A vida em três jogos

Arão marcou no último Fla x Flu, que acabou empatado em 3 a 3 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo).

Pode ser que alguém ache que este Campeonato Carioca está meio esvaziado, mas duvido alguém afirmar que um Fla-Flu não vale nada, quanto mais dois, valendo um campeonato que, exatamente os dois, disputam ao longo do tempo o título de “Rei do Rio”.

Este campeonato será decidido nos dois próximos domingos e, no meio, na quarta-feira, há o jogo pela Libertadores, onde uma vitória sobre a Universidad Católica garante presença nas oitavas de final, independentemente de qualquer outro resultado. Em síntese, três jogos absolutamente decisivos. Nesta altura do campeonato, respeitando-se quem tenha qualquer problema médico, é colocar em campo o que há de melhor.

Este Fla-Flu é curioso, na medida em que, por capricho do destino, os dois melhores jogadores, um do Flamengo e outro do Fluminense, contundidos, não jogarão. Diego e Gustavo Scarpa, se presentes estivessem, com certeza, seria outro Fla-Flu, pois talento verdadeiro em atividade no futebol brasileiro é coisa rara.

De qualquer forma, pelo que o Fluminense vem encantando com a garotada e, pela atuação de ontem do time do Flamengo, que perdeu, mas não decepcionou, o Fla-Flu de domingo promete fortes emoções. Ao longo do tempo, neste tipo de campeonato decidido em dois jogos, o primeiro sempre é amarrado, onde o empate é o placar mais normal ou, em caso de vitória de alguém, o placar é sempre apertado. Claro que há exceções, como no Brasileiro de 92, quando no primeiro jogo o Flamengo sapecou 3 a 0 no Botafogo. A tendência deste primeiro Fla-Flu é ser um jogo cauteloso.

Com respeito ao jogo de quarta, pela Libertadores, é vencer ou vencer! Aliás, para os dois brasileiros do grupo, pois o Atlético Paranaense recebe, em casa, o San Lorenzo e, também em caso de vitória, independentemente da última rodada, estará classificado. Um empate que seja neste jogo contra a Universidad Católica, do Chile, transfere a classificação do Flamengo para a última rodada, onde jogaremos fora, contra o San Lorenzo, onde tudo pode acontecer.

Semana como gostamos. Decisiva e com previsão de fortes emoções. Já repararam que, historicamente, nestes momentos o Flamengo se agiganta?

Com todo respeito à paralisação maluca que querem fazer amanhã no país, com todo respeito à Lava Jato e a qualquer outra coisa importante que possa existir no planeta, as nossas cabeças e corações estarão totalmente ocupadas de domingo a domingo próximos.

A causa é nobre, apaixonante e justa…

1 Comentário

  1. Só botaria em campo no domingo quem estivesse 100%. Perdemos o Everton com uma entorse naquela pelada contra o Botafogo. Ontem ele seria fundamental.

    Sinceramente, prefiro perder domingo e ganhar quarta-feira e depois do San Lorenzo.

    O foco precisa ser a Libertadores e se for para ter força máxima que seja na quarta e no outro domingo, pois gasta tudo contra a Católica e se sobrar um gás, vai pra cima do Fluminense na decisão.

    É hora de usar o elenco grande e caro.

    Reply
    • Henrique,
      Acompanho seu comentário.
      Ademais, carioca não vale de nada! Já cansei de ver planejamentos amadores que colocavam o carioquinha como grande conquista, gerando derrotas humilhantes em competições mais importantes… Aquele caso de 2008 é o maior dos exemplos!

      Time reserva no domingo!

      Reply
      • Amigo Diego!
        Confesso que me incomodava muito o Sindicato dos Metralhas (Ferj), mais uma vez ser campeão Carioca. No caso do Vasco, o tri campeonato…
        O Velhinho Babão, mesmo estando de férias e oriundo do 3º rebaixamento, continua fazendo muita fumaça por uma ridícula Taça Rio Quebrado.
        Portanto, já que sobrou para nós ou para os Flores, a Libertadores passou a ser prioridade.
        Como saudosista que sou, adoraria levantar este Carioca, até para dar moral ao Zé.
        Entendo, que o Flamengo SEMPRE tem que colocar em campo o melhor que tiver no seu elenco. Acontece que não podemos comprometer nossa quarta-feira.
        Por outro lado existem 3 probleminhas que não podemos deixar passar em branco.
        1 – Não temos um elenco com a excelência do Palmeiras. Sem Diego e, atualmente Guerrero, temos um time bom mas um elenco mediano. Praticamente temos a conta do chá. Fora os dois e, talvez Arão, continuamos exercendo o seis por meia dúzia. Portanto, jogar com os reservas é um risco.
        2 – Sabemos que nosso histórico em decisões contra o Fluminense, não é nada bom. perdemos muito mais que ganhamos.
        Tomar uma cacetada caprichada, vai desestabilizar todo trabalho feito pelo Zé & Cia. E, aqui pra nós, acho que ELE não merece.
        O gol de “barriga”, que na verdade foi com o braço, ainda fervilha na minha memória. Com o empate garantido, aos 43 minutos, é obrigação sentar na bola.
        3 – Por último, gostaria de manter nossa supremacia no Carioca, em relação aos outros fregueses.
        Todas essas dúvidas atormentam minha cachola! Temos um jogo importantíssimo contra a Católica, mas detestaria ficar de 4 para os Flores.
        Até porque, esse papel é muito mais inerente a eles do que a nós…
        Saudações, irmão.

        Reply
  2. Boa tarde, Kleber!
    A vitória na Quarta, não garante classificação independentemente de qualquer resultado não. Se o Atlético perder para o San Lorenzo, não estaremos classificados, ainda que vençamos.
    Abraço.

    Reply
    • Graande Sidney!
      Isso tem tudo (caso aconteça o que o amigo disse), para ser decidido no saldo de gols. E, o nosso é bom.
      Embora não acredite, mas é futebol, que o San Lorenzo vença o Atlético lá.
      Contudo, tanto você quanto o Nino e Paulo, tem inteira razão…
      O que interessa mesmo, é vencer vencer vencer e vencer… na quarta-feira.
      Abs no amigo

      Reply
  3. Boa tarde Kleber!

    Esqueceu de 2000?
    3×0 em cima do Vasco e o campeonato decidido no primeiro jogo. Tô achando que os gols perdidos ontem, vão entrar domingo para já colocarmos a mão na Taça e ir com tudo pra cima da Universidade Católica.

    Reply
  4. Kleber,
    Todo rubronegro deve entrar de prontidão, durante uma semana todos nós temos que dar todo nosso amor a nossa causa comum.
    Precisamos e vamos ganhar os 3 jogos
    Convocação geral, semana cívica dos rubronegros
    Já empurramos times mais fracos, vamos fazer valer a mística do manto sagrado.
    SRN

    Reply
  5. Kleber,
    Não basta ganharmos do Universidad para estarmos 100% classificados, até acho que estaremos, pelo fato de não acreditar que o San Lorenzo vença o Atletico PR, em Curitiba.

    Independente disso, entendo que o mais importante seja nos classificarmos como 1o do grupo, pois isso nos assegurará decisões em casa nas próximas fases, além de pegarmos um 2o colocado já nas oitavas.

    Com isso, entendo que deveríamos ter um time alternativo (totalmente de reservas) para esse 1o jogo da decisão e preservarmos os titulares para o jogo contra a Universidad, esse sim muito mais importante que a final do “carioquinha”.
    No 2o jogo da final, aí sim, já com uma vitória garantida na próxima 4a feira, definiríamos qual time colocar em campo, sempre tendo como prioridade máxima a Libertadores.

    SRN

    Reply
  6. …Por outro lado, não posso deixar passar: o Flamengo precisa, mais que nunca, estar unido e atento contra as maquinações dos super invejosos rivais! Que papel ridículo fizeram, hoje, na Alerj, Vasco e Botafogo! Quanta arrogância, quanta estupidez e quanta inferioridade de espírito!Provam, simplesmente, o quanto estão trêmulos com a retomada extraordinária do MAIS QUERIDO! Todo cuidado é pouco, rubro-negros! A hora é de vigilância total!
    Sobre o jogo de domingo, muito simples: time completo, força máxima, rolo compressor. Simples assim. Até porque, o título carioca, por parte do Flamengo, significa a manutenção da supremacia rubro-negra, motivo do despeito incurável do arco-íris.
    Só que há mais: cumpre aperfeiçoar essa formação que preenche o meio-campo. Que, diga-se de passagem, tão bem vem fazendo ao time, não é verdade? Espero que os ” puristas sonhadores” entendam, agora, que, antes do “espetáculo”, vem a Casa Fechada, Organizada, Impenetrável. Quando o Diego voltar, senhor Zé Ricardo, NÃO retire a formação com os três cabeças de área: remova, simplesmente, esse Gabriel.
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS: Para o ” arco-íris” refletir e aceitar: ” Devemos esperar sombras quando os gigantes se projetam”.

    Reply
    • kkkkkkkk Faaaala amigo sumido!!!
      “Quanta arrogância, quanta estupidez e quanta inferioridade de espírito!”
      Uma demonstração triste a quem está entregue o comando do futebol carioca.
      A falta de respeito do Velhinho Babão aos outros clubes, foi mais um tiro no pé!
      “O Maracanã pertence aos quatro grandes”…
      1 – Pertence ao Estado.
      2 – Além dos 4 grandes, existem mais 12 federados que jogam o Carioca.
      3 – Aquela “coisa”, além de mal educado, nem mesmo é um poeta calado. É um fóssil aloprado…

      Reply
  7. Time ideal do flamengo: Muralha, Para, Rever, Donatti, Trauco, Cuellar, Arao, Mancuello (jogando de volante pela esquerda), Diego, Guerrero e Vizeu.

    O Guerrero joga bem saindo da área e o Mancu qd foi pra seleção da Rgentina jogava de volante.

    Reply
  8. Com Flamengo disputando final, empolgação total.
    Não importa se é carioqueta ou primeira liga, se estamos na final, é pra ganhar.
    Pessoalmente acredito que o primeiro jogo contra o Fluminense vai ser na base Martinho da Vila: É devagar, é devagar, é devagar, é devagarinho. Não acredito que o jogo será decidido nesse primeiro confronto. Está cheirando empate.
    Na quarta, é tudo ou nada. Pra cima deles. Outro 4×0 não seria nada mal. O importante é não deixar para decidir lá na Argentina.
    Vamos Mengão!!!!!!!!!!!!!!

    Reply
  9. O carioca é importantissimo, faz tempo que o fla ganhou titulo. Agora três volantes nos próximos jogos não dar. Romulo não pode ser titular neste time, erra passe demais. TIME para domingo Muralha Rodinei Donati Rever Trauco Araujo Arão Mancuelo Berrio Vizeu Savio. TIME para quarta Muralha Para Donati Rever Trauco Arão Araujo Savio Evertom Guerreiro Damião

    Reply
  10. Caro Kléber e amigos!
    VAMOS GANHAR AS TRÊS PARTIDAS.
    Passamos de fase na libertadores e daremos volta olímpica no Maracanã.
    SRN

    Reply
  11. Caríssimo amigos e irmãos rubro-negros, SAUDAÇÕES!!!
    O jogo de domingo terá o peso que o ZR der a ele, quero dizer, dependerá que tipo de concepção o ZR trará para o jogo. Ser for jogar com tudo, com o que tiver de melhor, será um jogo de peso na reavaliação do seu trabalho no clube. Lembrando que o Abel esta babando por uma vitória que signifique humilhação da comissão técnica rubro-negra. Esse aliás parece ser a força que o Abel encontrou para aglutinar o duvidoso elenco tricolor. Com a palavra o Zé. SRN.

    Reply
  12. Caríssimo presidente,
    Sempre que o Mengão entra numa decisão, é pra dar tudo e ganhar. Portanto, se queremos ganhar do time do Abel, necessário é que o time jogue o seu melhor e com os melhores jogadores disponíveis. Já nas Lubertadores, não creio que teremos maiores dificuldades para avançar à próxima fase. Porém, já no mata-mata….. Aí sim, e se continuarmos apresentando essa ausência de INTENSIDADE, ficará muito difícil sonhamros mais alto…
    SRN

    Reply
  13. Com todo respeito, o Flamengo não pode apenas se classificar no seu grupo da Libertadores, tem a obrigação de ser o primeiro do grupo! Como também, pelo investimento que fez, é obrigado ser campeão carioca!
    Nosso maior problema, insisto, é que os jogadores do meio para trás não tem qualidade como os jogadores do meio para frente na sua devida proporção.
    Para a próxima fase da Libertadores e Brasileirão temos que nos reforçar, repito: Não vamos ganhar títulos de expressão com jogadores titulares do nível de Márcio Araújo, Pará, Rafael Vaz e Pará.

    Reply
  14. ESTÁDIO DA ILHA,
    E hoje sai a notícia de que o estádio da Portuguesa-RJ será leiloado, na primeira praça com lance mínimo de R$33 milhões. Caso não seja arrematado, haverá uma nova chamada no dia 2 de maio, com valor inicial de R$ 16,5 milhões.
    Não seria uma boa o Flamengo tentar arrematar esse terreno em leilão e construir, por lá, um estádio para 40 mil pessoas? As liberações seriam até mais fáceis, pois poderia ter uma licença de “reforma”, tal qual fez o Palmeiras no antigo “Parque Antártica”.

    Link: http://oglobo.globo.com/oglobo-21259933#ixzz4fY7hmvrJ

    Reply
  15. Kleber Eu por mais que tenha paixão pelo Flamengo não acredito em sucesso na Libertadores. Acho o nosso treinador fraco e acho também que um time com um Gabriel no ataque não ganha de ninguém. Temos um bom elenco mas é triste ver Gabriel titular no flamengo jogador fraco como o técnico

    Reply
    • Amigo Rick! kkkkkkkkkkkkkkkk
      Numa liquidação básica, tipo final de feira, trocamos Sheik, Cirino e Fernandinho, por Berrío.
      Não sei, se após adaptação à terrinha, nosso cabrito (Beeeeeeeeeerrio) dará no couro. Entendo que camisa pesa, mas estamos falando do último campeão da Libertadores. Tanto Guerra quanto Borja, passam pelo mesmo problema no Palmeiras. Sendo que o meia foi eleito o melhor jogador da competição.
      Sinceramente, de coração! A prioridade, antes do mundo acabar, é a contratação imediata e pontual de um goleiro.
      PRECISAMOS TER UM GOLEIRO TOP!
      Quê, pode até falhar. Mas, sem nos obrigar a ver jogo com Isordil debaixo da língua, ao invés de uma garrafa de Red…

      Reply
      • É incrível como o Mureta não consegue passar segurança nem quando a bola é recuada pra ele. O cara tem um pavor da bola que nunca vi.
        Um tratamento psicológico cairia muito bem, já que esse vai ser mais um que vão insistir por anos como titular, igual ao Gabriel.

        Reply
      • Eu acho que a unica contratação possível seria Éverton Ribeiro!! Tô ironizando nosso amigo Nesti que acha que tem que Trocar toda a defesa no meio da competição e ainda escalou dois Pará!! Convenhamos que Berrio não teve chance de se adaptar em campo!! Mais que na hora de virar titular!! A única cornetada que acho válida é a insistência absurda no Gabriel!! Inútil; inoperante; 5 anos não entregou nada pelo clube!! NADA!! Acho que tirar Gabriel de vez é um baita reforço! Cada vez que ele vai a campo é como ter um a menos!! Não acho nem de longe merecidas as críticas ao Muralha!!

        Reply
  16. Com todo respeito a paralisação “MALUCA” que querem fazer amanhã.
    Com todo respeito Presidente, paralisação, greve é um direito constitucional, previsto em lei. Quando se chama uma manifestação popular de maluca, fica faltando o citado respeito. Que fique claro, todos tem o direito de ser favorável ou contrário a qualquer movimento.
    Fica a dica: Não leve este blog para embates políticos, fatalmente ele perderia a sua razão maior de ser. VAMOS FLAMENGO !!

    Reply
    • Greve é um direito constitucional, mas essa manifestação que vemos não representa a vontade do povo, e sim de grupos ligados ao PT e a outros revoltados.

      Só vejo grevistas vestidos de vermelho e, em geral, com menções à CUT. Essa turma já acabou com o país por 14 anos e quer continuar destruindo cada vez mais.

      Lula tem que ser preso, junto com a DilmAnta e todos os outros políticos relacionados a esse escândalo, incluindo seu Aécio, seu Serra e todo e qualquer outro político envolvido nessas falcatruas da Odebrecht.

      #CadeiaNeles

      Reply
  17. Não disse presidente? Foi aberto um espaço perigoso! Agora cabe o controle e mediação. As ofensas e o ódio político plantado nesse país, vão se alastrar no blog.
    Por mim fico só no Flamengo, e que não se dê mais espaço e motivo para este tipo de embate.
    QUE CONTINUE SENDO UM ESPAÇO FLAMENGUISTA !

    Reply
  18. Gente este espaço para continuar saudável,deve tratar apenas das coisas do FLAMENGO.Jogos,estadios,jogadores,escalações,as necessidades do clube,etc.
    Posições politico-partidárias,outras,aqui não !!!

    Reply

Comente.