Juntando os cacos

(Foto: Staff Images/ Flamengo)

Tive muito tempo para pensar, pois só consegui pegar no sono às quatro e meia da manhã.

Acordei com o país sacudido pelo momento político/policialesco, e ainda sob os efeitos da precoce eliminação do clube mais popular do planeta, da mais importante competição do nosso calendário.

De cabeça não tão fria, já que a pancada doeu muito, mas já com capacidade de analisar o tema, vamos ao que interessa.

1 – O presidente Eduardo Bandeira de Mello e seu principal – e muito bom – executivo, Fred Luz, precisam, COM URGÊNCIA, juntar a cúpula do futebol e exigir explicações para a quantidade de contratações, cujo custo/benefício é uma tragédia. De que adianta sanar as finanças e aplicar o dinheiro no futebol de forma tão incompetente?

Dependendo da conversa, duas alternativas. Mudar o método de avaliação, pois inteligência passa longe deste departamento ou, se as explicações não forem convincentes, trocar as pessoas. Simples assim…

2 – Pelo que apurei esta manhã, Zé Ricardo, por enquanto, será mantido. Concordo que trocar seis por meia dúzia não adianta nada, porém, é preciso estar atento e observar se esta solução é realmente a melhor.

As competições em andamento vão definir o tema. Não sei como está a cabeça de Vanderlei Luxemburgo. Se dirigente fosse, procuraria saber.

3 – O nosso maior problema é o ataque, onde Guerrero joga sozinho, e os que aparecem para jogar com ele, não jogam nada.

Muralha, contestado por muitos, convenhamos, não é o Berrío do gol. O quarteto de zagueiros – Pará, Réver, Vaz e Trauco – é bom, sendo que, na reposição das laterais ainda temos dois jogadores interessantes. Já a reposição para a zaga preocupa.

No meio de campo pegador, Arão, Éverton e Márcio Araújo estão na média. No meio ofensivo, com Diego e Conca, assunto resolvido. O X do problema é o ataque, onde só há Guerrero. Portanto, URGE contratar dois BONS atacantes. Esse SASSÁ do Botafogo, por exemplo, é melhor do que todos os nossos atacantes juntos, tirando, claro, Guerrero.

4 – No Flamengo, há aquele negócio de que quem vai resolver o problema é a prata da casa. Pode até ser, desde que os jovens jogadores sejam bons, o que não é o caso deste momento.

Sem medo de errar, afirmo que, entre todos que vieram da base, o único que vai dar jogador será o Vinícius Junior.

5 – Apesar da cabeça inchada, é bom lembrar que seguimos em três competições importantes e, todas levam à Libertadores. Portanto, temos que juntar os cacos o mais rápido possível, tomar as providências necessárias – também rapidamente – e encarar o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul Americana.

Vida que segue…

1 Comentário

    • Allan muito bom a matéria, é exatamente o que sempre falamos aqui, gastão rios de Dinheiro com jogadores medianos. que nunca foram protagonistas. Neste tempo vemos o Elias ir para o Atlético MG, Felipe Mello para o Palmeiras (tem todos os defeitos mas amarelar não é um deles) foram catar o Berrio no Atlético Nacional mas não perceberam que ele só foi titular na parte final da Libertadores. E se não abrir o olho vai perder o Everton Ribeiro

      Reply
  1. Meu Querido Presidente, triste, muito triste o que aconteceu. Realmente, não merecíamos isso. O que nos quebrou ontem, foi a falta de um jogador experiente. Uma mão forte. Uma pena.

    Reply
  2. Querido Kleber concordo com quase tudo , menos com o Arão !!! Jogador bom tecnicamente mas extremamente fraco na marcação… pra mim pode voltar pro Botafogo de graça !!! De resto perfeito

    Reply
  3. Boa tarde. Até quando e quantas derrotas ridículas e sem vergonha teremos que ter para mandar embora para o raio que o parta este tal de executivo “Rodrigo Caetano”. Esse vascaíno enrustido é um completo incompetente, inflou nosso elenco de jogadores medianos a fracos e pior todos eles caros. essa diretoria tem que urgente tomar uma atitude, real, sem factoides. Não podemos gastar um caminhao de dinheiro e não ter resultados, ou melhor, só temos resultados pífios, vergonhosos. Dia de mudança no brasil e no flamengo, e isso que espero, por que como esta não dá para ficar. SRN.

    Reply
  4. Parabéns Kléber, pela análise. Concordo plenamente com você. Só uma ressalva que é a falta de experiência do atual treinador. Na minha opinião, precisamos da experiência de um treinador da altura do Flamengo. Do seu admirador, Gustavo.

    Reply
  5. Boa tarde a todos amigos de paixão rubro negra

    Querido presidente, perfeita a sua analise,pelo menos é o que penso.Manteria o Zé Ricardo até por que chegamos a conclusão que o elenco passa longe de ser excelente.
    Sobre o tal centro de inteligencia de mercado ja passou da hora de ser cobrado junto com o Rodrigo Caetano executivo da pasta.
    Ma o que mais me assusta é o nosso presidente dar uma declaração que esta no caminho certo!!! OI como assim.
    O repórter Fred Gomes setorista do Flamengo em sua conta no Tweeter foi muito feliz:”S mantiver o discurso, Fla Atual seguirá rico, mas sem grandes titulos” e continua: “O Flamengo precisa, como clube, encarar de frente as derrotas e ver que o futebol da atual gestão ainda deve muito”. Infelizmente concordo em numero gênero e Grau.

    Reply
  6. Querido KL, excelente descrição sobre o elenco, e principalmente sobre os critérios de escolhas nas contratações.
    Para ser campeão de um torneio como a Libertadores, jogadores medianos tem que se superar na raça , dar a vida nos 90 minutos. E este não é certamente o perfil de jogadores como Gabriel, Márcio Araújo, Everton, Vaz , Muralha entre outros.
    Aliado a isso, temos uma insistência com jogadores apenas regulares da base : Paquetá, Ronaldo, Mateus Sávio, Cafu, o próprio Vizeu, Léo Duarte certamente não estão entre as jóias que dizem equivocadamente. Exceção o Vinicius, mas ainda a conferir.
    Finalmente, como não questionar uma gestão que gasta mais de 30 milhões em enganos como Berrio, mancuelo, Cuellar, Donatti, Romulo……Gestão profissional ? Tem que haver cobrança . quem indicou ? quem contratou ? quem avalizou a contratação ?
    Triste quinta feira, mas que ela sirva para juntar os cacos, usar uma super cola e seguir em frente.
    Saudações

    Reply
  7. Kleber,
    muito bom o seu comentário. Como venho dizendo aqui, o pessoal do futebol parece estar atrás do “bom e barato” na hora de comprar. E acaba trazendo o barato que sai caro, embora não seja tão barato.
    Berrio, Mancuello, Rômulo, Gabriel, Donatti, Cirino, a lista é enorme. Outro que está jogando com nome é o Aron. Lento demais. Caberia muito bem aí o Lucas Lima, em processo de renovação com o Santos. O Éwerton Ribeiro é uma boa. Precisamos também de um goleiro que passe confiança. Ontem, Muralha chegou ao cúmulo de socar uma bola para trás…

    Reply
  8. Prezados,
    A eliminação consolida o Flamengo como um time apenas regional, um anão continental, isso é o fato – doa a quem doer.

    Ainda que não existam mudanças no elenco e na comissão técnica, é unânime que o Rodrigo Caetano deve ser imediatamente demitido, pois é notória a sua incompetência em formar o elenco. De fato, um escândalo que deveria ser investigado essas contratações no mercado Sulamericano, quase 50 milhões gastos e NENHUM retorno técnico (Donatti, Cuellar, Mancuello, esse horroroso Berrío).

    Ontem, na transmissão, até o pacífico e ético Júnior perdeu a paciência com o Berrío, dizendo que “errou tudo que tentou”, que deveria “observar as chuteiras antes de entrar em campo”, já que escorregou umas 300 vezes… Jogador extremamente limitado, que embora já tenham gasto os 11 milhões, poderia ser emprestado para algum time menor!

    Reply
    • Quando acalmo lembro que Zé Ricardo começou o jogo com Berrío e Gabriel já volta a raiva toda. Não entendo o que esse Gabriel tem.
      Quando irão entender que não adiantar ter a melhor estratégia, tem que ter vontade de ganhar. Ontem sinceramente não vi isso em momento algum.
      Perder faz parte da brincadeira….mas ir sem vontade e sem coragem que é doloroso.
      Rodrigo Caetano e Mozer…obrigado e tchau.

      Reply
  9. Kleber e amigos, o ano não acabou e o Flamengo não morreu.

    Ontem o Bandeira disse que não fará caça às bruxas, o que concordo. É preciso uma avaliação do elenco com a saída de algumas peças (Muralha, Gabriel, Berrío, Mancuello, Damião) e dar confiança ao Zé Ricardo, pois há 10 dias ele era o melhor do país e agora não presta!

    O Flamengo precisa pegar exemplos recentes do Palmeiras, eliminado da Libertadores com o Cuca em 2016 e do Corinthians, eliminado em 2011 pelo Tolima. Ambos mantiveram os treinadores e os resultados não preciso lembrar.

    Falar em Luxemburgo soa como piada de mau gosto.

    Volto a destacar que o Flamengo foi muito superior ao Atlético-PR e à Católica nos dois jogos fora de casa e perdeu ambos. Ontem, foi bem melhor que o San Lorenzo dos 10 aos 45 minutos do 1º tempo. Na segunda etapa, teve três lances contra e sofreu dois gols.

    Mais uma vez comemoramos o estadual e perdemos na Libertadores.

    Como eu disse há alguns dias, o primeiro que for eliminado da Libertadores entre Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras é o favorito ao título brasileiro. Agora é juntar os cacos e buscar vencer as quatro competições ainda em disputa em 2017 (Copa BR, Sul-Americana, Primeira Liga e Campeonato Brasileiro).

    Vencendo sábado e quarta-feira, a dor já fica bem menor.

    Reply
        • Henrique,
          Desculpe-me, mas esse discurso conformista e derrotista que “o Flamengo foi muito superior ao Atlético-PR e à Católica nos dois jogos fora de casa e perdeu ambos” não cola, o que conta é o resultado EFETIVO. É melhor em campo quem ganha, PONTO! É melhor quem chuta uma vez e FAZ o gol, do que o time que chutou 10 e ERROU 10 vezes. Só quem pensa muito pequeno comemora ter jogado bem, mas perdido.

          Além disso, de onde você tirou que “Zé Ricardo, pois há 10 dias ele era o melhor do país e agora não presta”??? Só se o mundo se resume ao que passa dentro de sua cabeça. Faça-me o favor!

          Reply
        • concordo 99% do que escreveu, só livro aí a dispensa do Muralha – está mal esse ano, mas ainda confiaria nele. No mais é isso aí…dói demais a eliminação ontem, tem que cobrar forte lá dentro…mas temos que seguir em frente, o time é sim sólido para um Campeonato Brasileiro. Falta 01 ou 02 jogadores “macaco velho”, experientes. Sobre o Ze Ricardo, é o melhor técnico que temos desde o Joel 2007.

          Reply
          • HENRIQUE!
            Se não fosse Andres Sanches, Tite teria sido demitido e pendurado em praça pública, após a derrota para o Tolima em 2011…

            “maior sonho do Corinthians para a temporada de 2011 acabou antes mesmo de começar. Jogando em Ibagué, na Colômbia, o time paulista perdeu por 2 a 0 nesta quarta-feira para o Tolima pela Pré-Libertadores.”

            Zé Ricardo, em menos de um ano como profissional, já é Campeão Carioca Invicto. Enquanto Tite, começou em 1990 e, só veio a ser campeão estadual pelo Caxias, em 2000…

        • Henrique,em 2011,diferente de Zé Tite já era um técnico consolidado,tinha rodado o Brasil todo,não tem nem comparação com Zé agora,que inclusive pulou a etapa de auxiliar.Em 2016,Cuca nada teve de culpa,ele recebeu o time praticamente eliminado,não tem como comparar,são técnicos muito mais gabaritados feitos para times grandes.Concordo que Luxa é piada.

          Agora essa história de que dominou não quer dizer nada,o Fla domina com o toca,toca,toca,vai pro lado,corre e faz chuveiro,ou toca,toca,toca e termina com Vaz lançando torpedo pro Guerrero se virar,o time não tem agressividade,não é vertical,não chega em conjunto trabalhando a bola para criar situações eficientes de gol,falta repertório ofensivo,falta treinamentos de qualidade,logo,causa a impressão de domínio,mas pouco agride,daí sofre para parir gols e não mata os jogos,além disso são poucas as jogadas ensaiadas como o Cuca usa que sempre é útil,o que é agravado com a solidão de Guerrero que tem que se virar em fazer gols,mesmo não sendo artilheiro.Tudo isso resulta nesse velho problema de repertório ofensivo com dificuldade para matar e definir jogos que se arrasta desde 2016 e Zé com tempo,estrutura,reforços não conseguiu resolver.

          E a dor não diminui,aquilo é vergonhoso. Em tese,uma vitória contra o limitado AtléticoGO deveria ser obrigação,né?Mas nesse Fla não dá pra prever nada.

          Reply
  10. Kleber concordo com VC mas a tempo que digo no seu blog que esse centro de excelência do Flamengo não existe no ano passado precisava de um meia contratou Macuello que é volante e VC disse a mesma coisa no seu blog de um zagueiro rápido e de boa saída de bola contratou quem Donati lento e rebatedor de um primeiro volante de boa saída de bola contratou Cuéllar que joga de segundo volante esse ano a diretoria disse que tinha um time pronto e que iria contratar jogadores específico para as posições que necessitava um meia para o lugar de Diego quando se machuca-se e um ponta dibrado contratou quem Conca que faz mas de um ano que não joga ir um ponto de interrogação e Bérrio mas eu disse que tinha Marcelo sirino que era as mesma característica se a diretoria do Flamengo não fosse tão prepotente e acompanha-se seu blog e nos escuta-se não tinha cometido esses erros Kleber eu sei que VC tem influência no Flamengo não deixe essa diretoria fazer esses erros fica a dica abraço!

    Reply
  11. A derrota de ontem se deve a única lei, que quando é aplicada nesse país não tem erro: a Lei de Murphy. Tudo q podia dar errado deu errado mesmo. Eu dividiria a conta em meio a meio para Zé Ricardo e Rodrigo Caetano. O Flamengo esteve para decidir entre Berrio e Vargas e o nosso bravo RC traz quem? Já sabemos. Com certeza deve ouvir os conselhos daquele bando de idiotas do Foxsports rádio que na época disseram q o Cirino Anabolizado era muito melhor do que o chileno. Batendo ainda nessa tecla, entra o Zé Ricardo: se a única característica deste jogador é a corrida, pq o infeliz escala o cara para marcar lateral e aí, se der, ele pega uma bola vadia e avança com ela? Pq não ensaiar a jogada mais óbvia: queridos, em todos os nossos rebotes estica a bola pro Berrio que ele vai chegar. Uma hora ele acerta uma, principalmente no jogo de ontem. Mas não, parece q não existe treino, não tem jogada ensaiada, não tem nada. O Flamengo só marca, quando esporadicamente ataca, perde um caminhão de gols, se cansa e perde o jogo, necessariamente nessa ordem. E isso não é de hoje. É só observar q Everton, por exemplo, raramente faz um jogo completo e quando faz, só completa o elenco, porque está morto, assim como o Guerrero e qualquer outro atacante q jogar no ataque do Flamengo. Se dirigente fosse, faria o seguinte: Sr. RC, obrigado pelos serviços prestados. Botaria as barbinhas do seu Zé Ricardo de molho por um simples detalhe: não existe ninguém pra botar no lugar dele, por enquanto. Até teve, mas, até segunda ordem, iria tirar férias de um ano. Deve ter recebido um caminhão de dinheiro que sabe-se lá de onde vem pra voltar. Então, qualquer outro treinador, hoje, seria trocar 6 por meia dúzia. E faria contratações: de imediato um atacante (arrancaria o Sassá do Botafogo, como disse o Kleber ) e um zagueiro para jogar com o Rever (se ele ficar) , isso pq estou contando com a recuperação dos meias bichados e na esperança da chegada do Everton Ribeiro. Agora, amigos, começou a caminhada toda de novo. E para nós, só resta torcer e cornetar claro, sempre que for necessário.
    SRN.

    Reply
  12. Analise fria e correta. Apenas dois pontos: porque contratamos sempre os piores gringos? Ou sera que eles so nao dao certo no fla? Vizeu, nao seria uma boa aposta? Os nuneros dele sao mt bons, mas parece que esqueceram o menino. Ate qd o bandeira de melo vai continuar com essa empafia de que ta td bem? Contratamos, recontratamos, pagamos em dia, temos CT, aerofla e mosaico… outras epocas nao tinhamos nada disso mas tinhaos um time brioso que jogava com disposicao e lutava ate o fim mesmo muito limitado como time de 2013 com hernane.

    Reply
    • Como sempre estou colocando aqui, em 2013, tínhamos Elias e um centro-avante com nome e cara de boleiro: BROCADOR. Agora é Matheus Savio, Gabriel, Adryan. Tudo nutella. Quem nao lembra daquele cabeçudo goleador “Gaúcho”? Hoje seria chamado pelo narrador de Luis Carlos e nao faria gol nenhum, muito menos aquelas comemorações que inflamavam a torcida. Marcelinho Carioca seria chamado de Marcelo Pereira ? O Kleber, vulgo Gladiador, sempre achei que iria bem no Flamengo, nem que fosse para compor elenco(termo da moda). Sassá (nome de guerra e joga) tb ta aí dando mole e pelo visto o Palmeiras vai levar. He-man, tb sempre teve por aí e fazendo gols na gente e porque nunca o Flamengo o trouxe? Vagner Love. o homem ja disse que voltaria pro Flamengo. Abre o cofre e traz ele pra fazer dupla com Guerrero, Diego, Conca. Quem ganha campeonato é time com jogadores de peso. E porque diabos Julio Cesar já nao está no gol do Flamengo ha uns dois anos pelo menos?

      Reply
  13. Presidente.
    É fato que não temos técnico e alguns jogadores desse elenco são pra lá de qualidade duvidosa. Porém, o que mais me espanta é a passividade do E.B.M, inacreditável a apatia e conformismo dele diante de mais um vexame em competições internacionais.
    Precisamos urgente cobrar o tal ” centro de inteligencia” que de inteligente não tem nada, e sim, chamar o Sr. Zé Ricardo e mostrar a ele a história do Flamengo que nunca foi time de segurar resultado.
    Chega de passar vergonha e achar que o trabalho tem continuar, pois insistir no mesmo erro é burrice.
    SRN!

    Reply
  14. Kleber apenas a titulo de informação, até para podermos ser justos.

    Pode buscar a informação sobre se o Treinador deu o aval técnico para as contratações aqui já citadas?

    Reply
    • Idep, o Zé Ricardo, não tem, ainda, estofo para impor determinadas contratações. O rapaz foi guindado da base para resolver um problema imediato e resolveu. Fomos 3º colocado no Brasileirão, com Sheik e cia. além de viagens cansativas.
      Por quê culpá-lo?

      Reply
      • Luiz Carlos,
        Exatamente por isso busco ser justo, ele foi guindado ano passado. sera que as contratações deste ano não passaram por ele? Berrio e Donati por exemplo? renovação do Damião e Gabriel? gostaria destas informações para ser imparcial nas criticas. Mesmo não sendo admirador do trabalho do Zé Ricardo sou partidário da permanência, mais pela falta de opção que temos no mercado hoje do que por admiração, acho que ele até pode vir a ser um grande técnico, porem até la perdemos mais uma libertadores e quem sabe mais alguns campeonatos.

        SRN

        Reply
        • Se Zé não deu aval para renovações e não foi consultado nas contratações,ele,o Caetano e o EBM são mentirosos e sem o mínimo de caráter,o que não acredito,eles já cansaram de afirmar sobre isso.Além disso,os elogios para Araujo,Gabriel e Damião são rotineiros por parte do estagiário.

          Reply
  15. Sou uma pessoa que preparo o meu dia e até a minha semana na expectativa do Flamengo,disputando libertadores então nem se fala,jogo decisivo expectativa fica maior ainda.
    Preparei a semana para trabalhar na região dos Lagos no rj,iniciei a semana bem humorado,trabalho com vendas e isso é peça chave.
    Chegou a quarta feira humor nas alturas,levando na minha mala a camisa velha Rubro negra que deixei para usar quarta a noite para jantar e desfilar antes do jogo pela bela Cabo Frio.
    Como Todo ser humano também tenho as minhas manias,a minha é de ver o jogo num ambiente calmo e de preferência sozinho ou com meu amado papai,então sai para jantar,desfilei com a camisa velha Rubro negra e 20:30 estava no quarto do hotel para ver as notícias pre jogo.
    Ontem apesar de toda expectativa soava como um jogo tranquilo pois por mais que tenhamos a fama de não saber jogar em circunstâncias favoráveis ,não passava pela minha cabeça que perderíamos e o Atlético ganharia o jogo.
    Não vou comentar o jogo em si ,mais sim o meu sentimento,após o jogo sozinho no quarto de hotel para dormir foi osso…Sono não veio se preguei o olho por 2 horas foi muito,minha quinta feira…tá difícil sentimento de tristeza e frustração ,o humor?putz nem eu estou me aguentando.
    Mais agora 14:30(apetite só veio agora) de cabeça um pouco mais fria penso o seguinte:
    1- Não vou falar que o time é ruim pois não é,precisamos sim ter um poder de finalização maior.
    2-Ontem durante o jogo ate o empate do San lourenzo eu estava com orgulho danado de ver o Fla jogar,tocando a bola,com personalidade no meio enfim como muito tempo não via.
    3- Não gostei das mexidas do Ze ontem,mais passa longe dele a responsabilidade pela eliminação,acho ele um baita treinador,centrado,humilde e conhecedor de futebol e do elenco ,falar em Luxemburgo ou qualquer outro técnico para agora é covardia é desleal para um cara que tem o índice de vitórias altíssimo e perdeu 3 jogos na temporada.
    4- Como mencionado não é hora de mudanças,vejo essa época de mudar tudo após derrotas ultrapassada.
    5-Tivemos contratações que eram para dar certo mais AINDA NÃO ACONTECERAM,e outras que eram para dar erradas e deram certas como Vaz e Rever….lembro que tempo é fundamental visto o caso de Para e Guerreiro.
    6- Agora é juntar os cacos esperar os dias passarem mais rápidos até o próximo jogo e aguardamos a sequência do ano.
    Fácil não vai ser,mais eu tenho certeza que essa sentimento de tristeza e desanimo vai passar ,como sempre passou e garanto que mesmo nas piores derrotas e eliminações nunca diminuiu em mim o orgulho de ser RUBRO NEGRO.
    E penso até que estou sendo pouco agradecido a DEUS ,pelo fato de mesmo eu estando com saúde e com família bem e saudável ficar nesse baixo astral.
    Como li numa frase que não lembro onde,que possamos entender que “O futebol é a coisa mais importante entre as menos importante”
    Dói?doi.Mais vai passar.

    Reply
    • onde é que eu assino?
      só discordo na parte de que o time é bom, não é bom pq não temos nenhum finalizador no elenco, sabíamos no final do ano que precisávamos de 2 pontas goleadores, tínhamos 4 opções(marinho,vitinho,michel bastos e Keno), 2 foram para o Palmeiras para esquentar o banco e seriam titulares absolutos no Flamengo o que mostra que nosso elenco é fraco e não podemos cobrar tanto assim do treinador; Comparando jogadores chave no jogo contra o atlético-Mg fim de semana isso ficou bem claro, Fred(goleador)com Guerrero , Elias(goleador) com Arão , Robinho(goleador) com Éverton e Cazares(goleador) com Berrio, fora maicosuel e luan, otero que eles têm no elenco, isso mostra que nosso time é bem montado mas é fraco tecnicamente.
      Voltando ao jogo do San Lorenzo se o conca ou Diego estivessem em Campo ganharíamos o jogo porque nossos fracos jogadores do meio pra frente não acertaram um domínio e nem um passe durante o jogo inteiro; Lembrem-se que esse time que entrou em campo é praticamente o mesmo que luxemburgo, oswaldo, Cristovão e Murici deixavam em um nível muito abaixo só que agora com um técnico muito bom que dá padrão para a equipe.

      Abraços

      Reply
  16. Como Mandar embora Gabriel,Damião,Mancuello e cia o Fla tem contratos longos com essas porcarias .Precisamos de Bons jogadores urgente:
    Éverton Ribeiro
    Vitinho
    Geromel
    Alisson
    Não me venha com essa de que não tem grana que essa desculpa depois da venda do Vinicios Jr não cola ,gaste com quem joga bola e não com essas porcarias que temos,como vamos ser campeões da Liberta com time que tem Muralha,Marcio Araújo ,Gabriel e Berrio de titulares ,não dá ou se muda alguma coisa nesse grupo de jogadores ou iremos ficar no maximo em Meio de Tabela no Brasileiro .Que diabos o Mozer faz na Gávea me pergunto todo dia isso.

    Reply
  17. Kléber vc tem toda a razão.Tem vezes que chegamos a tal ponto da auto suficiência que fica difícil descer do pedestal.Com a qtidade de canais esportivos transmitindo partidas de futebol pelo mundo e que todos aqui neste blog certamente acompanham,pergunto.
    Alguém aqui lembra destes jogadores SulAmericanos contratados que realmente foram grandes destaques em suas equipes.?
    Seria muito legal se o nosso EBM (“Pluto” é o rosto dele) rs, ouvisse outros segmentos de torcida qto a contratação de jogadores.
    Agora vamos combinar aqui,que perdemos para um time que só fazia cruzamentos e se jogavam o tempo todo no chão para cavar um pênalti.
    Quanto a base, este grupo que está subindo não faz parte da categoria do V.Junior e permita-me discordar,acho que tem bons jogadores.
    O que precisa ser feito é colocar para jogar,ganhar experiência,tempo de jogo.
    E aí tenho uma sugestão se o clube desperdiça cerca de 40 milhões com contratações inúteis, porque que não arruma um clube da série C e coloca os meninos para jogar?
    E ainda com chances de um bom faturamento porque as televisões estão negociando em separado a serie C. (A esporte Interativo televisiona).

    Reply
  18. presidente estou sem dormir até agora ,eu venho falando que o flamengo não tem bons atacantes a muito tempo. precisamos trazer alguém que saiba driblar e que faça gols para ajudar o Guerrero. concordo que o Arão joga parecendo que está no botafogo ,sem raça . precisamos juntar os cacos e tirar do elenco jogadores como Berrio , Gabriel, Mancuello e Damião.contratar Everton Ribeiro ,Diego tardelli, e o goleiro Valter do corinthians !!!

    Reply
  19. Presidente, a coisa esta feia. Ouso discordar de alguns pontos, quais sejam:
    1- Fred Luz nao e tao bom assim. Tirando a parte financeira, que e o mais facil de consertar em uma empresa, como o senhor sabe, a gestao do futebol e catastrófica. Sao erros atras de erros, sobretudo no tema contratacoes, mas que passam tambem pela direcao de futebol e ele como CEO e responsavel direto. Fora estes planos mirabolantes de gerir Maracana, de estadio na Gavea, enfim coisas que passam ao largo da tendencia do futebol atual no mundo que e um bom estadio, proprio, se possivel com amenidades,para 60.000 pessoas. Como se ve, a barca esta longe do rumo certo na area de gestao do futebol.
    2- Nossos volantes são terríveis. Faco mencao ao comportamento e recuperação do Marcio Araujo que, hoje, e o melhor deles. Os outros, tirando o garoto Ronaldo que e bom, mas nao teve chances, sao pavorosos. Arao acha que e craque mas e um jogadorzinho meia-boca, sem sangue, sem alma, frouxo. Romulo e uma brincadeira, um ex-jogador com 27 anos. CUellar o nome ja diz. Enfim, no futebol moderno volante e fundamental. E so olhar os times vencedores. Isso e ocupacao da direcao de futebol, de pessimo trabalho.
    3- O nosso goleiro e muito inseguro. Fez uma grande defesa o tem mas a sensacao que passou era que a qq momento ia falhar.De positivo apenas a bela esposa.
    4- Nao acho que trocar o ZR iria adiantar. Ele errou ontem, como errou contra o Palestino, mas tem numeros excelentes e muitos acertos. Ouso afirmar que no Brasil nao ha ninguem, exceto o empregado Cuca, que possa ter exito no momento atual. Falta elenco, jogador!!
    Insistir com o Luxa pela n-esima vez seria tragico. Trata-se de um cara ultrapassado e arrogante, caracteristicas incompativeis com o futebol moderno quanto a gestao do grupo. E de resultados pifios ultimamente!Alem disso, o nosso problema e a arrogancia e a prepotencia desta diretoria que acha que sabe tudo. Mas como vimos, isso esta longe da verdade, pois gastam rios de dinheiro com um elenco bisonho, sem alma, sem sangue nos olhos, so com garotinho bonzinho.E adianto mais um problema: sem o Rever, nossa zaga vira uma peneira e ele vai embora para o Inter em junho.

    Sendo assim, acho que o momento e de chamar a tropa de choque, gente que sabe montar uma bola boa e analisar o mercado. Ha nos quadros do Flamengo gente que sabe fazer isso. E fora, ha profissionais que podem ajudar muito.
    Mantenho a visao aqui muitas vzs exposta de que precisamos de um goleiro, 1 zagueiro rapido(assumindo que o Rever fica), 2 volantes, 1 atacante de beirada fazedor de gol, se possivel 2. Sem isso, estamos fadados a vaguinha na Libertadores no maximo e a assistir essa publicidade babaca dessa diretoria falando em Real Madrid, Barcelona, gerir Maracana, balanco financeiro, esse monte de baboseira.
    Em tempo: nao sou candidato a nada e nem serei, sequer sou socio do clube, nao voto em ninguem nas eleições do Flamengo, apenas quero ver o Flamengo multicampeão. Isso basta.

    Reply
  20. Kleber, pelo amor de Deus, não faça esse desserviço de mencionar o nome de Wanderley Luxemburgo. Já deu!
    Quanto ao treinador, não é hora de mexer com isso, pois o considero competente e não temos disponível no mercado, alguém a altura do nosso Clube.
    Sei que você e todos nós estamos de cabeça quente, mas, volto a dizer, que culpa tem o nosso treinador se não tem um elenco bom a disposição. Quem ele poderia escalar ontem? Que jogador no banco poderia mudar alguma coisa ontem (a única necessária mudança teria sido tirar o Trauco)? No mais…..
    Um abraço,

    Reply
    • O elenco do Fla está longe de ser bom, é razoável.
      Agora e o elenco que Jair tem no Botafogo?
      O elenco que tem o Gaucho no Grêmio?
      O elenco que tem Carille no Corinthians?
      O elenco que tem o Flu do Abel?
      Hora,o nosso não é bom,mas os dos outros são muito limitados,repito,se destacam apenas o Galo e Palmeiras.Quer um exemplo:Seleção com Dunga e agora com um técnico de verdade,mesmas peças,ganhou coletivo! Galo com Marcelo Oliveira,elenco ótimo,resultado NADA,agora tem coletivo!

      O técnico não é responsável pela individualidade,mas é pelo coletivo! Coletivo o Fla não tem,não triangula,não tem jogadas de contra ataque ensaiadas,nem batidas de falta,nem bola parada ensaiada,NADA! Os gols do Fla,em sua maioria são achados,e Guerrero vive SOZINHO,isso já é uma boa explicação para a dificuldade de parir um gol.Zé está devendo desde 2016,tem tudo o que um técnico do Fla nunca teve: Tempo,estrutura,reforços,Maracanã,AeroFla etc….

      Reply
  21. Tem coisas que só nós rubro-negros sabemos e que o passar dos anos nos mostra quando se repetem….
    Pelo amor de Deus Rodrigo Caetano não tem alma de Flamengo. Não vai dar certo nunca e pior é péssimo profissional pois está com muito $$$$ e só contrata porcaria.
    Fora Caetano!!!!!!!!!!!!!

    Reply
    • Henrique,eu e vc alertamos aqui para a desnecessária importância dada pro carioquinha,logo,você sabe bem que uma vitória no sábado contra um limitado time pouco ajuda pra alguém que perdeu pontos pro concorrente em casa, e não vai apagar o vexame.Agora, só tem uma coisa que pode apagar isso,o título Brasileiro, isso o Fla,ao meu ver,com o técnico que tem,não ganha,estaremos “comemorando”(?) uma vaga pra Libertadores,esperando o próximo vexame.

      Reply
  22. Tirando a ideia pitoresca de pelo menos pensar em Vanderlei Luxemburgo, achei muito coerente sua opinião. Principalmente na questão de precisarmos de Pontas/Atacantes. Jogadores mais goleadores para jogar pelo lado.

    Reply
  23. Amigos,
    Aprendi na vida que, quem comanda tem a obrigação de não ser pego de surpresa. Também acho que trocar seis por meia dúzia, não leva a nada e, de olho no mercado, tirar Ze Ricardo e colocar alguém, só para dizer que trocou, não há sentido. Porém,
    como a vida segue e, ninguém é capaz de adivinhar o futuro, saber o que fazer caso o comando desande, é preciso, faz parte das obrigações de quem comanda. Citei o Wanderlei Luxemburgo, como exemplo.Só isso…
    Em tempo: Como é bom conviver com vocês.Como é maravilhoso ler alguém discordando, com argumentos e educação.
    Outro dia, comentei com uma destacada figura rubro-negra o quão importante é, através de vocês,se ter uma noção aproximada do que a rua rubro-negra pensa. E, não tenho nenhuma dúvida de que isto ocorre, até porque, é uma demonstração de sensibilidade e inteligência. Parabéns a todos!!!

    Reply
  24. Eu gostaria de colocar um coisa neste Flamengo que esta me incomodando muito , todos sabemos o que o Flamengo representa para o Rio de janeiro, para o povo carioca e fluminense. E já faz um tempo que tenho notado que os jogadores que o flamengo contrata são de fora, ontem nenhum dos 11 que começaram a partida eram nativos do estado do rio de janeiro, eram todos forasteiros , apenas o Juan que entrou no final era carioca. Isso tem muita influência nos resultados ruins, pois ao meu ver o jogadores forasteiro não sabe o que significa flamengo, muitos são criados como torcedores de outros times e uma derrota como essa duvido que sintam como nos sentimos. Em todas as nossa maiores glórias tenhamos conterrâneos entre os principais jogadores, nos títulos brasileiros de 80,82,83 , libertadores e mundial de 81 , a geração era em sua maioria nascida no Estado e ate o júnior era paraibano foi criado no rio, em 87 tinhamos, zico, jorginho , zinho, ze carlos, leonardo entre outros, em 92 júnior , nelio, marcelinho djalminha etc, todos cariocas, no titulo da sul-americana em 99 o herói foi o Lê, carioca como nós, e em 2009 tínhamos o Adriano, leo moura, airton, toró, emerson e o gringo mais carioca de todos Petkovic. Enfim eram todos nascidos e criados no estado do rio , sabiam o que significava a instituição flamengo. Eu não quero com isso dizer que o torcedor rubro negro do restante do brasil seja menos rubro negro do que os nativos do rj , mas para ser jogador faz muita diferença , ele sabe o que a camisa e o clube representam para este estado. neste atual elenco acho que apenas o juan, Vizeu , Paqueta , Adrian e acho que um dos gloreiros reserva que são nossos conterrâneos o restante é tudo forasteiro. Encerro este comentário parabenizando dois conterrâneos que decidiram o jogo para o atlético do pr, Eduardo da Silva e Carlos Alberto(que se declarou rubro negro). E por fim acho que esta na hora desta diretoria começar a atrasar uns salários, pra ver se estes jogadores começam a ter mais vontade e raça e determinação nos jogos.

    Reply
    • Nasci em Brasília-DF, ia a pé pro Mané Garrincha meio que escondido dos pais com 14 anos ver o Mengão jogar naquelas Copas caça-níqueis. Porem moro em Santa Catarina há 20 anos e a colocação do AndreRJ sobre contratar jogadores “nativos” faz muito sentido. Realmente o Flamengo joga em qualquer lugar e lota, mas é incomparável a maneira que o carioca torce no RJ. Uma vez fui no maraca e senti aquele coro de vozes no anel superior do estádio. Isso tem 25 anos e me lembro como se fosse ontem.

      Com base no post diferenciado do AndreRJ, nesse time atual deveria estar Felipe Melo, Vagner Love e Julio Cesar. Em 2009, Imperador foi decisivo e o Pet ja era rubro-negro. Angelim também. SRN

      Reply
  25. Caro Kleber, eu já concordo com a opção pelo Wanderley , desde que seja por tempo curto e com as “cartas na mesa”,ou seja que ele treine o time até o fim do ano pra ser campeão brasileiro e ponto,seria ótimo pra diretoria e ótimo pra retomada da carreira dele , se é que ele quer.
    O que não pode pelo quinto ano consecutivo é o Flamengo ser refém de pessoas notadamente bem intencionadas mas sem preparo, resiliência e conhecimento pra tocar nosso futebol.
    Dá-lhe LUXEMBURGO !!!!

    Reply
    • Concordo Pedro. O Wanderlei trabalha muito bem assim, em prazos curtos. É fazemos assim, ou entrega o resultado, e recebe por produtividade ou está fora.

      O problema depois é a renovação prolongada e ele sai falando mal do clube e de seus gestores, como fez da última vez. Porém, já estão ventilado o nome de Felipe Escolari.

      ‘O grande X da questão’ nesse momento é um grande técnico, onde foi que o Fla se acomodou com a saída de Murici. Vide que tendo um técnico renomado no mercado, preferiu ficar com os resultados do Zé Ricardo (justo até um certo momento), do que ter que pagar um alto salário, além de bancar a contratação de grandes jogadores para treinar o clube, pedido que normalmente eles costumam fazem.

      Reply
  26. E por favor Bandeira volta para a Gávea e vai ler e tocar nossas planilhas financeiras, habilidade essa que você é mestre . Um vice de futebol pra ontem no Ninho do Urubu e fora Rodrigo Caetano….será que esse rapaz não tem desconfiomêtro?

    Reply
  27. Em tempo:
    Revendo os dois gols do San Lorenzo, não dá para não registrar a profunda infelicidade de Matheus Sávio, nos dois lances. Sinceramente, não consigo entender a insistência com quem não vinha produzindo bem quando entrava em campo. Tipo de jogo para jogador cascudo. A escolha foi equivocada e, infelizmente, decisiva para a triste e inesperada desclassificação.
    Faltou sensibilidade ao nosso treinador…

    Reply
    • No primeiro lance, ele poderia e deveria ter dado um bico. Mas no segundo falhou a marcação, pois o cara entrou sozinho na área. Como o Réver ganhou pelo alto, quem deveria estar ali era o Juan ou Rodinei, sei lá.

      Agora já era Kleber. Negócio é focar nas próximas competições a partir de sábado e amadurecer. Fala-se que o Zé não tem experiência, mas com o título estadual e essa porrada de ontem, ele vai ficar cascudo.

      Reply
      • Henrique,você acha ideal Zé levar “porradas” para ficar cascudo? Isso significa que ele aprende a ser técnico no Fla,isso não é bom,a cada erro e incapacidade dele o Fla sofre junto,perde o Brasileiro 2016,vexame pro Palestino,vexame na Libertadores,é certo esperar mais? Lugar dele aprender e se tornar cascudo é como auxiliar,que é aonde ele deveria estar,assim como Roger e Carille passaram por isso. O Fla,com investimento que fez,precisa de um técnico pronto,disse isso em 2016,quando acabou o Brasileiro,já deixaram escapar Cuca e Roger………………….

        Reply
    • Kleber
      O que até agora não da para engolir, é o Presidente dar uma declaração que esta tudo indo bem e confia no trabalho do Departamento de futebol, sera que não vai ter nenhuma cobrança? eles acham normal o Flamengo perdeu todos os jogos fora ?

      Reply
      • Kleber, penso como vc. E sei que as vezes e’ facil apontar os dedos depois do ocorrido, mas durante o jogo, no momento em que o Matheus Savio se preparou pra entrar eu pensei: “Hum, era melhor o Ederson, mesmo voltando de lesao…nao vai sentir a pressao…nao e’ jogo pro menino”. Nada muito alarmista ou dramatico da minha parte, apenas a minha sensacao quando vi aquela cena. Como eu gostaria de estar errado…rs Abs!

        Reply
  28. Apenas nao concorfei col dois temas, luxemburgo que como foi explicado em um dos comentarios foi um exemplo. E tambem nao concordei com o nome do problematico e indisciplinado SASSÁ, Kleber voce tem acompanhado noticiarios relacionado ao nome desse atacante, sem falar que existem nomes muito melhores que ele, Everton Ribeiro é um exemplo.

    Reply
  29. A questão não é apenas o “Centro de Inteligência” ou os jogadores da base o problema é como são utilizados está é a questão. Por que jogadores estrangeiros e da base dão certo em outros clubes e aqui não? O treinador têm os jogadores, esquema tático e substituições que ele prefere. A respeito de Cuellar e Mancuello o treinador não gosta tanto do futebol deles e vou além pra mim Mancuello na posição do Arão renderia mais. Os jogadores da base discordo muitos podem dar certo sim o problema é a falta de discernimento e utiliza-los. Por que em outros clubes são certo chega de queimar jogadores da base. Enquanto contratar Sasá pra mim é mais um jogador “comum” é a questão da grama do vizinho. O treinado que tem que rever as escolhas de jogadores, substituições e esquema tático.

    Reply
  30. Presidente, o rapaz foi bem infeliz. Mas nao da para jogar a culpa toda nele. Sera que com Gabriel seria diferente? Acho que nao pois fisicamente ja estava um bagaço. ZR tentou dar sangue novo mas estes caras nao tem aquele tesao. Lembro do Elder e do Julio Cesar em 83, era outra estoria, os caras suavam sangue.Entretanto,concordo com vc quando diz que nao sai ninguem da base. So tem jogador frouxo la. Paqueta, Mateus Savio, Leo Duarte, tudo jogador bonzinho mas sem pegada. E so olhar o que fizeram na sub-20. Da base so Vizeu e o Ronaldo tem chance de dar jogador, alem do Vinicius Jr que ja e do Real(espero que tenham vendido por 45 milhões de euros). Os outros sao fracos, deveriam ser emprestados para ver quem cola, como o Barcelona fez com o Rafinha.
    Precisamos de reforcos. De jogador homem, guerreiro, jogador-raiz com cara de Flamengo. Chega de nego doente e ex-jogador!

    Reply
  31. Caro Kleber e amigos!
    É triste ter de lembrar e ainda de falar, mas, como diz o post no final, “vida que segue”.
    O Flamengo não foi desclassificado ontem, de forma alguma, foi desclassificado quando perdeu para o Católica e para o Atlético, ambos os jogos, com direito a perda de gols até infantis. Considero que ontem foi a partida que erramos pela pressão e pelas improvisações. Querer acertar tudo no último jogo nunca é fácil. Imagino que agora buscar culpados seja a parte mais fácil.
    Discordar do Kleber é sempre muito difícil e eu até ensaiei discordar do nome do Sassá, mas, quando ele diz que é melhor que os nossos, me dou por vencido. Não desconsidero o nome do Vanderlei Luxemburgo, de forma alguma. Lógico que tem defeitos, como todos, mas, o espirito de flamenguista na beira do campo, nos inspira a pensar que ainda falta isso no Zé Ricardo. O time muitas vezes é tão educado em campo quanto o Zé Ricardo é assistindo. A alma do Zé Ricardo é gigante, mas, ela precisa ser mais vista.
    O que posso falar como uma critica construtiva e muito segura para se cuidar a partir de hoje: ESTÁ MUITO CLARO QUE NOSSO CENTRO DE INTELIGÊNCIA É DOTADO DE RECURSOS DE POUCA INSPIRAÇÃO. Ponto. Imagino que é a partir daí que o Flamengo deve trabalhar. É partir desta lição de ontem que eventuais dissabores internos ou discordâncias de nomes que podem ajudar o clube deve ser repensado e avaliado. Essa história de correntes politicas muitas vezes deixa o orgulho se sobrepor a grandeza do clube, e olha, que estamos falando do clube que tem a maior torcida do mundo.
    Eu também acredito que craque o Flamengo faz em casa, da mesma forma, que imagino que dirigente vencedor também. É hora de repensar e com todo respeito de que é merecedor o Rodrigo Caetano, imagino, que ele e o Flamengo talvez não tenham sido feitos um para o outro. Futebol é paixão e além do mais, na vida precisamos ter sempre uma luz divina a nos guiar. No Flamengo, o Rodrigo não consegue caminhar com essa luz diante de si.
    Tomara Deus que tudo mude! Tomara Deus que a humildade bata nas portas do clube e que quem de direito peça ajuda e é muito simples: chamem Zico, Júnior, Kleber, Márcio Braga. Chamem os apaixonados e não os que são pagos para fazer apenas um trabalho. Quem sabe se assim “a emoção não seja melhor que a razão”.
    SRN sempre.

    Reply
  32. Amigos, acredito que nosso problema, já que o clube está tão bem dirigido em matéria de finanças, é apenas a entrada de um dirigente que realmente entenda de nosso negócio maior e que, sem o qual, não somos nada: o futebol.
    Bandeira é torcedor (vide a indelicadeza com o excelente repórter Mauro César pereira) , mas entende muito pouco de bola.
    Os outros dirigentes tbem. Bons de finanças….olho podre nos boleiros.
    Já critiquei muito o ZR, mas hoje, sinceramente, não acredito que outro treinador fizesse mais com o elenco que temos.
    Comparem as contratações de atlético é Palmeiras com as nossas. Vou citar algumas: galo: Fred, Robinho, Czares, Otero, Adilson, Rafael carioca, elias e até mesmo os reservas maicosuel é Rafael Moura. As do Palmeira: tchê tchê, Mina, Borja, guerra, leno e o reserva William bigode. São apenas algumas….
    O problema não é só o Rodrigo Caetano, já que ele tem que ter o aval do Bandeira e outros gênios das finanças.
    Só procuramos jogadores baratos, bichados , ou que vem de longos períodos inativos…
    O segredo é entregar a rapadura a quem entende do doce…
    Porque não volta, Kleber? Ou pelo menos nos ajude a encontrar alguém do ramo para comandar o futebol.
    Bandeira e seus gênios que continuem cuidando das finanças.. ..

    Reply
  33. Amigos e caro KL, eu não consigo entender como um time gasta 15 milhões de reais com Mancuelo e o cara nem no banco fica, ai o trinador vai e coloca o M.Sávio, sem experiência nenhuma,e deu no que deu.
    Para mim o time precisa urgentemente contratar jogadores que decida. Como pode Ortigoza com quase ¨duas toneladas” de peso dominar o meio de campo sozinho; coisa que infelizmente Massa e Arão não consegue fazer.
    A reação de EBM de melo foi muito infeliz, ele e o ZR se conforma fácil demais.O time não tem alma vencedora; precisa de um choque térmico.
    Do atual elenco para mim só esses podem ser titulares: Para ou Rodinei, acho que o Rene deve ser titular, Rever, Massa, Diego, Guerreiro e VJ ( melhor que que todos atacantes do time); assim precisa-se de um goleiro( Julio Cesar quem sabe),um zagueiro(Geromel ou Gil), um volante( Ortigoza seria ótimo),e um Everto Ribeiro.Em tempo, Trauco,Evertom, Arao,Vaz,Edersom são boas opções de banco.SRN

    Reply
  34. Precisamos de mais da volta do Diego, dar uma apertada no departamento médico, hoje faz 33 dias da artroscopia, como tá?, volta quando ?, e o conca ?. Tem que apertar os caras, pois vejo vida com Diego e Conca, mas tem que jogar. Outra questão o Trauco ta merecendo um banco pro Renê ( joga com garra, compensa a falta de técnica, com vontade, marcação, é isso que o Flamengo precisa cara cabra macho.

    Reply
  35. Kléber, você conseguiu traduzir muito bem, o nosso sentimento nesses cinco tópicos por um Fla melhor! Mas sabe o que acho que vai acontecer? Nada, vide o Palestino.

    Faço cornetar para entender: por que Gabriel naquela posição ao invés de alguém com experiência, como Ederson, Trauco e,ou Mancuello? Por fim, me nego a partir de hoje chamar o goleiro Alex, de Muralha. Apelido mais sem nexo do que esse somente o do Belo.

    Saudações RN’s e cadê o Egonnnn pra eu me divertir nesse momento agonizante?

    Reply
  36. O problema X não é o ataque e sim o sistema defensivo que possui jogadores de futebol medíocre. O pior é continuar achando que Márcio Araújo, Pará, Rafael Vaz e Gabriel podem jogar no Flamengo:
    Márcio Araújo não tem lugar nem de reserva no Palmeiras;
    Rafael Vaz era reserva do Vasco, o titular Luan foi comprado pelo Palmeiras pra ser reserva lá;
    Os laterais direito são medianos e engraçado é você assistir o Jean(Ex-São Paulo e Flu), o qual é meio-campo e jogar de lateral improvisado no Palmeiras, jogando mais que Pará e Rodiney;
    O goleiro é mediano;
    Na lateral esquerda temos um bom no apoio e o outro bom na marcação, se pudéssemos juntar num só estaria perfeito;
    No ataque concordo que não temos quem possa auxiliar com qualidade Guerreiro, pois Éverton é bom jogador, mas não é goleador e decisivo;
    O treinador não tem condições de dirigir o Flamengo, ficou claro desde o brasileiro do ano passado, ele escala mal e substitui pior ainda;
    Por fim, A MENTALIDADE conformista que irrita qualquer torcedor e o presidente nota 10 em administração, mas passou da hora do futebol ter comando e quem entenda de quem joga bola e saiba formar time com jogadores com espírito campeão e não ter no elenco jogador que diz que eliminação é bom pra descansar!
    Ser campeão assim é difícil!

    Reply
    • Bom dia!
      Como sempre Nesti, onde eu assino? Seus comentários vão de encontro a tudo que penso sobre o Flamengo. São muitos jogadores sem a menor condição de jogar em um time tão grande. De todo o elenco do Fla, salvam-se uns 05 ou 06 entre ótimos e bons, no máximo. No Galo e Palmeiras têm uns 15 nas mesmas condições. Muitos reservas destas duas equipes que eu citei, seriam titulares no Flamengo com tranquilidade. Agora me digam, quantos do Fla seriam titulares em Galo e Palmeiras??? Bandeira e Caetano (Arghh) entendem de bola, como eu entendo de medicina: Nadica de nada. Como disse muito bem um jornalista do GE: “Com essa diretoria, o Flamengo vai continuar rico, com um time medíocre”. Simples assim!
      SRN

      Reply
    • Concordo em tudo e acrescento o que acho do nosso atual presidente. É uma pessoa oportunista que estava no lugar certo e na hora certa, traiu sua chapa original e penso que foi mordido pela mosca azul, o mesmo não é responsável sozinho pela recuperação administrativa do clube e sim um grupo, mas a mídia com uma dezena de canais esportivos faz um endeusamento do mesmo, poderia aqui falar mais de política e questionar essa aproximação do Crivella e a Patrícia Amorim, e concluo dizendo que as suas aspirações políticas o impedem de colocar um rubro negro de verdade na porra do futebol, pois de bobo ele só tem a cara de sonso.
      Pois imaginamos um rubro negro de verdade comandando o futebol e tendo sucesso, ele voltaria a ser o Bandeira sem pulso e comando de sua primeira gestão e não o presidente que desfila razão em sua segunda gestão.
      No futebol a saída do Rodrigo Caetano é o mínimo, para recuperação de nossa auto estima.
      Saudações Rubro Negra.
      Obs: o mesmo ocupa a presidência e a vice presidência de futebol, o pior cego é aquele que não quer enxergar.

      Reply
  37. Nesti-Nase, boas observações. Mas com essa diretoria coxinha e isso. Sao auto-elogios, marketing babaca mas poucos titulos. Alem disso sao arrogantes, prepotentes e nao respeitam a nossa torcida, caso contrario nao teriam renovado com Marcio Araujo, Gabriel e Damiao.
    Mas o que falta mesmo e o sangue nos olhos. Nos fomos campeões com Maurinho, Jorginho na cabeca de area, mas esses caras tinham culhao.Falta isso a esses caras. E alem disso, o discurso e sempre de auto-elogios e auto-proteção. Para dirigrntes, tecnicos e jogadores, o trabalho e sempre otimo.

    Reply
    • Alexandre,
      E o Fabio Baiano jogando de ponta direita e dando lambreta… Kkkk
      Além daquele gol do Reinaldo – recém promovido da base e entrado em mata mata de Mercosul, contra o Penharol (???), no Uruguai, em um chute lá do meio da rua. Já hoje, não pode lançar os meninos “para não queimar”… Fala sério, o Flamengo se afrescalhou demais!

      Reply
  38. Boa noite prezados amigos do blog.

    Como foi amargo este dia, li bastante do que foi dito, contudo sou da opiniao de que apesar do desastre temos que tirar as lições e crescer com elas.

    Primeiro ponto, precisamos de um goleiro para fazer sombra ao mureta, ele vem errando TODAS as saídas do gol, ou no mínimo não passa a menor confiança a quem o assiste jogar, a competição e válida, e sadia e engrandece o trabalho de quem vence, pois Ainda que titular seja, terá que matar um leão por dia.

    Zaga, honestamente não gosto do meu xará, o Vaz não me passa confiança, mas não sou cego e admito que ele vem jogando sério e em nada comprometeu. De toda forma o Flamengo está perto de anunciar o zagueiro Rodolpho, ex gremio, atualmente encostado na turkia.

    Trauco, apesar de achá-lo um jogador habilidoso, pra mim está claro que ele tem enorme dificuldade na marcação, ontem cometeu um pênalti escandaloso empurrando com as duas mãos, por sorte o juiz não deu, no primeiro gol, apesar da falha do Matheus ele tb estava fora de posição.

    Arao, o que tem de talento, tem de sonolento, no sábado o Elias saiu atrás dele e chegou na frente pra concluir a jogada em gol, ele sequer fez sombra na hora do arremate trágico, ontem mais uma vez desatento na marcação, disperso….

    Berrio, Gabriel, Matheus Sávio…..não vou perder tempo, pois concordo com td que foi dito.

    Pra finalizar, não vejo melhor opção pro ataque do flamengo que não seja repatriar o Vagner love, o cara quer voltar, tem 26 gold no campeonato turco, jogando numa baba de time, casaria muito bem com o Guerrero, o cara é flamenguista….o que mais precisa?

    Zé Ricardo, gosto do nosso técnico, não trocaria, mas realmente ontem ele não estava em um bom dia, não fechar a Av. trauco foi um erro clamoroso, bem como jogar o garoto em um jogo pegado como aquele também não me pareceu uma atitude de um técnico malandro….

    Vamos levantar a cabeça, certeza que levantaremos mais um caneco esse ano….

    SRN

    Reply
  39. PARABÉNS ao Botafogo,1/5 do orçamento do Fla e com time em retalhos,time limitado,sem zagueiros de origem no banco está classificado por antecedência,e tem gente que acha o elenco do Fla uma hecatombe, Bota bateu com louvor os campeões ColoColo,Olimpia,Estudiantes e o Atlético Nacional,num Engenhão repleto de réplicas de caixões com o escudo do Fla,mostrando para todos que o representante do RJ na maior competição da América é o Bota.Twitter de rivais paulistas cheio de provocações,deixando claro que o cheiro é de vergonha. Botafogo deu um tapa na cara do Fla no aspecto técnico de seus jogadores,que estão afiados,com chutes perigosos e sem errar passes bobos,isso mostra que os treinos de fundamentos de Jair valem a pena,no aspecto tático pois anulou o Nacional e no aspecto moral,pois Jair deixou claro que ali não tem soberba,nem oba oba,mas tem muito pés no chão,já no Fla vimos EBM e torcida falando em odores e diretor dizendo que a briga do Fla é com Real e Barça.

    Deprimente ver que um time que acabou de sair da série B alcançou um estágio superior ao do Fla em pouco mais de um ano.Os botafoguenses estão felizes,nem fizeram questão de Carioquinha.

    Estamos sendo achincalhados de tudo o que é lado,merecidamente, e a manutenção de EBM na VP de futebol e de Zé como treinador é insistir no erro,no Fla EBM tem resposta pronta para cada vexame: “O trabalho continua”,e o fracasso com vexames se empilhando também!

    Título Brasileiro? ESQUEÇAM! Vamos calçar a sandália da humildade! O jejum continua.

    Reply
    • Daniel G.,
      Agora me falha a memória de quem disse, mas no último ano um ilustre torcedor falou que o Flamengo havia se acostumado com a derrota… E essa é a realidade. O Flamengo se acostumou a perder, se acostumou a ser eliminado, se acostumou em ser o rei das desculpas do “jogamos bem”, “tivemos volume” e “foi por um detalhe”.

      O Flamengo está perdendo sua essência. E dando razão ao Luxa, só entendem de número e NADA de futebol. Em tempo, gosto muito do EBM – o acho um cara sério, honesto e competente, mas precisa de forma urgente de alguém que faça o trabalho do futebol por ele, e isso passa longe de ser o supervalorizado e CARO Rodrigo Caetano.

      Grande abraço!

      Reply
  40. Bom dia a todos. Eu não gosto do estilo de jogo do ZR, o que não significa que eu não goste do seu trabalho. Obviamente tenho umas críticas pontuais aqui ou ali, mas no conjunto o trabalho é muito bom, independente do meu gosto.
    Até as finas Fla x Flu eu tinha tbm algumas reservas quanto a competência do ZR, ao nível de ser treinador do Flamengo. Mas depois das finais, com dois banhos táticos para cima do Abel, eu me convenci “sem ressalvas” de sua competência, aliás eu já estava nesse processo. Assim como já estava no processo de achar que a culpa maior pela falta de alguns resultados não vinha do banco, mas dos próprios jogadores. Qualquer análise rápida dos últimos 10 jogos do Brasileirão do ano passado e dos jogos da Libertadores fora de casa vão apontar um só fator: A DEFICIÊNCIA EM FINALIZAÇÕES DO TIME. Meus caros, as orientações, os treinamentos e os esquemas táticos do ZR produziram sem dúvidas inúmeras chances de gol para o time, não é função do ZR botar a bola para dentro do gol, convenhamos. SRN

    Reply
    • Idep,
      E, por “coincidência”, mais que JOGOU NO GRÊMIO! Tirem, rápido, este Rodrigo Caetano do Flamengo! Está na cara que pouco se importa com resultados.
      Trazer um desconhecido e bichado zagueiro. Cada vez mais desanimador acompanhar o Flamengo. Até o Botafogo, maior devedor do país e com receitas minúsculas, consegue montar um time com mais VONTADE que o nosso. Isso é uma vergonha!

      Reply
  41. Profexô é piada de mau gosto. Não passa de um ex-técnico em “atividade”. Meio de campo medíocre. Existem opções melhores no elenco tipo Cuellar e Ronaldo. E por que Vizeu não é relacionado nem para o banco? Adryan é melhor que MSavio e Paquetá juntos mas está encostado. VJr tem que ser titular jogando pela esquerda, onde se revelou. Qualquer mudança começa pela substituição do estagiário. Precisamos de um técnico que saiba da grandeza do Flamengo, que torne o time corajoso e não retranqueiro, alguém do naipe de um Rueda ou um Bielsa.

    Reply
  42. Esse zagueiro Rodolpho jogou muito no Grêmio, mas hoje ninguém sabe como ta. Não seria melhor tentar o Anderson Martins sem custos. Ou até mesmo o Pablo, zagueiro do Corinthians, que ta jogando muito, e o clube tem que pagar 10 milhões até julho ou perde o direito.

    Reply
  43. Tudo leva a crer, que não é só o Caetano que não liga para resultados, toda essa diretoria está comprometida nesse quesito! Contrata mal, não sabe motivar o time. Mostrar a eles o que realmente é FLAMENGO !! Caetano trabalha mal, muito mal ! O que faz Mozer dentro do clube? E esse sub estagiário… Até quando vamos ficar a mercê de sua incompetência ? E o Presidente ? Quando vai tomar alguma atitude ? DESSA FORMA PRESIDENTE, A SUA PRETENDIDA CANDIDATURA A CÂMARA FEDERAL, NÃO VAI DECOLAR!!!! Nem bancando restaurante popular, quaremos é vitórias, títulos e um time a altura das tradições do mais querido do Brasil !

    Reply
  44. Meu amigo Kleber!
    Acho que nosso Bandeira de Mello, de quem gosto muito e admiro, deveria deixar de lado o posto de CHEFE DE ESTADO e, arrumar pra ontem, um vice de futebol (ao invés de acumular) com carta branca integral.
    Vejo Rodrigo Caetano como o veículo que encaminha as “opções” de Bandeira e Fred Luz. Invariavelmente, doações, restolhos e jogadores em final de contrato, que já não interessa ao clube detentor dos direitos.
    Este é o enorme erro desta administração em relação ao futebol.
    Esta “cúpula”, além de dedo podre, não entende picas de futebol e, muito menos o valor do dinheiro.
    Meu pai, já falecido, sempre repetiu uma frase simples mas pontual.
    “Se o dinheiro é bom, o que compramos também tem que ser”…
    Quarta aconteceu um desastre, que na verdade, cheira um pouco a fatalidade.
    Quem, em perfeitas condições mentais, iria imaginar que o CAP venceria a Católica, após uma capotagem de 6 pro Bahia? Só mesmo a ilógica do futebol…
    Dos 3 jogos que jogamos e, perdemos fora, fomos melhores em 2 e eliminados em 1. Coube a nós, dançar com a mais feia, precisando casar…
    Portanto, acho que nosso presidente deveria se ater mais aos assuntos financeiros e administrativos e, abrir mão, da mão de ferro que comanda nosso futebol.
    Nosso elenco acumula jogadores caros, que nem reservas seriam de Tinteiro, Onça, Berico, Liminha etc…
    Espero, que numa solenidade digna de Copacabana Palace, nosso querido Bandeira entregue a chave do cofre para quem saiba contratar. E, que este, tenha visão e criatividade suficiente para colocar nosso carro-chefe no seu devido lugar.
    A eliminação ainda não representa a ponta do iceberg mas, com certeza, expôs de maneira dolorosa as nossas deficiências em relação ao elenco.

    Reply
    • Faço minhas as palavras de Egon.

      Não há motivos para caças as bruxas. Ha sim motivos para uma reavaliação do elenco e da estrutura composta e comandada por Bandeira de melo.

      Nós, rubro negros, carregamos conosco dois grandes defeitos: Bipolaridade e a maldita megalomania.

      Venho acompanhando atentamente, desde a conquista do estadual os números do sócio torcedor.

      Tivemos mais de 5 mil novos sócios desde o estadual. Tivemos desde a derrota na libertadores a perda de exatamente 6 sócios.

      Outrora teríamos uma debandada instantânea de sócios, o que não ocorreu nesse momento.

      Mudamos o perfil do torcedor rubro negro? Creio que sim. Mas há sempre um ou outro Xiita. Há sempre um ou outro que quer fazer de uma derrota uma catástrofe.

      Particularmente eu tenho enorme problema em classificar uma derrota como vergonha. Vergonha é o que vemos na política atual do país. Vergonha era ter uma dívida de 750 milhões. Vergonha é achar que uma dívida dessas possa ser normal.

      Talvez Egon e amigos, eu veja futebol de uma maneira muito diferente da maioria. |Tenho que me conformar, vivemos ainda em uma democracia.

      Futebol a mim é muito mais que ganhar ou perder. Ser ou não campeão. Talvez na minha utópica visão consiga enxergar em pessoas mais entendidas que eu a mesma verdade, como foi o caso do Leonardo em entrevista no canal do Zico, e que repercutiu e muito.

      Reavaliar é preciso. Remodelar é preciso. Impor e fazer pressão para que essa ou aquela competição seja obrigação é caminhar ao passado tenebroso que vivemos na nossa história.

      Outro detalhe:

      Quanto as declarações feitas por EBM ao pífio comentarista(?) Mauro Cezar Pereira, lamento muito. Dar ouvidos a um profissional(??) que passa 95% do seu tempo em TV,calado, esperando para criticar o Flamengo é medíocre. EBM deveria ter falado algo mais.

      Não perco meu tempo com Mauro, Renato Maurício Prado e outros que fazem vida as custa do Flamengo.

      Reply
      • Amigos,
        Em relação ao Mauro Cezar Pereira, é apenas mais uma das porcarias de comentaristas que se acham conhecedores máximos do futebol. Faz de “brigão”, deveria ser contratado para a FOX e compor o elenco de péssimos profissionais, também “brigões”, que tem naquela emissora.

        Nem perco mais meu tempo vendo os cada vez piores programas esportivos do país. Hoje só acompanho debates esportivos através dos blogs.

        Reply
        • Em tempo…
          Eis a única qualidade que vejo no Eurico Miranda – e que EBM vem aprendendo com o tempo, que é de colocar esses manés no bolso a cada entrevista… Como o fez agora com este Mauro, da mesma forma que fez Eurico na mesa redonda, engolindo o “jornalista”.

          Reply
        • Meu amigo Diego!
          Na maioria das vezes, o comentarista-torcedor se torna um anticristo.
          Profissionais como Mauro, Juca, Renato, Neto, Mano (Fox), Benja etc… não deveriam trabalhar ou escrever, quando o tema fosse o clube pelo qual torcem.
          Como todos nós, são passionais ao extremo. O que os diferencia do torcedor comum, é que são formadores de opinião e, radicais ao extremo.
          Dito isso, só lamento a Tupi não pegar em Angra. Apolinho sobra perto de todos eles…

          Reply
      • Grande amigo Anderson!
        Existe uma outra “virtude” além das duas mencionadas, que demonstra claramente a síndrome da bipolaridade. A passionalidade!!!
        Como toda Nação, estou arrasado! Mas, como já vi coisas muito piores, entendo que o mundo não vai acabar e, nem mesmo pode varrer pra baixo do tapete, o bom trabalho feito até agora.
        Uma porrada dessas, pode ser um alerta para os erros cometidos e, posteriormente, colocar os pingos nos is…
        Pessoalmente, já detectei faz tempo, onde reside o problema.
        O regime presidencialista adotado pelo clube, está bastante distorcido em relação ao Bandeira de Mello e Fred Luz.
        Existe o Chefe de Estado e o Chefe da Casa Civil…
        Fora os dois, todo o resto me parece água de salsicha.
        Acima mencionei a função do Rodrigo Caetano. Nada mais é que um caçador de oportunidades no mercado, quê, invariavelmente passa pelo crivo do “Alto Comando” dos dedos podres.
        Pra quem saiu de uma cadeira do BNDES e, num toque de mágica, se torna presidente e vice de futebol de um clube do tamanho do Flamengo, deve entender que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
        Tendo a disposição, pessoas como Plínio Serpa Pinto, Kleber Leite e Eduardo Manhães, deveria deixar a vaidade de lado e delegar para quem sabe.

        Reply
      • Aprecio muito seus comentários, amigo Anderson, que em tom de brincadeira nosso queridíssimo amigo Egon chama de “livros sem fim”. Mas leio todos, linha por linha.

        Só gostaria de fazer um pequeno adendo ao seu comentário. Você não considera uma VERGONHA não estarmos sequer entre os 16 melhores times da fase de grupos da Libertadores? Corra rapidamente seus olhos nos classificados e veja de que equipes conseguimos ficar atrás. É nesse sentido que se torna vergonhoso. Alí deve ter times que o somente o salário do Diego paga 3 meses de salário.

        Concordo quando dizes que não é DESASTROSO como exageradamente atribuído por alguns amigos aqui, mas vergonhoso, caro Anderson, isso não tem como não deixar de ser. Torcedores rivais zoarem, isso faz parte do folclore do futebol. É saudável quando feito respeitosamente. Essa rivalidade alimenta o próprio futebol.

        Também gostei do fechamento do seu comentário. Tenho sobre esses dois jornalistas a mesma impressão. Dificilmente os vejo tecendo algum elogio ou falando algo positivo sobre nosso Mengão.

        Reply
    • O problema, caro amigo Egon, ao que parece, é que o nosso Presidente não aceita ou não gosta de ouvir conselhos. Ele é teimoso, e você sabe muito bem que teimosia no futebol tende a prolongar o sofrimento e a correção do que precisa ser feito.

      Já começo a ler notícias dando conta de que mais um deficiente fisíco está sendo sondado pelo Flamengo, Rodolpho ex-Grêmio, que há poucos meses passou por uma séria cirurgia no joelho. Só pode ser brincadeira de mal gosto, amigo. Eles não querem, não sabem ou sei lá o quê, mas insistem nessa de querer buscar, como você bem disse, restolhos, doações ou jogadores em final de contrato e carreira. Se não serve mais lá para quem quer vender, vai servir pra nós? Depois das decepções vividas com Ederson e Carlos Eduardo, será que ainda vale a pena ficar insistindo em jogadores assim?

      Precisamos, sim, urgentemente de alguém que entenda de futebol e que saiba enxergar muito além do óbvio, jogadores de bom nível técnico e jovens promissores que venham a se tornar realidades objetivas e claras no nosso elenco.

      Reply
      • Para não deixar dúvidas, quanto a teimosia a que me refiro do Presidente EBM, trata-se da troca do comando no futebol, não de algo da sua pessoa que nos parece ser extremamente transparente e correta.

        Reply
    • Caros amigos, apenas hoje tive coragem de acessar e ver o que realmenete ocorreu quarta foi verdade.
      Concordo em 100% com Vc Egon.
      Ta na hora de um Kleber Leite ou um Marcos Braz, assumir o carro chefe.
      Tem que ter conhecimento e feeling para dirigir futebol.
      O Bandeira é muito ( Torcedor ), tem quer…desculpe o termo, PUTA VELHA para gerir o futebol, ter experiência e rodagem.
      Quem melhor que vc Kleber????
      Um forte abraço a todos e vamos com tudo.
      Ps* Pessoal não cancelem o sócio torcedor, nosso Mengo acima de tudo…..SRN!!!!!

      Reply
  45. Belíssimo comentário Sr. Egon, e digo mais, é hora de por a cabeça no lugar, trabalhar e buscar os títulos, temos três competições, pelo menos uma temos que levar, e outra coisa, um pouco de humildade não faz mal a ninguém, nosso treinador poderia deixar um pouco a teimosia de lado, e escalar quem ta melhor, sem panelinhas, pois já pagamos caro demais. Pra mim o Renê merece uma vaga, o Rodinei é melhor ponta direita que qualquer atacante nosso, dribla, vai pra cima, volta, chuta, faz gol, é isso que o fraco do Berrio e do Gabriel tem que fazer, mas não fazem. No lugar do Diego, qualquer um, pois são todos medíocres.

    Reply
    • Vlw, meu amigo Wanderson.
      “Rodinei é melhor ponta direita que qualquer atacante nosso”…
      Colocação perfeita, muito mais pela falta de adaptação do Berrío, como também por NÃO termos no elenco jogadores que fazem a função de segundo-atacante, sem obrigação de voltar.
      Casos de Bernard, Oswaldo, Wellington Silva, Marinho etc…
      Com absoluta certeza (embora Berrío estivesse mal) não tiraria do jogo, por ser a única válvula de escape para um contra-ataque. Guerrero contra 3, nada vai acontecer. Ela vai e volta…
      Tenho absoluta certeza, que se Pará não estivesse suspenso, Rodinei entraria no lugar do colombiano.

      Reply
      • Egon, gigante e brilhante visionário, por quê você não se candidata a Conselheiro Mor do nosso promissor treinador??? Tenho certeza de que muita coisa teria que ser reescrita aqui após essa drástica mudança em quem está ali ao lado do nosso simpático treinador.

        Alô Sr. Presidente, indica o homem lá. U R G E N T E.

        Reply
        • kkkkkkkkkk Ahhhhhh Grande Helder!
          Pra começar a escrever sobre Libertadores, não podemos deixar de mencionar, as dificuldades do nosso grupo. DISPARADO o pior de todos. Realmente o Grupo da Morte desse ano.
          Mesmo assim, nada justifica a nosso atropelamento…
          Mas falar em Jair… é soda!!!
          O cara não conseguiu ser campeão de NADA no Rio!
          Taça Guanabara – Fluminense
          Taça Rio – Vasco
          Campeão Carioca – Flamengo…
          Dizer que o Grêmio não tem elenco!
          Vejamos: Marcelo Grohe, Geromel, Kannemann, Edílson, Léo Moura, Marcelo Oliveira, Douglas, Ramiro, Maicon, Luan, Lucas Barrios, Bolaños, Pedro Rocha…
          Brincadeira!!!

          Reply
          • O que é isso, Egon? Desmerecer o trabalho que o Jair tá fazendo é desnecessário, o ZR tá a mais tempo como técnico e só conseguiu esse carioquinha em que o Botafogo, diga-se de passagem, não se dedicou.
            Quanto ao nível dos grupos, o nosso pode até ter sido o mais difícil, mas há quem considere o do Botafogo mais complicado, senão vejamos:
            ————-
            Comnparação:
            no Campeonato Argentino agora:
            San Lorenzo (1 título de Libertadores)- 46 pontos
            Estudiantes (quatro títulos de Libertadores)- 44 pontos
            *Temos aqui um empate técnico
            ———-
            Univesidad Católica (0 título de Libertadores) – Líder do campeonato Chileno com dois pontos a mais que o segundo colocado.
            Atlético Nacional (2 títulos de Libertadores) – Líder do campeonato Colombiano com DOZE pontos a frente do segundo colocado
            * Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, me parece um adversário mais complicado
            ———-
            Atlético Paranaense me parece muito mais fraco que o Barcelona de Guayaquil, que fez belas partidas e foi duas vezes vice da Libertadores, enquanto os do paraná chegaram somente uma vez a uma final.
            ———-
            Além disso, o Botafogo eliminou, antes da fase de grupos, ninguém menos que o Colo Colo e o Olympia, dois times imensamente tradicionais na comeptição.
            ———–
            Desmerecer o trabalho bem feito dos outros, não diminui a vergonha que passamos na quarta-feira, nem faz o trabalho do ZR ou do EBM melhor. Me desculpe, adoro sus textos, mas não dá pra defender o que é indefensável. Fora EBM e ZR!!!

          • Pedro!
            “O cara não conseguiu ser campeão de NADA no Rio!”…
            Foi isso que disse acima e, não existe nenhuma inverdade.
            Zé começou a trabalhar após a saída do Muryci, em junho de 2016.
            Jair, em agosto de 2016. Não vejo absolutamente nenhuma diferença.
            Quanto aos Grupos, desde o sorteio, sempre foi tido como o mais complicado. O GRUPO DA MORTE…
            EU… jamais trocaria Zé Ricardo por Jair.
            Tanto Jair como Abel, jogam num esquema que não gosto. No contra-ataque. Pelo mesmo motivo, não gosto quando Zé entra com 3 volantes.
            Quanto a entrar com reservas, isso foi uma opção dele. Por um lado é bom, por outro é ruim.
            Jogadores reservas querem mostrar serviço..

  46. Falta poder de decisão, por isso é até boa a sugestão do Sassá, mesmo ele sendo polêmico.

    Mas Luxemburgo não. Já mostrou que não consegue mais disputar o título brasileiro.

    Não sei se é bom mudar, mas consultaria o Levir Culpi, o que acha?

    Reply
    • Luiz,
      O futebol ainda respira ao ver um Sassá, fugindo desses politicamente corretos que acabam com o futebol raiz… Prefiro muito mais um maluco de um Sassá, de um Adriano, de um Zé Roberto ou Beto cachaça, que JOGAM BOLA, do que o exemplo de profissional – que sempre chega cedo, dorme bem, alimenta adequadamente e não falta treino – que é o Gabriel Peteleco.

      Reply
    • Levir Culpi fez a defesa do Atlético-MG uma das piores do Brasil. No ano passado comandou o Fluminense e a certa altura disse estar pouco se importando para o clube. Já era.

      Eu tbm pensei no Sassá, mas acho que uma maçã podre pode estragar todo o conjunto. Pelo que vejo, o grupo do Flamengo é bom unido e não precisa de um maluco como o Sassá, que convenhamos, nesse ano não jogou nada.

      Reply
      • Henrique,
        Sua defesa por Zé Ricardo está tão cega que chega ao ponto de rebaixar um trabalho no Atlético Mineiro, no qual o Levir Culpi ganhou Recopa Sulamericana, Copa do Brasil e foi vice do Campeonato Brasileiro (isso sem contar com estadual), em um futebol ofensivo e com jogadores de ataque flutuando entre diversas posições do campo, como era elogiado pela critica esportiva da época.
        O dia que Zé Ricardo conseguir fazer isso, ainda que não ganhe títulos, paro de criticá-lo!

        Fluminense era terra devastada, até o Fred debandou!

        Reply
        • Lembrando…
          Ficou em segundo no Brasileiro de 2015, no qual o Campeão foi o Corinthians, com um tal de Tite, que teve simplesmente a melhor campanha da história dos pontos corridos.

          Reply
  47. Nosso grupo na Libertadores foi o chamado grupo da morte.
    Sinceramente, não entendi o motivo disso. Assistindo aos jogos, só o Universidade Católica, pelo menos para mim, foi um adversário um pouco mais dificil de vencer. O San Lorenzo e o Atlético genérico, perdemos por deficiência nossa. Tanto lá como cá jogamos melhores e perdemos principalmente por falta de raça como no lance do primeiro gol do San Lorenzo.
    Concordo que não podemos culpar o treinador se Damião, Gabriel, Mateus Sávio, Rafael Vaz e outros falharam em algum momento na partida. Falhar é humano, não é culpa do treinador. Cansamos de falar aqui que as inúmeras chances que o time cria e perde iriam fazer falta no final. De fato, fizeram.
    Ademais quase todos aqui concordamos que Damião e Gabriel jamais deveriam vestir a camisa do Flamengo. Mas não só a vestem como nosso treinador insistentemente vem os usando nos jogos deixando de lado jogadores mais experientes e técnicos. Aí tem o seu dedo e parte de sua culpa pela eliminação precoce. Curiosamente o empate nos daria o primeiro lugar, mas a derrota a eliminação. Faltou algo mais nos jogos fora de casa. Zé Ricardo vai aprendendo e o Flamengo colecionando decepções. Que preço a pagar para manter um jovem e promissor treinador no principal clube do país.
    Falar agora do erro é até deslealdade de nossa parte, mas a entrada do Mateus Sávio foi totalmente inútil e fatal ao Flamengo. Se queria segurar o empate o menos improvável seria a entrada do Renê na lateral e liberar o Trauco mais adiantado, coisa que ele já havia feito e que de certa forma deu algum resultado positivo. Mas não, quis inventar outra moda. Dessa vez, falhou. E falhou na hora que menor podia.
    Poderemos ser o único Brasileiro a ficar fora da Libertadores se a Chapecoense ganhar seu jogo em casa.
    Que VERGONHA INTERNACIONAL!!!!

    Reply
  48. Boa Tarde a todos

    Nosso time não é bom, não temos nenhum finalizador no elenco, sabíamos no final do ano que precisávamos de 2 pontas goleadores, tínhamos 4 opções(marinho,vitinho,michel bastos e Keno), 2 foram para o Palmeiras para esquentar o banco e seriam titulares absolutos no Flamengo o que mostra que nosso elenco é fraco e não podemos cobrar tanto assim do treinador; Comparando jogadores chave no jogo contra o atlético-Mg fim de semana isso ficou bem claro, Fred(goleador)com Guerrero , Elias(goleador) com Arão , Robinho(goleador) com Éverton e Cazares(goleador) com Berrio, fora maicosuel e luan, otero que eles têm no elenco, isso mostra que nosso time é bem montado mas é fraco tecnicamente.
    Voltando ao jogo do San Lorenzo se o conca ou Diego estivessem em Campo ganharíamos o jogo porque nossos fracos jogadores do meio pra frente não acertaram um domínio e nem um passe durante o jogo inteiro; Lembrem-se que esse time que entrou em campo é praticamente o mesmo que luxemburgo, oswaldo, Cristovão e Murici deixavam em um nível muito abaixo só que agora com um técnico muito bom que dá padrão para a equipe.

    Abraços

    Reply
  49. Obrigado, Sidney e Alexandre!
    Saibam que igual a vocês sou APAIXONADO pelo Flamengo, assisto todos os jogos desde criança e procuro ajudar o flamengo em tudo, sou sócio-torcedor, tijolinho, etc.
    Espero contribuir para a melhora do nosso Flamengo!

    Reply
    • “VOLTOU O MAU HUMOR” (bi-polar)
      A Chapecoense decide a classificação em casa, então…O Flamengo pode ser o único brasileiro desclassificado na 1a. rodada da Libertadores….É DE MATAR!!!!

      Reply
      • Kkkk…
        Tô de mau humor extremo… Também, com notícias terríveis na política e no Flamengo, como poderíamos ficar? Certamente jamais serviria para ser Dirigente, já teria dado esporro nesses jogadores afrescalhados do grupo, mandado embora uns 3 (Rodrigo Caetano, Gabriel e Damião) só para dar uma mexida nessas porcarias.
        Ia proibir chuteirinha colorida, todo mundo de camisa pra dentro do calção e chuteira preta! Treino de manhã e de tarde, até ganhar algo útil. Ia tirar vídeo game e sinuca, jogador de futebol raiz tem que jogar baralho de trazer maria chuteira, escondida, para dentro da concentração! Viva o futebol raiz! Kkkk

        Reply
  50. rapaziada não estou aqui defendendo o Vanderlei Luxemburgo mas nunca pegou um elenco forte como temos agora , só pegou abacaxi. mas minha preocupação é com um ou dois atacantes para ajudar o Guerrero e mais o Everton Ribeiro para ajudar o Diego e um goleiro. o nosso técnico precisa ter variações táticas , e um vice de futebol que poderia ser nosso Kleber Leite.

    Reply
  51. Vejam a diferença…
    Cuca, ano passado, após ser goleado pelo Água Santa, disse: Seremos campeões do Brasileiro.
    Rodrido Caetano, após eliminação vexatória, diz em entrevista de agora a pouco: “Vamos no empenhar para estar ano que vem novamente na Libertadores, fazer um bom papel no brasileiro e Copa do BR”. Ou seja, o G4 já o deixa feliz… Esse espírito derrotista tem que sumir do Flamengo!!! Tem que dizer que vai ganhar essa porra, dar esporro nesses jogadores! Desculpem o termo.

    Reply
  52. Daniel G, suas colocações sao perfeitas. Mas o incrivel e que tem muita gente boa que defende e elogia Fred Luz, o CEO do clube e que e o responsavel pela montagem de toda a estrutura do clube.
    O contraste do Flamengo com o Botafogo e tao grande em performance, balizada pelo potencial de receita, que é impossível nao ver que ha muita incompetencia na gestao e no comando do futebol. Falta, sobretudo, humildade a estes coxinhas.

    Reply
  53. A crítica esportiva do rádio esta sendo amena com o ZR, a crítica do pessoal da ESPN tbm, porém já a crítica do pessoal da Sport TV esta abrigoindo fortemente a eliminação a algumas posturas do ZR. Em comum, todos são de acordo que o trabalho da comissão técnica deve continuar….Como todos sabem, o termo ZR esta “PRESTIGIADO” (ou seja, com o copo cheio até a boca). SRN.

    Reply
    • Nino,
      Jornalistas esportivos adotam a tese da “continuidade do trabalho”, mesmo inexistindo qualquer prova FÁTICA de que isso seja sinônimo de títulos e conquistas…
      Veja o Arsenal, exemplo maior, que é treinado há mais de 20 anos pelo mesmo treinador, contudo, coleciona fracassos monstruosos.
      Por sua vez, o Palmeiras de Cuca, o Grêmio de Renato, o Flamengo de Joel (2007), Andrade e Jayme, a Seleção Brasileira de Felipão (2002) e Tite, são exemplos de conquistas e melhora significativa após a mudança de treinador…
      LÓGICO que o ideal é manter um BOM trabalho, mas se estiver RUIM deve ser mudado, pois ao mesmo tempo que existem projetos duradouros vitoriosos, também existem projetos “curtos” vitoriosos. Não é uma ciência exata!

      Reply
  54. Amigos,
    Ainda estou inconformado com a derrota e com as gozações que estamos sofrendo.
    Todos aqui sabem da minha opinião, não foi surpresa, mas a dor é imensa do mesmo modo.
    Desde janeiro venho alertando que ainda dava tempo de evitar a tragédia, coloquei inclusive exemplos (bons e ruins) vividos em minha carreira de treinador profissional.
    Existem treinadores que são bons em tiro curto, outros em trabalhos a longo prazo, outras em trabalhar com jovens, outros com jogadores experientes e por aí vai.
    No caso do nosso promissor treinador Zé Ricardo, ele com este grupo já atingiu o seu limite, ele não consegue mais evoluir com este grupo, o nosso time a 1 ano joga exatamente igual, só mudando os nomes de jogadores, tentamos inclusive entortar alguns para não mudar o esquema.
    Por não variar o esquema,diversas equipes medíocres jogaram de igual para igual contra a gente.
    O nosso elenco é fraco e o nosso time é razoável, muitos acreditam que o nosso time seja forte porque o nosso padrão de exigências diminuiu muito diante das últimas decepções.
    Contratamos muito mal os jogadores estrangeiros, e me perdoem os amigos do Blog, DUVIDO que a última palavra tenha sido do Rodrigo caetano, a meu ver o seu erro foi o de ter sido omisso e conivente com a escolha de dirigentes palpiteiros e torcedores, mas demonstra caráter ao deixar cair sobre si toda a culpa.
    Renovamos com o Juan porque ele é bom de grupo, mas para isto não trouxeram o Mozer…. Conca e Romulo torço para dar certo, mas são duas incógnitas, o nosso olheiro que foi ver o Berrio deve ter sido o nosso treinador de atletismo, o Donatti se machuca sempre nos treinos, pois quase não jogou.
    Jogador argentino com mais de 25 anos se for bom está na Europa, nenhum que nós pegamos deu certo, Canteiros, Mancuello, Donatti, Mugni…
    Da prata da casa o único que pode vir a dar certo é o Vinicius Jr, os outros devemos empresta-los para a série B, a safra é fraca.
    Enfim, mesmo o Atlético Goianiense sendo um time pavoroso, vamos correr risco na Copa do Brasil, temos ainda a Sulameicana e o Brasileirão, se não mudarmos, se não existir uma sacudida em pouco tempo a nossa temporada estará encerrada, em Setembro vamos estar torcendo para começar 2018, podem acreditar no que eu escrevo.
    Mudança já, até para demonstrar que não é só mais uma derrota, devemos demonstrar inconformismo.
    Mudar o treinador, retirar 3 ou 4 jogadores, trazer um goleiro, um zagueiro e um atacante de qualidade já será o suficiente para brigarmos em todas as frentes.
    Com todo respeito ao Kleber, não acredito que o Wanderley seja uma boa opção, ele tem um desgaste grande no clube, o meu favorito seria o Levir Culpi.
    P.S. Existem jogadores na minha lista de dispensa na frente do Berrio, o que não pode é ele sendo velocista , puxador de contra ataque, jogar como segundo lateral, na minha opinião mas um erro do nosso único e manjado sistema de jogo.
    SRN

    Reply

Comente.