O alerta de Zico

Márvio dos Anjos, Zico e Marluci Martins (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)

Em entrevista à minha querida amiga Marluci Martins, brilhante repórter e, colunista do jornal Extra, o nosso Galo, meio que mandou um recado para seus súditos, ou seja, para a torcida do Flamengo, dizendo e alertando que a euforia da nossa torcida é desproporcional ao real valor do nosso time.

Zico tem razão, mas sempre foi assim, até mesmo quando os nossos times não eram nem um pouco representativos. Já tivemos alguns times medonhos, porém, a nossa galera sempre esperou por um milagre e, acreditou sempre. Talvez seja este um dos segredos da importância do clube e do tamanho da nossa torcida.

Ao contrário de algumas épocas não tão felizes, temos um bom elenco e um time de razoável para bom. A diferença é que atualmente tudo está muito nivelado, sem grandes bichos papões, o que faz com que o torcedor acredite que qualquer caneco pode ser conquistado, respeitando-se como limite as fronteiras do continente sul-americano.

E a nossa estreia, quarta que vem, contra o Atlético Goianiense, será mesmo no Maracanã, já que a Arena rubro-negra, na Ilha do Governador, ainda não foi liberada pelas autoridades competentes. Melhor assim. Sei que muitos não concordam comigo, mas o Maracanã é a nossa casa. Diria mesmo que, o Flamengo e o velho Maraca, foram feitos um para o outro.

Mudando de assunto, dentro do mesmo tema. Haja condicionamento físico neste calendário sul-americano. Já repararam a sucessão de jogos decisivos e eliminatórios?

O refresco, por incrível que pareça, será o Campeonato Brasileiro, disputado no sistema de pontos corridos. Porém, é bom não esquecer que no período em que estiver sendo disputado o Brasileirão, correrão paralelos, Copa do Brasil e Libertadores. Em síntese, quem não tiver um bom e numeroso elenco, dança…

Obrigado por tanto carinho e amor neste dia cinco de maio. Falo por mim, e pelo meu parceiro e amigo Robert Rodrigues, que também aniversaria hoje.

Os amigos, na verdade, são as velas no bolo da vida. Sem eles, não há luz, não há alegria, não há amor, não há vida…

Obrigado, por tanto amor e carinho.

 

1 Comentário

  1. Caro Kléber!
    Inicialmente quero lhe cumprimentar pela celebração de mais um ano de vida! Que Deus te proporcione muitos anos entre todos os teus e que os seus horizontes sejam sempre marcados pelo sucesso e pelo brilho que sabemos existir dentro de você! Continuando e no mesmo patamar quero felicitar o Robert, também por tudo que se ver, gente da mais elevada grife. Que igualmente os dois estejam sempre bem pontuados no livro de Deus!
    Para finalizar e em homenagem a vocês dois, hoje, deixo de dá destaque aos outros assuntos.
    SRN e um pouquinho em preto e branco.

    Reply
  2. Zico tem razão em não achar o elenco extraordinário,não é mesmo.Porém na minha visão fica atrás apenas de AtléticoMG e Palmeiras,pois não vejo SPFC,Santos,Corinthians,Botafogo,Vasco,Flu,Inter,Grêmio etc… com um elenco superior ao do Fla,no máximo parelhos não acham?Portanto o aspecto de jogadas trabalhadas,treinadas e o aspecto tático serão o principal diferencial.

    Parabéns Kleber!Felicidades,saúde,saúde e mais saúde!

    Reply
  3. Parabéns Kleber e nosso grande Robert.
    Só Deus para saber o carinho que temos por vcs.
    Que Deus ilumine sempre seus caminhos.
    Um beijo enorme no coração de vcs!!!!!
    Leandro, Esther e Manuel.

    Reply
  4. Zico a euforia só virá se o FLA fôr campeão domingo.O que há no momento é motivação e confiança na conquista do campeonato.E o time que vai ser campeão é este mesmo,com tôdas as deficiências que você possa estar vendo.
    Abraços.

    Reply
  5. Mestre Kleber. Ando sumido do grupo mas sempre de olho no blog. Obrigado por poder falar e dividir opiniões com um dos meus mestres no mkt esportivo. Fé, paciência e amor no coração sempre. Feliz aniversário. Muita saúde e muito vinho. Um dia ainda vou poder apertar a sua mão e te dar um abraço. Comemore junto com o VP do blog, o grande Robert. Dupla competente. Um forte abraço de Natal/RN. André Tavares

    Reply
  6. Cuca fechou com Palmeiras,a informação é de que a Crefisa pagará parte de seu salário,com certeza tem inúmeros treinadores no Brasil festejando que não terão mais o Cuca como sombra no cargo.

    A atitude do Palmeiras,ao meu ver,foi correta,tinha dito aqui que foi um erro colocar um elenco daqueles nas mãos de um técnico que nunca demonstrou um bom trabalho em times de relevância nacional.Me surpreendeu a maturidade da diretoria palestrina em observar o rendimento da equipe e não o resultado(1ºdo grupo),que,apesar do bom elenco,não tinha coletivo e abusava de chuveiros e gols originários de puro talento individual,portanto,um time que apresenta bom futebol abre perspectiva para novos títulos,o Palmeiras até agora apresentou resultado,mas não rendimento,e não é sempre que a sorte ajudará a manter os resultados com um time jogando mal.

    Um técnico capaz de munir um elenco desses com repertório dificilmente,assim como em 2016,deixará de ser campeão de algo importante.

    Reply
    • Quanto a volta do Cuca ao Palmeiras, se concretizada, eu penso algumas coisas:
      – Primeiro, que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Se ele for bi-campeão da Libertadores ou do Brasileirão, será uma hegemonia Cuca, o que eu não acredito.
      – O mesmo tbm seria válido para o fato dele em hipótese estar dirigindo outro clube (Flamengo por exemplo).
      – Outra, se o ZR tivesse dando sopa, advinha quem seria o favorito da direção Palmeirense?
      Em suma, só nos resta pedir a Papai do Céu que ilumine a cabecinha do ZR, principalmente que ele resolva os problemas do ataque.
      SRN.

      Reply
        • Treinar jogadas em que o camisa 9 recebesse bolas mais redondas e colocar um esquema que pudesse deixar Guerrero acompanhado,diferente da solidão que vive hj, seria um bom começo.Já pensou se Abelão marcar Guerrero,coisa que não fez no 1ºjogo?Como aquelas tijoladas serão amaciadas?

          Reply
  7. Ainda sobre Cuca.
    Me assustei agora,segundo informações da mídia paulista e de veículos como o Folha de S.Paulo o salário será maior que a última passagem(500mil) agora será 800.000 segundo jornalistas,incluindo o paulista Leandro Quesada(FOX),logo,se tornará o técnico mais bem pago do Brasil.A maior parte será paga pela Crefisa.

    Sinceramente não sei qual o limite da Crefisa,a presidente do banco está realmente determinada a prolongar a hegemonia palmeirense no cenário nacional e agora também no internacional.Lembrando que além de um valor astronômico de patrocínio,tem também o pagamento de salários de jogadores.

    Estou ficando convencido que a Crefisa está sendo mais importante agora que a Parmalat nos anos 90.Lembrando que na época foram montados esquadrões que propiciaram seu torcedor se deliciar com:

    2 Brasileiros,Mercosul,Libertadores,Copa do Brasil além de 2 Paulistas com goleadas históricas contra seus rivais de SP.

    Até quando esse banco vai se disponibilizar a fazer esses aportes?

    Reply
    • Daniel, a volta do Cuca será preocupante….
      Eu ainda acho 800mil de salário um nr. sub-estimado, é provável que seja 800mil líquidos de salário, o que daria mais de 1.2mi de salário mensal ao treinador, uma provável equiparação ponderada as propostas chinesas.
      A dona da Crefisa (a qual eu acho uma mulher muito charmosa, magra, rica e elegante, ou seja, gostosa mesmo!) tem ambições a presidência do Palmeiras, vai pagar 50% do Cuca.
      SRN

      Reply
  8. Caro Kleber vale uma felicitação atrasada? muita luz e saúde pra você e para as pessoas que você ama, você merece a felicidade!!!!
    Quanto ao nosso Galo, que privilégio termos um craque como homem e símbolo dessa nação , salve nosso ZICO !!!

    Reply
  9. Kleber e Robert, parabéns e obrigado a ambos por manterem com tanto carinho esse espaço.
    Eu vi a entrevista do Galo, aliás foi de encontro com o que andamos escrevendo aqui. A réplica do nosso caríssimo KL tbm foi perfeita. Então a pergunta que fica é a seguinte: Poderia estar melhor? É uma pergunta difícil de responder, mas acho que existe concordância de que o time não consegue atingir aquele patamar de excelência, aquele diferencial de B+, o que o diferenciaria da turma.
    Ano passado eu estive mais otimista com o time na reta final do brasileirão, esse ano estou com a pulga atrás da orelha na Libertadores, com a sensação de que uma hora vamos bater com a cara na parede, espero estar errado. Mesmo pq não há muito o que fazer. Pessoalmente não gosto das concepções táticas do ZR, ou seja, fazendo com que o meio de campo chegue em bloco em todos as ações do jogo, no ataque não funciona bem, a não ser que tivéssemos exímios finalizadores, e não temos! Não existem argumentos válidos para contestação do trabalho do ZR no momento, mesmo não gostando, torço por ele. Então é bola para frente. SRN.

    Reply
    • “Exímios finalizadores”
      Por esse ponto de vista, talvez a culpa não fosse do ZR, afinal oportunidades o esquema de jogo vêm criando. A parte que lhe cabe talvez tenha sido na formulação do elenco para a temporada, pois atacantes de ofício temos triplicidade desnecessária como centro-avante (Guerrero, Vizeu e a mala do LD), fora isso mais quem? Berrio? Muito pouco. Outro dado que o Galo levantou é a provável deficiência no treinamento de finalizações! Arão chuta mal, MA nem se fala, Guerrero não tem precisão nem habilidade para finalizar, Éverton não se destaca nesse quesito, Berrio chegou agora mas esta na média do resto, Gabriel? Nem se fala! Não é difícil pensar que a cabeça do ZR esteja 1000% voltada apenas para ações do meio de campo e do sistema defensivo! Outra concepção do ZR que compreendo mas não aceito é o fato do Guerrero jogar isolado como pivô no meio, não dá! SRN.

      Reply
      • Nino, ratificando o que já disse nesse blog, o Zé Ricardo, por ser um treinador que veio da base recentemente, não teve como exigir e/ou brecar determinadas contratações, o que é normal. Quem sabe, agora, com a demonstração de sua competência, possa “peitar” certas ingerências nesse quesito.
        Espero também, que esse Centro de Inteligência faça jus ao nome daqui para frente, com contratações boas e pontuais.

        Reply
        • Amigo Luiz,acho difícil Zé mentir,pois disse que as renovações e contratações passaram por sua aprovação,inclusive teceu elogios publicamente ao Damião,Gabriel….
          O mesmo foi confirmado por EBM e Caetano.
          Sinceramente,seria muita falta de ética da parte deles mentir sobre isso.Conhecendo o caráter do Zé e do EBM acho difícil que seja mentira que Zé não tenha aprovado tudo que foi feito,o bom senso de ouvir o treinador é característica interna do Fla.

          Reply
  10. Parabéns Kléber Leite e Robert! Que Deus sempre ilumine seus caminhos!
    Em relação ao Zico ele tem total razão!
    É preciso enxergar que o setor defensivo é bem abaixo em qualidade do que do meio de campo pra frente. Se tivermos jogadores melhores do que Márcio Araújo, Pará e Rafael Vaz teremos o time mais equilibrado e capaz de grandes conquistas.
    Duas coisas me intrigam bastante: Uma, é o fato da categoria de base não ter espaço no time de Zé Ricardo, quase um ano e ninguém titular, será possível que não somos capazes de revelar jogadores melhores do que Márcio Araújo, Pará, Rafael Vaz e Gabriel? e a outra, é o conformismo, sempre colocamos os fracassos debaixo do tapete da boa administração, acho que passou da hora de grandes conquistas, focar na Libertadores e Brasileirão, fazer mudanças pontuais para grandes conquistas, o Flamengo é UMA NAÇÃO!
    Amanhã temos tudo para sermos campeões!

    Reply
    • Idep, demoraram não, na verdade foram precisos e cirúrgicos nos que eles queriam, que era vender o jogador sem correr riscos! Sim, pq sempre existem riscos da transição de um jogador juvenil, para júnior e depois para profissional. O clube em um faturamento médio de 450mi, assim 150mi é importante mas não é lá assim uma coisa do outro mundo não! Não ao ponto de vender um possível craque que provavelmente faria história no clube, mas ai tbm tem o outro lado, o lado do jogador, que por essa grana toda quer sair. Então é o possível…SRN.

      Reply
      • Nino, concordo com essa analise, se a intenção era vender então esta perfeito. Lembrando que o Gabriel Jesus foi vendido por 30 milhões de Euros já como realidade não promessa.(já era titular da seleção e melhor jogador do Brasileirão) e a proposta pelo Vinicius ser 47 Milhões de Euros. Realmente seria um ótimo negocio

        Reply
      • Pra que o CRF precisa de dinheiro??? Só se for pra jogar na “lata do lixo” como recentemente o fizeram com os R$90.000.000,00 que foi para o tal de consórsio plaza e que ficou por isso mesmo, já que o Sr KL, foi legitimamente insentado de responsabilidade, e a coisa ficou tipo, c’st la vie! Vendo pelo lado do ídolo, vc acha que algum garoto torcerá pelo Flamengo por causa do MA, Pará, Peteleko, Muralha, Botinelli 2017, Vaz, etc..????? Eu sou Flamengo por causa da minha Mãe e do Zico! EBM roubará de outros meninos esta oportunidade, para saldar dividas como a do consorcio plaza, ou alguém torce para os simpáticos e necessários Contadores e seus balancetes e balanços consolidados?? SRN

        Reply
  11. É um absurdo se a informação que Vinícius ficaria apenas até o meio do ano que vem for verdade! Um absurdo! Se ele for capaz de jogar bem no profissional da mesma maneira que na base valerá muito mais,o Fla não pode vender por preço de banana e tão cedo assim,faça como o Palmeiras fez com Jesus,que fique,pelo menos,todo o ano de 2018,PELO MENOS!!!!

    Reply
  12. Se esse valor oferecido por Vinícius Junior for verdade,quase 160.000.000,00 eu,sem sombra de dúvidas,daria início ao estádio próprio,seria a nossa independência,teríamos um lugar para chamar de nosso! Sem entraves,sem governo,sem odebrecth,sem OAS,sem complexo Maracanã,sem museu de índio,sem atrito com os rivais,sem ser menosprezado pelos outros por não ter estádio…..

    Reply
  13. Saudações Kleber, No meu ponto de vista o assunto que se refere a esta postagem é equivocado, o Flamengo atualmente no papel tem o melhor elenco do Brasil, Ataque e Meio campo superiores a qualquer outro time brasileiro e laterais e zagueiros que podem segurar a barra. Os verdinhos não chegam nem aos pés do elenco do Flamengo. A torcida está correta em ficar eufórica, Flamengo tem time pra ganhar de qualquer clube aqui no Brasil, basta apenas o treinador acertar uma bela formação. Abraços Kleber Leite

    Reply
    • Papel higienico né? Melhor elenco, que tem os pra lá de mediocres: Vaz, Pará, Muralha, Gabriel Peteleko e Massaraujo como titulares??????

      Reply
  14. Caso ganhe hoje a Roubinho’s Cup, o time não tornar-se-á “melhor” do que já é, e caso perca a Roubinho’s Cup também não ficará pior do que já o é! Ou seja, a Roubinho’s Cup não serve de parametro para porra nenhuma!!

    Reply
    • Tá azedo hein velho? Relaxa, toma “uns goró” e abre esse coração. Seja como for, tenha sempre em mende que futebol não é gênero de 1a necessidade como economia, saúde, emprego etc…é apenas uma brincadeira que levamos a sério, portanto RELAXA E GOZA (o jogo)! SRN.

      Reply

Comente.