Assustado e preocupado

(Foto: CÉLIO MESSIAS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Ontem, aliás madrugada de hoje, ouvi do meu querido Carlos Egon que, a atuação do nosso time havia sido muito ruim.

Daqui, raciocinei que o jogo, apesar de valer uma classificação para a próxima etapa da Copa do Brasil, trazia a facilidade que encontramos na partida de sábado pelo Campeonato Brasileiro e, por este motivo, o time devia ter entrado em campo mais relaxado do que deveria, daí a má atuação.

Acabei de falar com o Egon e fui para o blog. Confesso que fiquei assustado com seu texto e, mais ainda, com as notas por ele atribuídas. Fui dormir preocupado e, ao acordar, lendo os comentários, fiquei além de preocupado, assustado.

Reparem que desta feita, houve quase que uma unanimidade com relação ao trabalho que vem sendo feito pelo treinador Zé Ricardo. Até onde li, apenas um companheiro, entre todos, livrava a cara do nosso treinador. Não bastasse isso, uma quantidade considerável de jogadores foi descartada.

Pelo que li, de antemão, sei que o que vou aqui dizer não vai agradar à maioria absoluta dos companheiros, mas, é o tal negócio: amigo não é aquele que diz o que o outro quer ouvir, e sim, o que o outro precisa ouvir. Quanto mais em se tratando desta nossa família rubro-negra, que discorda, mas ama.

Amigos, acho que em função de uma atuação horrorosa, vá lá, a conclusão de um todo está distorcida.

Muralha é um Yashin? Claro que não. Mas, pergunto: no atual futebol brasileiro, quantos são bem superiores a ele? O nosso quarteto de zagueiros – Pará, Rever, Vaz e Trauco – é ruim? Será que já esquecemos de César Martins e Wallace? No meio defensivo, vocês acham mesmo Márcio Araújo, Arão e Éverton ruins?

Não há técnico no mundo que faça um time ser vencedor, se não houver um mínimo de criatividade no meio-campo. E, não há time no mundo que conquiste algo importante tendo apenas um atacante.

Com a saída de Diego e, sem poder ainda contar com Conca, não há solução, pois só estes dois sabem criar. E, só com Guerrero no ataque, definitivamente, não dá.

Contratar um atacante JÁ, é o mais primário dever de casa a ser feito. E, enquanto isso, por favor, Zé Ricardo, não invente e coloque o Vinícius Júnior para jogar 90 minutos.

No mais, acabar com este “centro de inteligência” que contrata com total incompetência.

Era isso. Falei com o coração, sem esquecer a razão.

1 Comentário

  1. Kleber o elenco é bom. Dentro do nosso futebol é muito bom. A questão é que as convicções do treinador sobre jogadores, esquemas táticos e substituições ele insiste demais. O treinador por causa das convicções não consegue tirar o máximo do bom elenco que têm.

    Reply
  2. Querido Kleber,
    Só posso achar que essa atuação BISONHA se deva ao erro de planejamento após o jogo de sábado. Não entendi, até agora, do porque do Flamengo ter viajado para o RJ e retornar para o jogo de ontem. Não seria mais correto o time ter permanecido em Goiânia e, apenas os jogadores que estavam no RJ, terem viajado para se juntar ao grupo principal em Goiânia?
    O time estava morto, ontem. Parecia que os jogadores estavam com uns 100 sacos de areia nas pernas.
    Me responda, vc, que já foi vice de futebol e presidente, planejaria igualmente ou permanecia com o time em Goiânia para o jogo de ontem?
    Acho que isso contou muito, ontem, e não vi ninguém falar.
    SRN!

    Reply
  3. Kleber, realmente a atuação da equipe ontem foi abaixo da crítica. Um alento, o Flamengo de Zé Ricardo nunca perdeu duas partidas seguidas nem jogou mal duas vezes seguidas. Assim que espero um bom jogo no Brasileiro no próximo fim de semana. SRN!

    Reply
  4. Prezado presidente, concordo com relação ao nosso treinador : Zé Ricardo, não tiraria de maneira alguma, pelo simples fato: colocar quem?? Desempregado não há no mercado nenhum nome de consenso. Os três melhores hoje empregados: Tite, Cuca , Abel não vão trocar de emprego, o resto tudo trocar 6 por 5. Olha que recentemente tivemos treinadores medonhos; Cristovão, Jorginho, Osvaldinho…entre outros. Quanto aos jogadores citados: melhor que o muralha, vários, no qual incluo o goleiro reserva do Corinthians Walter, o goleiro reserva do cruzeiro Rafael, sem contar Victor, Fábio, Marcelo groe, Martin Silva, entre vários no Brasil, diria que muralha é um dos mais fracos do Brasil para titular em time grande.linha defensiva tirando Rafael Vaz o resto é realmente de boa qualidade. Agora meio campo, não temos muita qualidade não.Marcio Araújo , Rômulo e Arão, tá aí o principal problema na saída de bola. Podem perceber toda vez que marcam o Flamengo sobre pressão o time se perde, pois todos três tem um péssima saída de bola, principalmente Márcio Araújo, que é incontestável na Marcação, mas péssimo jogando, por isso toda vez que o Flamengo recebe a chamada marcação alta, não consegue jogar.
    Diego incontestável, Conca ainda teremos que ver. Era muito bom. Ederson em três anos não consegui vi nada nesse rapaz não raríssimas vezes que esteve em campo. Agora não temos ataque. Isso é preocupante. Temos um ótimo pivô, que joga bem de costas pro gol, já o resto não existe. Berrio, Gabriel, Damião, Vizeu e Everton ( como atacante) não existem, por isso todo trabalho até de certa forma bem organizado feito pelo treinador vai por água abaixo. Com relação ao Vinícius Jr. é ir colocando pra jogar. Precisamos de bons atacantes, decisivos. O problema é que o Flamengo não desapega a jogadores das épocas de vacas magras. Tem que desapegar. Agora como já dissemos várias vezes, precisamos de um centro de inteligência, inteligente, como deixam passar boas oportunidades. O nosso Infelizmente é muito burro. E cá pra nós, nosso diretor de futebol já foi atrás de um ex grêmio ou um ex Vasco com quem ele já trabalhou: Rodolfo e Anderson Martins. Depois não reclamem.

    Reply
    • Meu amigo Liliano!
      Mudando apenas os nomes, pois o tema é genérico, vou colar o que escrevi há pouco em outro post! É absolutamente o que penso!
      “Zé Ricardo CONTINUA sendo meu técnico!
      Enquanto os “gênios” do Centro de Burrice não derem ao técnico jogadores compatíveis com os titulares, NÃO posso julgar o trabalho do técnico.
      Quando sai Diego e uma vassoura é solução ou, machuca Berrío, e um lateral-direito ocupa a vaga… está absolutamente cristalino que o Departamento de Futebol é um verdadeiro Cirque du Soleil.
      Numa reflexão passageira, gostaria de lembrar ao amigo, que nosso Vice de Futebol, ocupa a mesma cadeira da presidência.
      Enquanto Bandeira se vestir de CHEFE DE ESTADO, nosso futebol estará entregue ao pau mandado chamado Rodrigo Caetano.
      Verdadeiro Rufião! Faz a “festinha” pro garanhão deitar e rolar…
      Em suma, o ELENCO É PÉSSIMO…
      Vende Vinicius Jr. e, estão pensando em Neiton, Walter ou Rodolfo!!!
      Nem é pensar pequeno! É DEDO PODRE recordista de Guinness Book”…
      Grande abraço no amigo.

      Reply
  5. Então caro Kleber, sem querer e sem perceber o sr, acaba de jogar o nosso Zé Ricardo na fogueira. Na minha opinião … com certa razão.

    Perceba que o sr, diz:

    -“Muralha é um Yashin? Claro que não. Mas, pergunto: no atual futebol brasileiro, quantos são bem superiores a ele? O nosso quarteto de zagueiros – Pará, Rever, Vaz e Trauco – é ruim? Será que já esquecemos de César Martins e Wallace? No meio defensivo, vocês acham mesmo Márcio Araújo, Arão e Éverton ruins?”

    Se esses jogadores não são tão ruins quanto achamos, ou ainda, não desempenham o que deles se espera, de quem é a culpa? Zé Ricardo !!

    No outro paragrafo abaixo o sr diz:
    “- Com a saída de Diego e, sem poder ainda contar com Conca, não há solução, pois só estes dois sabem criar. E, só com Guerrero no ataque, definitivamente, não dá.”

    Nesse caso então a culpa e de quem contrata – Rodrigo caetano…certo?

    Veja caro Kleber o paradoxo que entramos:

    Não sabemos, ou não temos total certeza se Zé Ricardo é o melhor técnico para o Flamengo, ou se a culpa é de quem contrata para o nosso elenco. Ou pior, se ambas as alternativas são corretas !!!

    Como numa equação, sugiro primeiro colocar os parenteses, e depois resolver o problema.

    1 – Talvez o primeiro parenteses nem esteja dentro do Centro de Inteligencia ou na pessoa do Rodrigo Caetano, mas na política de contratação estipulada pela diretoria. Se a conduta durante todos esses anos de EBM foi tentar comprar o bom, bonito e barato, que culpa tem o Rodrigo Caetano e o Centro de Inteligencia ?

    2 – Ainda assim, gastamos e muito contratando jogadores que não nos deram resultado. Mas não deram resultados porque são fracos tecnicamente, ou porque não tiveram sequencia de jogos, como é o caso de Donatti,Berrio e Cuellar?

    3 – Se o problema é técnico, culpa do Rodrigo. Se é tático culpa do Zé.

    4 – A prioridade é um atacante? Concordo. Esse atacante pode e deve ser o E. Ribeiro? Concordo. E. Ribeiro pode até ajudar na criação se Conca e Diego não puderem atuar.

    5 – Talvez, só então com esses problemas acima resolvidos, possamos de fato avaliar com total isenção se Zé Ricardo é ou nãp técnico suficiente para o Flamengo.

    6 – Aqui cabe um parenteses muito particular meu: Zé Ricardo ainda não foi mandado embora por convicção da diretoria, ou porque não há no mercado ninguém que esteja muito acima dele?

    Mas também a bem da verdade, só agora de fato, com a venda de Vinicius Junior, entrou um dinheiro capaz de ao menos dar tranquilidade para contratar. Antes de fato era um reboliço para esticar o orçamento. E com essas constante, contratamos errado jogadores caros e medianos.

    Agora, se não me falha a memória, E.Ribeiro, pode ser o primeiro craque a ser comprado onde o orçamento não vai ser estourado. Ele chega já com o dinheiro em mãos. Nenhum outro(craque) foi assim.

    Então também agora, vivemos e viveremos uma outra realidade, e é nesse novo contexto que teremos que cobrar ATUALMENTE.

    Basicamente TUDO, que o EBM prometeu durante sua trajetória como presidente foi ou esta sendo cumprido com mãos de ferro. E eu CONCORDO 100% COM TUDO O QUE FOI FEITO.

    Não precisamos enumerar todas as coisas positivas que EBM fez.

    Mas todos esses sacrifícios, todas as lutas, todas as dores, foram para chegar nesse patamar que se inicia com a venda de Vinícius Junior.

    A partir de agora, e cada vez mais, a torcida vai exigir um time competitivo. Vai exigir, porque EBM conseguiu nos tirar de um buraco sem fim. Vai acabar a paciência dos torcedores, que em todos esses anos esteve sempre ao lado de EBM e seus diretores.

    Portanto Kleber, como em todo momento de transição, e estando todos que amam o Flamengo vivendo esse momento dentro do olho do furacão, fica extremamente difícil achar o caminho mais curto para o sucesso. Se é que existe.

    O paradoxo é esse e, tudo pode magicamente voltar aos trilhos, com um time equilibrado e competitivo.

    Fácil não é….nunca foi. Mas creio estar cada dia menos difícil

    Reply
    • Meu amigão Anderson! Vou apenas me ater aos seus 6 tópicos, embora tenha entendido perfeitamente sua explanação. Como sempre, ÓTIMA…

      1 – Talvez o primeiro parenteses nem esteja dentro do Centro de Inteligencia ou na pessoa do Rodrigo Caetano, mas na política de contratação estipulada pela diretoria. Se a conduta durante todos esses anos de EBM foi tentar comprar o bom, bonito e barato, que culpa tem o Rodrigo Caetano e o Centro de Inteligencia ?
      * O Centro de Inteligência se resume em 4 nomes!
      Cláudio Pracownik – O dono da calculadora.
      Bandeira de Mello – O dono da caneta.
      Fred Luz – O consultor aloprado e, o mais Dedo Podre de todos.
      Rodrigo Caetano – O pau mandado do Staff inteiro…
      O bom, bonito e barato… é obra dessas Dragas & Drogas…

      2 – Ainda assim, gastamos e muito contratando jogadores que não nos deram resultado. Mas não deram resultados porque são fracos tecnicamente, ou porque não tiveram sequencia de jogos, como é o caso de Donatti,Berrio e Cuellar?
      * Mesmo com sequência, e aí incluo Mancuello, não são jogadores top.
      Quando é destaque, seja argentino ou colombiano, não vão morar no Brasil! O destino é invariavelmente a Europa.
      Raramente existe “oportunidade de negócio” quando o jogador é fera.

      3 – Se o problema é técnico, culpa do Rodrigo. Se é tático culpa do Zé.
      * Zé, só pode implantar um esquema tático a contento, se o Centro de Burrice (composto dos 4 que mencionei), der opções, no mínimo compatíveis, ao que chamamos de titulares. Quando Diego se machuca e Trauco é a solução, Zé é o que tem menos culpa. SE… fosse o Muryci ou Luxa, o buraco seria mais profundo…

      4 – A prioridade é um atacante? Concordo. Esse atacante pode e deve ser o E. Ribeiro? Concordo. E. Ribeiro pode até ajudar na criação se Conca e Diego não puderem atuar.
      * Éverton Ribeiro é um meia. Pode ajudar em tudo! Mas não fará do Guerrero um goleador. Para um pivô, isso pouco adianta.
      Precisamos de um segundo-atacante que saiba fazer gols e, um matador dentro da área. Em TODOS os jogos, a bola passa na linha da pequena área e não existe um pé pra empurrar pra dentro.

      5 – Talvez, só então com esses problemas acima resolvidos, possamos de fato avaliar com total isenção se Zé Ricardo é ou nãp técnico suficiente para o Flamengo.
      Issssso Amor!!! Justamente a tecla que venho batendo faz tempo! Com o que tem (colocação no Brasileiro e Carioca Invicto) está literalmente arrancando minhoca do asfalto. Perfeito!!!
      Quando o protagonista é um Pivô e, os coadjuvantes são aleijados, não podemos julgar corretamente o trabalho do técnico.
      Tenho ABSOLUTA certeza, que o dia que houver milho, Zé vai voar!

      6 – Aqui cabe um parenteses muito particular meu: Zé Ricardo ainda não foi mandado embora por convicção da diretoria, ou porque não há no mercado ninguém que esteja muito acima dele?
      * Essa é mole!
      Zé não foi mandado embora, pelo menos por 5 razões!
      1 – Técnico barato.
      2 – Profundo conhecedor da nossa base, campeão da Copinha 2016 e, com ótimo vestiário com os jogadores.
      3 – Pessoalmente vejo Tite e Cuca acima dele. Fora, os de fora… não vejo nada excepcional no nosso mercado.
      4 – AINDA pode ser manipulado pelo Centro de Burrice. Sabe que qualquer “pedida” fora da curva, pode causar um estremecimento abissal.
      Coisa que não aconteceria com os cascudos Muryci ou Luxemburgo.
      5 – Por último, e o mais óbvio, foi a pontuação que fizemos no Brasileiro do ano passado (71 pontos), o 3º lugar obtido na competição, com o mesmo número de pontos que o Santos (2º) e, por fim, sair da fila do Carioca de forma invicta…
      Poderia até mencionar uma 6ª opção, que bate perfeitamente com o DNA desta diretoria.
      Zé, em todas as entrevistas, é um verdadeiro lord nas suas explanações.
      Estão todos trabalhando… mas Zé Ricardo é a ostra entre o mar e o rochedo…
      Grande abraço, parceiro

      Reply
      • Egon, amigo, onde assino?
        Em relação ao item 4 parte I e II, esses são os pontos chaves! Cheguei a citar também essa situação, vide que mencionei até a possibilidade da vinda de Felipão.

        Reply
    • Amigo Anderson,
      Aqueles nossos comentários sobre a Gávea, na publicação aqui do blog… Eu disse que ali na Gávea SEMPRE será difícil erguer algumas coisa. Confesso que não imaginava que a resposta seria tão rápida, mas o MP-RJ já começou a se movimentar (a mando de quem, eu não sei – mas certamente algum “poderoso” ali das redondezas).
      De todo, a movimentação é sem lógica, que já cita um “impacto” de um “projeto” que sequer existe ainda e, portanto, ainda sequer houve tal estudo!!!

      http://colunadoflamengo.com/2017/05/mp-pede-que-fla-nao-inicie-obras-de-construcao-do-novo-estadio-da-gavea/

      Reply
    • Não sofreu lesão grave nos últimos ano. Logo, não será contratado.

      Brincadeiras à parte, seria um baita reforço. Ainda mais com as notícias de que Cuellar irá para o Vitória, abrindo espaço para gringos.

      Reply
      • Carloto, pra jogar no lugar do Guerrero, uma vez que, se a CBF não mudar as regras para a Copa do Brasil, ele(Calleri) só poderá jogar Brasileiro e Sulamericana.

        Guerrero deve ser convocado provavelmente abre essa vaga. Mas duvido que os detentores dos direitos federativos do jogador, pense em algum time de ponta no Brasil, para que ele seja reserva.

        Veremos

        Reply
  6. É isso, pessoal tem que decidir!! Ano passado forçou a saída e venda do PV porque os sabe tudo da bola disseram que o Muralha era muito superior, antes forçaram a saída do Lomba!!

    Só tenho uma dúvida, se o técnico é tão ruim por uma vitória jogando nada, o time deve ser bom, com 70% de aproveitamento ou o técnico ou o time é bom!! Falta a galera decidir!?

    O técnico é muito ruim por não fazer um time com esta qualidade jogar bola e ganhar, porque ganhar ta ganhando, aos trancos e barrancos mas ta!!

    Ou o time é muito ruim, onde que Pará, Rafael Vaz, Muralha, Marcio Araujo, Gabriel podem ser titular de um time como o Flamengo, o técnico, deve ser sorte ta ganhando porque ninguem presta?

    Ou nada presta, joga tudo fora e contrata 12!! Guerrero e Diego viram banco!! Contrata o time do Palmeiras, aquele que perdeu da Ponte preta de 3×0!? Nao o do Cuca, que perdeu da chapecoense mais preocupada com a Libertadores? Mas que Cuca o Burro? Superticioso, que saiu do Flamengo chutado pela torcida que nao aguentava mais???

    Brasileirao é o maior campeonato que disputaremos no ano e é homeopático, lento, moroso, elencos grandes, fechados, com trabalhos longos tendem a dar mais certo, ganhar mesmo quando joga mal, sabe aqueles 70% de aproveitamento? No Brasileirão é a chave de um campeão!
    Ja os rebaixados normalmente jogaram tudo fora no meio do caminho contrataram falcao, aguirre, argel, dunga, sabe mais Deus quem!!
    Dificil segurar um trem descarrilhado com 30 vagoes cada um pra um lado!! Se tem um problema de coesao voce so ajusta e nao recomeca!!
    Sigo achando que o diferente é manter o técnico pela primeira vez!! Todo ano troca tudo, e nao ganha nada!! Sabe os ultimos 2 titulos do flamengo, grandes?? Vou contar um segredo: Foram com amadores e estagiarios com alma de interino no comando!! Sabe os anos que disputamos rebaixamento, z4 etc? Foram os anos que tivemos medalhoes como tecnico, trocamos 2 ou 3 vezes no caminho e o resultado é o de sempre um ano jogado fora!!

    Outro segredo: 100 milhoes nao compra 1 goleiro de selecao, 2 zagueiros de selecao, 1 volante de selecao, 2 pontas de selecao, fora a multa da dispensa de 10 jogadores, tecnico mais luvas e salario de um tecnico de selecao!! Sério, é muito dinheiro mas nao paga, infelizmente, no futebol é tudo inflacionado!! Se vc trouxer 2 jogadores de selecao e um tecnico de selecao, pode contar que so tem 80 milhoes, 20 vai de luvas e salarios dos 3 ao longo do ano!!!

    O Flamengo errou muito esse ano!! O Zé? Incontaveis vezes, o Vaz e o Marcio Araujo poucas vezes no ano, mas é o Vaz e o Marcio Araujo, só pra ter o direito de vestir a camisa campeã mundial deveriam NUNCA errar!! Pra mim o maior erro do ano vai ser jogar tudo fora e trazer um tecnico e 3 reforcos!! A mas o tecnico resolveu? Amigo com 3 reforcos de nome o time vira uma maquina… entao imagine o dinheiro do tecnico com 4 reforcos e em um elenco fechado com o tecnico?

    Entao o que voce faria!?
    Eu:
    Everton Ribeiro
    Luis Gustavo
    Gabigol
    Tentaria renovar com Rever, em nao conseguindo ia por Geromel ou Gil!
    Se aparecer uma oportunidade de mercado traria um goleiro pra sombra do muralha!! Temos 2 bons goleiros reservas!!! E nao gastaria muito por um goleiro pra agora!! Ano que vem sim, agora nao vejo como prioridade!! Tecnico: quem?? Levir recem demitido de atletico e fluminense? Marcelo Oliveira recem demitido de Palmeiras e Atletico!!?
    Vou falar e sair correndo, como dizem, só trocaria o Zé Ricardo por Felipão ou Rueda, nessa ordem, claro sem contar os impossiveis!!

    P.s: Será que Podolski é mesmo impossível??? Ta jogando nada, etc, nao vale: aqui o futebol é diferente, creio que só a posição que colocaria a marca Flamengo etc, retorno de midia, valeria o investimento, acho, como total leigo no assunto que sou!!!

    Reply
    • kkkkk Amigo,se vc ver o aproveitamento dos técnicos de Cruzeiro,Corinthians,Galo,Palmeiras etc… todos ficam entre 60-70% ou vc se esquece que eles,assim como nós, no Carioca tem uma penca de times amadores e na 1ª liga um monte de time ruim,tudo isso só inflou esse aproveitamento. O que sobra são vexames para Palestino,Libertadores e um baita jejum de títulos.

      Reply
      • Da uma olhada no aproveitamento do brasileirao do ano passado!! Quem quer uma desculpa sempre vai encontrar!!
        Se com um elenco mediocre como diz vc tem aproveitamento de atletico mg, gremio e palmeiras… onde ta a culpa do tecnico??

        Reply
        • Rick, proponho a vc um olhar mais atento e analítico da situação!
          Deficiência do time: Finalizações em gols…
          E onde esta o dedo do técnico nisso? Poderíamos dizer que esta no esquema de jogo, onde o ZR elege “meias” como função de atacantes, o que obviamente compromete as ações ofensivas de oficio! Mas e esses “meias” como pontas fossem bons finalizadores? Sem dúvida os problemas seriam melhores ou inexistentes.
          Partamos então para os “pontas atacantes” de ofício: No momento só temos o Berrio como ponta autêntico. Qto a ele podemos notar sua deficiência tbm, tanto em finalizações quanto em passe final servindo um companheiro para finalização.
          Na frente temos os camisas 9: Guerrero, excelente pião e mediano finalizador. LD, lamentável. Vizeu, indefinido, inconstante.
          Como vê, fica difícil equacionar o problema “bola nas redes”, pontas que não são pontas, ponta que não sabe passar ou finalizar e centro avantes não goleadores…
          Mas é culpa de quem? É culpa de quem contratou, é culpa de quem concordou com as contratações (ou falta delas), é culpa dos atuais jogadores e tbm culpa do técnico sim (que exige que os pontos atuem como secretários de laterais, o que obviamente compromete suas ações ofensivas).
          Partamos agora para os homens de meio de campo e suas atribuições ofensivas, finalizações: MA, só marca. Arão, finaliza pessimamente, somente nos sobra o Diego que comparecia razoavelmente neste quesito finalizações.
          Como vê meu caro, como todo grande problema não pode ser entendido como um problema apenas, mas como a somatória de vários outros sub-problemas que compõem a questão.
          SRN.

          Reply
          • O problema Rick em ter vários sub-problemas que não são equacionados e atacados de maneira prioritária e seletiva, é que esses sub-problemas acabam criando um monstro chamado de “Teoria da Impossibilidade”, eu explico:
            A Teoria da Impossibilidade é muito simples. ZR elege as ações do meio de campo como prioridade, isso automaticamente impossibilita o equilíbrio das ações ofensivas do time, um desequilíbrio por excesso de ações do meio de campo.
            A situação é bem simples, conte os meias que temos no elenco (Mancuello, Cuellar, Gabriel, Éverton, Diego, Conca, Matheus Sávio, Éderson).
            Agora conte os atacantes que temos no elenco…preciso dizer mais algo.
            SRN.

  7. Prezado Kleber,

    Esse treinador, embora sem bagagem, já mostra, contudo_ e infelizmente_, vícios de outros mais experientes, como demorar para substituir e a montagem da sua própria ” família scolari”: caiu nas graças dele, os outros que esperem!
    Quanto ao Levir Culpi, embora seja um bom nome, a mim me parece que o MARCELO OLIVEIRA, até pelos dois títulos brasileiros, tem mais bagagem. E, quanto a essa injustiça que é feita com o Adryan, será bom deixar que o Zé Ricardo, TAMBÉM, vá treinar outros times, para ganhar experiência!
    Saudações,
    Carlos Cazé.
    PS: E os rubro-negros já sacaram: Gabriel e Matheus Sávio são peças INDISPENSÁVEIS no ” mundo das idéias” do Zé Ricardo…
    PS 2: Para um time que era tido como candidato a tudo, tomar sufoco desse Atlético goianiense( mesmo com a torcida goiana torcendo para o Fla) é simplesmente inacreditável…
    PS: 3:No domingo( COM TRANSMISSÃO PARA TODO O PAÍS), esse time tem a OBRIGAÇÃO de mostrar BRIO, pois o Atlético Paranaense DEITA E ROLA, SEMPRE, sobre o Flamengo!
    PS 4: Acho que está por um triz o transbordamento do Fora-Temer, para a Gávea. Temer começa com T, de treinador.

    Reply
    • Marcelo Oliveira saiu do Atlético-MG e Palmeiras achincalhado por imprensa e próprios jogadores pela desorganização tática. Só pegar as entrevistas dos atletas após suas saídas.

      Levir ano passado no Fluminense foi ridículo. Chegou ao ponto de dizer que estava pouco importando se seria demitido ou não.

      Se for para trazer esses dois ex-treinador, deixa o Zé.

      Reply
      • Carlos Cazé e Henrique.
        Quanto ao Marcelo, o que desmotiva é a última passagem dele no Galo. Embora seja um bi-campeão brasileiro e Tri-Vice da Copa BR, coia que o Zé Ricardo nunca ganhará na carreira.

        Quanto ao Levir, odiado pelo amigo Henrique (kkk), acho um excelente nome. O Fluminense do ano passado era uma zona completa, até o seu grande ídolo Fred preferiu fugir para outros ares. Ademais, trabalho ridículo por trabalho ridículo, Zé Ricardo também o faz no Flamengo! (eliminado na Sulamericana, eliminado na Guanabara e Taça Rio, eliminado na Libertadores, e ontem moralmente eliminado na Copa BR). Se isso é um “bom” trabalho, o que dizer do que fez Levir Culpi no Atlético MG, por onde ganhou Recopa, Copa do Brasil, foi Vice do Brasileiro (perdendo para o Corinthians de Tite) e ganhou um regional.

        Reply
      • Com o tempo, provavelmente, você compreenderá que ninguém vence um campeonato brasileiro apenas por sorte; quanto mais, dois!
        Assim sendo, no cotejo entre esse estagiário com traços de grande teimosia_ e, até agora, equivocado_ e um bi-campeão brasileiro, fico, sem dúvidas, com este último. A rigor, não seria meu nome preferido, se comparado ao Cuca, mas o Flamengo perdeu tempo demais com essa ilusão ” da casa”. Simples assim.

        Reply
  8. Caro Kléber e amigos!
    Texto totalmente razão! Não devemos chamar esse quarto do Flamengo de Centro de Inteligência! Claro que são homens inteligentes, mas, em outras funções certamente. Acredito que o mais urgente é um goleiro, na verdade, um goleiro líder. No mais, juntando os que precisam retornar, um bom atacante, talvez o Everton Ribeiro, temos condições de disputar título. Ontem foi irreconhecível. Fora de sintonia. Ontem foi um bando e salvo por um gol espírita.
    SRN

    Reply
  9. Prezado Kléber,
    creio que v., assim como vários amigos rubro-negros, está julgando o elenco com uma ótica que não cabe mais.
    Em 2013 eu apoiava a política de vários jogadores medianos, como medida para viabilizar o saneamento das finanças do clube.
    Hoje, após anos e anos de times improvisados e reforçados ao longo da temporada, a paciência da torcida começa a chegar ao fim.
    Flamengo já tem condições de ter elenco de protagonista, o que não é a nossa realidade hoje.

    Reply
  10. Kleber, quando se perde algo muito desejado, algo especialmente querido a dor é inevitável e por um período o psicológico afeta o nosso cotidiano.A nossa desclassificação da libertadores , nas circunstâncias em que aconteceu,decepcionou e entristeceu a nós todos, inclusive a equipe.Eu até hoje estou lamentando, mesmo sabendo que a vida tem que continuar.Vamos dar um pouco mais de tempo ao tempo e aguardar para um melhor julgamento.

    Reply
  11. Concordo COMPLETAMENTE!!!!
    “Amigos, acho que em função de uma atuação horrorosa, vá lá, a conclusão de um todo está distorcida.”
    Concordando com sua frase, nem precisaria escrever mais nada.
    Como admirador do estudioso Zé, entendo que tivemos dois jogos fora da curva. San Lorenzo e Atlético Goianiense.
    Pelas opções que existem no elenco, CONTINUA tirando leite de pedra.
    Muito infeliz nas substituições nos dois jogos mencionados.
    Berrío machucado! Entra um lateral-direito como opção…
    Sai Rodinei! Tem que compor o meio de campo, pois não existem reservas com as mesmas características.
    Sem Diego e, com Conca no estaleiro, vimos mais uma vez o rodízio de terror para substituir um meia.
    Em ambos os jogos as substituições foram drásticas. Mas, na minha opinião, o trabalho do Zé é pra lá de satisfatório.
    – Pai! Faz uma pipoca pra mim!
    – Nenhuma chance! Não tem milho…

    Reply
  12. É de se assustar mesmo, um clube com receitas de 500 milhões, com vaz na saga e Araújo de volante.
    Olha as contratações do galo. Fred, cazares, robinho, elias, Pratto, Fabio Ssntos, Maicosuel, será que é tão difícil contratar jogador que sabemos que joga bola, pra que ficar dando tiro no escuro, como ta esse Rodolpho, ninguém sabe, precisa ir lá do outro lado do mundo, procurar um cara que ninguém sabe como ta cara, pelo amor de Deus que tipo de profissional é esse.

    Reply
  13. Enquanto o Flamengo entrar em campo pensando no desastre da Libertadores, o negócio ficará complicado.

    Foi o pior jogo sob o comando do Zé Ricardo, mesmo assim vencemos. Pior é botar 2 bolas na trave e perder 10 gols na frente do goleiro e perder como aconteceu contra a Católica e contra o Atlético-PR.

    Outra coisa, o Messi virou titular do Barcelona aos 20 anos. Aqui, nego quer o Vinícius Jr para resolver com 16 anos. Pra mim, é falta de inteligência do torcedor.

    E outra, pode trazer o Conca, Everton Ribeiro, Pelé, etc, mas o Flamengo tem um jogador titular: Everton. Sem ele, é outro time.

    E para fechar: estou vendo agora o Seleção Sportv e o Muricy disse que quando chegou ao Flamengo em 2016 ficou apavorado. Disse assim: com essa estrutura aqui, ter ficado em 12º no Brasileiro de 2015 foi um grande feito.

    E mais, disse que acabava os treinos e não havia onde almoçar, não havia local adequado para descanso e os jogadores iam dormir no carro. Agora é outra história.

    Reply
  14. Kleber é lógico q não dá p contratar um time de uma vez, mas pelo menos umas 4 peças tem q ser trocadas, p camisas 10, 9 e 11 não teremos problemas, mas o restante terá q ser analisado sim!

    Reply
  15. Kleber, digamos que o blog esta se esmerando em ser um Centro de Inteligência..rss. Não executiva como a que o clube tem, mas analítica. Então creio eu, que a despeito do que pensa o nosso querido presidente EBM (que prega um pensamento retilíneo de apenas uma face), nós aqui do blog apreciamos o caldo das discussões e saboreamos o teor das conclusões considerando o peso de cada uma.
    Então querido Kleber, penso que concluirmos algo é possível sim, e mais que isso, necessário!
    Então, vou dar continuidade ao que penso sobre o clube nestes últimos 12 meses:
    – Saída do Muricy Ramalho: Necessária tanto quanto fundamental.
    – Efetivação do ZR: Um sério engano. Porém ao contrário que pensávamos não foi um grave e imediato engano, mas um grave e lento engano, afinal ele já esta no cargo a 1 ano.
    – Não contratação do Abel Braga: Um engano
    – Reformulação do elenco com contratações: Após a era Muricy foi um absoluto sucesso, obviamente com alguns erros, mas no todo foi excelente.
    Então senhores, depois da reformulação do elenco, em minha visão este time já deveria estar em outro patamar, mas por que ainda não o atingiu?
    O estágio atual do time só nos sinaliza que qualquer conclusão somente será colhida a médio prazo, ou seja, até o fim do ano. Até lá, tenho certeza que o ZR se manterá no cargo de uma maneira ou outra (parece que ele tem um talento especial de auto-preservação no cargo).
    A pergunta que fica é se sua preservação no cargo nos trará algum título relevante em 2017 (sinceramente só o Brasileirão interessa)?
    SRN.

    Reply
  16. Presidente.use sua influência. .kd os garotos.coloquem para jogar… lucas paquetá..Adryan..Cafu. ..ronaldo…Leo Duarte. .Jean Carlos. .Por favor responfa

    Reply
  17. Atlético Mineiro, com todas essas contratações mencionadas e com um técnico melhor do que o nosso, na opinião de alguns, perdeu para o Paraná Clube por 3 x 2, na Copa do Brasil.
    E se fosse o Flamengo, que mesmo jogando mal, venceu e está classificado?
    Pessoal, então o planejamento de voltar ao RJ, após o jogo de sábado e retornar na tarde de terça-feira para Goiânia, não interferiu em nada na atuação da equipe ontem?
    Porque o time jogou tão mal, se os jogadores eram, praticamente, os mesmo. No sábado vencemos este mesmo Atlético por 3 x 0, no Brasileiro, sem Guerrero e com Damião. Com Everton e Gabriel (este, sempre contestado) vencemos no sábado, ontem não jogaram.
    Então, perguntou novamente: Porque jogamos tão mal ontem?
    SRN!

    Reply
    • Diferente do Fla,o Galo jogou melhor,e merecia a vitória.Já o Fla venceu,mesmo sendo engolido pelo goianiense,cujo seu treinador,em apenas 3 jogos,já foi capaz de anular Zé,e ele ficou lá parado,com aquele semblante de medo da demissão,perdido,não sabia o que fazer.A desculpa foi a eliminação recente,mas nos 3×0 no brasileiro a eliminação era mais recente ainda,é muita desculpa furada!

      Resumindo: Galo = Melhor campanha entre TODOS os times da Libertadores,incluindo o River,classificado em 1º,Roger está com pouco mais de 3 meses no cargo.

      Fla = Palestino,Libertadores,viu o Bota no Grupo da morte passar com louvor eliminando campeões,tudo isso com 20% da nossa folha,fomos achincalhados por rivais do RJ e de outros estados,eliminado moralmente agora da CopaBR,no final do ano estaremos satisfeitos com mais uma vaguinha na Libertadores,ou seja,mais uma vaga para o vexame,e o jejum de títulos continua. Zé completa 1 ano no cargo,tempo que nenhum treinador teve no Fla nos últimos anos,além de estrutura e montagem de elenco.Independente do elenco o time continua com os velhos problemas e sem atributos básicos de produção ofensiva.Mas o trabalho continua,né?

      Reply
  18. Só faltou uma coisa caro Kleber, a demissão por incompetência e gasto perdulário do Rodrigo Caetano. Contratações estapafúrdias e caras, sem retorno algum. E uma mera clara ao ze ricardo, com prazo, o time tem que apresentar pelo menos um futebol razoável, se não contratem quem apresente este futebol, que aliás esquecemos de joga lo. SRN.

    Reply
  19. Carloto , meu grande amigo, o melhor do Brasil !!! Ontem se tratava de um jogo decisivo, acredito que o Atlético GO encarou melhor o espírito do mata a mata e convenhamos , nosso time na hora de decidir geralmente vai mal .
    Pra este humilde rubro negro nosso departamento de futebol esta perdido e assustado, passou da hora de ocorrerem mudanças , não é possível que os próprios envolvidos não percebam isso , será preciso outro mico ?!?! Grande abraço .

    Reply
    • Concordo meu amigo Pedro.
      Mas não adianta colocar um vice de futebol e ele ser igual o Rodrigo Caetano. Só contrata quem o presidente quer ou, então, contratar o BOM, BONITO, BARATO e QUEBRADO… kkkkkk…
      Se não tiver autonomia, não adianta.
      SRN!

      Reply
  20. Prezado e Ilustríssimo Kleber Leite, boa tarde!

    Resta claro no cenário atual do Flamengo que falta comando no Futebol.
    Onde está o CEO do Futebol? Quem decide o futebol do Flamengo hoje?

    Isto posto, importante ressaltar a importância da figura do VP de Futebol para assumir a responsabilidade e ser cobrado no dia a dia.

    O que o MOZER faz ali ? O que o RODRIGO CAETANO faz ali? O que o BANDEIRA FAZ ali? O que o FRED LUZ faz ali?

    Ninguem sabe, ninguem cobra, ninguem comanda.

    Ademais deixo registrado o meu desejo de te ver lá dentro novamente, exercendo o que você sabe fazer de melhor que é comandar o futebol e resgatar o espírito rubro negro.

    Grande Abraço e SRN.
    Em nome do Grupo Flamengo até Morrer e seus integrantes.

    Reply
    • Apoiado 100%… atualmente o futebol é comandado por gente que não entende de futebol ( EBM e Luz ) e por um centro de desinteligência comandado pelo RC.
      Em situação de normalidade democrática, deveria haver uma apuração sobre como gastaram mais de 30 milhões em aberrações como Berrio, Donatti, Cuellar, Mancuello e Romulo.
      Temos que começar a pensar nas alternativas para Dezembro de 2018.
      abs

      Reply
  21. Kléber Leite, o Flamengo caiu na Libertadores num grupo de times medianos, fora outras eliminações pra Fortaleza, Palestino, time misto do Atlético-PR na Primeira Liga, derrota pro confiança, freguesia para Vasco, etc., porque sempre possui jogadores medianos, principalmente na defesa, vejamos atualmente:
    Márcio Araújo é ruim sim! Foi há tempos dispensado do Palmeiras;
    Pará era reserva do Grêmio quando veio para o Flamengo;
    Réver, bom jogador, mas era reserva do Internacional;
    Muralha era do Figueirense e se destacou um ano apenas;
    Rafael Vaz era reserva do Vasco, o titular Luan é reserva no Palmeiras;
    Gabriel é pra jogar no Vitória, Bahia, Figueirense, Ponte Preta e olhe lá;
    O treinador é fraco, já faz um ano e ele não tira do time Márcio Araújo, Gabriel, Pará e agora Rafael Vaz, o Flamengo serve de cobaia pra ele desde o ano passado, eu nunca vi um treinador escalar os quatro laterais como titulares, se você viu me diga por favor! Não vamos ganhar nada com esse treinador.
    Com isso, o Flamengo se nivela aos times de menor expressão;
    Coloque jogadores melhores do que estes no elenco e você vai ver o Flamengo ser campeão;
    A respeito de Wallace quem mais defendia ele era o presidente EBM e ele somente saiu porque pediu, foi pro Grêmio e “ajudou” a derrubar RÓGER naquela goleada de 4×0. EBM não entende de futebol! O Flamengo sem dinheiro e com PELAIA foi campeão da Copa do Brasil, agora com Rodrigo Caetano e com dinheiro vem sendo eliminado ridiculamente!
    Concordo com você no que diz respeito a um meia e um atacante goleador e parabéns por sempre pedir a escalação de Vinícius Júnior!
    Ah, o centro de inteligência é contratar jogador nível de seleção!

    Reply
  22. Caros,
    O Zé Ricardo tem errado, sim. Mas daí a culpá-lo por tudo de ruim que acontece em campo vai uma enorme distância. No desastre que foi a atuação contra o Atlético de Goiás, os principais responsáveis foram os jogadores. Não jogaram nada. Se o Flamengo pega nesse dia um adversário de bom nível, era goleada na certa. Por exemplo, como culpar Zé Ricardo pelo fato de Muralha não acertar sequer uma reposição de bola durante o jogo em Goiânia? Responsabilizá-lo pela pífia atuação de Vaz, Márcio Araújo, Rever, Ederson, etc?
    Ele tem se equivocado. Mas estamos (nós, brasileiros) acostumados a responsabilizar apenas o treinador. Os jogadores passam longe das crises. Tem de sobrar para eles, sim! Precisam ser cobrados, exigir deles maior concentração. Enfim, ganham muito bem, em dia, para apresentar um bom trabalho. O mostrado quarta-feira foi de um bando de amadores.

    Reply
  23. Caro,Kleber .

    O desempenho no jogo de ontem do Rafael Vaz foi por água abaixo o seu argumento que “com o Vaz no time titular ganhamos na saída de bola “.Ontem ao assistir as loucuras dele em campo foi impossível não lembrar desse argumento do senhor . Definitivamente aquele rapaz não dá pra ser titular do Flamengo .Mesmo beirando os 40 anos, por que não colocar Juan no time titular????Pra quem joga muito ,que é o caso do nosso zagueiro veterano,a idade não é desvantagem e sim uma “carta na manga “.Mas , infelizmente,têm coisas e critérios que só acontecem no Flamengo .

    Reply
    • Mas quem jogou bola, ontem meu caro Matheus? (Nem o Sávio, que só fez o gol, na tentativa de cruzar).
      Ontem, todos foram horríveis, não só o Rafael Vaz..
      SRN!

      Reply
  24. Caro Kleber e Amigos do Blog,

    Vcs conhecem o meu pensamento, disse que podia acontecer mais uma tragédia contra o Atlético Goianiense, ainda bem que errei, pois subestimei o time adversário, ele é muito pior do que eu imaginava, e por este motivo foi castigado com a derrota ontem.
    Muitos não entendem o meu pensamento e não me canso de repetir, acho que o Zé Ricardo tem um futuro promissor, mas com o nosso atual elenco ele já atingiu o limite.
    O nosso elenco é limitadíssimo,a maior prova é que jogamos com 4 laterais… E depois do Guerrero os nossos artilheiros são o lateral direito reserva e o Mateus Sávio que só faz gol sem querer quando cruza.
    Bastou jogar duas partidas para o treinador adversário anular o nosso sistema de jogo que não tem nenhuma variação.
    Kleber tenho certeza que ontem a vontade de todos os amigos deste blog era o de tirar aos 15 minutos de jogo o Rafael Vaz tamanha era a sua suposta soberba, o time foi apático dentro e fora do campo.
    Repito pela última vez se não dermos uma sacudida em setembro nossa temporada já terminou.

    Reply
    • Radamés, esse é o problema.

      Se o elenco está desequilibrado, a culpa não é do treinador, e além disso, trocar de técnico, tendo o atual mercado sem nomes de ponta, não vai resolver o problema.

      O problema é equilibrar o time e o elenco e ai sim, se for o caso, pensar sim num novo técnico.

      Até lá, vai ser como o Amigo Egon disse.

      Sem milho, não há pipocas !!!

      Reply
    • comentário sereno e preciso. Padrao blog KL. obrigado por me fazer refletir positivamente. tudo que todos nós queremos é ver esse tal de Flamengo vencendo e de preferencia matando os jogos. chega do tal “sofrido eh mais gostoso” temos que atropelar, nao como slogan e sim por justificar na prática o melhor time. Esse comodismo e recuo qdo ta 1×0, etc, é pkbá.

      Reply
    • Prezado Radamés, como você escreveu acima, “o treinador com o atual elenco já atingiu o limite e o elenco é limitadíssimo”, chego a conclusão que nem o Guardiola, Sampaoli e Tite dariam jeito.
      Concordo e venho dizendo a meses que esse elenco é fraco.
      Que culpa tem o treinador se ninguém, mas, ninguém jogou alguma coisa ontem?
      Que culpa tem o treinador se não tem opção no banco? Quem ele tinha no banco? Paquetá, Adryan, Cuellar, Lendro Damião, Felipe Vizeu e Rômulo. Isso é opção? O Zé teve coragem e atitude para colocar o Matheus Sávio, que vinha sendo crucificado pela derrota na argentina. E dessa safra que subiu é o que melhor se apresentou.
      Ah! deveria ter colocado o Vinícius Jr.. O Zé está certo, tem que ir devagar. O menino tem apenas 16 anos. É, 16 anos. Achar que num jogo escamado como esse de ontem ele faria alguma coisa é loucura.
      O trabalho do Zé Ricardo tem que ser testado com um elenco em que ele tenha opções. Aí sim, se não der certo, corneta nele, no EBM e em toda cúpula.
      Desculpe-me discordar mais uma vez. O espaço é democrático.
      Um abraço.

      Reply
      • Olhei o nome 5 vezes. Achei que era eu… kkkkkkkkkk
        Tá assinado com firma reconhecida, parceiro…
        Qualquer hora, o Dr. Tanure vai sentar no banco de reservas.
        Pro jogo contra o CAP, colocaria o Marquinhos do basquete no lugar do Muralha…

        Reply
  25. Caro Anderson, dessa vez peço-lhe licença para elogiar seu post: sensacional….Os de Egon, não variam, sempre nota dez. É muito bom, sempre que posso digo isso, participar do blog. As opiniões são ótimas. Claro, nem sempre concordamos com todas…mas hoje, a turma está sendo nota dez.
    Aqui vão as minhas: Precisamos urgentemente de um goleiro melhor que Muralha; de um atacante, hoje dito de lado do campo, sugestões: Tardelli, Carelli, Gabigol, Roger Guedes, e porque não, até mesmo Nenê do Vasco, apesar da idade; de um zagueiro prá ser titular no lugar do Vaz: Geromel, Gil, Luiz Gustavo, já que Donatti e Leo Duarte não servem…gostaria ver esses dois em uma sequência maior, quem sabe não resolveriam?; O ZR tem crédito, mas tbem comete suas falhas, as mais importantes já foram citadas inúmeras vezes aqui: essa insistência com certos jogadores e falta de criatividade e demora nas substituições.
    Alguns jogadores estão visivelmente extenuados e rendendo bem menos que podem, Arão, Massaraújo e Trauco estão nesse caso. Com um elenco desse tamanho, ninguem serve para o lugar deles? Cuellar, Paquetá, Adryan, Ronaldo…então vendam ou os emprestem e contratem outros melhores!
    Sempre que cito aqui o Vaz como um zagueiro que deixa a desejar, alguns me lembram do Wallace…por favor gente, pior que o boca aberta é impossível. O Grêmio já o passou pra frente. O problema do Vaz é que, além de lento, falha muito em bolas aéreas por má colocação e,aí até seus fãs concordam, acha=se o máximo e erra inúmeras saídas de bola.
    Abraços e SRN a todos.

    Reply
    • Mauro……vamos lá

      Goleiros…..dê a sua sugestão por favor.

      Atacantes. Hoje conversando com um amigo “smurff” me foi dito com todas as letras que Gabigol será ao menos sondado oficialmente, caso algo de errado aconteça com a negociação de Everton Ribeiro.

      É esperar para ver……….e crer

      Zagueiros: Se vier o Gil ou o Geromel, a zaga ficaria perfeita.

      Reply
  26. Kleber, o elenco e ruim. O Muralha e fraco, todo jogo ele comete falhas infantis que felizmente nao tem proporcionado gols ao adversario, porem geram evidente inseguranca. No futebol brasileiro, quase todos da serie A sao melhores do que ele!
    Quanto a defesa, concordo com vc. Individualmente ela nao e tao fraca. Mas o Vaz precisa de uma sombra, talvez de um banco para se conscientizar que nao e craque. Alem disso, o nivel de concentracao dele e baixissimo.
    No meio, Marcio Araujo e o segundo pior volante da serie A, pois so ganha do pavoroso Jean do Vascu. O Arao esta em uma fase horrorosa. Perdeu o dinamismo, joga como se fosse uma prima donna! Nao esta jogando nada e isso esta prejudicando o time.
    Na criacao suas colocações são perfeitas! E no ataque tb. Precisamos de um segundo atacante goleador, rapido-eu iria atras do Vitinho.
    O ZR e um bom tecnico, nao esta totalmente formado mas e muito promissor. Acho que ele vem errando na sua estrategia defensiva em jogos fora. Ele tem preferido congestionar o meio mas sem nenhuma velocidade na frente. Foi assim contra o San Lorenzo e ontem. Acho que nestes jogos vc precisa ter o cara da velocidade para matar o jogo. Bloquear o meio e importante mas vc tem que ter velocidade para matar o jogo. Ainda assim, nao vejo ninguem melhor desempregado, fato que desaconselha a troca. Nao obstante, acho que ele nao dura ate agosto. Essa diretoria vai demiti-lo pois ela nao entende nada de futebol!

    Reply
  27. Cumpre alertar, também, que o Flamengo NÃO deve vender ou emprestar nenhum jogador ATÉ a chegada do novo treinador. Ora, com tantos jogadores que NÃO têm chances com o atual técnico, nada mais sensato do que submetê-los, todos, ao crivo do novo Comandante.

    Reply
    • MENU > Presidência > Departamento de Futebol > Vice de Futebol > Rodrigo Caetano > Contratações…

      Isso posto e, definido com irreversível carta branca, poderemos pensar em manter Zé Ricardo… ou não!
      Na atual ditadura presidencial, até mesmo Muryci naufragou, no pouco tempo que comandou o elenco.
      O tal “Conselho Gestor” encolheu e, deu lugar ao “Centro dos Dedos Podres”…
      Nós, pobres mortais, mesmo de longe, já conseguimos detectar o X dos problemas.
      Evidente que estão cientes disso! Acontece, que as prioridades deles, não são as nossas.
      Bandeirola vai zerar nossas dívidas, e nós, detonar nossos neuroneos…
      Estou pensando seriamente, se vou jogar este CD pela janela.

      Reply
  28. Estou aqui acompanhando o jogo do grêmio na libertadores, pois me chamou a atenção o futebol apresentado no brasileiro. Olha, sinceramente,nesse tempo que Renato gaúcho ficou parado ele deve ter se reciclado, não é possível, pois não só manteve a boa filosofia do Roger,mas aprimorou,tem repertório e todos os atributos de um futebol eficiente com compactação, defesa sólida, marcação feroz,triangulação, tabelas em velocidade,jogadas ensaiadas, movimentação em alta intensidade, enfim,tudo fluindo, não esperava isso do Renato,em um elenco que está longe de ser o melhor do Brasil,com refugos de outros times como Léo Moura e Barrios,que Renato recuperou.Surpreendente.Vamos ver se isso continua ou se é fogo de palha.

    Reply
      • …Além de um elenco muito bom…
        Com “tudo isso”, o campeão do Rio Grande do Sul é o Novo Hamburgo, que disputou a final contra o Internacional…
        Desde 2017 o Grêmio está na fila.

        Ou seja! O jardim dos outros é SEMPRE mais florido… kkkkkkkkkkkkk

        Reply
          • Grêmio é o atual campeão da copa do Brasil,como já disse,para mim estadual não passa de uma brincadeirinha,o que vale é Brasileiro e Libertadores,e nessas competições o Grêmio vem apresentando um bom futebol até agora.Eu prefiro o Fla sem ganhar Carioca por 10 anos e não ter os vexames que tem,além do jejum de títulos relevantes.

            Sempre tive uma visão pejorativa do Renato,achava um técnico praieiro,fraco e ultrapassado,mas se continuar com esse trabalho,com o time jogando essa bola,irei começar a acreditar que ele aprimorou seus conceitos,o que seria bom pro futebol brasileiro e pra ele tbm,mas pode ser fogo de palha,vamos ver.

  29. Meu caro e querido Kleber Leite, o cenário rubro-negro, visto de ângulos mais amplos, apresenta diagnósticos que passam ao largo das avaliações comuns, sobretudo dos profissionais do futebol do Flamengo e da grande mídia, que já não produz fenômenos e craques como você. Esse diagnóstico, nos remete a três pilares: 1) TOMADA DE DECISÕES PARA CONTRATAR – definitivamente chamar esse departamento no clube de “Centro de Inteligência” é um insulto. A administração Bandeira de Melo contratou, pasme, 43 jogadores e desses, exceto Diego e Elias, não vingaram. No pensamento empresarial, isso se chama desvio de foco, pois ao contratar um executivo de futebol, alguém sem vivência no clube, é óbvio que ele vai direcionar suas ações para o mercado, colocando em segundo plano, jogadores da base, os quais não conhece ou lhe falta aptidão para avaliar. Vamos lembrar que o Flamengo foi campeão em duas edições recentes da Copa São Paulo e nenhum jogador foi aproveitado. Os jogadores contratados no período, a maioria veio para compor elenco e para essa finalidade, era imperioso o aproveitamento da base. Compor elenco por compor, era mais barato. Se os resultados fossem ruins, não seria diferente das inúmeras apostas que não deram certo com essas contratações. Então, meu caro Kleber, não adianta ter um míssel para matar moscas. Se tem que ir ao mercado, que vá para trazer Diegos e Elias. Para compor elenco, use a base e não perca anos de investimentos em garotos promissores que foram e estão se perdendo.
    Quer um exemplo atual? Nosso excelente goleiro reserva, Thiago já pode substituir Muralha sem riscos. Levar gol por gol, é preferível que seja com o garoto, que é muito bom e leva uma vantagem sobre Muralha: sabe pegar penaltis. Léo Duarte é outro exemplo. Numa zaga em que temos como titular, um zagueiro que foi reseva de time série B, convenhamos, não pode ser titular no Flamengo e deixar o Léo no banco. O Vaz não é ruim. O problema é que ele acha que é bom. Mas não é, e isso, o leva a tomadas de decisões erradas na maioria das vezes. Não sabe sair jogando, a não ser com chutões e bolas pra lateral. E entrega que é uma beleza.
    Outro caso crítico de decisão do “Centro de Inteligência” é o caso Arão. Contratação a partir de disputas judiciais, parece que querem provar que todo o esforço tinha razão de ser, mantendo-o no time. Arão é jogador medíocre. Apareceu em times de série C. Contratado pelo Corinthians, ficou na reserva até ir para o Botafogo. Fez um Carioca razoável e, dentro do elenco do Botafogo, se destacou, a exemplo do outrora badalado Camilo, que agora caiu de nível. Um dos graves problemas do Flamengo, que é a transição defesa-ataque, passa pela limitação, erros de passes bisonhos, falta de senso de cobertura e outras enormes mazelas. E nesse ponto, volto a tocar no assunto da base, onde temos os jovens e talentosos Cafu e Tiago no banco de reservas. Então meu caro Kléber, temos o MOTIVO No. 2 que é a TOMADA DE DECISÕES PARA ESCALAR. Teríamos nesse momento Thiago, Pará, Léo Duarte, Réver (Juan jogo sim, jogo não) e Trauco (após a saída do Diego, caiu muito de produção). No meio, Márcio Araújo, Tiago e Cafu. Bem, antes de escalar o ataque, vamos antes comentar a situação do Vinicius Junior. O Real Madrid divulgou um vídeo de quase 5 minutos com jogadas e gols geniais do garoto. É nítido e óbvio que estamos diante de um fenômeno e grandes fenômenos aparacem aos 16 anos (Ronaldo, Robinho, Neymar, Jesus, o próprio Diego, só para falr nos mais recentes). Essa conversa de “será que vai vingar e temos que ter cuidado e pés no chão” é o maior atestado de falta de visão e sobretudo, falta de ousadia do departamento técnico do clube. Pés no chão também atolam na lama. Então, escalem o garoto para jogar 90 minutos. Entrar com ele durante o jogo sempre aumenta a pressão, pois entrará para mudar alguma coisa. Entrando desde o inicio, vai tirar essa carga. No segundo jogo com o Atlético Goianiense, fizemos 2 x0 no inicio do 2o. tempo. Era o momento para o garoto entrar. Deixaram para substituir aos 35 minutos.
    Então, falta visão e ousadia e nesse cenário, o ataque deveria ser então Diego, Vinicius e Guerrero (se vier o Everton Ribeiro, esse sim, uma contratação certeira, pode ter dois sistemas de jogo. Um com pivô fixo e outro sem pivô e muita movimentação.
    É isso meu caro Kléber, amigo desde os tempos dos trepidantes.
    Grande abraço

    Reply
  30. O Flamengo tem a tradição de formar bons goleiros. No Brasileiro eu daria oportunidades ao Thiago, sem a pressão do mata-mata poderia dar certo.

    Na zaga o Donatti infelizmente se machuca em treino, assim fica difícil. O Leo Duarte é um zagueiro técnico e que sabe sair jogando. Poderia ter mais oportunidades.

    Na volância o Ronaldo é o melhor de todos, mas por algum motivo nunca joga. Nas poucas vezes que entrou foi bem.

    Matheus Sávio é uma boa opção no ataque. Infelizmente estão colocando a responsabilidade da desclassificação na Libertadores em cima do garoto. Ele errou, mas os jogadores mais tarimbados tinham que assumir esta responsabilidade.

    Vizeu merece mais chances, quando entrou foi bem. Ele é bom finalizador. Com Diego, Conca e ER vai fazer gol a torto e a direito. Por algum motivo tem sido preterido por Damião.

    O Vinicius Jr tem que entrar aos poucos, não como solução, mas como opção de ataque. Infelizmente nossa torcida queima os jogadores da base. Vide o Matheus Savio, uma covardia o que fazem com o garoto. Imagina se o Vinicius entra, comete um erro e o Atlético GO elimina o Flamengo na Copa do Brasil. Destruiriam a carreira do menino que nem começou direito ainda. Então, acho bom ir devagar com ele.

    Assim que a nossa base pode ser uma boa opção para diminuir as deficiências em nosso time. Agora para bancar isso tem que ter peito. O Departamento de Futebol tem que dar o suporte e apoio.

    Reply
    • A tradição continua, e o Flamengo formou o goleiro que deveria estar honrando essas tradições…porém a intolerância da torcida, a mesma que execrou MA e Pará não deu oportunidade de recuperação ao PV, que diga-se de passagem, cotado para seleção em 2014, e não esse factoide chamado MURALHA. SRN.

      Reply
  31. Presidente Kleber Leite use sua influência. …Para que os garotos tenham chance no time; paquetá..Adryan..Cafu. ..Leo Duarte. .ronaldo
    Abcs

    Reply
  32. bom dia rapaziada , não acho o elenco do flamengo maravilhoso ,mas é um elenco de qualidade que a muito tempo não se via no flamengo.mas o treinador que já defendi algumas vezes, vem pisando na bola porque só joga em um esquema e não tem plano B. se você não tem os jogadores de lado de campo como ele gosta, porque não jogar no 4-4-2 . quatro laterais é demais. precisamos de um atacante com habilidade e que saiba fazer gols , um vice presidente de futebol e um treinador .

    Reply
  33. Anderson, para vinda imediata, Fábio do Cruzeiro, João Ricardo do América Mineiro e Rafael do Madureira (sempre lembrado pelo Egon), ou até nosso velho Júlio César; para tentativas, onde os clubes provavelmente dificultariam as saídas, Danilo Fernandes, weverton é Vanderlei.
    Caique do Vitória apareceu bem , mas nadou dando algumas presepadas.
    Aquele abraço e srn!

    Reply
      • Meus amigos Mauro e Anderson!
        Contratamos o Muralha, pelo Brasileiro que fez pelo Figueira.
        Quando falo em Rafael Santos do Madureira, entendo que estamos contratando um goleiro de clube pequeno, mas, com toda certeza, MUITO melhor que Muralha.
        Claro que é uma besteira! Mas toda vez que penso em Julio César, penso nos 7×1 da Alemanha…
        HOJE, por ter se machucado, é reserva do Ederson. Como tem contrato até 2018 e, a cabeça da Suzana é totalmente européia, vai ficar valendo aquela máxima: “vou encerrar minha carreira no Flamengo”…
        Com a grana que temos, além do mercado sul-americano, temos bons goleiros no Brasil.
        Nosso elenco é recheado de colombianos e argentinos. Fosse eu, faria uma pesquisa entre eles, pra saber quem está bombando no país deles.
        Qualquer estagiário do Deparamento de Futebol faria isso.
        Os caras são tão cegos, que contrataram o Canteros ao Vélez e, deixaram o Pratto lá…
        Um mês após, o Galo contratou o argentino por R$12 milhões e nós, entubamos o Guerrero por R$43 milhões…

        Reply
  34. “O balanço do Zé 2”
    Nosso guru KL pede atacantes!!! Como um grito de socorro ao constatar que temos um grave problema de ataque, e não é de hoje.
    Qto ao ZR, a lâmina sob a sua cabeça é a COPA DO BRASIL, competição mata-mata onde sabidamente não ser o modelo ideal de competição desse elenco.
    Julgo que no Brasileirão, por ter o grupo muito unido com torno de si, creio que o ZR possa recuperar seu “viés de alta” no seu trabalho…
    ZR nesse momento precisa de tempo, que a Copa do Brasil lhe dê tempo, a fim de que possa recuperar seu prestigio junto a torcida com resultados positivos em série no Brasileirão. O Zé balança…SRN.

    Reply
    • SE… analisarmos friamente e, trocarmos o nome do Zé, pra Abel, Tite ou Cuca, veremos que os números são ótimos.
      Em 1 ano (faz hoje), o cara dirigiu 70 jogos, com 10 derrotas, 18 empates e 42 vitórias.
      62,4% de aproveitamento em 2016 e, 70% em 2017.
      Cuca, campeão brasileiro em 2016, teve o aproveitamento de 61,7% no ano.

      Reply
      • Egon esse é o “DILEMA CHAMADO ZR”….
        A princípio me incomoda jogar com dois meias com função de pontas, que realizam funções de secretários de laterais…Atacando é um 4 1 4 1. defendendo é um 4 5 1.
        Se é para jogar nesse tipo de 4 3 3 (4 1 4 1) prefiro o 4 4 2.

        Reply
        • Pesquisa, meu caro Anderson!
          Aliás, é o que eu mais gosto de fazer… kkkkkkkkk
          No meu tempo de Manchete, existia um arquivo de 100 m2.
          Hoje, é só digitar e ler…

          ZÉ RICARDO
          2016 – 39 21 10 8 62,4%
          2017 – 31 19 8 4 69,9%
          TOTAL – 70 40 18 12 65,7%

          CUCA
          2016 – 56 32 11 13 61,7%

          * Não está computada a vitória contra o Atlético Goianiense.

          Reply
  35. A eliminação na Libertadores causou rachaduras na estrutura do grupo, na torcida, e na comissão técnica e na direção do clube…Se conseguirem unir-se e saírem dessa fase o grupo cresce em força. Os dois jogos contra o Atlético GO foram críticos em vários aspectos, foram vitórias para se comemorarem sim (apesar das deficiências técnicas), dado as circunstâncias, porém os problemas continuam SRN.

    Reply
    • Eu acredito sinceramente ser grande o prestígio do ZR junto ao grupo, ao ponto destes jogadores lutarem pelo técnico em campo. Obviamente que isso é válido, muito válido, mas tbm tem seus limites, e o paradigma desse grupo sempre esbarra no fator “deficiência em finalizações”. Eu gostaria de ver algum comparativo de entre as finalizações do Flamengo em comparação com a de outros times do G5.

      Reply
        • Graaaaaaande Eliel!
          Faz isso comigo não!!!! kkkkkkkkkkkk
          Com toda grana que iremos receber, temos obrigação de pensar em coisas mais inquestionáveis.
          Trocar um CAÇADOR DE BORBOLETAS por um MÃO DE ALFACE, é o mesmo que seis por meia dúzia…
          Lembre-se, meu amigo! Nunca ouvimos falar de ALEXANDRE O MÉDIO…
          Grande abraço no irmão.

          Reply
      • Caro Nino!
        “Eu gostaria de ver algum comparativo de entre as finalizações do Flamengo em comparação com a de outros times do G5.”

        Este ano AINDA não podemos fazer este comparativo. A única referência que temos, foi o Brasileiro que acabou em dezembro.
        Mesmo com Guerrero em péssima forma e, com jogadores tipo Fernandinho, Sheik, Damião, Cirino, Gabriel, Patrick e Mancuello, nosso ataque foi 4º mais positivo entre os 5 primeiros do Brasileiro.
        PALMEIRAS – 62 GOLS
        ATLÉTICO MG – 61 GOLS
        SANTOS – 59 GOLS
        FLAMENGO – 52 GOLS
        BOTAFOGO – 42 GOLS

        O nome disso é tirar leite de pedra ou, arrancar minhoca no asfalto…

        Reply
        • Surpreendente….Egon. De onde concluímos uma coisa: “O esquema de jogo esta criando situações”, os jogadores é que não estão fazendo os gols…tenho escrito isso aqui! SRN.

          Reply
          • Eita botina!!! Perfeito Nino…
            “O esquema de jogo esta criando situações”… e, já estamos cansados de gritar aos sete ventos, que perdemos uma quantidade absurda de gols fáceis.
            Brasileiro do ano passado e, Libertadores esse ano, são exemplos claros do que estamos pagando por pés tão tortos…
            Católica lá e, Atlético PR também lá, nos eliminaram da Libertadores.
            Perdemos por 1×0 e 2×1 perdendo um balaio de gols, quando um empate nos classificaria.
            A bola puniu…

  36. Kléber ontem não emiti opinião nenhuma porque grande parte dos amigos aqui estavam certos.Mas hoje gostaria de lembrar a vc e a todos aqui que
    a cerca de a dois anos e meio atrás nosso time era motivo de chacota e realmente era uma Mulambada.Então, mudamos de patamar dentro do futebol Brasileiro e continuamos com as mesmas práticas de pensar pequeno de anos atrás. O Brasileiro tem a Cultura Ofensiva e com o discurso ultrapassado que “A melhor defesa é o ataque”,tende a acreditar que vamos achar grandes atacantes em qualquer esquina só que quando achamos a Europa vem e nos tira.Agora se vc não tiver um sistema defensivo sólido qual o ataque neste mundo vai resolver?E aqui vou dar uma declaração de um lendário jogador que dizia sobre os italianos que”eles não podem ganhar de vc mas vc pode perder para eles”,Johan Cruyff.
    Juve:Buffon,Bonucci,Chiellini e Pjanic x Fla:Muralha,Rever,Vaz,M.Araujo.
    Desnecessário explicar este comparativo acima,então o que observo é que independente dos desfalques na minha opinião o nosso técnico precisa de mudar a estratégia do nosso sistema defensivo como, diminuir o espaço existente entre a nossa defesa (zagueiros lentos) e o meio, e o nosso setor mais fraco que é o esquerdo com Vaz e Trauco
    PS.Qualquer zagueiro reserva que joga no Cálcio Italiano é melhor do que nossos zagueiros.

    Reply
  37. Prezados,
    E hoje a notícia é a do Julio Cesar.
    Alguns dizem que ele é velho, com 37 anos… Mas se formos observar que o Fernando Prass atingiu a condição que NUNCA teve em toda a carreira, de chegar a Seleção e ser ídolo no Palmeiras, com 36 (atuais 38), acho que o Julio Cesar ainda tem mais uns 2 ou 3 anos de lenha para queimar. Não vejo nenhum outro goleiro NO MERCADO na qualidade do Julio, sem falar da identificação por ser cria do Flamengo. Eu tentaria, ademais, pior do que o muralha impossível que seja!

    Reply
  38. Amigo Diego!
    Só por esse motivo eu tentaria…
    “Eu tentaria, ademais, pior do que o muralha impossível que seja!”
    Com R$100 milhões em caixa, nem precisa estar no MERCADO.
    Paga a rescisão e, um abraço…
    Casos de Jefferson, Martin Silva e Victor.
    Isso, partindo da premissa que um bom time começa pelo goleiro.

    Reply
  39. Egon, longe do Red sua alma se torna perversa….esqueça os 7 a 1, kkkk.
    Hoje ouvi que o São Paulo pensa em repatriar Miranda. Enquanto isso pensamos no Rodolfo…Vá ter dedo podre assim lá longe.
    Essa história de Walter, goleiro do Corintians é trocar seis por meia dúzia. Se podemos pagar as multas e contratar, deveríamos sim, partir para um goleiro melhor: Danilo Fernandes, Víctor, Vanderlei ou Weverton, ou até mesmo Marcelo Groe.
    E o Lucas hein? ainda na reserva do Paris Saint German? Vamos pensar alto, dedos podres?
    Com o Everton Ribeiro, só ficaria faltando o atacante matador!

    Reply
  40. Prezado Kléber, é chegada a hora de irmos a China fazermos umas compras! Deixamos o Guerrero por lá pois a grana é boa. E voltamos com Gil,Ralf e Ricardo Goulart! Uma escala na Espanha e Diego Alves. Com isso explode o sócio torcedor e a renda dos jogos!
    SRN.

    Reply
  41. O Extra nesse domingo publicou o seguinte:
    “Zé Ricardo faz um ano de Flamengo com números melhores que os de antecessores”.
    Com as derrotas do Galo e Palmeiras, fica a pergunta:
    Com essa campanha pífia até agora, o que pensam os adoradores do Roger e do Cuca, que possuem os melhores elencos do futebol brasileiro?
    Talvez, agora, elejam o Renato Gaúcho como o melhor treinador.
    Se um dia o Zé Ricardo tiver um elenco bom nas mãos e não conseguir fazer com que o time mostre um bom futebol, aí sim, peçam a cabeça dele.
    Agora, para o bem do nosso Clube, deixem o Zé Ricardo trabalhar em paz.
    Bom domingo a todos e se Deus quiser com uma vitória.

    Reply

Comente.