A diferença que faz um grande treinador

Seleção argentina comemora gol de Mercado. (Foto: Julian Smith / EFE)

Ia esquecendo e, ao ler um dos comentários aqui no blog, lembrei do jogo entre Brasil e Argentina, na Austrália.

O jogo foi transmitido pela TV Brasil, na Net, canal 16. Este fato novo ocorreu em função de um desacordo comercial entre a CBF e a Rede Globo de Televisão. Apesar do esforço da CBF, contratando Pelé para comentar, no duro, no duro, quando a Globo está fora, a sensação é a de que o evento não existe.

O público, excepcional. Mais de 95 mil pessoas presentes ao estádio e, como fato novo, a estreia de Sampaoli como treinador da seleção argentina.

A Argentina venceu por 1 a O, num jogo igual, em que o empate seria um resultado mais justo. A Argentina se aproveitou de um rebote, após uma bola na trave. A Seleção Brasileira colocou duas bolas na trave, mas o gol não pintou.

O que mais me impressionou foi a nova cara da seleção argentina. Que diferença daquela seleção apática que nos habituamos a ver nas eliminatórias. Impressionante, não só a disposição tática, como, e principalmente, pela pegada.

Como os jogadores eram os mesmos, a diferença só pode ser creditada a este excepcional treinador que é Sampaoli. Esta história de que treinador não ganha jogo, que perde jogo, é conversa fiada. Um jogo começa a ser ganho nos treinamentos e, depois, na escalação.

E, quem treina e escala, é o treinador.

Que diferença…

1 Comentário

  1. Primeiramente bom dia! Sr kleber Leite depois da copa do mundo o Brasil vive uma crise de confiança com os nossos treinadores ao meu ver hoje só o tite e o cuca são tratados como unanimidades talvez seja por isso que a nossa diretoria relute em demitir o zé ricardo, pois, é difícil hoje encontrar um nome que seja unanimidade entre todos. Na sua opinião em uma hipotética queda do atual treinador qual seria o nome ideal para substitui-lo… SRN

    Reply
    • Não! Fomos idiotas NÃO contratando o Sampaoli…
      Pela entrevista do Abel (ontem), o sonho dele é dirigir o Flamengo…
      Até mesmo Cuca, está tendo que explicar os 4 jogos sem vitória. COM AQUELE ELENCO…

      Reply
      • Sampaoli era loucura irmão, ele queria 2mi com contrato de 2 anos, irreal para o mercado sul-americano.
        É o Abel ficou com esse gostinho na boca, ele sabia que teria um grande elenco, uma grande estrutura e uma imensa torcida, mas acho que ele quis manter seu status de “super técnico” com alta pedida salarial, creio que foi isso, caso contrário a burrice seria imensa.

        Reply
        • Claro que era loucura! Mas também uma belíssima solução…
          Sempre soubemos que aquilo era golpe do Wallim.
          Mas a lembrança foi ótima.
          Desde que esse cara treinou a La U, sou fã de carteirinha dele.
          Soube agora (Fox) que os caras NÃO vão contratar um goleiro. Ou Thiago ou Muralha…
          Sacanagem não! Cara! Como são merdas aqueles caras….

          Reply
          • Egon,
            Além de não trazer o goleiro, ainda querem trazer o mediano Geuvanio ou o fraco Maicon Bolt. Teremos 823 pontas… É muita incompetência!!!

          • Egon, o futebol brasileiro é peculiar, qual treinador estrangeiro se deu bem aqui nos últimos 30 anos?
            Goleiro vai de Alex mesmo, vc vai ver…
            O que disse o Diego ai em baixo, estão se esquecendo de contratar um centro avante, mostra que estão satisfeitos com LD e Guerrero. Avv…

        • Graaaande Diego!
          “Além de não trazer o goleiro, ainda querem trazer o mediano Geuvanio ou o fraco Maicon Bolt. Teremos 823 pontas… É muita incompetência!!!”

          Nunca vi esse porreta do Bolt jogando! Se fosse o Usain, pelo menos corre mais que Berrío e Bale juntos…
          Como não estamos falando em Jockey Club Brasileiro, risca tudo.
          Quanto ao Geuvânio, como jogou no Santos, pouco vi.
          Mas pela globo.com, dizem que é o jogador ideal para o Flamengo.
          Na verdade, para segundo-atacante, só temos Berrío e a promessa Vinicius Jr.
          O resto são ajudantes de laterais.
          Enfim! Trocaria esse balaio todo por um goleiro Top.

          Reply
      • Grande Egon,

        com a diferença, meu amigo, que Cuca levou pra casa o Brasileirão do ano passado…não ficou no ” quase”, “com aquele elenco” …não é verdade?
        Costumo concordar com quase tudo que você escreve, Egon, mas francamente, esse Zé Ricardo…não dá! É de uma pobreza tática e esquemática absolutamente incompatível com a grandeza do Flamengo. Será que ” aquele elenco” do Palmeiras, ano passado, também não cansou de perder gols? E, no entanto…
        Abs,
        Cazé.
        PS: Egon, dia 09 de julho, Vasco x Flamengo, em São Januário. Será que ambos aceitariam jogar no Maracanã?

        Reply
        • Meu amigo Cazé!
          Com a diferença, meu amigo, que Cuca levou pra casa o Brasileirão do ano passado…não ficou no ” quase”, “com aquele elenco” …não é verdade?
          * Com o elenco (esse ano ainda melhorou) que Cuca tinha no ano passado, não chegou a ser novidade para ninguém. Novidade, foi o Galo chegar atrás de Santos e Flamengo.
          Com um elenco de ataque com Sheik, Gabriel, Fernandinho, Cirino, Damião, Vizeu e, a fase do Guerrero… chegamos até muito bem…

          Costumo concordar com quase tudo que você escreve, Egon, mas francamente, esse Zé Ricardo…não dá! É de uma pobreza tática e esquemática absolutamente incompatível com a grandeza do Flamengo. Será que ” aquele elenco” do Palmeiras, ano passado, também não cansou de perder gols? E, no entanto…
          * Isso eu posso te afirmar sem medo de errar! Mesmo criando várias oportunidades claríssimas, NINGUÉM perde mais gols que o Flamengo! Isso vem desde a época de Love, até os dias de hoje. Recentemente contra o Sport, Vinicius Jr. no mesmo lance, perdeu 2 vezes… coisa impressionante!!!!

          PS: Egon, dia 09 de julho, Vasco x Flamengo, em São Januário. Será que ambos aceitariam jogar no Maracanã?
          * Se isso acontecer, será um jogo de altíssimo risco.
          Fora as loucuras do Eurico, inflamando a torcida contra o Flamengo, esse jogo em São Januário, só com GEPE, BOPE, CORE, ROTA e FORÇA NACIONAL…

          Grande abraço no meu amigão.

          Reply
  2. Ola Kleber

    Gostaria de saber, se a promessa da campanha do Walim e do Bap nas ultimas eleições que ja tinham um acordo do o Sampaoli é real ou apenas embuste de eleição. pois perdemos uma oportunidade grande

    Reply
    • Amigo IDEP!
      Essa mentira do Wallim foi desmascarada pelo próprio Sampaoli.
      “Sampaoli nega mas Wallim garante que técnico está acertado
      Treinador da seleção chilena diz que anúncio de seu nome foi ‘vergonhoso'”

      Reply
  3. Querido Kleber!
    Concordo muito quando diz que um técnico pode mudar a cara de um time. Ou, se tiver time, também pode dormir no banco como Vicente Feola na Copa de 58.
    Sampaoli já deveria estar na Argentina faz tempo.
    O que não muda a história do jogo, são as bolas na trave e o gol que Gabriel Jesus perdeu.
    Jogador profissional, quando em clube grande perde GOLS absurdos, é o mesmo que um médico esquecer um alicate no estômago de um cliente…
    Gabriel não fez, Tite perdeu a virgindade! Culpa do Tite?????
    Multiplique este “fundamento” por 5.000 no caso do nosso Flamengo…
    Agora, com Guerrero matando para os outros chutarem, com Conca, Diego e Éverton Ribeiro, este quadro com certeza irá mudar.

    Reply
      • Egon,
        O Guerrero é o cara com pior custo benefício da história do Flamengo, é até bom jogador, mas nãos ei quem disse que é “craque” ao nível 900 mil por mês… Por mim, jogador dispensável que poderia ser vendido para a China. Vejo o Fred, por exemplo, muito à frente do supervalorizado Tuta Peruano.

        Reply
        • Meu amigo Diego!!!!
          Aquilo pra craque tá mais distante que o Brasil pra Indonésia. Mas muuuuuito longe, meu amigo…
          Não podemos negar que está se saindo bem na posição de pivô. E, na verdade, é onde sabe jogar. Dentro da área é jogador mediano.
          Hoje, mesmo na posição de pivô, vejo Jô melhor que ele.
          Quanto a Fred, é a referência que não temos, desde que Hernane saiu.
          Abraço, irmão

          Reply
        • Diego, um dia destes tive que recorrer a um vídeo no youtube com os 39 gols do Hernane Brocador, só para não ir muito longe…Precisava relembrar de ver um camisa 9 rubro-negro artilheiro, isso para tirar esse complexo de centro-avante de mierda que nos perseguem. SRN.

          Reply
    • Caro Egon, como sempre lúcido nos comentários.
      Estou cansado de defender o “estagiário” aqui nesse blog. Não adianta, a torcida quando encasqueta com uma coisa, fica difícil. O pensamento da maioria é com paixão, esquecendo a razão. É assim mesmo. Fazer o quê?
      Um abraço.

      Reply
  4. Concordo com você Kléber Leite, treinador faz muita diferença!
    O primeiro erro do Flamengo foi efetivar um treinador para aprender no time profissional, o Flamengo ser cobaia dele!
    O segundo erro é não admitir que tem que contratar outro treinador. Aí os defensores de Zé Ricardo perguntam qual seria o treinador e que não existe no mercado; o mercado, meus amigos, possui muitos treinadores melhores do que ele.
    Olha o elenco que ele tem nas mãos e não consegue fazer o time deslanchar, além de insistir no absurdo de escalar jogadores do nível de Márcio Araújo, Gabriel, Rafael Vaz e Pará e, quando erram, como o goleiro está errando, nada muda. Se um “gringo” ou jogador da base errar, como aconteceu com Léo Duarte, ele não dá mais chances.

    Reply
    • Nesti, que elenco? Muralha, Donatti, Rômulo, Mancuello, Berrio, Gabriel, Adryan, Leandro Damião, Cuellar, R. Vaz, Juan (está velho). Será que esquci alguém?
      Gostaria que você escalasse o seu time ideal.
      Um abraço,

      Reply
      • Luiz, a hora de fazer testes passou e Zé não fez,se abraçou com um esquema e jogadores,e vai naufragar.

        Esquema:
        Rodinei Rever LeoDuarte Trauco
        Cuellar Ronaldo
        Diego Éverton
        Guerrero Vinícius

        Agora te pergunto, e o elenco do Corinthians com Leo Jabá,Jô,Romero,Balbuena,Leo Príncipe?
        E o elenco do Grêmio com o vovô Leo Moura,Bressan,Fernandinho,Maxi Rodríguez e cheio de molecada?
        E o elenco do Bota,com Pimpão,Lindoso,Joel,Roger?

        O coletivo no final das contas é o que vale! E isso Zé não sabe implantar.

        Reply
  5. Amigos,
    Esses casos de troca seguida de melhora considerável (Tite, Sampaolli, Cuca, Renato Gaúcho, no Flamengo o Andrade, Jayme, Joel Santana) fazem cair por terra esse conceito fantasioso criado pela mídia de que “treinador não deve ser trocado”. Meus amigos, só deve ser mantido quem têm competência, quando o trabalho é ruim não há qualquer lógica para que seja mantido!

    Reply
  6. Prezado, Kleber Leite.
    Se me permite uma analogia com vosso texto, com o título em específico:
    “A diferença que faz um grande Presidente de Clube”.
    SRN
    Marcus

    Reply
  7. Caro amigo Egon,
    Você foi muito feliz na sua colocação sobre elenco/técnico, técnico/elenco. Em 2009, o Andrade era o técnico e com todo respeito ao craque de bola que foi, os responsáveis por aquele título foram Pet e Adriano. Nos resta torcer para Everton Ribeiro, Diego e Guerrero serem os protagonistas da vez. O problema é que Diego e Everton juntos não jogam 10% do que jogava o Pet com 37 anos, assim como Guerrero não engraxa a chuteira do Adriano. Tendo em vista essas comparações e acreditando que nossas estrelas da vez são acima da média mas não possuem a genialidade dos outros, um grande técnico se faz necessário para tocar essa lancha a deriva. Veja o caso da Argentina citado pelo Kleber: Messi é um jogador ponto fora da curva, mas não carrega a Argentina nas costas como Maradona fazia. Mas agora, com um Sampaoli orientando, a tendência é ele crescer muito e, dessa forma, sua seleção também. Então, tomara que tenhamos um grande técnico o quanto antes ou nossos “craques” atuais queimem minha língua e repitam o sucesso de outros protagonistas de outrora.

    Reply
  8. Se o Gabriel Jesus tivesse feito aquele gol incrível em que driblou o goleiro e sozinho chutou na trave, talvez teriam falado em má estreia do Sampaoli. Aliás, a mídia argentina não achou grandes coisas.

    No mais, acho que pintou a final da próxima Copa do Mundo: Brasil x Argentina.

    Reply
    • Henrique, o “macumbeiro mor” da mídia televisiva, tido como acertador de várias previsões (confirmadas), disse que o Brasil não passará de 4o. colocado na Rússia. Barbas de molho please.

      Reply
  9. Meu amigo Leandro!
    Só estou esperando o final das contratações, pra adentrar (kkkkkkk) o portão principal dos Cornetas de Carteirinha…
    SE… Zé Ricardo não escalar o que temos de melhor, o que na minha opinião é esse time (GOLEIRO, RODINEI, REVER, RHODOLFO E TRAUCO. VOLANTE, DIEGO, CONCA E ÉVERTON RIBEIRO. GUERERO E ÉVERTON), o amor vai acabar…
    Por enquanto, entendo que o time é bom, mas o elenco é muito fraco.
    Portanto, ainda não temos milho para uma pipoca gostosa…
    Abraço irmão.

    Reply
  10. Luiz Carlos de Souza Nunes, quem pediu pra Márcio Araújo, Gabriel, Pará ficarem foi Zé Ricardo. Ano passado ele teve Donatti a disposição, mas preferiu e prefere Rafael Vaz, reserva do Vasco. Márcio Araújo é titular absoluto, foi contratado o Cuellar e Rômulo, o qual jogou muito bem no lugar de Márcio Araújo no jogo contra o San Lorenzo no Maracanã, até fez gol, e no jogo seguinte contra o Católica, Zé Ricardo colocou Márcio Araújo de titular e deslocou Rômulo pra jogar do lado esquerdo “queimando o jogador”. Léo Duarte errou uma vez, repito: uma vez e foi no jogo contra o Palmeiras pra Gabriel Jesus, o craque do campeonato; já Rafael Vaz errou várias vezes, inclusive contra o “craque Thiago Heleno” na Libertadores e continuou de titular absoluto. Muralha errou, então coloca o garoto, muda como fez Abel no Fluminense barrando Diego Cavalieri. Então meu amigo, a culpa é dele por pedir renovações de jogadores medíocres e não dar sequência de jogos aos “gringos” e nem aos jogadores da base. Exemplo: Vinícius Júnior, o jogador vendido mais caro da história do Flamengo, tudo certo! Ele não escala e deixa de fora dos jogos, colocando nos minutos finais. A culpa é dele e da Diretoria que não entende de futebol.

    Reply

Comente.