    • É muito curioso que os 14 anos de desenganos de governos do PT tenham desencadeado a “Reforma das leis trabalhistas” e uma bruta reforma pró-capital.

      Reply
  2. Caro Sr KL com a máxima vênia, com o dinheiro que gasto, nosso elenco, não é nem de longe o que deveria ser! Pergunto, que em nosso protuberante grupo futebolistico, é melhor que o Keno? Com as devidas e obvias excessões. Keno que sabia-se, desde do tenro inicio do BRão 2016, que não ficaria no Santinha, e vai por aí…. Com mais venia pergunto a VSa, e os gringos do florminenC? Por que, o nosso douto departamento de inteligência( sic ) não os enxergaram? Permita-me mais uma e ultima vênia, o que o CRF precisa é de um técnico que chame o EBM as falas, e apresente para o nosso supremo lider uma belissima barca tripulada por: Muralha, Pará, Ruindinei, Renê, MA, Gabriel, Damião, Vaz, Donatti, Maucuello,Juan e Ederson. Além disso nosso Faraó EBM precisa calibrar o chute e acertar o traseiro gordo deste infeliz Rodrigo Caetano e mandá-lo, para bem longe dos nossos olfatos! Qualquer coisa diferente disso é balela!!

    Reply
  3. Prezados quem contrata no nosso centro de inteligência mais burro do país, deu um total atestado de burrice, conforme matéria publicada pelo Globo.com. Na pauta o nosso fraco goleiro era cota como nível C. Era entre 20 goleiros de série a, considerado um dos mais fracos. Até o titular do clube era cotado como nível b +. Então porque contratar se o departamento responsável já havia o pontuado como um goleiro nível C?? Imagina então as demais opções?? Berrio que nível seria?? O plantel do Flamengo com excessão de Guerrero, Diego,Trauco e Rever é bem mediano, aliás de médio pra baixo, mas o problema já é ser médio. Porque aí é a média. O problema são os ruins que prejudicam demais o plantel: Gabriel, Damião, muralha, até mesmo o Rômulo..contratam mal demais e gastam muito com isso. Não abrem o cofre corretamente e quando atiram, atiram errado. Chega de ir no mercado sul americano. Olha quantos jogadores perdermos aqui no país: Wilian bigode,marinho, Keno, Danilo Fernandes, nenê, fora do país Felipe Melo, Elias,entre vários. Para buscar Berrio, Donati, mancuello, Cuellar, Ederson, Damião, Rômulo..teriamos um plantel bem melhor por praticamente o mesmo valor gasto.
    Sinal de que o responsável pela pasta não é do ramo ou é incompetente mesmo. Por isso como o colega Joaquim Almeida disse acima está na hora do Bandeira treinar uns chutes.

    Reply
  4. Muito bem colocado caro Kleber, nosso elenco não esta entre os piores, porem com o que foi gasto com reforços deveria estar bem melhor. Por exemplo vendo o jogo do Botafogo ontem e o pênalti defendido pelo Gatito Fernandes, lembrei que ele estava cotado para ser contratado antes do Muralha. Agora pergunto alguém acha o muralha melhor? Gastamos fortunas com Berrio, Mancuelo, Cuellar, Romulo e Donati e estes foram vendidos para torcida como solução, porem ainda temos que aturar. Gabriel, Marcio Araujo, Rafael Vaz. realmente os observadores devem dar lugar para os famosos e antigos “olheiros” o futebol
    SNR

    Reply
  5. Sobre o Viniciius Junior, não resta duvida que sera um grande jogador, porem tenho acompanhado os jogos do time sub20, e depois de tanta badalação o futebol do mesmo não esta brilhante assim. Acho que devemos esperar

    Reply
  6. Saindo um pouco do futebol, realmente se vc for crtiterioso 99% dos politicos desse país são uns verdadeiros pernas de paus. Agora, o que não pode caro KL e amigos é o trabalhdor se lascar para ter direito a aposentadoria e os bancos desse pais dever bilhões para a previdência.
    Voltando ao futebol, ZR não pode entrar com três volantes contra o Flu de Abelão,pois irá atrair o veloz e jovem ataque desse time contra a lenta e pesada zaga do mengo. Rafael Vazco e suas saidas de bolas, vai ser um prato cheio para os bons pontas do tricolor. Gabriel e Romulo não dar mais para aguentar. Se fosse eu o treinador e com as peças que tem na mão, entraria com esse time: Muralha( na falta de algo melhor) Rodinei Rever Donatti Trauco Massa Arão Mancuelo( bom na bola parada) Berrio Guerreiro Evertom. Explico Rodinei e Berrio pela direita aproveitaria a inesperiência de Leo na esquerda do Flu. Vamos VER.
    SRN!!!

    Reply
  7. De uma maneira geral, concordo com o amigo Liliano, mas acho interessante que todos nós avaliássemos individualmente nosso plantel. Ao final faríamos um apanhado e nosso Kleber se encarregaria de levar a nossos dirigentes.
    Então lá vou eu:
    Muralha, não é péssimo goleiro, mas não para ser titular absoluto do Flamengo. Melhores que ele no futebol brasileiro: Groe, Marcelo Fernandes, Weverton, Cássio, Prass, Vanderlei, Vítor, Cavalieri, Rafael (Cruzeiro), Martim Silva; Deixei para o final: Fábio, João Ricardo (América Mineiro) e Rafael (Madureira). esses poderiam ser fácilmente contratados. Grande Egon sempre nos chama a atenção para o excelente goleiro Rafael, do Madureira.
    Pará e Rodnei, ambos medianos, sendo que Rodnei ainda pode melhorar, mas é uma posição muito carente no Brasil.
    Zagueiros, Rever em plano superior, Donatti pode, com uma sequência se tornar mais firme. Juan, já meio sem pernas, Vaz e Leo, apenas para compor elenco.
    Trauco, boa contratação e Renê, ainda sem sequência, não dá para queima-lo tão cedo.
    Meio campo, resisti muito, mas Massaraújo tem dado conta da proteção à zaga. Devería ser proibido de passar além de dois metros…gostaria de
    de ver o Cuellar jogando mais. O cara entra alguns minutos, um ou outro jogo….não dá pra uma avaliação correta. Acho o mesmo do Mancuello, que só entra fora de sua posição. Ronaldo é uma esperança. Rômulo ainda não está em forma. Se for só isso, terá sido uma grande “furada”, mas temos que ter um pouco mais de paciência.
    Do meio pra frente é que a “porca torce o rabo”…só temos Diego e Guerreiro. Arão e Berrio são irregulares, Mateus Sávio até que me surpreendeu e entrou bem em Curitiba. Damião só tem explicação pelos negócios do Flamengo com a Doyen, Vizeu dá pro gasto, mas não é inquestionável, Paquetá e Cafu servem para compor elenco, com chances de crescer. Ederson, sem comentários…bom de bola mas…não joga! Esperemos mais sucesso com Conca.
    Precisávamos de atacantes como Richarlyson (cansei de avisar aqui no blog quando o vi surgir no América, mas nossa turma é muito mole).
    Perdemos vários bons jogadores para outros times que poderiam facilmente ser contratados, Elias, Tche Tche, Roger Guedes, Keno, o proprio Fred, Jadson, e ainda poderíamos tentar Everton Ribeiro e Tardelli.
    Ai sim, teríamos o elenco forte como nosso Kleber quer que seja.
    Com nosso elenco atual, que realmente é razoável, poderemos sonhar com a classificação para a próxima libertadores…para o campeonato brasileiro, acho difícil…a menos que façamos duas ou tres contratações, mas de jogadores inquestionáveis.
    SRN

    Reply
  8. Ditadura é querer tirar direitos sem debater com a sociedade! Ditadura é fazer o trabalhador pagar a conta dos desmandos dos políticos, das pensões exorbitantes dos militares e suas filhas, das aposentarias dos congressistas, etc!
    Em relação ao Flamengo o time é fraco, o técnico é inexperiente e teimoso, o “Centro de Intelegência” é burro e o Sr. Bandeira de Melo só entende de finanças (o que nesse caso é um elogio).
    Corremos sério risco de perder o carioca (com letra minúscula mesmo) e sermos eliminados da Libertadores.

    Reply
  9. Adoro politica, mas detesto politica partidária!! Não nos esqueçamos que no exato momento que o Cabral e Pero Vaz de Caminha resolveram fazer a primeira assembléia na terra Brasilis, lá estava o representante do PMDB do diretório de Santa Cruz de Cabrária, então juntos, inauguraram o toma lá dá cá, e o povo que pague os impostos e viva muito mal!!

    Reply
  10. Caro Kléber e amigos!
    Discutir política é como entrar numa conversa sobre futebol e religião, ou seja, as paixões pelos temas não nos deixam perceber determinadas situações fora do plano das siglas partidárias. Eu costumo votar em candidato, jamais em partido. Graças a Deus que os melhores empresários do mundo são os brasileiros e por eles continuarei sempre a acreditar no Brasil! Ainda bem. A política ficou podre, mas, virá uma renovação para o nosso verdadeiro bem estar e não vai demorar a chegar.
    Voltando ao jogo de domingo, tomara Deus que o Muralha se saia bem. Como tenho o hábito de ser mais comedido nas críticas, não é de hoje que cito o Muralha como uma grande dúvida. Se for para poupar, eu faria com o Gabriel, pois, entendo ser jogador para segundo tempo, qual seja, as vezes entra bem ou consegue ser menos irregular. Não pouparia o Donati e talvez entrasse com o Sávio no lugar do Rômulo. O Fluminense tem um time rápido e devemos ter muito cuidado. Apesar de tudo, acredito que nas finais a nossa torcida ganha o campeonato.
    SRN amigos e juntos vamos construir um Brasil a nossa altura. Com homens de verdade e esquecendo partidos.

    Reply
    • Meu caro Cazé!
      Eurico precisa de um Kalil na frente dele…
      Bandeira quando se exalta, no máximo perde a voz.
      Na época do KL, nunca tirou essa onda.

      Reply
  11. Caro Kleber, faço minha as palavras do Joaquim Almeida, em relação as contratações e a esse centro de “inteligência”. Com essa grana que gastaram, poderíamos ter um time muito melhor. Temos um elenco mediano, com carências em algumas posições, principalmente no ataque e no gol.
    Quanto a sua insatisfação pela não inscrição do Vinicius Jr. no carioca e também na Libertadores, acredito que não seja o momento. O menino parece que está está sentindo a pressão criada e por isso não vem jogando bem. Espero que aqueles que cuidam do futebol na Gávea (menos
    o RC) ajam com inteligência, para que uma promessa verdadeira, não vire mais uma daquelas promessas que não deram certo.
    Quanto ao time para enfrentar o Fluminense, acho que deveríamos entrar com um time reserva, deixando alguns jogadores titulares no banco para qualquer eventualidade. Esses campeonatos estaduais e essa 1ª liga, na minha opinião, deveriam acabar. É só ver o público pagante nesses jogos. Além de ser deficitário, cria um calendário desumano. São muitos jogos. Estadual, 1ª Liga, Copa do Brasil, Sul Americano, Libertadores, Brasileiro.
    Com relação ao que o Carlos Cazé postou, estou de acordo. É um absurdo o que fizeram com o nosso Clube. É preciso fazer algo urgente.
    Quanta a política, não vou me estender, porque estou de saco cheio. Não aguento tantos desmandos. Com essa corja de políticos, esse STF e um povo omisso, podemos esperar o quê?

    Reply
  12. Bom dia!, Luiz, muito obrigado pela referência! Só divirjo de você em relação a primeira liga! Ora, tivesse o CRF alguém que minimamente entendesse deste tal de futebol, usaria este torneio para trabalhar um time sub 23!!!! SRN

    Reply
    • Joaquim, não havia pensado nisso. Como não sei a sua idade, na minha época, tínhamos uma categoria chamada de aspirante. Eram aqueles jogadores que não seriam aproveitados no time principal. Assim, ficavam sempre jogando, e consequentemente, com ritmo de jogo. É por aí.
      Um abraço.

      Reply
  13. O povo brasileiro precisa evoluir muito para entender o que significa uma greve geral. Vivemos uma crise institucional em todos segmentos públicos.Voltamos ao feudalismo e ainda não percebemos.
    Quanto ao Flamengo , concordo que estamos entre os cinco melhores elencos do país, contudo, esse ano, ainda não jogamos como tal . O time precisa evoluir técnica e taticamente e, em muitos jogos faltou raça.
    Os erro fora de campo são maiores que dentro. Temos um departamento de futebol recheado de inúteis altamente remunerados, que acumulam jejum de títulos.Somado a um presidente passivo, que prefere certidões negativas de débito a títulos. Um centro de “inteligencia” que errou em mais de 60% das contratações.
    Não quero ser pessimista, mas dificilmente venceremos a Libertadores e o próprio carioquinha está mais para o jovem e bem arrumado time triColor. O flamengo vive uma soberba perigosa , pois jogadores e dirigentes pensam que é o Real Madrid, porem estamos ha anos luz disso.
    Que venham as próximas eleições presidenciais, tanto no país como no Clube…..
    Fora R.Caetano !

    Reply
      • Grande nino, essa é uma hipótese, mas a realidade pode ser pior se considerarmos a possibilidade de empresários, ou o próprio setor de inteligência estarem interferindo na escalação, aproveitando a pouca experiência do ZR, TODOS absolutamente TODOS, até mesmo os pacientes do instituto Beijamim Constant, conseguem ver que o ViZeu e mais produtivo pro time em comparando com o cone Damião, é no mínimo curiosa a escalação insistente desse camarada.

        SRN

        SRN

        Reply
  14. Definitivamente, fazer gol não é o ofício do gabriel. Falta ao Flamengo alguém que saiba empurrar a bola pra dentro e assim completar o ataque rubro negro junto com o Guerrero.
    SRN

    Reply
  15. Caro Kleber,

    Na verdade acho que nós torcedores pegamoso pesado na derrota mais pelo fato de nos momentos decisivos os personagens da história sejam sempre os mesmos que quase sempre estamos falando aqui .
    E pedindo a sua licença, gostaria de citar uma publicação de um colega seu de profissão, Mauro Cezar Pereira da ESPN, rubro negros declarado, ele sintetizou exatamente o que eu sinto no Flamengo hoje, um time sem gana de vencer e quando perde são sempre as mesmas respostas e tranquilos como nada tivesse acontecido.
    Enfim…
    Um grande abraço e vamos com tudo !!!
    SRN

    Reply
  16. Alê e Fausto, faço da palavra de vocês as minhas. A classe trabalhadora não vai voltar a escravidão. Nos tempos da ditadura, quem se posicionasse contra o governo era comunista, hoje é petista. A Globo, sempre a Globo, tenta transformar a greve em baderna, mas o que houve realmente foi o povo nas ruas dizendo FORA TEMER ! NÃO AS REFORMAS. VAMOS SER CAMPEÕES FLAMENGO!
    PS. Na lava jato, não tem só políticos, tem até flamenguistas ilustres.

    Reply
    • Sergio, sou desastrosa mente racional, me atenho a fatos e resultados, nunca a ideologias.
      Isto posto é bom que se diga que o trabalhador operário e até mesmo o trabalhador classe média brasileiro não tem a política como gênero de 1a necessidade. Assim sendo os interesses mais legítimos da população são: Saúde, emprego, educação, segurança, entretenimento.
      Diante disso é bom que vc saiba que o regime de intervenção constitucional, a chamada intervenção militar foi responsável por tirar este pais dos tempos da pedra, com crescimento médio de 15% ano ano, índices chineses. Foi tbm no regime militar em que o pais construiu seus principais projetos de infra-estrutura de grande porte, para vc ter uma ideia, todo sistema elétrico brasileiro é obra de infra-estrutura do regime militar até hoje.
      A idiotização ideológica esquerdista, romantizada em versos de tantos artistas nada tinham haver com os anseios mais legítimos da população, as premissas existencial de um cidadão.
      Esta cada dia mais claro que este sistema político multi-partidário, essa democracia participativa de jogo de interesses não é o modelo apropriado e nem serve a esta nação.
      SRN.

      Reply
      • Vc se tem toda razão, na época dos mitares meu pai conta que o Globo jamais noticiou um escandalo sequer de corrupção, tão pouco a tv globo. E as construtoras então? Não tinham ninguém para pagar propina!!! Os veiculos de comunicação tinham ampla libertade de noticiarem quaisquer atos de corrupção, caso existissem!! Viva o nacionalismo e os hipócritas de plantão! Maluf, Aécio, Alckmim, Padilha, Geddel, Çerra, Cabral, Pezão, Cesar Maia, Rodrigo Maia, Renan, Temer & Cia são de esquerda? Sabia não!! SRN

        Reply
  17. Concordo com você Kléber Leite quando diz que temos um bom elenco, porém o pior do nosso elenco Zé Ricardo usa como titulares e não promove a base. Somos o único dos grandes que não coloca como titulares jogadores da base em várias rodadas. Vou continuar repetindo que enquanto tivermos como titulares jogadores do nível de Pará, Márcio Araújo, Gabriel e Rafael Vaz não vamos ganhar títulos de expressão, vejam ano passado no jogo do Palmeiras, Corinthians, Internacional, São Paulo, etc., na hora de decidir esses jogadores erram e perdemos os jogos. Se tivermos nos lugares desses jogadores outros melhores chegaremos longe e o ano será maravilhoso. A Diretoria é culpada por deixar esses jogadores ruins no elenco. Se na base não tiver nenhum jogador melhor que Márcio Araújo, Rafael Vaz, Pará e Gabriel podem fechar! Vinícius Júnior ontem, jogador bom não tem idade!

    Reply
  18. Brilhante Joaquim ! Eles nunca ouviram falar em AI-5! Por isso a corrupção nos governos militares nunca foi divulgada. Defender a tortura, os assassinatos, o banho de sangue que a famigerada ditadura militar fez no Brasil, é um crime !
    A Globo, criada nos tempos de chumbo, com o dinheiro público até hoje cumpre seu papel. Defender o fascismo!
    O povo brasileiro não vai se curvar a uma nova ditadura. VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!
    Mudando o assunto. Vamos ser campeões!

    Reply
  19. Caro Kleber e amigos, temos um elenco de mediano para bom. Não sei se na sua comparação incluíste o Fluminense, que na opinião de alguns comentaristas do SporTv (link abaixo) tem um elenco melhor que o nosso, ou, estão num momento melhor que nós.

    http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/raio-x-da-decisao-posicao-por-posicao-fluminense-vence-flamengo-por-7-a-4.ghtml

    Já debatemos muito aqui a qualidade do nosso elenco, e, na maioria das observações, percebemos que há quase uma unanimidade sobre quem não deveria estar vestindo a camisa do Flamengo. E curiosamente são os mesmos jogadores que a crítica esportiva tanto faz ressalvas.

    A hora da verdade vai começar. Eu não gostaria de perder para o Fluminense em detrimento de nos classificar para a libertadores, mesmo reconhecendo ser ela muito mais importante e rentável para o clube.

    Reply
  20. Parabéns, Helder! Sua colocação foi muito oportuna, temos sim um elenco melhor do que o Fluminense, mas treinador não! A crítica esportiva, em sua maioria, faz ressalvas em alguns jogadores criticados pela torcida, que sabe tudo, porque a maioria da crítica esportiva não quer ver o Flamengo como o melhor do Brasil. Quem disser que Márcio Araújo, Pará, Rafael Vaz e Gabriel são titulares absolutos mandem levar para os times deles pra ver se eles querem. Estamos perdendo a oportunidade, mais uma vez, de subirmos de patamar, pois com estes jogadores não vamos conseguir títulos de expressão. Pra ganhar do Fluminense tem que ter paciência e não dar espaço!
    É preciso repensar após o carioca e ter coragem em dar um salto para grandes conquistas!

    Reply
  21. Boa tarde!Este ZR além de um tecnico limitado é frouxo, pois só escala jogador de empresário! Ou alquém acredita que a bosta de Damião está no banco por genuína competência? Alô EBM seu velhaco, a conta vai chegar pra vc!!

    Reply

Comente.