Menos mal…

(Foto: Staff Images/ Flamengo)

. Tive dúvidas com relação ao título deste post. No final, fiquei entre “deu sono” e, “menos mal”. Acabei optando pela segunda alternativa, na medida em que fui concluindo que a minha má vontade com o jogo tinha muito mais a ver pelo fato dele nada valer, do que propriamente pelo que acontecia dentro das quatro linhas. E, quando você vai ver um jogo sabendo que não vale nada – e que seu adversário entra com um time reserva – ter boa vontade como?

O gol de Arão me acordou e fez com que mudasse o título. Perder é ruim. Para o Fluminense, pior. Para o Fluminense, com o time B, vexame… O gol no final, ao menos, evitou um papelão.


. Quero agora levantar a bola para a estratégia. A decisão de colocar a maioria dos titulares em campo foi boa? Aliás, maioria dos titulares, não! Time titular, sim! Até porque, se Diego jogou, estava em campo o nosso time principal.

Certa vez, demonstrei ao genial e incomparável supervisor Domingo Bosco a minha preocupação pelo fato de determinado jogador ter que ficar de fora de um jogo importante. A reação dele, pragmática e genial: “Tire esta preocupação da cabeça. Aqui o único desfalque é o Zico. Ele jogando, não há desfalque”. Guardadas as devidas proporções, Bosco continua tendo razão…

Voltando ao tema inicial, sou de opinião que, quando se sabe – como foi o caso neste Fla-Flu – que o adversário vai jogar com o time reserva, o estado psicológico é afetado, pois fica no ar a obrigação de ganhar e, todos sabem que, em se tratando de futebol, não é assim que a banda toca…

Acho que, igual, deveríamos ter entrado com um time B. Sei que alguém argumentará que, se esta decisão fosse tomada, Diego – por exemplo – passaria muito tempo sem jogar, pois, foi para a Seleção e não entrou em campo. Para quem pensa assim, indago: e daí?

Mil vezes melhor seria ter sido poupado, evitando um desgaste desnecessário, colocando em risco a quebra da confiança nele mesmo, e no time, caso houvesse uma derrota.


. Outra coisa: Lembram o que contei aqui com relação ao Júlio César que, embora fosse muito melhor do que todos os goleiros da categoria júnior, jogava no juvenil?

Pois é. O fato se repete vinte e dois anos depois. Vinícius Jr é muito mais talento do que qualquer um dos garotos que vêm sendo aproveitados por Zé Ricardo e, aproveitado não é, provavelmente por ser mais jovem. Como me disse certa vez o grande Telê Santana: “Talento não tem idade. Talento é raridade”. VINÍCIUS JR, JÁ!!

Até por uma questão de coerência, por tudo que aqui coloquei, me recuso a analisar o jogo e, consequentemente, a atuação do nosso time. Na escalação das equipes, psicologicamente, o Fluminense entrou com enorme vantagem.


. E os jogos que nada valem prosseguem. Agora, o adversário será o Vasco. Que tal fazer do limão, uma bela limonada? VINÍCIUS JR, NELES!!!!

Garanto que será esta a grande (talvez única) motivação para qualquer rubro-negro ir ou ver o jogo.  VINÍCIUS JR, JÁ!!!

1 Comentário

  1. Pessima atuação.Êrros de passe.Má condução da bola.Alguns desastres,Berrio,VAZ,Donati e Pará.Assim não dá…!

    Reply
  2. Kleber, todos queremos Vinicius Jr. ja, mas sabe muito bem que ele não pode jogar o carioca…se bem que, acredito, mesmo se pudesse, não seria colocado pelo Ze! Outra coisa, seria bom você analisar sim o jogo e jogadores porque há tempos Vaz vem jogando mal e merecendo pegar banco, gostaria de ver sua análise sobre ele, afinal, mais uma partida ruim, diria horrorosa essa de hoje!!!

    Reply
  3. Não dá ganhar títulos de expressão com jogadores do nível de Márcio Araújo, Rafael Vaz, Pará e Gabriel.
    Vendo a entrevista de Zé Ricardo após o jogo, fico mais preocupado ainda, pois disse: “Tanto o Márcio como o Vaz são jogadores de alto nível…”. É difícil acreditar que vamos ganhar a Libertadores e o Brasileiro desse jeito. Os jogadores de defesa do Flamengo, não acompanham a qualidade do resto do elenco. Os jogadores acima citados por Zé Ricardo não têm vaga de titular em nenhum time grande do Rio, São Paulo e Minas. Zé Ricardo, há jogadores que não têm perfil de campeão!
    Pra não esquecer, Zé Ricardo até agora mostra que não tem condições de ser treinador de uma grande time, o Flamengo tem um grande time?

    Reply
  4. Caro presidente e amigos,
    Entramos no mês de Abril e com ele ventos assustadores ameaçam vir sobre nosso querido Flamengo. Teremos jogos que poderão decidir o destino do Flamengo em 2017. O elenco, que já é um dos dois melhores do país, está à deriva, sem comando, principalmente ali ao lado das quatro linhas! É mister que algo seja feito com a máxima urgência, já que se torna cada vez mais nítido que, por conta da estratégia que vem sendo utilizada pela comissão comandada por Zé Ricardo, o elenco apresenta cada vez mais jogadores sem ritimo de jogo e, consequentemente, com absoluta falta de confiança, o que, bem sabemos, é requisito fundamental para alta performance.
    Não é mais possível toda essa condescendência com jogadores tais como Vaz e Márcio Araújo (que, pasmem, o que vemos hoje já é o maximo que podem oferecer), enquanto se veda aos atletas como Cirino (sim ele!), Berrío, Donatti e Rómulo à mesma oportunidade e paciência para adquirirem o tão necessário ritmo, JOGANDO, podendo assim apresentar o que tem de melhor. Simplesmente um critério equivocado pra dizer o mínimo! Ou será que a comissão está correta e todos esses jogadores e alguns outros desaprenderam a jogar?!?!?
    E o que dizer da total falta de opções de jogadas treinadas em bolas paradas????
    Penso que o Zé Ricardo se adequaria bem à posição de elo de ligação entre a estrutura profissional e a base do clube. Jamais (nesse momento), como o líder da comissão técnica do maior clube da América do Sul. Com ele, a equipe se mostra sem dinâmica, consistência, previsível e incapaz de mudar a maneira de jogar dentro do próprio jogo.
    Então resta a pergunta: qual o preço o Flamengo ainda deverá pagar em 2017 até que esses erros estratégicos e práticos sejam corrigidos???
    Espero sinceramente estar totalmente equivocado…
    SRN

    Reply
  5. Me desculpem mais a minha paciência acabou,alguém acha que iremos ser campeões de alguma coisa com esse ridículo técnico?Meus amigos pra ser técnico do time maior do mundo tem que caixa ,chega de amadorismo, ,o momento é esse Bandeira de Melo ou o Sr escolhe ser protagonista do Brasil ou se contente só em pagar conta e ter técnico é time vexatório,tinha a intenção de sair aqui do Para pra vê o Fla na Liberta mais desisti ,pois com esse estagiário armando o time pra mim já deu, amo o meu time mais gastar pra vê esse time não dá .

    Reply
  6. Mais uma partida desastrosa. É impressionante como o estagiário não consegue mudar um jogo, fazer uma substituição diferente, é sempre o mesmo feijão com arroz.
    Quando o brasileiro começar, seremos massacrados.
    Flamengo não tem reserva para o Guerrero, não temos zagueiros e não temos treinador.

    Reply
  7. Não vi o jogo,mas pela repercussão não foi nada diferente do que estamos vendo no time montado por Zé: Insistência em saída de bola por um zagueiro,Vaz,em vez de sair com aproximação de jogadores na base do passe e triangulação,que reduziria os vários erros de saída de bola. Um time que roda,roda,roda,domina até o meio,mas não gera perigos,que sempre termina num chuveiro na área.Enfim,os mesmos problemas de sempre,estou errado? Ou o time melhorou sua atuação?

    Os gifs que vi do jogo são de assustar,M.Araújo sendo aquilo que conhecemos desde que chegou e Vaz honrando sua posição de reserva do Vasco:

    https://twitter.com/notavel/status/848648111853588480
    https://twitter.com/notavel/status/848644011372015616
    https://twitter.com/notavel/status/848643152173039616

    Reply
    • Perfeito Daniel, o roteiro sempre é o mesmo, ‘estamos chovendo no molhado’.

      Aqui no blog eu vi várias vezes: Márcio Araújo e Berrio Já! E agora Vinicius!

      Calma!

      Primeiro que o carioca está servindo apenas pra experiências, segundo, mês que vem teremos Conca e Ederson, vamos deixar o garoto entrar quando o time estiver “arrumado” e o brasileiro começar. O problema é que esse arrumado é subjetivo, pois Abel com um time inferior consegue dar mais qualidade do que o nosso técnico.

      Por fim, volta e meia voltamos a questionar titulares:
      (g)MURALHA;
      (ld)PARÁ;
      (z)VAZ;
      (1v)MÁRCIO ARAÚJO, o nosso Alejjo;
      (a)BERRIO
      E atacantes reservas:
      (m)GABRIEL;
      (a)DAMIÃO; (a)CIRINO. E até quando essas posições serão questionadas?

      Por fim, vou questionar a estrutura do departamento: por que Mozer nunca da uma coletiva para falar do seu trabalho? Não foi ele escolhido para fazer a ligação com a diretoria, ou seja, ser a voz dos jogadores? E para encerrar: cadê o VP de futebol?

      Reply
  8. Definitivamente esse Rafael Vaz tem alguma simpatia pelo Fluminense. Como ele erra em jogos contra o Flu.

    Jogo horrível de ser assistir. Um show de horrores da nossa defesa. Os torcedores de Cariacica nao mereciam tamanha mediocridade.

    E para piorar parece que agora temos dois Girinos no elenco. Esse Berrío parece ser outra enganação. Que jogada bisonha foi aquela que ele atrasou a bola para o Cavalieri.

    Sinceramente, nem esse carioquinha me parece paupavel. Se ganharmos, vai ser no sufoco.

    Reply
  9. Kleber, o V. Junior não pode jogar. Não está inscrito no carioquinha e nem na Libertadores.
    Gostaria que alguém me informasse se no Flamengo tem atletismo. Caso positivo, poderíamos ganhar muitas medalhas relocando o Berrio para lá.
    O nível da arbitragem está terrível!
    Um abraço e uma boa semana para todos.

    Reply
  10. Caro Kleber e amigos!
    O titulo do post poderia ser também QUEDA LIVRE. Sinto que estamos assim. O tempo irá dizer.
    Lá em cima você colocou: TER BOA VONTADE COMO? Imagino que da mesma forma que milhões de brasileiros que ganham quase nada e se motivam tendo acima de tudo BOA VONTADE. Eu costumo dizer sempre para minhas equipes no ambiente de trabalho e para outros amigos, que o grande caminho para se realizar nossos desejos é a boa vontade. A questão é se pagar um ingresso para ver profissionais sem interesse em campo, além do que, temos a maior torcida do planeta. Ou seja, é desrespeito em milhão. É PREOCUPANTE.
    Já havia comentado aqui que falta um pouco de boa vontade ao time e não é de hoje.
    Acho que hoje o Flamengo nem merece ser comentado.
    Vamos a luta para ver se melhora.
    SRN

    Reply
  11. Kleber,sobre Vinícius, você não concorda com o colunista André Rocha? E olha que tivemos muitas promessas frustrantes,é preciso calma.Profissional é bem diferente de base….
    Segue:

    “Quando o Flamengo foi eliminado pelo Corinthians nas quartas-de-final da Copa SP – com Vinicius Júnior, joia da base e destaque do time nas fases anteriores, desperdiçando duas chances claras – este que escreve viu no Twitter comentários nesta linha: ”Fomos enganados pelo novo Negueba”.

    Também foi possível pescar na rua a seguinte observação de um senhor, na casa dos 50 anos: ”O garoto até que é habilidoso, mas nunca será um Adílio”.

    Vinicius Júnior tem 16 anos, foi artilheiro e craque do Sul-Americano sub-17. Entre os profissionais que trabalham com base – treinadores, auxiliares, observadores, jornalistas – é praticamente uma unanimidade: o menino é um fenômeno, com potencial para no futuro concorrer aos principais prêmios individuais. Não por acaso, Barcelona, Real Madrid e outros gigantes europeus estão atentos aos seus movimentos.

    Em campo, a qualidade e versatilidade saltam aos olhos: o menino rende nas pontas, na articulação e até jogando como referência. É habilidoso, inventivo, preciso nos fundamentos e tem leitura de jogo. Serve tão bem quanto finaliza. Forte também na bola parada.

    Por isso já desperta uma enorme curiosidade e, por conta da carência de um talento deste quilate no ataque do time principal, especialmente nas pontas, já há um lobby pela utilização do atacante pelo técnico Zé Ricardo.

    O Flamengo trata com cuidado. Vinicius não está inscrito nem no Estadual, nem na fase de grupos da Libertadores. Mas o clube também vive um dilema: tem contrato até 2019, tenta prorrogá-lo por mais um ano, mas se demorar muito a utilizá-lo pode vê-lo partir sem entregar todo seu talento entre os adultos.

    A grande questão é que o rubro-negro tem certas particularidades: a primeira é contar com a maior torcida do país e tudo que acontece de bom e ruim ganhar uma repercussão imensa. E dentro do imediatismo do nosso futebol, a urgência é amplificada também. Com toda essa expectativa, qualquer jovem talentoso pode ser execrado se errar em um jogo importante. E o erro é parte do processo de amadurecimento.

    Por outro lado, se entrar brilhando a euforia pode deslumbrar, desviar o foco. O assédio aumenta exponencialmente e pode distrair até a boa cabeça que Vinicius demonstra ter. É preciso cuidado.

    E lembrar que até o maior ídolo do clube não se afirmou imediatamente. Zico estreou no profissional em 1971, com 18 anos, voltou à base e só foi se consolidar aos 21 anos, ganhando o Carioca e sendo Bola de Ouro da Placar. A geração mais vencedora do clube, sem querer, também cria dificuldades.

    Porque o Flamengo segue à espera do novo messias que conduzirá o time novamente ao titulo da Libertadores e à hegemonia nacional. Todo garoto que surge é comparado a Zico, Junior, Leandro, Andrade e Adílio. Como Vinicius pelo senhor que ouvi na rua. Essa nostalgia, essa régua tão alta na exigência já custou a carreira de muita gente boa formada na Gávea. Inclusive Negueba, citado no início deste texto. De ”alegria nas pernas” a ”peladeiro”.

    As comparações são inevitáveis também entre Vinícius Júnior e Neymar, que coloca o ”Jr.” na camisa e inspirou o menino a fazer o mesmo. Alguns até avaliam o rubro-negro acima do santista, na mesma idade, em capacidade de desequilibrar.

    Só que Neymar surgiu inserido em outro contexto. O Santos reverencia Pelé, campeão mundial aos 17 anos pela seleção e multicampeão pelo clube, mas sem tanto saudosismo. Porque existiu a geração de Pita e Juary, a de Diego e Robinho e em 2010 explodiu a de Neymar e Ganso. Com Robinho, que poderia ser um parâmetro de comparação, de volta a Santos e aceitando ser coadjuvante, no campo, das duas jovens estrelas nas conquistas da Copa do Brasil e do Paulista.

    A repercussão é diferente, a cobrança também. Por ter dado certo outras vezes, quando surge um garoto talentoso ele ganha carinho e confiança para se desenvolver. Está no DNA do alvinegro praiano o apoio aos ”Meninos da Vila”. Se errar a crítica virá, mas não tão pesada. Sem massacre.

    Por isso Vinícius Júnior pode conquistar na próxima década os prêmios que hoje Messi e Cristiano Ronaldo negam a Neymar e a qualquer terráqueo que jogue futebol. Mas certamente construirá sua trajetória de maneira bem diferente do atual camisa onze do Barcelona.

    Porque Santos e Flamengo são gigantes vencedores do Brasil, mas têm diferenças cruciais. Na história, na quantidade de gente envolvida em suas coisas. Especialmente no trato com os garotos. Por isso a cautela com Vinícius precisa ser triplicada. Até excessiva. Para evitar um novo erro que seria cruel para o clube e para o futebol brasileiro.”

    Concorda,Kleber?

    Reply
  12. Kleber,

    Mais um VEXAME, conseguimos o empate no final, sem merecer, contra um time de reservas do Fluminense !!!

    Posso estar errado e até espero que esteja, mas com MURALHA E PRINCIPALMENTE RAFAEL VAZ, MÁRCIO ARAÚJO E ZÉ RICARDO NÃO TEMOS A MENOR CONDIÇÃO DE GANHAR UM TÍTULO DO NÍVEL DA LIBERTADORES, E TALVEZ ATÉ DE PASSAR DA 1a FASE !!!

    Muralha não sabe sair do gol, toda bola cruzada na pequena área é um perigo, além disso não sabe jogar com os pés, hoje conseguiu a proeza de bater um tiro de meta na direção do Vaz e a bola saiu pela lateral, na expulsão do Pará, a culpa foi dele que rebateu, sem nenhuma cerimônia, uma bola fácil para lateral e ainda, não tem a menor competência para defender pênalti, nem para o lado certo que vai a bola ele consegue ir…

    Rafael Vaz e Márcio Araújo, simplesmente não têm a mínima condição de serem titulares do Flamengo, são bisonhos técnicamente, apresentam pouca inteligência futebolística, sendo o Vaz ainda pior, na medida em que não reconhece suas limitações, achando que joga muito mais do que realmente joga.
    Com os dois em campo, o time fica sem saída de bola, sem transição defensiva, sendo facilmente marcado pelo ataque adversário, inclusive como técnicamente são muito fracos, ainda dão ao adversário pelo menos 2 ou 3 chances de contra ataque / gol, em função de erros grosseiros de passes.

    Zé Ricardo, mais uma vez, demonstrou que não tem a menor condição de ser técnico de um time grande como o Flamengo, escala mal, faz alterações equivocadas, não tem estratégia de jogo, não tem variações táticas, não tem boa leitura de jogo, hoje, mais uma vez, o Abel jogando da mesma forma que fez na final da Taça Guanabara, mesmo com um time totalmente de reservas, foi melhor durante todo o jogo, merecendo inclusive a vitória.
    Basta verificarmos que o Cavalieri só fez uma boa defesa, num chute de fora da área do Diego, enquanto o Muralha fez várias defesas, reafirmando que “debaixo dos paus” é até um bom goleiro.
    Mais uma vez, perdemos o meio de campo, até por uma avaliação simples, já que sempre estamos inferiorizados numericamente nesse setor, mais uma vez o Diego sobrecarregado, correndo para todos os lados…

    Enfim, discordo de você Kleber, quando diz que o jogo de hoje não serviu para nada, acho que serviu e serviu muito, para RATIFICAR O QUE JÁ TEMOS VISTO EM OUTROS JOGOS, QUE NÃO VAMOS A LUGAR NENHUM COM RAFAEL VAZ E MÁRCIO ARAÚJO DE TITULARES !!!
    Talvez não tenha servido para o Zé Ricardo, que pelo que parece VAI MORRER ABRAÇADO COM O RAFAEL VAZ E O MÁRCIO ARAÚJO, para tristeza da grande nação Rubro Negra.

    Para finalizar, mesmo achando que o Donatti não é tudo aquilo que “venderam” dele, ainda assim merece ter uma oportunidade, ao lado do Réver, de pelo menos jogar uns 4 ou 5 jogos seguidos, acho que melhoraremos…
    Em relação ao 1o volante, caso o Rômulo continue demorando na sua adaptação, precisamos URGENTEMENTE dar mais oportunidades para o Ronaldo, que não tenho dúvidas, é o melhor 1o volante que temos no elenco, infelizmente ainda inexperiente, mas entendo que seja melhor apostarmos num inexperiente com potencial do que continuarmos aturando o péssimo Márcio Araújo.

    SRN

    Reply
    • Paulo,
      Muito coerente o seu comentário. O Vaz hoje foi uma loucura. A chance ao Ronaldo ou Cuellar pode ser boa opção para volante.
      Comentei com amigos que o Abel colocou o time reserva pois sabia como nos vencer. Moralmente nós perdemos o jogo e se continuar assim, acho que encerramos a participação na libertadores ainda na primeira fase.
      Estou preocupado. Muito preocupado. O Flamengo bem marcado não está ofendendo a ninguém.
      SRN

      Reply
  13. Se o problema foi psicologico ou nao eu nao sei. O fato e que o time nao vem jogando nada e ha jogadores tendo atuacoes bisonhas e mantidos no time. Acho que seremos eliminados na semi. Vamos ter outro problema psicologico: o jogo da 4f contra o Patetico Paranaense.

    Reply
  14. Boa noite! Respeito a opinião do Kleber e do grande Egon, mas definitivamente acho que Zé Ricardo sabe de futebol, tanto quanto eu sei de medicina: Nada. Não vamos a lugar nenhum com ele. Fato! Srn

    Reply
  15. É lamentavel um clube da grandeza do Flamengo ter no time titular jogadores como: Rafael vaz, Pará, Márcio araújo. E no elenco jogadores como: Damião e Gabriel.
    O nosso técnico é bom. No entanto, precisa ser cobrado pelos responsáveis que fazem a avaliação dele.

    Reply
  16. Kleber, se o Zé não botasse o time “titular”, eles ficariam 15 dias sem jogos e aí perderiam o ritmo.

    Sobre o jogo, mais um amistoso de luxo e estou aguardando o Flamengo sair do modo amistoso, pois está broxante ver esse Carioca. Aliás, leio que o Flamengo vencendo o Vasco ou perdendo por 45 a 0, nas semifinais do Carioca vai enfrentar o Botafogo. Então, contra o Vasco nem vai.

    O foco é Libertadores e só. Esse Carioca é uma vergonha!

    A destacar no jogo, a ótima atuação do Muralha e a péssima atuação do Vaz. Márcio Araújo me parece sempre mal posicionado e atrasado.

    Sinceramente, enquanto o Flamengo não tiver jogos que valham alguma coisa, não veremos nada de bom e o torcedor corneta continuará a pedir treinador experiente no lugar do Zé Ricardo.

    Reply
  17. Todos pedem Vinicius jr já. No entanto, desde que voltou da selecão os adversários tem marcado ele com mais veemencia e ele simplesmente tem sentido a marcacão forte e não tem produzido nada.

    Reply
  18. Quando Abel colocou Richalirson, descansado, aos vinte do segundo tempo, pensei: a vaca ta indo pro brejo. Quando Pará foi expulso….tive certeza….fomos salvos pelo acaso.
    Não me venham com essa história de que o jogo não valia nada. Qualquer jogo do Flamengo vale, e muito.
    Nosso time é um verdadeiro “amontoado” e quase perdemos para os reservas do flu, que, diga-se de passagem, foram muito melhores.
    Nosso Ze vai matar o Berrio assim como matou o Cirino.
    São jogadores que não rendem em time que tem que pressionar. Servem para time que joga em contra ataques..
    Rafael Vaz? com a palavra seus defensores…
    O resto, tudo dentro do previsto…muito dinheiro e pouca bola…
    Raça….zero
    Zé? ???????????????????

    Reply
  19. Prezado Kleber ,

    Muito se fala em Vaz, Márcio Araújo, Gabriel… enfim minha paciência chegou ao fim !
    Agora também vejo que outro jogador está em queda livre e ninguém comenta : o Sr William Arão !!! Já vem jogando mal há um tempo e digo mais ele é fraco defensivamente, não marca nada.
    Tem dado sorte pois faz uns gols como o de hoje e passa despercebido. Bem estou muito preocupado com o futuro do nosso time na Liberta !!
    Um abraço
    Bruno

    Ps: Esse Berrio é uma tragédia !!!

    Reply
  20. Erros e mais erros. Vaz bateu recorde. Há quanto tempo o Fla não faz uma boa atuação?
    Time inconfiável demais! Vamos ver contra os chilenos, que é o jogo mais importante.

    Reply
    • Com Zé,o time está desde 2016 previsível e com pouco repertório,consequentemente com atuações abaixo do esperado,por qual motivo daqui alguns dias vai melhorar da água para o vinho na libertadores?É melhor a gente se conformar com mais um ano de jejum de títulos relevantes.

      Reply
  21. Kleber, estou acompanhando a Resenha do Coluna do Flamengo e eles dizem que a filha do Rafael Vaz tem um problema sério de saúde desde o começo do ano e isso poderia estar atrapalhando seu desempenho. Sabe de algo?

    Não que o Vaz seja um grande jogador, mas a gente que trabalha sabe o quanto os problemas pessoais podem interferir. E o Juan tá machucado? Cadê ele?

    Reply
    • Fiquei sabendo disso também,mas acho que não é esse o motivo,Vaz sempre apresentou esse futebol displicente que conhecemos(tanto que era reserva do Vasco),isso se acentua pois o time de Zé não tem saída de bola de maneira coletiva com jogadores próximos,para tabelar e abrir espaços,fica na base da individualidade de um zagueiro sair,isso expõe ainda mais seus defeitos técnicos.Aliás coletivo é um atributo que não existe nesse time,onde impera a estrela individual de alguns e inúmeras “chuveiradas” na área.

      Gosto muito do Leo Duarte,jovem,rápido e com capacidade de no médio prazo para assumir a vaga.Agora depende se Zé vai continuar insistindo em Vaz….

      Reply
  22. Amigos,
    Vou continuar sendo coerente e manter a minha opinião que é a mesma desde o ano passado.
    Ter um elenco homogêneo como muita afirma e eu até concordo, não significa que temos um time forte.
    O nosso time continua lento e previsível, agora todos marcam o Diego e acabam com o único talento do time, deixam o time do Flamengo avançar e jogam no contra ataque pois o nosso time é muito lento.
    Nosso time taticamente não apresenta nada de novo, nenhuma alternativa ou uma jogada ensaiada,
    Nossos ponteiros que deviam jogar atacando tem como prioridade marcar os laterais adversários , no 2 tempo estão sempre cansados, ninguém aguenta ficar correndo de area a area o jogo todo e saem sempre esgotados, troca anunciada.
    Goleiro fraco, miolo de zaga lento, meio campo pouco criativo e atacantes Guerrero, Damião ou Vizeu jogam muito isolados.
    O Cirino é o Berrio sem sotaque, O Cafu é o Cirino baixo, O Berrio é o Gabriel veloz,e o Gabriel é fraco.
    Acho que nas laterais estamos na média, o Trauco me parece que foi uma boa contratação.
    Devemos dispensar: Mancuello, Donatti, Cuellar, Juan, Cirino, Gabriel , e principalmente trocar o treinador e traze-lo de volta daqui uns 2, 3 anos, ele precisa rodar um pouco, tem potencial, mas não é o nome que precisamos no momento, se não trocar podemos não passar desta fase na Libertadores.

    Reply
    • Analise racional e coerente amigo Rada. Concordo 100%.
      Me impressiona como alguns dos nossos colegas , inclusive meu querido KL defendem os MA, os Vaz, os Muralhas….isto não é Flamengo.
      Quanto ao nosso bravo ZR, eu o admiro como pessoa ética, fato raro no nosso futebol, mas que não ainda o tamanho para o cargo.
      Saudações

      Reply
    • Radames, querido, onde assino?

      É justamente o que penso, time previsivel, sem variações sem organização, com substituições manjadas, sem jogadas ensaiadas e que insiste em jogadores que sabemos que são fracos.

      Deveriamos trocar de tecnico agora antes que uma tragedia ocorra.

      E Meu amigo Kleber o Vinicius Junior nao pode jogar por nao estar escrito!

      Reply
  23. Prezados,
    Por anos vi o Flamengo com treinadores TOP, porém, com elencos horríveis, estrutura física amadora e caos financeiro.. Agora que tem um ótimo elenco, estrutura de time grande e salários em dia, é “treinado” por um amador.
    Lembro que da seleção de Dunga diziam que o Brasil não tinha mais bons jogadores, que a safra era horrível.. Bastou trocar de treinador para mudar tudo. É o que o Flamengo precisa, em primeira atitude, demitir esse inútil e fraco Zé Ricardo!
    Ainda tem torcedor iludido que diz “mas ele ficou em terceiro no BR”. Meu amigo, que outro treinador teve tão bom elenco e tão boas condições de trabalho nos últimos 17 anos? NENHUM!
    Infelizmente, esse erro grave no comando só será visto pela Diretoria após eliminação precoce na Libertadores + perda de pontos importantes na reta inicial do Brasileiro, culminando em mais um ano sem títulos! Vamos mais vez comemorar “Ih, Libertadores qualquer dia estamos aí”? Coisa de time pequeno!

    LEVIR CULPI continua desempregado!

    Reply
  24. Entrevista do Zé Ricardo.
    O “saldo é positivo”, ao falar do resultado, e que “Tanto o Márcio como o Vaz são jogadores de alto nível e irão superar tudo isso”.

    Com um comandante sem qualquer análise de auto crítica não iremos evoluir nunca!
    Alguém consegue ver sangue nos olhos e gana por vitória no Zé Ricardo? Eu nunca consegui ver isso!

    Reply
  25. Amigos,
    Calma!!!
    Muita calma nessa hora.
    E, atentem: não é de derrota.
    Em tempo, para quem não sabe: Vinicius Jr., pode ser inscrito,sim. Basta haver alguém contundido ou negociado. Pergunto: será tão difícil isso?

    Reply
  26. Vamos para a triste realidade. Ou o time realmente é fraco, ou o o nosso técnico, esse sub estagiário está pior que imaginávamos. Empatar com os reservas do Fluminense, é vexatório. Chega disso ! Chegamos no limite, os defensores, os apaixonados pelo Zé, que levem ele para casa! Foi humilhante empatar, quase peeder para os reservas do Fluminense. Pensar em libertadores… kkk é risível. O comando do futebol do Flamengo é de dar gargalhada. Mas vamos torcer, mesmo sabendo que não vamos ganhar nada , vamos pagar dívidas, isso é gestão!!! E vitórias? E os títulos? E as taças? Isso é coisa do passado! Daqueles que não sabiam administrar !

    Reply
  27. Os 10 motivos para o Flamengo não ganhar nada em 2017:
    1- Zé Ricardo
    2- Vaz
    3- Pará
    4- Damião
    5- Gabriel Peteleko
    6- Muralha
    7- MA
    8- Rodrigo Caetano
    9- Cirino
    10- EBM

    Reply
    • EBM em 1o – ele é o PR, ele que dá a linha de comando. Ele aprovou todas as “barangas” citadas.

      Ex. Traz o Mugni e o Canteros, e depois traz Mancuello e Cuellar e agora Berrío. Todos fracos – é coincidência?? ou estão comprando sem saber?

      Reply
  28. Vejo amigos aqui do blog chamando alguns de nós que manifestam sua indignação ou desacordo com o modelo proposto pelo nosso treinador de “torcedor corneta”. Cornetar ou elogiar faz parte do processo. Faz parte do jogo. Por exemplo, contra o Universidad Católica, perdemos o jogo mas jogamos bem. O placar não foi justo naquele jogo. Agora, como vamos elogiar o que vimos nos últimos treis jogos? Essa história de que estadual é um mero laboratório, é uma grande utopia pensar assim. Na verdade os verdadeiros testes foram só contra os grandes, e não nos saímos tão bem assim. E o que vem pela frente não é essa moleza dos times pequenos do carioca.

    Alguém sabe dizer qual é o nosso time títular? Entrará Conca de imediato nesse time? Ederson vai jogar onde? E Berrío, Cirino e Mancuello, vão brigar por uma vaga? Compraram um caminhão de gente lá na frente e esqueceram da cozinha, como dizia nosso querido presidente Márcio Braga. E o meio, vai de Rõmulo, Márcio Araújo, Arão ou vem outros por aí? Pois nenhum desses treis é unanimidade. Se bem que unanimidade nunca haverá. E nossa draga, digo, zaga? Cadê o tão falado equilibrio? Fluminense passeou em cima dela nos dois últimos jogos.

    Já se passaram cerca de treis meses desde o inicio da temporada e o Flamengo entrou numa escala descendente. Começou até bem, mas desandou, essa é a verdade. Estamos vendo um time previsível que anulando seu principal jogador, Diego, vira um time mediano, comum.

    No post passado alguém falou que trocar de treinador agora é jogar um ano de trabalho fora. Penso o seguinte: É melhor jogar um ano de trabalho fora ou perder mais um ano de trabalho, totalizando dois anos de trabalho perdido? Alguns dizem que mudar o treinador não vai mudar muita coisa. Vejam o que aconteceu com a nossa seleção. Casagrande chegou a considerá-la a pior de todos os tempos quando era dirigida pelo Dunga. Agora, imaginem, ele mudou totalmente seu discurso. Pode dar certo como pode não dar certo, é verdade. Mas nosso querido KL sempre diz que o pior pecado é o da omissão. Realmente no Flamengo tudo ganha uma amplitude muito grande e muito rápido. Mas não adianta insistir em algo que não vem dando certo. Os resultados mostram isso. Ninguém é contra o Zé Ricardo, mas ninguém é cego a ponto de não ver que o trabalho dele não é mais produtivo e condizente com o tamanho do Flamengo, pelo menos nesse momento. Falta algo a ele que não vem simplesmente com a passagem dos dias. Assim como muito aqui enxergam que Muralha, Rafael Vaz e outros não são jogadores para serem títulares, enxerga-se também a falta de criatividade e objetividade em nosso treinador.

    Sabemos que o que falamos aqui não passará de desabafos pessoais. Não acredito que muita coisa mudará no Flamengo enquanto não se mexer naqueles que comandam o futebol. É de lá que partem as decisões. Rodrigo Caetano e Mozer não tem feito nada que justifique seus altos salários e sua posição no comando do Futebol.

    Enquanto isso ficaremos amargando decepções e extravasando nossa angústia aqui nesse democrático espaço criado pelo nosso queridíssimo presidente Kleber Leite.

    Haja coração para ler tanta indignação.

    Reply
  29. Caro Egon, cadê você? O clima tá quente. Querem tirar o Zé de qualquer jeito.
    Ele não tem opção, ou seja, não tem um elenco homogêneo. Não tem ataque. Não tem meio campo. Não há defesa que resista. Quanto ao Muralha, até concordo que ele não sabe sair do gol, mas, quantos goleiros, no Brasil sabem?
    Acho que estou ficando chato de tanto falar que temos um caminhão de meias (poucos confiáveis) e nenhum atacante incisivo e driblador.
    Precisamos repensar esse elenco para o Brasileirão, pois não estou acreditando que iremos chegar muito longe na Libertadores.
    Nessa altura do campeonato não adianta trocar treinador, ainda mais que o rapaz, na minha modesta opinião, está tirando leite de pedra.
    Vamos pensar com a razão e não com o coração.

    Reply
    • Meu amigo Luiz! Ontem foi duro…
      Esse mesmo Zé, que tantos criticam, é o líder geral do Carioca, com 27 pontos…
      Abel está conseguindo amarrar o Flamengo, da mesma forma que Jorginho no Vasco fez ano passado.
      Com 2 atacantes pelas pontas, esculacha nosso esquema inteiro. Zé ainda não percebeu isso…
      Abel sabe que tem menos time que nós. Ciente disso, abre os pontas e sai no contra-ataque.
      Como essa geringonça (até agora) não vale mariolas, espero que lubrifique nossa máquina para as finais.
      No jogo de ontem, um festival de terror, vi a coisa desta forma.

      MURALHA – Desta vez foi o goleiro que contratamos do Figueirense. Talvez, um dos poucos que se salvou da catástrofe – 7
      PARÁ – Jogador profissional não pode cometer tamanha infantilidade. Pelo menos, olhar para os lados para ver quem chega. Em último caso, deixa a bola sair – 3
      DONATTI – Tirando Réver, continuamos procurando zagueiros. Mais um argentino com futebol de peruano – 3
      VAZ – Um verdadeiro fiasco! O melhor meia do Fluminense no jogo de ontem. Hora de procurar o caminho das Índias… – 0
      TRAUCO – Depois de Muralha, o melhor da defesa. Continuo não sentindo saudades do Jorge – 6
      MÁRCIO ARAÚJO – Todos sabem que gosto muito do volante. Mas ontem, foi um caos total. Errou passes na saída de bola, que normalmente não erra. Outro grande meia do Fluminense, no jogo de ontem – 0
      ARÃO – Fora o gol, nada fora do comum. Rola a bola pro Pará, que centra para um centroavante imaginário. Muito pouco para o que vinha jogando – 4
      DIEGO – A pior partida que vi jogando desde que chegou! Perdeu bolas perigosíssimas no meio de campo, por puro exibicionismo. Deu vários contra-ataques ao Fluminense – 3
      CAFU – Grata surpresa! Muita correria e entrega, para quem saiu recentemente da base. Compondo o meio de campo pela ponta (estilo Éverton), se saiu bem nos avanços e na marcação – 5
      BERRIO – Sei não hem!!! Acho que já vi esse filme com outra tranqueira que jogava no Paraná! Se não melhorar muito, vai assumir o papel de irmão gêmeo daquela coisa – 2
      DAMIÃO – Se Rodrigo Caetano tivesse contratado o COSME, não estaríamos comentando sobre esse trem. Como é ruim essa criança!!! – 0
      ZÉ RICARDO – Por que a demora para tirar Damião do estádio? Já que a pelada é entre reservas e encostados, não vejo nenhum motivo para não entrar com Vizeu. Pra piorar o que já está péssimo, li em algum lugar, que o Flamengo quer renovar com esta anta – 2

      Reply
      • Perfeita análise, caro amigo. O time ontem foi irreconhecível.
        Rafael Vaz ontem mostrou porque era reserva no Vasco. No Vasco.
        Arão, isso aí não passa de bucha de canhão, amigo. E o Flamengo brigou com o Botafogo por isso?
        Damião, nobre amigo, como bem disseste, nem o Cosme entende essa coisa. Se renovarem com ele, garanto a você que ficarei um bom tempo sem comentar por aqui. Pois corro o risco de perder as estribeiras e não manter o elevado nível que aqui se mantém.
        Márcio Araújo é isso aí. Uma hora vai bem, mais bem que uma hora, mas de vez em quando ele volta a sua normalidade. Mas temos que admitir que é o menos pior daqueles que protegem o meio. Nem acredito que eu disse isso.
        Desanimei completamente.

        Reply
      • Redefiniu o conceito de “poste”….quem chamou Fred na copa do mundo de “poste” precisar repensar algumas coisas. Se evoluir pra “bonecão do posto” até entenderia a renovação.
        Como pode ser tão ruim!?!
        Realmente O Zé Ricardo é melhor que muitos por ai…mas poderiam fazer um adendo ao contrato dele inserindo a regra de que em todo jogo ele terá que fazer as 3 substituições entre 20′ e 30′ do segundo tempo. Pode colocar qq lixo…mas terá que fazer as substituições.

        Reply
  30. Caros amigos,
    Profundamente envergonhado, gostaria de público pedir desculpa ao Rodrigo Caetano, EBM e principalmente ao Zé Ricardo!! Faço isto, pois acabei descobrir, através de uma entrevista atribuida ao RC de que todas as mazelas do futebol do Flamengo é culpa do “Juiz”, inclusive as escalações de Muralha, Pará, Vaz, MA, Gabriel Peteleko e Damião! Como fui injusto com estas pessoas, meu Deus!!!

    Reply
    • Ele tem que achar um culpado, certo Joaquim. Ele e o tal do Mozer são puros sanguessugas no departamento de futebol do Flamengo. Ainda não entendi para quê o Flamengo contratou o Mozer.

      Reply
  31. Que ponta? Que atacantes? ZR não gosta de atacantes, ZR gosta de meias, por isso jogamos com 5 meias (MA, Arão, Diego, Éverton, Gabriel/Mancu). No ataque um centro avante que não é goleador…Acho que isso explica a dificuldade ofensiva do time.

    Reply
    • Amigo Nino!
      Quem fez mais de 46 gols em 3 meses (Liga, Carioca e Libertadores), não tem problemas ofensivos.
      Mas, quem tem Guerrero como centroavante, TEM!!!
      Se você estiver se referindo a isso. Tem razão! O cara ajuda pouco.

      Reply
    • Nino, respeito sua opinião, bem como a de todos, porém, gostaria de colocar para você que, na minha opinião, não é o Zé Ricardo que não gosta de atacantes e sim a falta de atacantes. O material humano a disposição dele para esse setor é pífia. Temos Leandro Damião, Vizeu, Guerrero, Cirino e Berrio.
      Temos uma penca (13) de meias. As contratações deveriam ter sido pontuais e com critério, o que não vem acontecendo ao longo desses anos.
      Um abraço.

      Reply
  32. Caro Kleber, realmente esse time do Flamengo na pratica não empolga.
    Depois das analises perfeitas , principalmente do Radames e do Chico não tenho nem o que dizer, resumiram muito bem tudo.
    A sensação que nosso departamento de futebol esta pressionado ou entregue a pessoas com pouca afinidade no tema é cada vez mais evidente. Precisamos de um chacalhão, de ser mais ousados e de realmente assumirmos que os resultados em campo estão aquém do esperado. Engraçado que até os torcedores ( alienados) já estão se contentando com números, como já não se bastasse os das planilhas financeiras tão utilizados pra blindar os resultados dos últimos 5 anos em campo. Cansado !!!!

    Reply
    • Caro amigo Pedro Cesar, concordo plenamente com você, apenas uma ressalva, na parte em que você diz que o Fla precisa de um chacoalhão. O problema é que o Bandeira, que é um gênio nas finanças e tudo o mais, é muito educadinho. Não vou dizer palavra mais adequada, pra não despertar a ira de alguns amigos aqui. Afinal todos queremos um Fla forte.

      SRN

      Reply
  33. A maior contratação do futebol carioca em 2017 foi….Abel Braga, que depois de Tite e Cuca , é o melhor treinador do Brasil. Ontem , mais uma vez genial, pos os reservas pra jogarem e ainda sim deu, novamente, um nó tatico em Zé Ricardo !
    Aqui , relatei que o Flamengo deveria ter jogado com os reservas, mas parece que o Z.Ricardo está com medo que alguns reservas joguem melhor que os titulares, principalmente, Juan, que esta sendo boicotado e é inadmissível que fique na reserva do fraco Rafael Vazco.
    E esse Berrio ?? Quanto será que o marajá do RCaetano ganhou pra trazer essa baranga?? No mais , esta faltando ao time variação tática e poder ofensivo.
    Quanto ao jogo, foi uma grande pelada, que não valia nada , nesse regulamento zoneado !
    Já em relação ao Vinicius Jr. , penso ser cedo pra subir, pode comer mais um pouco de grama na base…
    Fora R.Caetano !!

    Reply
  34. Atençao. Não devemos fazer de Vinicius JR.,o salvador da patria neste momento.Vamos esperar,com paciência,as coisas acontecerem.Êle precisa crescer,amadurecer e para desenvolver o seu otimo potencial,de um suporte psicologico,tecnico a partir dos preparadores da base do FLA.Serve como exemplo o que foi feito com Zico.

    Reply
  35. Mancuello 12mi
    Cuellar 5mi
    Berrio 15mi
    Muralha 2mi
    Donatti 5mi
    Fora os outros….(Leandro Damião, Renê, Xiquinho etc)
    Só nessa conta já são 39mi, sem retorno do ponto de vista técnico e financeiro. 39% da multa do Vinícius Jr.
    Fora Rodrigo Caetano!

    Reply
    • Nino,
      Carreira do Rodrigo Caetano:
      Grêmio: 2005–2009 / Nenhum título importante e fracassos.
      2009–2011: Vasco da Gama / Copa do Brasil.
      2012–2013: Fluminense da UNIMED $$$ / Brasileiro 2012 e fracasso em 2013.
      2013–2014: Vasco da Gama: Fracassos
      2015-2017: Flamengo: Só fracassos e 39 milhões rasgados.

      Esse é o Diretor aclamado pela mídia??? Nos últimos quatro anos NADA ganhou, sendo o seu último título o time foi formado pelas contratações impostas pelo CELSO BARROS/UNIMED.
      A dupla de comando Rodrigo Caetano & Zé Ricardo é o ingrediente certo para o fracasso!

      Reply
    • Você está até sendo gentil, Nino. A conta é bem maior. Está considerando só do ano passado para cá. Mas o calendário é bem maior. Já passou dos 50 milhões facilmente. E ainda não ganhamos nada como esse Diretor de Futebol.

      Reply
    • É isso aí! O nosso problema não é o treinador e sim Rodrigo Caetano. Tivemos nessas contratações mais custo do que benefício.

      Reply
      • Meu grande amigo Luiz!
        Rodrigo Caetano nada mais é que o “CONTATO”. O cara que procura as “Oportunidades & Negócios”…
        Quem manda e assina, é justamente o Vice de Finanças e, o Vice de Futebol, que por acaso também é o Presidente…
        O bagulho lá é lento mesmo!!!
        Estou falando no goleiro do Madureira faz tempo. O cara está provando que é um ótimo goleiro. Fred Luz já sabe disso.
        O cara deve custar 3 pares de chuteiras e 5 sungas usadas. Nem assim vão lá!!!

        Reply
  36. O jogo de ontem foi mais uma humilhação do Abel Braga, que esta surfando em cima de nossas cabeças com um elenco infinitamente inferior, mandou no jogo! Creio que as semi-finais do Carioção nos dirão algo, algo que desconfiamos que já sabemos, que o time do ZR não irá a lugar algum por falta de poder de ofensivo (falta de finalizações, falta de ações ofensivas de penetração). Estou bastante pessimista quanto a Libertadores, minha cabeça já esta no segundo semestre. Penso que as contratações recentes não estão rendendo nas mãos do ZR, será que são ruins? Será outro motivo? SRN.

    Reply
  37. Acho que fácil observar, que não temos meio de campo , ninguém fala o Arão marca mal, não sabe sair jogando. A única coisa que faz e a chegada na área. Então quando marcam o Diego não temos saída de bola nenhuma e fica aqueles passes laterais e para trás sem objetividade nenhuma , depois ainda dizem que tivemos maior posse de bola.O M.A se esconde para não sair com a bola. Os jogadores de frente não se deslocam , o Mancuejo o Berrio sao contratações como Mugni. Precisamos de uma sacudida neste departamento de futebol.
    Mais uma coisa os outros times entram com a faca na boca e o Flamengo com sapato alto.

    Reply
  38. Perfeito comentario do Radamés.
    Estou muito preocupado, principalmente se o futebol do Diego tiver uma queda, principalmente pela falta de ajuda.
    Esse nosso esquema de jogo não funciona.
    Até coloquei semanas atrás que quando propomos o jogo, temos dificuldade. Um colega nosso disse que sempre o Flamengo propoe o jogo.
    Discordo, pois contra essas tranqueiras do carioca é obrigação nossa mesmo, mas desde o ano passado, com esse time, me lembrem um grande jogo nosso, contra um adversário de peso?!
    Nossa sorte foi o San Lorenzo estar parado, primeiro tempo horroroso, e graças a falha do goleiro deles na cobrança do Diego, conseguimos a vitória.
    Concordo que vencer seja fundamental no futebol, mas nosso time não mostra nada de diferente.
    Sempre as mesmas substituições.
    Se Diego não estiver em um dia bom, e o Guerreiro não marcar gol, vamos nos complicar em muitos jogos.
    Abraços e vamos em frente.

    Reply
    • Será o Conca essa peça que falta para o Diego deslanchar?
      Ele é homem de criação, mas no esquema do Zé isso não está funcionando muito bem. Como vc bem disse, quando o Diego não joga bem, o Flamengo joga mal. Será coincidência?
      Você viu os buracos que nosso meio e defesa deram ao Fluminense? Isso ocorreu em outros jogos também, mas a qualidade dos outros times não era a mesma.

      Reply
  39. Kleber, acho que a própria torcida do Flamengo joga mais contra do que a favor. Lembro que o Zé Ricardo comandou o time na melhor campanha da história do clube nos pontos corridos e está invicto no Brasil desde outubro. Só perdemos nesse período todo para a Católica num jogo onde o Flamengo dominou com 2 bolas na trave e vários gols perdidos.

    A nossa torcida, que hoje divulgou o celular do ZR no whats app, está atrapalhando e criando um clima de extrema pressão para um time, repito, invicto.

    Com toda essa pressão, ficará difícil de trabalhar e aí depois não adianta chorar.

    Reply
    • #ForaZeRicardo
      ô ô ô queremos treinador!!!!

      Infelizmente nosso tecnico nao tem o tamanho de nosso clube….deve ser um otimo genro, gente boa, mas tecnico para o fla não ainda!!!!

      Reply
    • Henrique você que tapar o sol com a peneira, só pode ser.
      Nelson Piquet, entre suas célebres frases, disse uma que é sensacional: “O segundo colocado é o primeiro perdedor”. Vejo você sempre trabalhando nesse tese de que o Zé Ricardo fez isso ou aquilo muito bem no passado recente. Flamengo é para ser protagonista não coadjuvante. Ninguém está colocando pressão em ninguém, estamos relatando fatos vistos. As discordâncias se devem ao simples fato de termos pontos de vistas diferentes.

      Quanto ao fato mencionado por você de ter sido espalhado o Whatsapp do Zé Ricardo, concordo plenamente, isso não é coisa que se faz.

      Reply
      • kkkkkkk Meu amigo Helder!
        O que o Piquet disse, é específico de muitos esportes. Mas em certas competições, como o Brasileiro, segundo lugar vai DIRETO para a Libertadores.
        Sem o ranço de disputar vaga na fase de grupo…
        Entendo perfeitamente o que o Henrique diz. Entendo ATÉ, que Zé tem alguns defeitos incompreensíveis, como barrar Vizeu para dar vaga ao Caminhão. Mas, pela campanha, não vejo 3 técnicos melhores que ele no momento.
        Este assunto trava, justamente quando criticamos e não oferecemos soluções.
        Tite na seleção, Cuca pescando! No Brasil, quem sobra???
        Não adianta falar em Guardiola, Sampaoli, Mourinho, Simeoni, Luis Enrique, Bauza, Unai Emery ou, Max Allegri. “ELES” não pagam!!!

        Reply
        • #ForaZeRicardo
          Ô ô ô queremos treinador.
          Henrique, meu caro, antes quero deixar claro que só estamos divertindo. Nada a mais.
          Quanto a nomes la vão Cuca, Carpegiani, Levir, Luxa.
          Todos esses hj tem a experiência necessária para tocar um elenco como o do Flamengo.
          Abraços.

          Reply
          • Graaaaaaaande Brunão!
            Dessa turminha, um está pescando e não volta este ano… e, o resto, está recebendo auxílio desemprego há algum tempo…
            Ninguém quer, meu irmão… kkkkkk
            🙊🙉🙈

    • Olha Henrique, torcida não entre em campo não, não dá treinamentos, não elabora esquema tático, não escala time e não faz substituições meu caro!
      Se é competente que mostre o resultado da sua competência, até admito que futebol seja momento, tanto para técnicos como para treinadores.
      A torcida esta sentindo o cheirinho, e ele não é bom!
      SRN.

      Reply
      • Nino e o Zé Ricardo entra em campo? O time cria chances direto como ontem o Berrío sozinho numa arrancada que entregou pro goleiro. Tomou um gol que a bola ia fácil para a mão do Muralha e o Rafael Vaz tentou cortar e fez contra. O Zé pode não ser o Guardiola (aliás que está sendo bastante contestado na Inglaterra), mas com ele o time cria muito e geralmente domina os jogos.

        O mesmo Tite que hoje aplaudimos foi eliminado com o Corinthians na pré-libertadores de 2011 com o Tolima. E ele foi mantido pela diretoria e aí sagrou-se campeão de tudo. Se é no Flamengo, capaz de demitirem o Tite e trazer o Joel Santana.

        Reply
  40. O time do Flamengo não vem jogando bem no ano passado eu fui uns do pouco que foi afavo da contratação de Abel Braga ele faz um time fraco joga bem e bonito da oportunidade para jogadores da base ao contrário de Zé Ricardo ele diz que tem que da ritmo de jogo a Márcio Araújo Vaz Damião grabiel e etc e pq ele no da oportunidade pra Donati joga ao lado de rever pq no da ritmo a Ronaldo que jogou muito bem no primeiro jogo dele com a camisa do Flamengo da oportunidade a Vinícius Júnior não faz fica insistino na​ mesma coisa os mesmo jogadores quem é bom jogador joga em qualquer jogo é só no lembramos do Renato Augusto estreou no Flamengo em prena final de copa do Brasil contra o Vasco só fica a dica Zé Ricardo a diretoria está colocando um baita time em tuas se cuida Zé se não vai ficar muito tempo no comando do Flamengo !!!!

    Reply
  41. “A nossa torcida, que hoje divulgou o celular do ZR no whats app, está atrapalhando e criando um clima de extrema pressão para um time, repito, invicto.”

    ISSO É UMA ENORME SACANAGEM…
    Hoje, falam no Abel, como já falaram do Muricy, Luxemburgo, Tite e Cuca.
    NENHUM deles teve o início que ZR teve…
    ABEL em 2013 foi demitido do Fluminense, após 5 derrotas seguidas e entrar na zona de rebaixamento. Logo após, assumiu LUXEMBURGO que seguiu a mesma linha… Como viraram a mesa, moralmente foram rebaixados e, responsáveis indiretos pela “queda” da Portuguesa.
    Pra quem não sabe, Luxemburgo recentemente foi demitido do Tianjin Quanjian. Clube da 2ª divisão da China…
    Nosso doce MURICY, saiu corrido do Morumbi. Em 2009 estava 9 pontos na frente do Flamengo treinando o Palmeiras e, em 5 rodadas, perdeu o Brasileiro.
    Sem dúvida alguma, Tite é hoje o melhor técnico do Brasil. Mas começou a carreira em 90 e, só veio bater campeão pelo Caxias, num regional no ano 2000.
    CUCA é o pior exemplo entre todos! Assumiu o posto de treinador em 98. Apesar do timaço que tinha o Botafogo (2006/2007/2008) só foi campeão carioca, no Flamengo em 2009. 1º título na careira…
    Zé Ricardo assumiu o Flamengo logo após a saída do Muricy (maio 2016), ainda não completou um ano no comando da equipe.
    Mesmo com aquele ataque de seis por meia dúzia do Brasileiro do ano passado, em que fazia um rodízio de circo entre Sheik, Fernandinho, Cirino, Gabriel, Damião e Guerrero, fez a melhor campanha do Flamengo em campeonato de pontos corridos…
    Evidente que comete erros! Até pelo tamanho do cargo, num clube como o Flamengo. Mas, sem dúvida alguma, seu saldo é muito positivo considerando que é técnico profissional há menos de um ano.
    SRNs

    Reply
    • Meu carissímo Egon, tá legal eu aceito o argumento, mas não altere o enredo tanto assim, pergunto a você, não falta personalidade ao ZR? Ou ele escala estas barangas de MA, Vaz, Damião, Peteleko, etc.. etc.. por convicção???

      Reply
      • Amigo Joaquim!
        Sou um pouco menos exigente e mais compreensível.
        Dos mencionados pelo amigo, concordo plenamente com os nomes de Damião, Gabriel e, ultimamente, Vaz.
        Assim como, Juan, Cuellar e Donatti, acho TODOS desnecessários.
        O que tento entender, é que não temos no elenco nomes melhores que esses. Fora Vizeu, a base ainda capenga!
        Ou contratam, ou vamos ficar trocando seis por meia dúzia, como fizemos com nosso ataque ano passado. Um ruim por outro péssimo…
        Quanto ao MA, NÃO temos um 1º volante de marcação no elenco. Nem Ronaldo (base), Rômulo ou Cuellar, são jogadores de pegada. Jogam bonito, de cabeça levantada, mas não são um Ralf, Willians, Otávio, Leandro Donizette, Rafael Carioca etc…
        Como acho essa função importantíssima, não abro mão deste “protetor” dos zagueiros.
        Aliás, é uma posição difícil de encontrar no mercado. Tem que morder e sair jogando bem…
        Abraços no amigo.

        Reply
        • Complementando, realmente é uma sacanagem o que estão fazendo com ele. Deixem o cara trabalhar em paz! Parece que torcem contra!

          Reply
    • Cara Egon, que lucidez. Não é elogio barato. É a realidade. Esse rapaz vem tirando leite de pedra. Temos um elenco (inchado) com um planejamento pífio nas contratações.
      Milagre, só Deus!

      Reply
  42. Radames, parabens pelo seu poder de sintese e pelas colocacoes. Subscrevo-as integralmente!
    O problema e que esta diretoria nao tem ninguem que conheca futebol e alem disso, são incrivelmente conservadores e preferem bater de cara no muro a fazer uma mudanca brusca.

    Reply
  43. O Tite hoje é o grande treinador brasileiro, reconhecido pela maioria como o melhor. Os primeiros trabalhos do Tite como treinador foram ruins. E é bom lembrar que o Tite era o treinador quando o Atletico Mineiro foi derrotado 23 vezes no brasileiro, foi demitido e o Galo foi rebaixado no Brasileiro de 2005. Se com esse perfil, o Tite se tornou o excelente treinador que é indiscutivelemnte, então há esperança para o nosso treinador efetivo Zé Ricardo. Que fez um primeiro trabalho muito bom e não tem no currículo um rebaixamento. O Zé Ricardo pode ser inexperiente, mas não é incompetente. Inexperiência não é defeito.

    Reply
    • Assinado, meu caríssimo Eliel!
      O grande, enorme, fabuloso Cuca, levou 11 anos, após treinar 20 clubes, para ganhar um Carioqueta pelo Flamengo em 2009.

      COMO TREINADOR
      Flamengo
      Campeonato Carioca: 2009
      Cruzeiro
      Campeonato Mineiro: 2011
      Atlético Mineiro
      Campeonato Mineiro: 2012 e 2013
      Copa Libertadores da América: 2013
      China Shandong Luneng
      Copa da China: 2014
      Supercopa da China: 2015
      Palmeiras
      Campeonato Brasileiro: 2016

      Reply
      • Amigos Egon e Eliel,
        Suas defesas ao Zé Ricardo corroboram com a necessária demissão imediata do estagiário, pois o Flamengo não é lugar para ganhar experiência! Demitam e o recontratem em 2027! Kkkkk

        Agora, não sei de onde tiraram que o início de carreira do Tite foi ruim. O cara começou em time minúsculo, sendo campeão da 2ª Divisão do Gaucho, depois foi campeão do Gauchão pelo Caxias – vencendo o Grêmio. Com o sucesso, foi para o Grêmio e ganhou Gaúcho + Copa BR.
        Montou o São Caetano campeão paulita (2004);
        Quase foi contratado pelo Kleber Leite (2005);
        Ganhou Sulamericana e Gauchão com o Internacional; O início só pode ser considerado ruim se for comparar com a ATUAL fase do Tite, que evoluiu de forma absurda!

        Quanto ao Cuca, SEMPRE fez bons trabalhos desde a época de Paraná e Goias, montou o São Paulo campeão do mundo!!!, boas campanhas com o simpático Botafogo. O problema dele sempre foi o tremendo azar que o acompanhava, todos sabem disso!

        Vocês podem até amar e considerar o Zé Ricardo o novo Telê Santana, mas querer diminuir os feitos de Tite e Cuca não têm lógica!

        Reply
        • “Agora, não sei de onde tiraram que o início de carreira do Tite foi ruim.”…
          SE… a primeira divisão do RS só tem Grêmio e Inter, o que dirá a segundona.
          Vencer um ou outro não é jogar um Paulista. O mesmo aconteceu com Ney Franco! Pegou Cruzeiro e Galo jogando várias competições e foi campeão com o Ipatinga num ano e, vice no outro…
          Duro é ser campeão paulista treinando um Bragantino ou Ituano…
          Meu amigo Diego! Após vencer a 2ª divisão (???) em 93, só veio ganhar um “campeonato” em 2000. Ou seja! 7 anos, meu caro…

          Reply
  44. Quanto ao jogo, o time todo foi mal. Para um campeonato que não vale nada, um time que não jogou nada. Damião não dá mais, talvez o único motivo de quererem extender o seu emprestimo até o final do ano seja pelas ausências de Guerreiro e Vizeu para jogos das seleções. Vaz rifa a bola o tempo todo e foi muito mal em todos os quesitos, merece ir pro banco. Marcio Araujo errou muito também ontem,”irreconhecivel”. O Ronaldo merece uma chance em um jogo grande, é o melhor dos 1os volantes embora inexperiente. Gostei do Donatti. Joga sério e em forma acredito que seja melhor que o Vaz. Acho o Leo Duarte melhor que os dois, entrou numa grande fogueira no ano passado. Zagueiro muito técnico. Contra o Vasco entraria com o time reserva. Ontem achei certa a decisão por muitos dos titulares para jogarem.

    Reply
  45. Quem é pago para escrever e jogar na mídia, já sai na frente em relação a nós. São profissionais. Somos apenas pobres cornetas e amadores.
    O Brasil é repleto de “comentaristas” “redatores” e “técnicos” como nós.
    Mas o cargo remunerado, não faz deles os donos da verdade. Acima do bem e do mal. Verdade absoluta!!!
    Um jogo como o de ontem, com o Fluminense em campo, narrado pelo Luiz Carlos Júnior, comentado pelo Edinho, é pra ver a imagem e desligar o som…
    Gosto muito de vários. Mas ouvindo um áudio do ótimo Mauro Cezar, divergi!
    Culpar o Muralha pela expulsão do Pará, por ter batido mal um tiro de meta, é demais…
    Pará tem obrigação de ver quem está chegando ou, quem está na jogada. O cara se meteu no meio, errou a bola acertou o cara. Evidentemente, sem intenção nenhuma…
    Qualquer um de NÓS, da de 100 em muitos “profissionais da latinha”…

    Reply
  46. Querido presidente de demais amigos do blog,
    O clima tá quente, tanto aqui, quanto no Twitter, onde vejo grupos pró e contra o ZR se digladiando aos extremos, lembrando até embates políticos, como na constante disputa entre opositores e defensores de Lula, PT, FHC, PSDB, Doria e afins.
    Calma amigos, mesmo com ZR, essa Libertadores será nossa!
    Abraços

    Reply
  47. Bom Kleber,

    Ando um pouco sumido, mas não perco meu mengo por nada.
    Assistindo aos jogos esses ano, ainda não consegui me empolgar com o time.
    Muitos falam de jogadores horríveis, mas qual time no mundo não tem jogadores contestáveis? todos tem, inclusive o barcelona.
    Mas não é por causa destes jogadores que me preocupo. É por causa do que vejo sendo feito em campo. Não consigo ver jogadas ensaiadas no nosso time.
    Mas vejo que todos cumprem sua função em campo. O problema é esse, a função de nossos jogadores é estática, prevista. Falta-nos variação, mudança de comportamento dentro de uma partida.
    Estamos entre os melhores ataques de todos os times do Brasil, mas não vejo brio quando vamos para as decisões.
    Não quero citar nomes de jogadores, mas quero fazer duas indagações pra vc, caro presidente, pois tem experiência:
    1 – É possível algum diretor cobrar variações táticas do treinador, sem constrangê-lo, ou achar isso interferência no trabalho? Pois precisamos dar essa sacudida. Se puder comentar sobre isso agradeço!!
    2 – Vc acha que estamos com brio, sangue nos olhos, pra encarar as decisões desse mês de abril, mês importantíssimo para o restante do ano? Se não, o que podemos fazer?
    P.S.:
    Não estou defendendo a saída do treinador, mas gostaria de saber como poderia haver essa interferência.
    Obrigado!!!

    Reply
  48. E mesmo se tivesse não jogaria com o ZR, e mesmo que jogasse, não jogaria nada com esse esquema do ZR.
    Nino to contigo.
    Esse zr e bom em números e quem gosta de números e matemático e contador.
    #forazr
    Nosso time está mto.acima da capacidade dele, estamos no mês 4 e não tem uma jogada ensaiadae padrão de jogo.
    Zr aquele abraço e sucesso em seu novo clube.

    Reply
  49. Caros amigos!
    Depois de ver o maior número possível de 93 belos comentários, entendemos que a questão não é ser contra o Zé Ricardo, que particularmente gosto. A grande questão é que o time ficou muito previsível e isso facilita a estratégia dos adversários. Concordo que alguns jogadores passam a nos causar grandes dúvidas. O grande ponto de interrogação é: temos ou não temos um bom elenco?! Temos um time motivado ou não? Ou salário em média em torno de 300 mil não é o ideal?
    São alguns sinais de que precisamos rever alguma coisa internamente. O final do filme é emblemático. Todos nós queremos ver o time bem e na verdade, é natural que o torcedor consiga observar o que ZR às vezes não consegue. Daí vem o protesto declarado. Paixão por futebol é isso e estamos falando simplesmente do clube de maior torcida do mundo.
    Por ontem, acho que fica um alerta e um protesto do tamanho da nossa folha de pagamento.
    Continuo sempre muito impressionado pelos comentários dos amigos do blog KL. Melhor do que alguns jornalistas de TV.
    SRN

    Reply
  50. Com base no que vimos aqui, as chances de ganharmos algum título relevante com o atual elenco são ZERO.
    Estamos falando de um grupo que custa R$ 11 milhões mensais, de acordo com informações publicadas na imprensa. Certamente, um dos mais altos do País.
    Como explicar isso? O que diz Rodrigo Caetano? e o presidente Bandeira, que merece todos os elogios na direção do clube, fora o futebol?

    Reply
    • Bem! Até setembro de 2016, girava em torno de R$7,5 milhões.
      Já contabilizando Cuellar, Diego, Réver, Vaz, Donatti e Damião.
      Como contratamos pouco em 2017, acho que não chega a R$11 milhões.
      Afinal, contratamos, mas também dispensamos alguns medalhões. O que diminuiu a folha.

      Reply
  51. Como por exemplo: Muricy, Paulo Vitor, Alan Patrick, Sheik, Wallace, César Martins e Fernandinho.
    Esse “timinho” já faz uma economia de pouco mais de R$1 milhão.
    A lamentar! Cirino e Damião fora da lista…
    😩😩😩😩

    Reply
    • Egon. Vc sabe que hoje e mais q um amigo é um irmão.
      Tomara que eu esteja errado e vc certo pois torço para o melhor do nosso Fla. Mas amigo acho q vc é quem vai acabar concordando comigo com o tempo.

      Grande abraço meu grande irmão.

      Reply
      • kkkkkk AMIGOS SEEEEEMPRE!
        Com o tempo, até Rinus Michels que montou aquela carrossel absurdo em 1974, quando literalmente dividiu os mares com a seleção da Holanda, TAMBÉM foi questionado e caiu.
        Melhor estipular o tempo! kkkkkkkkkk
        Bj no coração, meu parceiro.

        Reply
  52. Caro Egon,
    Falam aqui, que o Flamengo fez um baita investimento na compra de jogadores e o treinador não consegue dar um padrão ao time.
    Vamos ao Investimento?
    Donatti, Cuellar, Mancuello, Fernandinho, Cirino, Sheik, Rômulo, Leandro Damião e para terminar, Berrrrrrrrrrrrrio!
    Fora outros contratados que já até esqueci os nomes, felizmente!
    Se fosse uma empresa, o “Grande” Diretor Executivo de Futebol, Rodrigo Caetano, já teria sido demitido.
    O nosso Zé vem tirando leite de pedra.

    Reply

Comente.