FLAGUERRERO

(Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

Vitória fundamental, lá e aqui, ou seja, na Libertadores e, como fonte de inspiração para domingo, pelo Carioca, no Fla-Flu decisivo.

Jogo mais difícil do que esperava. O time da Universidad Católica, mesmo sem a zaga titular, foi um adversário complicado, principalmente no primeiro período.

Vamos ter tempo para analisar o jogo, a escalação do nosso time e, as substituições felizes de Zé Ricardo.

Ainda no calor da emoção, faço questão de enfatizar e destacar a presença de Guerrero. Hoje, no primeiro tempo, todas, eu disse TODAS, as finalizações foram do nosso camisa nove.

Não bastasse isso, “na hora da onça beber água”, não decepcionou, marcando o segundo gol em jogada de quem tem intimidade com a bola e, de quem conhece o ofício de meter gol e decidir o jogo.

Amei tudo. A nossa torcida, o Maraca à disposição do time, as alterações do Zé Ricardo, a atuação do time, a vitória… Mas este jogo, para mim, ficará marcado pela presença decisiva de Guerrero, nosso Robinson  Crusoé do ataque.

Joga muito o Guerrero. Hoje, mais do que nunca, o Flamengo foi Guerrero…

Ia esquecendo. O Márcio Araújo também jogou muito. Aliás, como quase sempre.

1 Comentário

  1. Kleber, tenho impressão de que se eu jogar os problemas da minha vida em cima do Guerrero ele mata no peito e me devolve tudo resolvido.

    S.R.N

    Reply
    • Pois é amigo Jordan,imagina ele acompanhado de um companheiro minimamente capaz?No Corinthians era o Sheik em plena forma,agora precisamos achar um.Vizeu poderia ser,ao menos, testado?

      Reply
  2. Gostei da vitória na raça é assim que se ganha Libertadores,ZR mostrou hoje que tem o elenco na mão,fazer as substituições que ele fez mostra isso ,não vai da certo sempre até por que o Abel ficará atento a isso por exemplo.Nao sei qual foi a orientação que o Mancu recebeu mais a única coisa que estávamos querendo era que ele jogasse em sua verdadeira posição ,o que não aconteceu,achei ele jogando muito à frente.Preocupante o Éverton Além de sair mancando acho que jogou no sacrifício.Muito aquém do que já mostrou espero que jogue no domingo.ZR é só treinar a saída para contra-ataque com Berrio que nós daremos bem .Vi no Blog do Renato Maurício Prado ele colocando na conta do Vaz o gol que o Fla sofreu,pra mim foi equivocado pois se alguém errou foi o Rever que estava em sua marcação .

    Reply
    • Dawinson, desculpe-me discordar de você e dessa mala do Renato Maurício Prado.
      Quanto ao elenco, acho razoável e quanto a falha no gol, na minha opinião, foi do Muralha, mais uma vez. Estava muito mal colocado, para variar.
      Um abraço.

      Reply
  3. Cornetas, esqueçam o Márcio Araújo! Guerrero, não o comparem a tuta, falar o que do Zé, talvez a demora para tirar o mancu, só! Os pagadores de pau da dona crefisa, estamos na mesma situação, eles um pouco melhor podem perder sem depender de ninguém, mas perder? Quantas perdemos no último semestre?

    Reply
  4. Caro Kleber, estou impressionado como o Guerrero está jogando. Tenho até pena dele, lutando sozinho contra dois e até três zagueiros. Fui um crítico do seu futebol no ano passado e me penitencio.
    Como está jogando, também, o Márcio Araújo. Muito criticado pela torcida. Quanto a esse rapaz não tenho que me penitenciar, pois, sempre gostei da sua maneira de jogar.
    Agora, peço encarecidamente que algumas pessoas deixem de cornetar o nosso Treinador (com T maiúsculo, apesar de ser jovem).
    Cornetem o Rodrigo Caetano, que faz de tudo para “derrubar” o Zé Ricardo com as suas contratações equivocadas. E também, cornetem esse Centro de Excelência, para que daqui para frente faça jus a esse nome.
    P.S.: Volto a afirmar que o nosso grande Zé está tirando leite de pedra desde o ano passado.
    Um abraço.

    Reply
    • Zé comete erros e acertos como qualquer mortal,mas a questão não é tirar leite de pedra,se for assim Jair Ventura tira leite de concreto,assim como Renato Gaúcho no Grêmio e por aí vai.O problema,e acho que concordamos nisso, é a manutenção de peças que jamais poderiam estar ali como Gabriel,Damião e cia, além de contratações duvidosas.Isso passa muito pelo departamento de futebol,composto pelo vice,EBM,que é excelente administrador,mas descobriu o que é uma bola recentemente e R.Caetano,tudo feito com a consulta e tutela ou não do treinador,segundo todos os diretores,presidente e o próprio Zé.

      Reply
      • Padrinho vc esqueceu de falar da culpa do Zico e do Adriano também…..
        O Ze ontem foi mágico!!
        Eu estava no Maracanã ontem e vi um cenário horrível no primeiro tempo tanto que algumas pessoas ao meu redor se questionavam sobre tirar o Gabriel e Mancuello e botar quem?a sacada do Rodnei foi perfeita,Ze mudou o panorama no segundo tempo mostrando que é um conhecedor do elenco ,é um estudioso e um cara humilde .Talvez resida aí a implicância de muitos com ele.Gostaria de ver se quem estivesse à frente do time fosse o Luxa ou Murici qual seria a reação.
        Mais uma vez se formos analisar desempenho o nosso foi acima mais uma vez.
        Sinceramente concordo quando Egon diz que vc precisa sorrir mais.
        Abraço companheiro e SRN.

        Reply
        • Pois é meu grande parceiro.
          Ontem terminamos o jogo com 4 laterais e dois gols deles. Zé foi tão brilhante que arrumou um “atacante” pra jogar com Pará…
          Está literalmente sobrando no cenário nacional.
          Como diz o Luis Carlos, “está tirando leite de pedra”…
          Sabemos que não temos atacantes no elenco. Tanto Vizeu quanto o poste, são reservas do Guerrero.
          Com Berrío suspenso, não restava outra alternativa que não fosse a criatividade. Deu MUITO certo, mais um vez…
          Nossas últimas partidas foram de domínio total do Flamengo. O cara melhora a cada jogo.
          Grande abraço meu parceiro.

          Reply
    • Sai mancu e entra Rodinei = gol do rodinei.
      Entra renê e adianta-se trauco = gol do trauco.
      E a ferrari segue ilesa rumo ao título!
      Mesmo sem poder contar com seu principal jogador, Zé Mito vai construindo um belíssimo início de carreira.
      Vamos apoiar, galera! Seremos campeões! SRN!!!

      Reply
  5. Nunca achei que fosse falar isso: M.A foi o melhor do jogo ao lado de Guerrero tão importante quanto. Guerrero jogou demais, não tava em um dia de muita sorte mas resolveu quando precisava, foi importantíssimo pro volume de jogo do Fla. Z.R jogou num 4-4-2 atacando com Mancu ao lado de Guerrero, e num 4-5-1 defendendo com Mancu voltando pra recompor, deu um passe muito bom que proporcionou um contra ataque, mas no mais nao deu muito certo. Queria ve-lo jogando de volante na sua posição original. Gabriel não dá, tivemos umas 3 possibilidades de gol perdidas por ele não dar continuidade aos ataques e preferir voltar a jogada com passos pra trás. Vaz também errou no começo e quase levamos um gol, zaga tem que ser Rever e Donatti ou Leo Duarte.

    Reply
  6. – Sofrendo por antecedência –

    “Defesa

    Apesar do Zê Ricardo ter montado muito bem o sistema defensivo, desde que chegou ao Fla, podemos ter problemas à frente. Hora de trabalhar nas contratações.

    Vaz: ou ama ou odeia. Continua errando passes bobos e lançamentos. Deu espaço para Silva marcar e, Muralha falhou junto.

    Rever: vínculo atual vai até o meio do ano,

    Juan: se aposenta no final do ano,

    Donatti: nunca teve sequência, desde que chegou ao Fla. Uma incógnita.

    “Meio campo

    ARÃO, voltou a ser ARÃO.

    Mancuello, que fase, hein! Saiu e o time se transformou. O Trauco, jogador de defesa, consegue fazer tudo que gostaríamos que ele fizesse. O gringo é maneiro, jogou em todas posições possíveis, mas já deu. Pode ir pra barca com Rômulo.

    Nos próximos jogos que o Fla atuar com três cabeças de área, acredito que merece chance de iniciar a partida Cuellar ou Ronaldo.

    “Ataque

    Gabriel, já embarcado.

    Pra mim foi um pecado a venda do Kayke no início do ano passado, precisamos de elenco. Talvez não tivéssemos aquela sequência de empates da 32° a 38° rodada do brasileiro. NÃO acredito que iremos fazer o mesmo com Vizeu.

    “Novos embates

    Em pouco mais de 10 dias: final do carioca, início do brasileiro e último jogo da fase de grupos da Libertadores. Já está na Hora de marcar data de retorno de Ederson, Diego e Conca.

    Reply
  7. Excelente vitória do Flamengo numa noite feliz do Zé Ricardo, fato que não ocorre sempre.
    Guerrero está jogando muita bola mesmo, começou o ano jogando muito e na ausência do Diego vem tendo um está que adicional.
    Kleber, estaria o Guerrero jogando muito, por estar em seu último ano de contrato e assim, está em busca de um belo contrato como o atual? Ou está feliz em razão da estrutura do Flamengo, que está bem melhor que no ano passado?

    Reply
    • Amigo Felipe! A renovação do Guerrero é quase obrigatória!
      Se não acontecer vamos ficar dependendo do Damião, já que Vizeu (dizem) está sendo vendido para o Benfica.
      Imagina a situação! Damião titular e sem reservas!!!!!
      Vamos ter que torcer pelo Flamengo do Piauí…

      Reply
      • Caríssimo Egon, não podemos viver só de “uma andorinha”, sabemos que só ela não faz verão. O fato do Guerrero ter feito todas as finalizações do 1o. tempo não é uma virtude do time, mas uma deficiência preocupante.
        Quanto ao Guerrero, ma agradaria mais colocar 30mi no bolso e partir para uma nova filosofia na camisa 9.
        SRN.

        Reply
        • Amigo Nino.
          Após o jogo ouvi os comentários do Mauro Cezar e de certa forma concordo. Temos um baita pivô, mas um finalizador mediano. Como o peruano é nosso ataque inteiro, palmas para suas ótimas atuações.
          Mas continua faltando a referência dentro da área. Um Fred da vida…

          MAURO CEZAR PEREIRA
          “Mas nem tudo merece elogios. O Flamengo segue dependendo de enorme quantidade de finalizações para marcar. Guerrero, em que pese sua ótima fase na participação das jogadas, só foi às redes na 12ª tentativa. Ele arrematou 13 ao final, 19 nos dois jogos contra a Católica, e na Libertadores faz um tento a cada 16,5 tiros. Melhorar é preciso.”

          Não há como contestar…

          Reply
          • Guerrero é um paradoxo tremendo! Ele não acaba sendo nem centro avante e nem atacante de aproximação! A novela é a mesma Egon, mesmo problema do ano passado, onde perdemos alguns pontos preciosos na finalização. SRN.

  8. Não entendo o motivo ainda criticam Márcio Araujo e o Zé … Zé tem o grupo na mão ,.tudo que.ele faz.é exaustivamente treinado, e Márcio Araujo é imprescindível ao time, tava lá no maraca , energia incrível , torcida botou o time.no colo , ahhhhh, Mancuello não dá mais

    Reply
  9. Fellipe, amigo,
    Talvez, tudo que você colocou e, provavelmente, algo mais que não sabemos.
    No fundo, o importante é o resultado. Guerrero está jogando muito.
    Forte abraço.

    Reply
  10. Bem! Vitória incontestável com gol a cara do Flamengo. Trauco…
    Pra quem afirma quer falta raça ao time, hoje sobrou!

    MURALHA – Assistiu o jogo de dentro de campo e. só bateu tiros de meta. As duas bolas que foram em direção ao gol, bateu roupa numa e, na outra, pegou no fundo das redes – 3
    PARÁ – Fez um belíssimo lado direito com o “atacante” Rodinei. Literalmente enlouqueceram o lateral-esquerdo da Católica. A comparação do Pará que chegou do Grêmio e o de hoje, é abissal – 7
    RÉVER – Arruma qualquer coisa na área do Flamengo. NÃO foi o culpado do gol. É uma contratação pontual. Mudou a cara da defesa do Flamengo – 9
    VAZ – Apenas uma falha no jogo inteiro, que resultou no gol da Católica. O lance era pra cabeça e não para os pés. Jogando sério, sem o ranço de meia, é bom zagueiro – 5
    TRAUCO – Vinha bem na marcação e nos avanços. Após o golaço de pura raça, nada mais merecido que uma nota 9
    MÁRCIO ARAÚJO – Juntamente com Guerrero, o nome do jogo. 48 passes certos, 1 errado, vários desarmes importantes e, apenas 1 única falta. Quem não reconhecer isso, não deve ter visto o jogo – 9,5
    ARÃO – Como disse em outro post, chuta 10 bolas e isola as 10…
    Além de muito bom volante, faz o time rodar pela direita, mas deveria treinar finalizações ou, dar uma olhada nos jogos do Elias e Paulinho – 5
    MANCUELLO – Para os que não entendem o argentino no banco, é só conferir o que fez em campo hoje! Consegue ser mais lerdo que Mugni e não acrescenta absolutamente nada – 2
    GABRIEL – Por mais que componha o meio e marque os avanços do lateral, não da pra entender sua escalação. É muuuuuuito fraco – 2
    ÉVERTON – Não foi o jogador do Fla x Flu, mas continua sendo o jogador mais útil ao esquema – 7
    GUERRERO – Uma atuação acima dos padrões. Mas carece de um amiguinho que seja referência na área, para poder dividir com ele o peso de ser o único atacante. Hoje, é sem dúvida alguma o melhor pivô do Brasil. Mas, não é bom finalizador. Em 14 tentativas, 3 gols perdidos e 1 feito. Guerrero é o ataque inteiro do Flamengo – 10
    RODINEI – Na falta do Berrío, fez uma belíssima partida. Como atacante fazendo 2-1 com Pará, matou o lateral da Católica e fez um golaço – 9
    RENÊ – Liberou Trauco para o meio e marcou com mais seriedade – 6
    ZÉ RICARDO – Demostrou que a cada dia melhora mais nas substituições. Poucas vezes foi tão feliz numa troca. A entrada de Rodinei e Renê coroou sua atuação. literalmente matou qualquer chance da Católica pelos flancos. Hoje, acima dele, só vejo o Tite – 10

    Reply
    • Kkkk estava no Maracanã ontem e lembrei de vc falando do Arao…como o garoto erra chute.

      Mais impressionante também como não se omite do jogo,está em todas as partes do campo.

      Reply
    • “Arão, chuta 10 bolas e isola as 10”. Amigo Egon, essa frase ecoou na minha cabeça, durante o jogo. Seria melhor começar a chutar de bico.

      Excelente análise, concordando. Abs

      Reply
    • Grande Egon, como sempre cirúrgico em Seus comentários, os quais me inibem de tentar falar algo a mais de tão ricos e robustos que são, porém irei me “atrever” e ousar apenas em um ponto, na minha opinião, Nosso otimo lateral trauco, não vem marcando bem, pra mim a falha no gol sofrido passa por ele, repare que ele não agride a marcação, ele apenas cerca, dando espaço pro lateral alçar a bola na área, sem comparar, até pq existe uma vida entre a qualidade de ambos, o Renê assim que entrou, em jogada semelhante à do gol, quando o lateral olhou pra área o mesmo já estava engolindo a bola e essa é minha única critica, longe de ser corneta, apenas acho que ele deveria ser mais agressivo na marcação. O time que joga com El tanque na área vai usar este expediente de cruzamentos e entendo que a melhor forma de secar a fonte seja na origem, mesmo o Vaz e o Muralha principalmente terem ajudado o atacante da Católica.

      um abraço.

      SRN

      Reply
      • Grande Rafael. Você está absolutamente certo. Sabendo que a Católica usa esse fundamento constantemente, poderia tentar marcar o centro. Às vezes é meio impossível. Mas não custa tentar.
        Se bem, que o Tanque teve seus méritos. Ficar entre Vaz e Réver é complicado chegar na bola.
        Grande abraço meu parceiro.

        Reply
        • Verdade amigo, esqueci deste pequeno detalhe, o mérito do atacante.

          Maravilha, agora vamos pra cima do florminense agora e levantar mais um caneco, primeiro de MUITOS do nosso excelente Zé Ricardo.

          grande abraço.

          SRN

          Reply
  11. Amigos da Nação,
    Vitória típica da raça rubronegra.
    Jogo nervoso, equipe visivelmente cansada, alguns jogadores sentiram o esforço do domingo, gramado desastroso.
    Começamos o jogo com 9 com a escalação do Mancuello e Gabriel juntos no time titular, não dá mais para estes 2, pode ser que em outro lugar eles venham a jogar bem, mas no Flamengo basta, ninguém tem mais paciência com os 2.
    Guerrero, Marcio Aráujo e Arão muito bem.
    Muralha, só tem ele, então devemos orar sempre
    Pará bem, principalmente no inicio, depois cansou.
    Rodnei quando entrou passamos a jogar com 10, demonstrou espírito de luta.
    A zaga falhou duas vezes no gol, uma por não ter cortado o cruzamento e outra por deixar cabecearem na direção do Muralha….
    Trauco foi bem, mesmo esgotado
    M Araujo e Arão muito bem no jogo.
    Mancuello e Gabriel não podem mais jogar no Flamengo
    Guerrero mais uma grande atuação
    Everton, outro que sentiu muito o esforço de domingo, jogador muito importante para o time.
    Zé Ricardo errou ao escalar o time com 9 jogadores no 1 tempo, acerou ao começar o 2 tempo com 10 e terminar o jogo com 11, foi feliz e eficiente nas mudanças
    Torcida mesmo impaciente no inicio, deu mais um show no Maraca.
    Domingo todos juntos na luta pelo titulo carioca, a 3 vitória seguida é muito importante
    Mengoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Reply
  12. Pois é Caro KL, que jogo!! Mais que na hora da torcida se unir e apoiar incondicionalmente como os 61 mil que foram ao maraca hoje!! Hoje não é dia pra criticas, melhor curtir a vitória e amanhã começar a preparação pro classico então deixaremos as criticas pra depois quem sabe até lá elas já não se façam merecidas, como as do Guerrero do ano passado, Vaz de outrora, Marcio Araujo de quase sempre até que de uns dias pra cá não mais!!! Tudo certo e o Zé cada dia mostrando mais recursos, melhor tirarem da cabeça a mudança no comando, batendo na madeira 3 vezes aqui pra afirmar que mesmo com um revés inimaginável no próximo dia 17 e uma improvavel desclassificação é merecidissimo que o Zé se mantenha no cargo pro ano todo, com o elenco que tem, a vontade que estão de vencer, e o conhecimento que ele tem hoje do elenco e de suas possibilidades!! O Fla é um dos 3 favoritos a qualquer competição que dispute esse ano!!
    Quanto as criticas a escalaçao do Gabriel… que até acho que ja nao deveria estar no elenco, Lembro aos amigos que Berrio, Diego, Conca, Ederson, Romulo, sao no minimo 5 desfalques que brigam do meio pra frente neste time, com os 5 disponiveis, sou capaz de afirmar que Gabriel não entra mais em campo esse ano!! Com os 5 e Guerrero, Everton, Arao e Marcio Araujo obvio!! São 9 jogadores pra 6 posições mesmo esgotando todas as possibilidades ainda teria Mancuello, Cuellar, Ronaldo, Damiao, Vizeu e Savio!! A nao ser que haja lesoes e suspensoes nos 9 primeiros citados, creio que em pelo menos 3 deles o Gabriel nao deve voltar a ser titular!! Entao paciencia, com Gabriel pelo menos temos a certeza que uma alteracao será bem feita no segundo tempo com a sua saída!!
    Abraços!!
    Até domingo!! Dia de taça!! De novo!! E só a primeira do ano!! Creio que serão no minimo 2 esse ano!!! O que convenhamos ta bom demais!! Se vierem 3 melhor ainda!!

    Reply
  13. Definitivamente Zé Ricardo quer fundir o meu HD.

    Vez ou outra Zé corre pela linha tênue entre a Besta e o Bestial.

    No jogo de ontem em especial, duas situações me chamaram a atenção e AMBAS foram positivas.

    1 – Zé Ricardo rodou por todo o jogo, o homem de ligação e municiamento a Guerrero. Escalou Manco, que foi nulo. Posicionou Gabriel no mesmo lugar, que não funciona; Fez Ewerton terminar o jogo atuando nessa posição.

    Isso mostrou que Zé estava ligado na principal deficiência do adversário. A zaga. Mostrou também que Zé tentou por todo o jogo fazer a triangulação em cima dos dois laterias, visto que ambos, estavam jogando muito próximos a zaga e deixando um corredor para nossos atacantes de lado pudessem explorar.

    Rodinei entrou e incendiou o jogo. Renê entrou e melhorou a nossa marcação ajudando a zaga.

    2 – A maturidade – Após tomar um gol e sofrer o empate, na casa dos 20 minutos, o time não perdeu o foco. O time mesmo cansado e desgastado por conta do clássico do último domingo, manteve a raça e a disposição.

    Zé ontem foi Bestial. Mas já o vi fazendo algumas caquinhas na escalação do time, nas substituições e nas convicções.

    Como criticar veladamente um treinador que tem na temporada 2017, um aproveitamento de 72%.

    25 JOGOS – 16 VITÓRIAS – 6 EMPATES – 3 DERROTAS

    Nosso time está sim longe de jogar um futebol vistoso. Mas os números mostram que nosso time é eficiente.

    Nenhum técnico que chega a 72% de eficiência pode ser considerado um “burro com sorte”

    Zé tem apenas 64 jogos como profissional, falta-lhe experiencia e sobram oscilações. Normal.

    Continuo sem entender o seu “modus operandi” dentro da sua cabeça, mas posso afirmar que mediante a toda mediocridade de uma torcida de massa, Zé precisa mais do que nunca de dois dedinhos de sorte.

    O primeiro contra o Fluminense, no próximo domingo. O Segundo, uma classificação para as fases finas da Libertadores.

    Se assim for, Zé terá tranquilidade para desenvolver seu trabalho, amadurecer com o mesmo, e consolidar suas convicções. Provavelmente terá a sua disposição Diego, Conca, Ederson e mais um ou outro reforço para o segundo semestre.

    Vai afastar qualquer especulação em relação a Cuca ou a qualquer outro técnico.

    E ainda assim, com 72% de aproveitamento, tudo depende de dois dedinhos de sorte…………… ou competência, como queiram!

    Gostando ou não, entendendo ou não o modus operandi TEMOS QUE ABRAÇAR ZÉ RICARDO E O TIME.

    ABÇ#SRN

    Reply
    • Anderson, eu acredito que o principal motivo para o Zé Ricardo ter usado pouco a base e esse que você mencionou. Se formos campeões carioca, os meninos poderão entrar sem ter a pressão de ser a solução e ter que resolver os problemas do time. Penso que é uma forma de protegê-los já que a pressão no Flamengo é sempre muito grande e nossa torcida NÃO É paciente com as oscilações da base. Torço para que o Zẽ conquiste seu primeiro título. Terá mais tranquilidade para desenvolver o seu trabalho que tem sido muito bom até aqui.

      Reply
  14. As falhas do Rever começam a incomodar, ontem inexplicavelmente ele foi desatento, não acreditou no El Tanque, Muralha não teve culpa.
    Rever tem “habeas corpus in perpetuum” com a torcida, merecidamente eu diria, mas não justo criticar o Vaz por um ou outro passe errado, implicância!
    Guerrero fantástico ontem, mas a “onça dele” tava manhosa, foi uma 4 vezes beber água e não bebeu, nosso camisa 9 é fantástico no toque de bola, mas é muito pouco habilidoso nas finalizações, só usa a força, não pode perder tantos gols como ontem, como deixou o dele, “cala-te boca”.
    Pará, Rodney pede passagem, mais do que o Guerrero, Rodney para mim foi o nome do jogo, mudou o panorama.
    SRN.

    Reply
    • Acho não meu amigo Nino!
      Reveja o lance e veja que a bola era do Vaz. Só, que ao invés de tirar com a cabeça, tentou com os pés e furou. Isso matou o Réver…
      Fora isso, vamos dar méritos ao posicionamento brilhante do Tanque…

      Reply
  15. Ah, guerrero e MA foram quase perfeitos mesmo. Mas o Arão também merece ser lembrado. Como joga esse rapaz! Jogador moderno, defende e arma o time e corre o tempo todo. Muita qualidade e raça! A cara do Mengao. Se acertasse gola de fora da área estaria na Europa.

    Reply
    • Ele precisa melhorar o fundamento dos chutes a gol. Isola muito a bola. Isso se corrige com treinamentos. Aliás, o time quase todo precisa treinar finalizações. Como perdemos gols. Se existisse uma pesquisa comparativa de quantos chutes a gol com chances claras de gols foram perdidas pelos times grandes, tenho certeza que nesse quesito ganharíamos disparado. Diferente do que pensam muitos aqui, não acho nosso time defensivo, acho-o falho nas finalizações. Esse é um fundamento que precisa treinar sempre.

      Reply
  16. Querido presidente KL,
    E meu amigo Egon, como é bom ser Flamengo. Meu coração está transbordando de felicidade com o momento que nosso time está vivendo.
    Pois é KL, e pensar que esculacharam o Guerrero aqui no Blog. Chegaram a chamá-lo de “Tuta peruano”, lembra?
    Agora a CORNETA se voltou para o ZR, mas torço para que ele conquiste uns títulos este ano para que as cornetas diminuam.
    Qto ao jogo, sem comentários, eu quero mesmo é comemorar.
    SRN!

    Reply
    • Meu GRANDE amigo Carloto. O Melhor do Brasil…
      Fui um dos seguidores da invenção perfeita do apelido TUTA PERUANO…
      O modelito 2016, foi um dos responsáveis pelo nosso naufrágio no Brasileiro. Perdeu gols absurdos e nem bom pivô foi.
      É como comparar o Golf 2010 com o 2017. Mudou a cara geral…
      Acho até que se fosse chamado de Negreiros Paraibano, estaria de bom tamanho.
      O modelito 2017 está um show!!!
      Com certeza, embora mantenha o mesmo pé torto, é sem dúvida alguma o melhor pivô do futebol brasileiro. Sem amiguinho na frente, é o protagonista solitário de todo nosso ataque.
      Nem mesmo (méritos do Zé) estamos sentindo falta do Diego.
      Chamá-lo de Tuta Peruano, hoje, realmente seria uma heresia.
      Portanto, meu grande amigo, após 2016, o modelo saiu de linha. O Guerrero que vemos hoje, carece de um bom finalizador que chegue de frente. O resto o cara está arrumando…
      Lembro ao amigo, que o modelito antigo do Conca, era banco no Vasco. Quando desembarcou na tricolândia, foi o que vimos…
      Tuta Peruano, mora hoje, numa sucata na Avenida Brasil…
      Beijo no teu coração, MDB…

      Reply
  17. Ontem, foi a nossa pior partida nesta Libertadores. Se nas outras partidas jogamos bem em todas, mesmo nas que fomos derrotados, nesta deixamos a desejar e nosso desempenho foi abaixo do habitual. Não jogamos bem, mas paradoxalmente vencemos bem.

    O time estava visivelmente cansado. Com o Mancuello no jogo perdemos o meio de campo para a Católica. Sei não, mas o Mancuello parece que desperdiçou a sua última chance e deve ter o mesmo fim do Adrian. O Zé optou por laterais ao invés de permanecer com ele em campo, e logo no intervalo, o que não é característica do Zé Ricardo. Gabriel muito mal também.

    Marcio Araujo e Guerreiro, nesta ordem, foram os melhores em campo em minha opinião. Muralha muito inseguro. Rever errou mais que o habitual.

    Gostei do goleiro da Catolica, rápido, elastico e sai muito bem do gol. Foi o que me chamou mais a atenção no time deles.

    Temos tudo para nos classificarmos para a proxima fase, mas para isso temos que jogar o próximo jogo com o coração no bico da chuteira. SRN!

    Reply
      • Esse time da Católica é cascudo, Eliel. Sabe muito bem o que fazer no campo do adversário. Temos que enxergar também o grau de dificuldades que o adversário nos impõe. O problema é que estávamos com dois a menos, pois Mancuello e Gabriel não estavam jogando nada e ainda atrapalhavam os demais. Viu como mudou o jogo depois que esses dois saíram?

        Reply
  18. Sabemos que a vitória foi de grande importância para continuar vivo na luta pela classificação,o time se comportou bem,tirando,mais uma vez,erros de Vaz e Muralha.Zé vendo Mancuello piorar,principalmente depois de sentir a pancada no joelho,fez um improviso que já tinha feito no Carioca com Rodinei,foi fundamental para fortalecer aquele lado que tinha enfraquecido após a Católica encaixar a marcação,e,assim como no Carioca,deu certo,o mais importante do estadual é isso,testar para o que realmente interessa no ano e se o título estadual vier,será muito bem vindo.Gostei da garra,que faltou um pouco no Chile e em Curitiba,em que um certo conformismo foi notado,bastava um empate lá e estaria tudo resolvido,aí está mais um clichê de Liberta,NUNCA se conformar!

    Outro clichê,que repito,goleiro em Libertadores é fundamental!Gente,isso é urgente!Muralha não dá!Gabriel,chega! Não se pode,JAMAIS contar com ele,não marca e é catastrófico no ataque,ainda não entendo como Zé,R.Caetano e EBM renovaram com isso.Time terminou cansadíssimo,Éverton morto,muito pelo jogo de relevância inferior de Domingo………

    Agora o que mais me preocupa:S.Lorenzo.De fato,esse é o verdadeiro S.Lorenzo,não aquele,sem jogar 4 meses,sem ritmo e goleado no Maracanã.Vi o jogo dos argentinos contra a Católica no Chile,ali deu pra ver que já era outro time,venceu,e agora provou na Baixada,e com grama sintética e tudo goleou o CAP,vi os melhores momentos e me pareceu um resultado construído muito pela qualidade do S.Lorenzo que uma eventual deficiência do CAP. S.Lorenzo renasceu,assim como em 2014,quando,quase eliminado,arrancou para o título.Certamente o Gasometro estará lotado,um inferno,a tarefa será difícil.

    Peço,encarecidamente,para Zé ao menos testar a possibilidade de um companheiro para Guerrero,não dá para ficar só acompanhado dos distantes pontas,ainda mais com Gabriel ou o corredor Berrio.Guerrero tem se mostrado a única fonte de finalização,isso não é bom,até pq não é matador nato,e hoje muitas vezes chutou em jogadas difíceis,longe do gol,é preciso que ele receba as bolas mais dentro da área ou ajeitar,como faz com maestria nas tijoladas,para o tal companheiro,quem sabe o Vizeu?

    Reply
  19. As substituições de ontem, colocando o Rodney e passando o pará para o meio, e do outro lado entrando o Renê e passando o Trauco para o meio qdo o jogo estava em 1×1, sinceramente não deu para entender o que se passa na cabeça do ZR, como deu certo, “cala-te boca”.
    Senão vejamos, além de escalar meias como papel de pontas de ataque, ZR tbm tem a predileção por escalar laterais como meias de ataque.
    Estava claro para todos que era só anular o Guerrero na marcação que o time não teria ataque, parece que o treinador da UC viu mas não tinha material humano para tal.
    O time venceu? Venceu….Estamos comemorando? Estamos…Mas se eu gostei? Não gostei!
    O gol do Guerrero chutando entre as pernas do zagueiro não é crível, acontece 1 em cada 10x.
    O gol do Rodney, um capricho do futebol, rebote mais feliz impossível…tbm não é muito crível.
    O gol do Trauco menos crível ainda…
    Em suma, fico achando que para sair gol com o ZR tem que haver sorte, ontem tivemos.
    SRN.

    Reply
    • Como eu tenho dito e constatado: ZR não gosta de atacantes, ele gosta de mesmo é de meias, volantes e laterais…Neste contexto o gol passa mesmo a ser um detalhe acidental. SRN.

      Reply
  20. Isso é Libertadores, caro Kleber Leite. Se não for catimbado, suado, brigado, não é libertadores.

    Infelizmente Gabriel e Mancuello destoaram do time e prejudicaram sensivelmente uma atuação de gala do nosso time. Não por acaso após substituir Gabriel e Mancuello tivemos outro Flamengo em campo. Passamos a jogar com 11 jogadores. Guerrero se acertar a pontaria vai ser artilheiro de todo campeonato que disputarmos. Ótima fase. Márcio Araújo, que pulmão. Outro ponto que acho que precisamos olhar com muita atenção é nosso goleiro. Anda perdidinho da silva. Por nossa sorte não foi muito exigido.

    Nossa zaga ainda não dá para considerar tão perfeita como você tanto a define. Rafael Vaz ainda prega sustos no torcedor. Ora joga bem, ora tem lá seus devaneios. Falhou ontem no gol da Católica. Muralha também se posicionou muito mal, deixou muito aberto o canto do gol.

    Quando ví as substituições feitas pelo Zé achei estranho. Mas como Gabriel e Mancuello eram dois inúteis em campo, achei que qualquer coisa seria melhor que aqueles dois. Que mudança! O time teve outra postura.

    Agora é descansar e pensar no Fluminense. O primeiro título do ano está pintando.

    Reply
  21. Não prezado Kleber, vc está equivocado, segundo alguns sábios do blog, o Marcio Araújo NUNCA joga nada……fico privado das excelentes postagens de muitos bons parceiros do espaço, mas pra não ler as barbaridades, radicalizo e não leio nenhuma, é melhor pra minha saúde.

    Reply
    • Perfeito, meu amigo Kovic. Kkkkkkk
      Essa é pra nós. Defensores do futebol incansável, dinâmico, do Marcio Iniesta Araújo…
      Ontem. 48 passes certos, 1 errrado e, vários desarmes pontuais.

      “Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água, os outros 29% pelo Márcio Araújo.”

      Reply
  22. Olá, Kleber e companheiros do blog. Este jogo serviu para confirmar minha convicção sobre trabalhos de técnicos: é preciso tempo e paciência. Que Zé Ricardo ainda passa longe de ser um Mourinho ou um Guardiola está claro, mas o quê há (e o quê houve, em outros momentos) de melhor no mercado?

    Sejamos francos: quem de nós, que não acompanhamos o dia a dia e não conhecemos o elenco suficientemente, colocaria QUATRO LATERAIS para resolver o problema criativo?

    Com tempo, paciência e maturidade alcançada paulatinamente, o Flamengo vai ganhando o tamanho que merece e que o elenco, ainda que limitado, proporciona.

    O companheiro Anderson Santos fala em dois dedinhos de sorte para consolidar Zé Ricardo de vez. Eu complementaria com dois dedinhos de paciência. Afinal, ainda que uma eventual derrota amarga surja no Fla-Flu (sai, azar!), é claro que o trabalho vem sendo bem feito.

    A Libertadores vai pra reta decisiva com um Flamengo e um Zé Ricardo em notório crescimento.

    O cenário não poderia ser melhor.

    Abraço a todos!

    Reply
    • Verdade Bisotto, precisamos ter paciência com nosso treinador, eu mesmo comecei a agir assim. Ontem durante o jogo, o narrador chamou a atenção para um dado muito positivo a favor do Zé Ricardo. Em quase um ano de Flamengo, mes que vem ele completará um ano, ele só perdeu 6 jogos até agora. Convenhamos que em nossa história recente nenhum treinador chegou nem perto disso em quase um ano de trabalho.

      Reply
  23. Prezados,
    Gostei da VONTADE do time, ontem tinha espírito de time que quer vencer.
    Agora, não consigo entender essa paciência eterna do Zé Ricardo com o Gabriel… Mais uma partida que o Peteleco nada produz e mata diversos ataques com seus dribles para trás. Ainda bem que Diego, Ederson, Conca e Berrío estão retornando!
    Guerrero, depois de um ano e meio, finalmente estreou no Flamengo!

    Quanto ao Grupo da Libertadores… Vou te falar que o negócio ficou complicado. É torcer muito pela vitória da U.Católica contra o Atl.Pr, que ai não dependeremos de resultado na Argentina (embora considere que este grupo, para querer algo maior, tem que começar a pontuar fora de casa).

    Lastimável o estado do gramado do Maracanã!

    Reply
  24. E O GOLEIRO DA U.CATÓLICA???
    O cara é ótimo no jogo aéreo, e sai muito bem do gol (ótmas defesas nos chutes do Guerrero). Espero que o “Centro de (des)Inteligência” tenha visto e comece a observar o goleiro Cristopher Toselli. Quem sabe não aceitam uma troca com o Cuellar?

    Reply
    • Kkk o muralha quando contratado tinha sido dos melhores do campeonato!!! Contratar um goleiro por um jogo!! No mames!! Aqui ja falaram ate do Joao Ricardo que é bom mas foi o mais vazado do ano passado!! Como diria bem os gringos do elenco, no mames!! Se contratar cada goleiro que pegar muito contra o Flamengo teremos no minimo 30 no final do ano!! Sendo que na maior cara de pau ainda terá quem diga que contratou errado!! Até antes de ontem o Flamengo só tinha acertado na contrataçao do Trauco!! Hoje temos 4 laterais, revisão sobre a des(inteligencia) deve ser feita em parte da torcida corneta tambem!!

      Reply
      • Rick,
        Vou por em letra maiúscula, talvez ajude… “Espero que o “Centro de (des)Inteligência” tenha visto e COMECE A OBSERVAR o goleiro Cristopher Toselli”.

        Reply
  25. Pessoal do blog grande parte da torcida vinha alertando sobre mancuello e Gabriel, chega desses caras Zé, todo mundo ta vendo que não da mais, o mancuello não tem sangue, e o Gabriel também não, o reserva do lateral entrou e fez muito mais que ele, fez o que um atacante de lado tem q fazer, partir pra cima, driblar, procurar tabela, finalizar, e o Gabriel não faz nada disso, e na minha opinião trauco é meio campo, nada de lateral, o cara tem 6 assistências, e 3 gols, pra mim tem vaga no lugar do Romulo, pois o Rene marca muito bem.

    Reply
  26. Caro Kléber e amigos!
    Como falei a semana passada neste espaço,iríamos ganhar as três partidas, sendo a primeira contra o Fluminense, contra o Católica e novamente contra o Fluminense. Graças a Deus duas se foram e haveremos de no domingo erguer a taça. O jogo de ontem foi de profunda superação, tática, técnica e física. Ontem foi a vitória da torcida, do improviso que deu certo e das boas confirmações que hoje o Flamengo apresenta, sendo as principais Zé Ricardo e Marco Araújo. Falo deles pelo nivel de contestações que sofreram e ainda sofrem. Não tem como imaginar o Márcio fora do time, bem como, imaginar que alguém no Brasil possa fazer melhor que ZR (Cuca eu deixo fora de comparações e Tite nem se fala). Estamos no bom caminho e mesmo que alguns jogadores não consigam produzir o ideal, basta lembrar que o ZR não é de jogar a toalha fora e certamente confia que pode fazer algum ou outro jogador render mais. Saber usar de forma democrática tem sido seu maior mérito. Ontem foi a vitória da camisa dos anos 80, da glória, da perseverança, do vigor, do acreditar e da esperança. Ainda não estamos classificados, porém, as possibilidades são enormes.
    O Flamengo acertando o gol, tudo se resolve mais facilmente. Hoje, não somos equipe de tomar sufoco e essa postura chama-se trabalho e conhecimento de técnico. Se não somos a equipe que sonhamos, temos a equipe que faz o nosso coração se orgulhar.
    Com alegria, SRN

    Reply
  27. Como joga bola o Tuta peruano.

    Flamengo com muita raça, muita vontade e novamente com o Zé Ricardo mostrando por que já é um dos melhores treinadores do país. Conhece o elenco na palma da mão.

    Por que cabem 78 mil pessoas no Maracanã e só deixam usar 60 mil lugares? Pra mim isso não tem cabimento.

    Reply
    • Henrique,
      Na verdade o Tuta Peruano foi dispensado no ano passado, após a contratação do Guerrero que joga na seleção. Kkkk Agora sim está justificando o salário que recebe.

      Reply
  28. Já ia esquecendo, acho que o Mancuello está meio afoito, querendo mostrar algo. Ele corre, tenta marcar, fica na direita, fica na esquerda, no meio, mas claramente se atrapalha na hora de fazer algumas jogadas geralmente em passes e domínios fáceis.

    Assim como muitos execraram o Guerrero, o Arão e o Márcio Araújo neste blog e em vários locais, eu não desistiria do Mancuello.

    Reply
  29. Caro Kleber,
    Guerrero é, efetivamente, o melhor jogador do Flamengo, depois de Diego. Está claro isso. Como também é límpido que Gabriel e Mancuello não reúnem qualidades para continuar no elenco ao final da temporada. Se puder se livrar deles antes, ótimo.
    Deve, também entrar na pauta do pessoal do futebol a contratação de um goleiro. O nosso Muralha está cada vez pior. Se antes ele não sabia sair do gol, agora, perdeu a noção de posicionamento até debaixo da trave.

    Reply
  30. Vitória da raça! O Flamengo lutou pela vitória e Zé Ricardo consertou o erro de ter escalado Gabriel e Mancuello juntos, deveria ter entrado com Ronaldo ou Cuellar no lugar de Gabriel. Guerreiro, embora perca muitos gols, assumiu o papel de protagonista, muito bom para todos nós! Vamos lembrar aos mais exaltados que ganhamos apenas do time do Universidade Católica e ainda não conseguimos nenhum ponto fora de casa. Ainda tenho a mesma opinião para a sequência das competições mais importantes do ano. O time precisa se qualificar do meio campo para trás. Márcio Araújo é muito limitado, não é jogador que possa fazer o Flamengo subir de patamar, vez ou outra joga uma boa partida, mas quando precisa dele um pouco mais ele não tem qualidade, jogador mediano! Rafael Vaz não consegue ser regular, Muralha também não; Réver é bom zagueiro, mas precisa jogar com outro melhor do que ele; Pará não consegue acertar os cruzamentos, perdemos várias oportunidades; e Trauco, apesar de deixar a desejar um pouco na marcação é um grande jogador ofensivo e dou os parabéns ao setor de inteligência do clube pela descoberta! É preciso pés no chão, pois até agora estamos ganhando pela qualidade de alguns jogadores. Zé Ricardo muito bem nas substituições, “ganhou o jogo”! Se melhorarmos a qualidade no setor defensivo não tenho dúvidas de que conseguiremos ganhar títulos de expressão, pois temos jogadores mais decisivos que os outros times do Brasil!

    Reply
  31. Somamos 03 pontos importantes, vitória da raça,da torcida , da técnica e da tática.O importante que dependeremos só de nós para classificar.
    Quanto ao jogo, no plano tático, M.Araujo foi perfeito ! Guerrero é um ótimo jogador , mas deixou , de novo, a desejar nas finalizações…
    Também Gostei do Arão. Gostei mais ainda das soluções encontradas pro Z.Ricardo …
    De negativo, as atuações de Mancuelo, Gabriel e Muralha. No gol sofrido ,60% na conta de R.Vazco, alias com ele em campo foi o 7º gol sofrido de cabeça , no ano pela defesa.
    O SUS da Gávea,montado por R.Caetano e estrelado por Ederson, Conca, Diego, Juan e Donatti, parece ter ganho mais dois usuários: Mancuello e Everton, a condição fisica de ambos parece ter ruido.
    Essa batalha vencemos com justiça, agora que venha o FlormineC…parada super indigesta!

    Reply

Comente.