Três pontinhos preciosos

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Estava preocupado com este jogo, pois o empate já poderia ser um desastre.

Felizmente, a magia do Maracanã, em noite de gala, fez a diferença no início do jogo e, no embalo, no colo da galera, chegamos aos 2 a 0.

Arão fez um primeiro tempo primoroso, bem coadjuvado por Márcio Araújo.

Guerrero, sempre brigando, e Diego, a estrela solitária de sempre.

A dobradinha, Renê/ Trauco, até que foi bem no primeiro tempo. No segundo, Trauco cansou.

Segundo tempo complicado, com o Atlético diminuindo o placar e ameaçando sempre.

Não gostei da entrada de Matheus Sávio. Melhor seria ter entrado Cuellar, liberando Arão.

Tomara que o nosso treinador não se sinta obrigado em colocar os garotos da casa. Aliás, embora o mais jovem, cravo que Vinícius Junior será, entre todos os nossos meninos, o que vai vingar. E que na próxima fase da Libertadores, seja ele inscrito.

Os três pontinhos foram fundamentais.

MEEEEENGOOOOOOOO!!!

1 Comentário

  1. NOTÍCIA!
    Terroristas tentam explodir bomba próximo ao ônibus do Fla, mas Marcio Araújo desarma a tempo!

    ISSO É FLAMENGO! ⚫️🔴
    kkkkkkkkk

    SRN

    Reply
  2. Aconteceu oq era previsto: Vitória. Era para ter sido mais fácil, o furacão estava sem seus principais jogadores,entre eles Otávio,Carlos Alberto,Pablo e Gedoz,além disso possui um elenco bem limitado.

    Bom elogiar a impecável entrega dos jogadores,que ajuda um pouco a apagar na marra as já conhecidas deficiências coletivas.Hoje vimos o quanto fez falta Zé fazer testes durante todo esse tempo, trabalhando com as possibilidades de como o time se comportaria na ausência de Diego, quem entraria no seu lugar… Usava só o time titular ou todo reserva na pré temporada sem testes que evitariam imprevistos, outro erro foi a não escalação de Rodinei oq obrigou o improviso de M.Araujo, Rodinei já tinha reclamado de Zé por isso, outro erro que São Judas salvou foi o mal estar de Mancuello que impediu que Zé continuasse matando o argentino numa posição que não é sua, insistir no erro é burrice, e São Judas salvou.

    Depois de quase o furacão empatar, os jogadores e principalmente a torcida na base da raça seguraram a vitória.Agora é lá em Curitiba,que se não me engano não vencemos lá desde 1978,e até lá eles terão seus jogadores completos.

    Me permitam elogiar o jogo CorinthiansxInter, todos disseram que foi a melhor atuação do Corinthians no ano, parece que Carille aprendeu algo com Tite quando era auxiliar, principalmente no quesito defensivo.

    Reply
    • Amigo vencemos o atlético em 2011 Gol do Ronaldinho.
      Hj a diferença entre os times é muito pequena e ganhar com facilidade está cada vez mais difícil visto o sufoco que o time mais badalado do País o Palmeiras passou nos dois jogos em casa.
      Fui no Maracanã ontem e a torcida cada dia entende mais isso apoiando o tempo todo…libertadores meio a zero está bom.
      Inclusive destaco a iniciativa do Ze em colocar Trauco e Rene ontem!!
      Agora é muito engraçado criticarmos o nosso time que disputa libertadores e elogiarmos um time que disputa a copa do brasil?enquanto o Ze é criticado o Carille é exaltando é isso mesmo?
      Pelo amor de Deus até aproxima rodada ganhamos e somos líder.
      Duvido que os palmeirenses não estão comemorando em vez de criticando.

      Reply
      • Amigo,creio que leu meu post com pouca atenção,ELOGIEI o time,frisei toda entrega e determinação e toda a aplicação em campo,critiquei sim Zé que não aproveitou todo esse tempo para munir o time de alternativas caso precisasse para não ser surpreendido,mas ele continuou agarrado ao mesmo estilo e sistema e jogava tanto no Carioca ou na Liga com o time reserva ou todo titular,sem fazer testes e variações caso precise nas situações que os jogos durante a temporada vão impor,como foi imposto ontem e o time terminou desfigurado num estilo que nunca vimos em campo,se vc enxergou nessa pre temporada diversas variações e testes de esquemas e jogadores,ok.Eu não vi. Quanto ao Carile,elogiei pela postura do time em campo e dado o elenco inferior que tem faz um bom trabalho,pois assim como Tite,montou uma defesa que não leva gol e aos poucos está munindo o time de repertórios ofensivos,o que é difícil com um ataque de Romero e jô.

        Reply
    • Daniel G, parabéns por trazer, sem medo, questionamento para debatermos os fundamentos do futebol. E sem clubismo, devemos lembrar que, mês que vem, temos o início do brasileiro. Devo destacar que ele joga com grande compactação sem a bola (que por ser um time de maior investimento, recebe esse nome, mas que na verdade é a retranca), em um linha de 4 sempre posicionada, marcando por zona e flutuando para o lado da bola, com o objetivo de garantir superioridade numérica. Além de armar as jogadas de ataque a partir do recuo de Jô, permitindo as infiltrações. Sem muito segredo, mas a obediência tática pode subrir por vezes a qualidade.

      Reply
    • Daniel G, é muito bom trazer essas situações diferenciadas para debatermos – sem clubismo – até porque mês quem vem inicia o brasileiro. Mas devo lembrar que esse técnico prima muito mais pela obediência tática do que dar qualidade ao time, jogando com uma grande compactação sem a bola (nome esse dado a times de grande investimento, mas que na verdade é a retranca), linha de 4 sempre posicionada, marcando por zona e flutuando para o lado da bola, com o objetivo de garantir superioridade numérica. Inclusive sua maior jogada de ataque se inicia com recuo de Jô, puxando a marcação e permitindo a infiltração. Nada muito sofisticado.
      Abs, SRN

      Reply
  3. Se Diego não estiver recuperado para o jogo em Curitiba, vai ser complicado. Não há ninguém criativo fora ele. Não vi o Arão fazendo grande partida. Especialmente no segundo tempo, atuação fraca. Não vem jogando bem há tempo. Gabriel e Cirino, apesar da boa vontade e correria, não podem jogar. São horríveis.

    Reply
    • João, tbm não vi esse futebol do Arão não! Cirino, esse eterno pesadelo, entrou bem! Agora temos a dúvida: Quem é menos pior, Cirino ou Berrio? Berrio ou Cirino? Parabéns diretoria, não bastava só ter só um Cirino (12mi), era necessário ter dois Cirinos (Berrio 15mi)! Qdo peço FORA ZR tenho medo, pq para substituí-lo o dedo podre da diretoria é notório!

      Reply
  4. Caro Kleber, gostaria de colocar em pauta uma questão muito particular, uma vez que eu concordo inteiramente com o seu post.

    O time fez um primeiro tempo primoroso, com vários jogadores merecendo destaques positivos como Trauco, Guerrero, Diego, Márcio Araujo, Donatti e Pará.

    Portanto, a escalação do Zé Ricardo propiciou uma boa atuação individual de vários jogadores.

    Mas no segundo tempo, tudo parecia ir muito bem até que o nosso craque Diego, perde um lance na saída de bola, proporcionando o gol do Atlético.

    Então eis a questão:

    Depois de um primeiro tempo primoroso, e SE o Flamengo tivesse entregue o jogo ontem ? ( empate ou derrota )

    Qual seria a real culpa de Zé Ricardo?

    Portanto amigos, temos que dividir as responsabilidades. Quando o nosso POSSANTE ZÉ erra, conetamos sem pena e sem piedade, mas é preciso pontuar os erros individuais de cada jogo para que não se repitam no próximo.

    A mim, e essa é só a minha opinião, a escalação do time e consequentemente o primeiro tempo, mostram que Zé Ricardo tem o time nas mãos.

    Ontem a mim o que ficou claro é que faltou pulmão e um pouco de foco durante o segundo tempo.

    ABÇ#SRN

    Reply
    • Vc tem razão Anderson, FALTOU PULMÃO sim, mas foi do Atlético PR que cansou depois dos 30min do 2o. tempo, onde voltamos a jogar futebol, coisa que não fazíamos desde os 20min do primeiro tempo. FORA ZR!

      Reply
  5. ZR tem muito mais sorte do que juizo! Repito ZR, Pará, Gabriel Peteleko, Cirino, RC, Muralha, Renê and Damião, não possuem o tamanho necessário para serem profissionais do Flamengo!! Algo está muito fora da ordem!!!

    Reply
  6. Zé Ricardo ousou ao escalar o Trauco como meia e teve sucesso na estratégia. Nota 8,0 pro Zé

    ATUAÇÕES DO FLAMENGO:

    Muralha 6,0
    Pará 6,0
    Réver 6,0
    Donatti 7
    Renê 5,0 (Gol do Atl/PR foi falha dele)
    Márcio Araújo 8,0
    Willian Arão 6,0
    Diego 8,0
    (Matheus Sávio) 5,5
    Trauco 7,5
    Gabriel 5,5
    (Cirino) 6,0
    Guerrero 7,5

    SRN

    Reply
  7. Meu amigo o rodney está contundido..
    O improviso do trauco mexeu no sistema de jogo…
    Do 433 para o 442 liderando o Diego…no futuro pod fazer isso colocando o diego com o Conca….pense nisso…o conca na faixa de campo do diego e o diego fazendo a do trauco e o everton. Voltando.. Temos chance de evoluçao

    Reply
    • Um absurdo esse 4 4 2 que vc viu Jr. O que eu ví foi um time com dois laterais esquerdos (um titular fora de posição e um reserva que não engrenou ainda) + um zagueiro destro jogando pela esquerda (Réver) que não sabe sair jogando por ali, resultado, um time totalmente torto pela direita! Trauco mereceu destaque pelo lançamento ao Guerrero.

      Reply
  8. Estou feliz com a vitória, mas sinceramente não deu para ficar feliz com a atuação do time não contra um desfalcado Alético PR. Ví um time jogando um futebol nervoso e confuso, totalmente torto pela direita até os 20m do 1o tempo, até a bola do Diego na trave. Com 2×0 só vimos o Atlético jogar sozinho até os 30min do 2o. tempo, um absurdo! Só não tomamos gol de empate por sorte. Eu não aguento mais o ZR, deram uma Ferrari para ele pilotar mas ele não tem habilidade para explorar totalmente o veículo. Fazer 2×0 e voltar para ficar jogando na defesa, com Maraca lotado é demais para mim! Imagem os tantos mil pagantes que foram ao estádio? Pode ser que o time melhore, eu duvido muito, vai ficar nisso até bater com a cara na parede, me parece inevitável. FORA ZR! SRN.

    Reply
  9. Flamengo foi muito bem nos três jogos da Libertadores. O resultado contra a Católica foi uma grande injustiça pois fomos melhores. O time foi bem armado e as mexidas foram acertadas. Diego, Guerrero, Trauco e Marcio Araújo foram os destaques. O gol do Atlético foi em impedimento e só aconteceu por causa de um erro do Renê na saída de bola. Somos os líderes do grupo da morte na Libertadores, a melhor pontuação entre todos os times do Carioca e líderes na Primeira Liga. Parabéns ao treinador Zé Ricardo, está fazendo um ótimo trabalho.

    Reply
  10. Como joga esse Diego, batida sensacional! Alguém lembra que o Pará também saiu lesionado? Haha Jogo não foi um primor técnico, mais Libertadores e isso. Soh não entendo a preferência do Ze pelo Matheus Savio no lugar do Diego, inves do Paqueta, vou tentar acreditar que seja por estar fisicamente melhor condicionado para a proposta da partida. Torcida do Palmeiras está cornetando o time por causa dos gols de chiverinho… Abraços

    Reply
    • Gol de Dudu foi chuveirinho? O Palmeiras fez 3 bolas na trave com jogadas trabalhadas em velocidade! Os chuveiros vieram sim,depois da afobação para conseguir o resultado.

      Reply
  11. Meio Campo Reforçado

    Segundo o GE
    “A entrada do peruano redesenhou o Flamengo em campo. O 4-3-3 de sempre deu lugar ao 4-4-2. Se dava combate tanto nos lados quanto por dentro, atacava com maior desenvoltura pela zona central.”

    PARABÉNS ao ZE RICARDO, quebrou o esquema do Autuori, naquele início de jogo avassalador.

    O meio campo quando foi reforçado, tanto contra a Católica (1°t) e quanto, contra o Atl. Paranaense fez uma grande diferença em volume de jogo. Inclusive porque Diego e Arão, voltaram a atuar muito bem, e esse era justamente quem eu cobrava mais, pois Diego está jogando muito isolado.

    Lembro que Diego é apenas o quarto jogador da estatística que mais dá passes para finalizações ao gol e, Mancuello o primeiro.

    E como o nosso camisa 10 deve ficar de fora, provavelmente Manco deve assumir a posição. Porém, com a volta de Diego, gostaria muito de ver o argentino (que é segundo volante pela esquerda), atuando do lado do Diego, e fazendo troca de posições durante o jogo, assim como fez com Trauco.

    Gabriel e Vaz
    O lado direito do Fla ficou devendo um pouco. Para um jogador de meio campo-ataque, sendo a sua maior contribuição, a defensiva e acompanhar o lateral, isso é muito pouco para quem quer ser titular.

    Sendo assim coloquemos Gabriel na lateral e Vaz na frente, porque esse na zaga não deu saudades.

    Sócio Torcedor
    Um alô para o pessoal do marketing: time vencendo e jogador sendo entrevistado ao vivo pela TV, ao fim do primeiro tempo e após o fim do jogo, poderia aproveitar o microfone e deixar uma pergunta no ar: “e ae, você já se tornou sócio torcedor?”

    Vamos apoiar!
    Uma vez Flamengo sempre Flamengo.

    Reply
    • Outra boa notícia, amigo Robson, é que Conca já começa a trabalhar com bola e logo estará a disposição. Sinceramente não sei qual vai ser a sacada do Zé para colocar os dois juntos, se é que ele pretende fazer isso.

      Alguém comentou que o Berrío joga melhor pela esquerda. Será? Não joga nem pela direita, sua real posição, não sei como seria melhor jogando no lado oposto a sua posição natural. Cirino também foi elogiado no jogo de ontem. Em jogos com mando de campo, acredito que o Flamengo pode ser mais ousado e formar um ataque poderoso com Conca e Diego armando para Berrío, Guerrero e Cirino, por exemplo. Claro que isso teria que ser treinado. Não sei se funcionaria na prática, mas que deixaria qualquer defesa alucinada isso poderia deixar, caso funcione.

      O segundo gol do Flamengo é uma jogada mortal. Não sei o motivo de não treinarem mais esse tipo de jogada. Ao invés de cruzar, rolar a bola para trás, pois sempre tem alguém na sobra. Fica muito mais fácil acertar o gol, não acha?

      Acho, sim, que o Zé tem muitas opções nesse time. Talvez ele até se confunda com isso. Mas o time é bom, convenhamos. Poucos times no Brasil tem o elenco que temos. Muitos criticam, mas vejo o elenco do Flamengo muito bom. Tem alguns que realmente não gostamos, mas todo time tem seus pernas de pau.

      Reply
  12. Vencemos! +3 pontos! Líder!

    Não ví o jogo, portanto, não posso comentá-lo.

    Ouvi vários jornalistas dando sua opinião sobre a partida, inclusive o Mauro Cezar, jornalista torcedor do Flamengo e ferrenho crítico, fazendo elogios enaltecendo especialmente o primeiro tempo.

    Lí um comentário interessante de um torcedor que sintetiza bem o que vinha acontecendo aqui. Estávamos fazendo uma tempestade por causa dos sucessivos empates do Flamengo em jogos que nada valiam. A imprensa começou a criar uma “crise” que na verdade nunca existiu. Como bem defende o amigo aqui do Blog, Henrique, são jogos sem nenhum valor e que, portanto, nada testam ou põe em cheque o trabalho do Zé nesse inicio de competições. Libertadores, não é fácil, que o diga o Palmeiras, vem realmente mostrando que o Flamengo caminha no rumo certo. A torcida abraçou o time, temos que fazer o mesmo. Não ajudamos quando nos dividimos. Criticar só por criticar não faz sentido. Nenhum time no Brasil tem condições de ter onze titulares selecionáveis.

    Não esqueçamos que a menos de 4 anos devíamos 750 milhões e hoje esse valos caiu para menos de 400 milhões, inferior a nossa receita, o que significa dizer que já podemos respirar aliviado.
    Calma!!! Agora é que começa o jogo para a direção. Agora é que vamos começar a montar grandes equipes. Até que estamos indo bem pelo andar da carruagem. Everton Ribeiro e Conca aceitaram jogar no Flamengo elogiando sua estrutura e o conceito do Flamengo no mercado. Quando se mudou isso? Faz pouco tempo, então amigos, vamos com calma na hora de atirar pedras no trabalho que vem sendo feito. Os resultados virão à medida que vai sobrando mais dinheiro em caixa. Aí poderemos arriscar muito mais em contratações de peso. Hoje vejo assim as coisas. Qualquer um de nós pode se achar um técnico, mas veja o que aconteceu com o consagrado Felipão na copa do mundo. Dói só em lembrar. 7×1.

    Vários amigos, inclusive meu amigo Egon, vem defendendo o bom trabalho do Zé. Vou também acreditar nisso e torcer para que consigamos manter o bom nível no campeonato brasileiro e na Copa do Brasil, competições que realmente valem alguma coisa. Estadual é para testes mesmo, nada mais que isso. Somente a Ferj lucra com esse ridículo campeonato.

    Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. SRN

    Reply
  13. O resultado de ontem, valeu pela entrega e concentração. Porém no segundo tempo o jogo mudou, salvando Guerrero que foi o único que manteve o nível. Quanto a parte tática, o que o Zé fez de novidade ? A entrada do Trauco?
    Francamente, primeiro porque falta de opção, e segundo que ele não descobriu a pólvora, ele já tinha jogado dessa forma, inclusive na seleção peruana.
    Olha valeu pelo primeiro tempo, valeu pelos 3 pontos, valeu pela torcida! Mas não vamos esquecer que o Atlético, jogou sem seus principais jogadores. Já imaginaram se fosse ao contrário?

    Reply
    • PERFEITO COMENTÁRIO, resumiu muito bem.
      COLOCAÇÃO PERFEITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Reply
    • Sérgio Vital, a entrada do Trauco no meio deu certo pelo fato dele ter jogado assim no Peru e por ter treinado algumas vezes assim no Flamengo. Vejam as entrevistas pós-jogo e o motivo do Zé ter escalado o Trauco em outra posição. Não foi mero acaso e sorte ter dado certo. Houve trabalho para que isso desse certo.

      O Atlético jogou sem alguns jogadores e o Flamengo perdeu Diego aos 20 minutos do 2º tempo, Pará no final e não teve Everton, que comprovadamente muda o time quando joga.

      Chega de só dar mérito aos outros.

      Reply
  14. Importante vir aqui e saudar o Ze Ricardo pela sacada do Trauco e pela mudanca na forma de jogar.
    Teve coragem no momento de dificuldade, saiu do ja previsivel 4-3-3 e montou o time em um 4-4-2 muito interessante, principalmente para quando o Conca estiver em forma.
    O primeiro tempo foi muito bom, mas no segundo o rendimento foi aquem do necessario. O Trauco cansou, teve a saida do Diego, que certamente afetou.
    Apenas acho que o Flamengo por nao ter um velocista agudo no ataque( Berrio, Cirino, Gabriel sao muito fracos), deveria ter mais posse de bola. No 2o. tempo os caras jogaram com a posse de bola e isso e perigoso.
    Mas acho que houve uma evolucao no trabalho, saiu-se da mesmice e isso e otimo.
    Parabens ao Ze pela mudanca e que isso lhe de coragem para inovar e treinar muito estas variacoes. O Atletico veio com uma proposta de marcacao mas a nova forma de jogar desnorteou os caras e quando o Autuori conseguiu arrumar ja estava 2×0.

    Reply
    • Alexandre Bittencourt, por favor me explique melhor essa variação tática toda que vc viu ontem? Ao meu ver jogamos com dois laterais esquerdos (mais marcação(, dois zagueiros que não sabem sair com a bola (o time entortou pela direita), sendo um dentro jogando na esquerda! Os gols, muito mais falhas de marcação da defesa paranaense do que méritos…Estou falando a verdade ou estou sendo pessimista demais? SRN.

      Reply
      • Nino,amigo,pouco adianta frisar essas coisas,a emoção impede que muitos vejam isso,ver inclusive que os 2 gols NÃO nasceram de jogadas trabalhadas,e sim do talento individual de Trauco que lançou muito bem Guerrero e no 2º gol Arão já se preparava para um “chuveirinho” e grotescamente virou um passe para Diego,virou um passe justamente pq espirrou no defensor do Furacão e caiu no pé de Diego que agradeceu o grotesco auxílio do desfalcado rival,é só ver o vídeo……

        Reply
  15. Cornetar deve ser mais legal que torcer, afinal torcer são só duas vezes na semana…
    O time da moda, o Palmeiras, como diz o Apolinho, capinou sentado pra ganhar do Peñarol ontem. Ah, mas o Atl-PR estava desfalcado, o San Lorenzo estava voltando de grave… E isso é problema nosso? Acho q não. Nosso problema é entender que o nosso time não é forte, assim como, os outros que aí estão tb não são . Entendendo isso não nos espantaremos quando o time sofrer pra vencer adversários, que na teoria, há vinte anos atrás, seriam uma barbada. Lembrem-se que Márcio Araújo é titular (com toda justiça) e somos quimicamente dependentes do Diego, que apesar de unanimidade, não é aquele cara q vc pode confiar 100% q vai resolver o jogo a qualquer hora. Aliás isso não existe mais hoje em dia. Dito isso, é fato q temos, acreditem, um time, no máximo, bonzinho. O importante é que na hora que o jogo valia alguma coisa, o time mostrou garra,resolveu o jogo no 1o tempo e segurou a pressão com tds os obstáculos que se apresentaram. Taça Rio e esse outro torneiozinho aí, Liga sei lá do que, só servem pra desgastar o time, machucar jogadores e dar prejuízo financeiro, antes que alguém fale em respeito com patrocinador, torcida etc. Quando o jogo é realmente importante a torcida a aparece e aí todos ficam felizes: o patrocinador e o dirigente porque entra grana e a torcida que sabe que o p time vai correr atrás. Aliás, vale ressaltar q o grande trunfo do Flamengo sempre será a combinação entre a tocida e o Maracanã, esse sim um relacionamento sólido que nunca se romperá. Já ganhamos campeonato com Hernane e Carlos Alberto amigos! Então, vamos comemorar o feriadão como líderes na Liberta e rir dos rivais se matando por um torneiozinho que nada vale, pois a grande decisão ainda vai começar. Menos corneta, mais torcida, nosso time, do presidente ao ponta esquerda, por enquanto, merecem.
    SRN.

    Reply
  16. Caro KL e amigos, cantei aqui a entrada de Trauco mais na frente com o Rener atrás e deu certo.Agora, o que falta ao Mengo, são jogadores que definem, que façam gols.Donati, fez um partidaço, e é bom lembrar que vem de contusão Conca, Evertom e Edersom, ou seja teremos mais opções do meio para frente.

    Reply
  17. Caro Kleber e amigos!
    Foi uma importante vitória, justa e merecida pelo que se viu nos noventa minutos. É muito natural que todo placar de 2 X 0 traga o adversário um pouco para o ataque, e não estamos falando de um simples time de futebol. O Atlético do Paraná sabe jogar, tem uma defesa forte, goleiro de seleção, excelente toque de bola e valorizou o embate.
    O Flamengo jogou com o ECO de mais de 50 mil vozes e esse sangue, coloca qualquer um em estado motivacional acima do permitido.
    Ontem os meus destaques principais vão para a zaga, acho que será está mesmo, para o Márcio Araújo pelo combate e muita participação, pela melhora do Arão, pelo Diego – e entendo que será sempre, pela partida acima do média do Guerrero e pelo Trauco. Também destaco o que sempre chamei aqui no blog de invenção por parte do Zé Ricardo. Ontem, ele saiu da sua performance tradicional e ousou. Deu certo.
    Entendo que nos demais jogadores, onde o futebol não brilhou, não faltou amor a camisa. E quando tudo de faz por amor e pela boa vontade, tudo sai de uma forma mais organizada e mais vencedora.
    O que me deixa de certa forma tranquilo, é que mesmo o adversário tendo uma boa posse de bola ontem, não conseguiu oferecer sustos que nos colocasse a perigo. Estávamos atentos. Temos o jogo de volta e qualquer empate será bem vindo, mas, não ficarei surpreso se vencermos. Temos quinze dias para ver o que acontece com o Diego e os mesmos quinze dias para pensar de forma diferente. Que o Zé Ricardo não economize em ousadia.
    SRN

    Reply
  18. Uma vitória e o planejamento ficou perfeito, apesar de todos os méritos a diretoria de futebol merece sim às críticas que recebe.
    Porém devemos cobrar de quem pode entregar mais, elogios em excesso podem envaidecer qualquer um.
    Sobre o jogo um primeiro tempo até os 30m muito bom, primeira falta só aos 28m e marcação forte e dobrada, depois administrou até o intervalo.
    Segundo tempo foi complicado, na minha visão de torcedor apenas, o atlético forçou o jogo pois era sua única opção, achei q o trauco sumiu e o Diego já estava cansado na hora da lesão, pois se movimentou muito na etapa inicial.
    Para terminar o banco de suplentes muito fraco e tb não gostei do Matheus Sávio me pareceu nervoso, enfim uma oportunidade única não aproveitada por ele.
    3 jogos, 2 fora e 1 na ilha pelo visto.
    Haja coração…

    Reply
  19. Prezados, melhor em campo ontem …A torcida do Flamengo. Que show, jogou junto, fez até o Cirino entrar bem. Foi de arrepiar como deram moral a esse jogador. Jogadores vão e vêm, passam, mas a torcida permanecerá enquanto existir o Flamengo, dando um show, jogando, lutando, sofrendo, vibrando e dando o show que mais uma vez apresentou ontem. Disparada a melhor em campo, o melhor que houve no Maracanã na noite de ontem.
    Com relação ao time, isso que pedimos ao treinador rubro negro, deixe a previsibilidade de lado e tente inovações, mudança de esquemas, jogadores. Zé Ricardo foi muito bem ( apesar de não ser fã dele). Entrada de Trauco na meia esquerda, fortaleceu consideravelmente o meio campo rubro negro. Finalmente tivemos como na partida contra o universidade quatro homens no meio. E para quem discorda, o lançamento do primeiro foi feito na região central do campo e no segundo gol o corta luz do trauco foi feito do lado direito dá grande aérea. Então trauco não foi um falso ponta esquerda, mas mais um jogador de meio campo. Para dizer que não corneteiro..Muralha e Donati sinceramente não passam nenhuma segurança. Mão a palmatória : Márcio Araújo. Um exemplo de superação. A lamentar e torcer muito para que não seja nada sério: Diego.
    Parabéns nação rubro.. Imbatível..

    Reply
  20. Diego fora por cerca de dois meses. Uma perda irreparável para o nosso momento!
    Entretanto, o que é o destino, não Kleber? Veja essa citação abaixo que retirei de um site:

    “Após o fim do prazo de inscrição, só serão permitidas mais duas mudanças (na lista de jogadores para o carioca). Mas apenas por atletas registrados (leia-se com contrato válido regularizado na Ferj) dentro do período de inscrição e em função de duas condições: rescisão contratual de atleta inscrito e registrado ou contusão de atleta inscrito que acarrete inatividade superior a 15 dias”.
    Ou seja, uma inscrição após o fechamento da data já foi realizada com a saída do Jorge. Será que nossa diretoria vai aproveitar essa infeliz contusão para inscrever o garoto Vinicius Junior?
    Espero que sim, pois dessa maneira teremos mais ânimo e um belo motivo para assistir e torcer, mesmo no desprestigiado campeonato carioca.

    Reply
  21. Amigo Nino, o Flamengo vinha jogando em um 4-3-3 em que no ataque os pontas(Berrio e Everton) ficam abertos e quando o time e atacado eles voltam acompanhando os laterais. Mesmo quando o Mancuello jogava, ele ficava aberto pela direita e raras vzs ocupava a faixa central de campo.Isso ja foi extremamente debatido aqui no blog. Muitos diziam que os pontas eram secretarios de laterais.
    Ontem a postura tatica doi diferente. O Trauco nao jogou como lateral e nem aberto pela esquerda. O time se posicionou num 4-4-2 quando atacava e quando defendia. No ataque o Gabriel ficava aberto pela direita e como o Trauco estava pelo meio, o Rene procurava se infiltrar. Quando defendia, o Gabriel voltava para compor a linha de 4 do meio e o Diego ficava como 2o. atacante.
    Isso ficou claro no Maracana. Na TV nao sei se da para perceber tudo isso.
    A diferenca entao e que com o Everton ele fica aberto o tempo todo. O lateral nao tem espaco para passar, espaco este que o Rene teve de sobra.
    Acho que a coordenacao do time precisa melhorar nesta forma de jogar. O Rene teve espaco mas o jogo ficou muito na direita, a marcacao no meio ficou muito frouxa no 2o. tempo, alem da velha mania de entregar a bola ao adversario. No 4-4-2 e preciso ter um atacante de lado que flutue e com velocidade. O Gabriel e muito fragil fisicamente, o Cirino nao tem raca e o Berrio nao tem nenhuma lucidez. Mas mesmo assim, acho que da.

    Reply
  22. Amigo Fernando Mello, o planejamento e pessimo! Nao temos atacantes decisivos, pagou-se caro pelo atabalhoado Berrio, Mancuello, Donatti e Cuellar sao instaveis, caros e nao passam confianca, o Muralha e fraco, nao temos zagueiros velozes, mas nao podemos deixar de reconhecer o que funcionou ontem.
    Eu particularmente continuo vendo esta diretoria como incompetente do ponto de vista esportivo, embora a gestao fimanceira seja muito competente. Tb acho que o Ze nao tem estatura para ser tecnico do Flamengo mas nao podemos deixar de reconhecer quando ele acerta.

    Reply
    • Minha crítica permanece,critico o desempenho coletivo,o resultado é secundário,já que uma boa atuação dá esperança de triunfos futuros.Já colocava aqui desde 2016 suas deficiências,tanto nas vitórias quanto nas derrotas,e meu post acima foi novamente explicitando isso.

      Reply
  23. Boa noite.

    Preocupante a notícia de que ficaremos 1 mês sem o Diego, resumindo, fora da fase de grupos da libertadores, agora eu não sei o que vai acontecer.

    Sobre o jogo, morno, o atlético muito desfalcado pouco produziu. Destaque para o nosso Tuta Peruano que soube segurar os sagueiros, nosso Massaraujo um gigante na arte do desarme e para o Donatti pela seriedade e raça empregadas.

    O time se apresentou mais ligado do que nos últimos três jogos, diferente não haveria de ser.

    De negativo, além da contusão do maestro, nosso goleiro que não inspira a menor confiança e o peteleco… meu Deus!

    No mais foi mais do mesmo, precisamos evoluir e a ausência do Diego será a prova de fogo do nosso contestado técnico, como ele vai se virar a partir de agora.

    SRN

    Reply
  24. O time fez um primeiro tempo perfeito ! Com variação e aplicação tática, raça e vontade de vencer ! Diego , Trauco e Arão foram nota 10…
    Mas o segundo tempo preocupou, pois o time cansou, jogadores como Para, Rene, Arão e Guerrero se arrastaram em campo….
    Valeu pelo tres pontos…agora faltam 04 pontos pra garantir a classificação…mas , o time tem muito que evoluir !
    Fora RCaetano !

    Reply

Comente.