Já encheu o saco

Esta história do título de 87, convenhamos, já passou do ponto.

O Sport que fique com o que está escrito na CBF, e que o Flamengo fique com o que pensam e escrevem todos os grandes clubes brasileiros, pois não cabe na cabeça de ninguém um título de Campeão Brasileiro ser disputado entre o campeão da primeira divisão, contra o campeão da segunda.

O Flamengo e o Internacional não foram a campo por decisão unânime do Clube dos Treze, que nada mais era do que a reunião dos grandes clubes brasileiros.

Há neste tema o lado nebuloso, quando o presidente do Sport, ante a intenção de ingressar no Clube dos Treze, assinou um documento reconhecendo os dois clubes como campeões de 87.

Pelo estatuto do Clube dos Treze, era necessária unanimidade entre os clubes fundadores para a entrada de qualquer novo postulante e, na condição – à época – de presidente, deixei claro que o Flamengo só daria a unanimidade, já que todos os outros clubes estavam de acordo, se o presidente do Sport assinasse o referido documento.

O presidente do Sport assinou e isto ficou engavetado em um cofre do Clube dos Treze, em flagrante manobra política, até ser entregue – e não faz tanto tempo – à presidente Patrícia Amorim, como uma espécie de “favor” em troca do apoio do Flamengo à candidatura de Fábio Koff à presidência do Clube dos Treze. Patrícia fez o papel dela, exibindo para Deus e o mundo, inclusive, tendo entregue o documento na CBF.

Naquela oportunidade, Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, bateu o martelo e decretou o Flamengo campeão de forma oficial. O Sport retornou ao judiciário e, hoje, com certeza, sem muito conhecimento de causa, e com um dos ministros fazendo tremendo gol contra, não ao Flamengo e sim à justiça, talvez querendo demonstrar independência, votou contra o seu clube de coração. Doalcei Camargo tinha razão. O ser humano é indecifrável e, via de regra, muito estranho.  Há exceções…

O que importa, e o que vai ficar na história e na memória de quem teve o privilégio de acompanhar aquela jornada gloriosa, é que o time campeão brasileiro da PRIMEIRA DIVISÃO de 1987, tinha a seguinte formação: Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton, Zinho e Zico; Renato Gaúcho e Bebeto.

O time campeão da SEGUNDA DIVISÃO, alguém lembra? Com todo respeito, isto já encheu o saco.

 

1 Comentário

  1. Este é o STF, beneficia corruptos e pune os corretos. Um bando de idiotas que decidem validar um campeão de segunda divisão como de primeira. Marco Aurelio Melo deveria ser considerado “persona non grata” no Flamengo. o Flamengo deveria proibi-lo de dizer que é Flamenguista.

    Reply
    • Eliel infelizmente não é assim que funciona. Não devemos retribuir o mal com o mal. Devemos ser superiores, e não será execrando o tal ministro que nos tornaremos melhores. Ele que fique com esse nó na garganta por ter traído seu clube de coração. O Brasil está cheio de Judas.

      Reply
      • Helder, você esta correto no que disse, não desejo mal a ninguém, foi mais um desabafo. A situação que nos encontramos é de revoltar qualquer um. Governo do Estado, Prefeitura, CBF, Clube dos Treze, STF, FERJ, Imprensa, estão todos contra o Flamengo, até mesmo a FIFA. Nos proíbem de jogar fora do Rio. Não liberam a construção do nosso estadio. Doam o Maracanã para estrangeiros. Somos prejudicados pela arbitragem no brasileiro e no carioca. É muita injustiça! É imoral! É muito difícil ser correto e honesto neste país! Desculpa o desabafo, SRN!!!

        Reply
      • Helder, superiores são eles infelizmente! Vc acha que o desembargador Marcos Aurélio frequenta clube classe média? Que vai de arquibancada ao Maracanã?
        Nem esquenta, semana que vêm estes desembargadores falsos rubro-negros estarão tomando o seu Whisky no Country de Ipanema em companhia de alguns conselheiros rubro-negros na maior intimidade, ou seja, o time que estes caras jogam é o time do “high society football club”. SRN.

        Reply
    • Eliel, na prática nenhum membro da diretoria ou do conselho frequenta as dependências do clube de forma recreativa, ou até mesmo social. Os sócios sim frequentam as quadras de tennis, piscinas, ginásios, e sauna. Os “notáveis” frequentam outros clubes do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, como o Piraquê, Jóquei etc…Obviamente na apoteose dos conselheiros do clube, estes desembargadores não teriam espaço. SRN.

      Reply
    • Meu amigo Eliel! Enquanto os tribunais entrarem em campo ao invés dos verdadeiros protagonistas que ESTÃO em campo, casos como Fluminense 1999, Taça João Havelange 2000, Portuguesa 2013, Brasileiro 1987… nosso futebol vai continuar tomando de 7…
      Após várias tentativas da direção do Internacional em resgatar o clube do fundo do poço, só acreditei, quando a CBF bateu o martelo.
      Pra mim, seria mais uma mesa de pernas pro ar.
      Quanto ao Marco Aurélio, não me espanta dar um Habeas Corpus ao Bruno e, negar uma verdade cristalina como foi nossa conquista.
      Enfim, nosso anticristo mostrou as unhas…
      O que não posso deixar de ressaltar, é que dos 4 episódios que mencionei, em 3, tem o dedinho mau caráter do Velhinho Babão…

      Reply
  2. Concordo, caro Kleber, já estamos saturados de ver esse assunto ser mexido e remexido e nada muda, como sempre duvidei que mudaria, pois em nosso país justiça não é algo tão sério como deveria ser.

    Perdemos nos tribunais mas ganhamos no campo, incontestavelmente, que é onde verdadeiramente se mostra a esportividade do futebol. Ganhar um título nos tribunais foi vergonhoso para o futebol, tão vergonhoso como os 7×1 na final da copa aqui no Brasil. Ficará uma mancha eterna.

    Vida que segue. Se continuarmos nessa onda crescente novos títulos virão e consequentemente nossa alegria superará essa amarga derrota antiesportiva.

    Reply
  3. Pra mim essa discussão equivale aos mundiais que a Fifa diz que só valem de 2000 em diante. Como eu nasci em 1987, já nasci campeão brasileiro e não vai ser uma decisão de um tribunal 30 anos depois que vai tirar isso.

    Reply
    • Graaaaande Luiz!
      Só me lembro do 10 fajuto do Sport, que também atendia por Zico.
      Justamente por ser o genérico muuuuuito paraguaio do grande Galinho…
      Se o tempo voltasse, também não teria jogado contra eles.
      Mas, que seria uma belíssima porrada, não resta menor dúvida.
      Pernambuco sairia do mapa…

      Reply
  4. Caros Amigos,

    Hoje nós verificamos que a podridão atingiu a todos os nossos poderes, não me espanta se este pseudo rubronegro Marco Aurélio tenha votado contra para fingir que entre eles ainda existe gente honesta a ponto de votar contra o seu clube do coração.
    Olha se ele é tão rubronegro como prega, deveria dizer que não poderia julgar,se declarando impedido pois seu coração era vermelho e preto, mas ele optou por jogar para a torcida,
    Infelizmente, esta ação foi julgada num momento em que nossos poderes estão repletos de cínicos atores cobertos de sujeira.
    Mas termino perguntando, alguém no Brasil tem dúvidas de quem foi o Campeão do Brasil em 87.

    Reply
  5. Kleber,
    Outro detalhe importantíssimo, em 1986 o Sport terminou em 28º lugar , portanto fora dos 16,que seria o Nº de participantes classificados para a 1ª divisão do ano seguinte
    SRN

    Reply
    • Amigos Radamés e Kléber Leite, na esfera esportiva o Flamengo foi declarado campeão pelo antigo CND, Sport recorreu a justiça comum, minha pergunta é simples, por que o Flamengo até hoje não fez uma simples denúncia a FIFA que repudia que clubes recorram a justiça comum para modificar resultado esportivo???????!!!!!!!!

      Reply
  6. Presidente , olha o que a CBF fez na gestão Ricardo Teixeira . qual foi o placar dos jogos do sport em 1987 contra o vasco , botafogo , fluminense , São Paulo ,corinthians, Santos , palmeiras , grêmio , inter, cruzeiro e atlético ??? O América foi terceiro ou quarto colocado em 1986 e não disputou na elite do campeonato de 87 . O fluminense caiu um monte de vezes e sempre ficava na primeira divisão e depois caiu até para terceira divisão e retornando direto para primeira. Depois a CBF beneficiou um monte de times disputando torneios o titulo
    De Campeao Brasileiro ,isso para deixar flamengo e sao Paulo para trás. Como pode a justiça deixar de reconhecer o flamengo como campeão com a CBF dando as cartas com um monte de tramoia. Estou muito triste !!!!!

    Reply
  7. Geraldo,
    Não perca o seu tempo ficando triste. Com todo respeito, foda-se quem pensa diferente. O Flamengo foi campeão no campo e, não em um gabinete atapetado da CBF ou do STF.
    Título, se ganha no campo!!! Portanto, ganhamos!!!
    Alegria, amigo Geraldo!!!

    Reply
    • Caro Kleber Leite, na esfera esportiva o Flamengo foi declarado campeão pelo antigo CND, Sport recorreu a justiça comum, minha pergunta é simples, por que o Flamengo até hoje não fez uma simples denúncia a FIFA que repudia que clubes recorram a justiça comum para modificar resultado esportivo???????!!!!!!!!

      Reply
    • A conquista de 87 foi épica : só quem esteve no Mineirão naquele 3 a 2, com o Renato Gaúcho calando o estádio; só quem foi o Maraca naquele domingo que São Pedro alagou o Rio, sabe discernir o fato da versão. Que fiquem com a versão do tribunal.
      O fato , a realidade é que somos campeões brasileiros em 80.82, 83, 87, 92 e 2009. E ponto final.
      Agora é rumo a 2017 !!!!!

      Reply
  8. Bem! Só vou acreditar neste julgamento hilário, quando alguém me apontar uma decisão de Brasileiro, entre um clube da Séria A contra um clube da Série B!
    Se houve algum precedente, que me diga dia, mês e ano…
    Quanto ao STJ, quero é mais que eles se explodam! Não conseguem julgar nem mesmo os crimes óbvios da Lava Jato, que dirá, um tema absolutamente extraterrestre pra eles…
    Contudo, esse assunto merece um asterisco!
    Mais uma vez, o dedo podre e mau caráter, do Velhinho Babão tri rebaixado…
    Eita figurinha escrota!!!!

    “As decisões judiciais precisam ser cumpridas. O Flamengo perdeu em todas as investidas que fez. O campeão de 1987 é o Sport.”

    87 VERDADES E 2 MENTIRAS…

    Reply
    • Caro Carlos na esfera esportiva o Flamengo foi declarado campeão pelo antigo CND, Sport recorreu a justiça comum, minha pergunta é simples, por que o Flamengo até hoje não fez uma simples denúncia a FIFA que repudia que clubes recorram a justiça comum para modificar resultado esportivo???????!!!!!!!!

      Reply
      • Pois é, amigo Cayo!
        Na verdade, deixaram passar muito tempo após a conquista.
        O assunto se perdeu entre dívidas e afazeres do clube. Confiar em dirigentes como Carlos Miguel Aidar e Eurico Miranda da nisso.
        Nada mais simples que entender, que a CBF estava dura e Otávio Pinto Guimarães NÃO quis bancar o Brasileiro. Se negou!!!
        Através da Globo e Coca Cola criaram o Clube dos Treze.
        O campeonato e, o regulamento inicial, NÃO previa disputa numa final entre Módulo Verde e Módulo Amarelo. Quê, na verdade, nada mais era que Série B.
        Tudo estava andando de vento em popa, até que a CBF interferiu e, os traíras (como sempre) MODIFICARAM o regulamento da competição no meio da mesma.
        Evidentemente, o Clube dos Treze não topou. E, foi até melhor!
        Pelo time que o Flamengo tinha, contra o Xporti, no mínimo Pernambuco sairia do mapa…

        Reply
  9. Cada povo tem o STF que merece ! Parabéns ao Tribunal maior , pois conseguiu produzir mais uma insanidade jurídica…Se fossemos um país serio, Flamengo e Sport se uniriam numa ação por perdas e danos contra a mafiosa CBF, que , por se negar a produzir o campeonato brasileiro de 87, gerou todo esse embate judicial bizarro….
    Concordo com Kleber , o assunto já encheu o saco, mas vale apenas ressaltar duas situações: com essa decisão, gerou se o campeão brasileiro de fato e o de direito…, E ” impressiona” a administração de E.Banana de Melo, pois, além de não ganhar títulos , agora começa perder os que já foram ganho , do passado de conquistas…
    Fora RCaetano !!

    Reply
  10. O assunto é injusto, triste e cansativo, é realmente desanimador pensar que justiça não tenha sido feita ao campeonato tão fantástico como foi a conquista daquele ano de 1987. SRN.

    Reply
  11. obrigado presidente por suas palavras , você tem razão em dizer isso , mas tudo que acontece de ruim com o flamengo e principalmente covardia, deixa meu coração rubro negro machucado.mas bola pra frente e vamos pensar nos jogos decisivos que teremos pela frente!!!!

    Reply
  12. Presidente, peça para qualquer pessoa que não torça para o Flamengo e nem para o Sport que diga o nome de pelo menos tres jogadores campeao pelo Sport e tres campeão pelo Flamengo. Eu ja parei com essa nojeira, se querem fazer media com o nordeste que façam mas não perturbem mais. Eu sou campeão brasileiro de 1987. Ponto final.

    Reply
  13. eu não entendo o porque desse palhaço do Diego Souza ficar sacaneando o flamengo. acho que quer aparecer como um monte de gente que fala do flamengo para sair na mídia. foi jogador do clube e o mundo da voltas !

    Reply
  14. Meu caro Kleber!
    Vamos a lista atualizada das dragas e seus rebaixamentos…

    5 REBAIXAMENTOS
    Sport 5× | 1986, 1989, 2001, 2009 e 2012
    Santa Cruz 5× | 1986, 1993, 2001, 2006 e 2016
    América Mineiro 5× | 1993, 1998, 2001, 2011 e 2016
    Goiás 5× | 1982, 1993, 1998, 2010 e 2015
    Vitória 5× | 1982, 1991, 2004, 2010 e 2014

    Pergunta aos universitários! Como um clube rebaixado em 1986, pode decidir um campeonato contra um clube que jogou na turma de elite em 1987???

    * O regulamento previa que os clubes eliminados na primeira fase estavam automaticamente rebaixados – sem possibilidade de disputarem o título do ano seguinte -, assim como os dois últimos colocados de cada grupo da segunda. fase.

    Reply
  15. Caro Presidente,
    Como bem lembrou nosso querido presidente EBM, na época, o Sport também tinha um jogador chamado Zico e o tal caboclo até hoje diz ser ele o legitimo Zico. Coisas do folclore Pernambucano, assim como afirmar que o Sport é o legítimo campeão de 1987. Aliás, o STF deve estar ocioso pra perder tempo com uma bobagem dessas. Imagino que todos os casos relevantes do país já tenham sido julgados….
    SRN

    Reply
  16. “O título de 87 é igual ao sítio de Atibaia, no papel pertence a um mas todo mundo sabe que o dono é outro”

    Juca Kfouri:
    “O STF que deu razão ao Sport é o mesmo q manteve Renan Calheiros na Presidência do Senado. Fla é o verdadeiro Campeão”.

    Reply
    • Meu querido Maurão!
      Em 1986 caíram 8 clubes: Botafogo e Ponte (Grupo I), Vitória e Central (Grupo J), Sport e Comercial-MS (Grupo K) e Nacional-AM e Sobradinho (Grupo L)…
      Com a retirada da CBF em patrocinar o Brasileiro de 1987, TODOS esses clubes se beneficiaram, após colossal virada de mesa…
      SRN

      Reply
  17. Olá amigos se tem um assunto que me tira do sério é este 99% dos caras que querem tirar onda não conhecem a história,mais teve um parente meu que me perguntou o seguinte :
    Porque o Guarani estava no módulo amarelo se tinha sido vixe no ano anterior ?
    Alguém sabe o por que disso?Nao consegui responder .

    Reply
    • Essa é mole, meu querido Dawison!
      Como não houve Brasileiro naquele ano, o Clube dos 13 se baseou no Ranking da CBF para convidar os 13 primeiros. Apenas 3 clubes foram convidados. Goiás, Santa Cruz e Coritiba.
      Ai sim! Valeu o critério comercial.
      O clube dos 13 se transformou em Clube dos 16…
      Como a lógica em futebol é não ter lógica, em 2000, o Vasco disputou a final do Brasileiro (Taça João Havelange) contra o campeão da SÉRIE C. São Caetano.
      Porém, diferentemente da Copa União, o encontro dos módulos estava previsto no regulamento.
      Grande abraço

      Reply
  18. Kleber, com todo respeito, é o que digo sempre: “Flamenguista de verdade não discute 1987!”. Todos sabem quem é o campeão, e principalmente nós, então quando damos ouvidos a essa discussão só damos ibope para o time de Recife, que é a única maneira de ele ser visto pela mídia. Esse time só aparece às nossas custas quando vem à tona essa discussão, que é um porre!!! SRN

    Reply
  19. Gostaria imensamente de parabenizar o Sport Club do Recife pelo título de 87. Na verdade a glória é maior do que isso, já que o Sport é o único time do mundo a ganhar um campeonato nacional jogando só contra times de menor expressão, mas valendo o título série A.
    O Sport Club do Recife disputou heróicamente seu campeonato, vale ressaltar que terminou empatado nos pênaltis (fato inédito e incomparável no mundo), contra as potências: Guarani, Criciúma, Joinville, América RJ (abdicou da disputa ), Inter de Limeira, Portuguesa, Atlético Paranaense, Rio Branco, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico, Atlético Goianiense e Vitória.
    Já o Flamengo levou vantagem e se deu melhor, disputando um módulo com times mais “inexpressíveis”, como o desconhecido Atlético Mineiro,o pequeno Grêmio, o amador Palmeiras,o inferior Corinthians e ai vem os estranhos: Internacional, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Goiás, São Paulo, Coritiba ,Santos, os desconhecidos e pequenos do nordeste Bahia e Santa Cruz.
    Da fato, é incontestável a superioridade em 87 desta grande equipe que bravamente e merecidamente ganhou dos grandes times do Brasil. Parabéns, Sport!

    Reply

Comente.