O jogo do ano. Até aqui…

Treino do Flamengo – 10/04/2017  (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo).

Exagero? Coisa nenhuma. Este Flamengo x Atlético Paranaense, sem nenhuma dúvida, é o mais importante entre todos os jogos realizados neste ano.

Primeiro, que é em disputa da competição de maior apelo e, com cara de decisivo, na medida em que, até aqui, o Flamengo venceu um jogo – 4 a 0 no San Lorenzo, no Maraca –  e perdeu outro – Universidad Católica 1 a 0, no Chile.

O fato de jogar em casa obriga o Flamengo a vencer o jogo, pois o compromisso seguinte será contra o mesmo Atlético Paranaense, em Curitiba, em campo de grama artificial, onde o clube paranaense registrou a melhor pontuação como mandante no último Campeonato Brasileiro.

Ganhar lá, mais do que provado está, não é fácil. Vencendo amanhã a situação fica mais folgada e o espírito para o jogo no gramado que é o “xodó dos ortopedistas”, certamente, será mais positivo.

Some-se ainda o fato de que podemos fazer o último jogo, contra o San Lorenzo, com o time argentino já podendo estar desclassificado. Este seria um belo cenário…

Pelo que comentam, Zé Ricardo vai manter a zaga com dois “zagueiros, zagueiros”, o que não me agrada, pois a saída de bola será mais complicada. Éverton voltando, ajuda. Mancuello ou Gabriel?… eis a questão…

Torcer para Diego estar inspirado. Se estiver, meio caminho andado…

1 Comentário

  1. Como venho dizendo há semanas, o Flamengo jogou duas partidas que valiam algo em 2017: uma goleada e uma derrota jogando bem melhor.

    Amanhã veremos onde o time pode chegar, pois até agora houve uma sucessão de amistosos de luxo.

    Kleber, acho que o Zé vai de Mancuello e Gabriel, pois o Everton ainda está lesionado. Nem treinou na segunda-feira. Se o Everton jogar, sou mais o Mancuello flutuando, como ele tentou fazer contra o Vasco, ora na ponta-direita, ora no meio, na área, etc.

    Se ganhar de 1 a 0 com gols aos 48 minutos do 2º tempo estarei feliz (talvez enfartado). O que vale são os 3 pontos.

    Reply
  2. O problema ai é que o Donatti é destro e vai jogar na 4a zaga (canhotos), o que obviamento não é a mesma coisa que um zagueiro canhoto. Eu particularmente não me lembro de uma grande falha que tenha resultado em gol por parte do Váz não, somente pequenos erros. SRN.

    Reply
    • Fla-Flu Campeonato Brasileiro. Fora as 35 recuadas erradas como na Libertadores, no Fla-Flu do Carioca e as saídas erradas. Jogando sério, ficaria com o Vaz. O problema é que ele pensa que é o Maldini.

      Reply
      • E as insistências dele em cobrar faltas? Os excessos dele o comprometeram, não ainda o suficiente para tira-lo do time, mas como ZR esta na frigideira, ele tratou de tirar o dele da reta no caso do Vaz.

        Reply
      • Henrique,
        Dessa vez estou do seu lado.
        Agora, esse papo de “pensa que é fulano…” é a maior desculpa que existe para não dizer que o cara é um tremendo de um perna de pau.
        Quando eu jogava pelada lá no campinho do bairro, o que me fazia isolar todas as faltas não era o fato de “pensar que era Zico”, mas sim que não tinha qualquer tipo de qualidade técnica para jogar futebol. Kkkkk
        Rafael Vaz é ruim, ponto!

        Reply
      • Este Vaz era reserva no vasCÚ, aí o inventam titular absoluto na zaga do Flamengo??? Prova da incopetencia desta dupla tosca formada por ZR e RC.

        Reply
  3. QUE ZAGUEIRO ZAGUEIRO ?? REVER É TECNICO, SABE SAIR JOGANDO DIFERENTEMENTE DO HORROROSO VAZ . PERGUNTEM AOS ATLETICANOS SOBRE REVER NA LIBERTADORES 2013….OU VEJA SUAS AVALIAÇÕES NA BOLA DE OURO DA RTEVISTA PLACAR, DE 2008 PARA CA. REVER SEMPRE FOI BOM ZAGUEIRO, INCLUSIVE ESTAVA COTADO PARA CAPA DE 2014, QUANDO NA ULTIMA HORA FELIPÃO LEVOU O FRACO HENRIQUE ( HOJE NO FLU).
    FORA NOSSAS DIVERGENCIAS, AMANHA É FINAL, E SO INTERESSA A VITÓRIA.
    MENGOOOO

    Reply
    • O Mauro Cezar é sempre brilhante em suas análises. O Dé o Aranha tbm tem dito a mesma coisa. Aliás é o que todos nos pensamos, excetuando-se aqueles que tem uma simpatia exacerbada pelo ZR. Nesse momento o único para bater um bapo de bola com o ZR é o Mozer, que aliás ouve-se muito pouco ou nada falar dele. SRN.

      Reply
  4. Kleber, o que você acha sobre o questionamento que a imprensa esta fazendo sobre a tabela que vem favorecendo o Fla? Lembro que aqui mesmo você fez até um questionamento na direção contrária a forma que a tabela foi formada.

    ERRO NA TABELA
    “Clube que começa jogando em casa, termina jogando fora. O Flamengo fez seu último jogo fora contra o Atl PR e este ano deveria fazer o último jogo em casa e não fará.”

    Por fim, esperamos municiar o Bandeira para os questionamentos que vem por ai.

    Reply
  5. Jogando com Gabriel ( 5 anos de flamengo, meu Deus), e Mancuello (como começou bem e ta jogando como botineli, canteros e mugni), nosso ataque se torna nulo, pois são dois jogadores que não produzem nada ou quase nada, e o pior é que se o time precisar de uma mexida, só temos o Cirino, torcer muito pro mengão claro, mas esse jogo promete fortes emoções.

    Reply
  6. Como futebol é dinâmico, aqui no blog a maioria dos questionamentos é com o ATAQUE e com a ZAGA (ao qual chegamos a cornentar a entrada de um determinado atleta, mesmo sendo amplamente rejeitado). Porém, essa semana, eu vi um outro grupo citando que acredita que o problema do Fla é exclusivamente o MEIO CAMPO, que não faz o time deslanchar

    Encaixou mais o menos o que falo, e cobro aqui há tempos, quanto a um melhor rendimento do Arão. Às vezes um jogador merece um banco pra voltar a atuar bem. E como dizem que ele tem que ficar livre pra jogar, não vejo problemas de Mancuello assumir a sua posição, vide que ele é o jogador que mais da assistência para finalizações a gol e Diego apenas o quarto.

    Uma vez Flamengo, sempre Flamengo Flamengo sempre eu hei de ser.

    Reply
  7. Acredito numa vitória do Flamengo amanhã. Independente de quem vai jogar e de minhas preferências pessoais, vestiu rubro negro, tem o meu apoio.

    Reply
  8. Apesar de ter torcido muito para que a transferência do Marcelo Cirino tivesse se realizado para o Inter, acho que amanhã vai ser ele quem vai decidir, pois deve estar com muita raiva do Atletico não ter liberado ele. Vamos acreditar mais uma vez. Vai pra cima deles Mengo!!!!

    Reply
  9. Prezado, Kleber.

    Discordo contigo em duas afirmações: 1°)Em classificar o Rever como “zagueiro zagueiro”.Quando li esse termo me remeteu imediatamente ao folclórico zagueiro Odvan.O Rever ,na minha opinião,está longe de ser um “zagueiro zagueiro”,não vejo ele um jogador da posição grosso , só de chutar e sem recurso.Pelo contrário .Não é a toa que por pouco não foi convocado pra seleção na Copa do Mundo.
    2°) Com todo respeito a sua opinião,mas não entra na minha cabeça o seu argumento de com a retirada de Vaz do time titular perderemos na saída de bola .Dá a impressão que a função principal de um zagueiro é ser responsável pela saída de bola.Pra mim não é,o Vaz é bom zagueiro para compor elenco e não para ser titular absoluto de gigante Flamengo em plena Libertadores.
    Mas amanhã independente da Dupla de zaga iremos ganhar e tranquilizar nosso caminho a conquista de mais uma Liberta.
    Saudações rubro negra!!!!

    Reply
  10. Caro Kléber e amigos!
    Acredito que a palavra mais forte que o Flamengo precisa usar amanhã é NECESSIDADE. Amanhã somente teremos um caminho: o gol. Acredito no Flamengo pela sua força e pelas mais de 50 mil vozes no maracanã fazendo adversário tremer. Acredito no Flamengo porque a sua camisa tem uma luz divina e certamente amanhã ela se fará presente.
    Quanto a quem joga amanhã, vou apoiar a escalação do Donati, inclusive, já acostumado a libertadores.
    Vamos torcer por quem entra. Não concordo hoje com alguns princípios de substituições, mas, em nome da sabedoria devemos enxergar que é o que se tem no banco. Acredito que amanhã jogue Ronaldo e o Arão mais aberto. Acho que amanhã o ZR inventa algo fora da sua normalidade.
    Vamos ganhar. Vamos ganhar bem! Vamos ganhar pela NECESSIDADE que bateu na nossa porta e na tabela do nosso grupo.
    Que amanhã cada chuteira em campo nos pés dos nossos craques, possa carregar os corações de 40 milhões de torcedores. Se faltar futebol, que sobre raça!!!
    SRN

    Reply
    • Caro Marcos!
      De repente é uma grande solução. O Trauco é habilidoso e até no meio poderia render bem. O ZR já colocou o Pará com Rodinei e deu certo. São essas invenções que falta para o ZR arriscar. O pragmatismo da troca do substituto natural tem sido alvo das críticas que ele recebe. Mesmo assim, nos resta confiar no trabalho e ganhar amanhã.
      SRN

      Reply
    • Marcos,
      Aí seria de mais, torcer por Trauco e Renê ao mesmo tempo é dose para “mamute cibernético”.
      Ambos são fracos técnicamente, o Trauco um pouquinho melhor, apenas com a bola nos pés, já que em relação a posicionamento não passa de mais jogador jogador “insuperável” escola peruana de futebol…

      A se alterar alguma coisa, se tentar alguma variação tática, que infelizmente o fraco “grande Zé” não experimentou nas diversas oportunidades que teve (jogos sem nenhum valor do carioquinha), entendo que seja melhor se colocar o Ronaldo, que sabe sair jogando, e se dar maior liberdade ao Arão pelo lado direito, como um falso ponta…

      SRN

      Reply
  11. Só pensando aqui se o Cuca assumisse o Fla?Mas vamos lá ,como sei que amanhã o Fla terá que suar sangue pra vencer o Furacão.Ja estou pensando no próximo técnico do Fla pois esse rapaz aí não passa da primeiras fase da Liberta.
    Acho que o Fla deveria investir no Cuca mais se não der traz o Jorginho.

    Reply
  12. O Lance confirmou que o Éverton não joga. ZR pelo amor de Deus já que vai colocar Mancuello e Gabriel me coloque cada um em sua posição ou seja Mancuello na esquerda e Gabriel pela direita ,para de ser professor Pardal.

    Reply
  13. Boa noite!

    Acredito que serei criticado, mas eu estou com o Radames Latari e não abro, não colocaria nem Mancuello, nem peteleco, eu iria de cuellar, Ronaldo, Romulo não importa, liberaria mais o Arao, Daria maior consistência defensiva, esse jogo será pra lá de disputado no meio, acredito que iniciar com mais pegada e dominar o meio seja imprescindível para chegarmos a vitória.

    SRN.

    Reply
    • Caro Rafael o seu comentário faz sentido mais esquece por que o ZR só sabe jogar de uma maneira ,para fazer o que vc falou ele teria que mudar a maneira do time jogar ,então vamos tirar o cavalinho da chuva .

      Reply
  14. Gabriel e mancuello comparado Neymar e robben???
    Zeguardiola está bem então e so trocar as luvas da esquerda pra direita e vice e versa que o nauer pega algum.pênalti.

    Pe frio está colocando todo mundo no bolso.

    Aloooooo oposição vamos cobrar os caras!!!!

    Quero o meu flamengo de volta poooohhhaaaa

    Reply
  15. O marcos exatamente o que tinha pensado põe trauco na ponta esquerda, jogador dinâmico, bate bem na bola, cruza bem (falar nisso, parece que o zé ta segurando mais ele como fazia com jorge, já não ataca com tanta liberdade) e o Rene entre na lateral, ganharíamos em poder de marcação, já que o Rene marca melhor que o trauco. Seria uma boa solução.

    Reply
  16. Respondendo aos amigos Henrique e Rick,acho válido colocar um post com os cornetas,mas não se vier a vitória amanhã,até pq pegará um time bem inferior tecnicamente e com inúmeros desfalques,gostaria de ter meu nome nesse post se de amanhã em diante o Fla apresente tudo o que ñ apresentou esse ano:FUTEBOL.Impossível negar a falta de criação que ñ seja aérea,virou até motivo de chacota pelo Rodrigo do Vasco,a fala do rival exprime o futebol apresentado num time que não muda seu mecanismo de jogo e que desperdiçou todo esse tempo para se munir de repertórios diferentes e fazer testes,que ñ aconteceu,era o time titular ou time todo reserva,nunca era feito testes táticos ou para saber como um determinado jogador se comportaria num esquema diferente,um teste com o Donatti,por exemplo,ao lado de Rever,teve que esperar o pior pra colocar Donatti as vésperas da Libertadores…

    Entendam,minha crítica é ao futebol apresentado que não deixa nenhuma perspectiva de evolução e conquistas no futuro próximo,o brasileiro vai começar,é isso aí que temos.O resultado positivo amanhã,goleada ou ñ,pouco apaga o pobre rendimento do time,pois diferente do que Henrique colocou,se a bola entrasse Zé seria endeusado,errado! A questão não é de resultados crus,mas sim do FUTEBOL apresentado! O futebol apresentado é que pode dar,ou ñ a segurança de um futuro sólido,e o trabalho é ruim,ñ existe evolução,sempre se apresenta os mesmos problemas,até as entrevistas de Zé são previsíveis.De nada adianta ganhar amanhã,sem coletivo,graças a individualidade de alguns que ñ podemos contar sempre,por isso ñ abre esperança de evolução e de títulos que faz 4 anos de jejum.Os especialistas já perceberam essas deficiências,até Zico está alertando!A torcida vai acordando pra realidade,e é bom não esperar o rugir negativo da arquibancada ou pichações no muro da Gávea,com esse futebol,cedo ou tarde elas vão aparecer e não é uma vitória aqui,outra lá,um ‘título’ do carioquinha que vai acalmar a massa.A espera acabou.

    Acabou Macaé,time C do Grêmio,B do Bota,juniores do Flu,S.Lorenzo com 4 meses sem jogar.Agora é
    Corinthians,Santos,Grêmio,Cruzeiro,Flu,Bot,Vasco,São Paulo e ñ tenho dúvidas que torcedores desses times iriam adorar de possuir várias das peças que nós temos,e com elencos inferiores alguns já apresentam repertório mais elaborado que o Fla. Sem falar em Galo e Palmeiras.Se ainda não viram,fico com esses vídeos:

    http://espn.uol.com.br/video/685657_mauro-destaca-falta-de-evolucao-do-flamengo-e-necessidade-de-cobranca-a-ze-ricardo

    https://twitter.com/Footstats/status/851898318821183490

    Reply
    • É isso ai Daniel, o segundo link eu ainda não tinha visto.
      Mas sinceramente nem precisava de estatísticas sobre cruzamentos, todo mundo sabe que é um recurso de time com dificuldades ofensivas, que é o caso desse nosso Flamengo. Basta lembrar o que o Rodrigo (zagueiro do Vasco) disse: “eles cruzando tanta bola assim garantem o meu emprego e do meu colega de zaga”.
      A expectativa sobre o trabalho do ZR era boa, desde que ele apresentasse evolução, porém já no ano passado mesmo vimos que isso dificilmente aconteceria, e é o que justamente estamos vendo agora. A conclusão é que nosso treinador não tem caixa para a LIBERTADORES (principalmente, pois é um torneio mata-mata), já no BRASILEIRÃO é esquema para chegar em 5 primeiros, pouco! SRN.

      Reply
  17. Companheiros, em primeiro lugar, não tem essa de jogo que não vale nada. Vestiu o manto, entrou em campo tem buscar a vitória! É raça, amor e paixão. Isso é Flamengo! É sempre comprometimento!
    Quanto ao Zé, o Nino colocou muito bem, isso resume nosso técnico.
    NÃO VAI DURAR MUITO TEMPO, ESSA INSISTÊNCIA COM O ZÉ E O CENTRO DE “INTELIGÊNCIA”, VAI NOS CAUSAR DANOS IRREPARÁVEIS!

    Reply
  18. Já falamos muita coisa do ZR, mas é bom lembrar tbm o papel da diretoria, que nunca, nunca fez contratações elogiáveis no sistema ofensivo. Eu não vou falar nem do Gabriel e do Éverton que não são atacantes e sim meias, vou falar do Cirino, Fernandinho, Sheik, Berrio, Leandro Damião, Guerrero (se salvando com severas ressalvas). Não é de se espantar que o time não faça gols, ou que tenha dificuldades ofensivas! Junte a isso um técnico que gosta que os atacantes atuem na marcação como secretários de lateral….pois bem, é isso que estamos vendo. SRN.

    Reply
  19. Sem duvida que esse é o jogo do ano ! É vencer ou vencer… Tomara que o time jogue com vontade, que a energia da torcida contagie o time, que Diego esteja inspirado , e que as “torres gemeas ” da zaga, tenham treinado bola aérea ofensiva e encaixem uma cabeçada no gol…por que se depender de Gabriel ou Mancuello , dificilmente faremos gol…
    Atenção aos contra ataques e ao lado esquerdo ofensivo do Furacão…!
    Fora R.Caetano!!

    Reply
  20. To aqui ansioso, desde a derrota la no Chile, pro jogo de hoje a noite, como moro em SC, extrema com PR, amigos atleticanos_PR estao mandando msgs sobre o jogo de Hoje. Em 2013, foi a mesma historia, e o resultado sabemos, foi coisa lindissima. inclusive em razao desses amigos da onça, aquela vitoria de 2013 foi nota 11. e 10 pela campanha destruindo os top4 do brasileirao . SRN

    Reply

Comente.