No embalo da vitória

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

. Quando o vento sopra a favor, tudo fica mais fácil e, via de regra, as notícias são sempre boas. Conforme coloquei ontem, nenhum problema grave com Guerrero, que estará firme na quarta-feira, no Maraca, contra a Universidad Católica, pela Libertadores.

. Guerrero, no duro, no duro, saiu porque estava morto. Também pudera, pois, o peruano correu como nunca, fazendo múltipla funções e, mais uma vez, com um desempenho acima da média.

. Éverton, também passou no teste. Achei até meio arriscada a escalação dele no jogo de ontem. Correu tudo que tinha direito e ainda fez o gol da vitória. Está inteiro para o jogo pela Libertadores

. Para provar que o vento é favorável, ate Rômulo, que saiu com suspeita de entorse no joelho, melhorou sensivelmente e, tudo leva a crer que esteja à disposição de Zé Ricardo neste meio de semana.

. Aí, o problema já passa a ser do treinador, pois Mancuello entrou bem e fez com que o time ficasse mais ajustado e, ofensivo. Merece ser titular.

. É o Rafael Vaz, hein? Acertou tudo!!! Perfeito, pelo alto, por baixo, na cobertura, nos passes, nos  lançamentos. Não bastasse, demonstrou personalidade e autoridade.

Respeito quem pense diferente, mas acho esta zaga, composta por Réver e Rafael Vaz, muito acima do que se vê no futebol brasileiro. E, também importante que, de estilos distintos, acabam se completando.

Tomara que a nossa torcida seja mais paciente, pois após tanto tempo, a zaga de área deixou de ser o nosso “calcanhar de Aquiles”, para ser – como aconteceu ontem – o ponto forte do time.

. Claro que o desgaste do jogo de ontem, somado ao que vamos ter que correr para bater a Universidad Católica, pode ser o nosso problema para o Fla-Flu de domingo. Só que, ganhando depois de amanhã, a motivação será tanta, o astral estará tão elevado, que ninguém vai falar em cansaço. Quando o vento sopra a favor…

E, é por isso que este jogo de quarta-feira pode ser encarado como verdadeiro trampolim…

 

1 Comentário

  1. Kléber,concordo em 90%,só ainda não tenho a confiança que você tem em Vaz.Inclusive,pergunto: Você não acha que o menino Léo Duarte,jovem e veloz,com energia e com qualidade inegável,não poderia ser testado ao lado do experiente,mas lento,Réver?

    E não tenha dúvida que a desnecessária importância dada ao Carioca com o time titular custou até pouco ao time,poderia ter acontecido coisa pior,São Judas não deixou.Mas compromete,sim, o vigor físico,já foi perceptível ontem e lembrando que depois dessa maratona a 1ª rodada do Brasileirão já é contra o AtléticoMG. Cada vez me convenço mais do quanto foi desnecessário o time titular no Carioquinha,um mistão seria suficiente.Que papai do céu nos ajude!

    Reply
  2. Desculpe Kléber, mais não vi nada demais em Mancuello, a única vantagem que percebe nele em relação aos demais, é que ele não arrisca o chute ao gol, coisa que nosso time as vezes esperar chegar em baixo da trave para fazer. Pelas entrevistas pós jogo, parece ter entrado na cabeça do Vaz que a primeira função do zagueiro é defender, sendo assim temos uma boa zaga. Pena que basta uma derrota, para o time não prestar mais… SRN

    Reply
    • SE compararmos o mancuello com o romulo, não resta dúvidas quero Kleber tem total razão no que escreveu.

      Tomara que o vento esteja realmente a favor e o romulo faça sua Estreia, pois ele não desarma, não tem nada demais no passe e ainda se esconde.

      De resto estou de acordo com tudo que foi dito.

      SRN

      Reply
      • Pelo amor de Deus gente!!! Que Rômulo? Quem é Rômulo? Até agora andou em campo, não apoia, não marca, não desarma! Cuellar deve ter xingado a mãe do ZR, só pode! Pelo amor de Deus!!! SRN.

        Reply
  3. Caro Kléber e amigos!
    Infelizmente não assisti o jogo de ontem! Acompanhei pelos comentários do amigos nos grupos de bate papo.
    Já havia comentado que o Flamengo ganharia os três jogos. Ganhou o primeiro e espero que os outros dois se confirmem com vitórias. Sempre imaginei que a melhor posição para o Mancuello é jogando como segundo volante, vindo um pouco mais de trás e como campo de visão maior. Acredito que mais na frente, ele perde muita mobilidade e técnica. Quanto ao Vaz, sabemos que possuí grande habilidade, mas, titular que é titular vive de regularidade. Tomara que se encontre cada vez mais em harmonia com o Rever. Na próxima quarta jogaremos o jogo mais importante da libertadores. Podemos iniciar uma arrancada motivacional muito forte e que ajudará a ganhar o título carioca, que digo sempre, será muito importante para o ZR e esses jogadores. Acredito numa semana de pleno êxito. Um grande mês de maio para todos!
    SRN

    Reply
  4. Kléber Leite, igual a outros companheiros deste blog falei que o Flamengo ganhava do Fluminense se não desse espaço pra eles. A entrada de Mancuello, na minha opinião, fez o Flamengo perder o meio de campo, Zé Ricardo devia ter mantido o esquema colocando Ronaldo ou Cuellar no lugar de Rômulo. No jogo, os três melhores foram Guerreiro, Éverton e Rafael Vaz, mas este alterna bons e maus jogos e é muito irregular. Discordando de você achei que Márcio Araújo fez péssima partida, principalmente no segundo tempo. Pra resumir, vamos ganhar do Católica e espero que após o carioca o Flamengo contrate jogadores melhores para o lugar de Márcio Araújo, Pará e Rafael Vaz e repito: Márcio Araújo, Pará, Gabriel e Rafael Vaz como titulares não vão fazer o Flamengo subir de patamar!

    Reply
    • Também entendi desta forma, Nesti!
      “A entrada de Mancuello, na minha opinião, fez o Flamengo perder o meio de campo.”
      EU… teria colocado Renê em campo e puxado Trauco para o meio.
      Não sei o que acontece com Mancuello ou, se é isso mesmo…
      Após 1 ano e meio no clube, não consegue jogar bem em posição nenhuma.
      Como disse Edmundo e eu concordo, “argentino bom vai pra Europa”…

      Reply
  5. KL concordo em relação a zaga, e principalmente agora que o estiramento do Danatti requer tempo maior de tratamento, a atual zaga esta no momento acima de qualquer contestação.
    Sobre o jogo de 4a. me preocupa e muito o fator Mancuello.
    SRN.

    Reply
  6. Infelizmente não lembro de nenhum jogo em que o Mancuello tenha entrado desde o início e tenha jogado bem. Ele é um jogador fisicamente fraco, que aguenta no máximo 30 minutes em bom nível e depois desaparece. Tecnicamente é bom jogador, tem bom chute e bom passe. Mas o aspecto físico o prejudica e como volante de origem não é bom marcador.

    Realmente o Vaz foi muito bem contra o Fluminense. Aliás, nossa defesa ganhou todas, por baixo e por cima. Ainda prefiro o Donatti pois joga sempre sério. Infelizmente se contundiu e se demorar muito a se recuperar, pode acabar perdendo a vaga pro Vaz novamente.

    Se Mancuello e Rafael Vaz jogarem, vou torcer por eles, que joguem bem e representem bem o Mengão. Vestiu Rubro-Negro eu apoio. Espero que consigamos a vitória amanhã. SRN!

    Reply
  7. Amigos,
    No meio temos várias possibilidades Rómulo, Mancuello, Cuellar é trocar 6 por meia dúzia.
    Na frente no lugar do suspenso Berrio eu colocaria o Damião e deixava o Guerrero mais solto, Gabriel nem pensar

    Reply
    • Amigo Rada!
      Já que Guerrero não é centroavante, e sim, um baita pivô, precisamos de um finalizador dentro da área. Não podemos depender dos petelecos de Berrío, Arão ou Rômulo. Guerrero está arrumando todos os nossos ataques para quem vem de frente. Os caras não estão aproveitando.
      Colocaria Trauco no meio e Renê na lateral.
      MA, Arão, Trauco e Éverton. Guerrero e Vizeu.

      Reply
  8. Esta seria também minha escalação caro Carlos Flagon ( Globovox,Fórum Rubro negro). Com o Gerrero fazendo o pivô pra quem vem dê trás, colocaria o Vizeu para ter mais presença de área.

    Reply
    • Anderson, essa formação com 2 centro-avantes só quando o time esta na pior, correndo atrás já no desespero. Mas para piorar é que o Vizeu é o 3o. reserva da posição, talvez sequer seja relacionado para o jogo. Leandro Damião perdendo gols debaixo das traves, espero não precisarmos chegar a esse ponto. SRN.

      Reply
      • Caro Nino, Guerrero anda saindo muito da área, ora faz o pivô, ora cai pelos lados, ora recua pra fazer o papel de armador. Mais um na área adversária seria necessário. Guerrero precisa de um amigo pra ontem. Agora com Damião realmente fica difícil.

        Reply
        • Anderson ilustríssimo, o que vc esta querendo é o 4 4 2, ZR não abre mão de jogar no 4 5 1 (ou 4 3 3 não ofensivo). Em suma, ZR gosta mesmo é de meias e não de atacantes. SRN.

          Reply
      • Graaaaaaande Nino! TEMOS que ter um finalizador dentro da área. Isso é ponto pacífico! Não podemos mais depender dos petelecos e gols perdidos.
        Até porque, o Éverton faz muito bem o papel de atacar e marcar.
        Não perdemos na marcação e ganhamos uma referência, já que Berrío não pode jogar.
        Realmente esse mistério do Vizeu é sinistro.

        Reply
        • Qto a isso o panorama não é nada animador meu querido amigo nordico! Guerrero coitado, esta tentando ser o que nunca foi, exímio goleador, mas no jogo da 4a falhou feio, entretanto ele tem outras qualidades que outros camisas 9 não tem. Éverton, Gabriel, Berrio não são exímios finalizadores, são na verdades meias e atacantes de pontas com severas incumbências na marcação. Sobram Diego, Arão e em um nível mais improvável Pará e Trauco. Como vê, neste panorama, o gol passa a ser um mero detalhe, acidental! SRN.

          Reply
    • Que legal Anderson! Anos e anos com a mesma turma debatendo nossa paixão.
      FLAGON! Beleza meu parceiro. kkkkkkkk
      Enorme abraço no amigo.

      Reply
  9. Caríssimo presidente,
    Após ficar atento ao comportamento do time e do técnico Zé Ricardo, aí vão algumas opiniões sendo algumas dramaticamente revisitadas:

    Zé Ricardo: precisamos dar total apoio a esse rapaz. Depois de vê-lo comandando o time (que claramente tem nas mãos), imprescindível é que tenha o apoio das arquibancadas. É interessante lembrar que, quando EMPATAMOS em 3×3 com o flu, muitos usaram este espaço pra dizer que o Abel deu um nó no Zé (inclusive eu mesmo). Agora vem o Zé e faz com que o time do Abel não consiga jogar, e pouco exaltamos o NOSSO técnico. É hora de jogar à favor e perceber que o Flamengo está indo na contra-mão da mesmice, da troca constante de técnicos, etc. Portanto, menos mimimi e mais apoio ao técnico.

    Rômulo: será grande no Flamengo se nós torcedores não atrapalharmos.

    Berrío: será grande no Flamengo se nós torcedores não atrapalharmos.

    Rafael Vaz: Se for bem orientado (como parece estar sendo) será ídolo no Flamengo. Quem viver, verá.

    Guerrero: Espetacular

    Muralha: Vai aparecer e bem nos momentos mais decisivos.

    Arão: modelo de jogador moderno, no nível dos melhores do mundo, na posição.

    É isso, por enquanto…

    SRN

    Reply
    • Só discordo com relação ao nosso projeto de goleiro, no maximo um bom reserva!
      Começo a acreditar que nosso problema de goleiro ocorreu devido à comissão técnica, veja o caso do Paulo Victor, é nítida a piora daquela goleiro de uns tempos pra cá!

      Reply
      • Willian, PV em 2015 era goleiro cotado para ser convocado para seleção, e se o fosse, teria sido com absoluta justiça naquela época e não o factoide da convocação do Muralha, um goleiro que obviamente não é de nível de seleção. SRN.

        Reply
    • Meu caríssimo Orlando!
      Nino até já me chamou de Muralhete… mas acho que deu ruim…
      “Muralha: Vai aparecer e bem nos momentos mais decisivos.”
      O Vasco só chegou onde chegou, graças ao fabuloso Martin Silva. Quando foi convocado, o do charuto tomou 3 porradas em São Janú…
      Acho PRIORIDADE um goleiro top.

      Reply
      • Egon ilustríssimo, eu o chamei foi de “MURETA” mesmo, mas reconheço que MURALHETE, MEIO FIO, MONTINHO exprimem mais exatamente e corrigem “esse adjetivo super-dimensionado” que é MURAAAAAALHAAAAAAA!!!!!. SRN.

        Reply
  10. Meu querido presidente ,acho que o Vaz jogando sério é um belo jogador . Tem raça,técnica e personalidade . Meu receio para decisão é o cansaço da equipe , e isso ficou nítido no segundo tempo com Alguns jogadores sofrendo. Mas como você diz papai do céu vai nos ajudar ganhar esse título. Saudações Rubro Negras!!!

    Reply
  11. Romulo não faz falta, mas mancuello é dose, sem fibra, marca mal, completamente perdido no fla, coitado do Ronaldo, não tem chance nenhuma, joga fácil, com o time ajeitado então ia voar.

    Reply
  12. Kleber, o jogo de quarta-feira é 100x mais importante que o de domingo. A época de achar que o título carioca era a coisa mais relevante do mundo já passou. Nunca vibrei tanto com um gol como aquele do Pet em 2001, mas os tempos são outros.

    Amanhã é o jogo mais importante do ano, aquele que pode definir nossa classificação na Libertadores, o que não acontece desde 2010 naquele time do Adriano, Pet, Vagner Love, etc.

    Amanhá é vencer, vencer, vencer. Domingo é outra história!

    Reply
  13. Acho boa ideia p o jogo de amanhã um companheiro p Guerrero, seja o Damião ou Vizeu, pois eles vão jogar fechados e o Guerrero fica muito isolado contra 2 ou até 3 marcadores!

    Reply
  14. 3 decisões na mesma semana.Carga emocional altíssima.Torcida na maior expectativa.È como no basquete,tem que ter banco para fazer a rotação,sem perda do plano tatico.Os reservas,todos citados neste blog,deverão ter condição de entrar e dar o recado.Agora quem sai e quem entra,o andamento das partidas deve definir…?
    Salvo o engano,acho que o resultado desejado vem das substituições!!!

    Reply
  15. Kleber com o conhecimento profundo da vida administrativa do FLA que você tem,como fica ou ficará a situação do estadio da ilha,após esta ameaça de penhora por parte da prefeitura,em razão de dívidas da lusa carioca com Iptu,Iss e etc… ?
    Tenho lido que há preocupações grandes na sede da Gavea.
    SRN .

    Reply

Comente.